Chipre congela depósitos
Francia dispuesta a modificar el acuerdo de Chipre
Lunes, 18 de Marzo del 2013 - 14:19:24
Una fuente cercana al gobierno francés ha declarado sobre la situación en Chipre: "Es una decisión que se tomará entre los 17 miembros de la euro zona y el BCE pero las señales que hemos enviado en este momento es que por nosotros está bien".
Lunes, 18 de Marzo del 2013 - 14:19:24
Una fuente cercana al gobierno francés ha declarado sobre la situación en Chipre: "Es una decisión que se tomará entre los 17 miembros de la euro zona y el BCE pero las señales que hemos enviado en este momento es que por nosotros está bien".
- Registado: 29/11/2007 2:05
MiamiBlueHeart Escreveu:4. Baixar os juros e aumentar o período de pagamento
Mas os juros já não são muito elevados, andam a volta dos 3% abaixo da média que foi conseguida no mercado nos últimos anos. O que se passa é que a dívida é que é gigantesca...
MiamiBlueHeart Escreveu:5. Mais tempo a Portugal para atingir a meta dos 3% no défice;
quanto mais tempo Portugal viver com défices orçamentais, mais dívida vai acumulando. Metam uma coisa na cabeça Défice orçamental = mais dívida pública
- Registado: 30/9/2010 13:54
tavaverquenao2 Escreveu:E mais, o motor de arranque para a retoma vai ser dado por investimento publico, por muito que isso não agrade a esta gente, temos pena.
Investimento público com o Estado cada vez mais endividado?
Os proximos anos vão ficar marcados por um regresso do grande capital às acções. A confiança vem a partir do momento em que for ultrapassada esta meningue do Chipre, e pode ser já.
gorgol Escreveu:Como muitos acham que há soluções à austeridade, vou expor algumas e cada um escolha:
1 - Aumentar a dívida via empréstimos às taxas possíveis e reduzir os impostos ou reduções salariais.
2- Restruturar a dívida dando o calote a aforradores internos ou externos via não pagamento de juros ou o principal e assim reduzir impostos e corte de salários
3 - Sair do Euro com as suas consequências e reduzir impostos.
Minha opinião: no prazo de 2 anos todas estas alternativas seriam piores que a austeridade, embora no curto prazo parecesse um respirar.
4. Baixar os juros e aumentar o período de pagamento
5. Mais tempo a Portugal para atingir a meta dos 3% no défice;
6. Abrir linhas de financiamento, a juros normais, para empresas viáveis e com potencial de crescimento;
7. Condições fiscais especiais para empresas com menos de 100 trabalhadores;
8. Juntar numa equipa de trabalho contínuo, os principais empresários para potenciar a evolução de PME;
E muito mais haveria para fazer...
O que não faltam é medidas, o que falta é vontade para lutar por elas..
- Registado: 17/10/2010 19:32
O parlamento cipriota tornou a adiar a votação desta vez até "pelo menos" 3ª feira.
Entretanto o Putin já começou a levantar a voz!
(Reuters) - Russian President Vladimir Putin criticized on Monday a levy imposed by the European Union on bank deposits in Cyprus as unfair and setting a dangerous precedent.
Entretanto o Putin já começou a levantar a voz!
(Reuters) - Russian President Vladimir Putin criticized on Monday a levy imposed by the European Union on bank deposits in Cyprus as unfair and setting a dangerous precedent.
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
gorgol Escreveu:Stresszero Escreveu:Quico Escreveu:Stresszero Escreveu:Caro JPHM,
O que é que melhorou com esta bela austeridade?
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Achas que insistir na austeridade resolve algum problema?
Só digo uma coisa,após este confisco e empobrecimento estamos mais próximos da bancarrota do que nunca.
É de uma desonestidade intelectual a toda a prova achar que a "austeridade não resulta" com base nos resultados imediatos ou nos que possa provocar nos próximos tempos; isto quando estamos a falar num "buraco" cavado ao longo de décadas.![]()
Isto já para não falar no tratar a "austeridade" como sendo um interruptor que se liga ou desliga em função da má ou boa vontade dos governantes! ...só demonstra o grau de infantilidade intelectual em que os media e a classe política mergulharam o nível do debate!![]()
Quanto ao confisco, estamos todos de acordo. Mas pergunto: com que dinheiro(leia-se mais correctamente "riqueza") é que acham que os estados ou mega-estado europeu podem implementar as tais "políticas de crescimento" que tanto advogam?
Querem "políticas de crescimento"? Querem uma sociedade pastoreada pelos brilhantes cérebros que nos governam?! Então não se queixem...
Tenho por mim ser honesto tanto intelectualmente como nas minhas relações pessoais.
Já agora eu pergunto: Não houve promessa de que os resultados da austeridade seriam outros já em 2012 ( para nem falar em 2013)? Não nos tinham prometido uma luz ao fundo do túnel com esta austeridade? Vês alguma luz? É incrível alguém pensar que insistir nesta austeridade cega vai resolver os nossos problemas, é que as prespectivas são sempre piores que as anteriores. Neste momento insistir nesta receita é um ato criminoso.
Já agora. Qual é a tua receita? Pode ser que alguém de ouça!
Não nos prometeram resultados completamente diferentes destes (que conhecemos sexta feira) em troca da austeriade e sacrifícios impostos a todos nós? Se vamos num caminho completamente oposto ao que era suposto acontecer com toda esta austeridade, não deveria ser repensado esse caminho? Se calhar vão chegar à conclusão de que nem juros consiguire-mos pagar.
gorgol Escreveu:
As alternativas já foram ditas mil vezes, é preciso é ouvir.
E repita, é preciso austeridade? Sim..
Mas é preciso esta austeridade que o Governo implementou? Não.. Porque esta austeridade vai impedir de Portugal pagar o que deve..
Os resultados da política da via única da austeridade, estâo à mostra.. Não os compreender e aceitar depende de cada um..
Quando chegar altura do hair-cut da dívida portuguesa, quero ver quem vai assumir as responsabilidades.
- Registado: 17/10/2010 19:32
Krupper Escreveu: Um pouco diferente a situação, mas não deixa de ser interessante ver que a Holanda exigiu que a Islândia pagasse 100% das contas dos Holandeses e agora prepara-se para pactuar com o calote aos depositantes russos.
Pimenta no *ú dos outros é refresco para mim.....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
gorgol Escreveu:Para quem achava que hoje seria um Lehman event, tal não está acontecer. Aquilo vale € 7.000 milhões e vai ter impacto no consumo futuro (médio longo prazo)dos aforradores,quando as poupanças fossem transformadas em consumo. Se uma boa parte são estrangeiros de leste, então o impacto é bem menor do que falencias e foi uma boa forma de não serem apenas os cipriotas a pagar. Tivémos o mesmo comportamento na Islândia, em que forçaram o hair cut dos aforradores Ingleses e holandeses.
Uma boa comparação: Chipre é a repetição ao retardador da Islândia sem Euro.
É um bom ponto esse paralelismo entre a situação da Islândia e do Chipre. Um pouco diferente a situação, mas não deixa de ser interessante ver que a Holanda exigiu que a Islândia pagasse 100% das contas dos Holandeses e agora prepara-se para pactuar com o calote aos depositantes russos.

- Registado: 30/9/2010 13:54
Para quem achava que hoje seria um Lehman event, tal não está acontecer. Aquilo vale € 7.000 milhões e vai ter impacto no consumo futuro (médio longo prazo)dos aforradores,quando as poupanças fossem transformadas em consumo. Se uma boa parte são estrangeiros de leste, então o impacto é bem menor do que falencias e foi uma boa forma de não serem apenas os cipriotas a pagar. Tivémos o mesmo comportamento na Islândia, em que forçaram o hair cut dos aforradores Ingleses e holandeses.
- Registado: 26/8/2007 20:40
Stresszero Escreveu:Quico Escreveu:Stresszero Escreveu:Caro JPHM,
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Só digo uma coisa,após este confisco e empobrecimento estamos mais próximos da bancarrota do que nunca.
É de uma desonestidade intelectual a toda a prova achar que a "austeridade não resulta" com base nos resultados imediatos ou nos que possa provocar nos próximos tempos; isto quando estamos a falar num "buraco" cavado ao longo de décadas.![]()
Isto já para não falar no tratar a "austeridade" como sendo um interruptor que se liga ou desliga em função da má ou boa vontade dos governantes! ...só demonstra o grau de infantilidade intelectual em que os media e a classe política mergulharam o nível do debate!![]()
Quanto ao confisco, estamos todos de acordo. Mas pergunto: com que dinheiro(leia-se mais correctamente "riqueza") é que acham que os estados ou mega-estado europeu podem implementar as tais "políticas de crescimento" que tanto advogam?
Querem "políticas de crescimento"? Querem uma sociedade pastoreada pelos brilhantes cérebros que nos governam?! Então não se queixem...
Tenho por mim ser honesto tanto intelectualmente como nas minhas relações pessoais.
Já agora eu pergunto: Não houve promessa de que os resultados da austeridade seriam outros já em 2012 ( para nem falar em 2013)? Não nos tinham prometido uma luz ao fundo do túnel com esta austeridade? Vês alguma luz? É incrível alguém pensar que insistir nesta austeridade cega vai resolver os nossos problemas, é que as prespectivas são sempre piores que as anteriores. Neste momento insistir nesta receita é um ato criminoso.
Quico Escreveu:
Embora seja off topic, quanto anos é que consideras necessário para a austeridade produzir resultados positivos (entenda-se diminuir o desemprego, aumentar os rendimentos) na vida dos Portugueses?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Quico Escreveu:Stresszero Escreveu:Caro JPHM,
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Como muitos acham que há soluções à austeridade, vou expor algumas e cada um escolha:
1 - Aumentar a dívida via empréstimos às taxas possíveis e reduzir os impostos ou reduções salariais.
2- Restruturar a dívida dando o calote a aforradores internos ou externos via não pagamento de juros ou o principal e assim reduzir impostos e corte de salários
Minha opinião: no prazo de 2 anos todas estas alternativas seriam piores que a austeridade, embora no curto prazo parecesse um respirar.
João Salgueiro: “Ou temos líderes muito estúpidos” ou a taxa sobre os depósitos no Chipre “vai ter de ser explicada”
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... icada.html
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... icada.html
Ti Salvador Mano Escreveu:Um país com essas características financeiras tão especiais,adversas e obscuras, pró-russas, acabou por fazer parte da zona euro? Não creio que a verdade seja só essa.
Sem guerra ou uma gota de sangue, Chipre é hoje um país à beira da soberania russa.
Gazprom oferece-se para resgatar Chipre
A Gazprom, o gigante russo do sector energético mundial, propôs a Nicos Anastasiades, Presidente cipriota, um plano de resgate, assumindo a reestruturação do sector bancário local, em troca dos direitos de exploração das reservas de gás natural offshore na zona económica exclusiva de Chipre.
A proposta foi apresentada ontem à noite, segundo a Sigma TV, depois da indignação generalizada em Chipre com a decisão da reunião do Eurogrupo (grupo dos 17 ministros das Finanças da zona euro) que terminou na madrugada de sábado e do próprio Presidente cipriota e do porta-voz do governo terem declarado que o país foi encostado à parede sobretudo pelo ministro das Finanças alemão Wolfgang Schaueble, pela diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, e pelo presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.
A par da atividade bancária, sendo uma plataforma financeira no Mediterrâneo Oriental, da localização estratégica dos seus portos e do turismo, Chipre dispõe de reservas de gás natural na zona económica exclusiva.
Fonte da presidência cipriota disse, no entanto à Newsit, que pretende uma solução europeia e que teria rejeitado a proposta russa. Na sequência da rejeição, Anatoly Aksakov, presidente da Associação de Bancos Regionais da Rússia e membro do Banco Central Russo incentivou os depositantes russos nos bancos cipriotas a retirarem o seu dinheiro.
Os depósitos de não residentes de origem russa no sistema bancário cipriota totalizam 20 mil milhões de euros num total de 69,4 mil milhões. Chipre é, ainda, um local de investimento imobiliário por parte de russos, a tal ponto que a cidade turística de Limassol é hoje em dia cognominada de Limassolgrado.
No entanto, o ministro das Finanças russo declarou que o país mantém a disposição de alterar o perfil, em termos de juros e maturidades, do empréstimo de 2,5 mil milhões de euros que concedeu ao anterior governo cipriota há dois anos.
O Parlamento cipriota decidiu cancelar a sessão de hoje para discussão e votação do plano de resgate do Eurogrupo. A sessão deverá realizar-se amanhã. Entretanto, os bancos cipriotas estarão fechados toda a semana, numa decisão inédita na zona euro.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/gazprom-oferece ... z2NtJPHDX7
Quico Escreveu:Stresszero Escreveu:Caro JPHM,
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?

Stresszero Escreveu:JMHP Escreveu:Pata-Hari Escreveu:O que me parece é que ao aceitar que isto suceda, a zona euro deu um passo gigante na direcção da separação. Ninguém quer fazer parte de uma organização ou organismo que permite isso.
Ninguém?!.... O que não falta por ai são iluminados a pedir um calote da nossa divida e a saída do Euro. Este "simulacro" em Chipre deve ser encarado como sério aviso ao populismo e demagogos que acreditam que existe uma alternativa melhor à austeridade actual.
Chipre é uma "borboleta" na economia europeia, mas o bater das suas asas devem fazer temer países como Portugal, entre outros.....
Caro JPHM,
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
Nenhuma das coisas que referes era suposto melhorar com a austeridade no curto prazo. Fazeres essa pergunta nesses termos só demonstra que não fazes ideia do que trata este processo de ajustamento. Sugeria que lesses sobre o assunto. Olha para a Bal. externa, Bal Comercial e juros da dívida pública. E atenção que não estou a defender a austeridade, mas quem é fundamentadamente contra a austeridade tem argumentos, argumentos esses que ainda não te vi utilizar neste fórum, pelo que isso demonstra desconhecimento da matéria. Espero que vejas o mérito numa opinião fundamentada. Quem sabe até és a favor da austeridade e ainda não sabes

ul Escreveu:Finalmente alguém que faz um bom resumo do modelo de vida escolhido pelos cipriotas
, ninguém e inocente os povos escolherem os seu lideres por isso são co-responsáveis.
Mas como afirma Jörg Asmussen Chipre pode alterar a formula , desde que chegue ao mesmo resultado.Titleist Escreveu:Uma opinião diferente
Como a grande maioria sabe Chipre funciona como um refúgio para grande parte do branqueamento proveniente dos países de Leste, nomeadamamente da Russia e dos seus milionários e empresas.
Como tb sabem, a Rússia foi o único país a ajudar o Chipre á uns meses atrás. Por alguma razão o fez ... para garantir que protegia o seu (particulares e empresas) capital.
A economia cipriota em grande medida (cerca de 30%) vive da atividade bancária ... permitindo, desde sempre, que o seu sector bancário funcionasse como um branqueador de capital encaputado.
Agora que as coisas tremem e a banca cipriota está exposta em força á divida soberana grega, os milionários e empresas russas estão a ver a vida a andar para trás. A banca cipriota está falida ... sem os 10.000M Euros da troika fecha ... pura e simples.
Os governos europeus nomeadamente os da europa central,, ECOFIN, troika, chegaram á conclusão que não estavam para financiar o branqueamento feito pelos russos ... nao querem emprestar $$$ a um país cuja atividade principal, passa por branquear capitais estrangeiros, fora da UE.
Algures no tempo os cipriotas assim decidiram, logo hoje estão a sofrer ... parte do resgate será financiado pela troika ou parte será pelos próprios que pactuavam e lucraram com esta situação.
Ou o sistema bancário cipirota colapsa e ai não há $$$ para ninguém, ou então esta medida terá que ser aplicada. É o eterna solução do por meia dúzia de errantes pagam todos.
Parece-me que a alternativa passaria por medidas de austeridade á semelhança do que é feito noutros países, onde nos incluimos, mas que dada a especificidade do problema cipriota apenas iria atingir os cipriotas e não os depositantes não residentes, cuja unico interesse continuaria a ser o brnaqueamento de capitais.
Um país com essas características financeiras tão especiais,adversas e obscuras, pró-russas, acabou por fazer parte da zona euro? Não creio que a verdade seja só essa.
ul Escreveu:Finalmente alguém que faz um bom resumo do modelo de vida escolhido pelos cipriotas
, ninguém e inocente os povos escolherem os seu lideres por isso são co-responsáveis.
Mas como afirma Jörg Asmussen Chipre pode alterar a formula , desde que chegue ao mesmo resultado.Titleist Escreveu:Uma opinião diferente
Como a grande maioria sabe Chipre funciona como um refúgio para grande parte do branqueamento proveniente dos países de Leste, nomeadamamente da Russia e dos seus milionários e empresas.
Como tb sabem, a Rússia foi o único país a ajudar o Chipre á uns meses atrás. Por alguma razão o fez ... para garantir que protegia o seu (particulares e empresas) capital.
A economia cipriota em grande medida (cerca de 30%) vive da atividade bancária ... permitindo, desde sempre, que o seu sector bancário funcionasse como um branqueador de capital encaputado.
Agora que as coisas tremem e a banca cipriota está exposta em força á divida soberana grega, os milionários e empresas russas estão a ver a vida a andar para trás. A banca cipriota está falida ... sem os 10.000M Euros da troika fecha ... pura e simples.
Os governos europeus nomeadamente os da europa central,, ECOFIN, troika, chegaram á conclusão que não estavam para financiar o branqueamento feito pelos russos ... nao querem emprestar $$$ a um país cuja atividade principal, passa por branquear capitais estrangeiros, fora da UE.
Algures no tempo os cipriotas assim decidiram, logo hoje estão a sofrer ... parte do resgate será financiado pela troika ou parte será pelos próprios que pactuavam e lucraram com esta situação.
Ou o sistema bancário cipirota colapsa e ai não há $$$ para ninguém, ou então esta medida terá que ser aplicada. É o eterna solução do por meia dúzia de errantes pagam todos.
Parece-me que a alternativa passaria por medidas de austeridade á semelhança do que é feito noutros países, onde nos incluimos, mas que dada a especificidade do problema cipriota apenas iria atingir os cipriotas e não os depositantes não residentes, cuja unico interesse continuaria a ser o brnaqueamento de capitais.
Como se diz por cá... "andaram a fazer a cama para agora se deitarem nela".
Lembro-me de há pouco mais de um a dois anos ver um programa na TV (SIC Noticias creio...) sobre o sucesso da economia de Chipre e a qualidade de vida que isso representava para os seus habitantes, era apelidada da nova Suiça no mediterrâneo.

Stresszero Escreveu:Caro JPHM,
Taxa de desemprego?
Pib?
Dívida pública?
Déficit?
É de uma desonestidade intelectual a toda a prova achar que a "austeridade não resulta" com base nos resultados imediatos ou nos que possa provocar nos próximos tempos; isto quando estamos a falar num "buraco" cavado ao longo de décadas.

Isto já para não falar no tratar a "austeridade" como sendo um interruptor que se liga ou desliga em função da má ou boa vontade dos governantes! ...só demonstra o grau de infantilidade intelectual em que os media e a classe política mergulharam o nível do debate!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Jonas74, Luzemburg, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 233 visitantes