E se nos congelam os nossos depósitos?
Deixo por aqui a opinião de um professor do ISG, no seu facebook
https://m.facebook.com/celso.cruz#!/sto ... 0092195565
Carlos Paz
há 50 minutos próximo a Lisboa ·
AVISO a TODOS: Não é nada estúpido ir ao BANCO buscar o DINHEIRO
Em 2010 e 2011 estas eram as duas perguntas que mais ouvia dos meus alunos quando se falava da economia Portuguesa nas aulas:
- Vão confiscar contas bancárias?
- Vale a pena retirar o dinheiro dos Bancos?
Tentei sempre acalmar as pessoas relativamente a este tema, com o argumento de que, se ocorresse algo do género, seria um verdadeiro terramoto na confiança no euro. Quem sabe, o fim do projecto Europeu como o conhecemos.
No primeiro semestre de 2012, numa palestra promovida pela Ordem dos Economistas, em que fui orador, a pergunta voltou a aparecer e confesso que já não fui capaz de responder com a mesma veemência.
No entanto, outros oradores que, de economia e finanças, sabem muito mais que eu, contestaram a ideia e acabaram por concluir que tal “seria praticamente impossível na Europa Comunitária e completamente impossível no seio da zona Euro”.
ACONTECEU! PARA JÁ FOI SÓ NO CHIPRE, MAS ACONTECEU.
Podem os defensores da actual corrente no poder na Europa defender que o Chipre é um caso muito particular. Que grande parte dos afectados serão: a classe média alta Grega, que tinha “exportado” as suas contas para o Chipre, ou os oligarcas Russos que na Banca Cipriota detêm contas de refúgio (para alguma eventualidade).
Tudo isto é verdade.
Mas, também é verdade que:
1) ACABOU A CONFIANÇA NAS INSTITUIÇÕES EUROPEIAS E NOS GOVERNOS DE QUALQUER PAÍS EUROPEU: a partir de agora, em qualquer momento, qualquer governo pode decidir nacionalizar qualquer bem de qualquer privado (seja dinheiro ou qualquer outra coisa). O precedente ficou criado.
2) ACABOU A CONFIANÇA NO EURO enquanto moeda estável. Para os Cipriotas, o Euro desvalorizou 10% numa noite. Não acredito que, para os “mercados” venha a ser englobado no pacote das moedas voláteis (como as moedas do Brasil, Argentina, Venezuela, Angola, Burkina Fasso, Burundi, Belize, etc…), mas NUNCA MAIS será uma MOEDA DE CONFIANÇA como as da Noruega ou do Canadá.
3) ACABOU A CONFIANÇA NA BANCA EUROPEIA. A partir de amanhã, TODOS OS BANCOS EUROPEUS serão instituições que prestam o serviço de armazenar o nosso dinheiro em nosso nome, mas nada mais que isso. É mais seguro que ter as notas em casa, debaixo do colchão? É. Mas é pouco mais.
Nunca pensei escrever isto, mas, agora, se alguém me voltar a fazer a pergunta, não tenho a menor dúvida que a minha resposta será do tipo:
- Se tiver hipótese de tirar, em segurança, o dinheiro dos Bancos, retire.
- Se tiver um familiar de confiança no Canadá, na Austrália ou na Noruega, abra lá uma conta conjunta com ele e transfira o seu dinheiro todo.
É triste sentir isto. É o que dá sermos governados por um bando de INCOMPETENTES, IMPREPARADOS, IGNORANTES, que não têm a menor ideia da repercussão das medidas experimentalistas que tomam.
https://m.facebook.com/celso.cruz#!/sto ... 0092195565
- Registado: 29/11/2007 10:26
- Registado: 30/6/2008 20:42
Cá não vão congelar....para já!
Porque provavelmente escolhem um fim-de-semana prolongado, como eu sempre disse e assim aconteceu no Chipre (ui vem aí a 6ª feira santa, a ver se não levamos com dois “coelhos” pelo preço de um, o da Páscoa e o outro).
Agora vou tremer a cada fim-de-semana prolongado!
Mas pelo sim pelo não hoje já levantei o máximo diário das contas…amanhã volto a fazer o mesmo.
O melhor mesmo é mandar tudo para outro país mais seguro, pois já todos sabemos como funciona este Governo.
Mas pelo sim pelo não hoje já levantei o máximo diário das contas…amanhã volto a fazer o mesmo.
O melhor mesmo é mandar tudo para outro país mais seguro, pois já todos sabemos como funciona este Governo.
- Registado: 21/8/2007 16:34
Cá não vão congelar....para já!
Porque provavelmente escolhem um fim-de-semana prolongado, como eu sempre disse e assim aconteceu no Chipre (ui vem aí a 6ª feira santa, a ver se não levamos com dois “coelhos” pelo preço de um, o da Páscoa e o outro).
- Registado: 21/8/2007 16:34
Dilson Costa Escreveu:Em qualquer parte do mundo, retirar dinheiro da conta de um individuo sem prévia autorização do mesmo é ilegal, é crime.
Se algo do género acontecer em Portugal (algo em que não acredito), veremos um país completamente diferente daquele que até agora todos nós conhecemos.
Os Bancos fazem isso todos os dias e é Legal.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Sr_SNiper Escreveu:Attentive Escreveu:“Se os cipriotas aguentam, por que é que nós não?”
SNiper há muito tempo que já não aguento. Só coloquei o link, porque achei interessante a forma como a presente situação é abordada.
Abraço
.ferradura Escreveu:Penso qe esta noite, nem o Ricardo Salgado, nem o Ulrich vão dormir.
Se houver uma corrida aos depositos, OU PIOR AINDA, uma compra em massa de obrigações do tesouro, de uma alemanha, ou outros...poderemos ter o colapso da banca nacional e de outros paises, onde possa ocorrer esta fuga de capitais.
Era bom que viessem à TV falar sobre o que se passou.NEste momento, a mensagem que existe é:
-O Chipre tem problemas e foram às contas e roubaram 10% do que têm.
Os problemas deles são os mesmos ?, será só o sector bancário ?
Aposto que amanhã, vamos ter o Salgado ou o Ulrich no Jornal a falar sobre isto.
Eles aguentam, ai aguentam, aguentam.
Se houver uma corrida aos depósitos, que não vai haver, facilmente se chegaria à conclusão que o dinheiro não existe!
Attentive Escreveu:“Se os cipriotas aguentam, por que é que nós não?”
- Anexos
-
- cara.jpg (57.57 KiB) Visualizado 3229 vezes
Lose your opinion, not your money
Então mas esta medida dos 10% não é do governo Cipriota? Foi imposta pela Troika??
Isso assim já me parece mais complicado.
É que a fazer fé no que por cá se passa não sei não, após dois anos ainda não há resultados, coitado do Gaspar, tinha tanta fé nas suas contas... e nada.
Os Holandeses ainda a semana passada anunciaram um corte na despesa de não sei quantos mil milhões, e não estão como nós, nem querem ouvir falar em os outros não cumprirem nem cortarem, por cá é so falar, fala-se nos cortes à mais de meio ano, as pessoas vão ardendo devagar na fogueira e depois querem paz na rua, deviam era logo ter anunciado os cortes duma vez, depois discutia-se a retoma e o crescimento para o mais breve possivel, tentar minimizar os custos inerentes. Mas sai é tudo ao contrário... mexem todos os dias na ferida e querem que doa menos?
Isso assim já me parece mais complicado.
É que a fazer fé no que por cá se passa não sei não, após dois anos ainda não há resultados, coitado do Gaspar, tinha tanta fé nas suas contas... e nada.
Os Holandeses ainda a semana passada anunciaram um corte na despesa de não sei quantos mil milhões, e não estão como nós, nem querem ouvir falar em os outros não cumprirem nem cortarem, por cá é so falar, fala-se nos cortes à mais de meio ano, as pessoas vão ardendo devagar na fogueira e depois querem paz na rua, deviam era logo ter anunciado os cortes duma vez, depois discutia-se a retoma e o crescimento para o mais breve possivel, tentar minimizar os custos inerentes. Mas sai é tudo ao contrário... mexem todos os dias na ferida e querem que doa menos?
- Registado: 6/4/2005 10:39
muito simples me caro.
Uma coisa é desvalorizar a moeda (o que é diferente de inflação).
Outra é irem À conta e tirarem 10%.
Coisas diferentes
Uma coisa é desvalorizar a moeda (o que é diferente de inflação).
Outra é irem À conta e tirarem 10%.
Coisas diferentes
Tosh5457 Escreveu:Qual é a diferença entre isso e pôr impostos brutais sobre rendimentos? Ou se tivéssemos moeda, qual seria a diferença entre tirar uma % dos depósitos e desvalorizar a moeda para pagar as dívidas? Se isso é crime, muita coisa passa a ser crime...
- Registado: 5/4/2010 21:14
Penso qe esta noite, nem o Ricardo Salgado, nem o Ulrich vão dormir.
Se houver uma corrida aos depositos, OU PIOR AINDA, uma compra em massa de obrigações do tesouro, de uma alemanha, ou outros...poderemos ter o colapso da banca nacional e de outros paises, onde possa ocorrer esta fuga de capitais.
Era bom que viessem à TV falar sobre o que se passou.NEste momento, a mensagem que existe é:
Aposto que amanhã, vamos ter o Salgado ou o Ulrich no Jornal a falar sobre isto.
Qual é a diferença entre isso e pôr impostos brutais sobre rendimentos? Ou se tivéssemos moeda, qual seria a diferença entre tirar uma % dos depósitos e desvalorizar a moeda para pagar as dívidas? Se isso é crime, muita coisa passa a ser crime...
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.
EuroVerde Escreveu:Dilson Costa Escreveu:Em qualquer parte do mundo, retirar dinheiro da conta de um individuo sem prévia autorização do mesmo é ilegal, é crime.
Se algo do género acontecer em Portugal (algo em que não acredito), veremos um país completamente diferente daquele que até agora todos nós conhecemos.
Isso era mas logo um tiro na cabeça de quem faz isso. Isto não é a republica das bananas!
Abraço
O Problema é mesmo esse, é que isto tem sido a republica das bananas...mas a adoptarem a medida cá será uma república sanguinária...
O Chipre é um aviso para os restantes do Sul...
Cumprimentos
Dilson Costa Escreveu:Em qualquer parte do mundo, retirar dinheiro da conta de um individuo sem prévia autorização do mesmo é ilegal, é crime.
Com este precedente imposto por uma autoridade europeia que julgavamos ser pessoa de bem, não temos qualquer razão para acreditar de que o mesmo não nos possa vir a acontecer. Não há nada pior que a quebra de confiança no sistema financeiro.
Ou me engano muito, ou vamos ter um efeito de contágio para fora do Chipre mas vamos ver.
- Registado: 29/11/2007 2:08
rg7803 Escreveu:A seguir porque não o apartamento, o carro, a empresa, etc.
A propriedade privada é e deve ser sempre sagrada. Caso contrário isto torna-se num faroeste.
rg7803, ainda dúvidas que não somos donos de nada ?
Já reparas-te que por exemplo, mesmo sendo proprietários de bens que estejam totalmente pagos, caso de um imóvel, temos de o continuar a pagar durante a vida inteira.
Estou a pensar no IMI que em certas situações está a atingir valores astronómicos e a tendência não será para diminuir.
Abraço
Isso era mas logo um tiro na cabeça de quem faz isso. Isto não é a republica das bananas!
Abraço
Re: congelamento
Clinico Escreveu:Eu penso que isto corresponde aos 3,5% taxa solidariadade que nós engulimos quando recebemos os ordenados.
Retirar do que se ganha mensalmente ou tirá-los de um depósito é uma questão de semantica...
Seja como fôr, o contribuinte é sempre roubado.
Para onde caminhamos?? ou realment se muda de estratégia no sentido de criar a todo o custo emprego e matéria colectável, ou o dinheiro do contribuinte tambem se esgota como se esgotou o do Estado. E depois? Guerra!![]()
E eu lá estarei com a minha escopeta carregada de pimenta...
Abraços
Clinico
Não é bem a mesma coisa porque se trata de um confisco de quem já poupou durante uma vida de trabalho e que incide sobre rendimentos passados que já foram sujeitos ao pagamento de impostos, atingindo sobretudo os mais idosos que até podem já estar reformados ou desempregados.
Uma coisa é aumentar impostos, outra bem diferente é fanar!!!!
- Registado: 29/11/2007 2:08
Em qualquer parte do mundo, retirar dinheiro da conta de um individuo sem prévia autorização do mesmo é ilegal, é crime.
Na bolsa como na vida, tudo é possível...
Re: congelamento
Não é bm assim.
Se estiveste uma vida inteira a poupar e vão te à conta para tornares-te accionista de um banco falido e sacam-te 10%, é muito pior do que 3,5% de 1 ano de ordenado.
Pelo menos falo por mim, mas penso que em média este é o pensamento que corre.
Os Alemães são um dos maiores perigos da Europa.
Sempre foram, e vão continuar a se-lo.
Pena ter havido um plano Marchel.Deviam era ter sido engulidos pelo Estaline.
Hoje não havia Alemanha, nem alemães e prontos.
Eles só se querem ver o seu interesse, imediato, ainda por cima.
Mas nós europeus, também não somos inteligentes.
Porque não criar um movimento anti produtos alemães ?
Se ALguns paises da Europa o fizessem, eles pensariam duas vezes.
Se estiveste uma vida inteira a poupar e vão te à conta para tornares-te accionista de um banco falido e sacam-te 10%, é muito pior do que 3,5% de 1 ano de ordenado.
Pelo menos falo por mim, mas penso que em média este é o pensamento que corre.
Os Alemães são um dos maiores perigos da Europa.
Sempre foram, e vão continuar a se-lo.
Pena ter havido um plano Marchel.Deviam era ter sido engulidos pelo Estaline.
Hoje não havia Alemanha, nem alemães e prontos.
Eles só se querem ver o seu interesse, imediato, ainda por cima.
Mas nós europeus, também não somos inteligentes.
Porque não criar um movimento anti produtos alemães ?
Se ALguns paises da Europa o fizessem, eles pensariam duas vezes.
Clinico Escreveu:Eu penso que isto corresponde aos 3,5% taxa solidariadade que nós engulimos quando recebemos os ordenados.
Retirar do que se ganha mensalmente ou tirá-los de um depósito é uma questão de semantica...
Para onde caminhamos?? ou realment se muda de estratégia no sentido de criar a todo o custo emprego e matéria colectável, ou o dinheiro do contribuinte tambem se esgota como se esgotou o do Estado. E depois? Guerra!![]()
Abraços
Clinico
congelamento
Eu penso que isto corresponde aos 3,5% taxa solidariadade que nós engulimos quando recebemos os ordenados.
Para onde caminhamos?? ou realment se muda de estratégia no sentido de criar a todo o custo emprego e matéria colectável, ou o dinheiro do contribuinte tambem se esgota como se esgotou o do Estado. E depois? Guerra!
Abraços
Clinico
Para onde caminhamos?? ou realment se muda de estratégia no sentido de criar a todo o custo emprego e matéria colectável, ou o dinheiro do contribuinte tambem se esgota como se esgotou o do Estado. E depois? Guerra!

Abraços
Clinico
- Registado: 1/6/2003 0:13
O quefoi feito é um roubo, que pode sair muito caro À Europa.
Vamos rezar para que tudo isto fique por aqui, e que não se fale em Chipre.
Se houver uma corrida aos bancos, poderá ser muito complexo.
No entanto a Banca nacional é saudável, e isso inspira confiança.Pelo menos a mim.
Veremos, mas se amanhã houver uma corrida aos bancos, meus senhores, a historia acabou.
Poupar é um acto importante, não se deve condenar quem poupa.
A poupança é imperativa numa sociedade capitalista.
Vamos rezar para que tudo isto fique por aqui, e que não se fale em Chipre.
Se houver uma corrida aos bancos, poderá ser muito complexo.
No entanto a Banca nacional é saudável, e isso inspira confiança.Pelo menos a mim.
Veremos, mas se amanhã houver uma corrida aos bancos, meus senhores, a historia acabou.
Poupar é um acto importante, não se deve condenar quem poupa.
A poupança é imperativa numa sociedade capitalista.
crybaby Escreveu:Mcmad Escreveu:QUAL É MAIS JUSTO
- Taxar as poupanças de quem não gastou e poupou?
ou
- Cobrar impostos a quem ainda não poupou nem gastou?
Bloquear contas durante a noite e roubar a % que se quer não é justo em parte nenhum do mundo. O resto são lérias...
Nem mais.
A seguir porque não o apartamento, o carro, a empresa, etc.
A propriedade privada é e deve ser sempre sagrada. Caso contrário isto torna-se num faroeste.
Já agora a pergunta formulada pelo Mcdonald é duma pobreza...

“Buy high, sell higher...”.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, malakas, MarketGodzilla, OCTAMA, Olhar Leonino, OverDose, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, PMP69, Shimazaki_2 e 144 visitantes