Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mcmad » 17/3/2013 22:54

ferreira10 Escreveu:
Mcmad Escreveu:QUAL É MAIS JUSTO

- Taxar as poupanças de quem não gastou e poupou?
ou
- Cobrar impostos a quem ainda não poupou nem gastou?

Mcmad: lá atrás já estavas a bater nesta tecla. :lol:

A ideia que eu tenho é que te falta um "elo" nessa cadeia:

A diferença entre um individuo que «ganha-» consome» e entre um outro que «ganha-»poupa-» consome», é a de que um que «ganha»consome» é taxado 2 vezes: quando ganha e quando consome.Um individuo que «ganha poupa e consome» é taxado 3 vezes; quando ganha, quando poupa, e quando consome.

Não estamos a falar de uma taxação que incida sobre o rendimento da poupança.Estamos a falar de um confisco deliberado.

As poupanças não aparecem na conta por obra e graça do espírito santo.Ou pelo menos, assim deveria ser.O normal é decorrerem do trabalho.Dai terem sido já taxadas na qualidade de rendimento do trabalho.

Se isto não servir para estancar esta questão é porque eu estou a perceber-te mal.

Percebo perfeitamente o que escreves do ponto de vista económico. Penso é que se chegou a uma situação de desigualdades entre gerações que vai desencadear medidas sem precedentes, como é o caso desta
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

Re: Devem os depositante pagar? Ou devem os contribuintes?

por Laribau » 17/3/2013 22:47

gorgol Escreveu:
ferreira10 Escreveu:
gorgol Escreveu:
Estou de acordo. O FDG primeiro! Agora o FDG não existe é uma garantia de quem não a pode dar. Um Estado falido pode dar esta garantia? Não. Mesmo em Portugal um colapso dos bancos representará muito dinheiro, logo só com impostos se dá esta garantia.
O FDG serve para enganar muita gente. A mim não.

Mas o FDG não é suposto ser independente do Estado?Suponho ser montado por contribuições do sistema bancário?Ou é uma mera garantia como dizes apoiada nos rácios de capital da banca?Se isto é tudo um sistema de vasos comunicantes, então está tudo errado!Está bem que se todo o sistema bancário for abaixo não há FDG que nos valha.Isso não é improvável!
Mas não era aquilo que estava a acontecer no Chipre; ao que parece, eram dois os bancos que estavam na iminência de falência.Pelo que não é de modo nenhum assertivo penalizar a totalidade dos depositantes por uns quantos terem sido infelizes na escolha de um determinado banco.Como disseste lá atrás.

Já para não falar naquilo que de forma acertada o "HU" aqui referiu: «tanto a divida subordinada como a divida senior da banca de Chipre fica a salvo.» Se fossemos por ordem de hierarquia,o normal seria: primeiro os accionista, depois os credores, e finalmente, os depositantes.Não seria assim, ou estou enganado?

Até podes ter razão. Quanto é que tem em portugal o FDG. Quanto custaria cobrir valores de € 100.000 de acodo com as regras da garantia?

E no chipre? Quanto há no FDG?. Quanto custa a garantia?

Sobre a dívida subordinada ou outras. Concordo. Agora ela existe? Não é atingida também? falta muita informação.

O padrão de dividir o mal pelas aldeias até pode ser o mais justo.

Sobre a dívida subordinada e a dívida senior não há nenhuma falta de informação. Vai continuar intocável, a não ser que haja uma alteração de última hora na votação parlamentar. É que se houver lugar a default, a coisa torna-se mais séria para os aprendizes de feiticeiro de Bruxelas..!

Assim inventou-se uma solução à "maneira" : obrigam-se os depositantes a tornar-se accionistas. Teria sido mais ético substituir a parte "rapinada" por dívida pública Cipriota, mas assim não doía tanto e é preciso castigar os "gastadores"do sul. Talvez assim eles ( Portugal, Grécia e outros...!) aprendam a lição.

Razão tinha o "Botas", que dizia nos anos em que se começou a esboçar a CEE :
" so existirá enquanto a Alemanha não se reunificar. Depois deixará de lhes interessar...". O homem era o que era, mas que tinha visão estratégica sobre a evolução do mundo, parece que tinha.

:|
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

Registado: 29/11/2007 3:40

por assunoadr » 17/3/2013 22:44

Diria até que se trata de puro roubo que pode levar mesmo a que as pessoas percam totalmente a confiança no sistema bancário. Os cipriotas assim que puderem mexer nos depósitos vão levantar tudo o que ainda não tiver sido confiscado...depois vamos ver qual vai ser o efeito cascata por essa Europa fora.

Nunca tinha assistido a uma medida tão estúpida!

Registado: 29/11/2007 2:08

por ferreira10 » 17/3/2013 22:39

Mcmad Escreveu:QUAL É MAIS JUSTO

ou

Mcmad: lá atrás já estavas a bater nesta tecla. :lol:

A ideia que eu tenho é que te falta um "elo" nessa cadeia:

A diferença entre um individuo que «ganha-» consome» e entre um outro que «ganha-»poupa-» consome», é a de que um que «ganha»consome» é taxado 2 vezes: quando ganha e quando consome.Um individuo que «ganha poupa e consome» é taxado 3 vezes; quando ganha, quando poupa, e quando consome.

Não estamos a falar de uma taxação que incida sobre o rendimento da poupança.Estamos a falar de um confisco deliberado.

As poupanças não aparecem na conta por obra e graça do espírito santo.Ou pelo menos, assim deveria ser.O normal é decorrerem do trabalho.Dai terem sido já taxadas na qualidade de rendimento do trabalho.

Se isto não servir para estancar esta questão é porque eu estou a perceber-te mal.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Mcmad » 17/3/2013 22:21

QUAL É MAIS JUSTO

ou
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por PMACS » 17/3/2013 22:20

Herest Escreveu:
crybaby Escreveu:
Herest Escreveu:Falando em medidas concretas, qual é o melho cenário para fugir a uma situação identica no nosso país?
Investir em obrigações e acções? Investir em fundos de moeda estrangeira ( dolares, coroas, etc, etc). Investir simplesmente em fundos de obrigações ou acções? Tentar abrir uma conta num país fora do euro? Abrir uma conta por exemplo na Alemanha? Levantar todo o dinheiro do banco e guarda-lo em casa?

Mais um interessado em saber aqui...

Qual é o problema? Este espaço de troca e partilha de informação por acaso é seu? Se não quiser responder não responda, agora de espertinhos está este país cheio.

o crybaby apenas disse que também está interessado em saber como pôr o guito a salvo!
Herest leia lá outra vez, antes de se zangar! :lol:
“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Herest » 17/3/2013 22:10

crybaby Escreveu:
Herest Escreveu:Falando em medidas concretas, qual é o melho cenário para fugir a uma situação identica no nosso país?
Investir em obrigações e acções? Investir em fundos de moeda estrangeira ( dolares, coroas, etc, etc). Investir simplesmente em fundos de obrigações ou acções? Tentar abrir uma conta num país fora do euro? Abrir uma conta por exemplo na Alemanha? Levantar todo o dinheiro do banco e guarda-lo em casa?

Qual é o problema? Este espaço de troca e partilha de informação por acaso é seu? Se não quiser responder não responda, agora de espertinhos está este país cheio.

Registado: 17/4/2012 17:06

por gorgo » 17/3/2013 21:55

ferreira10 Escreveu:
gorgol Escreveu:
Estou de acordo. O FDG primeiro! Agora o FDG não existe é uma garantia de quem não a pode dar. Um Estado falido pode dar esta garantia? Não. Mesmo em Portugal um colapso dos bancos representará muito dinheiro, logo só com impostos se dá esta garantia.

Mas o FDG não é suposto ser independente do Estado?Suponho ser montado por contribuições do sistema bancário?Ou é uma mera garantia como dizes apoiada nos rácios de capital da banca?Se isto é tudo um sistema de vasos comunicantes, então está tudo errado!Está bem que se todo o sistema bancário for abaixo não há FDG que nos valha.Isso não é improvável!
Mas não era aquilo que estava a acontecer no Chipre; ao que parece, eram dois os bancos que estavam na iminência de falência.Pelo que não é de modo nenhum assertivo penalizar a totalidade dos depositantes por uns quantos terem sido infelizes na escolha de um determinado banco.Como disseste lá atrás.

Já para não falar naquilo que de forma acertada o "HU" aqui referiu: «tanto a divida subordinada como a divida senior da banca de Chipre fica a salvo.» Se fossemos por ordem de hierarquia,o normal seria: primeiro os accionista, depois os credores, e finalmente, os depositantes.Não seria assim, ou estou enganado?

Até podes ter razão. Quanto é que tem em portugal o FDG. Quanto custaria cobrir valores de € 100.000 de acodo com as regras da garantia?

E no chipre? Quanto há no FDG?. Quanto custa a garantia?

Sobre a dívida subordinada ou outras. Concordo. Agora ela existe? Não é atingida também? falta muita informação.

O padrão de dividir o mal pelas aldeias até pode ser o mais justo.

Registado: 26/8/2007 20:40

por matos_1 » 17/3/2013 21:48

HU Escreveu:Ainda bem que estou só em $$$$. Vejam o link:
http://www.bloomberg.com/news/2013-03-1 ... rmoil.html

:wink:

Será este o caminho das bolsas amanhã?
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

por ferreira10 » 17/3/2013 21:45

gorgol Escreveu:

“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por MiamiBlue » 17/3/2013 21:43

E eu que pensava que a austeridade resolvia tudo..

O problema da Europa chama-se: Angela Merkel.

Lideres fracos e incompetentes que aceitam com total impassividade que esta política destrutiva vá imperando.

Os resultados destas politicas estão à vista - alguns apoiaram JS outros estas políticas- tudo igual - basta olhar para os números.

Registado: 17/10/2010 19:32

por 654235 » 17/3/2013 21:40

vender tudo, vendammmmmmmmm. Despachem tudo.

Para a semana vai haver panico. As repercussoes sao imprevisiveis.

Acredito em mais uma possivel crise, antes de as coisas melhorarem

Se é que vao melhorar
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por goodmoney » 17/3/2013 21:34

Registado: 9/11/2012 16:27

por gorgo » 17/3/2013 21:18

AutoMech Escreveu:
gorgol Escreveu:Os depositantes emprestaram dinheiro ao bancos. São credores dos bancos. Os bancos estão na falencia. Os capitais dos acionistas já se foram. Quem deve entrar? Os contribuintes como em Portugal com BPN ou os depositantes que fizeram más escolhas. Prendam os banqueiros, mas não resolve a falencia. Será que evita futuras? A memória é fraca!

Para mim está certo que são os depositantes, até porque seriam sempre eles se os bancos fossem à falencia, a seguir aos acionistas.

Devem ser apenas alguns depositantes ou uma forma de distribuir por todos. Parece-me certo que até 10% não é descalabro para ninguém. É um hair cut de 10%.
Quanto já se reduziu em vencimentos, via impostos ou mesmo redução de salários em Portugal. Cerca de 10%. Os contribuintes, via impostos devem ser os últimos a entrar. No BPN entraram antes dos depositantes.

Qual é a forma mais justa? Neste caso foram os depositantes que escolheram mal os bancos onde colocaram os seus depósitos. Não esquecer que a garantia dos depósitos, em portugal, era apenas de € 25.000.

Lição: os bancos são um local muito arriscado, visto sofrerem muito com o andamento da economia. Dispersar em diferentes ativos e bancos e países.

Bom, mas para sermos coerentes e penalizar as pessoas pelo risco que correram, o correcto é aplicar as regras que estavam estabelecidas ou seja, falir os bancos, pagar o FGD e seguir com a vida para a frente. Quem tivesse um montante acima do FDG, paciência. Aliás o que se devia ter feito com o BPN.

Registado: 26/8/2007 20:40

por Laribau » 17/3/2013 21:03

Ainda bem que estou só em $$$$. Vejam o link:
http://www.bloomberg.com/news/2013-03-1 ... rmoil.html

:wink:
The sense of responsibility in the financial community for the community as a whole is not small. It is nearly nil. ..... So the wise in Wall Street are nearly always silent. The foolish thus have the field to themselves.

John Kenneth Galbraith

por Cardoso25 » 17/3/2013 20:53

frugal Escreveu:

bem questionado
penso ser estar investido

FI´s nacionais, escapam? Se for, vamos assistir a uma grande desmobilização de Depósitos para fundos de investimento.

Registado: 4/3/2012 18:57

por Laribau » 17/3/2013 20:30

AutoMech Escreveu:
gorgol Escreveu:Os depositantes emprestaram dinheiro ao bancos. São credores dos bancos. Os bancos estão na falencia. Os capitais dos acionistas já se foram. Quem deve entrar? Os contribuintes como em Portugal com BPN ou os depositantes que fizeram más escolhas. Prendam os banqueiros, mas não resolve a falencia. Será que evita futuras? A memória é fraca!

Para mim está certo que são os depositantes, até porque seriam sempre eles se os bancos fossem à falencia, a seguir aos acionistas.

Devem ser apenas alguns depositantes ou uma forma de distribuir por todos. Parece-me certo que até 10% não é descalabro para ninguém. É um hair cut de 10%.
Quanto já se reduziu em vencimentos, via impostos ou mesmo redução de salários em Portugal. Cerca de 10%. Os contribuintes, via impostos devem ser os últimos a entrar. No BPN entraram antes dos depositantes.

Qual é a forma mais justa? Neste caso foram os depositantes que escolheram mal os bancos onde colocaram os seus depósitos. Não esquecer que a garantia dos depósitos, em portugal, era apenas de € 25.000.

Lição: os bancos são um local muito arriscado, visto sofrerem muito com o andamento da economia. Dispersar em diferentes ativos e bancos e países.

Bom, mas para sermos coerentes e penalizar as pessoas pelo risco que correram, o correcto é aplicar as regras que estavam estabelecidas ou seja, falir os bancos, pagar o FGD e seguir com a vida para a frente. Quem tivesse um montante acima do FDG, paciência. Aliás o que se devia ter feito com o BPN.

O mais interessante é verificar que tanto a divida subordinada como a divida senior da banca de Chipre fica a salvo, contudo deveriam "arder" antes dos depósitos. É que se assim fosse haveria um default da banca de um país do Euro e isso é que não convém....!

Pelo exemplo se vê o oportunismo que vai reinando na Eurolândia.

:evil:

John Kenneth Galbraith

por Zecatreca_1001 » 17/3/2013 19:59

ferreira10 Escreveu:
zecatreca Escreveu:reparem no forex sff.

O forex está a dar as boas vindas à borrada dos lideres Europeus!Eles acabaram de criar uma jurisprudência ou lá como se chama isso!Se quisessem mandar uma cacetada nos Russos que o fizessem!Agora...mandar uma bomba atómica para cima dos cipriotas todos é do carago!

Caiu mais do que uma «figura» na primeira hora.De qualquer forma, estes gaps são de desconfiar.Há sempre alguém que acha que ele vai ser fechado.E vai dai, entra longo para tirar partido do fecho.

A minha questao é o que poderá acontecer aos indices...se for igual..... 8-)

Registado: 29/11/2007 10:54

por ferreira10 » 17/3/2013 19:51

zecatreca Escreveu:reparem no forex sff.

O forex está a dar as boas vindas à borrada dos lideres Europeus!Eles acabaram de criar uma jurisprudência ou lá como se chama isso!Se quisessem mandar uma cacetada nos Russos que o fizessem!Agora...mandar uma bomba atómica para cima dos cipriotas todos é do carago!

Caiu mais do que uma «figura» na primeira hora.De qualquer forma, estes gaps são de desconfiar.Há sempre alguém que acha que ele vai ser fechado.E vai dai, entra longo para tirar partido do fecho.

por PMACS » 17/3/2013 19:51

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius

Registado: 30/9/2009 12:27

por Zecatreca_1001 » 17/3/2013 19:45

AutoMech Escreveu:

Se não aprovam isto na segunda, na terça feira têm de manter os bancos fechados, senão é o colapso (mesmo assim vai ser certamente uma romaria).

reparem no forex sff.

Registado: 29/11/2007 10:54

por Automech » 17/3/2013 19:43

Se não aprovam isto na segunda, na terça feira têm de manter os bancos fechados, senão é o colapso (mesmo assim vai ser certamente uma romaria).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por VIXIUM » 17/3/2013 19:30

migluso Escreveu:
VIXIUM Escreveu:Quando referi o nosso governo como liberal estava obviamente a ser irónico. Sei bem o que é ser liberal. Apenas diria que o nosso governo é designado de liberal mas na realidade de liberal nada tem.

VIXIUM,

Peço-te desculpa, pois interpretei mal o teu post.
Provavelmente, o facto de ter lido o Alexandre afirmar que é "mais liberal do que alguns" pelo facto de defender esta medida deixou-me o cérebro a rebolar de tal maneira que me perdi.

Se fosse para classificar esta medida na óptica de uma ideologia, chamar-lhe-ia fascismo financeiro.

Não li ninguém, seja ele liberal na tradição austríaca, monetarista ou outra qualquer, defender esta medida.

AutoMech Escreveu:Neste caso aquilo que deveria acontecer era a falência do banco e o pagamento do FDG até 100K. Deixaria muitos depositantes a arder acima desse valor, mas são essas as regras que eles aceitaram ao depositarem lá o dinheiro. Basicamente o mesmo que devia ter acontecido com o BPN.

Sem dúvida.
Não faz sentido defender esta medida como justificação para "fazer o dinheiro russo também pagar o resgate".
O dinheiro russo levaria um tombo muito maior se se cumprisse a regra da lei.

Em Portugal não acredito que venha a acontecer algo do género, pelo menos no curto prazo, pelo facto de haver ainda uma parte do dinheiro da troika disponível para capitalizar os bancos.

Mas gostava de ouvir o Passos ou o Gaspar pronunciarem-se sobre esta medida.

@migluso

Bom, tenho que deixar de escrever com cinismo. Eu costumo ser um bocado cínico e brincalhão quando escrevo ou digo coisas mas a verdade é que o fórum é muito direitinho e não gosta de ler nas entrelinhas. Ou o meu humor está por baixo, claro.

Claro que estás desculpado. Nem havia razão para não estares. Vou procurar ter mais cuidado com o que digo senão qualquer dia vão dizer que votei bloco de esquerda e que tenho a barba até aos joelhos... :mrgreen:

Registado: 21/10/2012 19:07

por VIXIUM » 17/3/2013 19:26

mais_um Escreveu:
VIXIUM Escreveu:

3 factos prévios:

-Chipre é uma república presidencialista que, no voto, escolheu um comunista para governar a ilhota

Comunista?..... :roll: :roll:

@mais_um please....

Obviamente, mais-um, que estava a ser cínico. Todo o meus post o era. Mas será que não se percebe quando uma pessoa escreve com cinismo? Disse que o presidente era comunista pois só de um comunista isto poderia surgir...não de um tipo de centro-direita. Como disse que ao nosso governo era liberal e se esperaria uma medida destas de um governo liberal (a verdade é que de liberal pouco tem). Bom, já percebi, cada vez que postar tenho que manter o meu cinismo afastado e escrever apenas e só tudo muito direitinho para todos perceberem sem ser nas entrelinhas!

Obrigado
VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por rg7803 » 17/3/2013 18:36

frugal Escreveu:

bem questionado
penso ser estar investido

o melhor obviamente é não ter o dinheiro no país alvo do resgate, ou duma acção deste tipo

o facto dos activois estarem convertidos em obrigações, acções, etc não me deixa compeltamente descansado
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Rafael Abreu, Shimazaki_2, Tiago2006 e 174 visitantes