Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vocês não conhecem a vida real

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 6/3/2013 14:58

A acreditar neste simulador:

http://www.pedropais.com/impostos/calcu ... de-pensoes

Uma reforma de 50k €, dividida em 10K de reforma "normal" e 40k € de fundos de pensões, por exemplo, receberia 7685€, ou seja 15% da pensão inicial.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 6/3/2013 14:34

Pata-Hari Escreveu:vit, não foram eles quem definiu as regras das pensões. O que recebiam foi calculado com base em regras iguais para todos.

Isso não é bem assim...

Os valores que estes senhores recebem tem pelo menos duas fontes, uma é a segurança social (ou ex-fundos dos bancos integrados na SS)e esta componente será identica a qualquer outro trabalhador do privado. Outra são planos complementares de reforma efectuado pelas instituições a favor deles. Eventualmente também poderão ter PPR feitos em nome individual, neste caso esta componente sai fora do ambito da CES, embora inicialmente também estivesse previsto ser incluida.

Vinte reformados em Portugal recebem pensões de 50 mil euros por mês

Existem 20 reformados em Portugal que recebem pensões iguais ou superiores a 50 mil euros por mês.

A notícia faz manchete na edição desta sexta-feira do jornal Correio da Manhã, que cita o caso do ex-presidente do BCP Jardim Gonçalves, que recebe 165 mil euros mensais.

Citando fontes governamentais, o jornal acrescenta que, considerando o universo dos que recebem pensões iguais ou acima dos 12 800 euros por mês, o número chega mesmo aos 193 beneficiários.

Para a obtenção de tais valores, os pensionistas em causa acumulam prestações de todos os regimes contributivos, público e privado, sendo que, em alguns casos, a maior fatia vem, exclusivamente, de regimes completamente privados.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=611010

Este assunto já foi falado aqui:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... &js_link=1
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 6/3/2013 13:47

vitcosta Escreveu:Alguém explica como estes senhores dão exemplos de cortes de 50 e 90%?

Esta parte é que não entendo.

Devem estar a falar do total de descontos, não creio que os cortes possam chegar aos 90%. O total dos descontos porém podem chegar em casos limites (extremos em que estamos a falar de pensões muitíssimo altas) a valores próximo disso.

A contribuição extraordinária em si - que é o que parece estar mais em causa - nunca chega sequer aos 50% e para ir para os 30 e tal % temos de estar a falar de pensões de dezenas de milhares de euros.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 6/3/2013 13:43

vit, não foram eles quem definiu as regras das pensões. O que recebiam foi calculado com base em regras iguais para todos.

Podes querer discutir se os rendimentos que auferiram enquanto no activo foram ou não justificados, mas isso é toda uma outra questão que não esta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por vitcosta » 6/3/2013 13:36

Alguém explica como estes senhores dão exemplos de cortes de 50 e 90%?

Esta parte é que não entendo.

Dê resto sempre achei que se o pessoal no activo esta a ser cortado, os reformados também o deviam ser..

Para não falar que na verdade as suas pensões foram calculadas com base numa situação económica falsa..

Deviam era pensar que na verdade as suas pensões deveriam ser mais baixas, e nao temporariamente ...

Registado: 29/11/2007 14:17

por Pulka » 6/3/2013 10:44

BlitzFerr Escreveu:Agora em termos políticos, se eu fosse ministro preferia criar mais um "imposto solidário" 8-) sobre as reformas altas e direccionar o dinheiro para jovens casais, apoio à maternidade. É que em comparação com outros países europeus, não se vê um bebé na rua em Portugal!

Muito bem apontado. Este é o principal motivo da actual insustentabilidade da SS: o rácio descontos/reformas.
Enquanto continuarem a empurrar a nossa população activa para a emigração, enquanto não houver uma verdadeira política de estímulo à natalidade e à estabilidade familiar, isto será sempre insustentável.
Mas alguns iluminados preferem cortar na saúde e na educação. Bela sociedade que teremos daqui a uns anos

Registado: 29/11/2007 12:17

por BlitzFerr » 6/3/2013 10:24

O problema das reformas demasiado grandes não é fácil.
Depende do que faz o velhinho com elas.

Se é para ter o dinheiro no colchão não vale a pena.
Agora se o reformado der emprego a um par de pessoas (empregada doméstica, farmácia, médico...) e ainda ajudar os netos a formar uma empresa também pode ter um impacto positivo na economia.

Agora em termos políticos, se eu fosse ministro preferia criar mais um "imposto solidário" 8-) sobre as reformas altas e direccionar o dinheiro para jovens casais, apoio à maternidade. É que em comparação com outros países europeus, não se vê um bebé na rua em Portugal!

Registado: 9/6/2011 12:20

por Pulka » 6/3/2013 9:52

tncm Escreveu:
carrancho Escreveu:Pois, pois... coitadinhos dos reformados...

Acreditaram que podiam descontar uma pequena percentagem do que ganhavam, reformando-se aos 55 com uma esperança de vida até perto dos 85, ou seja, alguém que tivesse descontado desde os 25, tirava uma pequena % do salário durante 30 anos e depois tinha direito a uma pensão na ordem desse salário integral durante mais 30 anos sem nada fazer...

... e ainda dava para contribuir para o desemprego, apoio à doença, formação profissional, rsi... e para pagar todas as custas de gestão desta máquina ineficiente!

:lol:

Portanto, acreditaram nas histórias da carochinha desde o 25 de Abril, suportaram o sistema, e agora querem que eu, no activo, mantenha as regalias que lhes prometeram mesmo sabendo que não terei direito a elas... NUNCA!

Pois eu digo, fizeram a cama deitem-se nela... eu não tenho nada que ver com isso.

Por mim, o contributo para a SS devia ser apenas para apoio social. As reformas deviam estar fora disto (ou ser apenas uma reforma tipo rsi, de sobrevivência mas para todos), o complemento, obrigatório ou não, devia ser separado de tudo o resto, com possibilidade de aplicar no privado e onde em qualquer momento cada contribuinte saiba quanto tem "guardado" e quanto lhe rende o valor reservado para a sua reforma.

Sei que isto que disse choca muita gente, mas quando me dizem que descontaram para aquilo, que não lhes pode ser tirado, eu pergunto, qual o saldo que lá têm nesse momento?!?

A mim não me chocaste! :clap:
Se para reverter esta situação temos que criar rupturas, então que estas recaiam sobre quem mais ganha, pois a esses, se retirarem uma fatia, pelo menos não morrem de fome, quando muito já não podem comprar o Jaguar ultimo modelo, ou a carteira Louis Vuiton para a esposa ou amante :twisted:

PS. Não sou comunista, aliás acredito mais neste Governo do que em qualquer outro que possa advir do único partido com condições eleitorais para governar.

Ena...ainda há por aqui pessoas que percebem para que serve o Estado Social.
Que interessa se ele descontou o suficiente para ganhar 50 mil €/mês? Ganhou mais, viveu bem, ainda bem para ele. Tal como no IRS, é justo que participe com mais para o bem estar geral.
É natural que esteja indignado por ter uma quebra enorme no rendimento. O problema é que nunca devia ter tido uma reforma daquele valor.

Registado: 29/11/2007 12:17

por MarcoAntonio » 6/3/2013 2:34

Já agora, fui ver rapidamente o relatório de 2011 e quer-me parecer que o grosso do que aí aparece como outras despesas refere-se a despesas de capital (pelo que vi no quadro da página 115 do relatório e comparando com esse).

Deixo aqui o link:

http://www4.seg-social.pt/documents/101 ... +-+Parte+I

E tal como existem despesas de capital (mais de 6 mil milhões) existem também receitas de capital (mais de 5 mil milhões) portanto o melhor é ignorar essa parcela.

O importante mesmo são as parcelas da receita e despesa corrente: é quanto entra em contribuições e em transferências do orçamento de estado e outras receitas afins como a da parcela do IVA (ou seja: descontos+impostos; e aqui tb é importante ver qnt é descontos e qnt é impostos) e quanto é que é gasto nas prestações sociais, todas elas (das quais, grande parte é pensões/reformas).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 6/3/2013 2:25

Atomez Escreveu:
richardj Escreveu:reparem naquele promonor em que as pensões são apenas 50% dos custos da SS

Outro pormenor, que se calhar é um pormaior, é que 25% do total são ... "Outras Despesas".

Quais outras? Subsídios aos partidos? Pagamento de campanhas eleitorais? Contas off-shore?

Gostava de saber.

Embora o Pordata possa ser uma fonte de informação útil para uma busca rápida, por vezes aquilo está sobre-simplificado e pode induzir em erro.

Para conhecer melhor os gastos da Segurança Social, o melhor é ir directamente ao Orçamento de Estado ou (melhor ainda) ao site da Segurança Social onde estão publicados periodicamente os relatorios e contas.

São de resto as fontes da Pordata, mas a versão da Pordata é uma versão resumida enquanto que os quadros dos relatorios e contas são depois decompostos noutros sub-quadros e fica-se a saber de forma muito mais efectiva e clara como realmente o dinheiro é distribuido/gasto.
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 6/3/2013 1:56

richardj Escreveu:reparem naquele promonor em que as pensões são apenas 50% dos custos da SS

Outro pormenor, que se calhar é um pormaior, é que 25% do total são ... "Outras Despesas".

Quais outras? Subsídios aos partidos? Pagamento de campanhas eleitorais? Contas off-shore?

Gostava de saber.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Sr_SNiper » 6/3/2013 1:03

Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por tava3 » 5/3/2013 21:48

Para quem não viu, está a dar agora na sic.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Pata-Hari » 5/3/2013 21:46

Carrancho, eu concordo contigo. Mas olha que o Pinhal que passa a receber 20% da reforma prevista passa a estar certamente na categoria dos que descontaram mais que suficiente.

Se o que recebeu durante a carreira é legitimo, isso sim, é outro tema....

( e xissa, os 55 000 euros que euros que deixou de receber por mês ainda pagam as pensões de potencialmente umas centenas de pessoas!)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Sr_SNiper » 5/3/2013 21:45

Diacono Escreveu:é impossivel um estado suportar reformas milionárias e mesmo reformas elevadas de pessoas que pouco descontaram.
A reforma de cada um deveria ser sempre ajustada aos montantes descontados, pois só assim é sustentável.
No meu entender deviam ser impostos tetos máximos aos valores da reforma e as pessoas deviam preparar-se para a "velhice" recorrendo a outras opções de poupança, à escolha de cada um.

Mas com um teto, também haveria um teto para o que descontam e a SS arrecadaria muito menos dinheiro... quem recebe 10k e reforma, em principio tambme naom descontou só 100 euros por mês...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Diacono » 5/3/2013 21:42

é impossivel um estado suportar reformas milionárias e mesmo reformas elevadas de pessoas que pouco descontaram.
A reforma de cada um deveria ser sempre ajustada aos montantes descontados, pois só assim é sustentável.
No meu entender deviam ser impostos tetos máximos aos valores da reforma e as pessoas deviam preparar-se para a "velhice" recorrendo a outras opções de poupança, à escolha de cada um.

Registado: 29/11/2007 2:53

por tncm » 5/3/2013 21:25

carrancho Escreveu:Pois, pois... coitadinhos dos reformados...

Acreditaram que podiam descontar uma pequena percentagem do que ganhavam, reformando-se aos 55 com uma esperança de vida até perto dos 85, ou seja, alguém que tivesse descontado desde os 25, tirava uma pequena % do salário durante 30 anos e depois tinha direito a uma pensão na ordem desse salário integral durante mais 30 anos sem nada fazer...

... e ainda dava para contribuir para o desemprego, apoio à doença, formação profissional, rsi... e para pagar todas as custas de gestão desta máquina ineficiente!

Portanto, acreditaram nas histórias da carochinha desde o 25 de Abril, suportaram o sistema, e agora querem que eu, no activo, mantenha as regalias que lhes prometeram mesmo sabendo que não terei direito a elas... NUNCA!

Pois eu digo, fizeram a cama deitem-se nela... eu não tenho nada que ver com isso.

Por mim, o contributo para a SS devia ser apenas para apoio social. As reformas deviam estar fora disto (ou ser apenas uma reforma tipo rsi, de sobrevivência mas para todos), o complemento, obrigatório ou não, devia ser separado de tudo o resto, com possibilidade de aplicar no privado e onde em qualquer momento cada contribuinte saiba quanto tem "guardado" e quanto lhe rende o valor reservado para a sua reforma.

Sei que isto que disse choca muita gente, mas quando me dizem que descontaram para aquilo, que não lhes pode ser tirado, eu pergunto, qual o saldo que lá têm nesse momento?!?

A mim não me chocaste! :clap:
Se para reverter esta situação temos que criar rupturas, então que estas recaiam sobre quem mais ganha, pois a esses, se retirarem uma fatia, pelo menos não morrem de fome, quando muito já não podem comprar o Jaguar ultimo modelo, ou a carteira Louis Vuiton para a esposa ou amante :twisted:

PS. Não sou comunista, aliás acredito mais neste Governo do que em qualquer outro que possa advir do único partido com condições eleitorais para governar.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por richardj » 5/3/2013 21:17

reparem naquele promonor em que as pensões são apenas 50% dos custos da SS

Registado: 25/4/2011 22:36

por carrancho » 5/3/2013 20:51

Pois, pois... coitadinhos dos reformados...

Anexos
IGFSS.JPG
IGFSS.JPG (85.09 KiB) Visualizado 2660 vezes
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por jrnabolsa » 5/3/2013 20:13

Penso que só analisando a carreira contributiva de cada um, "caso a caso" se pode ter a noção da justiça ou falta dela. Gostava de conhecer as suas carreiras contributivas...ainda não via a reportagem, nem conheço os argumentos dos "indignados". Já agora, esta palavra parece-me muito forte....indignados!!!cumprimentos a todos

Registado: 4/1/2010 15:57

por Lion_Heart » 5/3/2013 20:06

Por acaso já tinha criado um ot sobre este movimento.

Alvim, não tem razão nenhuma para se queixar pela razão que quem desconta NÃO o faz para si próprio mas para manter o sistema, logo, se quem contribui agora, paga cada vez mais para receber cada vez menos, quem recebe mais deve contribuir também. É a vida e é Justo.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por RcrdPrnt » 5/3/2013 20:01

Boas,

Não á nenhum link onde se possa ver a reportagem???

Obrigado

Registado: 28/9/2009 17:01

por alvim » 5/3/2013 19:40

Estes senhores têm razao em se queixar. O problema, é que o estao a fazer numa altura em que há outras pessoas a ir buscar comida ao lixo para se alimentarem.

Se o estado nao pode pagar reformas milionarias..., que meta tectos maximos nas mesmas.

Em todo caso....deviam estar calados e quietos. Afinal foi o contribuinte quem salvou a banca.

Registado: 29/11/2007 1:52

por tava3 » 5/3/2013 16:14

Está a dar agora mesmo na sicn, na integra.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por joaopedroinvestidor » 5/3/2013 16:13

O comentário do reformado passou na integra, na sic noticias, à hora de almoço.

Registado: 4/5/2007 18:58

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Carrancho_, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2 e 340 visitantes