Caldeirão da Bolsa

Usar ou não usar STOPs Longo Prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 4/3/2013 19:52

VirtuaGod Escreveu:O mercado accionista como um todo sobre no longo prazo.

Estás a referir-te a índices, certo?

Convém ter em conta que a composição dos índices muda ao longo do tempo. Entram os fortes, saem os fracos. Daí que a performance dos índices seja geralmente melhor que a média das acções individuais.

VirtuaGod Escreveu:EDIT: Fiz mal as contas acima. Quem investiu no World Stock Index Ganhou 5.5% e não 11%.

Isso torna um investimento bastante interessante num investimento pouco interessante, concordas?

Registado: 5/11/2002 12:21

por majomo » 4/3/2013 19:52

Reiposto Escreveu:mas só hoje essa perda maxima que estava disposto a perder acabou de aumentar e muito por isso agora estar neste impasse (o senhor fica ou sai ) :?

Um tópico interessante, pois tenho vários desses dilemas...

Quando entro nessa fase da indecisão, do não estar descansado com a carteira no vermelho forte, saio sempre da ação...

A única certeza em bolsa que tenho é que nunca tenho certezas... ou seja, até posso acreditar muito numa ação mas se o mercado me disser o contrário tenho de admitir o erro e vender... e preparar-me para outra.

Dito isto, fico tremendamente revoltado comigo, quando sou indisciplinado e não cumpro minimamente o meu plano inicial.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por elbronzeado » 4/3/2013 19:46

Reiposto Escreveu:
elbronzeado Escreveu:Usar stop ou não? Será antes, colocar stop automático ou não, pois stop tem de existir sempre...

tem de existir sempre como assim?

Quando se compra uma acção deve-se saber o quanto se está disposto a perder, quer seja no curto ou longo prazo. Com o valor da perca máxima sabemos a valor a investir.

Bem, isto para AT.

Para AF poderá ser diferente, não sei. Mas penso que quem negoceia pela AF terá também um limite.

Registado: 15/6/2011 21:56

por VirtuaGod » 4/3/2013 19:45

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu: Escolhe uma data. Março de 2000? No dia que o índice fez 258? É uma data especialmente má para comprar? Concordas?

Claro que sim. É péssiama. Tal como Março de 2003 é óptima.

Mas fazer cherry picking não permite concluir nada.

Em Março de 2020 eu lembro-te desta conversa e vemos se eu tinha razão ou não :mrgreen: Podes mesmo escolher a pior altura... Acho que Março de 2000 é a pior altura possível mesmo (e óptima para provar a teoria).

Teria de construir um excel para ver qual o resultado de investir em Março de cada ano. Não me vou dar ao trabalho LOL, mas pode ver algo semelhante para um investimento de 15 anos no S&P 500 na Wikipedia.

http://en.wikipedia.org/wiki/S%26P_500
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por canguru » 4/3/2013 19:44

canguru Escreveu:
Reiposto Escreveu:
canguru Escreveu:
Reiposto Escreveu:O "mito" diz no loooongo prazo... Estudos indicam pelo menos 20 anos.

Acho que é o que me resta fazer

:oops:

em jeito de conclusão, e para as estatisticas, vai usar stops ou não? :twisted:

Nem sei o que fazer, mas penso que vou assumir mais alguma percentagem de perda e se a mesma for atingida saiu com bastante perda, e com uma grande lição stops sempre.

yup.

definir como regra e nunca violar isso.

defesa, defesa, defesa!

ao reler fiquei sem perceber se ias por stops ou não...

Registado: 6/4/2008 22:41

por canguru » 4/3/2013 19:43

Reiposto Escreveu:
canguru Escreveu:
Reiposto Escreveu:O "mito" diz no loooongo prazo... Estudos indicam pelo menos 20 anos.

Nem sei o que fazer, mas penso que vou assumir mais alguma percentagem de perda e se a mesma for atingida saiu com bastante perda, e com uma grande lição stops sempre.

yup.

definir como regra e nunca violar isso.

defesa, defesa, defesa!

por Reiposto » 4/3/2013 19:35

elbronzeado Escreveu:Usar stop ou não? Será antes, colocar stop automático ou não, pois stop tem de existir sempre...

tem de existir sempre como assim?

Registado: 8/2/2012 18:09

por Reiposto » 4/3/2013 19:33

canguru Escreveu:

por Elias » 4/3/2013 19:30

VirtuaGod Escreveu: Escolhe uma data. Março de 2000? No dia que o índice fez 258? É uma data especialmente má para comprar? Concordas?

Claro que sim. É péssiama. Tal como Março de 2003 é óptima.

Mas fazer cherry picking não permite concluir nada.

Precisamos de séries longas.

Considermos, assim ao acaso, o dia 1 de Julho em todos os anos desde 1993 até ao presente como data de putativa compra. Qual seria o resultado?

por elbronzeado » 4/3/2013 19:28

Usar stop ou não? Será antes, colocar stop automático ou não, pois stop tem de existir sempre...

Registado: 15/6/2011 21:56

por canguru » 4/3/2013 19:26

por VirtuaGod » 4/3/2013 19:25

Nem assim tens sorte pk isso não é investimento em acções especificas... Mas sim em índices ou um portfolio gigantesco. Isso é uma distorção do que a teoria diz. A frase não é TODAS as acções sobem no longo prazo. O mercado accionista como um todo sobre no longo prazo. Depois as pessoas é que pegam nisso e alteram para o que lhes interessa, principalmente distorcendo esta teoria para justificar as perdas!

EDIT: Fiz mal as contas acima. Quem investiu no World Stock Index Ganhou 5.5% e não 11%.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Reiposto » 4/3/2013 19:18

O "mito" diz no loooongo prazo... Estudos indicam pelo menos 20 anos.

por Reiposto » 4/3/2013 19:18

O "mito" diz no loooongo prazo... Estudos indicam pelo menos 20 anos.

por Reiposto » 4/3/2013 19:15

Ti Salvador Mano Escreveu:Vou dar a minha interpretação dos 3 gráficos BCP,BPI e BES, mas não quero com ela influenciar a sua decisão. Ela é apenas sua.

Vamos pôr a hipótese que era eu que tinha esses 3 activos.

Só abaixo dessas zonas elípticas vermelhas eu assumiria a perda. Eu sei que o tombo seria ENORME, pq a subida foi forte sem ter feito grandes consolidações, por isso não encontramos zonas importantes de suporte antes das zonas que assinalei.

Se está disposto a assumir essa possível perda, marque os valores e deixe andar. Se acha que não pode suportar, decida.

Espero ter ajudado. Eu sei que não é muito, mas é o que faria, caso estivesse no seu lugar

Boa sorte

o problema é que eu entrei praticamente na cotação máxima de cada titulo excepto BCP :twisted:

por VirtuaGod » 4/3/2013 19:02

Elias Escreveu:Por isso meu caro VirtuaGod aquilo que escreves só é verdade se a compra for feita em determinados momentos do tempo. Caso contrário serve para empatar capital ou para o derreter.

O que eu tento demonstrar é que não depende da data de compra, depende sim do Horizonte Temporal do Investimento. Escolhe uma data. Março de 2000? No dia que o índice fez 258? É uma data especialmente má para comprar? Concordas?

por Elias » 4/3/2013 18:45

VirtuaGod Escreveu:Depois deste Brutal Bear Market quem comprou o World Stock Index há 20 anos estaria a ganhar cerca de 11% ao ano. Quem comprou um hipotético ETF (que não existia mas existe agora) ainda estaria a ganhar mais devido aos dividendos que seriam incorporados no ETF (mesmo que fossem 1% ao ano é dinheiro)

De acordo, mas a totalidade desses ganhos foram obtidos nos primeiros 7 anos. Depois... kaputt... :P

A tua frase deveria ser antes: "quem teve a sorte de comprar o World Stock Index há 20 anos estaria a ganhar cerca de 11% ao ano; quem tivesse comprado há 15 anos estava a ganhar uns pozinhos que mal davam para a inflação e quem teve o AZAR de comprar em 1999 ou depois disso não estava a ganhar quase nada.

Por isso meu caro VirtuaGod aquilo que escreves só é verdade se a compra for feita em determinados momentos do tempo. Caso contrário serve para empatar capital ou para o derreter.

por VirtuaGod » 4/3/2013 18:36

Elias Escreveu: outra coisa completamente diferente é "investir em acções porque as acções no longo prazo sobem sempre" sem ter qualquer critério na escolha.

Comprar todas as acções do mundo (ou uma percentagem perto de 99% em termos de capitalização de mercado), através da compra de um ETF que replique o MSCI World é um critério? Na minha opinião é ausência de critérios e na tua?

Outra coisa que a maioria das pessoas não entende é time frames! Achas que 5 anos é muito tempo para o Mercado accionista? O "mito" diz no loooongo prazo... Estudos indicam pelo menos 20 anos. Lembra-te que os americanos compram o mercado accionista com vista a fazer um PPR, não um investimento de 3 ou 5 anos. Nem parece teu criticares algo sem perceberes 200% sobre o assunto :twisted:

Depois deste Brutal Bear Market quem comprou o World Stock Index há 20 anos estaria a ganhar cerca de 5,5% ao ano. Quem comprou um hipotético ETF (que não existia mas existe agora) ainda estaria a ganhar mais devido aos dividendos que seriam incorporados no ETF (mesmo que fossem 1% ao ano é dinheiro)
Anexos
World Stock Index.png
World Stock Index.png (15.25 KiB) Visualizado 1988 vezes
Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/3/2013 19:21, num total de 1 vez.

por Elias » 4/3/2013 18:15

VirtuaGod Escreveu:Mais mais, pois quero compreender até que ponto desconheces da estratégia (só o facto de achares que 10 são muitas já mostra um pouco isso)!!

E dar-me acções que desceram não aquece nem arrefece. Tb te posso dar 2000 mil que subiram. Ou fizeste um portfolio de acções más?

VirtuaGod,

Eu quis apenas dar alguns exemplos. Casos de acções que desceram nos últimos 10 anos são às centenas.

É claro que há muitas acções que subiram.

VirtuaGod Escreveu:Se quiseres é só comprares as acções que o Buffett compra se não sabes escolher as boas... Nem precisas de evoluir para Asset Alocation. Value investing pure and simple já serve :wink:

Mas uma coisa é escolher acções com base em determinados critérios (de valor, de AT, de AF ou com outro critério qualquer); é claro que investindo com base em critérios bem feitos é possível obter ganhos consistentes; outra coisa completamente diferente é "investir em acções porque as acções no longo prazo sobem sempre" sem ter qualquer critério na escolha. E aí não tens qualquer garantia de sucesso, é que não há volta a dar.

Aliás, basta pensares num portfolio de acções tugas. Ou espanholas. Ou francesas. Ou italianas. Assim escolhidas ao acaso. Nos últimos 5 anos tinhas perdido dinheiro. E nos últimos 15 provavelmente também.

por VirtuaGod » 4/3/2013 18:07

Elias Escreveu:Chega ou é preciso mais? :twisted: :twisted:

Mais mais, pois quero compreender até que ponto desconheces da estratégia (só o facto de achares que 10 são muitas já mostra um pouco isso)!!

E dar-me acções que desceram não aquece nem arrefece. Tb te posso dar 2000 mil que subiram. Ou fizeste um portfolio de acções más? Se quiseres é só comprares as acções que o Buffett compra se não sabes escolher as boas... Nem precisas de evoluir para Value investing. Comprar um ETF do MSCI World já serve :wink:

O que eu acho é que o pessoal gosta muito de inventar.

por Elias » 4/3/2013 17:49

VirtuaGod Escreveu:Mito?? que mito? Conta-me mais coisas sobre esse mito :twisted:

1. PT Multimedia
2. Peugeot
3. France Telecom
4. Alcatel
5. Glintt
6. Dexia
7. BCP
8. Tomtom
9. Arcelormittal
10. RIMM

Chega ou é preciso mais? :twisted: :twisted:

por VirtuaGod » 4/3/2013 17:46

Mito?? que mito? Conta-me mais coisas sobre esse mito :twisted:

por Elias » 4/3/2013 17:42

Reiposto Escreveu:O investimento foi feito sem usar stops porque a perspectiva é de longo prazo por isso não usei stops uma vez que não posso acompanhar os mercados e assim não corria o risco de sair cedo demais embora saiba que os stops ajustam-se, agora quanto a perder mais de 10% perder posso mas a optar por ai então o melhor é mesmo não sair e esperar que suba uma vez que assumo uma perda maior.

O problema é se depois não sobe...

Existe o mito de que as acções no longo prazo sobem sempre... nota que embora isto seja uma ilusão, é um pouco mais verdade para os índices do que para as acções - e é fácil de perceber porquê: os índices renovam-se com a entrada de novas acções e o descarte das velhas...

por TRSM86 » 4/3/2013 16:31

Vou dar a minha interpretação dos 3 gráficos BCP,BPI e BES, mas não quero com ela influenciar a sua decisão. Ela é apenas sua.

Vamos pôr a hipótese que era eu que tinha esses 3 activos.

Só abaixo dessas zonas elípticas vermelhas eu assumiria a perda. Eu sei que o tombo seria ENORME, pq a subida foi forte sem ter feito grandes consolidações, por isso não encontramos zonas importantes de suporte antes das zonas que assinalei.

Se está disposto a assumir essa possível perda, marque os valores e deixe andar. Se acha que não pode suportar, decida.

Espero ter ajudado. Eu sei que não é muito, mas é o que faria, caso estivesse no seu lugar

Boa sorte
Anexos
bcp.png
bcp.png (17.3 KiB) Visualizado 1781 vezes
bes.png
bes.png (20.07 KiB) Visualizado 1779 vezes
bpi.png
bpi.png (22.34 KiB) Visualizado 1776 vezes
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

Re: Usar ou não usar STOPs Longo Prazo

por Joao-D » 4/3/2013 16:15

Joao-D Escreveu:
Reiposto Escreveu:Qual a vossa opinião num investimento a longo prazo tipo 3 a 5 anos em acções devemos usar stops ou não,

A mim já me aconteceu usar stops e acabar por sair cedo demais de uma acção e o contrario também com é o caso neste momento entrei com a ideia de investir a longo prazo e neste momento já estou com perdas de + de 10% do valor investido uma vez que não usei stops e já pondero sair mesmo com perdas avultadas.
Na vossa opinião quando investimos neste horizonte de tempo devemos ou não usar stops.

Se a questão for só esta:

Usar ou não stop num investimento de longo prazo do tipo 3 a 5 anos?
A minha resposta é Não.

Mas acho que a questão não deve ser colocada de modo tão simples.

Os investimentos de longo prazo não são todos iguais, e deve-se conhecer bem o investimento em causa.
Da mesma forma, quando se investe num negócio qualquer, deve-se conhecer bem o negócio que se vai ter.
Muitos investidores, só definem o investimento para longo prazo depois de começarem a perder, e isso depois tem riscos muito altos.

Supondo um caso, de um qualquer investidor, que comprou a Sonae Industria em 31-5-2007 numa estratégia de longo prazo.
Na altura, o preço da Sonae Industria estava a 9,14 euros.
Três anos depois, a Sonae Industria estava ao preço de 2,15 euros, e o investidor tinha no investimento de longo prazo um retorno de -76,70%.
Hoje ainda não vendeu, e tem um retorno de -93,85%.

Isto é uma opinião pessoal.
Investir em ações a longo prazo, é um risco muito grande. Existem muitas ações que não sobem no longo prazo. Investir num índice através de ETFs é menos arriscado do que investir em ações. No entanto, existe sempre muita incerteza no longo prazo, e os índices não todos iguais, os mercados não sobem todos da mesma maneira, e isso tem que se levar em atenção.
A bolsa do Japão desde Dezembro de 1989 que não voltou a ter novo máximo.
O PSI 20 desde Abril de 1998 que não voltou a ter novo máximo.
O Nasdaq 100 desde Fevereiro de 2000 que não voltou a ter novo máximo.

A meu ver, numa estratégia de longo deve-se usar uma percentagem pequena do dinheiro.
Uso no máximo 15% do valor da carteira.

Registado: 27/5/2010 18:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Carrancho_, Google [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 328 visitantes