Off Topic - Mudar da área Financeira para a de Hotelaria
15 mensagens
|Página 1 de 1
Mudar da área Financeira para a de Hotelaria
Caro lapf,
Tendo eu feito o caminho inverso (de 1992 a 2006 estava na hotelaria), estou na area financeira em part-time desde 2003 e full-time desde 2006; penso que posso ter algo a dizer.
Optimo. Porque a hotelaria e nao outra coisa qualquer? Se hotelaria, a fazer o que? Contabilidade? Recepcionista? Empregada de quartos? Ou seja, ela nao acordou de manha e disse "hotelaria!" Ela disse algo tipo "nao me importava de ser o director do Tivoli" ou "e melhor ser empregada de mesa do que desempregada".
No mundo real ninguem tem
Ja foi aqui referido que em Portugal ha optimas escolas. No entanto, sugiro que comece antes por trabalhar para ver se gosta ou nao. Se ela quer mesmo trabalhar, ha sempre (sempre, sempre, sempre) trabalho manual disponivel em hoteis.
Para mim, foi a melhor coisa que fiz na vida. Enriquecedor. Estou a planear outra mudanca, para de aqui a 10 anos mais ano menos ano.
As dificuldades (na Europa tradicional) sao sobretudo sociais. Ou seja, "entao tu, o Carla, estavas tao bem no BPN e agora es recepcionista na Pensao? Nao arranjas nada no CPP?".
Para os mais novos, o CPP era um banco muito giro, pois aquilo tudo (pessoas, maneiras, maneirismos) ficou atascado nos anos 70.
A ultima pergunta e gira, pois o horario tipico e nao ter horario
O sector hoteleiro e muito interessante pois nao existe desemprego para quem quer trabalhar, tenha mobilidade fisica, e possa mudar de local/cidade/pais facilmente; nem mesmo em recessoes severas.
Boa sorte
CN
Tendo eu feito o caminho inverso (de 1992 a 2006 estava na hotelaria), estou na area financeira em part-time desde 2003 e full-time desde 2006; penso que posso ter algo a dizer.
lapf Escreveu: Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar da área Financeira para a área de Hotelaria
Optimo. Porque a hotelaria e nao outra coisa qualquer? Se hotelaria, a fazer o que? Contabilidade? Recepcionista? Empregada de quartos? Ou seja, ela nao acordou de manha e disse "hotelaria!" Ela disse algo tipo "nao me importava de ser o director do Tivoli" ou "e melhor ser empregada de mesa do que desempregada".
lapf Escreveu:A pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido
No mundo real ninguem tem

lapf Escreveu:Quer começar por tirar um curso nesta área.
Ja foi aqui referido que em Portugal ha optimas escolas. No entanto, sugiro que comece antes por trabalhar para ver se gosta ou nao. Se ela quer mesmo trabalhar, ha sempre (sempre, sempre, sempre) trabalho manual disponivel em hoteis.
lapf Escreveu:O que acham de mudar de profissão? Que problemas podem vir com isso? Quais são as principais dificuldades que uma pessoa pode encontrar ao mudar de profissão?
Para mim, foi a melhor coisa que fiz na vida. Enriquecedor. Estou a planear outra mudanca, para de aqui a 10 anos mais ano menos ano.
As dificuldades (na Europa tradicional) sao sobretudo sociais. Ou seja, "entao tu, o Carla, estavas tao bem no BPN e agora es recepcionista na Pensao? Nao arranjas nada no CPP?".
Para os mais novos, o CPP era um banco muito giro, pois aquilo tudo (pessoas, maneiras, maneirismos) ficou atascado nos anos 70.
lapf Escreveu:Acham a Hotelaria uma área profissional aliciante? Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria?
A ultima pergunta e gira, pois o horario tipico e nao ter horario

O sector hoteleiro e muito interessante pois nao existe desemprego para quem quer trabalhar, tenha mobilidade fisica, e possa mudar de local/cidade/pais facilmente; nem mesmo em recessoes severas.
Boa sorte
CN
Re: Off Topic - Mudar da área Financeira para a de Hotelaria
lapf Escreveu:Boa Tarde,
Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar da área Financeira para a área de Hotelaria e anda a pedir-me aconselhamento.
A pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido, quer começar por tirar um curso nesta área.
Infelizmente este não é assunto que eu domine mas o problema fundamental parece-me ser que a distância entre o que uma pessoa idealiza e o que é, pode ser muitas vezes gigantesca.
Como este fórum é frequentado por muitas pessoas, talvez exista alguém que possa ajudar neste assunto.
Alguém que estava desempregado(a) mudou para outra profissão? Algo completamente diferente do que fazia anteriormente
O que acham de mudar de profissão? Que problemas podem vir com isso?
Quais são as principais dificuldades que uma pessoa pode encontrar ao mudar de profissão?
Gostava de saber as vossas opiniões, mas sobretudo conselhos práticos relacionados com as vossas experiências de vida
Acham a Hotelaria uma área profissional aliciante?
Quais são as profissões na área de Hotelaria que acham mais e menos interessantes?
Qual é o horário típico de um profissional de Hotelaria?
Obrigado
Dentro do ramo hoteleiro,tens tanto horário,tanta tarefa,podiamos estar aqui a falar,que não se esgotava o assunto...
Contacto com o cliente,logistica,planeamento,organização,tratamento de dados,limpeza e manutenção,contabilidade e gestão,etc,etc são tantas as necessidades como são tão diferentes os negocios hoteleiros e as pessoas que os servem.
Tens,ao nível de boa formação,em Portugal,as nossas escolas de hotelaria (Estoril,Porto,Setubal,Faro,etc),recomendo vivamente,tudo dependerá de escolher o curso que achar mais adequado.
Mais importante que mudar de área,é importante abraçar essa área,como algo ,que ,de facto, se goste.
Ter paixão pela profissão ,é,na minha opinião,um factor muito importante.
Não vejo nada de errado em se pretender outra área,mostra,na minha opinião,iniciativa,coragem e ao mesmo tempo,humildade,qualidades que muito admiro.
Ha que ir aos sitios,questionar,e,também, hoje com a internet,tens tons.de informação sem sair de casa.
O sucesso,provavelmente,depende de tantos factores,e até (muito) da sorte,mas,o mais importante: capacidade de trabalho,nunca nos acomodarmos,ter no nosso circulo, pessoas que nos façam evoluir,procurar e saber procurar.
Acredito,até,que ter trabalhado noutro sector,poderá,eventualmente, trazer uma mais valia.
Espero ter sido capaz de ajudar,sei que fazes aqui muitas perguntas,mas,para começar,é preferível encaixar,aquilo,que julgo ser,algumas das bases,que aqui refiro.
- Registado: 26/6/2011 9:50
VirtuaGod Escreveu:São situações extremas... o melhor operador de ábaco do mundo![]()
No mundo de hoje não conheço ng que seja realmente bom naquilo que faz desempregado. Vejo é ainda imensa gente que não percebe um charuto do que faz empregada...
Era só para exemplificar que quem hoje é o melhor, amanhã pode levar um pontapé no traseiro, apenas porque o mundo mudou... É um exemplo rebuscado, de facto

Há uns quantos desempregados bons naquilo que fazem. Estão à espera que acabe o subsídio para aceitarem trabalhar por menos de metade do que recebiam. É o chamado "real economics"...
Concordo com a resto do que dizes. É a componente humana que o explica: somos todos filhos/irmãos/sobrinhos/cunhados/amigos de alguém... e alguns têm quem lhes punha a mão por baixo...
São situações extremas... o melhor operador de ábaco do mundo
No mundo de hoje não conheço ng que seja realmente bom naquilo que faz desempregado. Vejo é ainda imensa gente que não percebe um charuto do que faz empregada...

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Não concordo, sou e sempre serei a favor da "super" especialização. Se estiveres entre os melhores no que fazes há sempre quem te pague para o fazeres
Pergunto-me o que andará a fazer o "melhor operador de ábaco do mundo". A vender calculadoras?

Há muito menos gente entre os melhores do que no desemprego. E quando menos esperas, o mundo pode tirar-te o tapete.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_da_Vinci

Renegade Escreveu:Cada vez mais as pessoas têm que ter mais que uma competência.
Não concordo, sou e sempre serei a favor da "super" especialização. Se estiveres entre os melhores no que fazes há sempre quem te pague para o fazeres

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
lapf Escreveu:Quais foram as maiores dificuldades que tiveram ao mudar de profissão?
Adaptação mental à nova actividade (i.e., abandonar as rotinas mentais da anterior e criar novas)
lapf Escreveu:O que os levou a tomar essa decisão?
A vidinha...

lapf Escreveu:Quais são os riscos que uma decisão destas acarreta?
Novos: Não gostar da nova actividade e dificuldade em adaptar a vida pessoal
Os de sempre: Não gostar do ambiente da nova empresa; ser inserido num departamento chefiado por um incompetente; ter o azar de ir para a uma empresa a cavar a cova;
A parte boa: o que está para trás não perde valor de um dia para o outro. As valencias antigas (e diferentes) podem ser um trunfo para ser jogado em determinado momento, e permitir aquela a clássica situação de dar um passo para o lado (ou para trás) para depois dar dois passos para a frente.
Uma decisão a tomar, como a da tua familiar, depende sempre da mentalidade e também da situação de vida dela (idade, carteira, necessidades da familia, etc.)
Tenho 35 anos e já fiz trabalho indiferenciado; comercial; técnico; técnico-comercial e agora, neste momento, empresarial (em PME, logo faço de tudo o que for preciso - paquete, secretário, "bombeiro", vendedor, cobrador, comprador, relações publicas, marketing, rh, tesoureiro, gestor e, muito raramente, "patrão").
Todos as actividades que tive fizeram de mim aquilo que sou hoje mas, obviamente, se soubesse o que sei hoje tinha evitado alguns erros que cometi. Mas também muito do que sei hoje aprendi à custa desses erros.
Hoje em dia e como as coisas estão, no tecido empresarial típico de Portugal é dificil sobreviver sem polivalencias. É meio caminho andado para sermos o escolhido a ir fazer fila para o centro de emprego.
PS - O minha profissão de sonho era ser astronauta

A-330 Escreveu:Pois eu acho mal.
Vai investir tempo e dinheiro em nova formação e depois vai para o mercado de trabalho sem experiência nenhuma.
Se não há emprego para os que já tem experiência , imagina para os que não tem.
Ela ou ele que comece desde já a procurar um emprego melhor na área que já domina. E depois de empregada, aí sim , vai estudar outra coisa.Apesar de nem isso eu achar muito bem. Devia é guardar dinheiro porque os tempos andam conturbados.
O que me parece é que a sua familiar está a tentar entrar longo em bear market.
A330
Exacto A330 , é sempre complicado começar algo novo.Em especial nesta altura.
Mas ainda ontem vi uma noticia que vão abrir mais 28 hotéis em Portugal.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Pois eu acho mal.
Vai investir tempo e dinheiro em nova formação e depois vai para o mercado de trabalho sem experiência nenhuma.
Ela ou ele que comece desde já a procurar um emprego melhor na área que já domina. E depois de empregada, aí sim , vai estudar outra coisa.Apesar de nem isso eu achar muito bem. Devia é guardar dinheiro porque os tempos andam conturbados.
A330
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
As únicas pessoas que conheço que não mudam de profissão são os f. públicos , alias são tão especializados que poucas coisas conseguem fazer.
O resto das pessoas conseguem mudar com maior ou menos dificuldade.
A área de hotelaria pode ser muito aliciante se a pessoa gostar de contactar com o publico, mas não só, as grandes cadeias hoteleiras tem equipas de contabilidade , gestão e etc.
Normalmente o horário e 24/7 , ou seja por turnos, mas tudo depende do tipo de emprego.
O resto das pessoas conseguem mudar com maior ou menos dificuldade.
A área de hotelaria pode ser muito aliciante se a pessoa gostar de contactar com o publico, mas não só, as grandes cadeias hoteleiras tem equipas de contabilidade , gestão e etc.
Normalmente o horário e 24/7 , ou seja por turnos, mas tudo depende do tipo de emprego.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Cada vez mais as pessoas têm que ter mais que uma competência.
No caso de uma deixar de ser uma fonte de rendimento, sempre teremos outra áreas a que recorrer.
Acho muito bem que se procure áreas distintas. Todos nós temos aptidões bem distintas que nem sonhamos em aproveitar profissionalmente. Conheço vários casos, por ex., uma psicóloga que se dedicou a "cake designer", um que trabalhava num "call center" que abriu uma garagem de reparação de carros, etc...
No caso de uma deixar de ser uma fonte de rendimento, sempre teremos outra áreas a que recorrer.
Acho muito bem que se procure áreas distintas. Todos nós temos aptidões bem distintas que nem sonhamos em aproveitar profissionalmente. Conheço vários casos, por ex., uma psicóloga que se dedicou a "cake designer", um que trabalhava num "call center" que abriu uma garagem de reparação de carros, etc...
Off Topic - Mudar da área Financeira para a de Hotelaria
Boa Tarde,
Tenho uma familiar desempregada que está a pensar mudar da área Financeira para a área de Hotelaria e anda a pedir-me aconselhamento.
A pessoa em questão ainda não tem um posto de trabalho garantido, quer começar por tirar um curso nesta área.
Infelizmente este não é assunto que eu domine mas o problema fundamental parece-me ser que a distância entre o que uma pessoa idealiza e o que é, pode ser muitas vezes gigantesca.
Como este fórum é frequentado por muitas pessoas, talvez exista alguém que possa ajudar neste assunto.
Alguém que estava desempregado(a) mudou para outra profissão? Algo completamente diferente do que fazia anteriormente
Quais são as principais dificuldades que uma pessoa pode encontrar ao mudar de profissão?
Gostava de saber as vossas opiniões, mas sobretudo conselhos práticos relacionados com as vossas experiências de vida
Quais são as profissões na área de Hotelaria que acham mais e menos interessantes?
Obrigado
Obrigado
- Registado: 12/10/2012 13:44
15 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 362 visitantes