Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Carne cavalo a venda em Todo o Lado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/2/2013 20:33

QuimPorta Escreveu:
Lion, esta história começa com uma lei Romena que limita a circulação de cavalos nas estradas, onde ainda é um trasnporte bastante popular.

Apartir daí é fácil de perceber porque é que a carne de cavalo Romena se torna mais barata que a de vaca.

O mesmo aconteceria à carne de leão se estes fossem expulsos do ZOO :wink:

O Homem come cavalo pelo menos desde o paleolítico. Actualmente são consumidos milhões de cavalo por ano.
Eu sempre estive familiarizado com o consumo da carne de cavalo, embora pessoalmente não costume comer.

Estou meio estupefacto com o nível que isto atingiu, desconhecia que ia tamanha confusão pela Europa fora (deve ter sido algum filtro interno que não me deixou aperceber da situação antes). Mas pronto, ainda bem que anda tudo preocupado com a carne de cavalo, é sintoma de que não há outros assuntos realmente preocupantes no momento!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por joaopedroinvestidor » 21/2/2013 20:26

MarcoAntonio Escreveu:
SirKneighf Escreveu:Com carne de cavalo ou não. A lasanha até é aceitavel.
:oops:

Qual é o problema com a carne de cavalo? A única questão relevante na notícia é a existência de um produto qualquer alegadamente proibido.
Eu acho que isto nem era motivo para abrir um tópico mas o título do tópico fala de uma coisa quando a questão relevante é outra...
Estou com o luislobs, a seguir vai ser o quê? Os hamburguers?

"Carne de cavalo contaminada é um risco menor para a saúde humana"

Não há razões para alarme. Ainda que esteja contaminada com resíduos de um anti-inflamatório muito usado nos cavalos, a fenilbutazona, o risco para a saúde dos humanos que comam desta carne é "menor". Quem o garante é a bastonária da Ordem dos Médicos Veterinários, que em entrevista ao Expresso, assegura que esta substância é tóxica mas não provoca cancro.
http://expresso.sapo.pt/carne-de-cavalo ... na=f787284

Se isto não é um caso de saúde pública....

Registado: 4/5/2007 18:58

por Lion_Heart » 21/2/2013 20:21

MarcoAntonio Escreveu:Latrinaxxl, obrigado pelo link. Mas o que eu quero saber é onde está isto no documento:

latrinaxxl Escreveu:- Fraude: se um produto tem no rótulo determinadas percentagens de ingredientes, estas têm que corresponder exatamente ao que lá está mencionado.

Li o documento na diagonal e não encontrei nada relativo a isto, aliás acho que o documento não versa sobre o que tu pensas que versa quando colocaste aqui o link.

http://www2.spi.pt/documents/books/hort ... 370f7b.asp

Lista de Ingredientes.

Só é dispensada para os seguintes produtos: mono-ingrediente, frutos não descascados, águas gaseificadas (desde que a designação conste do rótulo), vinagres de um só produto e sem outros ingredientes, produtos lácteos sem ingredientes não lácteos, contidos em embalagens de fantasia ou “recordação”, contidos em embalagens com uma superfície inferior a 10 cm², contidos em garrafas de vidro reutilizáveis marcadas de modo indelével e que não exibam outra rotulagem.
Os ingredientes devem ser listados pela ordem decrescente da sua proporção ponderal, com algumas excepções. Devem usar-se os nomes específicos dos ingredientes, de acordo com as denominações e classificações constantes de regulamentação especial.
As menções relativas a “baixo teor” ou “alto teor” de um determinado ingrediente devem ser acompanhadas da indicação da sua percentagem máxima ou mínima.
Não é obrigatória a indicação da água na lista de ingredientes sempre que esta não se destinar a consumo, quando apenas se destinar a reconstituir um produto desidratado ou concentrado, ou quando a sua proporção não exceder 5% da massa do produto.
Sempre que um produto contiver edulcorantes, fontes de fenilalanina, parabenos ou sulfitos, a indicação é obrigatória.
As menções relativas a ingredientes estão sujeitas a legislação específica por produtos, pelo que a legislação geral da rotulagem alimentar não deve ser considerada suficiente.
A chamada “rotulagem nutricional” é a que inclui menções relativas ao valor energético ou a teores de nutrientes. Embora seja, em regra, facultativa, a rotulagem nutricional torna-se obrigatória sempre que do rótulo, da embalagem ou da própria publicidade constar uma “declaração nutricional” relativa a “propriedades nutricionais especiais”. Ou seja: qualquer produtor ou embalador que pretenda fazer uso de “declarações” ou “alegações nutricionais” terá obrigatoriamente que respeitar as exigências da legislação aplicável, designadamente o DL 751/93, de 23 de Agosto.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Quimporta » 21/2/2013 20:21

Lion_Heart Escreveu:Aqui vendem cavalo por vaca e no pasa nada. Pior é que nem se sabe se o cavalo foi morto a tiro , de doença ou num matadouro, mas no pasa nada .

Lion, esta história começa com uma lei Romena que limita a circulação de cavalos nas estradas, onde ainda é um trasnporte bastante popular.

Apartir daí é fácil de perceber porque é que a carne de cavalo Romena se torna mais barata que a de vaca.

O mesmo aconteceria à carne de leão se estes fossem expulsos do ZOO :wink:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por MarcoAntonio » 21/2/2013 20:13

Latrinaxxl, obrigado pelo link. Mas o que eu quero saber é onde está isto no documento:

latrinaxxl Escreveu:- Fraude: se um produto tem no rótulo determinadas percentagens de ingredientes, estas têm que corresponder exatamente ao que lá está mencionado.

Li o documento na diagonal e não encontrei nada relativo a isto, aliás acho que o documento não versa sobre o que tu pensas que versa quando colocaste aqui o link.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por atomez » 21/2/2013 20:11

Foge!
Anexos
findus.jpg
findus.jpg (40.45 KiB) Visualizado 2926 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por alexandre7ias » 21/2/2013 20:10

Amanha 50% de desconto na carne de cavalo!

Ou será lasanha de cavalo?
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Quimporta » 21/2/2013 20:06

latrinaxxl Escreveu:
Decreto de lei nº54/2010
Boa leitura.

Por acaso acho que não é... esse DL respeita a "rotulagem nutricional".
Refere-se apenas à declaração de coisas tipo "proteinas, açucar, gordura, fibras, calorias, etc."
E já outra directiva, que entra em vigor no final deste ano que vai obrigar a nova alteração da lei nacional.

Ou vocês pensam que aquela malta de Bruxelas não tem que arranjar que fazer :)

por latrinaxxl » 21/2/2013 19:57

MarcoAntonio Escreveu:
latrinaxxl Escreveu:
Dois problemas:
- Segurança alimentar: carne proveniente de locais sem as condições de higiene exigidas; existência de produtos na carne que não estão de acordo com a legislação.
- Fraude: se um produto tem no rótulo determinadas percentagens de ingredientes, estas têm que corresponder exatamente ao que lá está mencionado.
Por isso, os problemas são reais, quer se goste ou não de carne de cavalo.

Se fosse verdade, eu seria capaz de replicar o conteudo de uma garrafa de coca-cola só com recurso ao rótulo, o que não é verdade. Estou bastante certo que estás a fabricar a segunda mas podes colocar aqui a legislação e mostrar que é exactamente como dizes.

Além disso, nem faço ideia do que diz a descrição do produto, a notícia não fala sequer de tal coisa no caso específico da tal lasanha. Só diz que foi detectado um analgésico proibido em carne de cavalo nas ditas lasagnas.

A única questão relevante para já é a primeira e mesmo essa a notícia não esclarece se a saúde pública está em causa.

Decreto de lei nº54/2010
Boa leitura.

Registado: 15/2/2010 20:30

por Quimporta » 21/2/2013 19:52

Tanto quanto sei uma Directiva comunitária tem um periodo de transição, em que deverá ser trasnposta para o direito interno dos Estados, após o que entra em vigor mesmo sem isso.
Esta directiva em concreto parte de directivas anteriores, já previamente transpostas no artigo em concreto que citei. De tal maneira que quem trabalha na área nem se preocupa muito com o que está lei nacional, por vezes com "adaptações" que só atrapalham.

Seja como for, e aqui é importante deixar algumas reservas porque interpretar a lei é para os tribunais e aí é o que sabemos, nenhuma regra se sobrepõe ao direito do consumidor a ser informado. (na minha modesta e humilde opinião )

Aliás é por estas duas razões que o sistema de alerta rápido da União Europeia foi activado.

por carrancho » 21/2/2013 19:42

Como julgam que o Almoço do Caldeirão vai ser tão barato!?! :twisted:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por MarcoAntonio » 21/2/2013 19:41

QuimPorta Escreveu:Marco, acho que é mesmo o caso.

Isso é uma directiva, não é a legislação. Uma directiva é um documento com uma indicação do sentido que deve seguir a legislação, não é a legislação per se.

Aliás, o que eu descobri muito rapidamente - dado que afinal a Europa anda toda feita maluca a discutir a carne de cavalo como se fosse o maior problema alimentar do mundo - é que abaixo de uma dada percentagem não há obrigação de informar sobre a origem da carne.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 21/2/2013 19:43, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por Quimporta » 21/2/2013 19:40

Lion_Heart Escreveu:esta é a lasanha marca branca deles?

Se é Euroshopper é uma marca tipo "low cost", mas não é "branca" nem exclusiva da JM.

por Lion_Heart » 21/2/2013 19:37

esta é a lasanha marca branca deles?
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Quimporta » 21/2/2013 19:35

Marco, acho que é mesmo o caso.

DIRECTIVA 2000/13/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO
de 20 de Março de 2000

(...)

Artigo 2.
o
1. A rotulagem e as modalidades em que é realizada não podem:
a) Ser de natureza a induzir em erro o comprador, nomeadamente:
i) no que respeita às características do género alimentício e, em especial, no que se refere à natureza, identidade, qualidades, composição, uantidade, durabilidade, origem ou proveniência, modo de fabrico ou de obtenção,

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/Lex ... 042:PT:PDF

por MarcoAntonio » 21/2/2013 19:26

latrinaxxl Escreveu:
Dois problemas:
- Segurança alimentar: carne proveniente de locais sem as condições de higiene exigidas; existência de produtos na carne que não estão de acordo com a legislação.
- Fraude: se um produto tem no rótulo determinadas percentagens de ingredientes, estas têm que corresponder exatamente ao que lá está mencionado.

Se fosse verdade, eu seria capaz de replicar o conteudo de uma garrafa de coca-cola só com recurso ao rótulo, o que não é verdade. Estou bastante certo que estás a fabricar a segunda mas podes colocar aqui a legislação e mostrar que é exactamente como dizes.

Além disso, nem faço ideia do que diz a descrição do produto, a notícia não fala sequer de tal coisa no caso específico da tal lasanha. Só diz que foi detectado um analgésico proibido em carne de cavalo nas ditas lasagnas.

A única questão relevante para já é a primeira e mesmo essa a notícia não esclarece se a saúde pública está em causa.
Imagem

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 21/2/2013 19:22

O mal do tuga é ser demasiado brando com coisas importantes .

Li, que no outro dia, uns tipos meteram a Subway em tribunal só porque apregoavam uma sandes com suponhamos 25 cm e só tinha 22.

Nos EUA existem pessoas que ganham a vida a comprar e mandar analisar produtos alimentares e se alguma coisa não estiver de acordo com o rótulo já se sabe , tribunal.

Aqui vendem cavalo por vaca e no pasa nada. Pior é que nem se sabe se o cavalo foi morto a tiro , de doença ou num matadouro, mas no pasa nada .

Subway Sued Over ‘Footlongs’ That Came Up Short

By ABC News
Jan 24, 2013 8:19am
ABC News’ John Muller reports:
Two New Jersey men sued Subway this week, claiming the world’s biggest fast-food chain has been shorting them by selling “footlong” sandwiches that measure less than 12 inches.
The suit, filed Tuesday in Superior Court in Mount Holly, N.J., might be the first legal filing aimed at the Milford, Conn.-based company since a Subway customer in Australia posted a photo of a “footlong” sub next to a ruler on the company’s Facebook page to allege that the sandwich was not as long as advertised.
The photo quickly spread across the Internet and the company has since been on the receiving end of a barrage of criticism.
Stephen DeNittis, the lawyer for the plaintiffs in the New Jersey suit, said he’s seeking class-action status and is also preparing to file a similar suit in Pennsylvania state court in Philadelphia.

In http://abcnews.go.com/blogs/business/20 ... -up-short/
Editado pela última vez por Lion_Heart em 21/2/2013 19:30, num total de 1 vez.

Lion_Heart

por Quimporta » 21/2/2013 19:21

MarcoAntonio Escreveu:
Qual é o problema com a carne de cavalo?

O mesmo problema das carteiras Cartier vendidas nos chinos. :)
É uma fraude.

Efectivamente não levanta propriamente problemas de segurança pública, nem sequer estaria proibido se o fabricante declarasse "pode conter resíduos de equino" :)

por Sir[Kneighf] » 21/2/2013 19:16

Tens noção que isto é o "efeito queda de avião"?
Não quero imaginar a quantidade de comida que todos ingerimos que não cumprem.
Walking to where there is no path, leaving a trail.

Registado: 22/5/2011 12:34

por latrinaxxl » 21/2/2013 19:13

MarcoAntonio Escreveu:

Qual é o problema com a carne de cavalo? A única questão relevante na notícia é a existência de um produto qualquer alegadamente proibido.

Eu acho que isto nem era motivo para abrir um tópico mas o título do tópico fala de uma coisa quando a questão relevante é outra...

Dois problemas:

Registado: 15/2/2010 20:30

O provérbio

por eba » 21/2/2013 19:08

O problema é que o provérbio diz "gato por lebre" e não "cavalo por boi".
Qualquer dia juntam sidra no vinho ou bagaço no whisky!!!

Registado: 29/11/2007 3:01

por Sir[Kneighf] » 21/2/2013 19:06

MarcoAntonio Escreveu:

Eu não tenho problema nenhum, tá ali uma delas no fridge e vai servir bem para o jantar.
Me likes carne de cavalo.

O problema não é estar lá carne de cavalho, é o quão questionavel é a segurança alimentar.
Dito isto, daqui a pouco já vai para o microondas.

por MarcoAntonio » 21/2/2013 19:02

Imagem

Administrador Fórum

k

por luislobs. » 21/2/2013 19:01

proximo serao as Hamburgers.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Sir[Kneighf] » 21/2/2013 18:59

Com carne de cavalo ou não. A lasanha até é aceitavel.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana e 169 visitantes