Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Qual a próxima ação a ascender ao PSI20?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por richardj » 22/3/2013 10:38

a cmvm tem critérios para escolher a acção que sobe ao psi-20 quando abre uma vaga.

Esses critérios tem haver com capitalização bolsista, volume diário de acções (liquides) etc

estava a ver se encontrava os candidatos da ultima alteração para o psi-20, mas não encontro.

Registado: 25/4/2011 22:36

por Yurca » 22/3/2013 10:07

Ulisses, muito obrigado por pelo menos me ter esclarecido esta dúvida.

A 2a questão prende-se com, e seguindo as regras, qual seria normalmente a empresa que entraria no índice...Seguramente que há umas ou duas empresas que têm essas condições ...ou pelo menos reúnem mais condições que as demais.

Mas, agradecido na mesma pela ajuda.

Aproveito desde já também para agradecer a a todos pelo trabalho que tem vindo a ser realizado neste fórum.

Obrigado

Registado: 29/11/2007 12:54

por Ulisses Pereira » 21/3/2013 17:28

yurca, o que te posso dizer é que, face ao que descreveste, haverá espaço para mais uma acção. Mas acções fora do PSI20 não posso comentar. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por C0rr3i4 » 21/3/2013 17:27

Yurca Escreveu:epá...não respondam todos ao mesmo tempo porque se não é uma confusão e ninguém se entende!!

Verbo Especular

conjugar o verbo especular

Formas Nominais:
infinitivo: especular
gerúndio: especulando
particípio: especulado

Presente do Indicativo
eu especulo
tu especulas
ele especula
nós especulamos
vós especulais
eles especulam

Pretérito Perfeito do Indicativo
eu especulei
tu especulaste
ele especulou
nós especulamos
vós especulastes
eles especularam

Pretérito Imperfeito do Indicativo
eu especulava
tu especulavas
ele especulava
nós especulávamos
vós especuláveis
eles especulavam

Pretérito Mais-que-perfeito do Indicativo
eu especulara
tu especularas
ele especulara
nós especuláramos
vós especuláreis
eles especularam

Futuro do Indicativo
eu especularia
tu especularias
ele especularia
nós especularíamos
vós especularíeis
eles especulariam

Condicional do Indicativo
eu especularei
tu especularás
ele especulará
nós especularemos
vós especulareis
eles especularão

(...)

Imperativo Afirmativo
especula tu
especule ele
especulemos nós
especulai vós
especulem eles

Imperativo Negativo
não especules tu
não especule ele
não especulemos nós
não especuleis vós
não especulem eles

Infinitivo Pessoal
por especular eu
por especulares tu
por especular ele
por especularmos nós
por especulardes vós
por especularem eles
C0rr3i4

"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)

Registado: 18/1/2012 17:35

por Yurca » 21/3/2013 17:21

epá...não respondam todos ao mesmo tempo porque se não é uma confusão e ninguém se entende!!

por Yurca » 21/3/2013 11:44

Bom dia a todos,
Com a fusao da Zon e Sonae Com ira haver espaco para mais uma entrada no psi20, correcto? Se sim, alguem arrisca a dizer qual sera a empresa?
obg

por Elias » 23/2/2013 0:01

Novabase regressa ao PSI-20 em Março e tira lugar do ESFG
22 Fevereiro 2013, 19:43 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

Quase seis anos depois, a tecnológica volta a integrar o principal índice de referência de Lisboa na sessão de 18 de Março. Pelo contrário, nesse dia, a “holding” que detém o BES já não negoceia no PSI-20.

A Novabase vai voltar a integrar o índice de referência da praça nacional a partir de Março. A tecnológica vai tirar o lugar ao Espírito Santo Financial Group (ESFG) na revisão anual do PSI-20, anunciou hoje a Euronext Lisbon.

A empresa liderada por Luís Paulo Salvado (na foto) regressa ao índice, depois de o ter abandonado em Julho de 2007 – quando foi substituída pela Soares da Costa, que já não se encontra no PSI-20. A revisão anual tem em conta a liquidez das constituintes da Bolsa de Lisboa.

Já no ano passado, quando houve uma revisão intercalar do índice em Setembro, onde as empresas alvo de ofertas públicas de aquisição Cimpor e Brisa foram substituídas, a Novabase era apontada como uma forte candidata a integrar o índice – a tecnológica chegou a valorizar-se em bolsa devido a essa expectativa. Tal não aconteceu, já que a Cofina e o Banif ocuparam o seu lugar mas, meses depois, o regresso ao PSI-20 torna-se uma realidade.

A Novabase terminou hoje a negociar nos 2,91 euros, acumulando uma valorização de 26,5% desde o início do ano. Com uma capitalização bolsista de 91,4 milhões de euros, a empresa chegou a tocar nos 3,08 euros por acção no início de Fevereiro, renovando aí um máximo de Maio de 2011.

Este mês, a tecnológica apresentou uma triplicação dos lucros em 2012 para os 7,9 milhões de euros.

ESFG sai do PSI-20 um ano depois

O ESFG, dono do BES, vai deixar o índice um ano depois de ter entrado, altura em que ocupou o lugar do Banif (que regressou, depois, ao PSI-20 em Setembro, onde se vai manter).

A entrada da “holding” financeira, que além do BES tem negócios na saúde (Espírito Santo Saúde) e nos seguros (Tranquilidade), ocorreu a 19 de Março de 2012 quando se estreou a cotar nos 5,60 euros.

Hoje, a empresa fechou a valer 5,20 euros por acção, o que representa uma desvalorização de 7% neste período. O ESFG tem negociado sempre, ao longo destes 11 meses, entre os 5 e os 5,80 euros. A empresa apresenta um valor de mercado de 1,08 mil milhões de euros, bastante superior ao da Novabase.

JM, PT e EDP perdem peso no PSI-20

“Depois do fecho da negociação na sexta-feira, 15 de Março de 2013, será publicado o novo divisor do índice”, indica, no comunicado, a Euronext. O novo divisor vai indicar o peso que cada cotada terá no novo PSI-20 sendo que, na revisão anual, é definido o limite máximo de 15% para o peso de cada empresa no desempenho do índice.

A Jerónimo Martins, que conta com um peso actual de 17,9% no comportamento do PSI-20, a Portugal Telecom, com 15,5%, e a EDP, com 15,4%, vão sentir uma descida do seu peso para, no máximo, 15%. A percentagem sobrante é, depois, distribuída pelas restantes cotadas.

Neste momento, cinco das 20 empresas contribuem, cada uma, para menos de 1% da evolução do PSI-20. São elas a Sonaecom, Mota-Engil, Sonae Indústria, Banif e Cofina.

Banca perde representatividade no PSI-20

A Novasebase junta-se às restantes 19 empresas e o PSI-20 volta a ter uma empresa de tecnologias, ao passo que a banca perde uma cotada. Do sector financeiro, encontra-se na principal “montra” do mercado nacional o BCP, BPI, BES e Banif. Nas telecomunicações, a Portugal Telecom está acompanhada pelas Zon Multimédia e Sonaecom.

A EDP, da energia, está ao lado da EDP Renováveis e da REN, sendo que a petrolífera Galp também integra este sector. No lado industrial, a Sonae Indústria, Altri, Semapa, Portucel e Mota-Engil são os elementos do PSI-20. A Jerónimo Martins e a Sonae são os membros do retalho. A terminar, encontra-se a Cofina (dona do Negócios), da área dos media.

Para que serve estar no PSI-20?

O PSI-20 é o índice de referência da Bolsa de Lisboa, sendo aquele que é seguido para acompanhar a evolução do mercado nacional. A chegada ao PSI-20 é, assim, a entrada naquela que é a principal “montra” da praça portuguesa, o que dá uma maior visibilidade à empresa junto dos investidores.

Muitos fundos de investimentos replicam as cotadas que constituem o índice pelo que a entrada de uma empresa no PSI-20 pode significar que esses fundos possam passar a seguir a referida empresa.

(Notícia actualizada às 20h23 com mais informações)

Registado: 5/11/2002 12:21

por C0rr3i4 » 20/2/2013 18:24

Tendo por base a capitalização bolsista actual, na minha opinião, ascenderiam a Corticeira Amorim, Teixeira Duarte e Novabase, e eram despromovidas a Cofina, Banif e Sonae Indústria, mas julgo só serem possíveis duas mudanças...
C0rr3i4

(Albert Einstein)

Re: Qual a próxima ação a ascender ao PSI20?

por C0rr3i4 » 20/2/2013 15:25

Conquistador Escreveu:
ZangDout Escreveu:A criação deste tópico tem como objectivo a partilha opiniões relativamente á próxima cotada a integrar o principal índice nacional.

A minha escolha recai para a Teixeira Duarte. Mais tarde apresentarei justificações.

Espero que partilhem as vossas opiniões...

Mais tarde quando?Aguardo com curiosidade...

Cumprimentos,

É o que se costuma dizer: "prognósticos?... só o final do jogo."
C0rr3i4

(Albert Einstein)

por ZangDout » 8/2/2013 0:21

Ninguém tem alguma informação?

Registado: 21/7/2012 18:06

Re: Qual a próxima ação a ascender ao PSI20?

por Conquistador » 6/2/2013 16:34

ZangDout Escreveu:A criação deste tópico tem como objectivo a partilha opiniões relativamente á próxima cotada a integrar o principal índice nacional.

A minha escolha recai para a Teixeira Duarte. Mais tarde apresentarei justificações.

Mais tarde quando?Aguardo com curiosidade...

Cumprimentos,

Registado: 3/7/2008 11:58

por V_Monteiro » 6/2/2013 13:56

Também estou curioso.

Registado: 10/9/2012 22:22

por ZangDout » 6/2/2013 10:54

Alguém sabe mais alguma coisa acerca da noticia publicada pelo negócios ontem á noite?

por Cardoso25 » 6/2/2013 1:17

ZangDout Escreveu:Alguém que tenha assinatura pode colocar aqui o resto da noticia...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _para.html

A sair será a cofina?

Registado: 4/3/2012 18:57

por ZangDout » 6/2/2013 1:09

Alguém que tenha assinatura pode colocar aqui o resto da noticia...

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... _para.html

por C0rr3i4 » 29/1/2013 20:16

Acho que antes de perguntar quem é promovido, deve-se perguntar qual poderá ser a acção despromovida e se haverá ou não mudanças... Na última revisão, não houveram alterações.
C0rr3i4

(Albert Einstein)

por dfviegas » 25/1/2013 14:51

julgo que seja com base no volume, exclusivamente.

Registado: 29/11/2007 2:53

por ZEsteves » 25/1/2013 14:45

De que é que depende?

Confesso que não sei qual é o critério... capital social?

Registado: 21/9/2012 18:42

Qual a próxima ação a ascender ao PSI20?

por ZangDout » 25/1/2013 13:51

A criação deste tópico tem como objectivo a partilha opiniões relativamente á próxima cotada a integrar o principal índice nacional.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, Apramg, Carrancho_, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, MP65, MR32, nunorpsilva, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, TTM62, zulu404 e 198 visitantes