Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Está dificil de fazer dinheiro na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por canguru » 3/4/2013 18:46

Elias, vais detectar o inicio do bull quando o PSI cortar consistentemente os 5700 :lol:

Na brinca, master ;)

Registado: 6/4/2008 22:41

por ToshB » 3/4/2013 17:55

migasl Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:E agora já não acreditas que estamos num Bull Market? E achas que escolheste as acções erradas? E qual é o teu plano ?

Isto não é nenhuma crítica, estou apenas a tentar fazer-te pensar naquilo que se deve pensar antes de tomar decisões.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses, comprei as ações com intenção de as vender daqui a uns 6meses, depois quero comprar um carro novo. Entrei com intenção de os 22mil que tenho se valorizarem até aos 30mil p comprar o novo A3SB, mas agora estou com receio que os 22mil se transformem em 14 ou 15mil, e não há nenhum carro decente a esse preço.
O que consideras melhor, vender enquanto estou a perder pouco, ou esperar até lá?

Espero que nos meses que passaram já te tenhas apercebido dos erros que fizeste. Senão, peço desculpa pela frontalidade mas alguém tem de o dizer: a bolsa não é um jogo, deve ser encarado como um negócio, e não pareces ter um plano ou ter estudado o quer que seja. Além disso estás na bolsa pelos motivos errados (para fazer dinheiro rápido) e com a mentalidade errada.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

por Elias » 3/4/2013 17:40

No dia 2 de Fevereiro escrevi:

Elias Escreveu:considero que o PSI ficou bull de longo prazo quando houver um higher low semanal seguido de um higher high.

No dia 3 de Fevereiro acrescentei:

Elias Escreveu:Para o rsacramento - conforme prometido aqui ficam os pivots.

O critério que segui para assinalar highs e lows foi a mudança de cor no histograma semanal da macd.

As setas vermelhas indicam lower highs / lows
As setas verdes indicam higher highs / lows

De 2003 a 2007 tivemos uma sucessão de setas verdes
Em 2008 uma sucessão de setas vermelhas
Em 2009 e 2010 houve uma amálgama de setas que não se percebe muito bem o que é...

Com base no critério apresentado, e considerando que o histograma semanal passou a vermelho, verifica-se que em breve teremos um novo mínimo relativo.

Se o mínimo relativo for mais alto, teremos o 'higher low' feito - mas essa confirmação só acontecerá depois de o histograma passar novamente a verde.
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (12.79 KiB) Visualizado 1707 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por Elias » 3/4/2013 10:29

rg7803 Escreveu:Elias,

é por essa confusão que falas que sempre gostei da simplicidade do uso de uma média móvel para avaliar a tendencia de um activo.

Para trades de médio prazo, semanas a meses, o vulgar "swing trading", que na verdade é o que mais tenho feito, para mim olhar para a MM50 sessões, dá-me logo a informação que preciso.

Ab,
RG

É verdade, mas o uso de médias móveis também dá muito mais falsos sinais...

por luisfm80 » 1/3/2013 17:49

Caro migas, o Audi de certeza k já não o compras, vende tudo e contenta-te com um clio. Os Audis são p o Inseguro e companhia do PS, que os podem pagar... com o dinheiro dos contribuintes.

Registado: 11/10/2012 14:18

por Sr_SNiper » 1/3/2013 16:32

Ao olhar para trás, fico a pensar como é que quando li sete tópico não começei a espetar uns curtos...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Camisa Roxa » 27/2/2013 13:36

migasl, se não te importas de perder esse dinheiro todo continua

se o dinheiro te faz falta e queres usá-lo na vida real, sai e não olhes para trás

o dinheiro investido nos primeiros anos de vida de um trader é para torrar na aprendizagem; se não é isso que pretendes fazer o melhor é saíres do mercado e aproveitares o dinheiro que ainda tens

se é preciso perguntares a alguém se aguentas ou vendes isso é um sinal claro que ainda estás a aprender e o que te precisas de te perguntar é se estás disposto a pagar o preço dessa aprendizagem
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Inspirado » 27/2/2013 12:36

Eu diria mais... está difícil para xuxu ganhar guito na bolsa... Eu como jovem especulador, fiquei a ver tudo a subir sem ganhar um tosto... espero ter oportunidade para ganhar na próxima leg up...

O Dezembro e o Janeiro até que não me correram mal, mas se o Fevereiro não estava famoso, as eleições em Itália vieram estragar o resto.

Bons Negócios

Registado: 31/10/2009 3:30

por Sr_SNiper » 26/2/2013 22:47

Eu diria mais... está difícil para xuxu ganhar guito na bolsa... Eu como jovem especulador, fiquei a ver tudo a subir sem ganhar um tosto... espero ter oportunidade para ganhar na próxima leg up...

por Sr_SNiper » 8/2/2013 0:48

Mais tranquilo?
Eu fiquei muito mais tranquilo em 2009, quando sai da VW a perder uma pipa de massa, também me avisaram e eu na altura segui o conselho, depois nunca mais me meti numa posição que não conseguiria sair... Felizmente sai com perdas avultadas, mas se não tivesse saído, nunca mais teria guito para fazer outro trade...

A minha visão...

por HOPE » 4/2/2013 23:43

migasl Escreveu:
Elias Escreveu:
migasl Escreveu:Ulisses, comprei as ações com intenção de as vender daqui a uns 6meses, depois quero comprar um carro novo. Entrei com intenção de os 22mil que tenho se valorizarem até aos 30mil p comprar o novo A3SB, mas agora estou com receio que os 22mil se transformem em 14 ou 15mil, e não há nenhum carro decente a esse preço.

Não sou o Ulisses, mas olhando para os números que apresentas vejo que contas com uma valorização de 36% em seis meses (o que dá mais de 70% ao ano). Não é normal haver valorizações dessa ordem de grandeza na bolsa. É certo que nos últimos seis meses as subidas foram fortes, mas isso não constitui qualquer espécie de garantia de que nos próximos seis meses venha a acontecer o mesmo...

Eu sei, mas como foram ações pouco valorizadas até agora, pensei que se podessem valorizar mais do que as outras.

1º- compraste "boas" acções...de 2 boas empresas...por isso calma...nada de pânicos exagerados;
2º- qd dizes que praticamente não subiram, acertas na Galp, mas falhas redondamente na Jerónimo Martins. A JM passou completamente ao lado desta crise dos últimos anos, valorizando-se ano após ano. Ainda há poucos dias atrás fez um máximo histórico.
3º- na década de 90 é que o investimento no PSI estava garantido a ser um sucesso, fosse qual fosse a cotada/ empresa escolhida. Hoje vivemos tempos bem diferentes, conturbados, muito voláteis e estamos no meio de uma grande crise!

Registado: 29/11/2007 3:50

por ZangDout » 4/2/2013 23:18

migasl Escreveu:
correia1978 Escreveu:O facto da Comunicação Social dar, nas últimas semanas, mais notícias acerca das subidas verificadas nas várias cotadas portuguesas, poderá levar a que muitas pessoas, que nunca investiram na bolsa, julguem que é muito fácil ganhar dinheiro na bolsa e que descobriram a galinha de ovos de ouro...

Eu acho que até é muito dificil ganhar dinheiro na bolsa e muito fácil de o perder. É muito mais dificil ganhar dinheiro na bolsa do que nas obras, e sei do que falo...
Mas como toda a gente dizia que se estava a começar a iniciar um bull market... agora parece que já existem muitas duvidas... :?

Se tivesses entrado na maior parte das cotadas há meio ano atras dirias certamente que é mais fácil ganhar dinheiro na bolsa que nas obras. Tudo depende do timing, e o teu não foi o acertado. Só isso

Registado: 21/7/2012 18:06

por Sr_SNiper » 4/2/2013 20:57

Se inda estás dentro, o meu conselho é venderes tudo ao melhor, aguentar a dor, e colocar numa DP que ainda recuperas algum. Não aguentar agora a dor, pode levar te a uma situação que depois não consegues recuperar.

por rg7803 » 3/2/2013 15:33

Olá Sacramento!

A MM50 dá-me o que preciso saber na maioria de trades que faço, que conforme referi são de médio prazo. É razoávelmente fiável e para mim é um indicador mais rápido do que analisar "higher highs, higher lows e companhia" em que tenho maior probabilidade de me enganar.

Nota, não digo que seja melhor ou pior, apenas uma questão de rapidez. Se eu pretendo entrar longo num activo qualquer porque sinto que o mercado vai reagir, uma triagem rápida que faço passa por ver activos com MM50 "angling up" e MM20 "angling down". É um primeiro critério de selecção.

Para a tendencia de médio prazo uso a MM50, a MM20 (ou EM15 em alternativa) para curto prazo.

Para longo prazo a MM200 é bastante válida, porém não uso muito visto ser raro ter trades com mais de alguns meses. Aliás este ano (passado) tem sido uma excepção, pois as posições que abri no Verão no PSI ainda as mantenho...até estou surpreendido!

Abraço.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por sergix » 3/2/2013 14:45

Faz me lembrar eu quando comecei a investir em bolsa em 2007, diversifiquei 5000€ em 4 acções com o objectivo de pagar mensalmente a prestação do carro. Nunca aconteceu e só este ano recuperei das perdas.

Mais valia ter usado os 5000€ na entrada do carro.

Registado: 4/1/2008 2:33

por rsacramento » 3/2/2013 13:31

desculpa lá a intromissão,

rg7803 Escreveu:Elias,

é por essa confusão que falas que sempre gostei da simplicidade do uso de uma média móvel para avaliar a tendencia de um activo.

é por isso que a MM200 é tão popular, ao servir para esclarecer se determinado activo está ou não em bull market

rg7803 Escreveu:Para trades de médio prazo, semanas a meses, o vulgar "swing trading", que na verdade é o que mais tenho feito, para mim olhar para a MM50 sessões, dá-me logo a informação que preciso.

Ab,
RG

a responsabilidade é enorme: fias-te numa MM50 para saberes qual é a tendência primária? (porque é disso que estamos a falar)

Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 3/2/2013 13:22

Elias Escreveu:Respondendo pois à tua questão: considero que o PSI ficou bull de longo prazo quando houver um higher low semanal seguido de um higher high.

Elias Escreveu:Para o rsacramento - conforme prometido aqui ficam os pivots.

obrigado, agora entendi: do teu ponto de vista ainda falta bastante, portanto :)

por rg7803 » 3/2/2013 1:18

Elias,

Para trades de médio prazo, semanas a meses, o vulgar "swing trading", que na verdade é o que mais tenho feito, para mim olhar para a MM50 sessões, dá-me logo a informação que preciso.

Ab,
RG
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por Elias » 3/2/2013 0:44

Para o rsacramento - conforme prometido aqui ficam os pivots.

O critério que segui para assinalar highs e lows foi a mudança de cor no histograma semanal da macd.

As setas vermelhas indicam lower highs / lows
As setas verdes indicam higher highs / lows

De 2003 a 2007 tivemos uma sucessão de setas verdes
Em 2008 uma sucessão de setas vermelhas
Em 2009 e 2010 houve uma amálgama de setas que não se percebe muito bem o que é...
Anexos
PSI 20 INDEX.png
PSI 20 INDEX.png (15.93 KiB) Visualizado 3575 vezes
PSI 20 INDEX 2.png
PSI 20 INDEX 2.png (13.22 KiB) Visualizado 3577 vezes

por Quimporta » 2/2/2013 21:26

migasl Escreveu:É muito mais dificil ganhar dinheiro na bolsa do que nas obras, e sei do que falo...

:shock:

O urso Misha e o touro Bill encontraram-se um dia na Festa do Avante.

Misha: Men!! Tu aqui?! Deu-te agora para te juntares ao povo e marchar contra o capitalismo?!

Bill: Nem me fales. Dei-me mal com umas cenas da Bolsa onde meti o guito.

Misha: Na Bolsa?! Mas tu percebes uma pevide de acções?

Bill: Sei que estamos em Bull Market!! Não é o que Ulisses diz?

Misha: Quê?! Men...Não podes ter lido direito... Só deves entrar se tiveres uma estratégia. Se necessário para saires quando o mercado mostrar que estavas enganado!! Perdeste muito?!

Bill: Até tive que vender o Audi para pagar a pensão de alimentos à minha EX... Tou desgraçado... E tu?!

Misha: Eu continuo a minha vidinha. Naquilo que sei fazer. Não tá fácil mas não me meto em doideiras.

Misha e Bill passaram a colaborar regularmente, criaram planos para estender o negócio do Misha e fazem todos os anos férias na costa alentejana. O Bill conheceu entretanto a Mimosa, moça prendada e com grandes atributos, e já pôs uns cobres de lado para comprar um Ford Fiesta.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Renegade » 2/2/2013 17:45

Sr_SNiper Escreveu:
Renegade Escreveu:
MAV8 Escreveu:Mas eu sou maluco e quando todos os meus colegas andavam de A4 carrinha, eu andava de Saxo (2 lugares) e quando eu falo em investimento em ações os mesmos amigos dizem que mesmo que quisessem não podiam investir porque no fim do mês a conta está a zero! Para já não falar dos que se queixam da vida e culpam os especuladores pelos seus problemas!!!!

Também sou diferente da maioria das pessoas.

Enquanto a maior parte das pessoas está orgulhosa do seu "carrão", eu estou orgulhoso da minha carteira de activos e da minha conta bancária.

Porquê? Porque um carro caro só gasta o nosso dinheiro (prestação, manutenção, combustível, impostos, etc.) enquanto que os activos geram cada vez mais dinheiro, são 2 coisas que funcionam em sentidos inversos.

Eu comprei o meu primeiro carro por 2.000EUR, um renault clio comercial de 1996 e andei com ele de 2007 a 2012. Foi impecável, deu para juntar guito, multiplicá-lo e agora em 2012 comprei o tal AUDI a uma pessoa que precisava do guito para não perder a casa e ficou-me mais barato que um renault clio novo ( comprei o A3 com 29.000km )...Se um gajo quer leite todos os dias, não pode matar a vaca, lógico...

Verdade seja dita, comprei um Audi A3 há mais de 10 anos. Dei grande parte de entrada e fiz um pequeno crédito. Foi um "brinquedo".

Depois uma pessoa amadurece e começa a ter uma perspectiva diferente das coisas. Comecei a achar um disparate gastar dezenas de milhares de euros numa coisa que desvalorizada como o raio. Concluí que o dinheiro é mais bem aplicado a trabalhar para nós, em vez de nós a trabalharmos para o dinheiro (tirei esta do Pai Rico, Pai Pobre, já que o citaram aqui).

Conclusão: De certeza que não tens mais nada melhor que fazer ao teu dinheiro? Sabes que esses 30000 Euros vão-te valer 20000 daqui a 2-3 anos? Não preferes que valham 40000 daqui a 2-3 anos?

Registado: 12/9/2011 14:15

por Elias » 2/2/2013 16:28

rsacramento Escreveu:lembras-te de termos tido uma troca de ideias parecida a propósito do CAC?

já não me lembro quando foi, mas sim tenho uma ideia

por rsacramento » 2/2/2013 16:10

Elias Escreveu:entendi.

mais logo coloco isso

lembras-te de termos tido uma troca de ideias parecida a propósito do CAC?

por Elias » 2/2/2013 16:01

entendi.

mais logo coloco isso

por rsacramento » 2/2/2013 15:50

ahh, é marcar os máximos relativamente aos quais te referes para dizeres se o subsequente é mais ou menos alto

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, drealeya, itisi1000, jls1, malakas, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2, Àlvaro e 139 visitantes