Zon/Sonaecom
Re: Gráficos das "noivas"
Storgoff Escreveu:HOPE Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:HOPE Escreveu:canguru Escreveu:HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
e sabes ver se os fundamentais estão bons? sabes fazer AF? ou deixas essa trabalho para as casa de investimento (BESI e afins)?
Apesar de ter tido cadeiras de Gestão Financeira e de Contabilidade Geral e Analítica na Faculdade... não, não faço Análise Fundamental...não leio Balanços nem Demontrações de Resultados.
Boooooooring.
Mas acompanhei a divulgação de resultados trimestrais da Sonaecom em 2011 e, principalmente em 2012, ano difícil para quase todas as cotadas, e sinceramente gostei, com bons resultados operacionais (e lucro)!
Se bem que é preciso ter-se noção que com contabilidade criativa...pode sempre moldar-se a coisa.
Nada como uma boa AF em 30 segundos para se saber se a cotada está cara ou barata, tudo o resto? boring... LIKE!!!! Depois claro, é só malta a abrir tópicos a dizer que não percebe o porquê dos trades não correrem bem
Percebo o que me queres dizer. Mas olha, garanto-te que não foram 30 seg. Ja que estamos a falar nisso, cada vez que saiem resultados do título, gasto uns 20/30 minutos a verificá-los e a compará-los com semestres/anos anteriores e com sector/concorrência.
Se é suficiente? Certamente que não!
Mas estou dentro, tenho 11000 acções, cada vez que baixa para um certo ponto (- de 1,42€) tento reforçar (se tiver liquidez na altura) e estou convencido que serei recompensado em poucas semanas/ meses.
E não há nenhum Analista Técnico que me faça vendê-las a perder dinheiro...nem pensar.
Se quebrar um suporte...melhor...vou comprar mais mais baratas!
Com os resultados operacionais que tem tido, com melhorias de eficiência , de produtividade, de resultados e com esta fusão anunciada...ai vai subir vai.
Tanta ***** (desculpem a linguagem) que sobe...e logo este título não subia?
No way!
Uma boa semana para os crentes & descrentes!
Muito gostam vocês de bater no ceguinho.
O HOPE até parece ter credenciais.
Não será por falta delas que não fará uma abordagem fundamental às acções em que investe.
Essa dos 30s aplica-se mais aos intitulados analistas técnicos.
Olham para meia duzia de riscos e tiram rapidamente conclusões.
Se a coisa fosse assim tão facil não sei para que é que os institucionais gastam tantos recursos a fazer AF.
Na prespectiva de um particular a AF que cabe fazer nem tem de ser propriamente muito complexa e demorada.
Alias nem deve ser esse o caminho.
Provavelmente só traria frustração.
Eu vejo a AF como guidelines para contextualizar o investimento e não como uma ciencia de advinhação de preços.
Essa coisa do valor intrinseco é uma especie de Santo Graal que todos buscam mas ninguem encontra.
Storgoff, tive uma ideia! Qd vender as minhas Sonaecom´s e obtiver umas centenas de € de lucro, estás convidado para um almoço...com "je" a pagar!

E se levares lady...levo a minha tb!
E penso "eu de que" ainda será em Fevereiro ou Março! ;P
Quanto aos outros, acreditem que não os censuro por me criticarem. O que eu estou a defender para a Sonaecom, não o faço por sistema, com as outras cotadas.
E tenho aprendido muito com as vossas opiniões e críticas, principalmente numa arte que não domino e nem sabia que existia até aqui há uns 4 anos atrás: a Análise Técnica.
Uma boa semana a todos!

- Registado: 29/11/2007 3:50
HOPE Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:HOPE Escreveu:canguru Escreveu:HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
e sabes ver se os fundamentais estão bons? sabes fazer AF? ou deixas essa trabalho para as casa de investimento (BESI e afins)?
Apesar de ter tido cadeiras de Gestão Financeira e de Contabilidade Geral e Analítica na Faculdade... não, não faço Análise Fundamental...não leio Balanços nem Demontrações de Resultados.
Boooooooring.
Mas acompanhei a divulgação de resultados trimestrais da Sonaecom em 2011 e, principalmente em 2012, ano difícil para quase todas as cotadas, e sinceramente gostei, com bons resultados operacionais (e lucro)!
Se bem que é preciso ter-se noção que com contabilidade criativa...pode sempre moldar-se a coisa.
Nada como uma boa AF em 30 segundos para se saber se a cotada está cara ou barata, tudo o resto? boring... LIKE!!!! Depois claro, é só malta a abrir tópicos a dizer que não percebe o porquê dos trades não correrem bem
Percebo o que me queres dizer. Mas olha, garanto-te que não foram 30 seg. Ja que estamos a falar nisso, cada vez que saiem resultados do título, gasto uns 20/30 minutos a verificá-los e a compará-los com semestres/anos anteriores e com sector/concorrência.
Mas estou dentro, tenho 11000 acções, cada vez que baixa para um certo ponto (- de 1,42€) tento reforçar (se tiver liquidez na altura) e estou convencido que serei recompensado em poucas semanas/ meses.
E não há nenhum Analista Técnico que me faça vendê-las a perder dinheiro...nem pensar.
Com os resultados operacionais que tem tido, com melhorias de eficiência , de produtividade, de resultados e com esta fusão anunciada...ai vai subir vai.
No way!
Muito gostam vocês de bater no ceguinho.

O HOPE até parece ter credenciais.
Não será por falta delas que não fará uma abordagem fundamental às acções em que investe.
Essa dos 30s aplica-se mais aos intitulados analistas técnicos.
Olham para meia duzia de riscos e tiram rapidamente conclusões.
Se a coisa fosse assim tão facil não sei para que é que os institucionais gastam tantos recursos a fazer AF.
Na prespectiva de um particular a AF que cabe fazer nem tem de ser propriamente muito complexa e demorada.
Alias nem deve ser esse o caminho.
Provavelmente só traria frustração.
Eu vejo a AF como guidelines para contextualizar o investimento e não como uma ciencia de advinhação de preços.
Essa coisa do valor intrinseco é uma especie de Santo Graal que todos buscam mas ninguem encontra.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Sr_SNiper Escreveu:HOPE Escreveu:canguru Escreveu:HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
Boooooooring.
No way!

HOPE Escreveu:canguru Escreveu:HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
Boooooooring.
Lose your opinion, not your money
canguru Escreveu:HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
Boooooooring.

HOPE Escreveu:A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!
Elias Escreveu:HOPE Escreveu:O título está completamente sobrevendido.
Onde é que vês a Sonaecom sobrevendida?

Acho que agora é que me lixaste Elias! Lol
Eu qd referi que estava sobrevendida, baseava-me em que a acção tem sido das que menos subiu do PSI20, ou seja, menos compras e muitas vendas...que tenho visto nas profundidades...e que não a têm deixado subir.
Mas tb reconheço que esta visão é muito subjectiva, já que não é alicerçada em factos/números/ objectividade.
Não há aqui RSI´s e Estocásticos a fundamentarem a minha visão da cotada.
A verdade e que tenho muita fezada (lol) nesta acção num futuro próximo..porque tem tudo para dar certo (os FUNDAMENTAIS)!

HOPE Escreveu:O título está completamente sobrevendido.
Onde é que vês a Sonaecom sobrevendida?

- Registado: 5/11/2002 12:21
HOPE Escreveu:pedromaga Escreveu:Apresento os gráficos das duas empresas.
No meu entender ambas com potencial para novos voos. Se bem que a Zon está mais bem posicionada para quebrar o triângulo nos 1,30, do qual está já à porta.
A SonaeCom continua dentro do canal ascendente tendo reagido ao mesmo há 2 dias, mas sem aumento significativo de volume. Acredito que a SonaeCom, quando reagir terá uma subida estúpida, na ordem dos 6%-10%. O MACD da SNC está todo espremidinho.
Projecção Zon - 3,85.
Projecção SNC - 1,67.
Ou delírios...
Sim Pedro Gama, tb estou a contar com isso, com uma verdadeira explosão na cotação da Sonaecom um dia destes. O título está completamente sobrevendido. É como a neve que se vai acumulando...acumulando em várias camadas...e um belo dia...AVALANCHE! lol
Tipo BCP... A B A L H A N C H E C A R A G O !!!
Então têm a soanecom porque a cotação está sobre vendida... é um método de compra...
Lose your opinion, not your money
pedromaga Escreveu:Apresento os gráficos das duas empresas.
No meu entender ambas com potencial para novos voos. Se bem que a Zon está mais bem posicionada para quebrar o triângulo nos 1,30, do qual está já à porta.
A SonaeCom continua dentro do canal ascendente tendo reagido ao mesmo há 2 dias, mas sem aumento significativo de volume. Acredito que a SonaeCom, quando reagir terá uma subida estúpida, na ordem dos 6%-10%. O MACD da SNC está todo espremidinho.
Projecção Zon - 3,85.
Projecção SNC - 1,67.
Ou delírios...
Sim Pedro Gama, tb estou a contar com isso, com uma verdadeira explosão na cotação da Sonaecom um dia destes. O título está completamente sobrevendido. É como a neve que se vai acumulando...acumulando em várias camadas...e um belo dia...AVALANCHE! lol
Gráficos das "noivas"
Apresento os gráficos das duas empresas.
Projecção Zon - 3,85.
Projecção SNC - 1,67.
Ou delírios...
Projecção Zon - 3,85.
Projecção SNC - 1,67.
Ou delírios...
- Anexos
-
- snc02.jpg (119.35 KiB) Visualizado 2205 vezes
-
- zon02.jpg (130.63 KiB) Visualizado 2209 vezes
- Registado: 29/11/2007 11:50
Re: p/ o Ti salvador Mano
Ti Salvador Mano Escreveu:HOPE Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Olhem com atenção os 3 gráficos(PTC,ZON, SNC) e descubram as diferenças.
Seguramente vão ter a explicação, pq nas últimas semanas a zon e a snc consolidaram e não acompanharam o último swing de alta.
Mercado vive de expectativas. Elas existiram, acreditando que haveria uma fusão. Assim que a fusão foi anunciada foi descontada pelo mercado que já tinha efectuado o movimento antecipadamente.
mais uma vez assentou na perfeição: compra no rumor , vende na noticia
A Sonaecom há mais de 6 meses que anda a marinar. Desde essa altura, subiu cerca de 10% em Bolsa (rondava os 1,30€...e agora os 1,45€). Os Bancos subiram entre 100 e 150%. As contrutoras também. A Impresa 50%. A EDP e EDP R cerca de 30%. E podia dar mais exemplos. A própria Zon subiu uns 50%.
portanto amigo, gostaria que me indicasse (ou outro alguém), quando/onde/de que forma a fusão afectou favoravelmente a cotação da Sonaecom????
1º não misture alhos com bugalhos,ou seja, sectores.
Quais são as empresas do Psi20 que estão no sector da telecomunicações+ média? Só conheço as 3 que apontei.
2ª PTC desde os mínimos de junho2012 subiu cerca de 50%
3ª SNC desde os mínimos de Junho2012 subiu cerca de 73%
4ª ZON desde os mínimos de junho2012 subiu cerca de 69%
Os gráficos mostram que a PT subiu de Junho a Setembro e depois corrigiu até finais de Novembro, no entanto a SNC e a ZON efectuaram um swing de alta sem correcções, muito semelhantes, até nas %
Se o sector da banca foi o mais castigado nos últimos 2 anos, é perfeitamente natural que seja o que mais se valorize
Boa noite.
E obrigado pela resposta...bem documentada.
Qd disse há 6 meses atrás, foi de memória.
Para provar o meu ponto de vista, tb fui pesquisar.
Assim sendo, a situação há 4 meses atrás (1 Out 2012) era a seguinte:
- Sonaecom: 1,39
- Zon: 2,17
- PT: 3,79
Pois bem, desde essa altura (longe do Rally de Dezembro/Janeiro no PSI20 para MUITOS & VARIADOS SECTORES/Empesas...por isso é que os referi...com subidas muito significativas; e longe do anúncio da fusão - meados de Dezembro), a Sonaecom subiu 7%, a ZON subiu 51% e a PT subiu 13%.
Portanto, por comparação com a aliada ZON, a subida da Sonaecom é ínfima/marginal....e a meu ver está completamente sub avaliada pelos agentes económicos.
Mas o tempo far-lhe-á justiça...espero eu...que estou completamente longo!
Um bom fds
Re: p/ o Ti salvador Mano
HOPE Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:Olhem com atenção os 3 gráficos(PTC,ZON, SNC) e descubram as diferenças.
Seguramente vão ter a explicação, pq nas últimas semanas a zon e a snc consolidaram e não acompanharam o último swing de alta.
Mercado vive de expectativas. Elas existiram, acreditando que haveria uma fusão. Assim que a fusão foi anunciada foi descontada pelo mercado que já tinha efectuado o movimento antecipadamente.
A Sonaecom há mais de 6 meses que anda a marinar. Desde essa altura, subiu cerca de 10% em Bolsa (rondava os 1,30€...e agora os 1,45€). Os Bancos subiram entre 100 e 150%. As contrutoras também. A Impresa 50%. A EDP e EDP R cerca de 30%. E podia dar mais exemplos. A própria Zon subiu uns 50%.
portanto amigo, gostaria que me indicasse (ou outro alguém), quando/onde/de que forma a fusão afectou favoravelmente a cotação da Sonaecom????
Quais são as empresas do Psi20 que estão no sector da telecomunicações+ média? Só conheço as 3 que apontei.
Os gráficos mostram que a PT subiu de Junho a Setembro e depois corrigiu até finais de Novembro, no entanto a SNC e a ZON efectuaram um swing de alta sem correcções, muito semelhantes, até nas %
Se o sector da banca foi o mais castigado nos últimos 2 anos, é perfeitamente natural que seja o que mais se valorize
- Registado: 29/11/2007 2:05
p/ o Ti salvador Mano
Ti Salvador Mano Escreveu:Olhem com atenção os 3 gráficos(PTC,ZON, SNC) e descubram as diferenças.
Ulisses Pereira Escreveu:Investbem, isso é feio mas já estamos a falar de outra coisa que não a que estávamos a discutir.
Eu estou a falar dos "researchs" que são publicados na Comunicação Social. Se algum comercial te liga a tentar impingir isto ou aquilo é um tema que nunca me ouvirás a aplaudir ou a defender. Bem pelo contrário.
Um abraço,
Ulisses
Não é comercial, é mesmo gestor de cliente, bem, hoje em dia é quase a mesma coisa...

Investbem, isso é feio mas já estamos a falar de outra coisa que não a que estávamos a discutir.
Eu estou a falar dos "researchs" que são publicados na Comunicação Social. Se algum comercial te liga a tentar impingir isto ou aquilo é um tema que nunca me ouvirás a aplaudir ou a defender. Bem pelo contrário.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Olhem com atenção os 3 gráficos(PTC,ZON, SNC) e descubram as diferenças.
- Anexos
-
- ptc.png (19.39 KiB) Visualizado 1601 vezes
-
- ptm.png (15.52 KiB) Visualizado 1601 vezes
-
- snc.png (17.62 KiB) Visualizado 1606 vezes
Ulisses Pereira Escreveu:Investbem, os analistas podem ser acusados de muita coisa, mas nunca que não fundamentam. Qualquer "research" com price targets vem acompanhado de um relatório bastante pormenorizado com os motivos.
Outra coisa é a sua qualidade. Há analistas bons e maus. Como em tudo. Como em todas as profissões. Por isso, não devemos dar demasiada importância ao que lemos, apenas vermos os argumentos para que os possamos avaliar.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses, vejo e ligam-me algumas vezes a propor investimento, NUNCA me justificaram o porquê do aconselhamento, melhor, quando os questionam, a unica coisa que me dizem é que é um papel ou um depositos que o banco está a apostar fortemente.
Posso dizer-te que tive uma situação que me ficou marcada, ligaram-me em 2008 de um banco com quem trabalhava na altura(em plena crise de subprime) a propor um deposito combinado em que, quando perguntei as empresas que faziam parte desse deposito, primeiro não sabiam, depois ligaram-me novamente e entre elas haviam 4 empresas de construção, 2 delas americanas. Ora um banco que faz isto não deveria ser responsabilizado???
Investbem, os analistas podem ser acusados de muita coisa, mas nunca que não fundamentam. Qualquer "research" com price targets vem acompanhado de um relatório bastante pormenorizado com os motivos.
Outra coisa é a sua qualidade. Há analistas bons e maus. Como em tudo. Como em todas as profissões. Por isso, não devemos dar demasiada importância ao que lemos, apenas vermos os argumentos para que os possamos avaliar.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Re: zon/sonaecom
dexter44 Escreveu:E mais importante ainda para um mercado pequeno como o nosso, é saber em quem é que os Bancos de Investimentos escolhem para o trimestre. Mesmo que haja uma conjintura economico-financeira adversa a probabilidade de se perder dinheiro é baixa.
Não sei se é alta ou baixa a probabilidade de perder/ganhar seguindo as recomendações dos bancos de investimento, mas uma coisa te digo os meus amigos que seguem essas recomendações andam a chorar o dinheiro investido há uns anos!!! Mas devem ter tido azar porque sendo a probabilidade baixa!?
Há uns dias as casas de investimento vieram recomendar a banca nacional com perspetivas de subida À Volta de 5% e 25%, desde essa altura que os bancos estão a marinar. Esqueceram-se foi de fazer essa recomendação a tempo das valorizações de cerca de 100%!!!!
Eu assim, posteriormente, também acerto sempre na mouche!!!
ps. quando olho para as recomendações é apenas por curiosidade, não as considero para tomadas de decisão.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Ulisses Pereira Escreveu:Investbem, Quem faz análises dá apenas a sua opinião. Se fosse fácil fazer previsões acertadas, o mercado não existia.
Pois é Ulisses, mas tal como aqui no forum, teriam de justificar devidamente porque aconselham tal titulo e explicar ao investidor os riscos que corre. Não é por acaso que quem já tem alguma experiencia nos mercados não liga nenhum ao aconselhamento e aos targets que a maioria das casas atribuem aos diversos papeis.
Elias Escreveu:Só para mostrar até que ponto pode ser desastroso seguir as recomendações dos bancos de investimento, cito esta notícia de 2011, com uma recomendação emitida precisamente pelo BESI:
Elias há exemplos mais flagrantes como o do BCP que quando cotava a 1 euro davam target os 1,2.
Mas o que a mim me deixa realmente com um nó na garganta é que as recomendações são sempre de compra

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Google Feedfetcher, iniciado1, J.f.vieira, nickforum, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 221 visitantes