Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PPR para pagar empréstimo da casa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vithenri » 1/4/2013 14:52

Boa Tarde,

Estamos já em Abril, e sobre este tema a assembleia da republica ficou de fazer uma nova portaria para esclarecer o que ficou em duvida no ultimo decreto lei.

Já há alguma novidade??
Abraço
Henri

Registado: 19/5/2006 14:10

por Primvs » 25/2/2013 14:56

paulop2009 Escreveu:
Onelife Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Finalmente posso abrir a garrafa de champagne!

O Santander lá enviou a massa para o banco onde tenho CH. Depois de quase 2 meses de pugilato por email com o meu gestor de conta...

Parabéns, porque isto não está fácil.
Conseguiste os 12 meses ou apenas um mês?

No BPI estão-me a dizer que se eu entregar uma declaração XPTO com os requisitos que eles pedem, que me pagam um mês e depois tenho que entregar essa declaração actualizada mensalmente e vão-me entregando assim os valores mensais.

Agora o problema é que o banco onde tenho o CH diz que não tem que me dar essa declaração mensalmente, nem tem que cumprir com os requisitos que o BPI está a pedir. Assim sendo, só tenho uma declaração que o BPI não aceita.

Isto é surreal, reflexo do país competente que (não) temos...

A tua pergunta revela a idiotice desta situação.

QUando apresentei a primeira declaração, não estava lá escrito qual era o dia em que pagava a prestação do CH. Então o santander envia-me um relambório a explicar como aquela data era fundamental para eles garantirem que eu não utilizava o dinheiro para outras coisas, pois eles só transferiam no dia anterior.

Lá fui eu pedir nova declaração.

Fiquei pasmado quando reparei que esta manhã os gajos transferiram tudo. A minha prestação é de 450€ e o PPR de 2000€. Não é nada de milionário... Mas dá para ver que esta gente faz tudo o que puder para adiar...

Tudo?Isso é que é sorte!!! Bem gostava de ter essa mesma!!!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Primvs » 25/2/2013 14:54

Onelife Escreveu:

O Santander lá enviou a massa para o banco onde tenho CH. Depois de quase 2 meses de pugilato por email com o meu gestor de conta...

No BPI estão-me a dizer que se eu entregar uma declaração XPTO com os requisitos que eles pedem, que me pagam um mês e depois tenho que entregar essa declaração actualizada mensalmente e vão-me entregando assim os valores mensais.

Agora o problema é que o banco onde tenho o CH diz que não tem que me dar essa declaração mensalmente, nem tem que cumprir com os requisitos que o BPI está a pedir. Assim sendo, só tenho uma declaração que o BPI não aceita.

Qual é o Banco onde tens o CH?
É da vida...

por paulop2009 » 25/2/2013 12:54

Onelife Escreveu:

A tua pergunta revela a idiotice desta situação.

QUando apresentei a primeira declaração, não estava lá escrito qual era o dia em que pagava a prestação do CH. Então o santander envia-me um relambório a explicar como aquela data era fundamental para eles garantirem que eu não utilizava o dinheiro para outras coisas, pois eles só transferiam no dia anterior.

Lá fui eu pedir nova declaração.

Fiquei pasmado quando reparei que esta manhã os gajos transferiram tudo. A minha prestação é de 450€ e o PPR de 2000€. Não é nada de milionário... Mas dá para ver que esta gente faz tudo o que puder para adiar...

Registado: 15/9/2010 15:02

por Onelife » 25/2/2013 11:21

Registado: 16/8/2007 14:49

por paulop2009 » 25/2/2013 10:32

Finalmente posso abrir a garrafa de champagne!

por Onelife » 13/2/2013 17:13

paulop2009 Escreveu:O raio do Santander está desde dia 1/fev a "analisar" o meu pedido.

Alguém já teve algum sucesso com o Santander? Ou com outro banco?

Com o BPI disseram-me que só tinham resolvido a situação de quem tem PPR e CH no BPI.

Como não é o meu caso, (o CH é noutro banco e o PPR é no BPI), ainda "não têm proceso".

Não sei, sequer, se podem fazer este tratamento diferenciado de cliente... Enfim.

por paulop2009 » 13/2/2013 16:53

O raio do Santander está desde dia 1/fev a "analisar" o meu pedido.

Alguém já teve algum sucesso com o Santander? Ou com outro banco?

por Hektor » 6/2/2013 17:07

No BPI (PPR e CH ambos no BPI...) também já funciona, apesar de ser presencial (e todos os meses) o pedido; confirmaram que só PPR com 5 anos podem ser utilizados sem penalizações fiscais.

Registado: 26/7/2011 12:29

por Zahir_94 » 6/2/2013 16:10

Já consegui resgatar os meus na Real Vida. :shock:

Não criaram qualquer complicação. Reembolso em 8 dias.

Abraços

Registado: 11/11/2012 21:44

por paulop2009 » 6/2/2013 10:49

Soube que a CGD está a informar os seus clientes (ou pelo menos os que perguntam) que todos os processos de resgate de PPR para pagamento do CH estão parados à espera de esclarecimentos, na sequência da aparição do presidente do BdP na AR e consequentes declarações dos deputados em que estavam dispostos a alterar a lei.

Isto é o fim do mundo. Esta história do "estamos a aguardar esclarecimentos" é o método-Isaltino-Morais posto em prática pelos bancos/seguradoras contra os pequenos clientes. Mas por que raio hão-de os bancos precisar de esclarecimentos ao futuro da lei, quando vivemos no presente?

filhos da put@!

por paulop2009 » 2/2/2013 14:11

O mais absurdo é que o tipo admite que não pode fazer nada contra os bancos... Ou seja, agora é que os bancos vão engonhar ad infinitum...

Tou tramado...

por Onelife » 2/2/2013 1:48

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economi ... id=3030425

Enfim... Inqualificável.

Só espero que tenha retroactivos a Janeiro para ser possível recuperar o que já se pagou em 2013

por Lion_Heart » 1/2/2013 18:43

mais_um Escreveu:
Diploma do levantamento de PPR para pagar crédito tem der ser revisto

Sem Comentários.
:shock:
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 1/2/2013 18:36

Diploma do levantamento de PPR para pagar crédito tem der ser revisto

Têm-se multiplicado as denúncias de proibição de resgates de PPR para pagar prestações do crédito À habitação.

O Bloco de Esquerda questionou o Governador do Banco de Portugal sobre as dificuldades criadas pelos bancos no levantamento de PPR para pagar prestações da casa, um diploma que entrou em vigor a 1 de Janeiro.

Têm sido várias as denúncias sobre esta matéria e o Banco de Portugal refere que nada pode fazer, enquanto não houver revisão do diploma que, aconselha, aconteça rapidamente.

“O Banco de Portugal não esteve envolvido e não foi consultado sobre esta peça legislativa, porque se isso tivesse acontecido teria apontado as ineficiências do diploma”, afirmou Carlos Costa na comissão de Orçamento e Finanças onde está hoje a ser ouvido.

O governador aconselha que se verifique se a letra do diploma corresponde ao espírito da iniciativa. “Eu acredito que ficou aquém do espírito. Acho importante regressar ao ponto de partida, analisar tecnicamente o diploma para ajustar espírito e letra do diploma.”

Quando ocorrer essa revisão, o governador pretende publicar um código de conduta para os bancos e, entre outras medidas, levará esta questão ao conselho nacional de supervisores financeiros (CMVM, ISP e Banco de Portugal).

http://www.ionline.pt/dinheiro/diploma- ... er-revisto
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por vithenri » 1/2/2013 11:17

Boas,

Para desfazer as duvidas, e se aqui houver alguem sócio da Deco, é expor o assunto na deco para eles esclarecerem junto da AT.
Abraço
Henri

por mais_um » 1/2/2013 11:12

paulop2009 Escreveu:
mais_um Escreveu:
paulop2009 Escreveu:Update da minha telenovela

- Já recebi a declaração do banco onde tenho CH.
- Ao enviar para o banco onde tenho PPR, respondem que agora têm uma minuta nova que tenho que preencher. Deixo aqui em anexo a mesma.

PEDIDO DE AJUDA
- Notem que nesta minuta eles dizem que, mesmo ao abrigo desta nova lei, se o PPR tiver menos de 5 anos, isto leva a penalização de IRS. Isto é verdade??? O meu PPR é de 2007 - estou livre?

A lei dos PPR e PPR/E:

http://www.dre.pt/pdf1s/2002/07/150A00/51535157.pdf

Como poderás verificar essa penalizaçao só abrange a alinea a), e) e f) do nº1 do artigo 4º.

O levantamento dos PPR e PPR/E é a alinea g) do mesmo nº e artigo:

http://dre.pt/pdf1s/2012/11/21700/0647306473.pdf

logo não é abrangida por essa penalização.

Este é o meu entendimento MAS não sou advogado, nem fiscalista.....

Eu tb não sou advogado nem fiscalista. Mas comecei por pegar nos artigos que referiste e parece-me que eles indicam a possibilidade de levantar. Porém, o enquadramento fiscal está naquilo a que o Santander chama "artigo 21º, nr 4, do EBF". que podem encontrar aqui

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf21.htm

A parte que interessa é
4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei. (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

Creio que eles têm razão... Felizmente não me impacta pois o PPR já tem 5 anos.

Isso não faz sentido tendo em conta que vai contra o espirito da lei (libertar os fundos sem penalização fiscal em determinadas situações). Quem estiver nessa situação e precisar mesmo do €, pode sempre fazer um pedido de informação vinculativa à AT e não declarar esses valores. Se a AT disser que tem penalização fiscal, substituem a declaração de IRS sem multa.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por paulop2009 » 31/1/2013 22:48

mais_um Escreveu:

- Ao enviar para o banco onde tenho PPR, respondem que agora têm uma minuta nova que tenho que preencher. Deixo aqui em anexo a mesma.

PEDIDO DE AJUDA
- Notem que nesta minuta eles dizem que, mesmo ao abrigo desta nova lei, se o PPR tiver menos de 5 anos, isto leva a penalização de IRS. Isto é verdade??? O meu PPR é de 2007 - estou livre?

A lei dos PPR e PPR/E:

Como poderás verificar essa penalizaçao só abrange a alinea a), e) e f) do nº1 do artigo 4º.

Eu tb não sou advogado nem fiscalista. Mas comecei por pegar nos artigos que referiste e parece-me que eles indicam a possibilidade de levantar. Porém, o enquadramento fiscal está naquilo a que o Santander chama "artigo 21º, nr 4, do EBF". que podem encontrar aqui

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/bf_rep/bf21.htm

A parte que interessa é
4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei. (Redacção dada pelo artigo 144.º da Lei n.º 64-B/2011, de 30 de Dezembro)

Creio que eles têm razão... Felizmente não me impacta pois o PPR já tem 5 anos.

por mais_um » 31/1/2013 16:06

PEDIDO DE AJUDA

A lei dos PPR e PPR/E:

por vithenri » 31/1/2013 16:06

Boas,

Quando li o decreto lei não fala em prazo de 5 anos,para este resgate (pagamento CH), tem de ser tratado, como nos outros casos, com resgate por desemprego longa duração etc,etc..

Portanto a meu ver não sofre de penalizações de irs.

PEDIDO DE AJUDA
Abraço
Henri

por paulop2009 » 31/1/2013 15:40

Update da minha telenovela

PEDIDO DE AJUDA
Anexos
sant caldeirao 1_2.bmp
sant caldeirao 1_2.bmp (487.77 KiB) Visualizado 11125 vezes
sant caldeirao 2_1.bmp
sant caldeirao 2_1.bmp (184.62 KiB) Visualizado 11121 vezes

Re: Update BES

por paulop2009 » 31/1/2013 15:17

Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:
Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:
Primvs Escreveu:Pois...

eu hoje tambem tive uma surpresa...fui a um balcao, para solicitar o resgate...entreguei a declaração (PPR e CH no mesmo Banco) e nao pude resgatar o PPR. Isto porque?

A minha prestaçao é de 220€, dois mutuarios, ou seja, o resgate seria de 110€ correspondentes à minha quota-parte.

Nao foi possivel faver o resgate pois segundo as condiçoes gerais do PPR, só é possivel fazer o resgate no valor minimo de 250€...ou seja, só posso fazer resgate caso a prestação da minha casa seja de 500€ e no caso de um emprestimo seja de um só mutuario, a prestação teria de ser de 250€.

Vim embora porque a hora de almoço estava a terminar
e para pensar no que vou fazer a seguir...

Boas,

Não sei que PPR é esse, mas não esquecer que podem sempre tranferir o PPR, para outra instituição.

Pois posso...mas geralmente todos os PPR´s tem valores de resgate minimos...

Boas,

Eu tenho seis, 3 meus e 3 da minha esposa e nas clausulas, não existe nada de valores de resgate minimas.

Se nao tem...tens a sorte que eu nao tenho :(

Meu caro, as condições de um PPR não podem sobrepor-se à lei. No teu lugar, fazia o mesmo que o VitorHenriques: pede para colocar isso por escrito, e pede o livro de reclamações.

Além disso, o banco está a fazer as coisas como mais lhe convém. Eles estão a assumir que têm que resgatar montantes "1 prestação de cada vez" quando o que tu queres é resgatar um montante global para pagemento de prestações. Se o montante for pouco dá para poucas prestações, se for muito dá para muitas prestações. Este é que é o espírito da lei.

Sei que é frustrante, mas não deves largar o osso.

por Primvs » 30/1/2013 16:22

shimazaki Escreveu:

eu hoje tambem tive uma surpresa...fui a um balcao, para solicitar o resgate...entreguei a declaração (PPR e CH no mesmo Banco) e nao pude resgatar o PPR. Isto porque?

A minha prestaçao é de 220€, dois mutuarios, ou seja, o resgate seria de 110€ correspondentes à minha quota-parte.

Nao foi possivel faver o resgate pois segundo as condiçoes gerais do PPR, só é possivel fazer o resgate no valor minimo de 250€...ou seja, só posso fazer resgate caso a prestação da minha casa seja de 500€ e no caso de um emprestimo seja de um só mutuario, a prestação teria de ser de 250€.

Podes sempre pedir pra dimimuir o tempo do emprestimo e assim consegues aumentar a prestação :twisted: podendo usar o PPR :mrgreen:

Mas assim já nao tinha €€€€ para comprar whisky quando as visitas vão lá a casa!!!! :wink:
É da vida...

por Shimazaki » 30/1/2013 15:29

Podes sempre pedir pra dimimuir o tempo do emprestimo e assim consegues aumentar a prestação :twisted: podendo usar o PPR :mrgreen:
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

por Primvs » 30/1/2013 15:24

vitorhenriques Escreveu:
Primvs Escreveu:
vitorhenriques Escreveu:

Boas,

Não sei que PPR é esse, mas não esquecer que podem sempre tranferir o PPR, para outra instituição.

Pois posso...mas geralmente todos os PPR´s tem valores de resgate minimos...

Boas,

Eu tenho seis, 3 meus e 3 da minha esposa e nas clausulas, não existe nada de valores de resgate minimas.

Se nao tem...tens a sorte que eu nao tenho :(
É da vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: breakout_bull, Carrancho_, Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 115 visitantes