OT - Via Verde Obrigatória ( a PIDE anda ai)
Boas,
Muito interessante este tópico.
Eu não desgosto do sistema Suiço... na Suiça !!
O Elias já explicou o porquê dos 30 Francos. É que os estrangeiros (não confundir com turistas neste contexto) usavam e bem o país como ponto de passagem. Quem vem de França ou Benelux e vai para Itália, ou vice-versa. Ou quem quer ir para Áustria e vizinhos a Leste. Foi uma pressão brutal sobre os meios rodoviários do país. Alguém teria de pagar para prover os custos da manutenção. Nada mais lógico.
O nosso caso começa a ser claro. Os rendimentos da ex-SCUT, entre receita e despesas burocráticas poderão dar um valor anual entre 250 e 300 milhões de euros. Se for este o caso, mais esquecer o sistema dos pórticos e fazer algo diferente:
Acabar com estas cobranças, o que aumentará imediatamente o turismo, as viagens à terra, os fins de semana fora, etc... com óbvios benefícios económicos, o que se reflete em receita para o Estado, mesmo que indiretamente.
Juntamente a isto, bastava aumentar em meio centimo o ISP e o antigo selo do carro seria aumentado em 5 euros anuais para todos os veículos ativos registados. Com isto, teríamos a mesma ou maior receita, mais atividade económica e menor stress pessoal e social.
E aumentaria a confiança do investidor.
Para não falar do regresso em massa às vias em causa, com benefícios óbvios para a Segurança Rodoviária.
Mas será que a malta do Caldeirão é que tem de ir para Lisboa e formar Governo
dj
Muito interessante este tópico.
Eu não desgosto do sistema Suiço... na Suiça !!
O Elias já explicou o porquê dos 30 Francos. É que os estrangeiros (não confundir com turistas neste contexto) usavam e bem o país como ponto de passagem. Quem vem de França ou Benelux e vai para Itália, ou vice-versa. Ou quem quer ir para Áustria e vizinhos a Leste. Foi uma pressão brutal sobre os meios rodoviários do país. Alguém teria de pagar para prover os custos da manutenção. Nada mais lógico.
O nosso caso começa a ser claro. Os rendimentos da ex-SCUT, entre receita e despesas burocráticas poderão dar um valor anual entre 250 e 300 milhões de euros. Se for este o caso, mais esquecer o sistema dos pórticos e fazer algo diferente:
Acabar com estas cobranças, o que aumentará imediatamente o turismo, as viagens à terra, os fins de semana fora, etc... com óbvios benefícios económicos, o que se reflete em receita para o Estado, mesmo que indiretamente.
Juntamente a isto, bastava aumentar em meio centimo o ISP e o antigo selo do carro seria aumentado em 5 euros anuais para todos os veículos ativos registados. Com isto, teríamos a mesma ou maior receita, mais atividade económica e menor stress pessoal e social.
E aumentaria a confiança do investidor.
Para não falar do regresso em massa às vias em causa, com benefícios óbvios para a Segurança Rodoviária.
Mas será que a malta do Caldeirão é que tem de ir para Lisboa e formar Governo

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
elreidom Escreveu:otangas Escreveu:Depois de ler o que aqui foi escrito e a notícia inicial, há alguns argumentos que não compreendo/aceito:
- O sistema atual (leitura automática das matrículas nos pórticos) é tão "big brother" como um sistema com via verde. Quem passar nas SCUT fica sempre com a matrícula armazenada no "sistema". Existem métodos mais ou menos complexos de garantir (dentro do possível) a privacidade das pessoas e de limitar o acesso à informação.
- Quanto ao argumento de ter de pagar o dispositivo da via verde, também é semelhante ao sistema atual. Pelo que sei (é de notar que nunca passei numa SCUT depois de ter sido introduzido o pagamento), ou se compra um dispositivo semelhante à via verde, ou se paga nos CTT (com uma taxa-extra pelos "serviços administrativos"), ou não se paga, e acaba-se por receber uma carta em casa, com ainda mais uma "taxa de serviços administrativos"/multa.
O único contra que vejo na notícia, é o facto de não se poder ficar de fora do sistema, mesmo que não se circule em auto-estrada. Mas o facto é que entre ter um sistema eletrónico (via verde) que identifica o veículo e respetivo dono, ou um sistema "analógico" (matrícula do carro) que faz exatamente a mesma coisa, não vejo grandes diferenças...
P.S.: É de notar que quando se passa numa portagem com portageiros "verdadeiros", a matrícula é lida da mesma forma, e armazenada no "sistema". De outra forma, não seriam capazes de fazer prova que o veículo X passou na portagem Y no dia tal e tal (é assim que são cobradas as multas a quem não paga, sendo que por vezes são mal cobradas por ineficiência do sistema atual).
Comentário muito pertinente. As pessoas às vezes esquecem-se de que os seus passos estão registados com o uso do telemóvel, do multibanco, cartão de crédito, câmaras de espaços comerciais - enfim, uma série de meios aos quais não se pode fugir. Dificilmente os podemos é usar em nosso favor...
Mas nenhuma dessas coisas é obrigatória!
É um abuso, para ter carro ser obrigado a ser cliente de um banco, actualmente é necessário ter a via verde associada a uma conta.
- Registado: 8/8/2011 15:26
otangas Escreveu:Depois de ler o que aqui foi escrito e a notícia inicial, há alguns argumentos que não compreendo/aceito:
- O sistema atual (leitura automática das matrículas nos pórticos) é tão "big brother" como um sistema com via verde. Quem passar nas SCUT fica sempre com a matrícula armazenada no "sistema". Existem métodos mais ou menos complexos de garantir (dentro do possível) a privacidade das pessoas e de limitar o acesso à informação.
- Quanto ao argumento de ter de pagar o dispositivo da via verde, também é semelhante ao sistema atual. Pelo que sei (é de notar que nunca passei numa SCUT depois de ter sido introduzido o pagamento), ou se compra um dispositivo semelhante à via verde, ou se paga nos CTT (com uma taxa-extra pelos "serviços administrativos"), ou não se paga, e acaba-se por receber uma carta em casa, com ainda mais uma "taxa de serviços administrativos"/multa.
O único contra que vejo na notícia, é o facto de não se poder ficar de fora do sistema, mesmo que não se circule em auto-estrada. Mas o facto é que entre ter um sistema eletrónico (via verde) que identifica o veículo e respetivo dono, ou um sistema "analógico" (matrícula do carro) que faz exatamente a mesma coisa, não vejo grandes diferenças...
P.S.: É de notar que quando se passa numa portagem com portageiros "verdadeiros", a matrícula é lida da mesma forma, e armazenada no "sistema". De outra forma, não seriam capazes de fazer prova que o veículo X passou na portagem Y no dia tal e tal (é assim que são cobradas as multas a quem não paga, sendo que por vezes são mal cobradas por ineficiência do sistema atual).
Comentário muito pertinente. As pessoas às vezes esquecem-se de que os seus passos estão registados com o uso do telemóvel, do multibanco, cartão de crédito, câmaras de espaços comerciais - enfim, uma série de meios aos quais não se pode fugir. Dificilmente os podemos é usar em nosso favor...
- Registado: 2/9/2011 12:01
Convém ter presente que na Suíça as auto-estradas foram gratuitas durante muito tempo.
A taxa anual foi introduzida para onerar os veúculos estrangeiros (especialmente pesados) que atravessavam a Suíça para fugir às portagens em França, sem onerar demasiado os suíços.
A taxa anual foi introduzida para onerar os veúculos estrangeiros (especialmente pesados) que atravessavam a Suíça para fugir às portagens em França, sem onerar demasiado os suíços.
- Registado: 5/11/2002 12:21
J Alves Escreveu:futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...
Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia
Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.
Venha esse sistema da Suíça já para Portugal! Pagas ca. 35€/ano para autoestradas... lá não há scuts.
Aqui 35€ vão em "meia dúzia" de kms num dia.
Depois de ler o que aqui foi escrito e a notícia inicial, há alguns argumentos que não compreendo/aceito:
Re: !
JMHP Escreveu:bboniek00 Escreveu: Eu sempre que os vejo sinto um arrepio a subir pela espinha. Quero dizer, gosto mesmo de portageiros.
Esse tipo de gostos e orientações não são para aqui chamados....
Pois. Aa grac,a elegante e bem esgalhada logo se seguem os dichotes e chalac,as de estilo revisteiro-boc,al... estamos habituados.
Ora o que eu, fraternalmente, quiz dizer foi que estimo o trabalho desses valorosos operadores de portagem, homens e mulheres que se acatitam dentro de exiiguas casinhotas, e de mao estendida recolhem o "pao" das brisas-e-ascendis do qual irao recolher parcas migalhas das quais alimentam as suas crias.
Tarefa aardua e incompreendida, poreem.
Serao, porventura, substituiidos por leitores RFID ou outros engenhos que espiolharao os nosso caminhos percorridos e, concomitantemente, darao aos MAIs deste regime (e doutros) o alimento do "tracing" que nos faraa vulneraaveis, localizaaveis ao segundo, passiiveis de metragens e pesagens.
Assim se saberaa que saii daqui e fui para ali tendo parado acolaa. Assim poderao saber que nao estava onde alegadamente disse estar, isto tambeem porque o homem-ee-o-seu-veiiculo (e nao venham para caa com argumentos de tralha!), e, pelo contraario, estava onde disse nao estar, tendo passado por 2 pontos-proibidos nos mapas (nao publicados) do Sistema Integrado de Vigilaancia.
Gosto, disse eu.
Porque sao homens e mulheres a quem posso lanc,ar um olhar de criitica, e soo restam maaquinas invisiiveis que perscrutam as minhas viagens secretas revelando-as, nuas, aa codiicia.
Gosto mais de portageiros.

- Registado: 22/4/2003 23:12
Re: !
bboniek00 Escreveu:Os portageiros sao Pessoas de carne-e-osso ! nao sao "espeecimes" como se tratasse de seres de aviaario ou viveiro.
Bem, neste momento a maioria são máquinas. Eu até acho estranho não terem feito essa mudança há muitos mais anos atrás, teriam poupado ali em salários...
!
Texano Bill Escreveu:Mas quais funcionários das portagens? Há já 2 anos que não vejo nenhum espécime desses
Os portageiros sao Pessoas de carne-e-osso ! nao sao "espeecimes" como se tratasse de seres de aviaario ou viveiro.
Eu sempre que os vejo sinto um arrepio a subir pela espinha. Quero dizer, gosto mesmo de portageiros.

Teorias da Conspiracao.
Dizem os antropoologos que desde a Aparic,ao da Virgem na Cova da Iria
(vide)
http://www.amen-etm.org/MensagemdaVirgemMariaemFatima.htm
http://www.coisas.com/FATIMA-COVA-DA-IRIA---O-ADEUS-A-VIRGEM-1936,name,203973970,auction_id,auction_details
http://www.cifraclub.com.br/catolicas/a-treze-de-maio/
http://www.servitasdefatima.org/Pages/Canticos.aspx
http://musica-liturgica.net/view.pl/249
http://www.fatima.org/port/essentials/facts/pseers.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%B5es_de_F%C3%A1tima
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima
et al.
...ano da Revoluc,ao bolchevique, coincidentemente, dizem, dizia, que o Povo Portugues ficou particularmente susceptiivel aas Teorias da Conspiracao.
Esta de sermos seguidos como o pedido de factura ou o chip-via-verde ou o usu do cartao MB revelam tal predisposic,ao.
Ora isto acontece quando a maioria ee localizaavel pelo T/M !
Um exemplo que aqui vos demonstro permite localizar a pessoa que amam, tais como as esposas e coiso, apenas utilizando o seu (delas/es) # de t/m !!!
Ora experimentem:
http://www.trackapartner.com/
Assustador.

(vide)
http://www.amen-etm.org/MensagemdaVirgemMariaemFatima.htm
http://www.coisas.com/FATIMA-COVA-DA-IRIA---O-ADEUS-A-VIRGEM-1936,name,203973970,auction_id,auction_details
http://www.cifraclub.com.br/catolicas/a-treze-de-maio/
http://www.servitasdefatima.org/Pages/Canticos.aspx
http://musica-liturgica.net/view.pl/249
http://www.fatima.org/port/essentials/facts/pseers.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apari%C3%A7%C3%B5es_de_F%C3%A1tima
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santu%C3%A1rio_de_F%C3%A1tima
et al.
...ano da Revoluc,ao bolchevique, coincidentemente, dizem, dizia, que o Povo Portugues ficou particularmente susceptiivel aas Teorias da Conspiracao.
Esta de sermos seguidos como o pedido de factura ou o chip-via-verde ou o usu do cartao MB revelam tal predisposic,ao.
Ora isto acontece quando a maioria ee localizaavel pelo T/M !
Um exemplo que aqui vos demonstro permite localizar a pessoa que amam, tais como as esposas e coiso, apenas utilizando o seu (delas/es) # de t/m !!!
Ora experimentem:
http://www.trackapartner.com/
Assustador.

Elias Escreveu:e, claro:
- não dar ordens de bolsa pela net, mas sempre ao telefone, mesmo que seja mais caro - é importante preservar os empregos do pessoal que coloca as ordens![]()
Muito boa..

Olha que negociar uma venda avultada por telefone, ao final da tarde, sentado na cadeira de um bom escritório e em frente a uma miúda gira que levas a jantar, tem sempre aquela classe...

alvim Escreveu:será que ninguem se lembrou, que o proposito desta ideia jerica, só vai servir para 1 coisa?
DESPEDIMENTOS !!!!
Vao acabar de vez com os portageiros..., ja sao muitos ...
Alvim é muito fácil fazer demagogia com base nesse tipo de raciocínio.
As pessoas que defendem que os portageiros não devem ser extintos a bem da preservação do emprego, então em nome da coerência também devem pensar em:
- não usar a via verde, pelo mesmo motivo
- não comprar bilhetes de comboio, metro, autocarro em máquinas automáticas mas sim nos guichets (mesmo que esteja uma grande fila) - para preservar o emprego
- não comprar NADA em máquinas automáticas, nomeadamente chocolates, bebidas, cafés, etc., ir sempre ao balcão de um café, mesmo que esteja cheio de gente, para preservar postos de trabalho
- não comprar viagens pela internet mas sim nas agências de viagens, para evitar a falência destas; aliás, não comprar NADA pela net
- não meter gasolina em bombas self-service, mas unicamente nas que têm atendimento, caso contrário são mais despedimentos
- não ler jornais pela net, em vez disso comprar sempre no quiosque, senão os quiosques fecham e vai mais gente para a rua
- nunca levantar dinheiro no multibanco, mas sempre ao balcão, para garantir o emprego dos funcionários da caixa dos bancos
- não entregar o IRS pela net; ir à repartição, é muito mais demorado, mas pelo menos é menos pessoal que vai para o quadro de mobilidade.
e, claro:
- não dar ordens de bolsa pela net, mas sempre ao telefone, mesmo que seja mais caro - é importante preservar os empregos do pessoal que coloca as ordens

Se calhar o melhor é mesmo banir toda a tecnologia, pois só serve para gerar desemprego. Voltemos à idade média, que havia trabalho para todos

- Registado: 5/11/2002 12:21
futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...
Eu também tenho via verde há anos, e têm-me sido útil, mas esse é o meu caso. Não se pôde obrigar uma pessoa que anda 1 vez por ano em AE a comprar um aparelho(porque o mesmo não é grátis), para circular em AE. Até podem incentivar a compra do mesmo com ofertas de desconto para clientes com via verde, porque a empresa ganha com clientes com o identificador, e não esquecer que é de uma empresa privada que estamos a falar.
Reconheço que com as ex-scut tudo ficou uma bagunça, mas não me devem tirar a liberdade de opção.
- Registado: 29/11/2007 3:31
A meu ver o que está em causa não é apenas a privacidade, o mais importante para mim, é poder vir a ser obrigado a ter um dispositivo pago, obrigatório, associado a uma conta bancária obrigatória com todas as despesas inerentes para um serviço (auto-estrada) que não pretendo utilizar.
Na verdade não quero saber se sabem onde estou ou o que digo ou com quem estou, controlem o que quiserem, mas deixem-me a opção de contratar (pagar) os serviços de acordo com a minha vontade e necessidade.
Na verdade não quero saber se sabem onde estou ou o que digo ou com quem estou, controlem o que quiserem, mas deixem-me a opção de contratar (pagar) os serviços de acordo com a minha vontade e necessidade.
- Registado: 8/8/2011 15:26
EuroVerde Escreveu:O problema é que há empresas e pessoas que se não controlarem a todo o instante as saus contas bancárias, debitam-lhe mais do que o nº de vezes que passam nas portagens com via verde...
Já aconteceu. E está a criar-se as condições ideais para continuar, se se não andar atento.
Com o bonito sistema das fotos nas ex-scut já me tentaram cobrar (a Ascendi) duas portagens em auto-estradas onde nunca tinha passado com o veículo em causa. Por acaso esse veículo é uma 125cc e a foto devia ser de um carro, por isso foi fácil desfazer o erro. Mas mesmo assim enviaram-me uma carta em que se me dirigiam como "arguido", como se uma empresa privada pudesse constituir alguém como arguido. Acabaram a pedir desculpa. Claro que se naquele veículo tivesse via verde (tenho só no carro) e fizesse passagens frequentes nessas auto-estradas, eles tinham-me metido a mão ao bolso e eu nem reparava.
Com a via verde, em 10 anos nunca tive problemas. Só uma vez cobraram portagem quando ia em cima de um reboque, mas aí também temos de dar o desconto. (De qualquer forma devolveram quando reclamei.)
- Registado: 2/9/2011 12:01
Koreano Escreveu:rmachado Escreveu:O Lion tá preocupado com o "seguimento" que possam fazer pelo chip...
Mas deve ter um IP, ou um telele com geo targeting, and so on...
Diria que é mais provável a google saber onde ele está e a fazer o quê, do que um chip no auto...
Pois, mas tudo o que referes são formas voluntárias de ceder a nossa localização. Só está localizavel porque quer, não porque o obrigaram.
Já estou a ver o Gaspar a esfregar as mãos de contente ao cruzar os dados da via verde com os das finanças e apanhar uma data de "emigrantes" que passam cá mais de 181 dias por ano....
... Isto não é verdade. Nem sequer para os dumb phones...
Mobile phone (cell phone) microphones can be activated remotely, without any need for physical access.[1][2][3][4][5][6] This "roving bug" feature has been used by law enforcement agencies and intelligence services to listen in on nearby conversations.[7] A United States court ruled in 1988 that a similar technique used by the FBI against reputed former Gulfport, Mississippi cocaine dealers after having obtained a court order was permissible.[8]
- Registado: 14/6/2011 16:43
rmachado Escreveu:O Lion tá preocupado com o "seguimento" que possam fazer pelo chip...
Mas deve ter um IP, ou um telele com geo targeting, and so on...
Diria que é mais provável a google saber onde ele está e a fazer o quê, do que um chip no auto...
Pois, mas tudo o que referes são formas voluntárias de ceder a nossa localização. Só está localizavel porque quer, não porque o obrigaram.
Já estou a ver o Gaspar a esfregar as mãos de contente ao cruzar os dados da via verde com os das finanças e apanhar uma data de "emigrantes" que passam cá mais de 181 dias por ano....

Quem está ligado: