Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Via Verde Obrigatória ( a PIDE anda ai)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 29/1/2013 16:02

Aqui existem varias questões obvias e muito dubias como é normal em Portugal

1º quem é o dono das estradas? como foram pagas?
2º quem tem o direito e dever de cobrar portagens? em nome de quem?
3º e possível obrigar a existir só uma forma de cobrar portagens? e isso e democrático? ja nao basta penhorar o veiculo?
4º o Estado beneficia dessa forma o operador da via verde , os bancos e os concessionários. Isso e contra regras mercado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Koreano » 29/1/2013 15:49

dancar1981 Escreveu:Vai ser dificil. Teria que ser obrigatório ter conta no banco. É possivel obrigar alguém a ter uma conta bancária?

É tão possivel quanto obrigar um proprietário de um veículo a ter um gadget para pagar portagens.

Aposto que o gajo que fabrica os aparelhos é cunhado ou ex-colega de quem tem intenção de criar esta obrigatoriedade.

Registado: 25/5/2012 9:54

por latrinaxxl » 29/1/2013 15:44

Criar uma imposição que vai beneficiar uma empresa privada em 1º lugar é mais uma palhaçada deste (des)governo [para beneficiar os amigalhaços]. Eu tenho via verde faz muito tempo, mas não concordo com esta medida ridícula que não passa de mais um saque ao bolso dos cidadãos. Se fossem os comunas a fazer isto, era o diabo, assim como são os fachos está tudo bem. Feliz de mim que não tenho partido :|

Registado: 15/2/2010 20:30

por dancar1981 » 29/1/2013 15:42

Vai ser dificil. Teria que ser obrigatório ter conta no banco. É possivel obrigar alguém a ter uma conta bancária?

Registado: 8/8/2011 15:26

por Koreano » 29/1/2013 15:39

A Brisa e a Ascendi agradecem...
Metem na rua o pessoal das portagens e é só ver o cacau a ir engordando a conta bancária.

Já agora tornem obrigatório instalar uma Via Verde nas pessoas... acabam-se todos os problemas da sociedade. Vamos a qualquer sitio e ao sair é debitado o que for adquirido/consumido.
Os tesos que não tiverem saldo, são logo barrados à entrada :mrgreen:

Registado: 25/5/2012 9:54

por Elias » 29/1/2013 15:33

J Alves Escreveu:Elias
se na suiça funciona como dizes então ainda é melhor, porque é mais justo, eu por acaso tinha a ideia q era obrigatório por veiculo.

Se fosse obrigatório por veículo, passaria a ser um imposto e não uma taxa. Aliás nós já temos cá disso - chama-se ISV.

Registado: 5/11/2002 12:21

por Inspirado » 29/1/2013 15:23

Não me choca ter um dispositivo para me cobrarem as portagens;

Não ligo a minima se andam a controlar os movimentos do carro (quem não deve...), seja em termos de local ou de velocidade;

Se fôr para aplicar uma espécie de IC, em função dos km percorridos, também não me importo, mas já se podería fazer com a IPO;

Do que é que eu não gosto? Fácil, pela mesma razão que não aderí ao sistema de pagamento das SCUTS, por causa de ser apenas UM e UM SÓ fornecedor, a Via Verde.

Porque é que em tantas coisas vejo aqui pessoal a pedir pluralismo, e liberdade de escolha e nestes casos ninguém vê problemas em o serviço estar atribuido a um monopolista? Só com isso é que eu não posso.

Bons Negócios

Registado: 31/10/2009 3:30

por J Alves » 29/1/2013 15:23

Elias
se na suiça funciona como dizes então ainda é melhor, porque é mais justo, eu por acaso tinha a ideia q era obrigatório por veiculo.

Lion

o melhor é deixar ficar tudo como está que para mim está bem, mas se mudarem tb não me faz diferença nenhuma.

Registado: 3/3/2006 11:17

por KAM » 29/1/2013 15:17

Viva a todos!
Vou meter a colherada :lol:
De facto ter a ViaVerde (VV) é um descanso, os beneficios são evidentes, nomeadamente evitar filas, não ter de parar o carro no seguimento de uma viagem a velocidade de ponta, trazendo desta forma uma economia em combustível ou até por exemplo no inverno não termos de levar com o frio e às vezes a chuva.
Passo para o critério da obrigatoriedade, de facto não concordo na medida em que isso permitiria controlar a vida de uma pessoa. Dou até o exemplo de que há pessoas que não querem usar a VV de forma a o companheiro(a)/conjuge não saiba por onde ele andou. Pode parecer ridiculo, mas cada um sabe de si e o direito à privacidade é algo que é inalienável.

Abraços!

Edit: esqueci de escrever que dar o exemplo da Suiça não me parece a melhor comparação, isto porque comparamos Portugal (claramente no limiar do 3º mundo visto que a pobreza da sua população irá agudizar-se cada vez mais) com um dos paises mais desenvolvidos e ricos do mundo. Mais não seja, porque com certeza o salário minimo na Suiça não é comparável com os nossos 475 euros.

Registado: 15/1/2011 20:27

por Lion_Heart » 29/1/2013 15:16

J Alves Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:
J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.

Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição :shock:

se calhar tb não te importas se as lojas deixarem de aceitar dinheiro e passarem só a mb. sem mais nenhuma hipótese.

E as lojas que só te permitem pagamentos em dinheiro?

tens sempre outra loja com outras opções.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 29/1/2013 15:16

J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado

Nota: eu também tenho via verde.

Mas é por opção, não concordo que seja imposto.

J Alves Escreveu:Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição :shock:

Não é verdade. Só tens de adquirir o selo se pretenderes circular na AE.

por J Alves » 29/1/2013 15:14

Lion_Heart Escreveu:
J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.

Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição :shock:

se calhar tb não te importas se as lojas deixarem de aceitar dinheiro e passarem só a mb. sem mais nenhuma hipótese.

E as lojas que só te permitem pagamentos em dinheiro?

por Lion_Heart » 29/1/2013 15:09

e por ex o continente só aceitar cartão continente e por ai fora.

Lion_Heart

por J Alves » 29/1/2013 15:03

Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.

por bogos » 29/1/2013 14:58

Elias Escreveu:
ppbogos Escreveu:
E se fores não nacional pagas na mesma o selo, para circular.

Claro, aliás o selo foi criado exactamente por causa dos estrangeiros.

E bem.
Mas lá existe a pouca vergonha destas uniões de facto que lesam outros? Estas PPP's de que se não passar nenhum ganha-se o mesmo porque o Estado põe o guito?

Aqui é mato, e ainda levam portagens, IA e IUC, e ISP e o raio que ois parta, que ainda não lhes chega.
A vaca deve ser mesmo gorda, nem com uma grua de impostos ela é capaz de se mexer.

Venham de lá os Suíços.

Registado: 29/12/2005 16:34

por Lion_Heart » 29/1/2013 14:57

Os tugas é que não pensam, vejam só o titulo que eu dava se fosse uma associação comercial do Norte:

Hermanos vengam a Portugal, en nuestras autopistas solo las pagan los Portugueses, los estrangeros es Gratis.

Lion_Heart

por Elias » 29/1/2013 14:51

ppbogos Escreveu:

Claro, aliás o selo foi criado exactamente por causa dos estrangeiros.

por bogos » 29/1/2013 14:50

ee03146 Escreveu:
ppbogos Escreveu:
J Alves Escreveu:
futriber1 Escreveu:
J Alves Escreveu:Lion

Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?

Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...

Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia

Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.

Se vier substituir o IA e o IUC, até que poderia ser bastante positivo, dependendo do custo dessa taxa.
É tudo uma questão de numeros.

e na suíça pagas 30 euros por ano, aqui nas scuts da bem mais que isso!
de uma maneira muitos simples na suiça pagas o valor justo, aqui nao

por TRSM86 » 29/1/2013 14:49

O dispositivo é grátis, ou vai dar para umas "luvas" para alguns?
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 29/1/2013 14:49

J Alves Escreveu:Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.

J Alves,

Não creio que a situação na Suíça seja "bem pior".

Primeiro, porque a taxa que se paga é muito baixa (cerca de 30 CHF por ano, creio).

Segundo, porque não te andam a controlar os movimentos. Pagas a taxa uma vez e depois circulas à tua vontade.

O que se pretende fazer cá é uma espécie de big brother encapotado.

por ee03146 » 29/1/2013 14:49

ppbogos Escreveu:
J Alves Escreveu:
futriber1 Escreveu:

Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia

Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.

Se vier substituir o IA e o IUC, até que poderia ser bastante positivo, dependendo do custo dessa taxa.

e na suíça pagas 30 euros por ano, aqui nas scuts da bem mais que isso!
de uma maneira muitos simples na suiça pagas o valor justo, aqui nao

Registado: 7/4/2011 15:21

por bogos » 29/1/2013 14:47

J Alves Escreveu:
futriber1 Escreveu:

por J Alves » 29/1/2013 14:41

futriber1 Escreveu:

por futriber » 29/1/2013 14:29

Registado: 29/11/2007 3:31

por J Alves » 29/1/2013 14:06

Lion

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, castrojjf, Google [Bot], latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 300 visitantes