OT - Via Verde Obrigatória ( a PIDE anda ai)
Aqui existem varias questões obvias e muito dubias como é normal em Portugal
1º quem é o dono das estradas? como foram pagas?
2º quem tem o direito e dever de cobrar portagens? em nome de quem?
3º e possível obrigar a existir só uma forma de cobrar portagens? e isso e democrático? ja nao basta penhorar o veiculo?
4º o Estado beneficia dessa forma o operador da via verde , os bancos e os concessionários. Isso e contra regras mercado.
1º quem é o dono das estradas? como foram pagas?
2º quem tem o direito e dever de cobrar portagens? em nome de quem?
3º e possível obrigar a existir só uma forma de cobrar portagens? e isso e democrático? ja nao basta penhorar o veiculo?
4º o Estado beneficia dessa forma o operador da via verde , os bancos e os concessionários. Isso e contra regras mercado.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
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dancar1981 Escreveu:Vai ser dificil. Teria que ser obrigatório ter conta no banco. É possivel obrigar alguém a ter uma conta bancária?
É tão possivel quanto obrigar um proprietário de um veículo a ter um gadget para pagar portagens.
Aposto que o gajo que fabrica os aparelhos é cunhado ou ex-colega de quem tem intenção de criar esta obrigatoriedade.
Criar uma imposição que vai beneficiar uma empresa privada em 1º lugar é mais uma palhaçada deste (des)governo [para beneficiar os amigalhaços]. Eu tenho via verde faz muito tempo, mas não concordo com esta medida ridícula que não passa de mais um saque ao bolso dos cidadãos. Se fossem os comunas a fazer isto, era o diabo, assim como são os fachos está tudo bem. Feliz de mim que não tenho partido 

A Brisa e a Ascendi agradecem...
Metem na rua o pessoal das portagens e é só ver o cacau a ir engordando a conta bancária.
Já agora tornem obrigatório instalar uma Via Verde nas pessoas... acabam-se todos os problemas da sociedade. Vamos a qualquer sitio e ao sair é debitado o que for adquirido/consumido.
Os tesos que não tiverem saldo, são logo barrados à entrada
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Os tesos que não tiverem saldo, são logo barrados à entrada

J Alves Escreveu:Elias
se na suiça funciona como dizes então ainda é melhor, porque é mais justo, eu por acaso tinha a ideia q era obrigatório por veiculo.
Se fosse obrigatório por veículo, passaria a ser um imposto e não uma taxa. Aliás nós já temos cá disso - chama-se ISV.
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Não me choca ter um dispositivo para me cobrarem as portagens;
Não ligo a minima se andam a controlar os movimentos do carro (quem não deve...), seja em termos de local ou de velocidade;
Se fôr para aplicar uma espécie de IC, em função dos km percorridos, também não me importo, mas já se podería fazer com a IPO;
Do que é que eu não gosto? Fácil, pela mesma razão que não aderí ao sistema de pagamento das SCUTS, por causa de ser apenas UM e UM SÓ fornecedor, a Via Verde.
Porque é que em tantas coisas vejo aqui pessoal a pedir pluralismo, e liberdade de escolha e nestes casos ninguém vê problemas em o serviço estar atribuido a um monopolista? Só com isso é que eu não posso.
Bons Negócios
Não ligo a minima se andam a controlar os movimentos do carro (quem não deve...), seja em termos de local ou de velocidade;
Se fôr para aplicar uma espécie de IC, em função dos km percorridos, também não me importo, mas já se podería fazer com a IPO;
Do que é que eu não gosto? Fácil, pela mesma razão que não aderí ao sistema de pagamento das SCUTS, por causa de ser apenas UM e UM SÓ fornecedor, a Via Verde.
Porque é que em tantas coisas vejo aqui pessoal a pedir pluralismo, e liberdade de escolha e nestes casos ninguém vê problemas em o serviço estar atribuido a um monopolista? Só com isso é que eu não posso.
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Viva a todos!
Vou meter a colherada
De facto ter a ViaVerde (VV) é um descanso, os beneficios são evidentes, nomeadamente evitar filas, não ter de parar o carro no seguimento de uma viagem a velocidade de ponta, trazendo desta forma uma economia em combustível ou até por exemplo no inverno não termos de levar com o frio e às vezes a chuva.
Passo para o critério da obrigatoriedade, de facto não concordo na medida em que isso permitiria controlar a vida de uma pessoa. Dou até o exemplo de que há pessoas que não querem usar a VV de forma a o companheiro(a)/conjuge não saiba por onde ele andou. Pode parecer ridiculo, mas cada um sabe de si e o direito à privacidade é algo que é inalienável.
Abraços!
Edit: esqueci de escrever que dar o exemplo da Suiça não me parece a melhor comparação, isto porque comparamos Portugal (claramente no limiar do 3º mundo visto que a pobreza da sua população irá agudizar-se cada vez mais) com um dos paises mais desenvolvidos e ricos do mundo. Mais não seja, porque com certeza o salário minimo na Suiça não é comparável com os nossos 475 euros.
Vou meter a colherada

De facto ter a ViaVerde (VV) é um descanso, os beneficios são evidentes, nomeadamente evitar filas, não ter de parar o carro no seguimento de uma viagem a velocidade de ponta, trazendo desta forma uma economia em combustível ou até por exemplo no inverno não termos de levar com o frio e às vezes a chuva.
Passo para o critério da obrigatoriedade, de facto não concordo na medida em que isso permitiria controlar a vida de uma pessoa. Dou até o exemplo de que há pessoas que não querem usar a VV de forma a o companheiro(a)/conjuge não saiba por onde ele andou. Pode parecer ridiculo, mas cada um sabe de si e o direito à privacidade é algo que é inalienável.
Abraços!
Edit: esqueci de escrever que dar o exemplo da Suiça não me parece a melhor comparação, isto porque comparamos Portugal (claramente no limiar do 3º mundo visto que a pobreza da sua população irá agudizar-se cada vez mais) com um dos paises mais desenvolvidos e ricos do mundo. Mais não seja, porque com certeza o salário minimo na Suiça não é comparável com os nossos 475 euros.
J Alves Escreveu:Lion_Heart Escreveu:J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.
Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição
se calhar tb não te importas se as lojas deixarem de aceitar dinheiro e passarem só a mb. sem mais nenhuma hipótese.
E as lojas que só te permitem pagamentos em dinheiro?
tens sempre outra loja com outras opções.
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J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado
Nota: eu também tenho via verde.
Mas é por opção, não concordo que seja imposto.
J Alves Escreveu:Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição
Não é verdade. Só tens de adquirir o selo se pretenderes circular na AE.
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Lion_Heart Escreveu:J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.
Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição
se calhar tb não te importas se as lojas deixarem de aceitar dinheiro e passarem só a mb. sem mais nenhuma hipótese.
E as lojas que só te permitem pagamentos em dinheiro?
J Alves Escreveu:Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.
Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição
se calhar tb não te importas se as lojas deixarem de aceitar dinheiro e passarem só a mb. sem mais nenhuma hipótese.
e por ex o continente só aceitar cartão continente e por ai fora.
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Eu tenho via derde há muitos anos e não me sinto controlado, bem pelo contrário. Acho que é de um enorme conforto podermos passar nos pórticos e nem sequer parar. Quanto às scuts na minha opinião esta é a forma mais eficiente e mais barata para o estado, todas as outras teorias sinceramente respeito-as mas não as consigo entender, por força do problema que existe na cobrança das scuts.
Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição
Eu referi a suiça apenas para sublinhar um aspecto: a malta paga independente de passar ou não, se em portugal isso fosse aplicado é provável que estivesse em causa a constituição

Elias Escreveu:ppbogos Escreveu:
E se fores não nacional pagas na mesma o selo, para circular.
Claro, aliás o selo foi criado exactamente por causa dos estrangeiros.
E bem.
Mas lá existe a pouca vergonha destas uniões de facto que lesam outros? Estas PPP's de que se não passar nenhum ganha-se o mesmo porque o Estado põe o guito?
Aqui é mato, e ainda levam portagens, IA e IUC, e ISP e o raio que ois parta, que ainda não lhes chega.
A vaca deve ser mesmo gorda, nem com uma grua de impostos ela é capaz de se mexer.
Venham de lá os Suíços.
Os tugas é que não pensam, vejam só o titulo que eu dava se fosse uma associação comercial do Norte:
Hermanos vengam a Portugal, en nuestras autopistas solo las pagan los Portugueses, los estrangeros es Gratis.
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ee03146 Escreveu:ppbogos Escreveu:J Alves Escreveu:futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...
Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia
Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.
Se vier substituir o IA e o IUC, até que poderia ser bastante positivo, dependendo do custo dessa taxa.
É tudo uma questão de numeros.
e na suíça pagas 30 euros por ano, aqui nas scuts da bem mais que isso!
de uma maneira muitos simples na suiça pagas o valor justo, aqui nao
E se fores não nacional pagas na mesma o selo, para circular.
J Alves Escreveu:Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.
J Alves,
Não creio que a situação na Suíça seja "bem pior".
Primeiro, porque a taxa que se paga é muito baixa (cerca de 30 CHF por ano, creio).
Segundo, porque não te andam a controlar os movimentos. Pagas a taxa uma vez e depois circulas à tua vontade.
O que se pretende fazer cá é uma espécie de big brother encapotado.
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ppbogos Escreveu:J Alves Escreveu:futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...
Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia
Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.
Se vier substituir o IA e o IUC, até que poderia ser bastante positivo, dependendo do custo dessa taxa.
É tudo uma questão de numeros.
e na suíça pagas 30 euros por ano, aqui nas scuts da bem mais que isso!
de uma maneira muitos simples na suiça pagas o valor justo, aqui nao
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J Alves Escreveu:futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
Na minha opinião o problema é mesmo a obrigatoriedade...
Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia
Repara que na Suiça a situação é bem pior e olha q ninguém se queixa, ou seja, és obrigado a pagar uma taxa de utilização anual por cada veiculo independentemente de passares ou não nas autoestradas.
Se vier substituir o IA e o IUC, até que poderia ser bastante positivo, dependendo do custo dessa taxa.
É tudo uma questão de numeros.
futriber1 Escreveu:J Alves Escreveu:Lion
Qual é o problema em a via verde passar a ser obrigatória?
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Sinceramente eu não vejo problema algum, pois já deu pra perceber que as cobranças nas antigas scuts está totalmente fora de controlo e na minha opinião esta é a melhor forma de por ordem nesta anarquia
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