Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mestre para negociar nos mercados com estratégias de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por u3lk5 » 31/1/2013 11:20

Olá,

uma das formas que negocio forex é ao minuto, usando as velas japonesas, tentando seguir a tendência, sempre em adaptação ao que o preço vai transmitindo.

O day trading é duro!!!

Registado: 20/8/2009 12:27

por frugal » 31/1/2013 9:55

K. Escreveu:Gostei bastante da metáfora do puzzle.

Já agora gostava de partilhar um pouco (é pouco, mas é o que me sinto confortável a partilhar) e esclarecer alguns pontos e questões.

O curso que fiz com o Hélio foi sim em tempo real com minis S&P e Nasdaq. Tudo o que dizem sobre ele é verdade. Os trades são quase todos ganhadores e as perdas rapidamente limitadas.

Tive muita sorte, pois já tinha a experiência suficiente para entender o que me foi transmitido sem fazer qualquer tipo de mistificação.

Depois da formação tive um período em que negociei sozinho com barras de um minuto. Fazia parte do processo de aprendizagem e o Hélio ainda me ajudou bastante em alturas difíceis durante este período. Assim que me tornei independente, acabou o contacto. Mas penso que ele é contactável pela ATM, caso alguém esteja interessado, tente fazê-lo.

Ele não usa nenhum método automático, logo depende bastante da situação emocional. Existem porém, uma série de sinais de emergência que são utilizados para sair de uma posição, especialmente quando é necessário assumir perdas.

O facto de serem utilizadas barras de um minuto permite terminar a formação mais rapidamente. Imagine-se a quantidade de barras diárias que seriam necessárias...

Depois de terminar a formação, deixei os mercados durante alguns anos, mas foi parte da estratégia de domínio emocional (e houve outras causas, mas relacionadas com o meu plano de vida). Mesmo fora dos mercados acompanhei diariamente (e mesmo intradiariamente) tudo o que se passava na negociação e na evolução das condições fundamentais. Deixei de escrever nos Fóruns pois afectava-me o sistema emocional (hoje em dia tal já não acontece tanto, por isso voltei a escrever, mas pouco).

Os custos totais, envolvendo o treino e as contas em tempo real, são semelhantes a um MBA promissor. Os benefícios também, de acordo com o perfil de cada um.

Bom dia K

seria precisamente dessa forma que pretendia negociar, by the chart, eu e o gráfico.
Tenho experiência e formação técnica de mercados começada no milénio passado.

Obrigado pelas vossas opiniões

Registado: 16/9/2012 22:36

por K. » 31/1/2013 1:17

Gostei bastante da metáfora do puzzle.

Já agora gostava de partilhar um pouco (é pouco, mas é o que me sinto confortável a partilhar) e esclarecer alguns pontos e questões.

O curso que fiz com o Hélio foi sim em tempo real com minis S&P e Nasdaq. Tudo o que dizem sobre ele é verdade. Os trades são quase todos ganhadores e as perdas rapidamente limitadas.

Tive muita sorte, pois já tinha a experiência suficiente para entender o que me foi transmitido sem fazer qualquer tipo de mistificação.

Depois da formação tive um período em que negociei sozinho com barras de um minuto. Fazia parte do processo de aprendizagem e o Hélio ainda me ajudou bastante em alturas difíceis durante este período. Assim que me tornei independente, acabou o contacto. Mas penso que ele é contactável pela ATM, caso alguém esteja interessado, tente fazê-lo.

Ele não usa nenhum método automático, logo depende bastante da situação emocional. Existem porém, uma série de sinais de emergência que são utilizados para sair de uma posição, especialmente quando é necessário assumir perdas.

O facto de serem utilizadas barras de um minuto permite terminar a formação mais rapidamente. Imagine-se a quantidade de barras diárias que seriam necessárias...

Depois de terminar a formação, deixei os mercados durante alguns anos, mas foi parte da estratégia de domínio emocional (e houve outras causas, mas relacionadas com o meu plano de vida). Mesmo fora dos mercados acompanhei diariamente (e mesmo intradiariamente) tudo o que se passava na negociação e na evolução das condições fundamentais. Deixei de escrever nos Fóruns pois afectava-me o sistema emocional (hoje em dia tal já não acontece tanto, por isso voltei a escrever, mas pouco).

Os custos totais, envolvendo o treino e as contas em tempo real, são semelhantes a um MBA promissor. Os benefícios também, de acordo com o perfil de cada um.

Registado: 28/5/2008 1:17

por MKlop » 28/1/2013 19:56

MKlop Escreveu:Viva,

eu sou um zé ninguém, mas gostaria de dar o meu bitaite :lol:

É uma questão muito pertinente e de certa forma ajuizada: conseguir arranjar um bom mentor é das melhores formas de ter uma curva de aprendizagem mais íngreme e menos dolorosa (eu sei do que falo :wink: ).

Contudo, como referiram, estás sujeito aos aldrabões.

Dois bons critérios para apontar para um bom mentor:

(1) se tem experiência bem sucedida em investimentos institucionais (se ainda lá trabalha, provavelmente não vai mentorizar a menos que lá trabalhes também). Se tiveres a possibilidade de te empregares numa sala de negociação institucional ou de grande capital era o melhor;

(2) mesmo que (1) não se verifique: se há um registo "público"/comprovável do seu historial bem sucedido.

Há também imensos cursos especializados que podes tirar: mas os bons vão-te sair do pêlo, e bem (como já referiram).

Ocorre-me por exemplo os seminários do Dr. Alexander Elder (são é nas Caráibas...mas que têm seguimento no aconselhamento à distância). Outros existem também muito bons, julgo eu. Mas a premissa é a mesma: dispendir bastante € para poder tentar ganhar € a sério.

Um conselho: faz todos os possíveis para não seres "charlatanado" e, como referiram, ler diversos livros e publicações especilizadas é fundamental.

Só uma dúvida: queres um método para negociar diáriamente? Queres negociar intradiáriamente? Se és novo na negociação de bolsa (não estou a insinuar que és), o melhor é fugires do daytrading e aprender primeiro a investir com sucesso no longo e médio prazo.

Boa sorte! e que tragas muitos € para PT.

É um caminho turtuoso, mas com bom e metódico trabalho obtém-se deliciosas recompensas :wink:

"A fascinating research look at physicians by Patel and Groen found that expert diagnosticians and nonexperts displayed similar amounts of knowledge. What distinguished their ability to make accurate diagnoses, the authors found, was expertise—not recall.

The expert physicians made use of what the authors call forward reasoning to arrive at their diagnoses. The nonexperts employed backward reasoning. A look at these ways of thinking will illustrate how they apply to trading.

Imagine two people putting a jigsaw puzzle together. The first one looks at pieces that have flat edges and those that belong in the center and sorts them out. Then she separates out the pieces based on their colors.

She starts to find connections between the flat pieces and the similarly colored pieces and, every so often, steps back to look at the picture and guess its meaning. Before too long, she figures out it is a nature scene and begins to assemble more pieces based upon her view of trees, sky, and mountains. This is a forward-reasoning process: It moves from meaningful groups of information to inferences about the whole, which in turn guide the further grouping of information.

The second person takes a very different approach to the puzzle. He guesses early on that the scene is one of a jungle. He then seeks pieces that look like parts of jungle animals, tropical plants, and jungle natives. Rather than grouping pieces into meaningful categories (flat pieces, pieces with similar colors), he reasons in a backward fashion that brown must be a tree and green must be a plant. When he sees that there is too much brown to be trees and too much sky blue to make for a jungle scene, his reasoning process has to return to step one. For this reason, it is inefficient.
"

in STEENBARGER, Brett; "Enhancing Trader Performance, Proven Strategies from the Cutting Edge of Trading Psychology", pp. 127

Registado: 25/2/2010 9:49

por MKlop » 28/1/2013 11:25

Viva,

eu sou um zé ninguém, mas gostaria de dar o meu bitaite :lol:

É uma questão muito pertinente e de certa forma ajuizada: conseguir arranjar um bom mentor é das melhores formas de ter uma curva de aprendizagem mais íngreme e menos dolorosa (eu sei do que falo :wink: ).

Contudo, como referiram, estás sujeito aos aldrabões.

Dois bons critérios para apontar para um bom mentor:

(1) se tem experiência bem sucedida em investimentos institucionais (se ainda lá trabalha, provavelmente não vai mentorizar a menos que lá trabalhes também). Se tiveres a possibilidade de te empregares numa sala de negociação institucional ou de grande capital era o melhor;

(2) mesmo que (1) não se verifique: se há um registo "público"/comprovável do seu historial bem sucedido.

Há também imensos cursos especializados que podes tirar: mas os bons vão-te sair do pêlo, e bem (como já referiram).

Ocorre-me por exemplo os seminários do Dr. Alexander Elder (são é nas Caráibas...mas que têm seguimento no aconselhamento à distância). Outros existem também muito bons, julgo eu. Mas a premissa é a mesma: dispendir bastante € para poder tentar ganhar € a sério.

Um conselho: faz todos os possíveis para não seres "charlatanado" e, como referiram, ler diversos livros e publicações especilizadas é fundamental.

Só uma dúvida: queres um método para negociar diáriamente? Queres negociar intradiáriamente? Se és novo na negociação de bolsa (não estou a insinuar que és), o melhor é fugires do daytrading e aprender primeiro a investir com sucesso no longo e médio prazo.

Boa sorte! e que tragas muitos € para PT.

Registado: 25/2/2010 9:49

por dfviegas » 28/1/2013 10:08

Se não estou em erro à bem pouco tempo houve 2 formações uma no norte e outra em Lisboa, que foram anunciadas no forum, essa formação é dada por um dos foristas.

Procura se vai haver novas formações.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Automech » 28/1/2013 1:49

K. Escreveu:Há cerca de 12 anos fiz formação com o Hélio Oliveira e só tenho a dizer bem.

Não me digas que foi aquela em que parte da formação foi dada em real time ? Se foi, essa formação deu muito que falar na net (sobretudo no emerging) e tornou-se quase mítica porque segundo os relatos o HO conseguiu % de acertos e rentabilidades bastante altas durante a demonstração em tempo real. Nunca conheci ninguém que tivesse feito a formação.

O que é feito dele (do Hélio Oliveira) ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Sr_SNiper » 28/1/2013 0:21

K. Escreveu:Tenta contactar a ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais- e pede informações.

A formação do tipo que procuras é, naturalmente, caríssima. E, como os colegas do Fórum dizem, há o risco de ser enganado.

Há cerca de 12 anos fiz formação com o Hélio Oliveira e só tenho a dizer bem.

Caríssima ? que valor estamos a falar?
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por K. » 28/1/2013 0:16

Tenta contactar a ATM - Associação de Investidores e Analistas Técnicos do Mercado de Capitais- e pede informações.

A formação do tipo que procuras é, naturalmente, caríssima. E, como os colegas do Fórum dizem, há o risco de ser enganado.

Há cerca de 12 anos fiz formação com o Hélio Oliveira e só tenho a dizer bem.

Registado: 28/5/2008 1:17

por Soma e segue » 27/1/2013 23:48

Quico Escreveu:Caro Attentive:
Se te referes a testar sistemas e tal, tudo bem!

Claro, na óptica de testar sistemas disto e daquilo, indicadores tipo resistências, suportes, padrões, linhas tendência, H&S, volumes etc etc, blá blá blá

Quanto ao restante, totalmente de acordo.

Aqui que ninguém nos ouve, só na passada 6ª feira, é que me consegui libertar de uma parte substancial de uma posição que detinha em carteira há bem mais de dois anos e que algumas insónias me tem dado. Só passando por cenas destas é que se adquire o tal "cabedal" necessário para suportar as adversidades da negociação.

Não mais quero passar por uma cena destas, e como é óbvio, só se dá valor, depois de sofrer no pelo.

Tenho dito

Abraço

Registado: 15/1/2009 21:17

por Sr_SNiper » 27/1/2013 23:42

EU bati com os c&%$&% na VW e abri logo a pestana...

por Quico » 27/1/2013 23:36

Caro Attentive:

Se te referes a testar sistemas e tal, tudo bem! Mas isso até se pode fazer sem perder muito tempo recorrendo a software que faça backtests ou coisa precida.

O que eu quero dizer é o seguinte: Eu já li e reli muita coisa (livros, fóruns, sites,etc.), percebi perfeitamente e reflecti sobre o que me quiseram transmitir, mas... tudo no abstracto, claro!
Só que não há nada como apanhar com os problemas "no lombo"! Mesmo! e a sério...
É isso que eu sinto sempre que um novato ou outro me vem pedir conselhos. Por muito que lhes explique este ou aquele detalhe que para mim é CRUCIAL (por exemplo, como é fundamental a gestão do risco), e a sensação com que fico é: "Este gajo não absorveu realmente o que eu lhe disse! Este gajo vai-se estampar logo na primeira curva!" :shock: Mas depois penso: "E depois?! também se passou o mesmo comigo: tive que bater com os c... (perdão!) a cabeça na parede para REALMENTE perceber a importância disso!" :twisted:

Abraço
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Soma e segue » 27/1/2013 23:09

Quico

Quico Escreveu:Plenamente de acordo, só com um pequeno reparo:
IMHO, carteiras virtuais só servem para iludir quem procura apreender. Quando o dinheiro é virtual, as decisões e as "dores" são virtuais. Ou seja, não afectam psicologicamente a quem as toma.
Eu aconselharia a abrir uma pequena conta, com uma quantia que, ao ser negociada, não tirasse o sono a quem negoceia.

Também estou de acordo com o teu ponto de vista, de que só sentindo na pele e de sermos testados perante a ocorrência de ganhos e perdas é que ficamos a saber como conseguimos controlar/lidar com a euforia e o desânimo, a tal psicologia do trade, que julgo ser a parte mais importante da negociação, IMHO.

Contudo, continuo a partilhar da opinião, que numa fase inicial, a gestão criteriosa de uma carteira virtual, poderá ajudar a identificar os motivos do sucesso/insucesso.

Totalmente de acordo que uma pequena posição não tira o sono a ninguém, e recomenda-se nesta fase inicial. Aliás, partilho a minha experiência de que quando não estou plenamente convicto das razões que me levam a entrar num título, opto por entradas parciais, as quais, como é obvio, minimizam o risco de insucesso.

Abraço

Re: Mestre para negociar nos mercados com estratégias de tra

por Sr_SNiper » 27/1/2013 23:01

Pintodoiro Escreveu:
frugal Escreveu:Bom dia
Procuro um mentor que me possa ensinar a negociar uma metodologia diariamente na bolsa.
Enviem mensagem privada com as condições e disponibilidade ou escrevam aqui no tópico.
Obrigado

PS: Sabendo que o post é estranho, passo qualquer tipo de mensagem resposta que nada de interessante acrescente

Tanta gente a dar opiniões, conselhos, não faças isto ou aquilo, à coisa e tal...

Eu dou o curso ao homem, licenciei-me em mercados financeiros, aliás para ser mais preciso, fui colega do Relvas e desde que negoceio nunca tive uma perda, é só dinheiro.

Com o meu curriculum, frugal é tiro e queda, ficas apto em pouco tempo, se estiveres interessado, apita. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pintodoiro

Dá um toque ao Campos, ou ao AC, eles dão-te umas dicas!!!

Re: Mestre para negociar nos mercados com estratégias de tra

por Pintodoiro » 27/1/2013 22:54

frugal Escreveu:Bom dia
Procuro um mentor que me possa ensinar a negociar uma metodologia diariamente na bolsa.
Enviem mensagem privada com as condições e disponibilidade ou escrevam aqui no tópico.
Obrigado

PS: Sabendo que o post é estranho, passo qualquer tipo de mensagem resposta que nada de interessante acrescente

Tanta gente a dar opiniões, conselhos, não faças isto ou aquilo, à coisa e tal...

Eu dou o curso ao homem, licenciei-me em mercados financeiros, aliás para ser mais preciso, fui colega do Relvas e desde que negoceio nunca tive uma perda, é só dinheiro.

Com o meu curriculum, frugal é tiro e queda, ficas apto em pouco tempo, se estiveres interessado, apita. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pintodoiro

Registado: 28/7/2006 0:00

Os sortudos

por ocart » 27/1/2013 22:34

Que entraram no Verão passado tiveram a coragem e o palpite que as quedas tinham acabado. Aqueles que não entraram não encontraram talvez por aqui opiniões favoráveis ao momento certo. Assim se conclui que quando cai todos confirmam e quando sobe é o inverso. A decisão será nossa sempre.

Registado: 29/11/2007 11:18

por EuroVerde » 27/1/2013 22:29

É sempre bom lembrar a adrenalina de ver em 2008 diáriamente as empresas a cairem 4% e 5%, ou 10% ou 15% ou 20% todas as semanas, todos os meses. Foram tempo engraçados e de pânico, facas em queda \:D/ , o mercado como um todo (toda gente) a vender, a vender que nunca mais parava. Tudo no vermelho.

Eu aprendi muito, desde que comecei a estudar e a interessar-me pelos mercados a partir do 11 Setembro 2001, tive depois 7 anos sempre a estudar e a testar e aprender. Só em 2008 fiz o meu primeiro negócio na vida em bolsa na Altri do qual ganhei uns 7% e fiquei muito contente!

Mas fica-me sempre na mente o crash de 2008 que só terminara em Março de 2009.

O meu pior negócio em bolsa foi na ING Groep em Março 2009 quando fiz um investimento para o longo prazo e aprendi que devia cortar perdas. o trade durou 5 dias e tive a maior perda de sempre. fiquei deprimido e a pensar no que inicialmente me fiz entender.

Hoje sei que já não sou o mesmo. O mesmo de quando comecei a estudar em 2001, o mesmo de 2008, ou o mesmo do ano passado. Para se chegar a mestre nisto, penso que é preciso alguma calma e satisfação, não necessáriamente ser um profissional. penso também que é sobretudo e necessáriamente ser extremamente ousado e ter uma ponta de coragem sabendo do que se faz e como se deve actuar, mas com mente critica a todo o instante.

Há várias dimensões. A mais fenomenal é a da hipótese, e seguir o modelo seguido por George Soros em acções (na minha opinião).

Termino dizendo que o meu melhor trade foi na ArcelorMittal em 2009 em que mais que dupliquei o investimento em acções.
Mas falando de séries de trades tenho tido outros bons desempenhos, sobretudo em BAC etc.
Não necessariamente procuro acções desconhecidas do grande público.

Mestre para mim é sobretudo alguém com quem eu possa aprender. Esse alguém não tem que necessariamente saber mais do que eu. Sobretudo aprende-se mais é com os erros dos outros. (e com os nossos)

Registado: 29/11/2007 11:19

por Quico » 27/1/2013 22:02

Attentive Escreveu:Frugal

O meu simples contributo.

1. Obter o máximo conhecimento através da leitura. Já foram dadas boas referências sobre alguns livros recomendados.

2. Gerir uma carteira virtual. Simular entradas e saídas, testar este e aquele setup, a fim de identificares aquele que mais se adequa com o teu perfil. Aqui no caldeirão, costumam ser partilhadas n oportunidades de investimento. Há que ser critico, e saber separar o trigo do joio.

3. Pensar e agir sempre pela tua própria cabeça.

Espero ter ajudado. :wink:

Plenamente de acordo, só com um pequeno reparo:
IMHO, carteiras virtuais só servem para iludir quem procura apreender. Quando o dinheiro é virtual, as decisões e as "dores" são virtuais. Ou seja, não afectam psicologicamente a quem as toma.
Eu aconselharia a abrir uma pequena conta, com uma quantia que, ao ser negociada, não tirasse o sono a quem negoceia.

(...e esta regra - poder dormir à noite - deve ser mantida o mais possivel, mesmo quando passe a negociar quantias mais elevadas :wink: )
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Soma e segue » 27/1/2013 21:29

Frugal

O meu simples contributo.

1. Obter o máximo conhecimento através da leitura. Já foram dadas boas referências sobre alguns livros recomendados.

2. Gerir uma carteira virtual. Simular entradas e saídas, testar este e aquele setup, a fim de identificares aquele que mais se adequa com o teu perfil. Aqui no caldeirão, costumam ser partilhadas n oportunidades de investimento. Há que ser critico, e saber separar o trigo do joio.

3. Pensar e agir sempre pela tua própria cabeça.

Espero ter ajudado. :wink:

por PIKAS » 27/1/2013 20:32

MarcoAntonio Escreveu:Quem partilha conhecimento de forma altruista não precisa de o fazer por mp, já o vai fazendo aqui no forum de forma continuada (para dar alguns exemplos, o ltcm, o virtuagod, o ulisses, etc são exemplos de quem há muitos anos escreve aqui no forum e partilha o que sabe ou informação sobre opções, estratégias de investimento, etc).

Marco:

Nem sequer estou a pensar em mais mas acrescenta ai o cem.
Há mais de uma década que o cem aqui despeja os melhores posts deste fórum e mantém-se ( o JAS o chinesinho, o das tisanas à sexta, O TRSM, o Moz e outros que me estão a passar não estão por cá ).
É da maior justiça.
Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por bogos » 27/1/2013 20:22

Boas.

Se tens paciência para ler e ir aprendendo devagar, deves ler uns livros, que já aqui foram indicados e outros que proliferema por aqui neste forum.

Para que gosta de sistemas de trading, comecaria por ler o tópico aqui do cem pt, que é um excelente motivo para começar a ficar interessado. http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... sc&start=0

Se não tens paciência para esperar, pega no dinheiro e coloca-o num Depósito a Prazo, porque o mais certo é vires a perder o dinheiro, ou apanhar algum aproveitador da tua boa fé e vontade.
O melhor aí será ir a uma entidade creditada que existem no mercado e estão regulados pela CMVM e/ou Banco de Portugal.

Com os meus cumprimentos
Pedro Pereira

Registado: 29/12/2005 16:34

por Trolha2 » 27/1/2013 20:06

Boas,

Conselho de iniciado !!!

Se te estás a iniciar agora neste mundo fica aqui um conselho por onde começares, para mim é obrigatório.

Livros:

1º Ganhar em Bolsa - Autor Fernando Braga de Matos ( ficas com noções gerais).
2º Tecnical Analysis of Stock Trends 9th edition ( aprofundas os conhecimentos).

Seguir o forum, se não perceberes, perguntas, existe muito boa gente por aqui.

Se queres formação http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=76803 , não deves arranjar melhor.

Este é o meu conselho, vale o que vale.

Registado: 24/3/2012 17:17

por MarcoAntonio » 27/1/2013 19:29

Frugal, estás-te a colocar numa situação "perigosa". Se necessitas de um mentor estás a admitir que não tens conhecimentos que te permitam dominar a matéria. Ao te expores assim livremente às sugestões de terceiros, como é que vais conseguir separar o trigo do joio?

Eu tenho duas sugestões para te dar: se não tens pressa, aprende calmamente, vai bebendo dos conhecimentos de vários participantes, vai lendo, aprendendo e usando o teu sentido crítico e também a experiência que vais obtendo. Isto leva tempo, mas é mesmo assim!

Ninguém consciente e que tenha um conhecimento que tem valor to vai dar do todo assim numa mp, não só porque não é possível bem como por mais uma série de razões. O que tu vais provavelmente atrair é aqueles que acham que têm a formula mágica (sem ter formula mágica nenhuma) bem como aqueles que não têm qualquer formula mágica e sabem disso, querem-se aproveitar simplesmente de ti. Provavelmente nenhum deles o fará por razões altruistas.

Quem partilha conhecimento de forma altruista não precisa de o fazer por mp, já o vai fazendo aqui no forum de forma continuada (para dar alguns exemplos, o ltcm, o virtuagod, o ulisses, etc são exemplos de quem há muitos anos escreve aqui no forum e partilha o que sabe ou informação sobre opções, estratégias de investimento, etc).

Tem em conta também o que é mais adequado ao teu perfil: o teu perfil de risco, tipo de investimento que queres fazer (prazo, etc), o tipo de informação com que lidas melhor, etc.

A outra sugestão é a seguinte: se o anterior não se aplica (isto é, tu não tens paciência e não queres dar tempo ao tempo para aprender calmamente o muito que há para aprender) então procura uma entidade acreditada que faça gestão de carteiras. Pelo menos estarás a colocar-te na mão de entidades que são supervisionadas e legalmente têm regras a cumprir. O sucesso não é garantido, a performance poderá não ser fantástica, etc mas pelo menos estás a reduzir consideravelmente os riscos face à primeira opção de todas (isto é, a do teu post inicial).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por jeso » 27/1/2013 19:23

Se te mandarem o NIB para aprovisionar, faz como o boneco do teu avatar... foge ;-)

Registado: 24/6/2006 12:52

por alvim » 27/1/2013 19:12

Atençao a 2 pontos

1-
A gente opera probabilidade e estatistica, quem opera dinheiro...; perde !!!!

2-
Cuidado com as noticias. Elas sao controladas por grandes investidores, que geralmente, sao donos dos média. :twisted:

Registado: 29/11/2007 1:52

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 211 visitantes