Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

ADSE - o sorvedouro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rantamplan » 23/1/2013 18:39

moppie85 Escreveu:
dancar1981 Escreveu:Rantamplan,
Como é isso possivel? Os funcionarios publicos beneficiam todos da ADSE ou outro sub-sistema, a não ser que seja de um orgão autonomo tipo Banco de Portugal ou outras associações e ai existem outros sistemas de saude proprios de cada instituição. Mas fiquei intrigado, que funcionarios publicos não têm protecção na saude, nem que seja um seguro pago pela empresa?

Isto não é verdade. Os CITs (que eu saiba) não têm acesso à ADSE.

Eu tenho acesso por estar com um CTRFP com termo indeterminado...

De qualquer das formas, ter ADSE não é obrigatório.

Dancar, confirmo a resposta do moppie: os Contratos Individuais de Trabalho (CIT) do Estado não podem recorrer à ADSE.

Acrescento só mais uma coisinha, que não é de somenos importância.
O Estado não está obrigado a fazer seguro de acidentes de trabalho para os CIT. Se eu tiver um acidente de trabalho estou tramado, porque das duas uma: ou a instituição suporta do orçamento corrente as despesas do meu tratamento e eventuais indeminizações, ou pago do meu bolso e vou para tribunal pedir reembolso das despesas!

Nem o estado são só funcionários públicos, nem as "regalias" dos FP são tão grandes quanto isso.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por Nunnus » 23/1/2013 18:38

AutoMech Escreveu:Toda a gente fala dos tais seguros similares à ADSE e ninguém os mostra.

Basta consultares a Victoria, por exemplo...

Embora nada se compare a ADSE, os preços das consultas são similares.

Através do meu "sindicato" adquiri um para a minha esposa onde paga 16€ por mês.
Editado pela última vez por Nunnus em 23/1/2013 18:42, num total de 1 vez.
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

por J Alves » 23/1/2013 18:36

Nunnus Escreveu:
moppie85 Escreveu:
Rantamplan Escreveu:
E já agora desmitifique-se outra coisa; o FP paga 1.5% para a ADSE e paga 10% para a CGA. O contribuinte do regime geral paga 11% para a SS. As tabelas de IRS são semelhantes logo a contribuição líquida do FP para a ADSE é de apenas 0.5%.

1 - Não é licita a comparação. A ADSE é 1,5%. O desconto para a CGA (q eu nao sei qto é) é o desconto para a CGA. O desconto para a ADSE é o desconto para a ADSE.

Porque se queres ir por aí, eu começo a somar o corte de um salário da FP (3,5% até 10%) e somo o subsidio roubado e digo que a contribuição é 20,5%...

2- Eu tenho ADSE e pago 1,5% e tenho segurança social e pago 11%.

Aceito muitos dos teus argumentos, mas por favor, não fujas para a demagogia...

Acrescentado ainda mais alguns pontos...

O privado sempre criticou a posição da ADSE, mas, atendendo ao que se desconta por mês, consegue-se ter um seguro de saude razoavel e a preços similares ( ao que pago mensalmente para a ADSE) obtendo também desta forma as tais consultas no privado de 5/6€.

Criticar é facil, fundamentar por vezes torna-se mais dificil.

Caro Nunnus

Um seguro de saúde com as características da ADSE não existe, pois estás a esquecer-te dum pequeno pormenor doenças pre-existentes os seguros não cobrem e a ADSE cobre, aumentos com envelhevcimento. Além disso tens tectos por tipos de coberturas. Depois a indexação do preço em função do salário. Um seguro de sáude com as características da ADSE certamente custaria por ano uma pequena fortuna.

Registado: 3/3/2006 11:17

por Automech » 23/1/2013 18:27

Toda a gente fala dos tais seguros similares à ADSE e ninguém os mostra.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Nunnus » 23/1/2013 18:19

moppie85 Escreveu:
Rantamplan Escreveu:
E já agora desmitifique-se outra coisa; o FP paga 1.5% para a ADSE e paga 10% para a CGA. O contribuinte do regime geral paga 11% para a SS. As tabelas de IRS são semelhantes logo a contribuição líquida do FP para a ADSE é de apenas 0.5%.

1 - Não é licita a comparação. A ADSE é 1,5%. O desconto para a CGA (q eu nao sei qto é) é o desconto para a CGA. O desconto para a ADSE é o desconto para a ADSE.

Porque se queres ir por aí, eu começo a somar o corte de um salário da FP (3,5% até 10%) e somo o subsidio roubado e digo que a contribuição é 20,5%...

Acrescentado ainda mais alguns pontos...

O privado sempre criticou a posição da ADSE, mas, atendendo ao que se desconta por mês, consegue-se ter um seguro de saude razoavel e a preços similares ( ao que pago mensalmente para a ADSE) obtendo também desta forma as tais consultas no privado de 5/6€.

Criticar é facil, fundamentar por vezes torna-se mais dificil.
Vende ao som dos tambores e compra ao som dos canhões...

Registado: 24/4/2006 12:08

Re: O Sorvedouro (zinho).

por Rantamplan » 23/1/2013 18:16

bboniek00 Escreveu:O maior Souvedouro em Portugal ee

a inveja (zinha) Portuguesa.
a ganancia (zinha) Portuguesa,
o querer nivelar por baixo (zinho) Portugues (zinho),
a estupidez (zinha) Portuguesa.

Vai mal escrito porque estou a tentar tragar um bacalhau (zinho) aa Portugesa devidamente acompanhado por um vinho (zito) Portugues.

Mandem notiicias, os miuudos estao crescidos e perguntam sempre por vocees.

Beijinhos aa Prima (zinha).

Se nada tem a dizer, não escreva e ainda por cima cheio de erros: vá fazer tricot ou leia um livro. Pode ser que aprenda qualquer coisa.

por Rantamplan » 23/1/2013 18:12

moppie85 Escreveu:
Rantamplan Escreveu: Eu também trabalho para o estado, com Contrato Individual de Trabalho.
Não tenho ADSE. Não tenho CGA. Posso ser despedido como qualquer funcionário do privado. Pago SS como o privado. Levei com os cortes todos como se fosse funcionário público que em 3 anos correspondeu a uma redução da remuneração anual de aproximadamente 25%.

Mas nada disto é relevante para a questão da ADSE que foi aquela que se estava a debater. Quem financia o beneficio de alguns são os impostos de todos sendo que esse benefício é redundante porque o estado já provém esse serviço pelo SNS. Isto é injusto, imoral e iníquo. Mais me exaspera quando os reais motivos para que a reforma da ADSE não ser feita serem de natureza lamacenta e promíscua.

A questão que levantaste foi acessória, embora importante, no meu post. Mantenho-a porque é uma opinião pessoal que o facto
do total de descontos (funcionário e empregador) para salário equivalente ser superior no regime geral do que no regime da FP contribuir para que o sistema se torne mais injusto.

De maneira alguma a minha opinião deve ser entendida como demagogia porque, como sempre, admito e respeito quem tem opiniões diferentes da minha.

Cumps,

Discordo que não seja importante. Se queres analisar a ADSE, o que tens de fazer (e eu já escrevi isto há uns anos atrás como podes ver pela data de inicio do tópico) de forma objectiva - a questão que se coloca é se os descontos pagos para a ADSE pela FP (o tal 1,5% sobre o salário bruto) é ou não é suficiente.

Para isso é necessário fazer os cálculos correctos, i. e., saber qual a despesa da ADSE que realmente é da ADSE. Para dar um exemplo, (e creio que se mantém), o valor do internamento de um FP com ADSE num hospital do SNS é cobrado à ADSE. Assim como a medicação passada a utentes com o cartão da ADSE. Esse é um dos motivos pelos qual mais se vê beneficiários de subsistemas a pedirem para passar as receitas pela Caixa (é mais comum nos beneficiários do SAMS) - é que a despesa é depois exigida ao subsistema.

Para ter uma análise correcta, seria necessário retirar aos custos da ADSE aqueles custos que transitariam imediatamente para o Estado, nomeadamente os casos que referi atrás.

Reconheço, no entanto, razão em algumas alegações aqui apontadas, nomeadamente:

1) As consultas de especialidade pela ADSE custarem 5€ no privado vs o valor de uma taxa moderadora num hospital que é de cerca de 10€, fora o resto

2) Algumas comparicipações na ADSE são desproporcionada - o exemplo dos óculos foi um pouco infeliz porque a comparticipação não é assim tão grande como colocaste, nem pode ser colocada todos os anos. Reconheço, no entanto que se as receitas geradas pela comparticipação dos FPs para a ADSE não chegar para cobrir os GASTOS EXTRA que o SNS teria, devem ser revistas - não creio que tenha de ser quem não beneficia a pagar o que os outros gastam.

3) Por fim, reconheço interesses privados (como em tudo) na manutenção na ADSE. Não é por motivo nennhum que o hospital da luz que não era para ter protocolo inicial com a ADSE se viu obrigado a convencionar os serviços, pelo que corre por aí - é que cerca de 1,3Milhoes de beneficiários é dose (e dinheiro).

Num post que coloquei há uma semana fazia referência à questão da faturação dos cuidados pelo SNS à ADSE.

Neste momento o SNS não está a fazer acerto de contas com a ADSE porque a dotação orçamental (do OE) que foi atribuída à ADSE caiu brutalmente em 2009. A ADSE não tem condições financeiras de pagar os cuidados prestados no SNS pelo que houve "esquecimento" da dívida por parte do SNS. Na prática os subsistemas já não existem quando um doente da ADSE vai aos serviços públicos. As receitas da ADSE neste momento dão para cobrir, grosso modo, os cuidados prestados em privados aos seus beneficiários.

Relativamente aos medicamentos não te consigo confirmar como está atualmente a situação, mas tendo em conta que o orçamento da ADSE anda nos 500milhões, dificilmente a fatura estará a ser passada do SNS para a ADSE.

1) os 5€ do privado é valor pago pelo beneficiário. depois disso o privado cobra a tabela acordada à ADSE. O mesmo deveria suceder com os serviços públicos, cobrar a taxa moderadora ao doente e a prestação à ADSE. Não acontece e os hospitais recebem os cuidados como se o doente fosse do SNS.

2) Não fui quem falou nos óculos. E se queres que te diga esse tipo de comparticipações não me choca em nada. A questão de fundo não é se existe comparticpação de despesa por parte da ADSE. Pelo que sei a possibilidade de abuso tem vindo a ser controlada com a colocação de tetos às despesas reembolsáveis. Esta questão não me preocupa.

Posto tudo o que te disse acima, o desmantelamento da ADSE está em curso há muito tempo. E ele não vai acontecer por decreto. Vai acontecer por asfixia financeira precisamente porque a dotação do OE para a ADSE vai ser cada vez mais residual e as comparticipações dos funcionários e empregadores para a ADSE são insuficientes para pagar as despesas que geram. Em breve começar-se-ão a cortar benefícios aos beneficiários e vão ser os próprios a questionar se vale a pena continuar a descontar 1.5% do salário para a ADSE.

Há um benefício que nunca será cortado: o acesso da ADSE aos privados, precisamente para manter artificialmente o mercado em funcionamento e garantir o negócio aos privados.

Uma nota final: SAMS, Militares, PSP, GNR - Todos estes subsistemas estão nas mesmas condições que a ADSE. O SAMS está menos asfixiado e aparentemente o encontro de contas com o SNS está a ser feito.

O Sorvedouro (zinho).

por bboniek33 » 23/1/2013 17:14

O maior Souvedouro em Portugal ee

a inveja (zinha) Portuguesa.
a ganancia (zinha) Portuguesa,
o querer nivelar por baixo (zinho) Portugues (zinho),
a estupidez (zinha) Portuguesa.

Vai mal escrito porque estou a tentar tragar um bacalhau (zinho) aa Portugesa devidamente acompanhado por um vinho (zito) Portugues.

Mandem notiicias, os miuudos estao crescidos e perguntam sempre por vocees.

Beijinhos aa Prima (zinha).
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por moppie85 » 23/1/2013 17:00

dancar1981 Escreveu:Rantamplan,
Como é isso possivel? Os funcionarios publicos beneficiam todos da ADSE ou outro sub-sistema, a não ser que seja de um orgão autonomo tipo Banco de Portugal ou outras associações e ai existem outros sistemas de saude proprios de cada instituição. Mas fiquei intrigado, que funcionarios publicos não têm protecção na saude, nem que seja um seguro pago pela empresa?

Isto não é verdade. Os CITs (que eu saiba) não têm acesso à ADSE.

Eu tenho acesso por estar com um CTRFP com termo indeterminado...

De qualquer das formas, ter ADSE não é obrigatório.

Registado: 15/4/2008 14:12

por moppie85 » 23/1/2013 16:58

Rantamplan Escreveu: Eu também trabalho para o estado, com Contrato Individual de Trabalho.
Não tenho ADSE. Não tenho CGA. Posso ser despedido como qualquer funcionário do privado. Pago SS como o privado. Levei com os cortes todos como se fosse funcionário público que em 3 anos correspondeu a uma redução da remuneração anual de aproximadamente 25%.

Mas nada disto é relevante para a questão da ADSE que foi aquela que se estava a debater. Quem financia o beneficio de alguns são os impostos de todos sendo que esse benefício é redundante porque o estado já provém esse serviço pelo SNS. Isto é injusto, imoral e iníquo. Mais me exaspera quando os reais motivos para que a reforma da ADSE não ser feita serem de natureza lamacenta e promíscua.

A questão que levantaste foi acessória, embora importante, no meu post. Mantenho-a porque é uma opinião pessoal que o facto
do total de descontos (funcionário e empregador) para salário equivalente ser superior no regime geral do que no regime da FP contribuir para que o sistema se torne mais injusto.

De maneira alguma a minha opinião deve ser entendida como demagogia porque, como sempre, admito e respeito quem tem opiniões diferentes da minha.

Cumps,

Discordo que não seja importante. Se queres analisar a ADSE, o que tens de fazer (e eu já escrevi isto há uns anos atrás como podes ver pela data de inicio do tópico) de forma objectiva - a questão que se coloca é se os descontos pagos para a ADSE pela FP (o tal 1,5% sobre o salário bruto) é ou não é suficiente.

Para isso é necessário fazer os cálculos correctos, i. e., saber qual a despesa da ADSE que realmente é da ADSE. Para dar um exemplo, (e creio que se mantém), o valor do internamento de um FP com ADSE num hospital do SNS é cobrado à ADSE. Assim como a medicação passada a utentes com o cartão da ADSE. Esse é um dos motivos pelos qual mais se vê beneficiários de subsistemas a pedirem para passar as receitas pela Caixa (é mais comum nos beneficiários do SAMS) - é que a despesa é depois exigida ao subsistema.

Para ter uma análise correcta, seria necessário retirar aos custos da ADSE aqueles custos que transitariam imediatamente para o Estado, nomeadamente os casos que referi atrás.

Reconheço, no entanto, razão em algumas alegações aqui apontadas, nomeadamente:

1) As consultas de especialidade pela ADSE custarem 5€ no privado vs o valor de uma taxa moderadora num hospital que é de cerca de 10€, fora o resto

2) Algumas comparicipações na ADSE são desproporcionada - o exemplo dos óculos foi um pouco infeliz porque a comparticipação não é assim tão grande como colocaste, nem pode ser colocada todos os anos. Reconheço, no entanto que se as receitas geradas pela comparticipação dos FPs para a ADSE não chegar para cobrir os GASTOS EXTRA que o SNS teria, devem ser revistas - não creio que tenha de ser quem não beneficia a pagar o que os outros gastam.

3) Por fim, reconheço interesses privados (como em tudo) na manutenção na ADSE. Não é por motivo nennhum que o hospital da luz que não era para ter protocolo inicial com a ADSE se viu obrigado a convencionar os serviços, pelo que corre por aí - é que cerca de 1,3Milhoes de beneficiários é dose (e dinheiro).
Editado pela última vez por moppie85 em 23/1/2013 17:02, num total de 1 vez.

por dancar1981 » 23/1/2013 15:57

Rantamplan,

Registado: 8/8/2011 15:26

por Rantamplan » 23/1/2013 15:28

moppie85 Escreveu:
Rantamplan Escreveu:

Eu também trabalho para o estado, com Contrato Individual de Trabalho.

Cumps,

Mesmo sendo FP não me choca o fim da ADSE

por dancar1981 » 23/1/2013 14:58

Esta "discussão" do Privado contra o Publico e vice versa é o que interessa ao Governo e classe politica neste momento, porque distrai da questão fundamental. Não vejo mal no fim da ADSE nem das restantes "regalias", mas temos que pensar que quando se querer igualar o Funcionário Publico ao Privado, tem que ser em todos os aspetos, não pode ser apenas nos que dá mais jeito.
Cortaram em 2011 entre 5 e 10% do salário, em 2012 não receberam o 13 e 14 mês (os privados receberam), em 2013 não recebem 13 mês e o 14 é dado em duodecimos e tirado na sobretaxa e aumento de IRS (privados continuam a ter o 13mês o 14 = ao Publico). Ou seja querem tratar os funcionários todos por igual tem de ser para tudo.
O argumento que não se despede no Publico acabou ou está prestes a desaparecer (mobilidade especial e nova lei subsidio desemprego para sector publico) e o argumento que o salário médio no Publico é superior o que não é verdade se excluirmos Políticos e Diplomatas também cai por terra uma vez que os privados não "declara" o que ganham e tem uma componente importante do salário isenta de SS, logo não conta para a media por não ser "salário", falta referir as diferenças de escolaridade.
E também me parece que quem fala contra o Funcionário publico está a usar argumentos desactualizados dos anos 90, muito mudou desde 2009 na regalias.

Registado: 8/8/2011 15:26

por moppie85 » 23/1/2013 14:57

Deixo um artigo interessante sobre o assunto:

http://momentoseconomicos.wordpress.com ... 1/14/adse/

EDIT: @ umcurioso... Penso que já referi atrás isso... P.e. os custos de medicação qd é passado pela ADSE é o mesmo que o do SNS, mas se for passado pela ADSE o "custo" é(era) atribuido à ADSE...
Editado pela última vez por moppie85 em 23/1/2013 14:59, num total de 1 vez.

por Um curioso... » 23/1/2013 14:44

Creio que as pessoas estão a fazer uma enorme confusão com os gastos da ADSE.
O que se passa é que os gastos da ADSE são contabilizados na sua totalidade: consultas, reembolsos, custos com medicamentos e custos com exames complementares. Se os exames complementares e os medicamentos não fossem pagos pela ADSE entrariam no "bolo" da despesa do SNS. Se retirarem estas despesas da ADSE e as incluissem no SNS verificariam que os descontos de 1,5% que os utilizadores fazem para a ADSE seria suficiente para cobrir essas despesas. O custo para o Estado duma consulta convencionada é de 14,47€ e numa consulta privada cerca de 20€. Uma consulta feita no Estado origina uma despesa de mais de 50€!!!
Não faria melhor negócio o Estado se estendesse a toda a população o Serviço...?
A ADSE deveria dum modo claro fazer a divulgação pública das receitas e despesas de modo a permitir uma avaliação clara da realidade por parte da população.
Dos abusos nem vale a pena falar. Sobrefaturação, uso indevido dos serviços da ADSE por parte de não benificiários, utização da ADSE para técnicas que estão longe do seu âmbito (p.ex. cirugias estéticas). Trata-se de meros casos de polícia que muito têm feito para degradar a imagem do sistema...

Registado: 29/11/2007 14:04

por moppie85 » 23/1/2013 14:10

Rantamplan Escreveu:

Re: R:

por Rantamplan » 23/1/2013 13:57

Zé Serrote Escreveu:
mais_um Escreveu:
Rantamplan
o funcionário paga 11% para a CGA e não 10%

Obrigado Zé Serrote. Ainda me estava a regular pelas contribuições antigas.

No entanto não altera em rigorosamente nada aquilo que disse!

por altrio » 23/1/2013 13:55

mais_um Escreveu:São os mais castigados? Vai ver quantos desempregados é que são ex-FP..... E aos que não são pergunta quem é que estava disposto a sofrer a mesma austeridade mas manter os postos de trabalho...

Não é que seja particularmente produtiva esta discussão, mas não podias fazer essa pergunta só aos funcionários do privado que ficaram desempregados. Terias que a fazer a todos os funcionários do privado, incluindo a larga maioria que não ficou desempregada.

Na verdade, grosso modo, houve quatro níveis de castigo:

Castigo menor - funcionários do privado que mantiveram o emprego
Castigo - funcionários do público que mantiveram o emprego
Castigo a sério - funcionários do privado que ficaram desempregados
Castigo absurdo - funcionários do público que ficaram desempregados (porque no tempo que estiveram empregados sofreram uma austeridade maior com o argumento de que nunca ficariam desempregados)
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por mais_um » 23/1/2013 13:24

Zé Serrote Escreveu:
Não são os FP´s os responsáveis por quase 200 mil milhões de divida pública, mas são os FP´s os mais castigados pela austeridade, ainda querem mais? Não chega? Pelos visto não!

São os mais castigados? Vai ver quantos desempregados é que são ex-FP..... E aos que não são pergunta quem é que estava disposto a sofrer a mesma austeridade mas manter os postos de trabalho...
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Rantamplan » 23/1/2013 13:22

altrio Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Altrio, desculpa, estou a ter um acesso de burreza. Não entendi o teu comentário/pergunta.

Eu estava a dizer que se quisesses ter ADSE nas mesmas condições que vigoram agora, terias que descontar 1.5% do teu salário, mas o teu empregador também teria que contribuir com uma percentagem (o ano passado era 2%).

Portanto, a não ser que o teu empregador estivesse disposto em te aumentar 2%, teria que cobrar esses 2% através de uma redução no teu salário.

Ou seja, terias que pagar pela ADSE 3.5%, que é o todos os funcionários públicos efectivamente pagam.

Some os descontos todos do trabalhador e empresa (IRS, CGA, ADSE, Etc.) no público e privado e diga-me onde é que a carga é mais elevada.
Eu respondo já. No privado.

Eu trabalho para o Estado, presumo que o altrio tambem pela natureza dos seus argumentos. Esses argumentos esbarram na evidência e nos factos!

Só me estou a referir a esta questão da ADSE/subsistemas públicos na comparação público-privado!!! Noutras matérias a coisa não é assim tão líquida.
Editado pela última vez por Rantamplan em 23/1/2013 13:25, num total de 1 vez.

por Jose Serrote » 23/1/2013 13:18

Não acredito que não ganhes nada, mas está bem..

mais_um Escreveu:
Então assumam uma vez por todas que o facto de ter ADSE é um rendimento em espécie, que tem um valor significativo, incalculável mesmo, para quem infelizmente precisar dele.
E neste momento não faz sentido manter esse rendimento em espécie se o “patrão” não tem dinheiro para o dar. Como uma empresa privada em dificuldades faz cortes.

Não são os FP´s os responsáveis por quase 200 mil milhões de divida pública, mas são os FP´s os mais castigados pela austeridade, ainda querem mais? Não chega? Pelos visto não!

Registado: 7/4/2009 14:45

por Rantamplan » 23/1/2013 13:13

db7 Escreveu:
Rantamplan Escreveu:
db7 Escreveu:A questão de fundo é por raio existem estes sistemas diferentes? Essa é a grande questão que ninguém parece saber responder.

Caro Db7, se se der ao trabalho de ler uns posts atrás, expliquei sumariamente porque é que a ADSE foi criada. Também deixei atrás umas notas porque é que ela se mantém hoje em dia.
Acredite ou não, não tem rigorosamente nada a ver com as regalias do beneficiário. Desaparecer com os subsistemas públicos de saúde significa mandar para a falência os grandes grupos privados de saúde bem como grande parte dos laboratórios de análises e exames de diagnóstico.

A ADSE deveria ser extinta e não reformulada para se tornar autosustentada como tem sido defendido por alguns foristas.
O problema maior da ADSE não tem, na minha opinião, a ver com a questão financeira pura e dura. Também tem mas...

O grande problema da ADSE é que cria iniquidades no acesso a cuidados de saúde, sendo que o financiamento é feito, em grande medida pelos contribuintes do regime geral que não vão beneficiar dessas regalias.

Sinteticamente, o beneficiário da ADSE tem liberdade de escolha de prestadores de cuidados enquanto o contribuinte do regime geral não tem sendo que é o contribuinte que garante essa regalia.

Isto é simplesmente inaceitável, injusto e iníquo atualmente. Não o era, pelo menos tanto, quando a ADSE foi criada porque à data não havia SNS!

E já agora desmitifique-se outra coisa; o FP paga 1.5% para a ADSE e paga 10% para a CGA. O contribuinte do regime geral paga 11% para a SS. As tabelas de IRS são semelhantes logo a contribuição líquida do FP para a ADSE é de apenas 0.5%. Bem sei que os descontos para a SS e para a CGA não financiam o OE. Mas o diferencial da carga de descontos suportada por um e por outro tem de ser analisada como um todo e não apenas na parcela consignada.

Isto para não dizer que a entidade patronal desconta para a CGA, se não estou em erro (corrijam-me se estiver) 19.25% enquanto desconta para a SS 23.75% se o funcionário pertencer ao regime geral.

Agradecido pelo tempo despendido.

Basicamente o sistema foi se mantendo alongo dos anos após ter sido criado o SNS. Porque razão não foi feita ao longo dos anos uma transição de todos para o SNS?

Porque os interesses privados do setor e a capacidade de influenciar o poder político é brutal!

Não se esqueça que até há 3 meses atrás um dos maiores grupos privados de saúde em Portugal, os HPP, pertenciam ao universo da CGD... Isto é...

Financiamento indireto do contribuinte dos buracos finaceiros sucessivos do grupo, cuja faturação, por sua vez, depende em larga escala de .... subsistemas públicos de saúde pagos pelo contribuinte!!!
Confuso pela irracionalidade económica da coisa? Eu também mas lá há de haver uns senhores muito "intiligentes", provavelemente políticos com tacho garantido na CGD, HPP ou onde quer que seja, que conseguirão provar que manter as coisas assim sai muito mais barato ao estado!!!

por altrio » 23/1/2013 13:11

Pata-Hari Escreveu:Altrio, desculpa, estou a ter um acesso de burreza. Não entendi o teu comentário/pergunta.

Eu estava a dizer que se quisesses ter ADSE nas mesmas condições que vigoram agora, terias que descontar 1.5% do teu salário, mas o teu empregador também teria que contribuir com uma percentagem (o ano passado era 2%).

Portanto, a não ser que o teu empregador estivesse disposto em te aumentar 2%, teria que cobrar esses 2% através de uma redução no teu salário.

Ou seja, terias que pagar pela ADSE 3.5%, que é o todos os funcionários públicos efectivamente pagam.
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por mais_um » 23/1/2013 13:09

Zé Serrote Escreveu:Quase de certeza que no teu vencimento está englobado esse teu horário, ou dito de outra forma se não o fizesses ganhavas menos.

Não ganho nada para isso mas se não o fizesse ficava com uma “nota”, na primeira oportunidade seria-me oferecido um par de patins….
Zé Serrote Escreveu:Quanto ao facto da ADSE também ser paga pelos "vossos impostos" claro que é, como também os vencimentos dos FP´s o são!! Mas quem é que vocês queriam que pagasse? Ou não querem serviços públicos?? Ou querem escolas, hospitais, finanças, forças de segurança, etc. privadas? Ou só querem direitos, regalias, bons vencimentos etc. para vocês e esmolas para outros??

Então assumam uma vez por todas que o facto de ter ADSE é um rendimento em espécie, que tem um valor significativo, incalculável mesmo, para quem infelizmente precisar dele.
E neste momento não faz sentido manter esse rendimento em espécie se o “patrão” não tem dinheiro para o dar. Como uma empresa privada em dificuldades faz cortes.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Pata-Hari » 23/1/2013 13:00

rmachado Escreveu:Solução para o db7 e para a Pata-hari.

Despeçam-se e vão trabalhar para o Estado. :)

Até o "pai do SNS" diz que a ideia inicial era acabar com os subsistemas, com a expeção do militar/forças de segurança por o tipo de serviço que prestam.

Mas enfim.. é como digo é mais um daquelas situações que em tempos fazia sentido agora não faz e é preciso alterar...

Olha que hoje em dia, conhecendo as estatisticas, já cheguei à conclusão que foi um enorme erro da minha parte não o ter feito. Juro-te que já me ocorreu seriamente essa ideia. Agora é tarde, não me parece que estejam a contratar.

Altrio, desculpa, estou a ter um acesso de burreza. Não entendi o teu comentário/pergunta.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Purificaçao, PXYC, Shimazaki_2, TTM62, yggy e 513 visitantes