ADSE - o sorvedouro
Rantamplan Escreveu:db7 Escreveu:A questão de fundo é por raio existem estes sistemas diferentes? Essa é a grande questão que ninguém parece saber responder.
Caro Db7, se se der ao trabalho de ler uns posts atrás, expliquei sumariamente porque é que a ADSE foi criada. Também deixei atrás umas notas porque é que ela se mantém hoje em dia.
Acredite ou não, não tem rigorosamente nada a ver com as regalias do beneficiário. Desaparecer com os subsistemas públicos de saúde significa mandar para a falência os grandes grupos privados de saúde bem como grande parte dos laboratórios de análises e exames de diagnóstico.
A ADSE deveria ser extinta e não reformulada para se tornar autosustentada como tem sido defendido por alguns foristas.
O problema maior da ADSE não tem, na minha opinião, a ver com a questão financeira pura e dura. Também tem mas...
O grande problema da ADSE é que cria iniquidades no acesso a cuidados de saúde, sendo que o financiamento é feito, em grande medida pelos contribuintes do regime geral que não vão beneficiar dessas regalias.
Sinteticamente, o beneficiário da ADSE tem liberdade de escolha de prestadores de cuidados enquanto o contribuinte do regime geral não tem sendo que é o contribuinte que garante essa regalia.
Isto é simplesmente inaceitável, injusto e iníquo atualmente. Não o era, pelo menos tanto, quando a ADSE foi criada porque à data não havia SNS!
E já agora desmitifique-se outra coisa; o FP paga 1.5% para a ADSE e paga 10% para a CGA. O contribuinte do regime geral paga 11% para a SS. As tabelas de IRS são semelhantes logo a contribuição líquida do FP para a ADSE é de apenas 0.5%. Bem sei que os descontos para a SS e para a CGA não financiam o OE. Mas o diferencial da carga de descontos suportada por um e por outro tem de ser analisada como um todo e não apenas na parcela consignada.
Isto para não dizer que a entidade patronal desconta para a CGA, se não estou em erro (corrijam-me se estiver) 19.25% enquanto desconta para a SS 23.75% se o funcionário pertencer ao regime geral.
Agradecido pelo tempo despendido.
Basicamente o sistema foi se mantendo alongo dos anos após ter sido criado o SNS. Porque razão não foi feita ao longo dos anos uma transição de todos para o SNS?
Re: R:
mais_um Escreveu:....Eu trabalho do privado e do que tu referes só tenho telemovel e é para estar contactavel 24 horas por dia, férias incluido.
Já me aconteceu a um domingo estar a sentar-me à mesa para almoçar e ter que sair, sem receber nada para isso. Se pudesse escolher não tinha telemovel da empresa.
Mesmo quem tem net e electricidade em casa, pago pela empresa, é para beneficio da empresa.
Mas o facto é que se a empresa dá é uma questão entre a empresa e o trabalhador, não é dos nossos impostos (pelo menos de uma forma directa) que sai essas condições.
Quase de certeza que no teu vencimento está englobado esse teu horário, ou dito de outra forma se não o fizesses ganhavas menos.
Quanto ao facto da ADSE também ser paga pelos "vossos impostos" claro que é, como também os vencimentos dos FP´s o são!! Mas quem é que vocês queriam que pagasse? Ou não querem serviços públicos?? Ou querem escolas, hospitais, finanças, forças de segurança, etc. privadas? Ou só querem direitos, regalias, bons vencimentos etc. para vocês e esmolas para outros??
Francamente... e mais não digo!
Rantamplan
o funcionário paga 11% para a CGA e não 10%
- Registado: 7/4/2009 14:45
db7 Escreveu:A questão de fundo é por raio existem estes sistemas diferentes? Essa é a grande questão que ninguém parece saber responder.
Caro Db7, se se der ao trabalho de ler uns posts atrás, expliquei sumariamente porque é que a ADSE foi criada. Também deixei atrás umas notas porque é que ela se mantém hoje em dia.
Acredite ou não, não tem rigorosamente nada a ver com as regalias do beneficiário. Desaparecer com os subsistemas públicos de saúde significa mandar para a falência os grandes grupos privados de saúde bem como grande parte dos laboratórios de análises e exames de diagnóstico.
A ADSE deveria ser extinta e não reformulada para se tornar autosustentada como tem sido defendido por alguns foristas.
O problema maior da ADSE não tem, na minha opinião, a ver com a questão financeira pura e dura. Também tem mas...
O grande problema da ADSE é que cria iniquidades no acesso a cuidados de saúde, sendo que o financiamento é feito, em grande medida pelos contribuintes do regime geral que não vão beneficiar dessas regalias.
Sinteticamente, o beneficiário da ADSE tem liberdade de escolha de prestadores de cuidados enquanto o contribuinte do regime geral não tem sendo que é o contribuinte que garante essa regalia.
Isto é simplesmente inaceitável, injusto e iníquo atualmente. Não o era, pelo menos tanto, quando a ADSE foi criada porque à data não havia SNS!
E já agora desmitifique-se outra coisa; o FP paga 1.5% para a ADSE e paga 10% para a CGA. O contribuinte do regime geral paga 11% para a SS. As tabelas de IRS são semelhantes logo a contribuição líquida do FP para a ADSE é de apenas 0.5%. Bem sei que os descontos para a SS e para a CGA não financiam o OE. Mas o diferencial da carga de descontos suportada por um e por outro tem de ser analisada como um todo e não apenas na parcela consignada.
Isto para não dizer que a entidade patronal desconta para a CGA, se não estou em erro (corrijam-me se estiver) 15% enquanto desconta para a SS 23.75% se o funcionário pertencer ao regime geral.
Editado pela última vez por Rantamplan em 23/1/2013 13:59, num total de 1 vez.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado
Pata-Hari Escreveu:Eu trabalho no privado e preferia pagar 1.5% ...
Olha que não é 1.5%
Ou o teu empregador pagaria sem pestanejar o resto, sem te cobrar no salário?
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill
Solução para o db7 e para a Pata-hari.
Despeçam-se e vão trabalhar para o Estado.
Até o "pai do SNS" diz que a ideia inicial era acabar com os subsistemas, com a expeção do militar/forças de segurança por o tipo de serviço que prestam.
Mas enfim.. é como digo é mais um daquelas situações que em tempos fazia sentido agora não faz e é preciso alterar...
Despeçam-se e vão trabalhar para o Estado.

Até o "pai do SNS" diz que a ideia inicial era acabar com os subsistemas, com a expeção do militar/forças de segurança por o tipo de serviço que prestam.
Mas enfim.. é como digo é mais um daquelas situações que em tempos fazia sentido agora não faz e é preciso alterar...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Re: R:
dancar1981 Escreveu:Para deixar claro que sou a favor da extinção da ADSE porque penso que quem beneficia com a ADSE não são os seu beneficiários mas sim os interesses privados dos Hospitais Particulares.
Sou func. publico (FP) e a minha esposa func. no privado (FPr), e quando se discute este problema não se pode comparar situações diferentes que passo a explicar:
FP desconta do seu salário TOTAL - 11%CGA+1,5%ADSE+IRS
FPr do seu salario BASE - 11%SS+IRS.
Do salário do FP sai mais 1,5%, a que ter em conta ainda algo muito mais importante, eu pago impostos da totalidade do meu salario bruto, enquanto os privados resebem uma fatia importante do salário em cheques creche, cartão ou senha alimentação, suplemento de luz (se trabalharem em casa), sub. transporte, viaturas, telemoveis, etc. Falta referir que exitem bastantes empresas com seguros, e algumas são obrigadas.
Resumindo não comprar coisas diferentes no publico desconta-se sem subterfúgios, no privado foge-se do que se pode, Fazendo com que se diga: o salário médio no publico é mais elevado.
Deixo ainda uma ultima questão à reflexão:
- Muitos funcionários públicos tem trabalhos com riscos especiais (trabalhos em altura, soterramento, forças de segurança), na atual lei todas as empresas que no ambito da SHST (saude higiene e segurança no trabalho) são obrigados a segurar (fazer seguro) para cobrir os riscos inerentes, como seria isto feito na Função Publica? Só existiria ADSE para os funcionários com "riscos especiais"?
Eu trabalho do privado e do que tu referes só tenho telemovel e é para estar contactavel 24 horas por dia, férias incluido.
Já me aconteceu a um domingo estar a sentar-me à mesa para almoçar e ter que sair, sem receber nada para isso. Se pudesse escolher não tinha telemovel da empresa.
Mesmo quem tem net e electricidade em casa, pago pela empresa, é para beneficio da empresa.
Mas o facto é que se a empresa dá é uma questão entre a empresa e o trabalhador, não é dos nossos impostos (pelo menos de uma forma directa) que sai essas condições.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Eu trabalho no privado e preferia pagar 1.5% e ter os beneficios que mencionas - eu não tenho nenhum dos que mencionas: "enquanto os privados resebem uma fatia importante do salário em cheques creche, cartão ou senha alimentação, suplemento de luz (se trabalharem em casa), sub. transporte, viaturas, telemoveis, etc". Zero.
Dancar... eu trabalho no privado e também não mas não me importava de descontar 1.5% do meu salário para ter acesso aos serviços da ADSE. É que não me importava mesmo nada!!! Ainda conseguia incluir a minha filha e tal.. nada mau.
A questão de fundo é por raio existem estes sistemas diferentes? Essa é a grande questão que ninguém parece saber responder.
A questão de fundo é por raio existem estes sistemas diferentes? Essa é a grande questão que ninguém parece saber responder.
R:
Para deixar claro que sou a favor da extinção da ADSE porque penso que quem beneficia com a ADSE não são os seu beneficiários mas sim os interesses privados dos Hospitais Particulares.
Sou func. publico (FP) e a minha esposa func. no privado (FPr), e quando se discute este problema não se pode comparar situações diferentes que passo a explicar:
Do salário do FP sai mais 1,5%, a que ter em conta ainda algo muito mais importante, eu pago impostos da totalidade do meu salario bruto, enquanto os privados resebem uma fatia importante do salário em cheques creche, cartão ou senha alimentação, suplemento de luz (se trabalharem em casa), sub. transporte, viaturas, telemoveis, etc. Falta referir que exitem bastantes empresas com seguros, e algumas são obrigadas.
Resumindo não comprar coisas diferentes no publico desconta-se sem subterfúgios, no privado foge-se do que se pode, Fazendo com que se diga: o salário médio no publico é mais elevado.
- Muitos funcionários públicos tem trabalhos com riscos especiais (trabalhos em altura, soterramento, forças de segurança), na atual lei todas as empresas que no ambito da SHST (saude higiene e segurança no trabalho) são obrigados a segurar (fazer seguro) para cobrir os riscos inerentes, como seria isto feito na Função Publica? Só existiria ADSE para os funcionários com "riscos especiais"?
- Registado: 8/8/2011 15:26
Qu
AutoMech Escreveu:altrio Escreveu:O custo não é apenas de 1,5% por mês. Isso é a parte paga pelo trabalhador. Falta ainda a parte paga pelo serviço empregador.
Não desconverses Altrio. Foste tu que implicitamente disseste que a partir de um salário médio não é interessante (do ponto de vista do funcionário). Ora, como bem sabes, o funcionário paga apenas os 1.5% e nada mais.
Então é fácil resolver o problema. A contribuição que os serviços pagam passam a dar ao trabalhador (sem custos acrescidos para as finanças públicas) e a ADSE passa a cobrar tudo ao trabalhador. Pelo menos clarificava-se o real custo para o trabalhador dos serviços da ADSE.
urukai Escreveu:Do que conheço parecem-me exageradas algumas das comparticipações. (ex: óculos escuros graduados comparticipados a 100%!!!!????)
Uns rayban nestas condições mandam-se à vontade para os 200€...
Podes confirmar isso nas tabelas da ADSE? Que eu saiba isso só é possível se houver falcatruas...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman
altrio Escreveu:O custo não é apenas de 1,5% por mês. Isso é a parte paga pelo trabalhador. Falta ainda a parte paga pelo serviço empregador.
Não desconverses Altrio. Foste tu que implicitamente disseste que a partir de um salário médio não é interessante (do ponto de vista do funcionário). Ora, como bem sabes, o funcionário paga apenas os 1.5% e nada mais.
Assume que não há seguros iguais à ADSE por 30 euros por mês. Ou se existem fazias um enorme favor ao forum em dizer quais são, porque parece que tu (e vários outros) conhecem magotes deles e, pelos vistos, há muita gente interessada nesses tais seguros além de mim.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Acrescento à explicação do Marco o seguinte:
O SNS é pago pelo OE, ou seja por todos os nossos impostos.
A ADSE é paga pelo OE e pelos descontos dos FP.
(pretende-se que seja só paga pelos descontos dos FP)
Os descontos para a SS, quer os que são efectuados pelo trabalhador, quer os que são efectuados pela entidade patronal são receita da SS, que não tem nada a ver com o SNS.
O SNS é pago pelo OE, ou seja por todos os nossos impostos.
A ADSE é paga pelo OE e pelos descontos dos FP.
(pretende-se que seja só paga pelos descontos dos FP)
Os descontos para a SS, quer os que são efectuados pelo trabalhador, quer os que são efectuados pela entidade patronal são receita da SS, que não tem nada a ver com o SNS.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
AutoMech Escreveu:altrio Escreveu:pocoyo Escreveu:Já que é assim a ADSE deveria ser cortada a quem ganhasse mais de 1000€.
Seria no interesse dos trabalhadores com salários mais elevados. Mas certamente não vão fazer isso porque ficariam apenas com os que dão prejuízo à ADSE...
Bom, não respondeste à minha pergunta por isso vou presumir que um salário médio são 2.000€ mensais.
Ora, segundo as tuas próprias palavras, "Quem tem salários médios ou altos concerteza que não...".
Portanto, se não descontaria, presumo que seja porque encontraria melhor no mercado do que a ADSE, por esse preço (1,5% = 30€ por mês).
Nesse caso a pergunta para ti é a mesma que fiz ao dancar1981:AutoMech Escreveu:Agradeço informação sobre esse seguro onde não tomam em consideração doenças pré-existentes, onde não existem plafonds máximos anuais (não corres o risco de ser transferido a meio do tratamento) e onde não te cancelam o contrato se começares a ter muitos problemas de saúde. Estou bastante interessado nesse(s) seguro(s) que conheces, semelhante(s) à ADSE, por apenas 30 euros mensais. Aguardo informação.
É que aparentemente neste forum toda a gente conhece imensos seguros excelentes, tão bons ou melhores que a ADSE, por 30 euros mensais (ou pouco mais) para a sua família. Sou o único que nunca encontrei nada disso nas minhas pesquisas e fico aborrecido porque ninguém parece querer ajudar e dizer que seguro é esse.
AutoMech,
tenho um pressentimento que vais continuar a tua procura... por uns bons tempos

AutoMech Escreveu:altrio Escreveu:pocoyo Escreveu:Já que é assim a ADSE deveria ser cortada a quem ganhasse mais de 1000€.
Seria no interesse dos trabalhadores com salários mais elevados. Mas certamente não vão fazer isso porque ficariam apenas com os que dão prejuízo à ADSE...
Bom, não respondeste à minha pergunta por isso vou presumir que um salário médio são 2.000€ mensais.
Ora, segundo as tuas próprias palavras, "Quem tem salários médios ou altos concerteza que não...".
Portanto, se não descontaria, presumo que seja porque encontraria melhor no mercado do que a ADSE, por esse preço (1,5% = 30€ por mês).
O custo não é apenas de 1,5% por mês. Isso é a parte paga pelo trabalhador. Falta ainda a parte paga pelo serviço empregador.
altrio Escreveu:pocoyo Escreveu:Já que é assim a ADSE deveria ser cortada a quem ganhasse mais de 1000€.
Nesse caso a pergunta para ti é a mesma que fiz ao dancar1981:
AutoMech Escreveu:Agradeço informação sobre esse seguro onde não tomam em consideração doenças pré-existentes, onde não existem plafonds máximos anuais (não corres o risco de ser transferido a meio do tratamento) e onde não te cancelam o contrato se começares a ter muitos problemas de saúde. Estou bastante interessado nesse(s) seguro(s) que conheces, semelhante(s) à ADSE, por apenas 30 euros mensais. Aguardo informação.
É que aparentemente neste forum toda a gente conhece imensos seguros excelentes, tão bons ou melhores que a ADSE, por 30 euros mensais (ou pouco mais) para a sua família. Sou o único que nunca encontrei nada disso nas minhas pesquisas e fico aborrecido porque ninguém parece querer ajudar e dizer que seguro é esse.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
pocoyo Escreveu:Já que é assim a ADSE deveria ser cortada a quem ganhasse mais de 1000€.
Ora cá está uma excelente medida para equilibrar as contas da ADSE, do défice orçamental, da dívida pública e do problema demográfico!
http://www.publico.pt/mundo/noticia/ministro-japones-diz-que-idosos-doentes-devem-morrer-rapidamente-para-o-bem-da-economia-1581680
Só não consigo é perceber a discriminação para com os idosos saudáveis. Temo que a medida assim como está não passe no Tribunal Constitucional do Japão!
Gasparzinho, dá um pulinho até ao Japão, troca umas ideias com o teu congénere Japonês que o cidadão é um iluminado.
Eu que não sou religioso só me vem à cabeça "Valha-me Deus, quanta imbecilidade!"
http://www.publico.pt/mundo/noticia/ministro-japones-diz-que-idosos-doentes-devem-morrer-rapidamente-para-o-bem-da-economia-1581680
Só não consigo é perceber a discriminação para com os idosos saudáveis. Temo que a medida assim como está não passe no Tribunal Constitucional do Japão!
Gasparzinho, dá um pulinho até ao Japão, troca umas ideias com o teu congénere Japonês que o cidadão é um iluminado.
Eu que não sou religioso só me vem à cabeça "Valha-me Deus, quanta imbecilidade!"
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado
altrio Escreveu:db7 Escreveu:Quem não queria descontar essa percentagem do seu salário para ter acesso ao serviços da ADSE?
Apenas quem tem salários baixos preferiria descontar para a ADSE. Quem tem salários médios ou altos concerteza que não...
Já que é assim a ADSE deveria ser cortada a quem ganhasse mais de 1000€.
Podes dizer e quem paga? Pagamos todos como agora mas com mais justiça.

A ADSE não é só para o utente, tambem é para os filhos (pelo mesmo desconto).
Mcmad Escreveu:albarra Escreveu:Elias Escreveu:Como o SNS o aumento é grande mas é consideravelmente menor: de 1995 a 2008 a despesa por habitante subiu 132%, ao passo que no caso da ADSE a despesa por beneficiário subiu 204%.
Mas também é importante dizer que os benificiários da ADSE descontam 1,5% do seu vencimento enquanto cada benificiário do SNS desconta 0%
Mentira, o beneficiário do SNS desconta, 23,75%+ 11%, e o beneficiário da ADSE?
Mas que grande confusão: o desconto do beneficiário do SNS para a Segurança Social cobre uma série de coisas que nada têm que ver com a ADSE, ora essa.
O grosso desse desconto de resto tem que ver com a reforma/pensão bem como a cobertura para os subsídios de doença, desemprego, invalidez, etc. Se alguma coisa, isso é comparável com a CGA, não com a ADSE.
Que grande salgalhada...
Mais ainda: a parte da entidade patronal é uma despesa do empregador, um encargo em despesas com pessoal (a que terá de corresponder, numa comparação de equivalências, uma despesa do empregador estado também). Naturalmente não se pode tão pouco comparar o desconto do trabalhador (num caso) com o desconto do trabalhador mais o encargo do empregador (do outro), não é uma comparação honesta.
(nota: não querendo dizer com isto que há má fé, provavelmente foi só distração como também terá sido distração tomar a ADSE pela CGA)
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
finveste Escreveu:Sem dúvida que a ADSE é um sistema fantástico, só não vi ninguém defender que seja estendido a mais gente.
Porque o típico portuguesinho quando vê que alguém tem algo de bom, não procura conquistar para si esse beneficio. Procura deitar abaixo.
E assim continuamos um país medíocre nivelado por baixo.
Bora lá nivelar por cima.
Eu também nunca entendi a embirração com o TGV, se podemos andar a 300 à hora para quê continuar naquela parvalheira do Alfa?
Cambada de invejosos...
db7 Escreveu:Quem não queria descontar essa percentagem do seu salário para ter acesso ao serviços da ADSE?
Apenas quem tem salários baixos preferiria descontar para a ADSE. Quem tem salários médios ou altos concerteza que não...
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, IX Hispana, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, yggy e 170 visitantes