Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Misha, Bill e o São Gonçalinho

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por elbronzeado » 22/1/2013 18:16

Obrigado Ulisses, agora percebo melhor o teu ponto de vista. Também concordo quando dizes que agora ocorreu a quebra de um nível chave. Em 2009 esse nível era mais difícil de definir, dada a violência das quedas em 2008.

Abraço.

Registado: 15/6/2011 21:56

por rmachado » 22/1/2013 15:59

Ulisses Pereira Escreveu:Mas confesso que, para reforçar esta minha convicção, gostava de não ver tópicos como aquele dos 100% no Caldeirão.

"Sindrome do taxista comprador de acções"?

Registado: 24/8/2004 10:42

por Ulisses Pereira » 22/1/2013 15:48

A pergunta é boa e difícil de responder.Por um lado, muita da desvalorização na Bolsa portuguesa resultava do risco da falência do país que as OT sinalizavam. Isso alterou-se com a completa inversão a que temos assistido.

Outra diferença tem a ver com o valor. A Bolsa portuguesa esteve bem abaixo desse mínimo de 2009, sem que os lucros das empresas que compõem o PSI tenham sido assim tão afectados. Mesmo com o país em chamas...

Mas a grande diferença tem a ver que, desta vez, o PSI quebrou o nível que eu considerava chave. Algo que não aconteceu em 2009. E é-me difícil explicar como os determino porque muito tem a ver com a minha "sensibilidade". A verdade é que os valores que eu fui referindo em 2009 como fronteira entre o Bear e o BUll Market não foram quebrados e agora foram.

Mas a pergunta é difícil de responder. E por ser tão difícil é pertinente porque obriga a pensar. E, sobretudo, obriga-nos a estar atento pois, caso o mercado perca força e quebre suportes importantes, não devo ficar amarrado a este dogma.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por elbronzeado » 22/1/2013 15:22

Ulisses, quando dizes que estavas pessimista desde 2008, fico a procurar diferenças entre a subida de 2009 e a actual do PSI20, e encontro mais semelhanças que diferenças...
O que te leva a dizer que esta subida é diferente da de 2009?

Registado: 15/6/2011 21:56

por Ulisses Pereira » 22/1/2013 0:32

Eu acho que tenho sido claro. Desde 2008 pessimista, tornei-me optimista no final de Maio este ano, mas numa perspectiva de curto/médio prazo. Referi sempre nos últimos meses que, para mim, a fronteira entre o Bear e o Bull Market (falando, naturalmente, em termos de longo prazo) estava nos 5700 pontos. Ultrapassada essa resistência, nesta altura, estou bullish em todos os horizontes temporais.

Mas confesso que, para reforçar esta minha convicção, gostava de não ver tópicos como aquele dos 100% no Caldeirão.

E LTCM, o Misha e o Bill são uns exagerados, puxando o máximo a brasa á sua sardinha para vencerem o duelo de egos. Nunca seriam bons traders. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Texano Bill » 21/1/2013 22:13

Apraz-me dizer que o Bill tem toda a razão. Oh Misha, compra enquanto sobe e vende quando começar a cair! 8-)

Misha Escreveu:Misha: Só olhas para o que te interessa. No ressalto que começou em meados de 2009, o PSI-20 subiu 50% antes de regressar às quedas e, actualmente, a recuperação do PSI-20 vai apenas em cerca de 40%. Portanto, vejo-te demasiado excitado com algo que não é mais do que um mero ressalto. Tanta miúda gira aqui na festa e tu excitado com um ressaltozeco…

Registado: 20/8/2011 12:52

Achega

por Cem pt » 21/1/2013 21:09

Como no meu caso ligo bastante importância aos sinais de determinados indicadores técnicos, não deixa de ser curioso que o PSI-20, que já andava há alguns meses com tendência ascendente no seu gráfico diário, passou a ascendente na sua tendência semanal precisamente na transição de 2012 para 2013, entre os 5650 e os 5800 pontos, quase na média do valor dos 5700 pontos assinalados pelo Ulisses.

Embora não possa falar por ele, uma vez que estará sujeito a determinadas restrições de entidades da supervisão, atrevo-me a adiantar que se pode antever um bom ano bolsista de 2013 para o Búfalo Bill, interessante em termos de potenciais subidas.

Bons negócios.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por monterrey » 21/1/2013 20:57

Boa noite caro ulisses.

ok para bom entendedor meia palavra basta,mas gostava de ler escrito pelo ilustre que estamos já em bull mode. estamos ou não ? :pray:
é que já ando á tempo para poder ler tais palavras escritas pelo ulisses hehe[/quote]

O que eu noto, cada vez mais nos artigos do Ulisses e isto é uma opinião minha, é que dentro do seu optimismo,o Ulisses está cada vez mais optimista e confiante. :wink:

Registado: 29/11/2007 1:59

por ZEsteves » 21/1/2013 20:55

Muito engraçado o artigo! :lol:

Havia realmente um pessimismo excessivo em torno da bolsa, mas não gostava de o ver substituido por optimismo excessivo do dia para a noite.
A tendência bull já é visivel há vários meses mas as subidas dos últimos dias em alguns títulos são "assustadoras".

O urso e o touro haviam de se encontrar a meio caminho, com uma ligeira tendência para a subida... mais gradual e sustentada. Quanto maior a subida, maior o trambulhão na queda!

Cumps.

Registado: 21/9/2012 18:42

por LTCM » 21/1/2013 20:47

Bill: E os juros da dívida pública a descerem há um ano, estando já a níveis muito próximos dos valores antes da crise? Uma vez mais, os investidores estão a acreditar que Portugal está a inverter a rota que o levava ao abismo. Tu olhas para aqueles que falam, eu olho para aqueles que investem o dinheiro.

Bill: Este é o gráfico da nossa independência, Misha! Estamos a chegar a valores que nos permite ir ao mercado, ou seja, deixamos de estar dependentes da troika e podemos, finalmente, mandar no nosso país. Podemos abrandar as medidas de austeridade e usá-las com mais calma e sem radicalismos.

O Bill parece não conhecer o Mario Draghi.

Nem a evolução dos juros da dívida, a dez anos, na Espanha, na Grécia, na Itália e em Portugal.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

Re: Depende do período em analise!

por canguru » 21/1/2013 20:41

tugadaytrader Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:O narrador tem tomado a sua posição nos últimos meses. E é bem clara :) Ali, o narrador só está para contar a história e mostrar os argumentos dos ursos e touros .;)

Um abraço,
Ulisses

No curto prazo a força é dos touros no longo prazo os ursos continuam a dominar.

É só olhar para o gráfico...

:shock:

Registado: 6/4/2008 22:41

Depende do período em analise!

por L.S.S » 21/1/2013 20:36

Ulisses Pereira Escreveu:O narrador tem tomado a sua posição nos últimos meses. E é bem clara :) Ali, o narrador só está para contar a história e mostrar os argumentos dos ursos e touros .;)

Um abraço,
Ulisses

No curto prazo a força é dos touros no longo prazo os ursos continuam a dominar.

É só olhar para o gráfico...
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Adam hedge » 21/1/2013 20:34

Ulisses Pereira Escreveu:Exacto, canguru. ;)

Um abraço,
Ulisses

Boa noite caro ulisses.

ok para bom entendedor meia palavra basta,mas gostava de ler escrito pelo ilustre que estamos já em bull mode. estamos ou não ? :pray:
é que já ando á tempo para poder ler tais palavras escritas pelo ulisses hehe
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por Ulisses Pereira » 21/1/2013 20:32

O narrador tem tomado a sua posição nos últimos meses. E é bem clara :) Ali, o narrador só está para contar a história e mostrar os argumentos dos ursos e touros .;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Storgoff » 21/1/2013 20:28

Afinal quem é que está certo?

É o Misha, é o Bill, eis a questão!

Parece-me que o narrador não quis tomar posição.
:wink:

Registado: 21/5/2009 18:43

por NurseTrader » 21/1/2013 20:14

Engraçado e lúdico...Parabéns Ulisses!

Registado: 29/11/2007 14:13

por Ulisses Pereira » 21/1/2013 20:06

Exacto, canguru. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por canguru » 21/1/2013 20:05

Ulisses, o teu valor para o bull market eram os 5700. Presumo que só uma quebra dos mesmos te fará abandonar o optimismo.

por canguru » 21/1/2013 20:03

Misha: (...) Portanto, vejo-te demasiado excitado com algo que não é mais do que um mero ressalto. Tanta miúda gira aqui na festa e tu excitado com um ressaltozeco…

:twisted: [/quote]

Re: Misha, Bill e o São Gonçalinho

por monterrey » 21/1/2013 20:02

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo: "Misha, Bill e o São Gonçalinho":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... linho.html

:clap: :clap: :clap: :clap:
Excelente artigo Ulisses, estou de pleno acordo.
Penso que chegou a hora da inversão de sentimentos.

Registado: 29/11/2007 1:59

Misha, Bill e o São Gonçalinho

por Ulisses Pereira » 21/1/2013 19:47

Foi hoje publicado o meu novo artigo: "Misha, Bill e o São Gonçalinho":

http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... linho.html

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, castrojjf, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 298 visitantes