Comunicação Social: Está na hora de ser responsabilizada!
mais_um Escreveu:Obrigado pela explicação mas eu sei as diferenças gerais entre as duas correntes.A minha questão é quando ambas as receitas falham, o que fazer?
Sem tentar parecer que percebo muito do(s) tema(s), parece-me que depende do que interpretes como "falha". No caso grego este País está metido na moeda única, portanto o problema é europeu e não exclusivamente grego. Nestes temas infelizmente não existe varinha mágica, e ou as contas se equilibram, ou a alternativa é o empobrecimento generalizado.
Ainda assim, existem existem outras formas, dentro das experimentadas, como por exemplo a economia de guerra, onde os bens são racionados e distribuidos centralmente, assim como a produção é centralizada e onde convivem uma economia planificada com a economia de mercado.
No entanto, e porque não é eficiente e limita a liberdade dos cidadãos, só é usada em casos extremos.
Outros modelos haverá concerteza, mas nenhum, com meu conhecimento, provado em grande escala.
- Registado: 4/1/2004 22:32
mais_um Escreveu:QuimPorta Escreveu:mais_um Escreveu:Eu só quero perceber quais são as alternativas quando as duas teorias dominantes falham.
Não deverias estar a dizer "se as duas teorias dominantes falharem" ?
Homessa!
Dizer que as duas teorias falharam, é muito cómodo para os que advoga(va)m que a austeridade e(ra) expansionista ou para os que andam há já quatro anos a dizer que que vem aí a hiper-inflação (malandro do FED com as suas políticas expansionistas!).
Dizer que as teorias keynesianas falharam (!) é uma inverdade.
Os modelos keynesianos desde o início provaram estar certos e de acordo com os resultados (o que não é de estranhar, uma vez que foram elaborados na génese da crise de 29, em tudo parecida com esta), como por exemplo, e entre outros:
Previram que a austeridade seria contraccionista;
Previram que não haveria o mínimo risco de inflação:
Previram que os juros não subiriam e ainda, como outro exemplo, os seus seguidores,
Prevêm desde há anos que a dívida Pública (e falo da americana, inglesa ou alemã) não são um problema fundamental.
Subestimaram, é certo, alguns outros factores, mas como se dise atrás, não estamos a falar de ciências exactas.
O que é inaceitável é sobre modelos económicos que acertam sistemáticamente nas suas conclusões, dizer que têm falhado (pondo-os em pé de igualdade com outros modelos - ou nem isso - que não têm acertado uma, ou terão acertado alguma...).
QuimPorta Escreveu:Pessoalmente creio que é mais importante a determinação e carácter dos decisores políticos do que o acerto das teorias que seguem. E se as duas coisas andarem juntas, melhor.
Ó meuzz amigozzzz... um decisor político que siga a teoria errada pode levar ao desastre... e exemplos na história existem muitos... O Sócrates era muito determinado...

Quanto ao suposto "conflito" entre a Economia de Oferta e a Economia de Procura, confesso não perceber o que se diz, a menos que se esteja a falar num plano filosófico.
Eu apenas conheço o sistema capitalista (ou de economia de mercado) que gere a Procura e a Oferta, sem conflitos, e a teoria marxista/comunista que se substitui ao mercado através de sistemas de planificação central e sua distribuição (também sem conflitos). Mas isso sou eu que não gosto de simplificar...

Edit: Já agora, e como estamos em Portugal, as "teorias keynesianas" advogavam austeridade para Portugal, como meio de reequilibrio das contas, como o Krugman veio cá dizer quando veio receber o doutouramento HC... Algo completamente diferente do que advogam para o trio US/UK/DE
Editado pela última vez por Visitante em 29/1/2013 2:12, num total de 1 vez.
- Registado: 4/1/2004 22:32
QuimPorta Escreveu:mais_um Escreveu:Eu só quero perceber quais são as alternativas quando as duas teorias dominantes falham.
Este tipo de debates sobre questões económicas fundamentais, até com relavâncias metafísicas como no caso do Marxismo, são muito interessantes mas o máximo que se consegue aspirar é a uma convivência pacífica e não a um consenso.
A Economia não é uma ciência exacta para poder socorrer-se da experimentação.
Creio que é isso que leva ao ditado que diz que "entre 3 economistas há 4 opiniões". Normalmente são excelentes a explicar o passado.
Sobre isto, sugiro a leitura de um histórico artigo do Krugman no NYT: "How did economists get it so wrong" (2009)
Quando aparecem tipos cheios de certezas em matérias desta complexidade, como se cada argumento não fosse rebatível, para mim é claro sinal de retórica de embuste.
Pessoalmente creio que é mais importante a determinação e carácter dos decisores políticos do que o acerto das teorias que seguem. E se as duas coisas andarem juntas, melhor.
Obrigado pelo documento, a ver se no fim de semana tenho tempo para ler com atenção.

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
mais_um Escreveu:Eu só quero perceber quais são as alternativas quando as duas teorias dominantes falham.
Este tipo de debates sobre questões económicas fundamentais, até com relavâncias metafísicas como no caso do Marxismo, são muito interessantes mas o máximo que se consegue aspirar é a uma convivência pacífica e não a um consenso.
A Economia não é uma ciência exacta para poder socorrer-se da experimentação.
Creio que é isso que leva ao ditado que diz que "entre 3 economistas há 4 opiniões". Normalmente são excelentes a explicar o passado.
Sobre isto, sugiro a leitura de um histórico artigo do Krugman no NYT: "How did economists get it so wrong" (2009)
Quando aparecem tipos cheios de certezas em matérias desta complexidade, como se cada argumento não fosse rebatível, para mim é claro sinal de retórica de embuste.
Pessoalmente creio que é mais importante a determinação e carácter dos decisores políticos do que o acerto das teorias que seguem. E se as duas coisas andarem juntas, melhor.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
MiamiBlueHeart Escreveu:Se é para as pessoas serem consideradas um número, algo irrelevante, então de nada serve a política e a estratégia e Portugal está nesse limiar.
Pois, mas convinha termo-nos lembrado disso antes de o estourar todo e pedir ajuda ao FMI.
Agora a politiquice vai mesmo ter de ficar na gaveta enquanto os credores, bem ou mal, nos dizem o que devemos fazer.
K. Escreveu:Sim, mais do que vontade, e é um processo que demora alguns anos, de acordo com o tamanho dos desequilibrios (na Grécia eram enormes, está a demorar imenso tempo por isso).
É um processo que demora anos, mas depende da estratégia seguida e do que se defende e decide a nível europeu.
Mario Draghi, com uma simples declaração/decisão fez mais pelo euro, por Portugal e pela Grécia, que muitos planos de austeridade todos juntos.
Se é para as pessoas serem consideradas um número, algo irrelevante, então de nada serve a política e a estratégia e Portugal está nesse limiar.
Em dezembro de 2012, o desemprego está praticamente ao nível que o Governo estima no OE2013, para o final de 2013.
- Registado: 17/10/2010 19:32
K. Escreveu:Sim, mais do que vontade, e é um processo que demora alguns anos, de acordo com o tamanho dos desequilibrios (na Grécia eram enormes, está a demorar imenso tempo por isso).
Já vão nuns 2000 anos...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Mas transformar uma economia baseada no consumo , que nao investe na produção de bens transaccionáveis , para uma economia da oferta e necessário mais que vontade.
K. Escreveu:Sim, foi engano, é Socrates a tentar actuar do lado da procura e Passos Coelho do lado da oferta.
- Registado: 14/3/2009 0:19
mais_um,
a questão que colocas é interessante e vou tentar responder. Talvez a resposta ilumine um pouco o assunto.
Para resolver o dualismo entre as duas teorias económicas, seria necessário uma síntese que penso que estaria perto da Dialética Materialista, ou Marxismo.
O conflito entre a Economia de Oferta e a Economia de Procura tem os seus representantes dentro da luta de classes. Para conseguir acabar com ele, precisávamos de princípios semelhantes aos que resolveram a dialéctica Trabalho/Capital, chegando assim ao Marxismo.
Porque será tamque as forças de extrema esquerda terem em Portugal tanto poder e tanto tempo de antena, apesar de serem partidos radicais e que nunca tiveram representação no governo? Dá que pensar...
Pois é. Criticar os partidos que vão estando no governo é criar espaço para os outros. Quais são os outros?
a questão que colocas é interessante e vou tentar responder. Talvez a resposta ilumine um pouco o assunto.
Para resolver o dualismo entre as duas teorias económicas, seria necessário uma síntese que penso que estaria perto da Dialética Materialista, ou Marxismo.
O conflito entre a Economia de Oferta e a Economia de Procura tem os seus representantes dentro da luta de classes. Para conseguir acabar com ele, precisávamos de princípios semelhantes aos que resolveram a dialéctica Trabalho/Capital, chegando assim ao Marxismo.
Porque será tamque as forças de extrema esquerda terem em Portugal tanto poder e tanto tempo de antena, apesar de serem partidos radicais e que nunca tiveram representação no governo? Dá que pensar...
Pois é. Criticar os partidos que vão estando no governo é criar espaço para os outros. Quais são os outros?
- Registado: 28/5/2008 1:17
Essa do Sócrates que promove a economia pelo lado da oferta deve ser engano , pois quando se aumenta em 2009 o poder de compra em perto de 5% esta-se a promover a procura , consumo ,nao havendo,capacidade de resposta da produção nacional para este aumento de consumo importa-se e endividamo nos .
O norte da Europa promove a economia pelo lado da oferta dai terem excedentes ,
O Sul promove a economia pelo consumo dai são deficitários .
O norte da Europa promove a economia pelo lado da oferta dai terem excedentes ,
O Sul promove a economia pelo consumo dai são deficitários .
mais_um Escreveu:K. Escreveu:A Economia de procura (Keynesiana) e representada pelas ideias habitualmente divulgadas por Krugman e Stilglitz, consiste de uma forma simplista em estinular a oferta com investimento publico, ou simplesmente dando dinheiro as pessoas. O grande risco e a inflaccao.
Quanto a Economia de oferta, o mais influente economista da actualidade e provavelmente Robert Barro e o trabalho mais influente dele e o estudo sobre o crescimento de 98 paises entre 1960 e 1985, que conclui que o investimento publico nao afecta o crescimento economico. Curiosamente, uma das conclusoes do estudo e que a estabilidade politica afecta de uma forma positiva o crescimento. Para quem estiver interessado:
http://qje.oxfordjournals.org/content/106/2/407.short
O PS e toda a familia Social Democrata Europeia, bem como os Democratas Americanos tendem a seguir politicas Keynesianas.
O PSD|CDS, Republicanos, Cristao-Democratas, tendem a promover ideias de Economia de procura, a tal que leva a austeridade como forma de corrigir os desiquilibrios.
Hoje em dia, quando as pessoas sao, em democracia, chamadas a votar, sao as escolhas acima que tem que fazer. Existe hoje em dia uma diferenca entre esquerda e direita muito bem marcada (ao contrario daquilo que tentam convencer as pessoas na televisao).
Obviamente um partido tem de mentir para ganhar eleicoes, mas e aceite como natural que as promessas nao sejam cumpridas, e normalmente, aqueles que o fazem sao vistos como um pouco fanaticos, e tornam-se muitas vezes perigosos, como o Bush nos anos 80 (muito bem documentado no livro do Greenspan).
O que um partido nao pode fazer e desviar-se muito das linhas seguidas pelos seus parceiros internacionais, e pelas regras essenciais de economia politica acima descritas. Porem, ha uma tendencia para, em vesperas de eleicoes, todos quererem ser Keynesianos!
Assim, tivemos Socrates a tentar actuar do lado da oferta e Passos Coelho do lado da procura. Neste aspecto, ambos foram coerentes.
Obrigado pela explicação mas eu sei as diferenças gerais entre as duas correntes.A minha questão é quando ambas as receitas falham, o que fazer?
E as diferenças entre esquerda e direita não se esgotam na economia.![]()
Se na área económica considero-me em grande parte de direita, noutras sou claramente de esquerda (aborto, eutanásia, papel do estado na educação e saúde, etc..)
- Registado: 14/3/2009 0:19
Quico Escreveu:Mais um: desculpa! já corrigi. Por favor lê o que reescrevi.
Ufa! Por momentos fiquei preocupado!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Quico Escreveu:mais_um Escreveu:Quico Escreveu:mais_um Escreveu:Quico Escreveu:Para uma economia que "apodreceu" ao longo de décadas, esperam curas "milagrosas" em meses!...
Conheces a história do burro espanhol?
Se tens uma visão da economia como sendo uma "emanação" do estado, pode ser que a tua parábola faça sentido!
Já vi que não entendeste a parábola, o agricultor é o Estado, o Burro somos nós e os impostos são a comida do burro.
Pelo contrario: entendi perfeitamente!
E afinal, como desconfiava, a tua visão de como deve funcionar um país ou uma economia é ter o estado a nos pastorear a todos.
Não consigo entender como o chegas a essa conclusão, mas gostava que explicasses.
Aliás é uma novidade para mim, alguém que é contra o Estado sufocar os contribuintes com impostos ser apelidado de defensor que o Estado tome conta da população....

Editado pela última vez por mais_um em 17/1/2013 22:50, num total de 1 vez.
mais_um Escreveu:Quico Escreveu:mais_um Escreveu:Quico Escreveu:Para uma economia que "apodreceu" ao longo de décadas, esperam curas "milagrosas" em meses!...
Se tens uma visão da economia como sendo uma "emanação" do estado, pode ser que a tua parábola faça sentido!
Já vi que não entendeste a parábola, o agricultor é o Estado, o Burro somos nós e os impostos são a comida do burro.
Pelo contrario: entendi perfeitamente!
P.S. - Tive que editar porque, embora tenha percebido a parábola, estava a achar que defendias que o estado deveria era distribuir "estímulos" (palha) e não retirá-la ao "burro". Afinal, se para ti a "palha" - ou melhor a falta dela - são os impostos, então estamos de acordo.
De qualquer forma, como vinquei, atirar para o lixo toda um sistema económico ultra-dependente do estado, e recriar um outro de caraterísticas opostas, não se faz em meia dúzia de anos.
E antes disso, há que ir pagando a dívida! E... meu amigo, lá falta a "palha para o burro"!

Editado pela última vez por Quico em 17/1/2013 22:48, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
K. Escreveu:A Economia de procura (Keynesiana) e representada pelas ideias habitualmente divulgadas por Krugman e Stilglitz, consiste de uma forma simplista em estinular a oferta com investimento publico, ou simplesmente dando dinheiro as pessoas. O grande risco e a inflaccao.
Quanto a Economia de oferta, o mais influente economista da actualidade e provavelmente Robert Barro e o trabalho mais influente dele e o estudo sobre o crescimento de 98 paises entre 1960 e 1985, que conclui que o investimento publico nao afecta o crescimento economico. Curiosamente, uma das conclusoes do estudo e que a estabilidade politica afecta de uma forma positiva o crescimento. Para quem estiver interessado:
O PS e toda a familia Social Democrata Europeia, bem como os Democratas Americanos tendem a seguir politicas Keynesianas.
O PSD|CDS, Republicanos, Cristao-Democratas, tendem a promover ideias de Economia de procura, a tal que leva a austeridade como forma de corrigir os desiquilibrios.
Hoje em dia, quando as pessoas sao, em democracia, chamadas a votar, sao as escolhas acima que tem que fazer. Existe hoje em dia uma diferenca entre esquerda e direita muito bem marcada (ao contrario daquilo que tentam convencer as pessoas na televisao).
Obviamente um partido tem de mentir para ganhar eleicoes, mas e aceite como natural que as promessas nao sejam cumpridas, e normalmente, aqueles que o fazem sao vistos como um pouco fanaticos, e tornam-se muitas vezes perigosos, como o Bush nos anos 80 (muito bem documentado no livro do Greenspan).
O que um partido nao pode fazer e desviar-se muito das linhas seguidas pelos seus parceiros internacionais, e pelas regras essenciais de economia politica acima descritas. Porem, ha uma tendencia para, em vesperas de eleicoes, todos quererem ser Keynesianos!
Assim, tivemos Socrates a tentar actuar do lado da oferta e Passos Coelho do lado da procura. Neste aspecto, ambos foram coerentes.
Obrigado pela explicação mas eu sei as diferenças gerais entre as duas correntes.

E as diferenças entre esquerda e direita não se esgotam na economia.

Se na área económica considero-me em grande parte de direita, noutras sou claramente de esquerda (aborto, eutanásia, papel do estado na educação e saúde, etc..)
Quico Escreveu:mais_um Escreveu:Quico Escreveu:Para uma economia que "apodreceu" ao longo de décadas, esperam curas "milagrosas" em meses!...
Quico, comparando os teus gráficos com circuitos eletricos, o primeiro parece ter um funcionamento normal, equilibrado, que se pode perpetuar. Já no segundo, no fim do grafico já rebentou um componente.
P.S. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

P.S. Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

Plan the trade and trade the plan
- Registado: 3/11/2004 15:53
QuimPorta Escreveu:mais_um Escreveu:Como já referi algumas vezes não defendo nenhuma teoria economica, estou a borrifar-me se é A ou B, quero é algo que funcione.
Isso é uma solução do lado "demand"
Afinal és Keynesiano e não sabias![]()
mais_um, a conversa está a tornar-se redonda.
O meu objectivo aqui não foi defender esta ou aquela solução para a Grécia.
Apenas dizer que não é em 3 anos que se tiram conclusões de um perído histórico tão complicado.
Lembrar que da única vez que tivemos algo parecido com o que vivemos, a coisa correu tão mal que só se resolveu após uma Guerra à escala planetária.
Aliás, quando visto dos EUA, a Guerra tratou-se de um extenso plano de investimentos público, provavelmente classificável como do tipo Keynesiano.
Eu só quero perceber quais são as alternativas quando as duas teorias dominantes falham.
A Economia de procura (Keynesiana) e representada pelas ideias habitualmente divulgadas por Krugman e Stilglitz, consiste de uma forma simplista em estinular a oferta com investimento publico, ou simplesmente dando dinheiro as pessoas. O grande risco e a inflaccao.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Quico Escreveu:Se tens uma visão da economia como sendo uma "emanação" do estado, pode ser que a tua parábola faça sentido!
As metáforas em certos contextos não são nada inocentes.
WHY is there such strong political support for fiscal austerity, for government cuts and layoffs, at a time of widespread unemployment?
Maybe it’s because we have the wrong metaphor stuck in our minds, and it’s framing policy choices in a misleading way.
How National Belt-Tightening Goes Awry
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Luzemburg, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, Yahoo [Bot] e 283 visitantes