Caldeirão da Bolsa

OT - Mundo Automóvel

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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/7/2013 22:51

Ora Marco António então vejamos:

Porque utilizou baterias maiores, o que se reflecte no preço do veículo.

Então se o problema é a bateria porque é os construtores convencionais (CVs) não oferecem essa possilidade como podemos ver em
http://www.fueleconomy.gov/feg/evsbs.shtml
a Tesla oferece duas opções de bateria muito superiores às do Nissan Leaf ou Ford Focus. Naturalmente não oferecem porque não querem.

Não são os construtores que querem veículos assim ou assado, são os consumidores e os construtores (todos eles entre si a lutar por um lugar ao sol contra a concorrência) apenas tentam oferecer o melhor que conseguem dentro daquilo que os consumidores procuram.


Assim esta tua afirmação é que não tem suporte no que esses mesmo CVs oferecem - baterias pequenas como vimos também em posts anteriores acima acerca do prius - ou seja os consumidores querem mas os CVs todos não têm disponível - indícios de concertação de políticas comerciais - apesar da tecnologia estar disponível.

Se os eléctricos fossem realmente vantajosos, qualquer empresa poderia a qualquer momento suplantar as outras e esmagar em vendas a concorrência oferecendo aquilo que alguns julgam que é possível.


Mas Marco António não tens acompanhado o sucesso do modelo Tesla S batendo os Audi, Mercedes e BMW em numero de vendas este ano ?! Já agora porque é tão difícil encontrar notícias dessas em sites nacionais?
Não concordo contigo que "qualquer" empresa a "qualquer momento" possa suplantar as outras mas as CVs tem esse know-how e não o usaram para fazer o que a Tesla - lançar um modelo 100% electrico de gama alta e que bate em numero vendas os modelos da mesma gama dos melhores CVs e esse é que é o ponto da minha intervenção.
http://www.valuewalk.com/2013/04/tesla-motors-inc-tsla-model-s-sells-more-than-mercedes-and-bmw/

Assim sendo Marco António a tua análise racional ( que não explica o porquê de todos os CVs não darem opção de compra para baterias grandes e também não terem abordado o mercado de gama alta, naturalmente com grande capacidade económica e com preocupações ambientais) e não encara a possibilidade de haver interesses cruzados entre a industria automóvel e industria petrolífera (eventualmente perfeitamente ligitimos) mas que tem vindo a condicionar o desenvolvimento do automóvel, prejudicando o ambiente e a nossa saúde ?
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por MarcoAntonio » 30/7/2013 21:36

Al_Trader Escreveu:
- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais



Porque utilizou baterias maiores, o que se reflecte no preço do veículo.


Al_Trader Escreveu:
- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.



Não são os construtores que querem veículos assim ou assado, são os consumidores e os construtores (todos eles entre si a lutar por um lugar ao sol contra a concorrência) apenas tentam oferecer o melhor que conseguem dentro daquilo que os consumidores procuram.

Mesmo com ajudas estatais e afins, as vendas de eléctricos são diminutas. A verdade é que entre os custos da tecnologia e as suas limitações (autonomia, tempo de recarga, etc) o eléctrico ainda não é aquilo que a esmagadora maioria das pessoas procura. Sim a maior parte gosta muito de eléctricos "da boca para fora" (existe uma espécie de ódio de estimação pelos combustíveis fósseis) mas na hora de compras, os aspectos práticos acabam por levar a melhor.


Se os eléctricos fossem realmente vantajosos, qualquer empresa poderia a qualquer momento suplantar as outras e esmagar em vendas a concorrência oferecendo aquilo que alguns julgam que é possível. Isso não acontece, não porque os construtores estejam todos a conspirar uns com os outros (completamente inverosímel/impraticável) mas porque realmente a tecnologia tem desvantagens que se reflectem na sua (in)capacidade de penetração de mercado. Simples.

Essas desvantagens vão-se desvanecendo/reduzindo aos poucos mas ainda há muito caminho para percorrer nestes quatro aspectos: baixar o custo das baterias, aumentar o seu ciclo de vida útil, baixar os tempos de recarga, aumentar a sua autonomia.


O problema resume-se quase todo à questão da bateria.


A evolução tecnológica nessa área tem sido efectiva e nem cabe à industria automóvel só por si travar ou acelerar essa evolução, essa tem sido mais ou menos constante e progressiva, alimentada por diversos sectores (sector automóvel, sector informático e telecomunicações).

Eventualmente, os veículos eléctricos irão vingar. Quando efectivamente forem tecnológico-economicamente superiores aos VCI's.


Tudo o resto são teorias da conspiração sem sentido que não resistem a uma análise racional e objectiva...
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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por KIMBALA » 30/7/2013 21:30

Al_Trader Escreveu:Vivam,

Pelo que tenho acompanhado na evolução dos carros eléctricos, cada vez fica mais claro que os fabricantes convencionais de automóveis não fizeram grandes esforços para implementar a tecnologia eléctrica. Tenho pessoalmente a impressão que fazem muito para atrasar a sua implementação através de vários artifícios: apresentaram rapidamente a tecnologia hibrida, e as propostas eléctricas são para utilitários com pouca autonomia. Assim deixo duas perguntas que não consigo responder:

- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais

- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.

boas,
porque o lobby do petroleo e muito poderoso.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Al_Trader » 30/7/2013 21:10

Vivam,

Pelo que tenho acompanhado na evolução dos carros eléctricos, cada vez fica mais claro que os fabricantes convencionais de automóveis não fizeram grandes esforços para implementar a tecnologia eléctrica. Tenho pessoalmente a impressão que fazem muito para atrasar a sua implementação através de vários artifícios: apresentaram rapidamente a tecnologia hibrida, e as propostas eléctricas são para utilitários com pouca autonomia. Assim deixo duas perguntas que não consigo responder:

- Porque é que uma companhia independente e com poucos anos de experiência, a Tesla, consegue produzir um automóvel electrico com autonomia duas vezes superior a qualquer automóvel eléctrico dos construtores convencionais

- Porque é que os grandes construtores querem continuar a produzir automóveis que poluem o ambiente e causam problemas respiratórios às pessoas principalmente nas grandes cidades.
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

por Afonso80 » 10/7/2013 15:29

Marco António, obrigado pela resposta.

Os Prius assim como o Peugeot 3008 Híbrido parecem-me uma excelente opção para quem está a ponderar a aquisição de uma viatura familiar com baixos consumos.
Uma autonomia de 25km é mais do que suficiente para uma grande parte da população que trabalha perto de casa!
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comentário

por jotabilo » 6/7/2013 9:29

A energia eléctrica é uma forma de energia muito derivada.....e por isso, sempre muito cara.
As pilhas de combustível é que constituem o caminho a adoptar....tanto em automóveis como em minicentrais de bairro (o futuro)
O que por aí anda são apenas modas....não ficarão..
Importa apenas desenvolver a produção e funcionalidade do hidrogénio....o elemento mais abundante no universo.....e claro...o oxigénio tb.....

cumps
 
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por MarcoAntonio » 5/7/2013 23:07

sem2006 Escreveu:Uma correcção: no plug in a bateria dá para 25km, mas há casos de users que já conseguiram fazer 40km em modo eléctrico (é basicamente o record)


Isso, são cerca de 25km, não 15 (lapso meu).
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por sem2006 » 5/7/2013 22:56

Uma correcção: no plug in a bateria dá para 25km, mas há casos de users que já conseguiram fazer 40km em modo eléctrico (é basicamente o record)
 
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por MarcoAntonio » 5/7/2013 22:14

Afonso80 Escreveu:Boa noite,

Gostava de saber a opinião do Marco António sobre o Prius Plug-In, um híbrido com um motor eléctrico com uma autonomia de 25 km.

Obrigado.


Afonso, desculpa não ter respondido logo mas nestes últimos dias o tempo tem sido curto. Em todo o caso, o que te posso dizer é limitado (uma vez que não tenho um nem nunca testei nenhum).

É mais ou menos consensual que em termos de tecnologia híbrida os Prius têm a tecnologia mais madura sendo que o Prius é também o híbrido com maior sucesso comercial.

Em relação à versão plug-in, basicamente aquilo é o Prius normal mas com uma bateria um nadica maior. Na minha opinião é ainda assim muito pequena, podiam ter sido mais ambiciosos nessa matéria.

A bateria, realisticamente, só dá para uns 15kms como "puro eléctico", mais coisa menos coisa (depende das condições e tipo de condução) o que é pouco para um "plug-in".

Em termos de consumo, a toyota anunciou qum rating da ordem dos 112mpg (milhas por galão) mas os resultados práticos de utilizadores reais colocam-no mais na casa dos 70~80, certamente porque na prática os utilizadores (ou grande parte deles) recorrem a combustíveis fósseis com frequência dada a limitação da bateria.



Podes ver ós resultados práticos em termos de consumo para o prius e para outros veículos aqui:

http://www.fueleconomy.gov/mpg/MPG.do?action=browseList
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por Vanek » 3/7/2013 8:49

Se a Tesla deu a volta por cima com o modelo S... Esperamos pelo modelo X.
 
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por pocoyo » 3/7/2013 8:41



Vi uma reportagem tua na TV. :)
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por Afonso80 » 3/7/2013 1:10

Boa noite,

Gostava de saber a opinião do Marco António sobre o Prius Plug-In, um híbrido com um motor eléctrico com uma autonomia de 25 km.

Obrigado.
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por mjsreis » 21/5/2013 9:45

 
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por atomez » 24/3/2013 22:28

AurioI Escreveu:A Car That Runs on Air, Water: Here's How It Works


A tecnologia é conhecida e está em desenvolvimento. Talvez tenha futuro quando se resolverem os problemas que ainda tem.

Aluminium–air battery

Aluminium–air batteries or Al–air batteries produce electricity from the reaction of oxygen in the air with aluminium. They have one of the highest energy densities of all batteries, but they are not widely used because of problems with high anode cost and byproduct removal when using traditional electrolytes and this has restricted their use to mainly military applications. However, an electric vehicle with aluminium batteries has the potential for up to eight times the range of a lithium-ion battery with a significantly lower total weight.[1]

Aluminium–air batteries are primary cells; i.e., non-rechargeable. Once the aluminium anode is consumed by its reaction with atmospheric oxygen at a cathode immersed in a water-based electrolyte to form hydrated aluminium oxide, the battery will no longer produce electricity. However, it is possible to mechanically recharge the battery with new aluminium anodes made from recycling the hydrated aluminium oxide. Such recycling will be essential if aluminium–air batteries are to be widely adopted.

On March 2013, Phinergy[2] released a video demonstration of an electric car using Aluminum-Air cells driven 330 km using a special cathode and potassium hydroxide.[3]

There are some technical problems still to solve, however, in order to make Al–air batteries suitable for powering electric vehicles. Anodes made of sheer aluminium are corroded by the electrolyte, so the aluminium is usually alloyed with tin or other elements. The hydrated alumina that is created by the cell reaction forms a gel-like substance at the anode and reduces the electricity output. This is an issue being addressed in the development work on Al–air cells. For example, additives that form the alumina as a powder rather than a gel have been developed. Also, alloys have been found to form less of the gel than aluminium.

Modern air cathodes consist of a reactive layer of carbon with a nickel-grid current collector, a catalyst (e.g., cobalt), and a porous hydrophobic PTFE film that prevents electrolyte leakage. The oxygen in the air passes through the PTFE then reacts with the water to create hydroxide ions. These cathodes work well but they can be expensive.

Traditional Al–air batteries had a limited shelf life[4] because the aluminium reacted with the electrolyte and produced hydrogen when the battery was not in use–although this is no longer the case with modern designs. The problem can be avoided by storing the electrolyte in a tank outside the battery and transferring it to the battery when it is required for use.

These batteries can be used as reserve batteries in telephone exchanges, as a backup power source. Al–air batteries could be used to power laptop computers and cell phones and are being developed for such use.
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por MarcoAntonio » 24/3/2013 21:20

AurioI Escreveu:http://www.bloomberg.com/video/a-car-that-runs-on-air-water-here-s-how-it-works-1AUvv55XQSOzuVdas2S82Q.html


A Car That Runs on Air, Water: Here's How It Works


Aparentemente, o carro funciona com (consome) água, ar... e alumínio.

Na verdade, o combustível (a fonte de energia) é o alumínio, pelo que o título é totalmente enganador.


As baterias não são recarregáveis (a água é utilizada na reacção, não é o que recarrega a bateria) e uma vez gasto o alumínio é necessário repor novo ou reciclar os produtos da reacção (o que terá custos, energéticos e económicos).

Além de ser completamente ignorado no título da notícia, praticamente tudo isto é deixado de fora do vídeo também. Só de relanço o CEO da startup que está a promover o veículo refere o desgaste da lâmina de alumínio quase como se fosse uma coisa acessória quando na verdade não o é de todo... é precisamente o contrário, o alumínio é o centro de tudo sendo que são os 25Kg de alumínio que estão a fornecer a energia (representam cerca de 200KWh, o correspondente a umas 10 baterias da actual geração de eléctricos) e uma vez gastos/consumidos é necessário "encher o depósito de novo" com outros 25Kg de alumínio.



Para resumir, o que realmente apresentam no video é um automóvel eléctrico "convencional" que leva um extensor de autonomia que consiste em por o automóvel a andar a alumínio uma vez esgotada a primeira bateria (a convencional, recarregável).
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por AurioI » 24/3/2013 20:49

http://www.bloomberg.com/video/a-car-th ... 2S82Q.html


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por DC89 » 6/2/2013 5:34

Interessante como a informação main stream deixa sempre a desejar...
http://www.teslamotors.com/


P:S: Alguem me indique como colocar vídeos pois já me fartei procurar como e não encontro.
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por atomez » 6/2/2013 3:59

Um curioso efeito secundário dos carros elétricos / hibridos -- estão a revelar-se como de melhor qualidade, em termos de fiabilidade, que os de combustão interna. Maior fiabilidade = menos problemas e avarias.

O carro mais fiável da Toyota é o Prius, da Nissan é o Leaf e da GM é o Volt.

O que não é de admirar porque mecanicamente são mais simples, com muito menos peças móveis e muito menor desgaste.

Já agora, lista de fiabilidade prevista de carros para 2013 por marcas, da melhor para a pior (Consumer Reports americana):

Scion (Toyota, modelos mais pequenos)
Toyota
Lexus (Toyota, modelos de luxo)
Mazda
Subaru
Honda
Acura (Honda, modelos de luxo)
Audi
Infiniti (Nissan, modelos de luxo)
Kia
Cadillac
GMC
Nissan
Mercedes-Benz
Chevrolet
BMW
Hyundai
Volkswagen
Jeep
Volvo
Buick
Mini
Chrysler
Dodge
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Ford
Lincoln (Ford, modelos de luxo)
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por mjsreis » 27/1/2013 23:52

Nissan Leaf baixou de preço e está mais próximo do valor pago por quem, como eu, o comprou em 2011. O PVP para a versão base é agora de 32990€ + despesas administrativas e de transporte.

O meu já tem 42000km e 7100kW.h de energia gasta em casa, o que dá cerca de 710€ em eletricidade (ao preço de energia em horas de vazio) ou 1,70€/100km.
 
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por MarcoAntonio » 24/1/2013 20:13

Uma nova raça de híbridos?

Talvez...

A ideia não é totalmente nova (tenho a vaga ideia mesmo de já ter lido qualquer coisa sobre a implementação de algo do género num autocarro protótipo funcional ou algo parecido) mas a Peugeot anunciou recentemente que está a desenvolver um Híbrido a Ar:

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/rjqFihLltSY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O conceito é semelhante à generalidade dos híbridos eléctricos de primeira geração: como fonte de energia primária combustível convencional (para locomoção, um motor de combustão interna) mas acoplado a um segundo motor que recorre a uma energia alternativa, com autonomia limitada e com a possibilidade de recuperar alguma da energia normalmente desperdiçada como acontece nos momentos de desacelaração.

Neste caso, o conjunto bateria e motor eléctrico são substituidos pela tecnologia de ar comprimido (uma tecnologia competitiva não fosse o facto de ter uma autonomia extremamente baixa, bastante mais baixa do que os próprios eléctricos). No entanto, uma vez que é utilizado num híbrido a autonomia não é necessariamente um problema: desde que o sistema seja eficiente e permita (via poupança em combustível convencional) recuperar o investimento...


A Peugeot alega que o veículo custará menos de 20 mil euros (provavelmente um valor sem impostos e etc e que poderá não servir de grande referência porém).
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por mjsreis » 15/1/2013 0:00

E ainda mais 850 USD de "destination fee".

Há no entanto muitas cidades que dão um incentivo por cima do federal e estatal que pode anular, ou quase, o sales tax.
 
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por atomez » 14/1/2013 23:50

mjsreis Escreveu:Preços oficiais do Leaf 2013 nos EUA:

LEAF S - $28,800 USD
LEAF SV - $31,820 USD
LEAF SL - $34,840 USD

A estes valores devem ser subtraídos, se for caso disso, o crédito fiscal federal de 7500$ mais os incentivos locais (alguns estados dão descontos nos impostos estatais). Por exemplo na Califórnia, a versão base pode ficar por 28800$-7500$-2500$ = 18800$.


Não esquecer de acrescentar o sales tax que varia entre 7 e 10% conforme o estado e até localidade.
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por mjsreis » 14/1/2013 23:43

Preços oficiais do Leaf 2013 nos EUA:

LEAF S - $28,800 USD
LEAF SV - $31,820 USD
LEAF SL - $34,840 USD

A estes valores devem ser subtraídos, se for caso disso, o crédito fiscal federal de 7500$ mais os incentivos locais (alguns estados dão descontos nos impostos estatais). Por exemplo na Califórnia, a versão base pode ficar por 28800$-7500$-2500$ = 18800$.

Por comparação, os preços de 2012 são:

LEAF SV - $35,200 USD
LEAF SL - $37,250 USD

Estou cético que em Portugal os preços finais com IVA da versão base fiquem abaixo dos 30k€. Penso que deverá ficar pelos 30-32 k€, a tender mais para os 32k€. Espero estar enganado.
 
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por MarcoAntonio » 20/12/2012 13:56

Pois, mas essa notícia fala de reduções de preços de 40% quando no Japão o que se anunciou foi uma nova versão low-cost com um preço cerca de 12% inferior ao anterior modelo de entrada.

Não faço ideia de onde foram buscar essa informação, mas a notícia da nova versão low-cost para 2013 encontra-se em diversos sites com referência a reduções bem menos substanciais.


Esses preços só se forem sem IVA e/ou já com o incentivo fiscal (que nem sei se se mantém em 2013).
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por sem2006 » 20/12/2012 13:42

MarcoAntonio Escreveu:Em Novembro apresentaram o Leaf 2013 no Japão com uma nova versão de entrada que corresponde a uns 5 mil dolares menos do que a anterior versão de entrada (o que por sua vez corresponde a uns 4 mil euros).

Não estou certo qual será o impacto exacto em Portugal pois as gamas não são exactamente as mesmas em todos os mercados, mas essa estimativa de 10 ou 16 mil euros deve conter um erro qualquer: olhando para os valores anunciados para a nova versão low cost, não estou a ver como é que a versão portuguesa poderá custar menos de 30 mil euros.


Consegui encontrar o link para a noticia:

http://www.autohoje.com/index.php?optio ... Itemid=360
 
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