Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Educação superior na área Financeira

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por paulop2009 » 18/2/2013 11:48

E pronto, respeirei fundo, peguei no paypal e atirei-me de cabeça! Em Dezembro lá vou eu fazer o raio do exame...

Já agora, deixo aqui uma dica sobre CALCULADORAS para o CFA
Há 2 marcas de calculadoras que eles permitem. Uma HP e uma Texas.

http://www.cfainstitute.org/about/governance/policies/Pages/calculator_policy.aspx
Only two calculator models are authorized for use during CFA Program exams:

•Texas Instruments BA II Plus (including BA II Plus Professional)
•Hewlett Packard 12C (including the HP 12C Platinum, 12C Platinum 25th anniversary edition, 12C 30th anniversary edition, and HP 12C Prestige)

A Texas é a que é referenciada na maior parte dos manuais e por isso foi a que escolhi comprar. Andei a vasculhar em tudo quanto é loja de electrónica em Portugal (físicas e online) e a amazon foi a que tinha o melhor preço. Verifiquem aqui http://amzn.to/12Bqmvm

E, como sempre, os tipos da amazon não cobram portes para encomendas de mais de 30 pounds, o que foi o caso. Notem que isto só acontece quando é a amazon directamente a vender. Eles agora têm empresas que vendem no site da amazon mas não são a amazon, e essas cobram pela entrega.

A eficiência surpreendeu-me tanto que, pasmem-se, vieram entregar em minha casa a um sábado... Enfim, uma eficiência a que não estamos habituados...

Enfim, detalhes à parte, aqui fica o link para a maquineta e uma foto, para verem a qualidade da coisa
http://amzn.to/12Bqmvm
Anexos
Texas BA II.jpg
Texas BA II.jpg (26.64 KiB) Visualizado 7690 vezes

Registado: 15/9/2010 15:02

por VirtuaGod » 15/2/2013 16:10

Dezembro normalmente só em madrid, no Verão já consegues em Lisboa. Pela ryanair para mim até é mais cómodo e barato ir a madrid LOL
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por paulop2009 » 15/2/2013 9:51

VirtuaGod Escreveu:
QuantMath Escreveu:O exame CFA é em Madrid ou já podemos fazer em Portugal?

Pelo menos este Verão dá!!

http://www.cfainstitute.org/programs/cfaprogram/register/Pages/june_test_center_locations.aspx

És CFA?

QuantMath Escreveu:O CQF é brutal mas demasiado caro, é pena.

Verdade, é carito, ainda para mais por algo tão curto. Mas acho que vale a pena!!

Estou a tentar fazer o registo para o exame de Dezembro mas não aparece nenhuma "location" em portugal.

Alguém já contactou o CFA-institute sobre isto? Não me apetecia nada fazer 1200km para ir a madrid e voltar com um exame super desgastante pelo meio... raios...

por defst0ned » 22/1/2013 13:01

estou a ver. muito obrigado pela tua resposta.

hoje aprendi uma palavra nova. soft skills. :)
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.

Registado: 15/1/2009 15:14

por Zeb_PT » 22/1/2013 12:56

Pelo menos no part-time a componente esforço é aplicada principalmente em trabalhos e apresentações. Obviamente que há exames onde é necessário uma maior aplicação de estudo mas, sublinho de novo que o maor componente de esforço é nos trabalhos/apresentações.
Isto obviamnete que depende de pessoa para pessoa, mas diria que se trabalhas a full time, os fim de semanas são para esquecer.

Na minha opinião um MBA vale muito mais pelos componentes de soft skills e conhecimentos do que pela "matéria" em si. Obviamente que paar quem vem de física como eu, a matéria tb interessa pois só ali é que existiu uma exposição que me faltava. Mas por exemplo no meu ano existia muita gente vinda de Gestão e Economia que o que lhe interessava era mesmo os soft skills e connections.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por defst0ned » 22/1/2013 12:42

Obrigado Zeb.

E vês o MBA como uma mais valia curricular que possa no futuro facilitar a tua progressão da carreira, quer na tua empresa, quer convidando-te a ir para outra empresa?

Em média por semana, além das aulas, quando dedicavas a estudar?

por Zeb_PT » 22/1/2013 12:37

Tendo em conta que fiz o part-time acho que me encontro bem informado sobre esse assunto.

Full Time:
- 1 ano full time com um trimestre no MIT.
- Muitos estrangeiros (pois a nivel de ranking quer-se algo internacional parasubir no ranking do Financial Times).
- Muita gente a querer mudar de vida e alguns com anos sabáticos tirados (mas poucos).
- Muita gente com pouco CV quando comparado com o part-time.

Part-Time (6ª noite, sabado e 2ª noite):
- A meu ver muito mais intensivo pois tem que se conciliar trabalho, familia, aulas e trabalhos. Este tem duração de 2 anos.
- Apenas com a viagem (agora obrigatória).
- Poucos não-portugueses.
- Faixa etária nos 33's com CVs já com uma carreira interessante.
- A maior parte com MBA comparticipado pelo empregador e uns poucos que querem mudar de vida.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.

Registado: 9/3/2009 23:07

por defst0ned » 22/1/2013 12:14

Olá mais uma vez.

Alguém me podia dar informações/opiniões sobre o Lisbon MBA? Nomeadamente a diferença entre o MBA international e o MBA part-time? De que forma diferente o mercado de trabalho vê um ou o outro?

por Pata-Hari » 22/1/2013 0:37

Muito giro este link na página que o K. colocou

http://www.ederman.com/new/docs/comment ... teins.html

(e K., não sei se conheces a personagem, mas tive que me rir da descrição do modo como conheceu o Myron - que nem uma luva...!)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Mav404 » 21/1/2013 19:15

normalmente - mestrados incompletos (sem tese) - denominam-se por pós-graduações, pois toda a parte curricular de um mestrado é a mesma que uma pós.
Com a apresentação de tese, ficarás com o grau de Mestre.

Agora relativamente ao ISEG, eu tirei lá uma pós - que era à excepção de estatistica - em tudo semelhante ao plano curricular do mestrado.

Julgo que encontras melhores opções noutras instituições e com melhor reputação do que no ISEG.

Pessoalmente falando, a mim (e foi-me paga pela empresa) em nada ajudou em termos de CV ou de conhecimento extra (excepto a parte de IS Management).

Escolhe uma NOVA, UCL ou ISCTE.

Registado: 2/6/2009 15:57

por defst0ned » 21/1/2013 18:23

O tópico já estava mt lá para baixo.

ò malta, eu preciso da vossa ajuda aqui a perceber uma coisa.

Eu ando um bocado baralhado com os nomes que dão às coisas a nível académico.

O master in finance é um mestrado, ou é uma pós-graduação que fazendo uma tese depois dá o grau de mestre? Digo isto porque, na católica existe o master in finance no qual ando de olho posto, e existe também o master of science in finance. O primeiro é pós-laboral e o segundo todos os dias como um mestrado normal.

No iseg parece haver a tal pós graduação já aqui falada em análise financeira, que depois fazendo tb uma tese dá o titulo de mestre.

Ora, parece-me que são cursos que competem directamente um com o outro..

Alguém me podia explicar melhor isto?

por VirtuaGod » 13/1/2013 14:12

paulop2009 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Interessante, parece-me que só há um (sim apenas 1) português com o CQF (a trabalhar no BCP) e já vi que temos pelo menos um conhecido em comum 8-)

Faria ti o 2º CQF nacional, QuantMath.

P.S. O site do CQF tem a listagem de quem já acabou o curso!!

Também consegues ver os nomes dos CFA? Eu fiz uma busca no Linkedin e apanhei alguns, mas é uma forma sempre pouco fidedigna pois depende de como cada pessoa faz o input no perfil.

Nunca encontrei nada semelhante. O que encontrei já são uns mapas interactivos onde numa das opções podes ver os novos CFA do ano passado!

http://www.newcfa.org/#/professions

E é curioso, pelo vistos há um CFA desempregado cá em portugal!!

EDIT: Encontrei, está aqui: http://www.cfainstitute.org/about/membership/directory/Pages/results.aspx?FirstName=&LastName=&City=&State=&Province=&Country=Portugal&Employer=&Society=
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por paulop2009 » 13/1/2013 10:51

VirtuaGod Escreveu:Interessante, parece-me que só há um (sim apenas 1) português com o CQF (a trabalhar no BCP) e já vi que temos pelo menos um conhecido em comum 8-)

Também consegues ver os nomes dos CFA? Eu fiz uma busca no Linkedin e apanhei alguns, mas é uma forma sempre pouco fidedigna pois depende de como cada pessoa faz o input no perfil.

por QuantMath » 13/1/2013 0:31

sim é verdade, só existe um, mas também sendo bastante sincero, para que se quer um CQF em Portugal? :twisted:

contudo sei que irei fazer o CQF, questão de tempo apenas, o programa em si e os livros do wilmott já os li todos com detalhe.

Registado: 25/12/2011 23:28

por VirtuaGod » 13/1/2013 0:01

Interessante, parece-me que só há um (sim apenas 1) português com o CQF (a trabalhar no BCP) e já vi que temos pelo menos um conhecido em comum 8-)

por QuantMath » 12/1/2013 19:58

VirtuaGod Escreveu:

http://www.cfainstitute.org/programs/cfaprogram/register/Pages/june_test_center_locations.aspx

És CFA?

Verdade, é carito, ainda para mais por algo tão curto. Mas acho que vale a pena!!

Nop, eu quero é o CQF, até pela minha área académica, já estive quase a concorrer para o de janeiro de 2013... vamos ver o que acontece agora nos próximos tempos :)

por VirtuaGod » 12/1/2013 19:50

K. Escreveu:Este tópico devia ser um pouco mais bem organizado, pois está a juntar Finanças com Finança Quantitativa, o que são coisas distintas. A primeira está relacionada com Economia, a segunda com Matemática Financeira (especialmente preço de derivados).

True!! Mas acho que muita gente que lê este tópico ainda não sabe muito bem o que seguir...

E assim tem um "cheirinho" a tudo. Não sei se há pessoas suficientes para criar dois tópicos distintos. Quem sabe no futuro.

Obrigado pelo Link!!

por K. » 12/1/2013 19:45

Este tópico devia ser um pouco mais bem organizado, pois está a juntar Finanças com Finança Quantitativa, o que são coisas distintas. A primeira está relacionada com Economia, a segunda com Matemática Financeira (especialmente preço de derivados).

Dos cursos que são referidos acima, o único que parece ter um corpo docente especializado em Finança Quantitativa é o do ISEG. Tenham em atenção o currículo dos professores.

O link para o site do Emmanuel Derman pode ser útil:

http://www.ederman.com/new/index.html

Divirtam-se!

K.

Registado: 28/5/2008 1:17

por VirtuaGod » 12/1/2013 19:42

És CFA?

por QuantMath » 12/1/2013 19:02

O exame CFA é em Madrid ou já podemos fazer em Portugal?

O CQF é brutal mas demasiado caro, é pena.

por VirtuaGod » 11/1/2013 20:33

paulop2009 Escreveu:Este tópico está a ser-me verdadeiramente útil! Estou muito seriamente a equacionar meter-me no CFA para fazer o primeiro exame em dezembro...

O tópico andou e eu não vi :shock:

Sobre a melhor altura para fazer o CFA é sem dúvida melhor fazeres no Verão para, se reprovares teres desconto em Dezembro!!

Claro que podes ir à herói em Dezembro (equaciono fazer isso) mas a melhor altura seria no Verão!

O teu último post é bastante elucidativo e mostra que já andaste na pesquisa :mrgreen:

por paulop2009 » 10/1/2013 22:40

defst0ned Escreveu:
paulop2009 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
defst0ned Escreveu:Neste momento uma questão que me coloco, pois não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto, é sobre a taxa de empregabilidade de qualquer um desses cursos..

Depende de qual estás a falar. A minha dúvida é só no do ISEG. A UCP e Nova têm tx de empregabilidade de 90%+. E mesmo não tendo dados de empregabilidade do ISCTE sei de pessoas que lá estudaram e estão (bem) empregadas.

Em relação ao CFA, basta veres onde estão colocados os CFA cá em Portugal!! Área de investimentos de banca e ou casas de investimento. No limite vais para a DECO ajudar/explicar os investimentos (eles têm lá pelo menos um) :twisted:

Este tópico está a ser-me verdadeiramente útil! Estou muito seriamente a equacionar meter-me no CFA para fazer o primeiro exame em dezembro...

Mas para fazeres o CFA não é necessário um minimo de 4 anos de experiência na área? Já agora, qual é o custo?
O CQF, andei a ver e custa 20000 Libras

Uma coisa é teres o "CFA charter" e outra é fazeres o programa CFA. Para fazeres o programa basta estares no ultimo ano de um "bachelor's degree". Para teres o "CFA charter" é que precisa de ter terminado o programa com sucesso MAIS os tais 4 anos na area do investimento. A mim o que me interessa por agora é aprender com o programa (como tenho uma vida profissional com muitas viagens, é uma forma alternativa e mais flexivel de aprender Versus fazer uma pos graduação).
Mais detalhes aqui: http://www.cfainstitute.org/programs/cfaprogram/register/Pages/index.aspx

Quanto a custos, cada um dos niveis custa de 1000 a 1500$ já com os manuais incluidos. Há 3 níveis.
Detalhes aqui:http://www.cfainstitute.org/programs/cfaprogram/register/Pages/fee_schedule.aspx

por Quico » 10/1/2013 14:09

A propósito do Paul Wilmott: é quase a estrela deste documentário (que já passou por cá).

<object width="560" height="315"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ed2FWNWwE3I?version=3&hl=pt_PT&rel=0"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ed2FWNWwE3I?version=3&hl=pt_PT&rel=0" type="application/x-shockwave-flash" width="560" height="315" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true"></embed></object>
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por defst0ned » 10/1/2013 11:11

paulop2009 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
defst0ned Escreveu:Neste momento uma questão que me coloco, pois não tenho qualquer conhecimento sobre o assunto, é sobre a taxa de empregabilidade de qualquer um desses cursos..

Depende de qual estás a falar. A minha dúvida é só no do ISEG. A UCP e Nova têm tx de empregabilidade de 90%+. E mesmo não tendo dados de empregabilidade do ISCTE sei de pessoas que lá estudaram e estão (bem) empregadas.

Em relação ao CFA, basta veres onde estão colocados os CFA cá em Portugal!! Área de investimentos de banca e ou casas de investimento. No limite vais para a DECO ajudar/explicar os investimentos (eles têm lá pelo menos um) :twisted:

Este tópico está a ser-me verdadeiramente útil! Estou muito seriamente a equacionar meter-me no CFA para fazer o primeiro exame em dezembro...

Mas para fazeres o CFA não é necessário um minimo de 4 anos de experiência na área? Já agora, qual é o custo?
O CQF, andei a ver e custa 20000 Libras

por Quico » 10/1/2013 10:55

Já conhecia. Gostei da resposta nos 3:40! :mrgreen:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 167 visitantes