Carteira 69
Sr_SNiper Escreveu:Porquê o nome 69 e nao 68 ou mesmo 70?
Curiosidade apenas
Brincadeira como outra qualquer!!!!
No 69, tal como nos mercados podes estar virado para cima ou para baixo e tirar proveito disso!

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Sr_SNiper Escreveu:Porquê o nome 69 e nao 68 ou mesmo 70?
Curiosidade apenas

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
...Breve Análise à JMT...
Os novos máximos de curto prazo de dia 11/01, deram origem a uma pequena retração de curto prazo que trouxe a ação aos valores máximos dos últimos dois meses.
A reação a este nível de preços, durante a sessão de hoje pareceu ser positiva - este facto leva-me a acreditar que a JMT irá testar novos máximos no curto prazo.
Para já penso apenas em manter a posição, mas estarei atento a possibilidades de reforço!!!
Os novos máximos de curto prazo de dia 11/01, deram origem a uma pequena retração de curto prazo que trouxe a ação aos valores máximos dos últimos dois meses.
A reação a este nível de preços, durante a sessão de hoje pareceu ser positiva - este facto leva-me a acreditar que a JMT irá testar novos máximos no curto prazo.
Para já penso apenas em manter a posição, mas estarei atento a possibilidades de reforço!!!
- Anexos
-
- JMT.png (58.93 KiB) Visualizado 12528 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Atualização Evolução e Negócios fechados
- Anexos
-
- Evolução_11_01_2013.png (23.29 KiB) Visualizado 12768 vezes
-
- Negocios fechados2013.png (14.71 KiB) Visualizado 12761 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Atualização Composição da Carteira
- Anexos
-
- Carteira11-01-2013.png (41.79 KiB) Visualizado 12807 vezes
-
- Carteira11-01-2013Gráfico.png (26.56 KiB) Visualizado 12798 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Fecho de posição
BES - 1,0723
Mercado demasiado nervoso, prefiro a tomada de mais valias e esperar do lado de fora para já!!!!
BES - 1,0723
Mercado demasiado nervoso, prefiro a tomada de mais valias e esperar do lado de fora para já!!!!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Atualização...
ps. no anexo - onde se lê atualizado em 08-01-2013 deve ler-se atualizado em 10-01-2013.
ps. no anexo - onde se lê atualizado em 08-01-2013 deve ler-se atualizado em 10-01-2013.
- Anexos
-
- Carteira10-01-2013.png (41.91 KiB) Visualizado 12968 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Rick Lusitano Escreveu:Obrigado pela resposta.
Também estou a pensar em apostar em fundos de acções, inclusive em países emergentes, nomeadamente asiáticos, dos ASEAN.
Parece que há cada vez mais investidores a sair das obrigações e a apostar em activos de maior risco, como por exemplo, acções.
Uma carteira é algo pessoal, somos nós, os maiores interessados.
A deslocação dos investidores para o mercado de ações tem uma lógica, não se muda de investimento por se gostar mais de A ou B, mas sim porque as prespetivas de rentabilidade são maiores ou menores. Desde 2008, que a meu ver, houve por parte dos investidores a ideia de se refugiarem das quedas das ações. Os refugios encontrados foram vários, como as obrigações ou as commodities (não sei se é assim que se escreve?) - se olhares para um gráfico do ouro, tens o melhor panorama de um ativo refugio e podes ver a sua evolução dos últimos anos em especial nas alturas de maiores quedas nas bolsas!
Neste momento o movimento é contrário, para as ações porque os investidores sentem que, o valor real das empresas é maior que o valor de mercado, que conseguem retirar maiores dividendos no investimento em ações do que nos ativos refugio em que estavam investidos.
Já agora, neste momento julgo serem bem mais interessantes as ações Portuguesas (Espanholas, Gregas, Italianas) que as de muitos emergentes!!!!
A minha entrada nos fundos de ações de países emergentes são apenas parte da estratégia de diversificação.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Obrigado pela resposta.
Também estou a pensar em apostar em fundos de acções, inclusive em países emergentes, nomeadamente asiáticos, dos ASEAN.
Parece que há cada vez mais investidores a sair das obrigações e a apostar em activos de maior risco, como por exemplo, acções.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Rick Lusitano Escreveu:Apostas nestes 2 fundos especificamente ou nas suas regiões?
Qual é teu horizonte temporal de investimento nos fundos em geral, visto que eles não tem "prazo de validade" pré-definido?
MAV8 Escreveu:(...)
Só tenho pena de não o poder fazer a tempo inteiro.
Abraço
Me 2.![]()
Mas se tivesse um determinado montante, decerto que eu faria a tempo inteiro. Estou a trabalhar para isso...
Aposto essencialmente na Geografia, já tive oportunidade de referir quenão sei o que são muitos daqueles racios que nos são apresentados com os fundos, não porque não os entenda mas simplesmente porque nunca me dei ao trabalho de os analisar.
Acima de tudo, escolho o tipo de fundos que pretendo de acordo com o risco que estou disposto a correr depois procuro os de maior rendibilidade e de entre estes verifico os gráficos (comparação com os mercados de referencia), com estes dados faço as minhas opções.
Não tenho prazos definidos, no fundo até que a direção da cotação não me agrade - descidas ou estagnação prolongadas dos mercados abrangidos ou para Alocação do capital a outros investimentos que julgue serem mais adequados à minha estratégia em dado momento.
Enquanto a evolução mensal for de acordo com as prespetivas serão para manter.
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Eu acompanho regularmente a tua carteira (
), acho que é tópico interessante, ver a sua evolução, ver "o crescimento da tua menina".
Questionei sobre a tua diversificação (risco e zona geográfica), porque achei curioso as tuas apostas nos teus últimos 2 fundos.
Threadneedle Latin Amer Ret Net EUR
Rent. Anualiz. % 09-01-2013
1 ano...........9.03
3 anos anualiz....4.17
5 anos anualiz....3.52
10 anos anualiz.....-
Medidas de volatilidade 31-12-2012
Desv.Padrão(3a.).....18.11 %
Rentabilidade média.....5.90 %
Rácio de Sharpe.....0.28
Análise Rendibilidade/Risco 31-12-2012
Medidas de Risco.....1 ano.....3 anos.....5 anos
Desvio Padrão.....17.38.....18.11.....27.00
Rácio de Sharpe.....0.53.....0.28.....0.14
============================================
Franklin India N Acc €
Rent. Anualiz. % 08-01-2013
1 ano...........17.41
3 anos anualiz.....4.29
5 anos anualiz.....-1.70
10 anos anualiz.....-
Desv.Padrão(3a.).....20.18 %
Rentabilidade média.....6.28 %
Rácio de Sharpe.....0.27
Desvio Padrão.....22.32.....20.18.....27.56
Rácio de Sharpe.....0.88.....0.27.....0.00
Fonte: Morningstar.pt; Morningstar (Banco Best)
Apostas nestes 2 fundos especificamente ou nas suas regiões?
Qual é teu horizonte temporal de investimento nos fundos em geral, visto que eles não tem "prazo de validade" pré-definido?
Me 2.
Mas se tivesse um determinado montante, decerto que eu faria a tempo inteiro. Estou a trabalhar para isso...

Questionei sobre a tua diversificação (risco e zona geográfica), porque achei curioso as tuas apostas nos teus últimos 2 fundos.
MAV8 Escreveu:MAV8 Escreveu:O ano começou da melhor forma, mas para a carteira 69 em concreto deixa algo a desejar. O excessivo nível de liquidez não permite aproveitar o movimento dos mercados na sua plenitude.
Neste momento estou a ponderar a redistribuição dos investimentos para tomar as decisões de alocação da liquidez.
É meu objetivo reduzir a liquidez para valores entre os 0% e os 20% e alocar mais capital ao mercado acionista.
Na sequência do post de ontem, decidi aumentar a exposição accionista aos mercados emergentes, assim decidi alocar cerca de 4% da carteira em cada um dos seguintes fundos:
Threadneedle IF Latin America Fund (EUR)
Franklin India Fund (EUR)
Threadneedle Latin Amer Ret Net EUR
Rent. Anualiz. % 09-01-2013
1 ano...........9.03
3 anos anualiz....4.17
5 anos anualiz....3.52
10 anos anualiz.....-
Desv.Padrão(3a.).....18.11 %
Rentabilidade média.....5.90 %
Rácio de Sharpe.....0.28
Desvio Padrão.....17.38.....18.11.....27.00
Rácio de Sharpe.....0.53.....0.28.....0.14
Franklin India N Acc €
Rent. Anualiz. % 08-01-2013
1 ano...........17.41
3 anos anualiz.....4.29
5 anos anualiz.....-1.70
10 anos anualiz.....-
Desv.Padrão(3a.).....20.18 %
Rentabilidade média.....6.28 %
Rácio de Sharpe.....0.27
Desvio Padrão.....22.32.....20.18.....27.56
Rácio de Sharpe.....0.88.....0.27.....0.00
Fonte: Morningstar.pt; Morningstar (Banco Best)

MAV8 Escreveu:(...)
Só tenho pena de não o poder fazer a tempo inteiro.
Abraço
Me 2.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

MAV8 Escreveu:Compra JMT
Preço - 14,86446
Objetivo passa pelo Acompanhamento da LTA (azul) enquanto esta for válida.
Reforço JMT
Preço - 14,6438
Preço médio - 14,75413
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Rick Lusitano Escreveu:Fundos de acções de "Países Emergentes" = 10.4%
India = 4.2%
Latin America = 4.2%
Thailand = 2.0%
Fundos de acções de Portugal = 14.4%
BPI Portugal = 9.4%
Santander Acções Portugal = 5.0%
Fundos de obrigações de "Emergentes Globais" = 9.8%
T. Emerging Markets = 5.3%
P. Emerging Markets = 4.5%
Outros fundos de obrigações = 13.5%
Global High Yield = 9.0%
Bond World = 4.5%
Fundos mistos = 8.6%
Invesco = 8.6%
Entre fundos de acções e obrigações na carteira, tens:
"Países emergentes" = 20.2%
"High Yield" = 9.0%
Como fazes a diversificação, seja pelo risco, seja pela zona geográfica?
Quem acompanha a Carteira desde que comecei a publicar teve oportunidade de ver 2 ou 3 reflexões sobre a estratégia.
Sempre que os pressupostos em que acredito se alteram e me levam a alterar a estratégia eu coloco aqui a minha ideia do momento.
Resumindo, tenho estado a retirar capital das obrigações e a passar para as ações.
Dentro das ações tenho optado pelo PSI20 por acreditar no momento do Indice (maior potencial de subida), por manter uma análise mais próxima, por conhecer melhor as empresas e os mercados em que atuam e por ter acesso ao investimento direto.
Os fundos de ações do emergentes vêm no sentido de alocar uma parte do capital a investimentos que possibilitem maiores rentabilidades, claro que aumento o risco também.
Quanto ao equilibrio dos investimentos, vai sempre depender do nível de risco que pretendes, eu considero-me um investidor de risco médio, não gosto de investir para obter rendimentos identicos a depósitos mas também não gosto de arriscar demasiado, tento manter algum equilibrio nas minhas escolhas e nos ativos mais volateis, (investimento direto em ações/indices), tento manter um controlo apertado, acompanhando o mercado diáriamente. Só tenho pena de não o poder fazer a tempo inteiro

Abraço
- Anexos
-
- Carteira08-01-2013Gráfico.png (26.17 KiB) Visualizado 12554 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Fundos de acções de "Países Emergentes" = 10.4%
India = 4.2%
Latin America = 4.2%
Thailand = 2.0%
BPI Portugal = 9.4%
Global High Yield = 9.0%
Bond World = 4.5%
Fundos mistos = 8.6%
Invesco = 8.6%
"High Yield" = 9.0%
India = 4.2%
Latin America = 4.2%
Thailand = 2.0%
BPI Portugal = 9.4%
Global High Yield = 9.0%
Bond World = 4.5%
Fundos mistos = 8.6%
Invesco = 8.6%
"High Yield" = 9.0%
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

artista1939 Escreveu:MAV8 Escreveu:Compra
BCP - 0,802
BCP - 0,0802
Fixed
Obrigado, 0,0802

Reação em alta à Lta com bastante volume;
MM50 e MM200 poderão funcionar como suportes juntamente com a zona dos 0,069/0,070;
Golden Cross em Dezembro;
Mercado sem sinais de querer abrandar...
- Anexos
-
- BCP1.png (54.72 KiB) Visualizado 12665 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
MAV8 Escreveu:Compra
BCP - 0,802
BCP - 0,0802
Fixed
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Compra JMT
Preço - 14,86446
Preço - 14,86446
- Anexos
-
- JMT.png (59.67 KiB) Visualizado 12738 vezes
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, Kury Yozo, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, PMP69, tami, trilhos2006, Àlvaro e 155 visitantes