Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Moçambique

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GLASS » 7/1/2013 16:34

Olá

Vivo e trabalho em Moçambique há cerca de dois anos e posso dar-te um panorama geral daquelas que são as minhas constatações pessoais ao longo deste período, que podem, e certamente devem, diferir das de outros que tiveram uma vivência cá diferente da minha.

Essencialmente, Moçambique não é Angola. E isto aplica-se no campo da Segurança, da Sociedade e da Economia. Moçambique é mais seguro, a sociedade tem os portugueses em melhor "conta", mas a velocidade a que acontecem os negócios é muito mais lenta do que em Angola. No entanto, bom ou mau, Moçambique caminha para ser cada vez mais como Angola: no aumento do custo de vida, na diminuição da segurança, na saturação dos Moçambicanos em relação aos "neo-colonialistas", mas também nas oportunidades de negócio que vão surgindo com o investimento, por um lado, das gigantes da exploração mineira e do oil / gas, por outro, de organizações que financiam países em desenvolvimento para que estas desenvolvam as suas infraestruturas básicas, tais como o MCA, BAD, BM, FranceCoop, Italcoop, etc. Com todas estas as obras de enorme envergadura a acontecer, surgem também boas oportunidades para o investidor privado no sector imobiliário, na hotelaria e nos serviços em geral.

O local escolhido deverá obviamente estar relacionado com o tipo de negócio que pretende abrir, mas em linhas gerais poderá ter em conta o seguinte:

Maputo está razoavelmente saturada de empresas e, cada vez mais, de expatriados. Como tal, abrindo algo em Maputo poderá sempre esperar maior concorrência, maior custo de vida, muito mais trânsito, melhor acesso a cuidados básicos de saúde e de educação, melhor oferta de bens de consumo, de locais de diversão, e uma agradável proximidade à África do Sul. Pelo facto das províncias serem menos atrativas em termos de diversidade de oferta, são os locais onde existe maior número de oportunidades de sucesso, simplesmente porque falta quase tudo.

Alerto-o que é um mercado lento e, como tal, um mercado perigoso para quem não venha preparado para suportar custos de lançamento avultados.

Quanto ao clima, poderá esperar que seja agradável o ano todo, com algum frio que não dispensa cobertor e um casaquito nos meses de Mar/Abr até Ago/Set!

Registado: 9/11/2012 17:13

Moçambique

por asrael » 4/1/2013 1:16

Boa noite, tenho um amigo que pensa expandir o negócio para Moçambique ou Angola mas tem dúvidas para onde ir, ou começar. Isto porque tem opiniões/informações contraditórias a nível de segurança, clima, sociedade, económico, entre outros. Então pediu-me ajuda e lembrei-me que nada melhor que alguém que vive ou viveu a experiência. Se puderem ajudar o meu bem-haja e quem sabe futuras amizades serão formadas.

Nota: se precisarem de mais informações as darei com todo o gosto.

Obrigado
Nunca digas nunca.

Abraço

Registado: 2/2/2010 1:35

Quem está ligado: