Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Elias Escreveu:tonirai,
Eu aderi já em Janeiro, tive dificuldade em ligar e pedi para ser contactado, passados uns dias ligaram-me da EDP (livre) a informar das condições e sugeriram o e-mail para aderir, no entanto eu perguntei se podia aderir naquele telefonema e a jovem que me tinha ligado disse que sim, tomou logo nota dos meus dados e nesse mesmo dia ficou registada a alteração. Já recebi a carta de rescisão da EDP serviço universal e o contrato da EDP "livre".
(não foi bem online mas achei que te podia interessar)
Elias, quando é que foi ? É que eu segui exactamente os mesmos passos que tu e falei com eles, salvo erro, na segunda feira da semana passada. Já recebi as facturas de acerto mas ainda não recebi qualquer contrato.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
tonirai,
Eu aderi já em Janeiro, tive dificuldade em ligar e pedi para ser contactado, passados uns dias ligaram-me da EDP (livre) a informar das condições e sugeriram o e-mail para aderir, no entanto eu perguntei se podia aderir naquele telefonema e a jovem que me tinha ligado disse que sim, tomou logo nota dos meus dados e nesse mesmo dia ficou registada a alteração. Já recebi a carta de rescisão da EDP serviço universal e o contrato da EDP "livre".
- Registado: 5/11/2002 12:21
tonirai Escreveu:Portanto, arranjei um tempinho, e no meu caso:
Ficar como está (bi-horário regulado) compensa sempre em relação às simulações na ERSE (preços tarifa normal), no meu caso na ordem dos 17%;
Mudar para EDP bi-horário livre reduz os gastos em 5% em relação ao ponto anterior.
Vou tratar de juntar os dados para mudar.
Isto foi escrito por mim no dia 19/12, e dias depois aderi online - no entanto, até hoje, não recebi qualquer comunicação ou contacto por parte da EDP ou do meu banco (até já me tinha esquecido).
Alguém que pelo fim de Dezembro tenha aderido online já teve andamento do processo?
(O meu pai aderiu dias antes de mim, numa loja, e 1 semana depois tinha cartas da EDP e da autorização de débito do banco... mas logo a seguir vieram as notícias na TV dos serviços inundados com pedidos de última hora antes do fim do ano, e pensei que as coisas se atrasassem comigo por isso...)
Elias Escreveu:Pela minha parte decidi mudar para a EDP mercado livre (até porque não obriga a qualquer fidelização) e já tenho o processo em andamento.
Segundo parece a questão da fidelização não é legal e podemos optar até 4 operadores por ano.
edit - Escolha de Comercializador
Com a abertura total do mercado, todos os consumidores têm direito a escolher o seu comercializador de energia eléctrica.
Para efeitos da escolha do comercializador, são consideradas as seguintes modalidades de contratação de energia eléctrica:
a) Celebração de contrato de fornecimento de energia eléctrica com comercializadores, no mercado liberalizado.
b) Celebração de contrato de fornecimento de energia eléctrica com comercializadores de último recurso.
c) Contratação de energia eléctrica nos mercados organizados ou através de contratação bilateral, no caso de clientes com estatuto de agente de mercado.
A gestão do processo de mudança de comercializador está atribuída ao operador da rede de distribuição em MT e AT (EDP Distribuição), sendo os procedimentos e os prazos de mudança de comercializador aprovados pela ERSE.
Os clientes têm o direito a mudar de comercializador de electricidade até 4 vezes em cada período de 12 meses consecutivos, não podendo ser exigido o pagamento de qualquer encargo pela mudança de comercializador.
A actividade de comercializador de último recurso é regulada e as tarifas e preços praticados pelos comercializadores de último recurso são aprovados pela ERSE.
Os comercializadores são entidades que exercem a actividade nos termos da licença ou registo atribuídos pela Direcção Geral de Energia e Geologia. Os preços praticados pelos comercializadores são livres.
Os clientes que optem por ser abastecidos no mercado liberalizado podem posteriormente optar por contratar o fornecimento de electricidade com o comercializador de último recurso.
Passos para escolher o comercializador de electricidade
A liberalização do mercado eléctrico representa novas oportunidades de contratar o fornecimento de electricidade, exigindo, em contrapartida, uma maior necessidade de informação por parte dos consumidores para poderem efectuar escolhas conscientes e informadas que correspondam aos seus interesses.
A escolha de um novo comercializador de electricidade deve incluir os seguintes passos:
Consultar os vários comercializadores que actuam no mercado liberalizado.
Comparar as propostas de fornecimento recebidas e verificar qual a oferta globalmente mais vantajosa de acordo com os critérios do cliente (preços, periodicidade de facturação, condições de pagamento, qualidade comercial, serviços oferecidos, condições gerais e particulares dos contratos, duração e condições de denúncia dos contratos, etc.), tendo também em consideração as condições oferecidas pelo comercializador de electricidade actual.
Uma vez escolhido o novo comercializador de energia eléctrica e celebrado o contrato de fornecimento, o novo comercializador tratará de todos os procedimentos necessários à mudança de comercializador.
A ERSE disponibiliza nesta página melhor informação que o pode ajudar no processo de selecção do novo comercializador.
A ERSE disponibiliza igualmente um simulador que permite aos consumidores simular o valor anual das facturas de electricidade, tendo por base a informação sobre os seus consumos e as ofertas de preços dos comercializadores em regime de mercado.
http://www.erse.pt/pt/electricidade/lib ... fault.aspx
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Sr_SNiper Escreveu:Eu também, tarida simples.
Eu fui para a bi-horária que tem um desconto maior e se adequa mais ao meu perfil de consumo.
Sr_SNiper Escreveu:Se eu fizer um contrato de gas, tenho que pagar alguma inspeção ou é como o da eletricidade que custa zero?
Não faço ideia...
Elias Escreveu:Confirma-se que as tarifas do mercado livre da EDP não aumentaram, neste momento existe um diferencial de cerca de 5-6% no bi-horário e de 1% na tarifa simples.
Pela minha parte decidi mudar para a EDP mercado livre (até porque não obriga a qualquer fidelização) e já tenho o processo em andamento.
Eu também, tarida simples.
Se eu fizer um contrato de gas, tenho que pagar alguma inspeção ou é como o da eletricidade que custa zero?
Lose your opinion, not your money
Confirma-se que as tarifas do mercado livre da EDP não aumentaram, neste momento existe um diferencial de cerca de 5-6% no bi-horário e de 1% na tarifa simples.
Pela minha parte decidi mudar para a EDP mercado livre (até porque não obriga a qualquer fidelização) e já tenho o processo em andamento.
Luz e gás: Guia para mudar de fornecedor
05/01/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
As tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias que são, respetivamente, 2,8% e 2,5% mais caras. A alternativa é mesmo passar para o mercado livre, onde são as empresas como a EDP, a Galp ou a espanhola Endesa a definir os preços, que serão mais baixos que os das tarifas transitórias. Para isso, tem de mudar de operador, mesmo se se quiser manter na EDP, mas tem até ao fim de 2015 para o fazer. O Dinheiro Vivo explica-lhe como tudo vai funcionar.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... tml?page=0
05/01/2013 | 00:00 | Dinheiro Vivo
As tarifas reguladas - aquelas que todos os anos eram fixadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) - acabaram a 1 de janeiro e foram substituídas por tarifas transitórias que são, respetivamente, 2,8% e 2,5% mais caras. A alternativa é mesmo passar para o mercado livre, onde são as empresas como a EDP, a Galp ou a espanhola Endesa a definir os preços, que serão mais baixos que os das tarifas transitórias. Para isso, tem de mudar de operador, mesmo se se quiser manter na EDP, mas tem até ao fim de 2015 para o fazer. O Dinheiro Vivo explica-lhe como tudo vai funcionar.
http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Art ... tml?page=0
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:Não estou a perceber nada... ligar o quê onde para aquecer o quê?
já existem maquinas com duas entradas de agua, uma fria e outra quente. E a maquina é que faz a gestão.
máquinas de roupa / loiça?
São as chamadas máquinas bitérmicas (2 entradas de água, fria e quente). Tenho-as (de lavar loiça e roupa) ligadas ao deposito dos panéis solares.
- Registado: 28/4/2010 9:02
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:Não estou a perceber nada... ligar o quê onde para aquecer o quê?
já existem maquinas com duas entradas de agua, uma fria e outra quente. E a maquina é que faz a gestão.
máquinas de roupa / loiça?
sim
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Não estou a perceber nada... ligar o quê onde para aquecer o quê?
http://www.miele.pt/pt/domestico/neu_39608.htm
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
ferradura Escreveu:Sugestão (eu vou fazer isso)
Ligar a água quente do esquentador, tenho estado a estudar essa possibilidade.
O custo para aquecer agua a 50º é mais baixo no esquenntador, do que na máquina.
Antes de ter painéis solares pensei nisso, mas tens algum estudo que sustente esse valor?
- Registado: 24/8/2004 10:42
- Registado: 24/8/2004 10:42
sem2006 Escreveu:O próximo a ir é o frigorífico (combinado), pois este comilão gasta-me na casa de 650kWh/ano. Se trocar por um classe A+, já me desce logo para metade o consumo anual.
É conveniente fazeres bem as contas.
650 kWh dá cerca de 104 euros / ano (isto considerando 13 cent + IVA por kWh).
Um combinado que consuma metade vai custar 52 euros / ano.
Se estivermos a falar de um aparelho que custe 400 euros, o tempo de amortização é de 8 anos.
Não estou a dizer que é muito ou pouco, apenas me parece importante que se tenha uma noção dos valores envolvidos.
rmachado Escreveu:
Uns Geeks que trabalham comigo dizem que uma das piores coisas em termos de gasto é a máquina de lavar loiça... isto pq hoje em dia os programas normais da da roupa "só" aquecem água a 40º.
Outra coisa é o frigorifico.
E tem quase razão... Mas hoje em dia já existem máquinas de lavar a loiça com boa eficiência. Há pouco tempo troquei a minha (avaria da antiga, já não compensava arranjar) e a que tenho agora gasta cerca de 0,92kWh por ciclo de lavagem e 6 litros de água.
O próximo a ir é o frigorífico (combinado), pois este comilão gasta-me na casa de 650kWh/ano. Se trocar por um classe A+, já me desce logo para metade o consumo anual.
- Registado: 29/4/2009 13:31
bem, fiz as contas à minha última factura anual (Outubro 2012) e não me compensa a bi horária
o ideal será então a Iberdrola nas tarifas simples, correcto?
o ideal será então a Iberdrola nas tarifas simples, correcto?

Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, Jonas74, jprgodinho, Manchini888, MR32, OCTAMA, Pmart 1, PMP69, Tiago2006, yggy e 199 visitantes