Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:3 em 4 tomam duche após as 8 horas.
É exactamente por isso que é mais caro
E por ser mais caro é que não tem bi-horario....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:AutoMech Escreveu:Pois, é isso que quero começar a ver.
Deve ser basicamente a regra do 80/20. Um tipo pode poupar umas migalhas, com grande esforço, se deixar de ter os aparelhos em standby, quando provavelmente poupa muito mais que isso, numa única lâmpada incandescente que esteja muitas horas acesa, num computador que fique ligado à noite ou num programa desnecessário na máquina de lavar roupa ou loiça.
Eu há coisas que não tenho a mais pequena ideia de quanto é que consomem.
Começa pelo que gasta mais, pois isso representa uma fatia grande do consumo total:
- aquecimento
- grandes electrodomésticos
- fogão / forno eléctrico
Uns Geeks que trabalham comigo dizem que uma das piores coisas em termos de gasto é a máquina de lavar loiça... isto pq hoje em dia os programas normais da da roupa "só" aquecem água a 40º.
Outra coisa é o frigorifico.
Eu diria que quem for comprar máquinas novas tente logo comprar uma "programável"... que permite logo uma gestão fácil da questão horária.
No meu caso e entre Agosto e Dezembro o bi horário permitiu uma poupança mensal de 12,8€... digamos que tenho entre 1 a 2 meses de "luz gratis".
- Registado: 24/8/2004 10:42
Galp reforça no mercado livre de eletricidade e dá desconto no bi-horário
Empresa alargou a campanha galp On até 31 de março e agora dá desconto de 2% na tarifa bi-horária, que era igual à do mercado regulado
Ana Baptista - 02/01/2013 - 19:16 www.dinheirovivo.pt
A Galp reforçou a sua oferta no mercado livre de eletricidade e gás. A empresa alargou a sua campanha Galp On até 31 de março de 2013 e agora dá um novo desconto de 2% sobre a tarifa bi-horária.
Até agora, a oferta da Galp no bi-horário era igual à do mercado regulado, o que quer dizer que passa assim a ter um desconto adicional, uma vez que o bi-horário já é mais barato que as tarifas normais.
No entanto, para ter acesso a esse desconto é preciso aderir ao Plano Comfort que obriga a comprar um serviço adicional de assistência que custa entre 3,90 e 5,90 euros por mês.
A Galp tem, assim, quatro ofertas à escolha, duas no plano simples e mais duas no plano comfort. No plano simples, dá desconto de 2% na tarifa transitória de eletricidade e mais 5% no gás ou permite ter tarifa bi-horária e mais um desconto de 5% no gás. No plano comfort dá 5% de desconto na eletricidade e mais 5% no gás ou então 2% na tarifa bi-horária e mais 5% de desconto no gás.
Empresa alargou a campanha galp On até 31 de março e agora dá desconto de 2% na tarifa bi-horária, que era igual à do mercado regulado
Ana Baptista - 02/01/2013 - 19:16 www.dinheirovivo.pt
A Galp reforçou a sua oferta no mercado livre de eletricidade e gás. A empresa alargou a sua campanha Galp On até 31 de março de 2013 e agora dá um novo desconto de 2% sobre a tarifa bi-horária.
Até agora, a oferta da Galp no bi-horário era igual à do mercado regulado, o que quer dizer que passa assim a ter um desconto adicional, uma vez que o bi-horário já é mais barato que as tarifas normais.
No entanto, para ter acesso a esse desconto é preciso aderir ao Plano Comfort que obriga a comprar um serviço adicional de assistência que custa entre 3,90 e 5,90 euros por mês.
A Galp tem, assim, quatro ofertas à escolha, duas no plano simples e mais duas no plano comfort. No plano simples, dá desconto de 2% na tarifa transitória de eletricidade e mais 5% no gás ou permite ter tarifa bi-horária e mais um desconto de 5% no gás. No plano comfort dá 5% de desconto na eletricidade e mais 5% no gás ou então 2% na tarifa bi-horária e mais 5% de desconto no gás.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:Elias Escreveu:
Com um pequeno investimento inicial - umas centenas de euros pelo termoacumulador - é uma despesa mensal que desaparece.
E outra que aumenta.....![]()
a proposito disso, a minha empregada estava a queixar-se que desde que tirou o esquentador e colocou um termoacumulador que gasta muito mais, não sei quanto vale o "muito mais".
Pois eu também não tenho números. Mas nota que além de desaparecer a despesa de consumo de gás, desaparece a respectiva mensalidade.
Assim a olho pela minha experiência de consumo e com base numas medições que fiz num local que dispõe de termoacumulador, tenho a sensação de que o custo de aquecimento com electricidade (para um banho, por exemplo) é consideravelmente menor no caso da electricidade, com o atractivo adicional de que com a bi-horária é mais barata a certas horas, ao passo que o gás não tem "hora barata".
pois eu sugeri-lhe o bi-horario só que 3 em 4 tomam duche após as 8 horas.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:
Com um pequeno investimento inicial - umas centenas de euros pelo termoacumulador - é uma despesa mensal que desaparece.
E outra que aumenta.....![]()
a proposito disso, a minha empregada estava a queixar-se que desde que tirou o esquentador e colocou um termoacumulador que gasta muito mais, não sei quanto vale o "muito mais".
Pois eu também não tenho números. Mas nota que além de desaparecer a despesa de consumo de gás, desaparece a respectiva mensalidade.
Assim a olho pela minha experiência de consumo e com base numas medições que fiz num local que dispõe de termoacumulador, tenho a sensação de que o custo de aquecimento com electricidade (para um banho, por exemplo) é consideravelmente menor no caso da electricidade, com o atractivo adicional de que com a bi-horária é mais barata a certas horas, ao passo que o gás não tem "hora barata".
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:
E outra que aumenta.....

vitorhenriques Escreveu:Boas,
Quem tem propano não tem direito a nada, é o país que temos, quem vive no interior as nossas empresas de gaz não se preocuparam em levar até lá o gaz natural, por isso têm que carregar com a bilha no lombo e agora não têm direito a descontos.
Eu tenho propano canalizado da Galp, quando vim para o predio, contruido em 2006, já existia gaz natural em Massamá, não sei porque o construtor colocou gaz propano!!
Por isso vou mudar o Gaz para outro fornecedor.
A Galp não se lembra dos clientes que já tem
Com um familiar meu que tinha gás propano aconteceu o seguinte: um belo dia apareceram lá os sennhores do gás para fazer uma inspecção e disseram que os canos eram antigos blá blá e que tinham de ser substituídos blá blá tudo a expensas do cliente, claro.
O meu familiar fartou-se e pensou "ah é? acaba-se o gás de uma vez por todas". Comprou um termoacumulador grande (100 litros, acho eu) e todo o aquecimento de água passou a ser feito a electricidade - o fogão já era eléctrico.
Eu tenho bihorario da EDP.
Maquinas com temporizador sempre, depois das 22h liga-se tudo. Compensa.
Agora meti paineis solares termicos, para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.
Em complemento meti máquinas bitérmicas (de lavar roupa e loiça). Assim a água vem quente do depósito (de 500L) dos painéis solares e poupa muito, porque cerca de 2/3 do custo da lavagem é de aquecimento das águas. Com as bitermicas espero poupar cerca de 5-8 euros mês (as máquinas antigas que tinha tinham classificação energetica C e D, estas novas tem A++ e A+). Em 4-5 anos tenho as máquinas pagas com a poupança.
A colocação dos paineis tambem me fez baixar a classificação energetica da minha casa, que passou de B+ para A+, espero poupar no IMI fortemente. No total espero recuperar o investimento em 5-6 anos e ter aquecimento sem custos, custo que eu evitava ao máximo no passado, pois ligar um aquecedor saia carissimo mesmo com bihorario.
Tambem vou poupar na conta do gás natural, pois este só vai ser usado para apoio à caldeira (em dias muito nubulados) e para cozinhar. Espero poupar uns 30 a 40 euros mês na conta do gás.
Só não meto paineis solares fotovoltaicos porque não tenho mais espaço livre no meu quintal. Um dia quando existir pelicula fotovoltaica, vou revestir as paredes todas do quintal! A conta da EDP é o meu proximo alvo a abater!
Tambem mudei as lampadas das casas de banho, passaram de halogenio para leds. Consumos de 75 volts passaram para 18 volts em 3 casas de banho (e as casas de banho ficaram com mais luz, porque meti leds brancos, 3000K). O próximo alvo a abater são as lampadas fluorescentes tubulares da cozinha, que quero passar para leds, mas cada led tubular T8 custa cerca de 60€ (de boa qualidade e eficientes)... caras por enquanto. Tambem meti leds nos quartos, nas mesas de cabeceira, lampadas incandescentes já não existem na minha casa há muito tempo. Andava a pagar 45€ mês... vamos ver quanto vai ser as minhas futuras contas... espero cair para menos de 40... algo entre os 35 e os 38, mesmo com os aumentos de tarifas, com as mudanças que fiz.
Uma nota cuidado a comprar leds, existem leds menos eficientes que as lampadas compactas fluorescentes economizadoras. Não comprem leds nas lojas dos chineses (duram dias). Comprem leds de qualidade, são mais caros, mas compensa. Com Rd de 80 minimo, 100 é o melhor (raros). Evitem leds amarelos com menos de 2700K, estes só servem para uma coisa, dar sensação de calor, porque a luz deles é demasiado amarela.
Maquinas com temporizador sempre, depois das 22h liga-se tudo. Compensa.
Agora meti paineis solares termicos, para aquecimento central e aquecimento de águas sanitárias.
Em complemento meti máquinas bitérmicas (de lavar roupa e loiça). Assim a água vem quente do depósito (de 500L) dos painéis solares e poupa muito, porque cerca de 2/3 do custo da lavagem é de aquecimento das águas. Com as bitermicas espero poupar cerca de 5-8 euros mês (as máquinas antigas que tinha tinham classificação energetica C e D, estas novas tem A++ e A+). Em 4-5 anos tenho as máquinas pagas com a poupança.
A colocação dos paineis tambem me fez baixar a classificação energetica da minha casa, que passou de B+ para A+, espero poupar no IMI fortemente. No total espero recuperar o investimento em 5-6 anos e ter aquecimento sem custos, custo que eu evitava ao máximo no passado, pois ligar um aquecedor saia carissimo mesmo com bihorario.
Tambem vou poupar na conta do gás natural, pois este só vai ser usado para apoio à caldeira (em dias muito nubulados) e para cozinhar. Espero poupar uns 30 a 40 euros mês na conta do gás.
Só não meto paineis solares fotovoltaicos porque não tenho mais espaço livre no meu quintal. Um dia quando existir pelicula fotovoltaica, vou revestir as paredes todas do quintal! A conta da EDP é o meu proximo alvo a abater!
Tambem mudei as lampadas das casas de banho, passaram de halogenio para leds. Consumos de 75 volts passaram para 18 volts em 3 casas de banho (e as casas de banho ficaram com mais luz, porque meti leds brancos, 3000K). O próximo alvo a abater são as lampadas fluorescentes tubulares da cozinha, que quero passar para leds, mas cada led tubular T8 custa cerca de 60€ (de boa qualidade e eficientes)... caras por enquanto. Tambem meti leds nos quartos, nas mesas de cabeceira, lampadas incandescentes já não existem na minha casa há muito tempo. Andava a pagar 45€ mês... vamos ver quanto vai ser as minhas futuras contas... espero cair para menos de 40... algo entre os 35 e os 38, mesmo com os aumentos de tarifas, com as mudanças que fiz.
Uma nota cuidado a comprar leds, existem leds menos eficientes que as lampadas compactas fluorescentes economizadoras. Não comprem leds nas lojas dos chineses (duram dias). Comprem leds de qualidade, são mais caros, mas compensa. Com Rd de 80 minimo, 100 é o melhor (raros). Evitem leds amarelos com menos de 2700K, estes só servem para uma coisa, dar sensação de calor, porque a luz deles é demasiado amarela.
- Registado: 28/4/2010 9:02
Luxor Escreveu:Ja alguem conseguiu aderir ao serviço Electricidade+Gás, mas Gás PROPANO ?
Boas,
Quem tem propano não tem direito a nada, é o país que temos, quem vive no interior as nossas empresas de gaz não se preocuparam em levar até lá o gaz natural, por isso têm que carregar com a bilha no lombo e agora não têm direito a descontos.
Eu tenho propano canalizado da Galp, quando vim para o predio, contruido em 2006, já existia gaz natural em Massamá, não sei porque o construtor colocou gaz propano!!
Por isso vou mudar o Gaz para outro fornecedor.
A Galp não se lembra dos clientes que já tem
Abraço
Henri
Henri
- Registado: 19/5/2006 14:10
Elias Escreveu:Pata-Hari Escreveu:...sim.... exacto... o que eu estou a argumentar é o oposto!! 8 euros por mês não é assim TANTO, é muito pouco.
O conceito de muito ou pouco é relativo, depende do rendimento disponível...![]()
Convém não esquecer que nos últimos anos a electricidade aumentou de forma alarve...
E vai continuar a aumentar mais, bem mais....
Pata-Hari Escreveu:...sim.... exacto... o que eu estou a argumentar é o oposto!! 8 euros por mês não é assim TANTO, é muito pouco.
O conceito de muito ou pouco é relativo, depende do rendimento disponível...

Convém não esquecer que nos últimos anos a electricidade aumentou de forma alarve...
Pata-Hari Escreveu:...mais ou menos, tenho duas "fábricas de calor"...
Aquecimento central e cilindro?
Pata-Hari Escreveu:(o bi-horário permite-me aos fins de semana e feriados usar tudo quando quero. O tri-horário só faz sentido se formos muito disciplinados e programarmos tudo para depois das 10. Ora há dias em que nos dá jeito fazer duas máquinas de roupa ou de loiça...)
Se bem me lembro os feriados não entram no esquema do bi-horario (ou tri). Os contadores não são assim tão "inteligentes".
Elias Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ora há dias em que nos dá jeito fazer duas máquinas de roupa ou de loiça...)
Claro que dá jeito poder fazer à hora a que nos convém.
Por isso mesmo é que é mais caro
...sim.... exacto... o que eu estou a argumentar é o oposto!! 8 euros por mês não é assim TANTO, é muito pouco. É mais caro mas é pouco mais caro - para minha surpresa. Para a organização e restrições que isso implica, é capaz de não valer os 8 euros por mês, that´s my point.
Pata-Hari deixo-te um link onde podes calcular que potência deves ter (se tiveres paciência a preencher):
http://www.edp.pt/pt/particulares/bemvindoaedp/Pages/SimuladordePotenciaeConsumo.aspx
http://www.edp.pt/pt/particulares/bemvindoaedp/Pages/SimuladordePotenciaeConsumo.aspx
mais_um Escreveu:Pata-Hari Escreveu:Ok, entendido.
Mas já estou para aqui a pensar que se calhar prefiro pagar mais 8,30€ mês e ter a simples sem ter nenhuma restrição.
Eu com o bi-horário não tenho restrições, utilizo quando tenho que utilizar, não deixo de fazer nada que precise à hora que quero.
Mas com a potência que tens contratada..tens alguma oficina em casa?
...mais ou menos, tenho duas "fábricas de calor"... mas vou tentar diminuir para 13.5 e ver se resulta. São menos 5 euros por mês.
Curiosamente, nas simulações que fiz, fico mais ou menos na mesma.
(o bi-horário permite-me aos fins de semana e feriados usar tudo quando quero. O tri-horário só faz sentido se formos muito disciplinados e programarmos tudo para depois das 10. Ora há dias em que nos dá jeito fazer duas máquinas de roupa ou de loiça...)
AutoMech Escreveu:Pois, é isso que quero começar a ver.
Deve ser basicamente a regra do 80/20. Um tipo pode poupar umas migalhas, com grande esforço, se deixar de ter os aparelhos em standby, quando provavelmente poupa muito mais que isso, numa única lâmpada incandescente que esteja muitas horas acesa, num computador que fique ligado à noite ou num programa desnecessário na máquina de lavar roupa ou loiça.
Começa pelo que gasta mais, pois isso representa uma fatia grande do consumo total:
- aquecimento
- grandes electrodomésticos
- fogão / forno eléctrico
Pois, é isso que quero começar a ver.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
AutoMech Escreveu:Elias Escreveu:Para avaliares as necessidades, basta teres em conta os aparelhos de maior consumo, que são tipicamente os que pertencem a estas três categorias:
Então é basicamente somar a potência do que precisamos de ter em simultâneo ? Ou seja, se tivesse um aquecedor ligado na potência máxima de X1 + máquina 1 a X2 + máquina 2 a X3 + frigorifico a X4 + arca congeladora a X5, bastava somar X1+X2+X3+X4+X5 + qualquer coisa para outros extras ? É assim que se calcula a potência que se precisa ?
sim, atenção que a arca (ou frigorífico) não está sempre a funcionar.
Em relação à maquina de loiça e roupa, o consumo depende do programa, se lavares com agua a 40º gasta x, se lavares a 90º gasta x + y
Elias Escreveu:Para avaliares as necessidades, basta teres em conta os aparelhos de maior consumo, que são tipicamente os que pertencem a estas três categorias:
Então é basicamente somar a potência do que precisamos de ter em simultâneo ? Ou seja, se tivesse um aquecedor ligado na potência máxima de X1 + máquina 1 a X2 + máquina 2 a X3 + frigorifico a X4 + arca congeladora a X5, bastava somar X1+X2+X3+X4+X5 + qualquer coisa para outros extras ? É assim que se calcula a potência que se precisa ?
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Pata-Hari Escreveu:Ok, entendido.
Mas já estou para aqui a pensar que se calhar prefiro pagar mais 8,30€ mês e ter a simples sem ter nenhuma restrição.
Eu com o bi-horário não tenho restrições, utilizo quando tenho que utilizar, não deixo de fazer nada que precise à hora que quero.
Mas com a potência que tens contratada..tens alguma oficina em casa?

Elias Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:malta, reparei agora que tenho potência de 10,35kVA
isto é muito? devo fazer um downgrade???
A potência instalada deve corresponder à potência de que necessitas em hora de pico, isto é, quando o teu consumo é maior.
Para avaliares as necessidades, basta teres em conta os aparelhos de maior consumo, que são tipicamente os que pertencem a estas três categorias:
- aquecimento (normalmente 2000W cada aquecedor, quando está no máximo, mas é variável, em geral vem indicado no próprio aparelho); não esquecer o termoacumulador, se o houver.
- máquinas de lavar roupa e louça (pode variar entre 1000 e 2000W, dependendo dos programas, em geral isso está no manual de instruções onde estão os programas)
- fogão e forno (aqui pode ser difícil de determinar, mas tipicamente uma placa eléctrica consome entre 500 e 1000W quando está no máximo; o forno pode consumir bastante mais).
Quando não sei a potência de um aparelho costumo medi-la ligando apenas esse aparelho e vendo o consumo no contador.
As luzes e os aparelhos de electrónica têm pouca expressão no consumo. Mas outros electrodomésticos, como torradeiras, chaleiras eléctricas, aspirador, etc., devem ser tidos em conta, embora sejam coisas que em geral não estão muito tempo ligadas.
http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... RSEkw.html
Boa tarde.
E para facilitar a decisão de optar por uma outra pote^ncia contratada, nada melhor que clicar no link supra indicado.
- Registado: 4/6/2008 22:42
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Google [Bot], Manchini888, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, PIKAS, Pmart 1, slbnnbobadela, Tiago2006 e 193 visitantes