Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
Tridion Escreveu:Já alguém percebeu como será a evolução dos preços no mercado liberalizado!?
Respondendo a este simpático caldeirista, quem não optar pelo mercado liberalizado ficará no mercado regulado com uma tarifa transitória, que segundo as FAQ's do site da EDP são tarifas definidas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com preços agravados, de forma a estimular induzir a transição gradual dos consumidores para os comercializadores livres.
Tridion Escreveu:Já alguém percebeu como será a evolução dos preços no mercado liberalizado!?
Até agora as tarifas do liberalizado são semelhantes ou idênticas ao mercado regulado, as diferenças são mínimas, oferecem-te um seguro de forma a justificar a mudança e uns "pós" a menos se fizeres pagamento por débito directo e/ou juntares gás e electricidade do mesmo fornecedor.
Quando acabar o regulado, as tarifas do liberalizado provavelmente vão subir e não deve ser pouco. De outra forma o negocio não é interessante, porque se fosse tinhas mais oferta no mercado regulado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Elias Escreveu:Há aqui alguém que já tenha mudado da EDP para outro operador?
Aproveito para responder, já que tenho os dados frescos na memória. Recebi a factura de Dezembro da EDP e acabei de mudar para a Iberdrola (tarifa simples: 0,1254 kVA). Tinha tarifa bi-horario na EDP-regulada, com consumo de anual 36,8% em periodo de vazio (2028 kVA em vazio, cobrados a 0,0833€, num total de 5509 kVA, sendo que fora do vazio são cobrados a 0,1551€). Fiz as contas e com o mesmo consumo anual (o termo fixo é o mesmo: 0,3308€/dia para uma potência de 6,9 kVA) e gastarei menos cerca de 20€ no ano e sem a preocupação de estar a ligar as máquinas de noite, as quais por vezes até me acordam.
“A elevação dos pensamentos denuncia a nobreza dos sentimentos.”
Consumo Bi-horário
Eletricidade Data inicial Data final Qtd. Preço(€) Valor(€) IVA(%)
Consumo medido em vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-30 245 0,0833 20,41 23
Consumo estimado em vazio (kWh) 2012-12-01 2012-12-03 0 0,0833 0,00 23
Consumo já faturado em vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-02 0 0,0833 0,00 23
Consumo medido fora de vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-30 93 0,1551 14,42 23
Consumo estimado fora de vazio (kWh) 2012-12-01 2012-12-03 0 0,1551 0,00 23
Consumo já faturado fora de vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-02 0 0,1551 0,00 23
Potência Contratada 3,45 kVA (dias) 31 0,1748 5,41 23
Taxa Exploração DGEG 1 0,0700 0,07 23
Imposto Especial Consumo Eletricidade 2012-11-02 2012-12-03 338 0,0010 0,34 23
IE Consumo Electricidade já liquidado 2012-11-02 2012-11-02 0,00 23
IVA (23% de € 40,65) 9,35
Total* 50,00
Eu penso que o consumo bi-horário compensa no meu caso, somos 4 pessoas em casa, a maioria das máquinas começa a trabalhar a partir das 22h. ( no vazio foi 245 e fora do vazio foi 93)
Agora vou ter de mudar, mas queria continuar na mesma, ainda não tinha ouvido falar desse edp 5D.
Consumo medido em vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-30 245 0,0833 20,41 23
Consumo estimado em vazio (kWh) 2012-12-01 2012-12-03 0 0,0833 0,00 23
Consumo já faturado em vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-02 0 0,0833 0,00 23
Consumo medido fora de vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-30 93 0,1551 14,42 23
Consumo estimado fora de vazio (kWh) 2012-12-01 2012-12-03 0 0,1551 0,00 23
Consumo já faturado fora de vazio (kWh) 2012-11-02 2012-11-02 0 0,1551 0,00 23
Potência Contratada 3,45 kVA (dias) 31 0,1748 5,41 23
Taxa Exploração DGEG 1 0,0700 0,07 23
Imposto Especial Consumo Eletricidade 2012-11-02 2012-12-03 338 0,0010 0,34 23
IE Consumo Electricidade já liquidado 2012-11-02 2012-11-02 0,00 23
IVA (23% de € 40,65) 9,35
Total* 50,00
Eu penso que o consumo bi-horário compensa no meu caso, somos 4 pessoas em casa, a maioria das máquinas começa a trabalhar a partir das 22h. ( no vazio foi 245 e fora do vazio foi 93)
Agora vou ter de mudar, mas queria continuar na mesma, ainda não tinha ouvido falar desse edp 5D.
- Registado: 12/10/2007 18:33
O bi-horário continua disponível.
https://energia.edp.pt/particulares/gas ... total.aspx
https://energia.edp.pt/particulares/gas ... total.aspx
- Registado: 29/11/2007 12:59
Eu vou esperar até março/ abril para tomar uma decisão. Penso que a informação prestada ainda está bastante confusa para poder fazer qualquer alteração agora. A tarifa bi-horária continua a compensar-me bastante em relação ao que gastava antes de a ter. Espero que na EDP 5D continuem a disponibilizar este serviço da mesma forma, pois com certeza será a minha escolha.
Tarifas ERSE
Deixo aqui o documento da ERSE com as tarifas para Portugal continental durante o primeiro trimestre de 2013.
Para a maior parte dos consumidores, pode encontrar os valores na página 5.
Para a maior parte dos consumidores, pode encontrar os valores na página 5.
- Anexos
-
PrecosTVCF PTCont_2013.pdf
- (64.32 KiB) Transferido 318 Vezes
SE NÃO FOSSE PARA GANHAR...
Elias Escreveu:
Estas duas opções são mutuamente exclusivas, logo uma delas não se irá confirmar...
Pelo que li neste tópico, a minha "menina" está a perder 2-1 .....

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Mr.Cookie Escreveu:mais_um Escreveu:Mr.Cookie Escreveu:
Vou tentar perceber qual a mais vantajosa
Basicamente tens que verificar o seguinte, aquecimento da casa, agua para banhos, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar loiça, quando aspiras a casa e passar a ferro. Estes são os electrodomésticos/aparelhos com impacto no consumo.
Se conseguires concentrar o consumo nas horas de vazio, então compensa a tarifa bi-horaria.
Obrigado
Já agora, o meu consumo no vazio é cerca de 45% do total, houve um ano que fui aos 48%, mas nunca mais consegui atingir esse valor.
Tenho a maquina de lavar loiça ( 1x por dia, excepto ao sábado que é 2x), lavar roupa (dia sim, dia não e ao sábado 2x)e secadora de roupa (depende do tempo) a trabalhar sempre no vazio, (tem programadores).
o aquecimento da casa e a agua de banhos não é por electricidade.
Por exemplo a maquina de lavar loiça, para quem viva sozinho (se tiver) não a usa todos os dias e usa menos a da roupa.
Assim de cruz, uma família de 2 adultos e 2 crianças deve compensar a tarifa bi-horaria, desde que usem as maquinas sempre em vazio, na tarifa semanal, se tiverem aquecimento eléctrico devem optar pelo ciclo diário.
Dois adultos, se tiverem aquecimento eléctrico e aguas sanitárias também por electricidade, quase de certeza que compensa também o bi-horario, no ciclo diário.
Tenho duvidas que na maior parte dos casos compense um individuo sozinho ter tarifa bi-horaria.
Provavelmente, pr falar no singular, induzi-te em erro, aqui são 2 adultos

Aquecimento eléctrico sim.
Obrigado pela tua ajuda

Curioso09 Escreveu:Contactei a EDP na semana passada para saber como seria a tarifa bi-horária (mercado livre) a partir de 01/01/13 e o que me foi dito é que teria aumento de 2,8%... exactamente o mesmo que a entidade reguladora sugeriu. Logo decidi esperar para ver o que acontece em Janeiro.
Abraço
mais_um Escreveu:Elias Escreveu:mais_um Escreveu:parece-me que ao bi-horario do mercado livre continuará a ser inferior ao bi-horario do mercado regulado
"parece-te" com base em...?
com base no que está no site da EDP e que eu coloquei no comentário. Poderá ser erro de engano (:lol:), mas o que é verdade é que não referem bi-horario.
E a outra parte foi o que a "menina" do call center me disse quando eu a questionei directamente sobre o assunto e que eu já referi.
Estas duas opções são mutuamente exclusivas, logo uma delas não se irá confirmar...
- Registado: 5/11/2002 12:21
Pata-Hari Escreveu:porquê que não gostas do tri-horário?
porque na tarifa livre só está disponível a partir de 27 KVA o que no meu caso onera em mais 30€/mês a conta.
Elias Escreveu:mais_um Escreveu:parece-me que ao bi-horario do mercado livre continuará a ser inferior ao bi-horario do mercado regulado
"parece-te" com base em...?
com base no que está no site da EDP e que eu coloquei no comentário. Poderá ser erro de engano (:lol:

E a outra parte foi o que a "menina" do call center me disse quando eu a questionei directamente sobre o assunto e que eu já referi.
Elias Escreveu:
De qualquer forma tens os 2% de desconto na tarifa simples.
Nas opções com pagamento por multibanco, simples e tri-horária, o seu tarifário será igual ao do mercado regulado.
https://energia.edp.pt/particulares/ele ... /casa.aspx
parece-me que ao bi-horario do mercado livre continuará a ser inferior ao bi-horario do mercado regulado
Curioso09 Escreveu:Elias e Camisa Roxa,
Tenho bi-horária com a EDP já há alguns anos e ainda não efectuei a migração para a EDP comercial (5D) ou outro fornecedor. Contactei a EDP na semana passada para saber como seria a tarifa bi-horária (mercado livre) a partir de 01/01/13 e o que me foi dito é que teria aumento de 2,8%... exactamente o mesmo que a entidade reguladora sugeriu. Logo decidi esperar para ver o que acontece em Janeiro.
Abraço
De qualquer forma tens os 2% de desconto na tarifa simples.
mais_um Escreveu:Compensa ou ficas na mesma, ou seja com os aumentos na regulada compensa, a duvida está em saber se a bi-horaria vai manter o desconto actual. Mas pagar mais nunca pagarás.
Há também a questão dos trimestres seguintes: supostamente no regulado vai haver mais aumentos, fica a dúvida de saber se o pseudo-livre vai acompanhar.
Camisa Roxa Escreveu:quem tem bihorária regulada compensa então mudar para a EDP 5D?
Compensa ou ficas na mesma, ou seja com os aumentos na regulada compensa, a duvida está em saber se a bi-horaria vai manter o desconto actual. Mas pagar mais nunca pagarás.
Mr.Cookie Escreveu:mais_um Escreveu:Mr.Cookie Escreveu:
Vou tentar perceber qual a mais vantajosa
Basicamente tens que verificar o seguinte, aquecimento da casa, agua para banhos, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar loiça, quando aspiras a casa e passar a ferro. Estes são os electrodomésticos/aparelhos com impacto no consumo.
Se conseguires concentrar o consumo nas horas de vazio, então compensa a tarifa bi-horaria.
Obrigado
Já agora, o meu consumo no vazio é cerca de 45% do total, houve um ano que fui aos 48%, mas nunca mais consegui atingir esse valor.
Tenho a maquina de lavar loiça ( 1x por dia, excepto ao sábado que é 2x), lavar roupa (dia sim, dia não e ao sábado 2x)e secadora de roupa (depende do tempo) a trabalhar sempre no vazio, (tem programadores).
o aquecimento da casa e a agua de banhos não é por electricidade.
Por exemplo a maquina de lavar loiça, para quem viva sozinho (se tiver) não a usa todos os dias e usa menos a da roupa.
Assim de cruz, uma família de 2 adultos e 2 crianças deve compensar a tarifa bi-horaria, desde que usem as maquinas sempre em vazio, na tarifa semanal, se tiverem aquecimento eléctrico devem optar pelo ciclo diário.
Dois adultos, se tiverem aquecimento eléctrico e aguas sanitárias também por electricidade, quase de certeza que compensa também o bi-horario, no ciclo diário.
Tenho duvidas que na maior parte dos casos compense um individuo sozinho ter tarifa bi-horaria.
Elias Escreveu:Camisa Roxa Escreveu:quem tem bihorária compensa então mudar para a EDP 5D?
Em princípio sim.
MAS:
Para mim não é claro o que vai acontecer a partir de 1 de Janeiro; concretamente, não sei se as tarifas do mercado livre vão aumentar também ou não.
De qualquer forma, as tarifas do mercado regulado deverão ser revistas trimestralmente em alta, por isso cada vez menos compensará estar no regulado. Se não for agora, é daqui a 3 meses.
Elias e Camisa Roxa,
Tenho bi-horária com a EDP já há alguns anos e ainda não efectuei a migração para a EDP comercial (5D) ou outro fornecedor. Contactei a EDP na semana passada para saber como seria a tarifa bi-horária (mercado livre) a partir de 01/01/13 e o que me foi dito é que teria aumento de 2,8%... exactamente o mesmo que a entidade reguladora sugeriu. Logo decidi esperar para ver o que acontece em Janeiro.
Abraço
Camisa Roxa Escreveu:quem tem bihorária compensa então mudar para a EDP 5D?
Em princípio sim.
MAS:
Para mim não é claro o que vai acontecer a partir de 1 de Janeiro; concretamente, não sei se as tarifas do mercado livre vão aumentar também ou não.
De qualquer forma, as tarifas do mercado regulado deverão ser revistas trimestralmente em alta, por isso cada vez menos compensará estar no regulado. Se não for agora, é daqui a 3 meses.