Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Camisa Roxa » 26/12/2012 18:51

quem tem bihorária regulada compensa então mudar para a EDP 5D?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por Elias » 26/12/2012 18:47

Aqui fica o quadro actualizado.

Actualizei os preços da tarifa regulada para 2013 que estavam incorrectos no quadro anterior (eu tinha considerado um aumento de 2,8% em todas as tarifas e percebi que afinal a percentagem de aumento não é uniforme).

No caso da Galp adicionei uma nota com a data de validade das tarifas.

mais_um:

A EDP tem valores mais baixos no bi-horario (em Janeiro logo se vê se mantém)e nas restantes tarifas têm um desconto de 2% se pagares por transferência bancária

Convém notar que no mercado livre o tri-horário não está disponível para potências abaixo de 27 kVA o que na prática se torna desinteressante para a maioria dos consumidores domésticos.
Anexos
precos electricidade 3a.PNG
precos electricidade 3a.PNG (17.33 KiB) Visualizado 6654 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por sargotrons » 26/12/2012 17:36

mais_um Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:O tarifário da Galp On e da EDP para a bi-horária com potência de 3,45kVA para Eletricidade e 1º escalão para Gás, é absolutamente igual:

ELET
Preço da potência (€/dia)
EDP 0,1748
Galp ON 0,1748

Preço da energia (€/kWh)Normal/Fora do vazio
EDP 0,1551
Galp ON 0,1551

Preço da energia (€/kWh)Económico/Vazio
EDP 0,0833
Galp ON 0,0833

GÁS
Termo tarifário fixo (€/dia):
EDP 0,0606 (diz 0,606 mas julgando pelos outros valores, será gralha)
Galp On 0,0606

Energia (€/kWh):
EDP 0,0673
Galp On 0,0673

Se estou a ver bem, concorrência, logo ofertas distintas, é coisa inexistente. O mais certo é a partir de Janeiro o mercado ficar mais competitivo e os preços provavelmente baixarem, não acham?

(se por ventura já se disse isto mesmo as minhas desculpas pelo post repetido)

Eu considero que vai acontecer com a electricidade e gás o mesmo que aconteceu com os combustíveis após a liberalização. Os preços vão subir substancialmente porque as margens actuais são mínimas, dai nunca ter existido interesse em aparecerem mais ofertas no mercado regularizado. O facto de as ofertas do mercado livre acompanharem o mercado regularizado é a prova disso. Se as margens fossem interessantes permitia aos operadores serem agressivos nas ofertas, o que não é o caso.

Considero exactamente o mesmo, aliás não fiquem surpreendidos quando levarem com actualizações trimestrais do tarifário a reboque da recomendação da ERSE. Sim no mercado livre e com fidelização! Ao haver alteração podes rescindir, mas o operadores vão ter todos os mesmos preços, e se alguns até não desistirem do mercado doméstico.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Mr.Cookie » 26/12/2012 17:34

mais_um Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
Vou tentar perceber qual a mais vantajosa :?

Basicamente tens que verificar o seguinte, aquecimento da casa, agua para banhos, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar loiça, quando aspiras a casa e passar a ferro. Estes são os electrodomésticos/aparelhos com impacto no consumo.

Se conseguires concentrar o consumo nas horas de vazio, então compensa a tarifa bi-horaria.

Obrigado :wink:

Registado: 24/7/2012 18:55

por mais_um » 26/12/2012 17:24

Mr.Cookie Escreveu:

Basicamente tens que verificar o seguinte, aquecimento da casa, agua para banhos, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa, maquina de lavar loiça, quando aspiras a casa e passar a ferro. Estes são os electrodomésticos/aparelhos com impacto no consumo.

Se conseguires concentrar o consumo nas horas de vazio, então compensa a tarifa bi-horaria.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 26/12/2012 17:08

Mr.Cookie Escreveu:O tarifário da Galp On e da EDP para a bi-horária com potência de 3,45kVA para Eletricidade e 1º escalão para Gás, é absolutamente igual:

ELET
EDP 0,1748
Galp ON 0,1748

EDP 0,1551
Galp ON 0,1551

EDP 0,0833
Galp ON 0,0833

GÁS
Galp On 0,0606

Energia (€/kWh):
EDP 0,0673
Galp On 0,0673

Se estou a ver bem, concorrência, logo ofertas distintas, é coisa inexistente. O mais certo é a partir de Janeiro o mercado ficar mais competitivo e os preços provavelmente baixarem, não acham?

Eu considero que vai acontecer com a electricidade e gás o mesmo que aconteceu com os combustíveis após a liberalização. Os preços vão subir substancialmente porque as margens actuais são mínimas, dai nunca ter existido interesse em aparecerem mais ofertas no mercado regularizado. O facto de as ofertas do mercado livre acompanharem o mercado regularizado é a prova disso. Se as margens fossem interessantes permitia aos operadores serem agressivos nas ofertas, o que não é o caso.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Mr.Cookie » 26/12/2012 15:59

O tarifário da Galp On e da EDP para a bi-horária com potência de 3,45kVA para Eletricidade e 1º escalão para Gás, é absolutamente igual:

ELET
EDP 0,1748
Galp ON 0,1748

EDP 0,1551
Galp ON 0,1551

EDP 0,0833
Galp ON 0,0833

GÁS
Galp On 0,0606

Energia (€/kWh):
EDP 0,0673
Galp On 0,0673

por Camisa Roxa » 26/12/2012 15:53

Elias Escreveu:
AutoMech Escreveu:Elias, for a potência de 6.9 tens alguns valores incorrectos:
- A tarifa regulada para 2013 é 0.087 vazio, 0.1641 cheio e 0.3510 / dia
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf
(página 5)
- Os preços Galp bi horários são iguais aos da EDP:
http://www.galpon.pt/pdf/MonofolhaBihoraria.pdf

As tarifas simples não fui confirmar.

Pois se calhar os preços da GALP a 8,70 etc. são já os de 2013?

mais_um Escreveu:
(página 5)

Em relação à GALP o link que deixaste é referente e electricidade + gás. E o valor da electricidade dessa tarifa será sempre idêntico ao valor do mercado regulado como refere no folheto:

A tarifa bi-horária Galp On será sempre igual à tarifa bi-horária do mercado regulado.

A EDP tem valores mais baixos no bi-horario (em Janeiro logo se vê se mantém)e nas restantes tarifas têm um desconto de 2% se pagares por transferência bancária, se não pagares por debito directo o valor será sempre idêntico ao do mercado regulado, o que deixa antever um aumento significativo assim que acabar o mercado regulado.

Isto é valido apenas para a electricidade, não analisei par ao pacote que inclui gás.

Thanks, vou verificar.

marijon2 Escreveu:Elias

O que é a EDP 5D?

Maria João

É a EDP em mercado livre. Acho que agora vai deixar de se chamar assim...

Elias, podes actualizar o quadro Excel que postaste anteriormente?
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

Uma questão?

por rasteiro » 26/12/2012 15:37

e quem estiver a produzir energia para a edp(Painéis solares), também pode mudar para outro fornecedor?

Obrigados
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por kalina » 26/12/2012 15:27

Preçário da Galp Plano Simples:

Mudança Electricidade + Gás Natural 5% desconto.
Mudança só Electricidade ou só Gás Natural 2% desconto

http://www.galpenergia.com/PT/ProdutosS ... GalpOn.pdf

Registado: 23/12/2011 14:35

por Mr.Cookie » 26/12/2012 15:12

Mr.Cookie Escreveu:Alguém me pode indicar onde se encontram os preços unitários da Galp para a eletricidade? Só encontro simuladores, preços unitários (como a EDP tem) tá quieto.

Encontrei > http://www.galpon.pt/pdf/MonofolhaBihoraria.pdf

por Elias » 26/12/2012 13:33

(página 5)

Pois se calhar os preços da GALP a 8,70 etc. são já os de 2013?

mais_um Escreveu:
(página 5)

Em relação à GALP o link que deixaste é referente e electricidade + gás. E o valor da electricidade dessa tarifa será sempre idêntico ao valor do mercado regulado como refere no folheto:

A tarifa bi-horária Galp On será sempre igual à tarifa bi-horária do mercado regulado.

A EDP tem valores mais baixos no bi-horario (em Janeiro logo se vê se mantém)e nas restantes tarifas têm um desconto de 2% se pagares por transferência bancária, se não pagares por debito directo o valor será sempre idêntico ao do mercado regulado, o que deixa antever um aumento significativo assim que acabar o mercado regulado.

Isto é valido apenas para a electricidade, não analisei par ao pacote que inclui gás.

Thanks, vou verificar.

marijon2 Escreveu:Elias

O que é a EDP 5D?

Maria João

É a EDP em mercado livre. Acho que agora vai deixar de se chamar assim...

por Mr.Cookie » 26/12/2012 13:19

majomo Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:
majomo Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Para quem tem tarifa simples e querendo mudar para bi-horária, qual a mais económica?

Não tendo ideia do consumo vazio nem cheio, como faço a simulação? :?

O ideal será observar quais as contagens do contador na horas do bi-horário... e fazer as contas... caso contrário a simulação é pouco esclarecedora.

Note-se que para aproveitar da melhor forma o bi-horário, deverão ser alterados algumas rotinas, p.e. máquinas de lavar... para essas horas.

Sim, isso eu sei. Até agora não há preocupação em usar as máquinas em determinada horas mas é uma questão de hábito :)

Observar as contagens... como a maior parte das famílias há mais consumo a partir do fim de tarde (das 18:00 até às 01:00), as máquinas é algures nesse intervalo. Seria uma questão de hábito programar as lavagens a partir das 22 ou 23, e até essa hora é um consumo residual :wink:

Já percebi que não vai ser fácil fazer simulações mas devo estar na altura certa para fazer algo que já deveria ter feito há tempos: mudar para bi-horária.

Fazendo as contas ao preços atuais, compensa ter o bi-horário se a razão entre Vazio/fora Vazio for superior a 28%.

No meu caso pessoal, a razão dos consumos está em 76%... e estou a poupar 11% relativamente ao preço da tarifa normal.

Ok, então devo mesmo fazer um historicozinho para ter uma ideia dessa relação... :idea:

Alguém me pode indicar onde se encontram os preços unitários da Galp para a eletricidade? Só encontro simuladores, preços unitários (como a EDP tem) tá quieto.

Obrigado majomo :wink:

por majomo » 26/12/2012 13:12

Mr.Cookie Escreveu:
majomo Escreveu:
Mr.Cookie Escreveu:Para quem tem tarifa simples e querendo mudar para bi-horária, qual a mais económica?

O ideal será observar quais as contagens do contador na horas do bi-horário... e fazer as contas... caso contrário a simulação é pouco esclarecedora.

Note-se que para aproveitar da melhor forma o bi-horário, deverão ser alterados algumas rotinas, p.e. máquinas de lavar... para essas horas.

Sim, isso eu sei. Até agora não há preocupação em usar as máquinas em determinada horas mas é uma questão de hábito :)

Observar as contagens... como a maior parte das famílias há mais consumo a partir do fim de tarde (das 18:00 até às 01:00), as máquinas é algures nesse intervalo. Seria uma questão de hábito programar as lavagens a partir das 22 ou 23, e até essa hora é um consumo residual :wink:

Já percebi que não vai ser fácil fazer simulações mas devo estar na altura certa para fazer algo que já deveria ter feito há tempos: mudar para bi-horária.

Fazendo as contas ao preços atuais, compensa ter o bi-horário se a razão entre Vazio/fora Vazio for superior a 28%.

No meu caso pessoal, a razão dos consumos está em 76%... e estou a poupar 11% relativamente ao preço da tarifa simples.
Editado pela última vez por majomo em 26/12/2012 13:19, num total de 1 vez.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Manushe » 26/12/2012 12:33

Os preços na Iberdrola:

http://www.iberdrola.pt/02sicb/corporat ... BRELEPLACS

Se forem sócios da Deco podem usar esta ferramenta:

http://www.deco.proteste.pt/casa/eletri ... hor-tarifa

Eu mandei emails para operadoras mas não dão seguimento por contacto físico. Ou são displicentes ou estão assoberbados de trabalho.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Mr.Cookie » 26/12/2012 12:15

majomo Escreveu:

por majomo » 26/12/2012 11:57

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por vithenri » 26/12/2012 11:30

Boas,

Liguei hoje para a Galp para alterar o contrato da EDP para a Galp.
Como tenho Gaz canalizado mas propano, não posso ter Bi-horaria, mandaram-me ligar depois de dia 1 de Janeiro para ver se nessa altura Havia alguma promoção.
Isto de liberalizado tem muito pouco, na EDP se quero Bi-horario não tem desconto, só na simples e tri-horaria.

Já estamos a ver como ser o mercado livre, os preços iguais em todo o lado.
Abraço
Henri

Registado: 19/5/2006 14:10

por Mr.Cookie » 26/12/2012 11:29

Para quem tem tarifa simples e querendo mudar para bi-horária, qual a mais económica?

por bp1511 » 26/12/2012 10:52

Bom dia,

Se trocar para a "outra" EDP a nova empresa tem o bi-horário?

Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:19

por mais_um » 26/12/2012 10:15

(página 5)

por marijon2 » 26/12/2012 9:36

Elias

O que é a EDP 5D?

Maria João

Registado: 14/2/2007 22:16

por Automech » 26/12/2012 1:47

Elias, for a potência de 6.9 tens alguns valores incorrectos:
(página 5)

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por mcarvalho » 25/12/2012 23:55

mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Elias » 25/12/2012 23:09

Estive a consultar os sites dos vários operadores para comparar os preços da electricidade, pois estou a pensar mudar para o mercado pseudo-livre antes do fim do ano (já que as tarifas do mercado deverão aumentar no dia 1 de Janeiro). O quadro anexo é um resumo da informação que recolhi.

Caso encontrem algum erro, desde já agradeço que me alertem para o facto.

Boas Festas.
Anexos
precos electricidade 2.PNG
precos electricidade 2.PNG (16.47 KiB) Visualizado 12569 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], niceboy, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, smog63 e 306 visitantes