Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sistemas de negociação (sistemas não esotéricos).

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 27/1/2013 15:52

garb Escreveu: A auto-estrada tem um Início e um Fim e tem varias entradas e saidas , se o objectivo é chegar mais rápido, teremos que entrar mais cedo na AE.

Início-- Ponto A----Ponto B---- Ponto C---- FIM

Quando chegamos ao ponto C, tivemos que passar pelo A e B; o preço da acção quando atravessa media movel C teve que anteriormente que passar pela A (SEMPRE).

Não sei se consegui fazer-me entender. Parece lógica da batata e até é um pouco isso. Mas foi a partir desta simples e básica constatação que nasceu um meu sistema.

mas afinal qual é o sinal que te leva a entrar?

Registado: 29/11/2007 12:50

por garb » 27/1/2013 15:15

O meu sistema partiu das Médias moveis.
E parte da constatação que a MM acompanha sempre (Quase Sempre) o movimento ascendente ou descendente da acção.
Depois usei MM30, 50, 100...
Um dia quando seguia na auto-estrada (A8), vinha a pensar numa forma de entrar mais cedo aquando de um movimento ascendente.
E pensei: Imaginemos a auto-estrada como o tal movimento ascendente
A auto-estrada tem um Início e um Fim e tem varias entradas e saidas , se o objectivo é chegar mais rápido, teremos que entrar mais cedo na AE.

Início-- Ponto A----Ponto B---- Ponto C---- FIM

Quando chegamos ao ponto C, tivemos que passar pelo A e B; o preço da acção quando atravessa media movel C teve que anteriormente que passar pela A (SEMPRE).

Não sei se consegui fazer-me entender. Parece lógica da batata e até é um pouco isso. Mas foi a partir desta simples e básica constatação que nasceu um meu sistema.

Registado: 10/3/2009 19:58

por Sr_SNiper » 26/1/2013 2:26

5 energias??? Isso é isotérico...
Entretanto fechei os primeiros trades de 2013
Anexos
TRADES.jpg
TRADES.jpg (24.17 KiB) Visualizado 8369 vezes
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por rg7803 » 26/1/2013 0:29

Ora bem o que são as 5 energias?

O autor define que as 5 energias são:

-tendencia
-força da tendencia
-timing (ou ciclos)
-barreiras e por último
-fractais.

O método consiste basicamente em procurar um alinhamento das 5 energias de forma a que o trader consiga um trade de alta probabilidade e reduzido risco.

Cada uma das energias vai ser medida de forma distinta, através de indicadores, técnicas, etc.

Aqui o autor do referido método "defendeu-se"...levantou a ponta do veu, sem dizer tudo...

Porém o que disse, e que repetirei aqui dá para fazer umas brinaceiras do prorealtime!
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

Re: Método das 5 energias.

por rg7803 » 26/1/2013 0:09

rg7803 Escreveu:Nos últimos tempos aprendi outro, também engraçado...chama-se o método das 5 energias ou algo género...

Não foi a Maya nem o Bambo que me ensinaram, prometo...

Hoje não estou com pachorra para escrever um alguidar de regras, por que o dia foi fod...

Prometo que no fim semana o exponho aqui, porque já sei que a seguir bem uma chuva de questões... :? !

Alguns dias atrás... :mrgreen: ...tinha prometido expor aqui o método das 5 energias. Vou começar hoje, até o sono chegar.

O método parte do principio de base que o mercado tem periodos tendenciais e outros aleatórios, e defende que o trader somente deve fazer entradas no primeiro caso resguardando-se no segundo.

O método não foi desenvolvido por mim mas achei-o interessante, tendo-o testado nalguns casos com sucesso, noutro com menos.

Mas é interessante!

por Sr_SNiper » 25/1/2013 1:07

É um sistema simples, claro que dava mais brilhantismo colocar umas ondas e uma coroa, ou ter uma foto real em vez de um urso no avatar para dar mais credibilidade... mas o sistema lá vai andando...
Anexos
GB.jpg
GB.jpg (17.23 KiB) Visualizado 8456 vezes

por Sr_SNiper » 28/12/2012 16:52

Mais um trade não isotérico fechado.
Da carteira de Ações está feito o ano, fechado a última posição, ganho anual de 2012 14,75%.
Anexos
IBEX.jpg
IBEX.jpg (143.3 KiB) Visualizado 8532 vezes

por bogos » 20/12/2012 14:32

Valete Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Valete Escreveu:No entanto, acho difícil em daytrade ter sucesso usando uma panóplia diversificada de sinais dados pela AT.
Tipo: agora vai subir por causa disto, mas amanhã já desce por causa daquilo...
.

olha que em daytrade não há amanhã :)

ainda no outro dia comparava o daytrade versus TF com o bridge versus xadrez: enquanto que neste último podes ponderar longamente uma decisão, no bridge tens de a tomar muito rapidamente, ou seja, o daytrade exige inteligências rápidas, enquanto que o TF é mais talhado para as inteligências reflexivas, assim como no xadrez

Literalmente não haverá amanhã, mas tens produtos financeiros que negoceiam as 2 voltas ao relógio, por isso as coisas já não são assim tão estanques.

A discussão está muito interessante, mas quero ressalvar, que eu não disse que um daytrader não pode ter sucesso. Afirmei sim, que dificilmente tem êxito sem um sistema ou no mínimo um método de negociação.

Outra questão tem a ver com a incompatibilidade TF vs daytrade ou curto prazo.
Se tiver um sistema, que siga tendências em velas de 5 minutos, de certeza que farei daytrade, mas serei também um TF?

Sem sistema ou método é impossivel ganhar dinheiro "CONSISTENTEMENTE" ao longo do tempo.

Com método é bem possivel ganhar dinheiro, mas ainda temos a nossa convicção em determinados momentos que nos faz ter grandes regressões nos resultados.

Com um sistema e se for ele automático temos grandes probabilidades de consistentemente fazer dinheiro.

Perder é resultado certo. Este é a primeira permissa que temos que ter em mente antes de partir para alguma coisa.
Há muito boa gente que chega aqui e pensa que encontrou uma maneira de ganhar dinheiro " à moda fácil".

Não. Acreditem mesmo numa coisa: Aqui perde-se dinheiro, com 100% de probabilidade de acontecer, a não ser que se trabalhe à séria e se tenha método, estratégia ou sistema que nos permitam contariar essa conclusão.

A coisa mais dificil de gerir é sem dúvida a disciplina. Quem a conseguir dominar, mesmo perdendo no mercado está um passo à frente de toda a gente.
É que mesmo perdendo esta-se já mais preparado para dar a volta por cima.

Quanto ao Money Management, extremamente importante a sua questão.
Para onde vai a carteira, se?
Quanto quero ganhar numa trade?
Devo esticar o profit e o loss, ou vice-versa?

Tudo questões importantes a definir à partida.

Eu gosto de pegar em tabelas de cotações, testar com diversos indicadores e encontrar neles um determinado padrão (que deve ser corrigido) dos efeitos anomalos que ocorrem no mercado, nomeadamente aqueles que todos querem evitar....os períodos "crashantes".

Muito se pode falar sobre este tema, que considero fulcral para tirar algum rendimento dos mercados.

E lembro-me sempre disto:
O mercado não deve ser para enriquecer, pese embora possa acontecer a alguns. No entanto o primeiro pensamento que me ocorre é mesmo que aqui se perde bom dinheiro.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

por Valete » 20/12/2012 1:38

rsacramento Escreveu:
Valete Escreveu:No entanto, acho difícil em daytrade ter sucesso usando uma panóplia diversificada de sinais dados pela AT.
.

ainda no outro dia comparava o daytrade versus TF com o bridge versus xadrez: enquanto que neste último podes ponderar longamente uma decisão, no bridge tens de a tomar muito rapidamente, ou seja, o daytrade exige inteligências rápidas, enquanto que o TF é mais talhado para as inteligências reflexivas, assim como no xadrez

Literalmente não haverá amanhã, mas tens produtos financeiros que negoceiam as 2 voltas ao relógio, por isso as coisas já não são assim tão estanques.

A discussão está muito interessante, mas quero ressalvar, que eu não disse que um daytrader não pode ter sucesso. Afirmei sim, que dificilmente tem êxito sem um sistema ou no mínimo um método de negociação.

Outra questão tem a ver com a incompatibilidade TF vs daytrade ou curto prazo.
Se tiver um sistema, que siga tendências em velas de 5 minutos, de certeza que farei daytrade, mas serei também um TF?
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por rsacramento » 20/12/2012 1:23

bom, duas questões: 1º, estou a falar sempre de daytrade, pelo que me parece muito difícil gerir muitas posições simultaneamente

por outro lado é óbvio que uma carteira exígua está condenada, na maioria das vezes

por rg7803 » 20/12/2012 1:20

rsacramento Escreveu:
rg7803 Escreveu:-contas significativas ($$$) que permitem ter melhor money management

pensas mesmo que há uma relação directa entre a quantidade de dinheiro e a qualidade do money management?

se o trader for um nabo é indiferente...vai torrar o $ em qualquer dos casos...

se o trader for alguém minimamente capaz, é completamente diferente gerir uma conta de 15.000 ou 150.000...

por rsacramento » 20/12/2012 1:12

rg7803 Escreveu:-contas significativas ($$$) que permitem ter melhor money management

pensas mesmo que há uma relação directa entre a quantidade de dinheiro e a qualidade do money management?

por rsacramento » 20/12/2012 1:09

rg7803 Escreveu:Sacramento, compraste via net, certo?
Comprar livros destes cá (em livrarias) está de gesso...

foi mesmo pela amazon uk: aproveito, às vezes, e encomendo vários, o que dilui o peso dos portes

por rg7803 » 20/12/2012 1:05

ppbogos Escreveu:Complexo ou simples a questão dos sistemas de trading, metodos e seus sinais, simples ou complexos.

Não há formulas milagrosas, nem semi-milagrosas, nem mesmo milagreiras.

Tenho diversos sistemas testados durante alguns anos para o indice SPX, como aliás estão aqui neste forum. Existem uns mais regulares do que outros em termos de resultados, mas considero-os bastante consistentes para serem utilizados.

O importante é adaptarem-se ao nosso perfil e depois de testados, re-testados e decidir-mos faze-los, só se deve ter um unico objectivo: cumprir à risca a estratégia que está montada, sem haver qualquer tipo de desvio.
Depois de ter a máquina montada, a partir desse momento, nós não sabemos nada de mercado, não sabemos nada de AT's ou AF's, as noticias não existem e desde esse momento deixa de haver os "ses", os "quês", etc, etc.

É dificil de fazer e seguir à risca? É.
Sá esta mesmo ao alcance de meia-duzia.

Já aqui disse uma vez...95% dos que aqui estão perdem dinheiro após cada ano de trading. E porque?
Simplesmente porque não tem um sistema que seja religiosamente respeitado.

Cumprimentos

Concordo com tudo o que disseste ppogos.
Depois de alguma maturação meti na cabeça que existem dois outros factores críticos que acho serem de relevo; nesses 5% que referes no teu post há também habitualmente dois "padrões":

-contas significativas ($$$) que permitem ter melhor money management
-pessoas com muita disponibilidade temporal para os mercados.

Se calhar estou equivocado, mas...

por rg7803 » 20/12/2012 1:00

Sacramento, compraste via net, certo?
Comprar livros destes cá (em livrarias) está de gesso...

por rsacramento » 20/12/2012 0:57

isso remete directamente para o que eu disse no topo desta página: "Trading in the zone"

por bogos » 20/12/2012 0:51

Complexo ou simples a questão dos sistemas de trading, metodos e seus sinais, simples ou complexos.

Não há formulas milagrosas, nem semi-milagrosas, nem mesmo milagreiras.

Tenho diversos sistemas testados durante alguns anos para o indice SPX, como aliás estão aqui neste forum. Existem uns mais regulares do que outros em termos de resultados, mas considero-os bastante consistentes para serem utilizados.

O importante é adaptarem-se ao nosso perfil e depois de testados, re-testados e decidir-mos faze-los, só se deve ter um unico objectivo: cumprir à risca a estratégia que está montada, sem haver qualquer tipo de desvio.
Depois de ter a máquina montada, a partir desse momento, nós não sabemos nada de mercado, não sabemos nada de AT's ou AF's, as noticias não existem e desde esse momento deixa de haver os "ses", os "quês", etc, etc.

É dificil de fazer e seguir à risca? É.
Sá esta mesmo ao alcance de meia-duzia.

Já aqui disse uma vez...95% dos que aqui estão perdem dinheiro após cada ano de trading. E porque?
Simplesmente porque não tem um sistema que seja religiosamente respeitado.

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

por rsacramento » 20/12/2012 0:50

.

por rg7803 » 20/12/2012 0:47

Valete Escreveu:Ao dizer sinais, queria referir-me não só a indicadores mas a tudo que constitui a AT.

Atenção que eu não sou contra a AT, aliás eu também a uso.

No entanto, acho difícil em daytrade ter sucesso usando uma panóplia diversificada de sinais dados pela AT.

Sem sistema, ou pelo menos um método minimamente linear no tempo acho difícil, manter a sanidade mental e carteira livres de perigo.

Mas olha que conheço pelo menos uns 3 daytraders portugueses, e outros tantos lá foram que têm conseguido de forma consistente viver do trading, e pelo que observei usam somente AT, embora usem abordagens diferentes, cada um

por Valete » 20/12/2012 0:39

Ao dizer sinais, queria referir-me não só a indicadores mas a tudo que constitui a AT.

Atenção que eu não sou contra a AT, aliás eu também a uso.

No entanto, acho difícil em daytrade ter sucesso usando uma panóplia diversificada de sinais dados pela AT.

Sem sistema, ou pelo menos um método minimamente linear no tempo acho difícil, manter a sanidade mental e carteira livres de perigo.

por rsacramento » 20/12/2012 0:28

a que é que chamas sinais?

por Valete » 20/12/2012 0:26

Ulisses Pereira Escreveu:garb, já estás numa fase mais adiantada do processo. E quem acha que um sistema chega para colocar o trader livre do perigo das emoções, ainda não chegou lá. ;)

Um abraço,
Ulisses

Não chega, mas ajuda muito.

Principalmente se queres levar esta actividade a sério e não tens perfil mental para negociar de uma forma mais convencional.

A mim faz-me um pouco de confusão ver em alguns tópicos, pessoal que faz daytrade aparentemente sem nenhum sistema, apenas com base em sinais - evidentemente não está em causa a sua validade técnica.
A longo prazo, duvido que consigam ter ganhos consistentes, e seguramente que mentalmente é muito extenuante.

por Sr_SNiper » 19/12/2012 18:26

garb Escreveu:O meu problema é a adernalina, as emoções, o vontade de ganhar rápido. Não é o sistema.

Não és só tu... eu ando aqui a roer-me ao ver tudo a bombar e ao estar de fora em quase tudo... Só tenho uma posição aberta um ETF sobre o IBEX que está a render 5%, mas ando desanimado... mas não posso ir contra o meu sistema e agora penso no que não estou a ganhar, lembro-em das perdas que ganhei noutros momentos por deixar as emoções falarem mais alto...

por rsacramento » 19/12/2012 14:03

garb Escreveu:O meu problema é a adernalina, as emoções, o vontade de ganhar rápido. Não é o sistema.

não me canso de dizer que o livro Trading in the zone, do Mark Douglas , é excelente

por Ulisses Pereira » 19/12/2012 13:22

garb, já estás numa fase mais adiantada do processo. E quem acha que um sistema chega para colocar o trader livre do perigo das emoções, ainda não chegou lá. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, Phil2014 e 195 visitantes