Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar
tonirai Escreveu:
Dei agora mais uma pequena vista de olhos no link, e reparei no seguinte nas FAQs --> Adesão:
Das duas uma, ou alguém se esqueceu de actualizar a FAQ ou então alguém enganou a ERSE e falsificou o site da EDP.
Eu voto na 1ª!

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Curioso09 Escreveu:
mais_um,
tens a certeza que o tarifário EDP mercado livre que está disponível no link que colocaste não vai ser alterado a partir de 01/01/2013 ?? A info que a EDP me deu ao telefone é que as tarifas bi-horárias em 2013 sofrerão o mesmo aumento do mercado regulado (2,8% ) !!!
Abraço
A única certeza que tenho é que um dia todos nós estaremos mortos.

Em relação à tua questão, hoje a EDP deu-me uma resposta diferente no entanto depois de assinares o contrato tens um período em que podes voltar atrás, além disso, no caso de a EDP alterar a tarifa em teu prejuízo antes do termino (um ano) podes cancelar o contrato sem penalização, mas se houver aumento idêntico ao já anunciado para a tarifa regulada como tu referes significa que não ganhas mas também não perdes caso tivesses mantido a tarifa regulada. De qualquer forma essa situação não tem lógica para o fim que se pretende, aumentar a tarifa regulada de forma a os consumidores passarem para o mercado livre.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
pedro29 Escreveu:Ainda não me chegou o contrato às mãos...mas se está no contrato então acredito.
A minuta do contrato:
https://energia.edp.pt/media/1756/condicoes_gerais.pdf
mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:
mais_um, tu tens bi-horária ?
Eu penso que a tarifa do mercado regulado, a partir de Janeiro, é a da página 6 do documento da ERSE, certo ?
É que não percebo a comparação que fazes. Na Galp o preço vazio e cheio da bi horária é igual à regulada e o aluguer (potencia contratada) é mais cara. E sobre a bi horária parece-me que não fazem desconto. Idem para a EDP. Se puderes clarificar, agradecia porque eu ontem fiquei com a ideia que era preferível continuar pelo menos para já..
Desculpa, só agora reparei no teu post.
Sim, tenho tarifa bi-horaria.
A comparação é simples e não precisas de simulador:
Tarifa bi-horaria nomercado regulado no 1º trimestre de 2013:
0,1641 (normal) ; 0,087 (economico) e 0,35 (potencia /dia)
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf
EDP mercado livre com pagamento por debito directo:
0,1551 (normal), 0,0833 (economico) e 0,33 (potencia /dia)
https://energia.edp.pt/particulares/ele ... arios.aspx
No meu caso não tenho gás.
mais_um,
tens a certeza que o tarifário EDP mercado livre que está disponível no link que colocaste não vai ser alterado a partir de 01/01/2013 ?? A info que a EDP me deu ao telefone é que as tarifas bi-horárias em 2013 sofrerão o mesmo aumento do mercado regulado (2,8% ) !!!
Abraço
pedro29 Escreveu:Acabei de celebrar contrato com eles e a senhora disse-me que não havia fidelização...mais_um Escreveu:AutoMech Escreveu:
Tenho de verificar se exigem período de fidelidade (se já alguém souber deste pormenor, diga p.f.)
Na EDP é 12 meses.
le o numero 2 do contrato.
AutoMech Escreveu:
Tenho de verificar se exigem período de fidelidade (se já alguém souber deste pormenor, diga p.f.)
Na EDP é 12 meses.
mais_um Escreveu:Desculpa, só agora reparei no teu post.
Sim, tenho tarifa bi-horaria.
A comparação é simples e não precisas de simulador:
Tarifa bi-horaria nomercado regulado no 1º trimestre de 2013:
0,1641 (normal) ; 0,087 (economico) e 0,35 (potencia /dia)
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf
EDP mercado livre com pagamento por debito directo:
0,1551 (normal), 0,0833 (economico) e 0,33 (potencia /dia)
No meu caso não tenho gás.
Obrigado mais_um. O meu erro vinha da página do documento da ERSE. Era a página 5 e não 6 (obrigado Tonirai !).
Sendo assim cheguei à mesma conclusão que tu. Tal como o Tonirai, eu cerca de 5% anual se mudar já para a liberalizada EDP bi-horária, em comparação com a regulada.
E pelo que estive a ver a bi-horária da Galp é igual à da EDP.
http://www.galpon.pt/pdf/MonofolhaBihoraria.pdf
Para 6,9
Potencia contratada -> 0.3308 / dia
Vazio -> 0.0833
Cheio -> 0.1551
E também se a Galp dará algum desconto na electricidade, se tivermos também o gás (noutras tarifas eles têm o pacote com desconto, mas na bi horária não sei).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Titleist Escreveu:podes mudar para o mercado liberalizado
mas fazendo a simulação no site da ERSE vais perceber se vale a pena ou não
http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladoresdecomparacaodeprecosnomercado/Paginas/simuladordecomparacaodeprecosembtnparaportugalcontinental.aspx
eu tenho bi-horaria e nao compensa a mudança ...
Obrigado por partilhares este link. Não conhecia e é muito útil.
Eu tb tenho bi-horária na EDP-SU e nao compensa a mudana pela simulação que fiz.
Mas fiquei com uma dúvida - nos valores da EDP-SU ainda não estão considerados os aumentos de 2013, pois não?
- Registado: 15/9/2010 15:02
tavaverquenao2 Escreveu:Eu tenho menos potência contratada e gasto mais, no ultimo mês foram 660Kw, uns 400 fora do vazio e 260 no vazio. A minha conta anual ronda os 1350€.
com esse perfil de consumo talvez fosse vantajoso teres tri-horario
Titleist Escreveu:
eu simulo e tenho uma potencia contratada de 10,35, ou seja ja estou sujeito a tarifas transitorias desde de junho e a comparação com a bi-horaria liberalizada da edp dá exatamente o mm valor
pelo que percebo poderei ter é agravamentos trimestrais ... no fundo o objectivo passa por ir encaminhando todos para o liberal
Exacto, liguei para a EDP a questionar a validade do tarifario e o que eles fazem é manter o actual tarifario do bi-horario, poupas o aumento já anunciado para o 1º trimestre de 2013.
tavaverquenao2 Escreveu:A ser verdade o que dá na edp, nesse site da erse, só irei pagar mais 5€/mês para o meu consumo, e eu consumo alguma coisa.
eu simulo e tenho uma potencia contratada de 10,35, ou seja ja estou sujeito a tarifas transitorias desde de junho e a comparação com a bi-horaria liberalizada da edp dá exatamente o mm valor
pelo que percebo poderei ter é agravamentos trimestrais ... no fundo o objectivo passa por ir encaminhando todos para o liberal
Tipo de Fornecimento: BTN, Potência Contratada até 20,7 kVA
Discriminação de Contagem: Bi-horária
Escalão de Potência Contratada: 10,35 kVA
Consumo (2 meses): 992 kWh
(Horas fora vazio): 555 kWh
(Horas de vazio): 437 kWh
a factura anual é de 1.145,80 para os 2
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

alvim Escreveu:
Atençao que só é Gratis ate ao final do ano !!!! Depois paga-se.
Fonte?
O site da ERSE diz que é gratuito e não refere datas.
Liguei para a EDP mesmoa gora e eles também não tem conheciemnto que seja pago após 1 de janeiro.
Elias Escreveu:Não sei se isto já foi escrito anteriormente, mas tenho as seguintes dúvidas:
- o procedimento para mudar é simples?
- pode ser ao telefone?
- há algum custo de mudança?
Não sei se é simples, mas pelo que está descrito no site da EDP parece-me simples e não pagas nada:
https://energia.edp.pt/aderir.aspx?prod=1121
Como a malta aqui do CdB é um bocado "esquisita"

https://energia.edp.pt/media/1756/condicoes_gerais.pdf
Eu vou tratar do processo hoje ou amanhã.
EDIT: corrigi o link do contrato
Editado pela última vez por mais_um em 19/12/2012 15:29, num total de 1 vez.
tonirai Escreveu:A extrapolação para consumo anual (para quem na simulação indicar valores inferiores ou superiores a 1 ano) não funciona correctamente.
Este segundo ponto, verifiquei-o porque indiquei mais de 2 anos de consumos com as datas de contagem, o que me deu valores de X anual, nos diferentes Operadores;
No entanto, fiz as contas eu mesmo à média diária e multipliquei depois por 365, introduzindo de seguida esses valores para o período de 1 ano, o que me dá um valor diferente (4% mais neste último método).
Simulando eu próprio com os preços do PDF, obtenho valores quase 17% menores que o menor dos 2 acima.
tonirai Escreveu:mais_um Escreveu:A EDP bi-horario é mais barata no mercado livre que no mercado regulado em 2013.
Se assim é, então compensa mudar já... tenho de arranjar um tempinho para ver isso.
Portanto, arranjei um tempinho, e no meu caso:

Vou tratar de juntar os dados para mudar.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, LionHeart, Luzemburg, niceboy, Paulo Pereira 74, Pmart 1, rtinto e 367 visitantes