Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Tarifa Bi-horária da EDP vai acabar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 19/12/2012 13:43

AutoMech Escreveu:
mais_um, tu tens bi-horária ?

Eu penso que a tarifa do mercado regulado, a partir de Janeiro, é a da página 6 do documento da ERSE, certo ?

É que não percebo a comparação que fazes. Na Galp o preço vazio e cheio da bi horária é igual à regulada e o aluguer (potencia contratada) é mais cara. E sobre a bi horária parece-me que não fazem desconto. Idem para a EDP. Se puderes clarificar, agradecia porque eu ontem fiquei com a ideia que era preferível continuar pelo menos para já.. :wink:

Desculpa, só agora reparei no teu post.

Sim, tenho tarifa bi-horaria.

A comparação é simples e não precisas de simulador:

Tarifa bi-horaria nomercado regulado no 1º trimestre de 2013:

0,1641 (normal) ; 0,087 (economico) e 0,35 (potencia /dia)

http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf

EDP mercado livre com pagamento por debito directo:

0,1551 (normal), 0,0833 (economico) e 0,33 (potencia /dia)

https://energia.edp.pt/particulares/ele ... arios.aspx

No meu caso não tenho gás.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por tonirai » 19/12/2012 13:30

mais_um Escreveu:A EDP já tem oferta em bi e tri horario no mercado livre. Não sei se é já hoje mas é valida para 1/1/2013.

A Galp também tem em bi-horario.

mais_um Escreveu:A EDP bi-horario é mais barata no mercado livre que no mercado regulado em 2013.

Se assim é, então compensa mudar já... tenho de arranjar um tempinho para ver isso.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Tridion » 19/12/2012 13:27

mais_um Escreveu:A EDP bi-horario é mais barata no mercado livre que no mercado regulado em 2013.

E como será a evolução dos preços no mercado liberalizado? Ou não pode subir mais que no regulado :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por tonirai » 19/12/2012 13:26

AutoMech Escreveu:(...)
Se não me enganei a ler (penso que seja página 6 para bi-horários com potências de 6.9kVA, que devem ser os mais comuns):
(...)

Automech, creio que te enganaste - não é na página 6 (TARIFA TRANSITÓRIA DE VENDA A CLIENTES FINAIS
EM BTN SAZONAL), mas sim na página 5 (TARIFA TRANSITÓRIA DE VENDA A CLIENTES FINAIS
EM BTN)).

Não sei se te afecta muito o resultado, mas convém refazer as contas :wink:

Chamo a atenção para os seguintes factos que verifiquei:
:arrow: A simulação no portal da ERSE não incluir outras taxas aplicáveis (taxa DGEG e Contribuição Audiovisual);
:arrow: A extrapolação para consumo anual (para quem na simulação indicar valores inferiores ou superiores a 1 ano) não funciona correctamente.

Este segundo ponto, verifiquei-o porque indiquei mais de 2 anos de consumos com as datas de contagem, o que me deu valores de X anual, nos diferentes Operadores;
No entanto, fiz as contas eu mesmo à média diária e multipliquei depois por 365, introduzindo de seguida esses valores para o período de 1 ano, o que me dá um valor diferente (4% mais neste último método).

Simulando eu próprio com os preços do PDF, obtenho valores quase 17% menores que o menor dos 2 acima.
Editado pela última vez por tonirai em 19/12/2012 13:33, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2007 18:26

por mais_um » 19/12/2012 13:13

Titleist Escreveu:
mais_um Escreveu:
habanero04 Escreveu:Ok. Mas o que eu queria saber é se é obrigatório e se vai haver alguma penalização para quem não fizer a mudança...

A penalização que vais ter é a possibilidade de aumentarem o preço de 3 em 3 meses.

Vais ao portal da ERSE e faz a simulação:

http://www.erse.pt/pt/electricidade/sim ... recos.aspx

deves comparar com os valore sqeu vais pagar para o ano na tarifa regulada: http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf

e não com os que estás a pagar actualmente.

No meu caso, comparando o valor que vou pagar em 2013 na tarifa regulada com o mercado livre compensa mudar já.

simulando e tendo tarifa bi-horaria, nao compensa ... a EDP continua a ser a mais barata

A EDP bi-horario é mais barata no mercado livre que no mercado regulado em 2013.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Titleist » 19/12/2012 13:10

mais_um Escreveu:
habanero04 Escreveu:Ok. Mas o que eu queria saber é se é obrigatório e se vai haver alguma penalização para quem não fizer a mudança...

A penalização que vais ter é a possibilidade de aumentarem o preço de 3 em 3 meses.

deves comparar com os valore sqeu vais pagar para o ano na tarifa regulada: http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... t_2013.pdf

No meu caso, comparando o valor que vou pagar em 2013 na tarifa regulada com o mercado livre compensa mudar já.

simulando e tendo tarifa bi-horaria, nao compensa ... a EDP continua a ser a mais barata
"O $$$ foi feito para se gastar 8-), não para se perder :( ..."

Registado: 5/12/2006 16:44

por mais_um » 19/12/2012 13:09

Elias Escreveu:No mercado livre existe actualmente bi-horária ou não?

A EDP já tem oferta em bi e tri horario no mercado livre. Não sei se é já hoje mas é valida para 1/1/2013.

A Galp também tem em bi-horario.

por Automech » 19/12/2012 13:06

mais_um Escreveu:

mais_um, tu tens bi-horária ?

Eu penso que a tarifa do mercado regulado, a partir de Janeiro, é a da página 6 do documento da ERSE, certo ?

É que não percebo a comparação que fazes. Na Galp o preço vazio e cheio da bi horária é igual à regulada e o aluguer (potencia contratada) é mais cara. E sobre a bi horária parece-me que não fazem desconto. Idem para a EDP. Se puderes clarificar, agradecia porque eu ontem fiquei com a ideia que era preferível continuar pelo menos para já.. :wink:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Titleist » 19/12/2012 13:04

mais_um Escreveu:

a tabela para comparar é a

TARIFAS TRANSITÓRIAS DE VENDA A CLIENTES FINAIS A APLICAR PELOS COMERCIALIZADORES DE ÚLTIMO
RECURSO AOS FORNECIMENTOS A CLIENTES FINAIS EM BTN ≥ 20,7KVA E ≤ 2,3 KVA EM PORTUGAL
CONTINENTAL.

certo?

por rmachado » 19/12/2012 12:46

Registado: 24/8/2004 10:42

por Elias » 19/12/2012 12:42

No mercado livre existe actualmente bi-horária ou não?

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 19/12/2012 12:16

por habanero04 » 19/12/2012 12:14

Ok. Obrigado.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Titleist » 19/12/2012 11:50

não é obrigatorio ... podes manter a tarifa regulada

por habanero04 » 19/12/2012 11:46

Ok. Mas o que eu queria saber é se é obrigatório e se vai haver alguma penalização para quem não fizer a mudança...

por Titleist » 19/12/2012 11:45

por Titleist » 19/12/2012 11:41

podes mudar para o mercado liberalizado

mas fazendo a simulação no site da ERSE vais perceber se vale a pena ou não

http://www.erse.pt/pt/electricidade/simuladores/simuladoresdecomparacaodeprecosnomercado/Paginas/simuladordecomparacaodeprecosembtnparaportugalcontinental.aspx

eu tenho bi-horaria e nao compensa a mudança ...

por habanero04 » 19/12/2012 11:36

Alguém sabe se tem que se fazer alguma mudança antes do final do ano? Eu tenho bi-horário e também já ouvi falar que tinha que se mudar mas ao certo também não sei o que fazer e se é necessário fazer mesmo alguma coisa...

por Elias » 19/12/2012 9:33

Segundo percebo, o mercado liberalizado é tudo menos livre, uma vez que é a ERSE quem define os preços de referência.

É como se o mercado regulado fosse um cão na casota e o mercado livre fosse um cão com trela, em que a ERSE define o comprimento da trela :P

Registado: 5/11/2002 12:21

por Lion_Heart » 19/12/2012 4:49

Mas a politica das empresas e do Estado em Portugal é mesmo essa : criar tanta burocracia , tanta papelada , tantos tarifários e etc. que dificilmente a maioria das pessoas entende e/ou esta para ler.

Portanto a maioria vai na conversa do vendedor e vai assinar contratos de cruz e só depois quando virem que estão a pagar mais ou que aquilo não serve e que vão ler o contrato.

Enfim é o País que temos e as entidades reguladoras permitem.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 19/12/2012 3:27

Encontrei a tarifa bi-horária da Galp. Em termos de de kWh no vazio e cheio é igual à transitória. Parece ser é mais cara na potencia contratada 0,3308€/dia contra 0,2540€/dia na transitória (estarei a ver bem ?). Se for assim penso que compensará não fazer nada.

Isto das tarifas da electricidade é uma autêntica confusão (pelo menos para mim que ainda não estou habituado). Tem imensas opções, não tantas como os pacotes de tv cabo, telefones, etc, mas mesmo assim suficientes escolhas para ter de se andar a perceber o que raio é aquilo e quais as melhores. Será uma questão de hábito, mas agora de início não é fácil (existem simuladores, mas eu gosto de comparar e perceber os preços, empresa a empresa, em vez do resultado sair duma black box).

E já vi que a Galp tem uns pacotes que incluem seguros de gás, assistência, etc. Acho que vai haver pessoal a ser aldrabado, aderindo a coisas sem perceber. :twisted:

por Automech » 19/12/2012 2:37

Ando um bocado por fora disto do bi horário a partir de Janeiro para quem não fizer nada e ficar com as tarifas reguladas. Fui ler uma coisas e na ERSE dizem isto:

8 - As tarifas bi-horárias e tri-horárias vão acabar?

A ERSE como responsável pela publicação das tarifas de acesso irá manter as opções tarifárias atualmente em vigor, inclusive as tarifas de acesso bi-horárias e tri-horárias, aplicadas aos consumidores em Baixa Tensão Normal.

A ERSE como responsável pela publicação das tarifas de acesso irá manter as opções tarifárias atualmente em vigor, inclusive as tarifas de acesso bi-horárias e tri-horárias, aplicadas aos consumidores em Baixa Tensão Normal.
As tarifas reguladas de venda a clientes finais bi-horárias e tri‑horárias vão manter-se, e serão fixadas pela ERSE, enquanto durar o período transitório para os clientes que não tenham procedido à escolha de um comercializador de mercado.

É expectável que, à medida que o processo de liberalização se for consolidando, os comercializadores de mercado incluam nas suas ofertas comerciais tarifas bi-horárias e tarifas tri-horárias, assim como outras opções tarifárias inovadoras

As tarifas bi horárias transitórias estão aqui:
http://www.erse.pt/pt/electricidade/tar ... fault.aspx
E em pdf

Se não me enganei a ler (penso que seja página 6 para bi-horários com potências de 6.9kVA, que devem ser os mais comuns):
- Potencia contratada (vulgo aluguer): 10,09€ actual vs 7,73€ novo (por dia) -23.2%
- Horas fora de vazio, vulgo de dia (EUR/KWh): 0,1551€ actual vs 0,1761€ novo +13.5%
- Horas de vazio, vulgo de noite (EUR/KWh): 0,0833€ actual vs 0,087€ novo +4.4%

Não consegui encontrar informação sobre a revisão destas tarifas, nem sequer sei se esta minha interpretação é a correcta.

EDIT: valores sem IVA

Re: renovar os contactos, com a EDP

por Marco Martins » 3/12/2012 17:16

AS_terix Escreveu:suou-me que mesmo tendo contacto com a EDP, o mesmo, tem que ser renovado, até ao fim do ano, senão, em Jan2013 está sujeito a multa !!!???

Se há alguém que possa apanhar multa, parece-me que será a EDP porque será ela a alterar os contratos efectuados com os seus clientes que possuem um contrato bi-horário sem data de término definida!

Registado: 7/4/2007 17:13

renovar os contactos, com a EDP

por AS_terix » 3/12/2012 16:34

suou-me que mesmo tendo contacto com a EDP, o mesmo, tem que ser renovado, até ao fim do ano, senão, em Jan2013 está sujeito a multa !!!???
olá ! não arrisquem, mais de 40% da liquidez, em Bolsa (dá stress)! Pois,
nascemos pobres e nus e morreremos pobres e vestidos!!! sDq

Registado: 29/11/2007 2:07
Localização: ALBUFEIRA /Av. Montechoro ou Lisboa, P. Nações e....

por Mr.Cookie » 3/12/2012 16:29

Desculpem o meio off-topic.

Foi abordada e discutida no CdB a questão da mudança de fornecedor de electricidade e gás e quais as melhores condições no mercado?

Obrigado.

Registado: 24/7/2012 18:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, yggy e 209 visitantes