Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ajuda contas mais valias vs dividendos JMT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ajuda contas mais valias vs dividendos JMT

por rollingsnowball » 17/12/2012 23:58

dfviegas Escreveu:Ajuda contas mais valias vs dividendos JMT

Estou com algumas dúvidas/preguiça em chegar à conclusão se é vantajoso ir comprar JMT para beneficiar do dividendo de fim de ano e de seguida vender logo em ex-dividendo mesmo que fazendo menos valias, porque irei abater essas menos valias nas mais valias obtidas este ano.

Vantajoso sim ou não?

Isso seria exactamente o contrário do que eu fiz... a taxa (este ano) é a mesma para dividendos e mais valias (26.5%)..logo a diferença está em quando tens que pagar o imposto: agora ou em agosto quando pagares o IRS...

ou seja (admitindo que conseguias entrar e sair ao preço correspondente): na prática ficas com um empréstimo do estado a 8 meses e qualquer coisa sem juros se optares pela mais valia e podes rentabiliza-lo à tua maneira... para além disso as comissões ainda te iam comer parte do dividendo...

dito isto eu preferi reconhecer mais valias e ficar com um empréstimo do estado a 8 meses sem juros e poupar nas comissões (e já agora pago imposto a 26.5% em vez de a 28%+taxa de 3.5%+taxa sobre transação de activos financeiros de 0.1-0.3%)

ps: há situações em que pode dar jeito reconhecer menos valias... o único defeito é teres que esperar pelo menos 1 mês até voltares a comprar a mesma acção... a única alternativa nesse caso é teres o dinheiro disponível e comprares antes de vender (já que salvo erro as acções contam para impostos por ordem de antiguidade)

ps2: ou reconhecer mais valias... por exemplo: no ano passado não queria ter que andar a englobar as menos valias e portanto reconheci mais valias numa das minhas posições que me fez passar para um saldo positivo de meia dúzia de euros (ainda deixei uma posição negativa por realizar por isso o meu saldo real no ano passado era negativo mas deixei as menos valias para este ano...e bem :))

Registado: 13/12/2008 12:42

por MVP » 17/12/2012 20:01

Abater a mais valias? Original ! Quem me dera pagar 1 milhão de impostos de mais valias..

Fazemos assim. Se queres abater a mais valias eu dou-te o meu nib e mandas para lá esse valor e eu mando-te de volta os 25% que tens de entregar ao Sr Ministro Gaspar ! :twisted:

...

Mas para responder à pergunta, Não. Explicava-te, mas é a preguiça também :lol:

Registado: 27/6/2010 23:26

por dfviegas » 17/12/2012 15:52

Estou com algumas dúvidas/preguiça em chegar à conclusão se é vantajoso ir comprar JMT para beneficiar do dividendo de fim de ano e de seguida vender logo em ex-dividendo mesmo que fazendo menos valias, porque irei abater essas menos valias nas mais valias obtidas este ano.

Vantajoso sim ou não?

Registado: 29/11/2007 2:53

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Kooc, latbal, LMMV, nbms2012, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 423 visitantes