Como comprar um imóvel?
8 mensagens
|Página 1 de 1
Como fazer procuração de permuta genérica?
Estive há pouco tempo nos serviços de notariado a averiguar quais os formalismos necessários numa procuração de permuta.
Fiquei espantada com as especificidades, era necessário saber com exactidão ambas fracções. Isto deixa pouco espaço de manobra. Imaginemos que estamos indecisas quanto ao andar da fracção a adquirir...
Veio a público que a Duarte Lima foi-lhe passada uma procuração (acho que irrevogável até) e que com a qual foi lhe dados poderes para comprar e vender terrenos.
Não sei se existe alguma forma mais genérica que esta, mas a julgar por este site http://www.notarios.pt/OrdemNotarios/PT/PrecisoNotario/CompraVenda parece ser difícil.
Se alguém com mais experiência puder ajudar sobre estas burocracias fico muito agradecida.
Fiquei espantada com as especificidades, era necessário saber com exactidão ambas fracções. Isto deixa pouco espaço de manobra. Imaginemos que estamos indecisas quanto ao andar da fracção a adquirir...
Veio a público que a Duarte Lima foi-lhe passada uma procuração (acho que irrevogável até) e que com a qual foi lhe dados poderes para comprar e vender terrenos.
Não sei se existe alguma forma mais genérica que esta, mas a julgar por este site http://www.notarios.pt/OrdemNotarios/PT/PrecisoNotario/CompraVenda parece ser difícil.
Se alguém com mais experiência puder ajudar sobre estas burocracias fico muito agradecida.
- Registado: 31/1/2008 2:41
Eu comprei um imóvel há pouco tempo e usei os serviços casapronta que é assim uma espécie de simplex para quem quer comprar casa.
http://www.casapronta.pt
Abraço mfsr1980
http://www.casapronta.pt
Abraço mfsr1980
- Registado: 3/5/2007 13:55
Re: Como comprar um imóvel?
Euro-Pato Escreveu:Sendo eu uma principiante na compra e/ou venda de imóveis, e porque deve existir correlação na compra/venda de valores mobiliários vinha aqui pedir expertise nesta àrea.
Cenário:
Tanto eu como a minha irmã, herdámos um imóvel e estamos interessadas em adquirir outro imóvel mas dando o imóvel herdado como "moeda de troca" acrescido de uma soma pecuniária (pronto-pagamento sem finaciamento bancário). A minha irmã encontra-se ausente do país e apenas detemos uma habilitação de herdeiros, pelo que não houve necessidade de partilhas.
O imóvel a adquirir:
Este imóvel é um prédio "novo" com 4 anos. Esta crise teve impactos no sector imobiliário onde praticamente não existe "mercado". Observando pelo exterior, dá a sensação de ser um prédio-fantasma pois não se vê actividade nas varandas. No entanto esta pode ser uma boa oportunidade de compra, isto porque teoricamente se a oferta é muita e a procura é pouca, deveria existir uma redução de preços, mas efectivamente parece não ser este o caso da lei da oferta e da procura.
Questões:
1) Estando o imóvel há 4 anos praticamente às "moscas", porque que é que o vendedor não baixa o preço? É que ao fim de 4 anos o dinheiro perde valor...
Provavelmente terá hipoteca ao banco e não tem margem para baixar.
2) Qual a melhor estratégia para abordar o vendedor? Este certamente vai dizer que o imóvel herdado terá pouco valor para a permuta a preços de mercado, mas assim sendo o imóvel novo também cai nas mesmas condições. Penso até que muita gente não compra casa nova porque logicamente não quer ficar com duas casas em mão, "não vendo mas tambem não compro"...
Muita gente não vende actualmente porque o mercado desvalorizou e não quer perder dinheiro. Para além de muitas pessoas têm actualmente crédito bancário com spreads baixos e se recorresse actualmente ao banco teria spreads mais altos e poderia até não ter acesso ao crédito.
Se o vendedor tiver hipoteca a um banco poderá não conseguir aceitar o imóvel a permutar como parte do pagamento, pois poderá não ter dinheiro para pagar o distrate da hipoteca para a fracção em questão.
3) Este imóvel está à venda no próprio stand de vendas do prédio e, tal o desespero, em mais uma mão cheia de agências imobiliárias. É melhor falar directamente com o stand de vendas, ou ir uma a uma das agências e tentar esmagar a comissão de venda?
Antes de mais, existem muitas agências imobiliárias que acrescentam o valor da comissão ao valor de venda, mas certamente será mais fácil negociar directamente com o promotor.
4) A garantia de 5 anos dada pelo construtor/vendedor ao comprador conta a partir do dia em que o imóvel fica construido? Ou a partir do dia em que é adquirido? E relativamente aos equipamentos (ex: ar condicionado)?
A garantia de 5 anos conta a partir do dia da escritura. Os electrodomésticos têm garantia de 2 anos.
5) Se por cúmulo nós fossemos as únicas inquilinas do prédio novo, como é que seria feito o cálculo do valor do condomínio? Estar a pagar o condomínio de todo o prédio parece ser um exagero...
Só pagarias o valor do condomínio referente à tua fracção. No entanto, por escassez de fundos do condomínio, por exemplo os elevadores do prédio poderiam não ser colocados em funcionamento.
Numa permuta quem paga os impostos é quem recebe o bem de maior valor e são calculados sobre o valor da diferença dos 2 bens.6) Qual a melhor estratégia para minimizar os encargos fiscais com a permuta/compra?
Verificar junto da Conservatória de existem ónus ou encargos (hipotecas e/ou penhoras). No caso de hipotecas deverá tentar saber junto do credor bancário se o valor de venda daquela fracção é suficiente para libertar o título de cancelamento da hipoteca para aquela fracção.7) Na óptica do comprador, o que deve constar e quais os cuidados a ter com a assinatura do contrato de compra e venda? E tem de ser uma assinatura ou as duas (juntamente a minha irmã)?
No contrato promessa pode ficar previsto a possível cedência de posição total ou parcial.
Na escritura de compra/permuta têm de estar presentes as duas. Mas a sua irmã poderá fazer-se representar por si através de procuração com os poderes necessários.8) É sempre necessário estarmos as duas presentes, ou basta estar eu nos formalismos da compra/permuta?
9) Tenho amigas que lhes aconteceu vender um imóvel e as finanças ainda continuavam a enviar notificações de dívida para saldar o IMI do imóvel vendido... Como evitar isto?
As finanças não obrigam o novo proprietário a pagar as dívidas dos outros.
No entanto, após a escritura deverá ir às finanças comunicar que é o novo proprietário.
10) Idealmente o imóvel deveria ficar em nome de um dos nossos pais, no entanto se este viesse a ficar em nome de nós duas, e caso uma de nós viesse a falecer a transmissão para a outra acarreta um imposto (mais um...), como evitar este imposto (IMT acho eu)?
A transmissão para a outra não acarreta a nenhum imposto. O imposto sucessório já não é aplicado...
11) Idealmente se alguém já esteve nas mesmas condições, seria a pessoa ideal para aconselhar com base na sua experiência pessoal, mas certamente faltarão outras questões que podem complementar os mais inexperientes a comprar imóveis. O que falta ver? Exemplo, qual a melhor altura do ano para comprar (Inverno frio e chuvoso)?

Espero ter ajudado...[/quote]
C0rr3i4
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
"Compound interest is the 8th wonder of the world."
(Albert Einstein)
Obrigada a todos, é um excelente ponto de partida!
Antes de fazer isso tudo, SOLICITAS os dados desse imóvel, proprietário, rua, nº de porta ou fracção e vais à conservatório do registo predial saber a quem pertence esse imóvel e saber se existe alguma hipoteca ou penhora sobre o mesmo.
DEPOIS DE SABERES ISTO, segue em frente

DEPOIS DE SABERES ISTO, segue em frente

- Registado: 29/11/2007 2:05
Euro-Pato Escreveu:Sendo eu uma principiante na compra e/ou venda de imóveis, e porque deve existir correlação na compra/venda de valores mobiliários vinha aqui pedir expertise nesta àrea.
Quanto a correlação com valores mobiliários esquece, só mesmo as palavras compra e venda...
Não quer dizer que não possa haver aqui entendidos no assunto mas penso que a maioria não negoceia imoveis!
MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Vou tentar responder a alguns pontos:
1) Provavelmente porque deve uma pipa de dinheiro ao banco e está "agarrado".
2) Pessoalmente apresentaria uma oferta, como base para posterior negociação. Do tipo "dou-lhe este prédio + X"
3) Eu cá tentava as duas vias
4) Creio que será a partir da data de aquisição, mas não tenho a certeza.
5) Não vão ser inquilinas (porque não se trata de arrendamento) mas sim condóminas. E têm apenas de pagar a parte respeitante à vossa fracção, as outras fracções não vendidas são propriedade do construtor que terá de pagar as respectivas quotas. O valor das quotas é fixado em assembleia geral.
6) Esta não sei. Passo.
7) Depende quem vai ficar como proprietária. Aconselho falares com um advogado.
8) A tua irmã pode fazer-se representar por procuração.
9) Logo após a transacção vais à Conservatória do Registo Predial para alterar o nome do proprietário.
10) Este também não sei.
11) É importante veres muito bem o imóvel por dentro para detectar possíveis problemas como infiltrações, por exemplo. Quanto à época do ano, não creio que seja um sector muito cíclico, vai depender da pressa com que estiveres para comprar.
Espero ter ajudado
1) Provavelmente porque deve uma pipa de dinheiro ao banco e está "agarrado".
2) Pessoalmente apresentaria uma oferta, como base para posterior negociação. Do tipo "dou-lhe este prédio + X"
3) Eu cá tentava as duas vias

4) Creio que será a partir da data de aquisição, mas não tenho a certeza.
5) Não vão ser inquilinas (porque não se trata de arrendamento) mas sim condóminas. E têm apenas de pagar a parte respeitante à vossa fracção, as outras fracções não vendidas são propriedade do construtor que terá de pagar as respectivas quotas. O valor das quotas é fixado em assembleia geral.
6) Esta não sei. Passo.
7) Depende quem vai ficar como proprietária. Aconselho falares com um advogado.
8) A tua irmã pode fazer-se representar por procuração.
9) Logo após a transacção vais à Conservatória do Registo Predial para alterar o nome do proprietário.
10) Este também não sei.
11) É importante veres muito bem o imóvel por dentro para detectar possíveis problemas como infiltrações, por exemplo. Quanto à época do ano, não creio que seja um sector muito cíclico, vai depender da pressa com que estiveres para comprar.
Espero ter ajudado

- Registado: 5/11/2002 12:21
Como comprar um imóvel?
Sendo eu uma principiante na compra e/ou venda de imóveis, e porque deve existir correlação na compra/venda de valores mobiliários vinha aqui pedir expertise nesta àrea.
Cenário:
Tanto eu como a minha irmã, herdámos um imóvel e estamos interessadas em adquirir outro imóvel mas dando o imóvel herdado como "moeda de troca" acrescido de uma soma pecuniária (pronto-pagamento sem finaciamento bancário). A minha irmã encontra-se ausente do país e apenas detemos uma habilitação de herdeiros, pelo que não houve necessidade de partilhas.
O imóvel a adquirir:
Este imóvel é um prédio "novo" com 4 anos. Esta crise teve impactos no sector imobiliário onde praticamente não existe "mercado". Observando pelo exterior, dá a sensação de ser um prédio-fantasma pois não se vê actividade nas varandas. No entanto esta pode ser uma boa oportunidade de compra, isto porque teoricamente se a oferta é muita e a procura é pouca, deveria existir uma redução de preços, mas efectivamente parece não ser este o caso da lei da oferta e da procura.
Questões:
1) Estando o imóvel há 4 anos praticamente às "moscas", porque que é que o vendedor não baixa o preço? É que ao fim de 4 anos o dinheiro perde valor...
2) Qual a melhor estratégia para abordar o vendedor? Este certamente vai dizer que o imóvel herdado terá pouco valor para a permuta a preços de mercado, mas assim sendo o imóvel novo também cai nas mesmas condições. Penso até que muita gente não compra casa nova porque logicamente não quer ficar com duas casas em mão, "não vendo mas tambem não compro"...
3) Este imóvel está à venda no próprio stand de vendas do prédio e, tal o desespero, em mais uma mão cheia de agências imobiliárias. É melhor falar directamente com o stand de vendas, ou ir uma a uma das agências e tentar esmagar a comissão de venda?
4) A garantia de 5 anos dada pelo construtor/vendedor ao comprador conta a partir do dia em que o imóvel fica construido? Ou a partir do dia em que é adquirido? E relativamente aos equipamentos (ex: ar condicionado)?
5) Se por cúmulo nós fossemos as únicas inquilinas do prédio novo, como é que seria feito o cálculo do valor do condomínio? Estar a pagar o condomínio de todo o prédio parece ser um exagero...
6) Qual a melhor estratégia para minimizar os encargos fiscais com a permuta/compra?
7) Na óptica do comprador, o que deve constar e quais os cuidados a ter com a assinatura do contrato de compra e venda? E tem de ser uma assinatura ou as duas (juntamente a minha irmã)?
8) É sempre necessário estarmos as duas presentes, ou basta estar eu nos formalismos da compra/permuta?
9) Tenho amigas que lhes aconteceu vender um imóvel e as finanças ainda continuavam a enviar notificações de dívida para saldar o IMI do imóvel vendido... Como evitar isto?
10) Idealmente o imóvel deveria ficar em nome de um dos nossos pais, no entanto se este viesse a ficar em nome de nós duas, e caso uma de nós viesse a falecer a transmissão para a outra acarreta um imposto (mais um...), como evitar este imposto (IMT acho eu)?
11) Idealmente se alguém já esteve nas mesmas condições, seria a pessoa ideal para aconselhar com base na sua experiência pessoal, mas certamente faltarão outras questões que podem complementar os mais inexperientes a comprar imóveis. O que falta ver? Exemplo, qual a melhor altura do ano para comprar (Inverno frio e chuvoso)?
Cenário:
O imóvel a adquirir:
Questões:
6) Qual a melhor estratégia para minimizar os encargos fiscais com a permuta/compra?
7) Na óptica do comprador, o que deve constar e quais os cuidados a ter com a assinatura do contrato de compra e venda? E tem de ser uma assinatura ou as duas (juntamente a minha irmã)?
8) É sempre necessário estarmos as duas presentes, ou basta estar eu nos formalismos da compra/permuta?
8 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google Adsense [Bot], Jonas74, Jota F, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, zeef e 113 visitantes