off topic - 1ª mensagem do Papa via twitter
QuimPorta Escreveu:Muffin... sugiro que releias com cuidado o teu post.
Desculpa a franqueza mas, sou profundamente crítico desse tipo de discurso, que é quanto a mim um exemplo simples daquilo que dizes que não existe.
Não precisas de pedir desculpa...

- Registado: 4/1/2004 22:32
PsaP Escreveu:Mas uma coisa que existe nos USA (pelo menos é a ideia que tenho, nunca estive lá não posso comprovar) é uma grande diversidade religiosa, coisa que por cá não acontece. Na verdade cá somos empurrados para o cristianismo desde a nascença, era quase caso para ser ohado de lado se não se fosse baptizado, etc...
Dizer que em Portugal existe intolerancia á igreja católica, quando é a unica que tem missas na televisão, rituais públicos, etc... parece-me exagerado
PsaP, não creio que tenhas razão no que dizes sobre o Cristianismo nos EUA, mas agora não tenho como to provar.
Mas acredita que a sociedade Americana é muito mais Cristã que a nossa. Basta veres a polémica que deu quando a palavra "Deus" saiu do programa eleitoral dos Democratas, o que o obrigou a um intervenção pessoal do Presidente para rever o texto.
O ponto de haver ou não discriminações, quanto a mim não se mede dessa maneira.
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
soaresviana Escreveu:Recentemente falei com um muçulmano turco e ele próprio questionava a forma como a religião dele era interpretada de forma extrema precisamente porque cada um via Alá como bem entende.
Portanto, o perigo não é a fé mas a forma como a vivemos e interpretamos.
É efectivamente mais fácil para portugueses abordarmos esta questão com "os Muçulmanos" como exemplo, porque aí é muito mais clara a necessidade de evitar as generalizações preconceituosas. E como estamos num país não islâmico, também se ganha algum distanciamento, que é benéfico.
Para mim a questão deve colocar-se nestes termos: é legitima a condenação de alguns exageros a que o islamismo é tendente (a violência, algumas discriminações, etc.). É absolutamente condenável a discriminação de pessoas e da Religião Muçulmana em si, com todas as manifestações anexas, como as generalizações, a agressividade verbal, os tratamentos diferenciados. Tão ilegítima como quando é apontada a outras franjas da sociedade entretanto tornadas socialmente mais aceitáveis.
Muffin Escreveu:QuimPorta Escreveu:...à intolerância que muitas vezes já se nota relativamente à Igreja Católica em Portugal.
Falar de intolerância em Portugal relativamente à Igreja Católica só não dá vontade de rir porque quem o diz tem "fé" que isso seja verdade...
Muffin... sugiro que releias com cuidado o teu post.
Desculpa a franqueza mas, sou profundamente crítico desse tipo de discurso, que é quanto a mim um exemplo simples daquilo que dizes que não existe.
QuimPorta Escreveu:...à intolerância que muitas vezes já se nota relativamente à Igreja Católica em Portugal.
Falar de intolerância em Portugal relativamente à Igreja Católica só não dá vontade de rir porque quem o diz tem "fé" que isso seja verdade...
QuimPorta Escreveu:É impossível que alguém de boa fé não reconheça o extraordinário mérito da obra social que mantém, independentemente de estar sujeita a erros, e por eles ser criticada...
A igreja missionária tem toda a minha solidariedade e apoio (assim como as instituições de solidariedade não religiosas.
Já quanto à hipocrisia da igreja moralista, a dos jogos de poder terrenos, essa, merece todo o meu repúdio.
A primeira é sistemáticamente usada para limpar os crimes (morais e materiais) praticados pela segunda.
- Registado: 4/1/2004 22:32
QuimPorta Escreveu:Este tópico é um dos que corre o risco de se tornar um repositório de preconceitos.
Alguns aspetos de uma Religião serão sempre de difícil compreensão para quem não tem Fé. Precisamente porque a “compreensão” decorre de uma abordagem racional, a que a Fé é uma alternativa. Todos têm direito à sua opinião e na minha há claros aspetos em que a Santa Sé deveria ter-se mostrado mais exemplar, até porque é a melhor forma de atrair os fiéis.
Mas outra coisa é colocar carimbos nas pessoas devido ás posições que têm, nomeadamente as suas crenças.
Isso seria um sinal de imaturidade cívica que pode chegar (e chega - não digo que seja o caso aqui no tópico) à intolerância que muitas vezes já se nota relativamente à Igreja Católica em Portugal. É impossível que alguém de boa fé não reconheça o extraordinário mérito da obra social que mantém, independentemente de estar sujeita a erros, e por eles ser criticada.
Um bom exemplo da maturidade a este nível foi dado na recente campanha eleitoral americana.
Vários dos candidatos Republicanos, incluindo o nomeado Mitt Romney, professam credos a níveis estranhos aos padrões Europeus. No caso Romney é assumidamente Mórmon (que defende, por exemplo, a poligamia). Contudo nunca por um momento essa questão foi alvo de censura ou objeto de campanha eleitoral. Num país onde há grandes extremismos a vários níveis, essa fronteira foi sempre respeitada, o que mostra uma maturidade cívica com que os Europeus deviam aprender.
Mas uma coisa que existe nos USA (pelo menos é a ideia que tenho, nunca estive lá não posso comprovar) é uma grande diversidade religiosa, coisa que por cá não acontece. Na verdade cá somos empurrados para o cristianismo desde a nascença, era quase caso para ser ohado de lado se não se fosse baptizado, etc...
Dizer que em Portugal existe intolerancia á igreja católica, quando é a unica que tem missas na televisão, rituais públicos, etc... parece-me exagerado
"Existem almoços de borla."
José Sócrates
José Sócrates
- Registado: 29/11/2007 12:15
xtech Escreveu:
Não me parece que o uso do preservativo é modernização a sério. Talvez os seres humanos antes de ter sexo, se pensassem nas eventuais consequências dos seus actos e das suas potenciais responsabilidades, isso sim seria modernização e evolução do ser humano.
É a minha opinião.
Antes de ter sexo pensassem nas eventuais consequências? Estás a brincar certo?
QuimPorta Escreveu:Este tópico é um dos que corre o risco de se tornar um repositório de preconceitos.
Alguns aspetos de uma Religião serão sempre de difícil compreensão para quem não tem Fé. Precisamente porque a “compreensão” decorre de uma abordagem racional, a que a Fé é uma alternativa. Todos têm direito à sua opinião e na minha há claros aspetos em que a Santa Sé deveria ter-se mostrado mais exemplar, até porque é a melhor forma de atrair os fiéis.
Mas outra coisa é colocar carimbos nas pessoas devido ás posições que têm, nomeadamente as suas crenças.
Isso seria um sinal de imaturidade cívica que pode chegar (e chega - não digo que seja o caso aqui no tópico) à intolerância que muitas vezes já se nota relativamente à Igreja Católica em Portugal. É impossível que alguém de boa fé não reconheça o extraordinário mérito da obra social que mantém, independentemente de estar sujeita a erros, e por eles ser criticada.
Um bom exemplo da maturidade a este nível foi dado na recente campanha eleitoral americana.
Vários dos candidatos Republicanos, incluindo o nomeado Mitt Romney, professam credos a níveis estranhos aos padrões Europeus. No caso Romney é assumidamente Mórmon (que defende, por exemplo, a poligamia). Contudo nunca por um momento essa questão foi alvo de censura ou objeto de campanha eleitoral. Num país onde há grandes extremismos a vários níveis, essa fronteira foi sempre respeitada, o que mostra uma maturidade cívica com que os Europeus deviam aprender.
Quimporta começo por dizer que o problema da Igreja é precisamente a imagem que tem, muito associada à hipocrisia da riqueza (não admito que na basílica de S. Pedro me cobrem 0.5€ por um copo de água da torneira!!)as notícias negativas, a comunicação à sociedade e as "personagens" escolhidas para comunicar a palavra de Deus.
Mas permite-me elogiar o teu ponto de vista, porque no que argumentaste também tens razão. No entanto, a questão é que é precisamente essa - a fé pode-nos corromper o julgamento.
Recentemente falei com um muçulmano turco e ele próprio questionava a forma como a religião dele era interpretada de forma extrema precisamente porque cada um via Alá como bem entende.
Portanto, o perigo não é a fé mas a forma como a vivemos e interpretamos.
Este tópico é um dos que corre o risco de se tornar um repositório de preconceitos.
realmente! quem diria que Berlusconi iria recuar e não avançar contra o Monti!:P
este tema da igreja tem mesmo muito que se lhe diga; grande parte da realidade como já foi aqui dito nunca virá ao de cima; deduzo que haja uma maçonaria eclesiástica que tem propósitos bem mais objectivos que a própria bíblia.
xtech Escreveu:carf2007 Escreveu:Eu gostava de perguntar ao Papa :
- Por que há uma percentagem tão elevada de padres pedófilos pelo mundo todo ?
e
- Por que a igreja/vaticano tem tanto ouro, se nos diz para não nos agarrarmos a bens materiais ? Por que não o vendem e ajudam os necessitados ?
Eu gostava que o caro carf2007 respondesse o seguinte:
-Qual é a percentagem "tão elevada" de padres pedófilos de que fala? É que segundo o que sei, há cerca de 410000 padres em todo o mundo (sem contar com bispos, etc).
- Houve algum membro da Igreja que ao falecer levasse consigo a mais pequena grama de ouro? Eu não tenho conhecimento de nenhum (nem de outra pessoa qualquer) pelo que o ensinamento de não nos agarrarmos aos bens materiais parece, a meu ver, continuar válido.
A Igreja tem bens materiais, é verdade que sim, tendo em conta a sua história desde há 2000 anos e dimensão em termos de fieis. E julgo que os membros da Igreja que pertencem à sua hierarquia também devem poder viver dignamente, sem excessos nem defeitos. A maior parte dos bens foram doados pelos fieis. Veja as Igrejas construídas por todo o mundo. Foram as pessoas que deram do seu bolso. Não foram nacionalizados, não foram obtidos por via de impostos.
No entanto, e sem querer entrar em grandes teologias, posso dizer-lhe que nem sempre a Igreja esteve correcta em tudo ao longo dos tempos, pois para mim que sou Católico, só Deus é perfeito. A Igreja não é perfeita, porque é feita por pessoas. No entanto, se já presenciou alguma Eucaristia e esteve com atenção ao que lá é dito, a Igreja tem plena consciência da sua imperfeição, por isso é que em cada Eucaristia se diz "Lembrai-vos Senhor da vossa Igreja e tornai-a perfeita na caridade".
O mal não deixa de ser mal por ser feito por algum membro da Igreja ou de fora. Não há um critério de relativismo moral dependente da crença do indivíduo nem de nenhum outro critério. Quem é pedófilo, seja crente ou não, pratica o mal. Jesus Cristo não esteve com meias palavras no que toca à pedofilia: "Quem escandalizar um destes pequeninos que acreditam em Mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao fundo do mar." (Mt 18, 6).
Na minha humilde opinião pouco mais fazem que vender peixe, através de pressão psicologica sobre pessoas que estão fragilizadas. O apogeu do maravilhoso discurso de persuasão da igreja são os funerais, são autênticos locais de captação.
Em Portugal consigo encontrar um paralelismo entre igreja e santa casa neste santo comercio, mais ou menos no mesmo estilo, deixe aqui o seu contributo que uma parte deste dinheiro vai ajudar os pobres

"Existem almoços de borla."
José Sócrates
José Sócrates
- Registado: 29/11/2007 12:15
xtech Escreveu:carf2007 Escreveu:Quanto a mim a igreja está muito longe de ser perfeita na caridade, se o ouro é oferecido (sei que sim) mais uma razão para o distribuir por quem necessita e não ficar com ele. Ter ouro guardado e em momentos de necessidade como estes os bispos vêm à tv pedir que o estado ajude ... enfim ...
Mas a Igreja também distribui os recursos que tem pelos mais pobres.. as missões cristãs na áfrica, na américa latina, na ásia, já mataram a fome a milhões de pessoas, já curaram, já educaram e ensinaram mais do que qualquer outra instituição religiosa ou secular à face da terra! Mais: a maioria das instituições de caridade têm a mão da Igreja. Faz parte da doutrina a atenção ao pobre, ao doente, ao necessitado. A Igreja sabe que não é perfeita, mas faz os possíveis para caminhar no sentido da perfeição e da caridade.
Hoje em dia é que vivemos num tempo influenciado por muitos "ismos", todos eles concordam numa atitude extremamente anti-cristã exacerbada. Por exemplo o marxismo, o materialismo, o positivismo, o nihilismo. Apesar de haver poucos regimes marxistas "de facto" no planeta, a ideologia da "luta de classes" respira-se em toda a sociedade, infelizmente. Para o marxismo a luta de classes é o motor da história e tudo se subjuga a isso, inclusivamente o próprio ser humano. Por isso é que os pobres têm que lutar contra os ricos (e vice versa) em vez de se tentar moralizar e consciencializar uma sociedade que todos têm lugar: ricos e pobres, e que os mais ricos devem partilhar livremente com os mais pobres por uma questão de justiça. Quando se considera que o "material" é tudo, então o homem como indivíduo deixa de ser considerado como fundamental. Interessam as "massas" apenas, por isso é que "em nome da luta de classes" se cometeram das maiores atrocidades com milhões de mortos.
No entanto, há mais simpatia geral e na comunicação social para as lutas de classes, que para uma Igreja que apela a convivência pacífica e à partilha livre com o irmão que sofre. Há mais simpatia para sociedades secretas como a maçonaria do que para sociedades abertas onde todos podem entrar como a Igreja. Há mais simpatia geral por um buda sentado "a meditar" do que por um Cristo que morreu de braços abertos por dizer umas tantas verdades a outros tantos hipócritas e para ensinar à humanidade um caminho de felicidade baseado apenas no amor ao próximo.
Edit: Subscrevo inteiramente o post do Marco António e louvo a sua capacidade de "ir para além" de mediatismos exacerbados e tentar julgar os factos com a maior justiça possível. Um grande exemplo de alguém que sendo ateu, que merece o meu maior respeito, por ter uma lucidez que alguns de nós que nos dizemos "cristãos" também não temos.
xtech, nota-se que falas do que sabes e parabéns pela coragem.
Subscrevo também o post do Marco António que aborda o tema da pedófilia de uma forma muito clara.
Pessoalmente acho repugnante todos os atos de pedófilia muito menos consigo entender quando ela é praticada por membros do clero. Atitudes essas só explicáveis por serem paticadas por pessoas que apesar de inseridas na igreja, que se diz santa inspirada no seu fundador(JC), de santas não têm nada.
Quanto a outros comentários costumo dizer que só se deve falar no caso de haver conhecimento de causa.

Nunca digas nunca.
Abraço
Abraço
xtech Escreveu:Edit: Subscrevo inteiramente o post do Marco António e louvo a sua capacidade de "ir para além" de mediatismos exacerbados e tentar julgar os factos com a maior justiça possível. Um grande exemplo de alguém que sendo ateu, que merece o meu maior respeito, por ter uma lucidez que alguns de nós que nos dizemos "cristãos" também não temos.
Correcção, agnóstico ateísta e com enfase no agnóstico (se for para simplificar então classifico-me de agnóstico, não de ateu). Não quero desviar o tópico mas não é a mesma coisa.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A minha "experiencia" com padres é muito negativa.
durante a minha vida conheci bem (uns mais, outros menos) 5 padres.
1 já andou de pulseira eletronica, teve bens penhorados pelas finanças etc...(o seu caso andou no JN no ano passado) Entra em tudo que é esquemas para ganhar dinheiro (até dinheiro para obras da igreja desviou)
2 deles andavam constantemente bebados.
outro gostava de apalpar adolescentes
e só 1 me parecia honesto praticava o bem e acreditava no que dizia (inclusive doava sempre o dinheiro que arrecadava na páscoa) ao contrário do 1º que referi que na missa seguinte dizia que arrecadou pouco e que para o ano os fieis deveriam contribuir com mais ...
Portanto sinto-me mais seguro no meio dos professores !
durante a minha vida conheci bem (uns mais, outros menos) 5 padres.
1 já andou de pulseira eletronica, teve bens penhorados pelas finanças etc...(o seu caso andou no JN no ano passado) Entra em tudo que é esquemas para ganhar dinheiro (até dinheiro para obras da igreja desviou)
2 deles andavam constantemente bebados.
outro gostava de apalpar adolescentes
e só 1 me parecia honesto praticava o bem e acreditava no que dizia (inclusive doava sempre o dinheiro que arrecadava na páscoa) ao contrário do 1º que referi que na missa seguinte dizia que arrecadou pouco e que para o ano os fieis deveriam contribuir com mais ...

Portanto sinto-me mais seguro no meio dos professores !
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Quanto a mim a igreja está muito longe de ser perfeita na caridade, se o ouro é oferecido (sei que sim) mais uma razão para o distribuir por quem necessita e não ficar com ele. Ter ouro guardado e em momentos de necessidade como estes os bispos vêm à tv pedir que o estado ajude ... enfim ...
Mas a Igreja também distribui os recursos que tem pelos mais pobres.. as missões cristãs na áfrica, na américa latina, na ásia, já mataram a fome a milhões de pessoas, já curaram, já educaram e ensinaram mais do que qualquer outra instituição religiosa ou secular à face da terra! Mais: a maioria das instituições de caridade têm a mão da Igreja. Faz parte da doutrina a atenção ao pobre, ao doente, ao necessitado. A Igreja sabe que não é perfeita, mas faz os possíveis para caminhar no sentido da perfeição e da caridade.
Hoje em dia é que vivemos num tempo influenciado por muitos "ismos", todos eles concordam numa atitude extremamente anti-cristã exacerbada. Por exemplo o marxismo, o materialismo, o positivismo, o nihilismo. Apesar de haver poucos regimes marxistas "de facto" no planeta, a ideologia da "luta de classes" respira-se em toda a sociedade, infelizmente. Para o marxismo a luta de classes é o motor da história e tudo se subjuga a isso, inclusivamente o próprio ser humano. Por isso é que os pobres têm que lutar contra os ricos (e vice versa) em vez de se tentar moralizar e consciencializar uma sociedade que todos têm lugar: ricos e pobres, e que os mais ricos devem partilhar livremente com os mais pobres por uma questão de justiça. Quando se considera que o "material" é tudo, então o homem como indivíduo deixa de ser considerado como fundamental. Interessam as "massas" apenas, por isso é que "em nome da luta de classes" se cometeram das maiores atrocidades com milhões de mortos.
No entanto, há mais simpatia geral e na comunicação social para as lutas de classes, que para uma Igreja que apela a convivência pacífica e à partilha livre com o irmão que sofre. Há mais simpatia para sociedades secretas como a maçonaria do que para sociedades abertas onde todos podem entrar como a Igreja. Há mais simpatia geral por um buda sentado "a meditar" do que por um Cristo que morreu de braços abertos por dizer umas tantas verdades a outros tantos hipócritas e para ensinar à humanidade um caminho de felicidade baseado apenas no amor ao próximo.
Edit: Subscrevo inteiramente o post do Marco António e louvo a sua capacidade de "ir para além" de mediatismos exacerbados e tentar julgar os factos com a maior justiça possível. Um grande exemplo de alguém que sendo ateu, que merece o meu maior respeito, por ter uma lucidez que alguns de nós que nos dizemos "cristãos" também não temos.
"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (F.P.)
carf2007 Escreveu:Eu gostava de perguntar ao Papa :
Antes de mais nada, devo esclarecer que sou agnóstico ateísta conforme já referi também noutras ocasiões em tópicos que tocavam temáticas de carácter religioso.
Está feito o disclaimer...
Existe a concepção de que a prevalência de ofensas ou abusos sexuais na igreja católica é particularmente elevada, corolário do impacto mediático de casos relatados e processos em tribunal.
De cada vez que um abuso sexual perpetrado por um padre é notícia, há milhares e milhares de abusos sexuais que são omitidos e portanto ignorados pela população em geral.
É importante que tenhamos consciência disso, não só para que saibamos qual é a relevância do tema no espaço religioso mas também para termos consciência de qual é a relevância do tema nos restantes espaços e que estão a ser ignorados, omitidos, subvalorizados.
Na verdade, a incidência é menor entre padres do que entre professores (um grupo com o qual se podem traçar alguns paralelismos em relação ao tipo de ligação/relação, contacto, etc) e menor do que na população em geral.
Convém recordar ainda que a maior parte dos abusos sexuais são praticados ou por familiares ou conhecidos próximos da vítima.
Um estudo extenso sobre o tema dos abusos praticados por padres (da igreja católica) pode ser encontrado aqui, da autoria de John Jay do Colégio de Justiça Criminal, NY cobrindo o período de 1950 a 2002 e constituindo uma das melhores referências sobre o tema disponíveis sendo evocado frequentemente quando este é alvo de discussão:
http://www.usccb.org/issues-and-action/ ... 0-2002.pdf
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Quanto a mim a igreja está muito longe de ser perfeita na caridade, se o ouro é oferecido (sei que sim) mais uma razão para o distribuir por quem necessita e não ficar com ele. Ter ouro guardado e em momentos de necessidade como estes os bispos vêm à tv pedir que o estado ajude ... enfim ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare
carf2007 Escreveu:Eu gostava de perguntar ao Papa :
e
- Por que a igreja/vaticano tem tanto ouro, se nos diz para não nos agarrarmos a bens materiais ? Por que não o vendem e ajudam os necessitados ?
Eu gostava que o caro carf2007 respondesse o seguinte:
-Qual é a percentagem "tão elevada" de padres pedófilos de que fala? É que segundo o que sei, há cerca de 410000 padres em todo o mundo (sem contar com bispos, etc).
- Houve algum membro da Igreja que ao falecer levasse consigo a mais pequena grama de ouro? Eu não tenho conhecimento de nenhum (nem de outra pessoa qualquer) pelo que o ensinamento de não nos agarrarmos aos bens materiais parece, a meu ver, continuar válido.
A Igreja tem bens materiais, é verdade que sim, tendo em conta a sua história desde há 2000 anos e dimensão em termos de fieis. E julgo que os membros da Igreja que pertencem à sua hierarquia também devem poder viver dignamente, sem excessos nem defeitos. A maior parte dos bens foram doados pelos fieis. Veja as Igrejas construídas por todo o mundo. Foram as pessoas que deram do seu bolso. Não foram nacionalizados, não foram obtidos por via de impostos.
No entanto, e sem querer entrar em grandes teologias, posso dizer-lhe que nem sempre a Igreja esteve correcta em tudo ao longo dos tempos, pois para mim que sou Católico, só Deus é perfeito. A Igreja não é perfeita, porque é feita por pessoas. No entanto, se já presenciou alguma Eucaristia e esteve com atenção ao que lá é dito, a Igreja tem plena consciência da sua imperfeição, por isso é que em cada Eucaristia se diz "Lembrai-vos Senhor da vossa Igreja e tornai-a perfeita na caridade".
O mal não deixa de ser mal por ser feito por algum membro da Igreja ou de fora. Não há um critério de relativismo moral dependente da crença do indivíduo nem de nenhum outro critério. Quem é pedófilo, seja crente ou não, pratica o mal. Jesus Cristo não esteve com meias palavras no que toca à pedofilia: "Quem escandalizar um destes pequeninos que acreditam em Mim, melhor seria para ele pendurar uma pedra de moinho ao pescoço e ser lançado ao fundo do mar." (Mt 18, 6).
Eu gostava de perguntar ao Papa :
e
e
sqezer Escreveu:Ou ainda algo do genero:
"Twitter?? E que tal modernizar-se, a sério, e aceitar o uso do preservativo?"
Não me parece que o uso do preservativo é modernização a sério. Talvez os seres humanos antes de ter sexo, se pensassem nas eventuais consequências dos seus actos e das suas potenciais responsabilidades, isso sim seria modernização e evolução do ser humano.
É a minha opinião.
sqezer Escreveu:Ou ainda algo do genero:
"Twitter?? E que tal modernizar-se, a sério, e aceitar o uso do preservativo?"
se fosse eu respondia-te...
"eu aceito. não é quando tu queres. Se quiseres podes usar nas horas mortas. Pões n " [acabam os caracteres]
Re: off topic - 1ª mensagem do Papa via twitter
Ti Salvador Mano Escreveu:1ª mensagem do Papa via twitter, em Português
Pontifex_pt4 minutes ago
Queridos amigos, é com alegria que entro em contacto convosco via twitter. Obrigado pela resposta generosa. De coração vos abençoo a todos
podes responder:
"Caro Pontifex, benvindo esse teu esforço de modernização, a menos de 1 semana do fim do mundo"