Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Agora são buscas a Teixeira dos Santos e o BESi

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 13/12/2012 21:44

mais_um, não tens de pedir desculpa, por mim falo, acho até que te deviam agradecer os esclarecimentos, caso soubessem, podia ser que não tivessem caído no canto do canário. :wink:

Edit: Uma noticia do correio da manhã e ainda com o envolvimento desse grande jornalista de investigação, mario machado, já se estava a ver o que podia dar. :|
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por MarcoAntonio » 13/12/2012 18:40

Deixem lá o tópico voltar à normalidade...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Saias ???

por bboniek33 » 13/12/2012 17:41

mais_um Escreveu:
mcarvalho Escreveu:então se é publico o senhor representa , para mim o que é de maos execrável .. até no próprio avatar.. um tipo homem vestido de saias

Não me espanta, os boateiros não gostam de ser desmascarados.

Em relação às saias, eu gosto! :mrgreen: :mrgreen:

E aproveito já para pedir desculpa aos restantes elementos do CdB por esta troca de mensagens sem qualquer interesse para a comunidade. Não se volta a repetir.

Aquilo sao uns calc,oezinhos de fole que fazem sempre uma rica pernac,a...

Ai mana ! Naqueles tempos ee que era baril, eles atee usavam caracoois e o catano.
(e AVISO: NAO ME CITEM).
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 13/12/2012 17:34

mcarvalho Escreveu:então se é publico o senhor representa , para mim o que é de maos execrável .. até no próprio avatar.. um tipo homem vestido de saias

Não me espanta, os boateiros não gostam de ser desmascarados.

Em relação às saias, eu gosto! :mrgreen: :mrgreen:

E aproveito já para pedir desculpa aos restantes elementos do CdB por esta troca de mensagens sem qualquer interesse para a comunidade. Não se volta a repetir.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mcarvalho » 13/12/2012 17:27

então se é publico o senhor representa , para mim o que é de mais execrável .. até no próprio avatar.. um tipo homem vestido de saias
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por mais_um » 13/12/2012 17:24

mcarvalho Escreveu:peço-lhe o favor de não me citar

Se não quer correr o risco de ser citado não escreva num forum publico.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por mcarvalho » 13/12/2012 17:18

à custa do tio não... à custa de todos nós

peço-lhe o favor de não me citar
mcarvalho

por mais_um » 13/12/2012 17:15

MarcoAntonio Escreveu:
Antes, a questão é apenas esta: a notícia está uma valente trapalhada e é pseudo-informação.

À tua explicação faltou apenas acrescentar isto:

O Ministério Público (MP) arquivou o inquérito relativo aos documentos bancários (constituição de offshore e movimentos de dinheiro) de Celestino Monteiro, tio do ex-primeiro-ministro José Sócrates, por não revelaram, só por si, qualquer ilícito criminal.

“Realizado o inquérito não foi carreado para os autos quaisquer elementos que nos permita concluir que os documentos em apreço nos autos são elementos de prova indiciadores da prática de ilícitos criminalmente punidos, nomeadamente dos crimes de corrupção ou de branqueamento de capitais”, refere o despacho de arquivamento do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), a que a Agência Lusa teve acesso.

A decisão do DCIAP apoiou-se na informação elaborada pelo Núcleo de Assessoria Técnica (NAT) da Procuradoria-Geral da República (PGR) que concluiu que os “documentos elencados não revelam, só por sim, factos susceptíveis de configurar ilícitos criminais praticados pelos intervenientes”.

Segundo o DCIAP, dos documentos resulta apenas a comprovação da constituição da offshores Medes Holding LLC, da identidade dos seus beneficiários (incluindo familiares de José Sócrates) e da realização de inúmeras transacções bolsistas por Celestino Monteiro, bem como da realização de diversos negócios pelo mesmo, nomeadamente a aquisição de um veículo automóvel”, da marca Maserati modelo 320 GT.

O despacho, assinado pela procuradora Maria João Almeida Costa, refere que “não foram apurados indícios de que as quantias identificadas nos diversos documentos junto aos autos tivessem origem ilícita e que a sua movimentação, nomeadamente as transferência para as suas contas bancárias, se destinasse a dissimular a sua origem ilícita”.

Assim, os elementos colhidos para a investigação não permitem, de acordo com o DCIAP, concluir que as quantias monetárias resultantes dos documentos tivessem sido obtidas por Celestino Monteiro ou terceiros, de forma ilícita e que foi utilizada pela Medes Holding LLC para ocultar tais quantias monetárias.

O DCIAP lembra que os documentos foram colocados online no site do Fórum Nacional, do líder de extrema-direita Mário Machado, porquanto eram titulados por um tio do então primeiro-ministro José Sócrates, mas “sem que houvesse uma suspeita alicerçada em factos concretos de que eram prova de factos ilícitos”.

O DCIAP sublinha ainda que todas as pessoas inquiridas - Mário Machado, o economista Rui Manuel Teixeira Santos Dias, as jornalistas da TVI Alexandra Borges e Manuela Moura Guedes - “não foram capazes de fornecer factos concretos de que Celestino Monteiro ou terceiros tivessem praticado actos ilícitos criminalmente punidos”.

Ao ser inquirido, Mário Machado (actualmente preso), justificou que encontrou na sua caixa de correio uma pasta contendo documentos de empresas offshores detidas por familiares de José Sócrates, tratando-se de depósitos bancários em offshores, transacção de acções e aquisição de um veículo Maserati. Referiu desconhecer como os documentos foram obtidos e por quem, tendo os mesmos sido mais tarde entregues a jornalistas da TVI.

Ao ser inquirido na investigação, o tio de Sócrates declarou que os documentos lhe pertenciam e se tratavam de documentos antigos que guardava no escritório da sua residência na Avenida Almirante Reis, em Lisboa.

Explicou que, em 2007, voltou a casar e passou a residir em Vila Real, tendo os seus dois filhos (Carlos e Diana) ficado a habitar aquela casa.

Segundo disse, terá sido o seu filho Carlos que guardou os documentos na casa da sua namorada Vera e terá sido na residência desta que um outro homem, de quem aquela tinha um filho e que conhecia Mário Machado, subtraiu a papelada.

Relatou que, na altura, não apresentou queixa à polícia, porquanto o seu filho lhe pediu para não o fazer, pois teria recebido um SMS com ameaças, o que o deixou “muito assustado”. justificou ainda que os documentos eram muito antigos e “sem relevância”.

O tio de Sócrates esclareceu que tem “fortuna própria já há vários anos” e que tentaram “ligar o dinheiro por si ganho a José Sócrates, sendo que a mãe deste é apenas sua irmã consanguínea e nunca foram próximos, tendo, aliás, visto pessoalmente o seu sobrinho (Sócrates) apenas seis vezes”.

Quanto à Medes Holding LLC disse tratar-se de uma empresa detida por si, pela mulher e filhos, alegando esta já fora extinta há anos.

A única actividade da empresa era a compra e venda de acções que era por si realizada diariamente, fazendo-o numa sala do Banco Nacional de Crédito (adquirido pelo Banco Popular), sendo os extractos junto aos autos comprovativos dessas transacções bolsistas.

http://publico.pt/politica/noticia/dcia ... es-1564826

Um extrato:
http://crimedigoeu.files.wordpress.com/ ... tratos.jpg

Para quem segue os mercados financeiros facilmente percebe que as importancias são escudos.

E apesar deste assunto já ter sido explicado mais do que uma vez aqui no CdB, seguramente que daqui a 10 anos continuarão a escrever que o Socrates esteve a viver em Paris à conta dos milhões que estavam num off-shore em nome do tio.....

por MarcoAntonio » 13/12/2012 16:49

Essa notícia (que parte de uma denúncia de Mario Machado, um individuo da extrema-direita que julgo que se encontra detido) está uma valente trapalhada.

Eu não sei ao certo se se tratam de escudos ou euros mas parece tratar-se de escudos, os documentos com movimentos são de há mais de 10 anos atrás e o que se vê são transacções em escudos (basta olhar para os valores das transacções e ao que se refere). Uma parte da comunicação social omite a moeda quando fala do somatório (o que é estranho!) e outra parte chega a referir euros, mas não parece tratar-se de euros quando se olha para os documentos que circularam na net com transacções em escudos.

A outra parte da trapalhada é que as notícias dizem "a familia de josé socrates tem 383 milhões" quando se trata de um somatório de transacções (nomeadamente compras e vendas de acções) coisa até que a generalidade das notícias sobre o tema acaba por referir. Somando compras e vendas, como a generalidade das pessoas pelo menos aqui no Caldeirão está farto de saber, não se obtém o que um individuo tem (ou no caso, uma família, porque são vários individuos citados).

Isto não é nenhuma defesa a José Sócrates ou à família dele, nem sequer tenho qualquer apreço especial pelo José Sócrates (como primeiro ministro para mim foi um mau primeiro ministro).

Antes, a questão é apenas esta: a notícia está uma valente trapalhada e é pseudo-informação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por A330-300 » 13/12/2012 16:20

mais_um Escreveu:
A-330 Escreveu:
mais_um Escreveu:
A-330 Escreveu:?E os 383 milhões que se descobriu que a família do Sócrates movimentou em off shores?

383 milhões de....escudos! :lol: :lol: Eu dou uma ajuda a quem tem dificuldades com a aritmética, são 383 mil contos.

A-330 Escreveu:Haja clareza de raciocínio, mas é.

O que não é seguramente o teu caso.....

Quando tentamos ser espertos sem o sermos, e ainda por cima engraçados ,passamos por idiotas.

Fica aí um link para que veja o papelão que fez.

http://www.dn.pt/especiais/interior.asp ... 0e%20MEDIA

Essa também teve graça , não teve??

A330

A noticia refere 383 milhões..apenas. Seguramente que não é inocente o facto de não referir a unidade monetária. Além disso diz que movimentou, não diz que tem depositados, (eu movimentei mais do que isso em 2009) ou seja factualmente a noticia é verdadeira, apenas está escrita de uma forma a induzir as pessoas em erro.

Em tempos coloquei no CdB o link para os ditos extratos bancários e o resultado da investigação feita pelo MP.

Vou dar-te mais uma oportunidade de provares que o teu cérebro não serve só para ocupar o cranio....

Quando usei a palavra idiota foi usando a definição popular , mas vejo que a definição médica é mais apropriada.

1.A notícia é datada de 6 de Setembro de 2011.Portanto 10 depois de o euro ser a moeda oficial do país.Por isso não é necessário referir que sejam euros , a menos que as movimentações tivessem sido feitas em outra moeda.

2.Diz que " Seguramente que não é inocente o facto de não referir a unidade monetária". Seguramente , por que? Em que fatos concretos se baseia para fazer tal afirmação?

3.Se não são euros , como refere ,o que lhe faz crer que são escudos? Quem é que lhe garante que não foram feitas na moeda onde os bancos estão sediados?Ou outra qualquer?

4.Mesmo na eventualidade de ter sido em escudos como diz, o leitor não tem a obrigação de adivinhar de que moeda se trata. Ainda mais de uma que já não existe à mais de 10 anos.É portanto uma falha do jornalista , não do leitor.

5.Como deve imaginar a minha vida não é ler todos os posts do caldeirão.E vindos de quem vem...

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Re: foi a partir daqui....

por mais_um » 13/12/2012 15:20

rmachado Escreveu:
mais_um Escreveu:
mcarvalho Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=59164

O FMI tem uma opinião diferente....

As despesas com parcerias público-privadas (PPP) e fundações são reduzidas no contexto do défice orçamental, e não é aí que está a chave para a crise, disse hoje o chefe de missão para Portugal do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Vão olhar para as contas do orçamento, vejam o dinheiro que é gasto em fundações e em PPP", disse Abebe Aemro Selassie numa palestra na sede da Ordem dos Economistas, em Lisboa, rejeitando que possa haver soluções milagrosas e indolores para a redução na despesa pública.

"As categorias significativas da despesa são salários, pensões, saúde. É preciso olhar para a realidade", continuou Selassie. "Essa ideia de que há um nicho da despesa que podia ser eliminada e com isso resolver o problema [do défice] não é verdade."

http://www.ionline.pt/dinheiro/cortes-p ... se-diz-fmi

Sim, mas essas questão já foi mais que "vista". Agora tens a questão da forma como essas despesas são feitas... e que eventualmente nem sequer deviam lá estar no volume que estão (mesmo sendo 1%...)

Em relação às fundações, já escrevi mais do que uma vez, deviam acabar os apoios na sua totalidade.

Em relação às PPP façam as coisas de forma a evitar daqui a uns anos termos que pagar umas toneladas de € por ordem do tribunal europeu.....

por rmachado » 13/12/2012 15:04

mais_um Escreveu:
mcarvalho Escreveu:http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Interior.aspx?content_id=59164

As despesas com parcerias público-privadas (PPP) e fundações são reduzidas no contexto do défice orçamental, e não é aí que está a chave para a crise, disse hoje o chefe de missão para Portugal do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Vão olhar para as contas do orçamento, vejam o dinheiro que é gasto em fundações e em PPP", disse Abebe Aemro Selassie numa palestra na sede da Ordem dos Economistas, em Lisboa, rejeitando que possa haver soluções milagrosas e indolores para a redução na despesa pública.

"As categorias significativas da despesa são salários, pensões, saúde. É preciso olhar para a realidade", continuou Selassie. "Essa ideia de que há um nicho da despesa que podia ser eliminada e com isso resolver o problema [do défice] não é verdade."

Sim, mas essas questão já foi mais que "vista". Agora tens a questão da forma como essas despesas são feitas... e que eventualmente nem sequer deviam lá estar no volume que estão (mesmo sendo 1%...)

Registado: 24/8/2004 10:42

por Lion_Heart » 13/12/2012 13:28

Lol, esta gente da politica só me faz rir. Para mim cada cêntimo poupado em qualquer lado (PPP´s, carros,fundações, câmaras,institutos,...), significa mais um cêntimo para dar a quem pouco ou nada tem (pensões,saúde,etc.).

Se é so para cortar nos números grandes é simples: deixam de pagar salários a f. publica (a começar na dos políticos) e reformas (a dos políticos) e fica resolvido.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mcarvalho » 13/12/2012 13:12

pois...pois ... não é nas PPS, nas fundações e nessa rebalderia toda que está a crise..

a crise está nos pobres e na classe média que investem mal o pouco que têm... investem em pão,na saude e na educação dos filhos..
mcarvalho

por assunoadr » 13/12/2012 12:54

Mal seria que em termos relativos as despesas com parcerias público-privadas (PPP), com fundações, gabinetes e outras destinadas a sustentar os previlégios de alguns em relação à maioria não fossem reduzidas no contexto do défice orçamental, o que espanta é que essas e outras despesas ainda assim sejam tão elevadas em valor absoluto.

Depois de ter sido abusivamente incluído no OE, o Fundo de Pensões da SS tem sido delapidado de todas as formas possíveis e imaginárias porque se permitiram a mexer nos dinheiros de um fundo que tinha um objectivo especifico, gerindo os gastos como se de receitas de impostos se tratassem, levando a que o seu prazo sustentabilidade fosse drásticamente reduzido, enganado desse modo centenas de milhares de portuguses que contribuiram para o fundo durante uma vida trabalho para que um dia pudessem ter a sua reforma. Isto tem um nome.

Mas de facto também existem gorduras no Fundo de Pensões da SS. Por exemplo:

1) A integração das reformas do Estado em que as fórmulas de cálculo das reformas são bem mais generosas do que as dos privados e com a possibilidade de antecipação, sendo que ainda por cima a entidade empregadora Estado não contribuiu com os 23.5% para o fundo; Privilégios para cargos politicos,outros cargos públicos e militares (acumulações de reformas, reformas antecipadas e por completo, etc.);

2) Integração de fundos como os CTT´s e dos bancários com fórmulas de cálculo mais generosas do que as da generalidade dos contribuintes;

3) Utilização do fundo para pagar prestações sociais a não contribuintes para o fundo. Por exemplo, o RSI pode ter razão de existir mas deveria ser suportado únicamente por receitas fiscais porque, ao contrário das taxas que têm fins especificos, só esses deveriam ser passíveis de ser geridos de forma arbitrária pelos governantes. Aliás, essa lei existia mas foi alterada para permitir a vilanagem;

4) Últimamente saíram uma série de disposições tendentes a utilizar os dinheiros do fundo da SS para apoiar empresas com a desculpa de incentivar a empregabilidade, quando não passam de incentivos fiscais disfarçados distribuidos por empresas de qualidade duvidosa.

Relativamente às gorduras do Estado em PPP´s, Fundações, Insenções Fiscais tendenciosamente atribuidas a alguns grupos, os investimentos em determinadas Empresas Públicas que só existem para aumentar a riqueza de uns quantos, gabinetes de amigos, jobs for the boys (ainda recentemnte foram contratados 90 com remunerações superiores a 3000 €), a promiscuidade entre a politica e as empresas privadas, etc., deixam-nos muitas dúvidas se, ao contrário do que afirma o chefe de missão para Portugal do FMI, não se deva começar por reduzir gastos no que está mal e não por reduzir nos serviços que o Estado presta aos cidadãos porque é para isso que ele existe. Portanto, a opinião desse senhor é no minimo discutivel até porque se enquadra numa cartilha ideológica em que acredita de forma perfeitamente acritica e dogmática.

As despesas do Estado com pensões, saúde, educação e outros serviços prestados aos cidadãos até deveriam ser tendencialmente de 100% porque é para isso que todos pagamos impostos.

Registado: 29/11/2007 2:08

por assunoadr » 13/12/2012 12:50

Mal seria que em termos relativos as despesas com parcerias público-privadas (PPP), com fundações, gabinetes e outras destinadas a sustentar os previlégios de alguns em relação à maioria não fossem reduzidas no contexto do défice orçamental, o que espanta é que essas e outras despesas ainda assim sejam tão elevadas em valor absoluto.

Depois de ter sido abusivamente incluído no OE, o Fundo de Pensões da SS tem sido delapidado de todas as formas possíveis e imaginárias porque se permitiram a mexer nos dinheiros de um fundo que tinha um objectivo especifico, gerindo os gastos como se de receitas de impostos se tratassem, levando a que o seu prazo sustentabilidade fosse drásticamente reduzido, enganado desse modo centenas de milhares de portuguses que contribuiram para o fundo durante uma vida trabalho para que um dia pudessem ter a sua reforma. Isto tem um nome.

Mas de facto também existem gorduras no Fundo de Pensões da SS. Por exemplo:

1) A integração das reformas do Estado em que as fórmulas de cálculo das reformas são bem mais generosas do que as dos privados e com a possibilidade de antecipação, sendo que ainda por cima a entidade empregadora Estado não contribuiu com os 23.5% para o fundo; Privilégios para cargos politicos,outros cargos públicos e militares (acumulações de reformas, reformas antecipadas e por completo, etc.);

2) Integração de fundos como os CTT´s e dos bancários com fórmulas de cálculo mais generosas do que as da generalidade dos contribuintes;

3) Utilização do fundo para pagar prestações sociais a não contribuintes para o fundo. Por exemplo, o RSI pode ter razão de existir mas deveria ser suportado únicamente por receitas fiscais porque, ao contrário das taxas que têm fins especificos, só esses deveriam ser passíveis de ser geridos de forma arbitrária pelos governantes. Aliás, essa lei existia mas foi alterada para permitir a vilanagem;

4) Últimamente saíram uma série de disposições tendentes a utilizar os dinheiros do fundo da SS para apoiar empresas com a desculpa de incentivar a empregabilidade, quando não passam de incentivos fiscais disfarçados distribuidos por empresas de qualidade duvidosa.

Relativamente às gorduras do Estado em PPP´s, Fundações, Insenções Fiscais tendenciosamente atribuidas a alguns grupos, os investimentos em determinadas Empresas Públicas que só existem para aumentar a riqueza de uns quantos, gabinetes de amigos, jobs for the boys (ainda recentemnte foram contratados 90 com remunerações superiores a 3000 €), a promiscuidade entre a politica e as empresas privadas, etc., deixam-nos muitas dúvidas se, ao contrário do que afirma o chefe de missão para Portugal do FMI, não se deva começar por reduzir gastos no que está mal e não por reduzir nos serviços que o Estado presta aos cidadãos porque é para isso que ele existe. Portanto, a opinião desse senhor é no minimo discutivel até porque se enquadra numa cartilha ideológica em que acredita de forma perfeitamente acritica e dogmática.

As despesas do Estado com pensões, saúde, educação e outros serviços prestados aos cidadãos até deveriam ser tendencialmente de 100% porque é para isso que todos pagamos impostos.

por mais_um » 13/12/2012 10:31

por mais_um » 13/12/2012 7:42

A-330 Escreveu:
mais_um Escreveu:
A-330 Escreveu:?E os 383 milhões que se descobriu que a família do Sócrates movimentou em off shores?

383 milhões de....escudos! :lol: :lol: Eu dou uma ajuda a quem tem dificuldades com a aritmética, são 383 mil contos.

A-330 Escreveu:Haja clareza de raciocínio, mas é.

O que não é seguramente o teu caso.....

Quando tentamos ser espertos sem o sermos, e ainda por cima engraçados ,passamos por idiotas.

Fica aí um link para que veja o papelão que fez.

http://www.dn.pt/especiais/interior.asp ... 0e%20MEDIA

Essa também teve graça , não teve??

A330

A noticia refere 383 milhões..apenas. Seguramente que não é inocente o facto de não referir a unidade monetária. Além disso diz que movimentou, não diz que tem depositados, (eu movimentei mais do que isso em 2009) ou seja factualmente a noticia é verdadeira, apenas está escrita de uma forma a induzir as pessoas em erro.

Em tempos coloquei no CdB o link para os ditos extratos bancários e o resultado da investigação feita pelo MP.

Vou dar-te mais uma oportunidade de provares que o teu cérebro não serve só para ocupar o cranio....

por assunoadr » 12/12/2012 20:55

K. Escreveu:Caro A-330, não é suposto chegarmos a um consenso, penso que ambos tentamos ser coerentes mas partimos de princípios diferentes, logo o melhor que podemos fazer é tentar perceber o ponto de vista do outro.

Quanto aos escândalos, não é que acredite nas pessoas que vão dizer que são inocentes. As minhas dúvidas começam bem antes, mal vejo algo ser tratado pela Comunicação Social como escândalo, fico desconfiado e olho exactamente para aquilo que a divulgação do escândalo tenta ofuscar.

Hoje em dia os escândalos políticos são o verdadeiro "Ópio do Povo". Procuram entreter as pessoas que vêm televisão enquanto pela calada, com total profissionalismo, os negócios com consequências negativas para o povo são feitos em silêncio.

Sugiro uma coisa, tente fazer de psico-detective e colocar-se na mente de alguém que procura lucrar com negócios do estado, um profissional de roubo de dinheiros públicos. Alguma vez se iria expor a um cargo público, às câmeras da televisão, à política em geral?

Há 10 anos atrás, enquanto eram feitos os negócios que hoje são conhecidos como tendo lesado o país (submarinos, acordos para o TGV, PPPs, reformas milionárias), os escândalos televisivos incitavam o povo a pedir sangue a pessoas acusadas de pedofilia, que hoje se sabe serem inocentes; a pedir a cabeça de dirigentes autarcas e futebolísticos a apitos dourados, etc, que, apesar de terem cometido algum tipo de fraude, estas envolviam ninharias comparadas com o valor dos gigantescos negócios que eram feitos com dinheiros públicos, cujos verdadeiros beneficiários nunca serão descobertos. Nem em Portugal nem em nenhum outro país do mundo.

Hoje, enquanto se faz este arremesso de culpas, estão a ser preparados negócios que daqui a 10 anos vão dar que falar. Mas a Comunicação Social está ocupada, comprada, ou sabe-se lá o quê, em arrasar a credibilidade dos políticos do PS e do PSD. E depois pergunto, quem vai governar o país? O Jerónimo de Sousa? Paulo Portas? O Futre?

Ainda digo uma coisa, neste contexto fico impressionado como é possível pessoas como o Mariano Gago, o Alvaro Santos Pereira ( para ter parcimónia na escolha de bons minstros de governos recentes, um de esquerda outro de direita) ou mesmo o actual ministro das finanças, aceitarem um cargo político sabendo que vão ser enxovalhados na praça pública sem qualquer tipo de respeito, e que no final ainda se arriscam a perseguições criminais.

A quem critica os políticos por tudo e por nada, normalmente dou um conselho: tentem fazer melhor. Com os actuais níveis de prestígio associados aos cargos políticos, qualquer um pode ir para o governo.

A situação de Portugal é estruturalmente difícil. É um país sem recursos energéticos, com vizinhos pobres, com sindicatos poderosíssimos, e uma Economia que importa muito mais do que exporta. De um ponto de vista de um observador internacional é impossível não colar o país à Grécia, o que compromete a credibilidade, mesmo que ela exista.

Portugal sempre viveu das colónias, das esmolas de Inglaterra, e mais recentemente da Europa. Com o Barings falido, sem a Inglaterra no Euro, a nova linha dura na Alemanha está a obrigar o país a fazer algo que não sabe fazer: a sobreviver sem ajudas.

Lion_Heart,

compreendo a revolta de quem vive no país e sente o sistema a desmoronar-se, e ao mesmo tempo se apercebe que há várias pessoas que tiraram partido da situação sem escrúpulos. Mas há que distinguir incompetência de comportamento criminoso. Talvez as coisas mudem quando os políticos forem eleitos pelo seu valor intrínseco e não pelo espectáculo que fazem de si mesmos.

Não quero de modo algum levar isto para uma discussão alargada, só senti necessidade de exprimir o que pensava.

A ambos agradeço as respostas e perguntas e o incentivo a refletir sobre o País.

Um abraço e um Bom Natal!

K.

Não diria melhor mas penso que as ajudas, pelo menos as da Europa, só serviram para financiar o desinvestimento em sectores estratégicos para Portugal e para encher os bolsos de uns quantos de várias cores politicas, governantes e muita clientela politica ávida de poder no sector privado.

Bom Natal K.

AA

por Lion_Heart » 12/12/2012 20:20

K. também não me vou alongar , mas é preciso ter um limite. O limite aonde acabe a incompetência e começa o Crime , senão vamos ter sempre a desculpa da incompetência e não saímos disto.

Boas festas
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por K. » 12/12/2012 20:03

Caro A-330, não é suposto chegarmos a um consenso, penso que ambos tentamos ser coerentes mas partimos de princípios diferentes, logo o melhor que podemos fazer é tentar perceber o ponto de vista do outro.

Quanto aos escândalos, não é que acredite nas pessoas que vão dizer que são inocentes. As minhas dúvidas começam bem antes, mal vejo algo ser tratado pela Comunicação Social como escândalo, fico desconfiado e olho exactamente para aquilo que a divulgação do escândalo tenta ofuscar.

Hoje em dia os escândalos políticos são o verdadeiro "Ópio do Povo". Procuram entreter as pessoas que vêm televisão enquanto pela calada, com total profissionalismo, os negócios com consequências negativas para o povo são feitos em silêncio.

Sugiro uma coisa, tente fazer de psico-detective e colocar-se na mente de alguém que procura lucrar com negócios do estado, um profissional de roubo de dinheiros públicos. Alguma vez se iria expor a um cargo público, às câmeras da televisão, à política em geral?

Há 10 anos atrás, enquanto eram feitos os negócios que hoje são conhecidos como tendo lesado o país (submarinos, acordos para o TGV, PPPs, reformas milionárias), os escândalos televisivos incitavam o povo a pedir sangue a pessoas acusadas de pedofilia, que hoje se sabe serem inocentes; a pedir a cabeça de dirigentes autarcas e futebolísticos a apitos dourados, etc, que, apesar de terem cometido algum tipo de fraude, estas envolviam ninharias comparadas com o valor dos gigantescos negócios que eram feitos com dinheiros públicos, cujos verdadeiros beneficiários nunca serão descobertos. Nem em Portugal nem em nenhum outro país do mundo.

Hoje, enquanto se faz este arremesso de culpas, estão a ser preparados negócios que daqui a 10 anos vão dar que falar. Mas a Comunicação Social está ocupada, comprada, ou sabe-se lá o quê, em arrasar a credibilidade dos políticos do PS e do PSD. E depois pergunto, quem vai governar o país? O Jerónimo de Sousa? Paulo Portas? O Futre?

Ainda digo uma coisa, neste contexto fico impressionado como é possível pessoas como o Mariano Gago, o Alvaro Santos Pereira ( para ter parcimónia na escolha de bons minstros de governos recentes, um de esquerda outro de direita) ou mesmo o actual ministro das finanças, aceitarem um cargo político sabendo que vão ser enxovalhados na praça pública sem qualquer tipo de respeito, e que no final ainda se arriscam a perseguições criminais.

A quem critica os políticos por tudo e por nada, normalmente dou um conselho: tentem fazer melhor. Com os actuais níveis de prestígio associados aos cargos políticos, qualquer um pode ir para o governo.

A situação de Portugal é estruturalmente difícil. É um país sem recursos energéticos, com vizinhos pobres, com sindicatos poderosíssimos, e uma Economia que importa muito mais do que exporta. De um ponto de vista de um observador internacional é impossível não colar o país à Grécia, o que compromete a credibilidade, mesmo que ela exista.

Portugal sempre viveu das colónias, das esmolas de Inglaterra, e mais recentemente da Europa. Com o Barings falido, sem a Inglaterra no Euro, a nova linha dura na Alemanha está a obrigar o país a fazer algo que não sabe fazer: a sobreviver sem ajudas.

Lion_Heart,

compreendo a revolta de quem vive no país e sente o sistema a desmoronar-se, e ao mesmo tempo se apercebe que há várias pessoas que tiraram partido da situação sem escrúpulos. Mas há que distinguir incompetência de comportamento criminoso. Talvez as coisas mudem quando os políticos forem eleitos pelo seu valor intrínseco e não pelo espectáculo que fazem de si mesmos.

Não quero de modo algum levar isto para uma discussão alargada, só senti necessidade de exprimir o que pensava.

A ambos agradeço as respostas e perguntas e o incentivo a refletir sobre o País.

Um abraço e um Bom Natal!

K.

Registado: 28/5/2008 1:17

por rmachado » 12/12/2012 16:58

Storgoff Escreveu:
A-330 Escreveu:
1.Não acha que deveriam estar presos? Então e o processo Freeport? E os contratos das PPPs altamente lesivos ao país? E a barragem do Alqueva? BPN???E os 383 milhões que se descobriu que a família do Sócrates movimentou em off shores? E a situação em que está o país ,fruto de roubo , negligência e ou irresponsabilidade e que está a deixar um monte de gente à fome? Acha mesmo que a atual situação que vivemos não é por si só um grave indício???? O que é que precisava acontecer mais para na sua opinião haver um grave indício???

A330

Vê-se lhes logo a cor !!!!

Tanto fanatismo que por aqui grassa.
Sempre aquela lógica primária e maniqueista dos bons e dos maus

Há quem veja a realidade com aqueles oculos 3D que tem uma lente de cada cor mas neste caso uma das lentes deve estar irremediavemente estragada.

Só vêem metade dos frames

:lol:

Com essa lógica persecutória ao estilo pidesco, se calhar o melhor é reabrir o Tarrafal e meter lá toda a classe política do país.
Nem que seja então separados por cores

:mrgreen:

E pronto.. lá chegou o argumento reductio ad ditatorium, versão portuguesa de http://en.wikipedia.org/wiki/Reductio_ad_Hitlerum

Fala-se em crimes ou suspeitas de crime mas querer que se investigue isso é "pidesco".

Mas numa coisa tens razão seja lente laranja ou rosa, a coisa anda ela por ela.

por Storgoff » 12/12/2012 16:48

A-330 Escreveu:
1.Não acha que deveriam estar presos? Então e o processo Freeport? E os contratos das PPPs altamente lesivos ao país? E a barragem do Alqueva? BPN???E os 383 milhões que se descobriu que a família do Sócrates movimentou em off shores? E a situação em que está o país ,fruto de roubo , negligência e ou irresponsabilidade e que está a deixar um monte de gente à fome? Acha mesmo que a atual situação que vivemos não é por si só um grave indício???? O que é que precisava acontecer mais para na sua opinião haver um grave indício???

A330

Vê-se lhes logo a cor !!!!

Tanto fanatismo que por aqui grassa.
Sempre aquela lógica primária e maniqueista dos bons e dos maus

Há quem veja a realidade com aqueles oculos 3D que tem uma lente de cada cor mas neste caso uma das lentes deve estar irremediavemente estragada.

Só vêem metade dos frames

:lol:

Com essa lógica persecutória ao estilo pidesco, se calhar o melhor é reabrir o Tarrafal e meter lá toda a classe política do país.
Nem que seja então separados por cores

:mrgreen:

Registado: 21/5/2009 18:43

por rmachado » 12/12/2012 15:04

Adamhedge Escreveu:... afinal fomos injustos para o grande 1º ministro que tivemos,aliás sempre acreditei na sua inocencia :roll: :?

Ele tem toda a razão.. ainda conseguiram dar-lhe mais um governo...

foi a partir daqui....

por mcarvalho » 12/12/2012 15:02

mcarvalho

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, latbal, luislobs, m-m, malakas, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, trilhos2006 e 319 visitantes