Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Blue Epsilon » 29/1/2013 19:49

Alguém consegue dizer se os resultados foram acima das expectativas ou nem por isso?

No fundo, e para quem está nos mercados, é isso que interessa mais.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Curioso09 » 29/1/2013 19:32

2012
Lucro da Portucel sobe 7,6%

Hermínia Saraiva

29/01/13 17:23

Empresa de pasta e papel do grupo Semapa fechou o ano com lucros de 211,2 milhões.

A Portucel encerrou o ano com lucros de 211,2 milhões de euros, valor que representa um crescimento de 7,6% face ao resultado líquido conseguido no ano anterior. A empresa justifica este resultado, e o crescimento do volume de negócios para os 1,5 mil milhões de euros, com o "bom desempenho do negócio do papel, assim como na evolução positiva da área de energia".

O EBITDA consolidado foi de 385,4 milhões de euros, "valor em linha com o de 2011", pressionado pelo aumento dos custos energéticos e de logística. Apesar da evolução positiva do preço das matérias-primas e de produtos químicos, a Portucel diz que esta "não foi suficiente para compensar o acréscimo significativo do custo da electricidade e do gás natural". O aumento da factura energética em 36 milhões de euros levou ao "agravamento global nos custos totais de produção", diz a empresa em comunicado.

A Portucel reporta ainda resultados operacionais de 286,2 milhões de euros, o que representa um crescimento de 7,5% face ao ano anterior. Estes resultados foram "positivamente influenciados pela reversão de provisões de cerca de 15 milhões de euros, assim como pelo menor valor de amortizações registado este ano, decorrente do ciclo normal de vida dos activos industriais".

Já os resultados financeiros foram negativos em 16,3 milhões de euros, com uma variação de 0,3% face ao registado em 2011, o que a Portucel explica com a "significativa diminuição das taxas de juro das operações activas ocorrida durante o ano, que contrariou em certa medida o efeito da redução da dívida líquida do grupo, assim como do resultado negativo das operações de cobertura cambial".

Para 2013, a empresa diz continuar focada no desenvolvimento do projecto de Moçambique, onde pretende investir 1,6 mil milhões de euros na implementação de floresta e de uma fábrica. A empresa está actualmente a realizar ensaios de campo para determinar as plantas com maior potencial e a estudar os processos logísticos.

Na sessão de hoje, os títulos da Portucel subiram 0,35% para 2,89 euros, acumulando em 2013 uma valorização de quase 27% este ano.

"Económino On-line - 29/01/2013"

Registado: 6/2/2009 15:33

por dfviegas » 25/1/2013 18:08

A apresentação de resultados acontece na próxima 3ª feira, será que esta subida terá só haver com a quebra da ultima resistência e ter atingido máximos?

É uma pena não haver mais noticias sobre esta empresa, parecendo que não se não me enganei nas contas ela é a 7ª empresa mais valiosa do PSI.

Registado: 29/11/2007 2:53

por AmigosdaBolsa » 25/1/2013 15:46

Muito bem a quebrar a resistência. Está cheia de força.

Registado: 25/10/2010 9:57

por sousapaulo » 24/1/2013 21:02

e será que ainda é aconselhado entrar?

Registado: 9/11/2012 14:20

por AmigosdaBolsa » 24/1/2013 17:14

Rosario2008 Escreveu:Que fazer neste momento com mais valias??? vender???
está em máximos....

E depois?!?

Quando está em mínimos é que se deve comprar? Faz uma análise aos Bancos e à JMT nos últimos 5 anos e tira a resposta.

por Rosariom2014 » 24/1/2013 17:08

Que fazer neste momento com mais valias??? vender???
está em máximos....

Registado: 29/1/2007 13:13

por dfviegas » 24/1/2013 10:16

merece uma puxada para cima por estar prestes a quebrar os 2,70

por dfviegas » 22/1/2013 14:42

JDoe Escreveu:alguém pode pôr um gráfico e comentar?

A Portucel já vem em bull mode desde a quebra da resistência dos 2,00 como uma menina bem comportada que ela é esteve em consolidação durante alguns meses entre os 2,00 e os 2,20 para depois voar literalmente para o ataque a resistência seguinte que era os 2,40 que foi ultrapassada com facilidade em virtude deste clima positivo que o psi20 leva, agora a próxima etapa são os 2,60 o desejável em minha opinião seria uma nova consolidação entre estes 2,60 e 2,70 durante mais 2 ou 3 mesitos para depois atacar o máximo em força e depois o limite só a analise fundamental poderá dizer.

Mas neste momento mesmo em termos de AF ela está muito bem com um per baixo em relação aos seus pares, com uma divida cada vez menor, li no JN que a empresa poderá optar por aumentar o dividendo ou fazer recompra de acções. Isto sem esquecer os investimentos em moçambique a muito longo prazo.

Aqui fica o gráfico:
Anexos
pti.jpg
pti.jpg (237.99 KiB) Visualizado 9177 vezes

por JDoe » 22/1/2013 13:21

alguém pode pôr um gráfico e comentar?

Registado: 17/9/2012 9:57

por dfviegas » 22/1/2013 13:07

AmigosdaBolsa Escreveu:
Rosario2008 Escreveu:Sinceramente. Não entendo o pouco interesse e a ausência de comentários para a Portucel. Afinal que se passa??? Está super Bull.

Tens razão e mantenho-me dentro. Mas não é daquelas acções com muitos comentários. Desde que vá subindo para mim chega :P

Esta acção é muito monótona não dá adrenalina, por isso é que não aparecem muitos comentários, mas se repararem foi das que menos caiu neste longo bear market, e grande parte dessa queda se deveu ao desconto do divendendo.

Estará para breve o atingir de máximos históricos,
Algo que só a JMT se pode gabar neste inicio de bull market.

Estou dentro há algum tempo e espero que seja por mais um longo periodo.

Nas minhas previsões há alguns meses atrás pecou por escassas, afinal ela subiu ainda mais um pouco do que eu esperava.

por semog » 22/1/2013 13:01

Nunca me arrependi de ter entrado nesta acção desde à muito tempo.
Tem pago bons dividendos ,e tem sido das acções que menos sofreu com a crise económica.

Registado: 4/11/2006 12:49

por AmigosdaBolsa » 22/1/2013 11:57

Rosario2008 Escreveu:Sinceramente. Não entendo o pouco interesse e a ausência de comentários para a Portucel. Afinal que se passa??? Está super Bull.

Tens razão e mantenho-me dentro. Mas não é daquelas acções com muitos comentários. Desde que vá subindo para mim chega :P

por Rosariom2014 » 22/1/2013 11:53

Sinceramente. Não entendo o pouco interesse e a ausência de comentários para a Portucel. Afinal que se passa??? Está super Bull.

Registado: 29/1/2007 13:13

por AmigosdaBolsa » 11/1/2013 0:25

Muito parado este tópico.

Parece estar a ter alguma dificuldade em quebrar a resistência. Mas para já apenas me parece uma consolidação.
Anexos
PTI.jpg
PTI.jpg (68.31 KiB) Visualizado 9776 vezes

Re: Quem sabe....

por rasteiro » 3/1/2013 17:43

fechou em máximos, com forte procura nos cofres finais.
Amanhã deve subir bem.
á que esperar.
não tém obstáculos pela frentre para renovar novos máximos feitos em meados de 2007,a 2.65+-.
QUEM SABE SE NÃO ESTARÁ AQUI UMA SUBIDA TIPO MOTA......ENGIL.... :lol: :mrgreen: :wink:

abraços

rasteiro Escreveu:se fechar acima dos 2.37€, meus amigos, AMANHÃ NINGUÉM A SEGURA..................

estou dentro a 2.37€

abraços

rasteiro Escreveu:se passar os 2.37€, entro de CABEÇA.
caminho aberto pela frente..............

abraços

rasteiro Escreveu:se esta menina não poderá dar muitos frutos neste novo ano que agora começa.
Penso que neste primeiro semestre ainda pode haver alguma instavilidade nos mercados, mas há que apostar em ações que dêem um retorno bom, através de dividendos.
Se eu joga-se a longo prazo, esta menina entrava para a minha carteira já.
Mas como jogo ao céntimo, só entro nela quando há variação grande da cotação.

abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por rasteiro » 3/1/2013 16:54

se fechar acima dos 2.37€, meus amigos, AMANHÃ NINGUÉM A SEGURA..................

estou dentro a 2.37€

abraços

abraços

rasteiro Escreveu:se esta menina não poderá dar muitos frutos neste novo ano que agora começa.
Penso que neste primeiro semestre ainda pode haver alguma instavilidade nos mercados, mas há que apostar em ações que dêem um retorno bom, através de dividendos.

abraços
Rasteiro

por rasteiro » 3/1/2013 15:58

se tivesses visto na página anterior o gráfico chegarias á conclusão que se passar esta barreira dos 2.37, tém caminho aberto até aos 2.65(+-), que foi o máximo feito em meados de 2007.
oelo caminho não tém nenhum entrave, senão o que está agora a tocar nele.

abraços

Mac123 Escreveu:

abraços

abraços

E qual é esse caminho?
Rasteiro

por 1_Mac_3 » 3/1/2013 15:50

abraços

abraços

E qual é esse caminho?

Registado: 28/7/2009 14:54

por rasteiro » 3/1/2013 15:03

se passar os 2.37€, entro de CABEÇA.

abraços

abraços
Rasteiro

Quem sabe....

por rasteiro » 3/1/2013 14:55

se esta menina não poderá dar muitos frutos neste novo ano que agora começa.

abraços
Rasteiro

por nook » 2/1/2013 20:16

CaixaBI: Portucel é uma das acções "mais atraentes" do PSI-20
02 Janeiro 2013, 13:17 por Nuno Carregueiro | nc@negocios.pt

Banco de investimento reviu em alta a avaliação das acções da Portucel, para 2,80 euros, reiterando a recomendação de “comprar”, classificando a empresa de pasta e papel como uma “máquina de dinheiro”. O preço-alvo da Semapa desceu para 6,10 euros.

O CaixaBI subiu o preço-alvo da Portucel de 2,50 euros para 2,80 euros e reiterou a recomendação de “comprar” da empresa de pasta e papel, que considera ser “uma das mais atraentes do PSI-20”.

O banco de investimento, num “research” intitulado “máquina de dinheiro”, salienta que a história de investimento da Portucel reside sobretudo na sua capacidade de gerar dinheiro, tendo historicamente conseguido tirar partido da sua vantagem competitiva de “entregar um elevado retorno aos accionistas, devido à forte geração de ‘cash-flow’”.

Apesar desta visão positiva para a Portucel, o CaixaBI lamenta o reduzido “free float” da empresa, pelo que na avaliação que faz à companhia aplica um desconto de controlo. Ainda assim, a nova avaliação dos títulos, para o final de 2013, implica um potencial de valorização de 21,4%. As acções da Portucel seguem hoje a subir 1,14% para 2,306 euros.

O CaixaBI destaca que a Portucel é uma das cotadas mais capitalizadas do PSI-20, já que consegue transformar 60% do seu EBITDA em “cash flow” e se mantiver o nível do “capex” (investimento operacional) ficará sem dívida líquida em 2015.
Com a unidade fabril em Setúbal sem mais capacidade de expensão, o CaixaBI assume apenas “capex” de manutenção da empresa em Portugal, aguardando que a Portucel avance com novos projectos em países do hemisfério Sul, sobretudo na América do Sul e em Moçambique.

“Esta será uma das vias da empresa extrair retorno do ‘cash flow’ que consegue gerar todos os anos, sendo que a alternativa passa por subir o retorno aos accionistas através de dividendos ou recompra de acções”, referem o analista Carlos Jesus.

Num outro “research”, também com data de 31 de Dezembro, o CaixaBI reduziu o preço-alvo da Semapa de 8,30 euros para 6,10 euros. A recomendação da empresa que controla a Portucel desceu de “comprar” para “manter”.

O banco de investimento assinala que a maior parte do valor atribuído à Semapa, que também controla a Secil, continua a vir da sua posição de 76% na Portucel, já que representa 80% do EBITDA estimado para 2012.

As acções da Semapa sobem 1,95% para 5,801 euros. A avaliação do CaixaBI para o final de 2013 incorpora um potencial de valorização de 5%.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro. [/b]

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... si_20.html
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por capitalist » 23/12/2012 1:57

Caríssimos.

Fiz uma análise a esta cotada e verifiquei que se aproxima de um ponto muito importante, que é a resistência dos 2,37€. Caso a quebre dará um sinal de força muito forte, dado que atingiria valores só verificados em 2007.

Cumprimentos cordiais,

Gráfico:
Anexos
Portucel 1.JPG
Portucel 1.JPG (82.03 KiB) Visualizado 6821 vezes

Registado: 17/2/2009 13:30

por fitas » 10/12/2012 18:25

rasteiro Escreveu:nada disso.
Fechou inalterada a 2.225, estando a perder durante o dia um máximo de 2.25%, nos 2.175.

Um abraço

fitas Escreveu:
fitas Escreveu:
fitas Escreveu:
Elias Escreveu:Deixo um par de gráficos com o fecho de ontem.

Resistência nos 2,15.

Boas.

Pelo derenrolar e consequente acompanhmento do titulo, talvez não considere essa a resistência, pois anda por ali sim, mas por vezes passa-os. Parece-me isso sim falta de compradores, situação que aliás se está assistir na nossa bolsa na generalidade.

É um titulo que tenho acompanhado com frequência,
pois trata-se de uma empresa forte e com grande potencial, embora a (mãe) a controle com facilidade.

Vamos vendo...

BN

Fitas

Boas...

Esta cotada anda mesmo esquecida, não sei quais os motivos, nas o seu desempenho últimamente tem sido muito promissor. :wink:

Um gráfico actualizado agradece-se.

BFS
Fitas

Qual foi a variação percentual do dia de hoje neste título?

O streamer do millennium está confuso... fechou nos 2,225 € não foi???? Então não daria uma variação positiva. :?:

Por curiosidade esse varlor a confirmar-se (0,225), não teremos um fecho em máximo anual :?:

BN

Fitas

Obrigado Rasteiro... acontece que no streamer que uso (BCP), no quadro superior indica como o valor do fecho a 2,218 ... mas sbrindo no quadro inferior do titulo já refere como últimas transações os 2,225.

Grato.

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por rasteiro » 10/12/2012 18:06

nada disso.
Fechou inalterada a 2.225, estando a perder durante o dia um máximo de 2.25%, nos 2.175.

Um abraço

fitas Escreveu:
fitas Escreveu:
fitas Escreveu:
Elias Escreveu:Deixo um par de gráficos com o fecho de ontem.

Resistência nos 2,15.

Boas.

Pelo derenrolar e consequente acompanhmento do titulo, talvez não considere essa a resistência, pois anda por ali sim, mas por vezes passa-os. Parece-me isso sim falta de compradores, situação que aliás se está assistir na nossa bolsa na generalidade.

É um titulo que tenho acompanhado com frequência,
pois trata-se de uma empresa forte e com grande potencial, embora a (mãe) a controle com facilidade.

Vamos vendo...

BN

Fitas

Boas...

Esta cotada anda mesmo esquecida, não sei quais os motivos, nas o seu desempenho últimamente tem sido muito promissor. :wink:

Um gráfico actualizado agradece-se.

BFS
Fitas

Qual foi a variação percentual do dia de hoje neste título?

O streamer do millennium está confuso... fechou nos 2,225 € não foi???? Então não daria uma variação positiva. :?:

Por curiosidade esse varlor a confirmar-se (0,225), não teremos um fecho em máximo anual :?:

BN

Fitas
Rasteiro

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, Crissssx, Google [Bot], PAULOJOAO e 194 visitantes