Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

É preciso "uma revolução" na Administração Pública

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 9/12/2012 1:27

Pata-Hari Escreveu:
A-330 Escreveu:

O que era necessário é que as pessoas exigissem mais de quem lá está.Há que contestar , questionar ,exigir, fazer mais barulho. Manifs? Pois sim.

Alguns comentários sobre alguns posts.

- Querem cortar empregos na FP. Até há mesmo muito onde cortar , mas tem que ser com critério ou voltaremos aos tempos em que em qualquer lugar teremos filas de um dia e isso quando não acabaram as senhas e temos que voltar no seguinte.

- Acho criminosa a redução de despesa na saúde e educação. Se antes da crise a demora no atendimento das urgências já era de 8,10,12 horas , agora será de 48 horas para uma pessoa chegar à sua vez e ouvir que não tem remédios.

Há coisas que são mesmo caras.Não há como escapar.Os equipamentos são caros , materiais e profissionais.E a saúde é um deles.Os médicos já ganham mal , e se começam a cortar mais nos salários deles qualquer dia as pessoas estão a ser atendidas por residentes.
O que há que fazer é melhorar a eficiência administrativa o que nem sempre passa por cortar simplesmente.

A330

É mesmo isso...

Também concordo, mas como é que isso se consegue? Com manifestações? Duvido, pelo menos não tenho visto resultados das enúmeras e grandes que tem havido... mas enfim, há que manter a esperança! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 9/12/2012 1:24

richardj Escreveu:esse sistema é um pouco manhoso, porque mistura a SS com o orçamento do estado, que são coisas apresentadas de forma diferente em todos os OEs. Mais, também mistura dividas das finanças, o que baralha todo o sistema porque também existem receitas das finanças que não provem dos impostos.

Existe o orçamento de estado e existe o orçamento da SS. Misturar as duas coisas não é grande coisa.

donde sai que o que é mais razoável é comparar em termos de despesa corrente ou despesa primaria. Pelo menos na minha opinião.

O orçamento da SS faz parte do orçamento de estado, eu não percebo é qual o interesse em separar as coisas.

A realidade é a que referi, o estado prevê arrecadar cerca de 74,6 mil milhões de euros em receitas, e prevê gastar um pouco menos de 82 mil milhões de euros. Deste bolo apenas cerca de 20% será gasto na saúde e educação dos portugueses, bastante abaixo da média dos países da OCDE...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Texano Bill » 9/12/2012 1:12

Pata-Hari Escreveu:(isto para não falar no fenómeno da natalidade que nunca é falado mas que foi bem gerido nos países nórdicos e miseravelmente por cá. http://www.publico.pt/ciencia/noticia/n ... da-1576387)

O fenómeno da quebra da natalidade é interessante, e a meu ver, em Portugal parece ser mais uma questão cultural que outra coisa. Não se fazem campanhas, não se vêm anúncios a apregoar que os casais devem ter filhos ou que construir uma família é uma coisa boa. Pelo contrário faz-se uma enorme divulgação da importância dos métodos anticoncepcionais nas escolas (e atenção que não estou a dizer que não se devia), mas se calhar a imagem que passa disto tudo para os jovens é que não ter filhos é que é bom e desejável e a acontecer deve ser adiado o mais possível.
Outra coisa que não faz muito sentido é que numa sociedade em que a população idosa é cada vez maior as famílias enviem os idosos para lares e depois coloquem as crianças em infantários, quando os avôs podiam perfeitamente acompanhar os meninos... Poupava-se em dinheiro e ganhava-se em afectividade.
O que me parece é que a Segurança Social vai mesmo implodir a manter-se a diminuição da população jovem em conjunto com o desemprego jovem e a fuga de jovens para o estrangeiro para arranjar trabalho.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Pata-Hari » 9/12/2012 0:46

A-330 Escreveu:

O que era necessário é que as pessoas exigissem mais de quem lá está.Há que contestar , questionar ,exigir, fazer mais barulho. Manifs? Pois sim.

- Querem cortar empregos na FP. Até há mesmo muito onde cortar , mas tem que ser com critério ou voltaremos aos tempos em que em qualquer lugar teremos filas de um dia e isso quando não acabaram as senhas e temos que voltar no seguinte.

- Acho criminosa a redução de despesa na saúde e educação. Se antes da crise a demora no atendimento das urgências já era de 8,10,12 horas , agora será de 48 horas para uma pessoa chegar à sua vez e ouvir que não tem remédios.

Há coisas que são mesmo caras.Não há como escapar.Os equipamentos são caros , materiais e profissionais.E a saúde é um deles.Os médicos já ganham mal , e se começam a cortar mais nos salários deles qualquer dia as pessoas estão a ser atendidas por residentes.
O que há que fazer é melhorar a eficiência administrativa o que nem sempre passa por cortar simplesmente.

A330

É mesmo isso...
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por A330-300 » 8/12/2012 23:36

pvg80713 escreveu:
o Artista, sugere que alteremos o sentido de voto.
só há uma hipotese nao testada,CDU e BE...

Eu sugeri muita coisa mas isso não foi bem uma sugestão, foi uma conclusão. Se as pessoas continuam a votar nos mesmos é porque acham que esses partidos são de confiança e não se podem queixar das negociatas ou das enúmeras promessas por cumprir...

Há mais hipóteses não testadas além dessas... e também hávotos brancos e nulos, o que me custa é ver tanta gente a votar nos mesmos!

Isso do sentido de voto é uma treta, porque os macacos que lá andam são sempre os mesmos e os novos que vão aparecendo tem o mesmo nível.

O que há que fazer é melhorar a eficiência administrativa o que nem sempre passa por cortar simplesmente.Por exemplo ,a frota de carros da administração já permitia comprar mais uns remédios.
São essas coisas..

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por richardj » 8/12/2012 23:31

esse sistema é um pouco manhoso, porque mistura a SS com o orçamento do estado, que são coisas apresentadas de forma diferente em todos os OEs. Mais, também mistura dividas das finanças, o que baralha todo o sistema porque também existem receitas das finanças que não provem dos impostos.

Existe o orçamento de estado e existe o orçamento da SS. Misturar as duas coisas não é grande coisa.

donde sai que o que é mais razoável é comparar em termos de despesa corrente ou despesa primaria. Pelo menos na minha opinião.

Registado: 25/4/2011 22:36

por artista_ » 8/12/2012 22:49

richardj Escreveu:precisamente, 40% juntas, não 20%.

....

Saude + Educação = 17,479 mil milhões.

O total dos gastos previstos no orçamento de estado para 2013 rondam os 81 mil milhões de euros. Os gastos com saúde e educação rondarão 20% disto!

EDIT: Saúde = 10,20%, Educação = 9,91%

http://expresso.sapo.pt/faca-o-seu-orca ... 13=f765753

por richardj » 8/12/2012 20:17

precisamente, 40% juntas, não 20%.

ora vejamos no ano passado:

Saude : 9257 Milhões

Educação: 8222 Milhões

Saude + Educação = 17,479 mil milhões.

Despesa primaria 2011 = 39,09 mil Milhões

saude + educação x 100 / despesa primaria = 44,7%

despesa corrente = 46 mil milhões

S + E x 100 / despesa corrente = 37%

como disse no outro post, acredito que o valor caia significativamente para o ano de 2012 uma vez que esses orçamentos levaram cortes significativos este ano.

por artista_ » 8/12/2012 19:52

richardj Escreveu:20% a onde?

é mais 40%

Não estavas a responder a mim pois não? É que eu falei em 20%, mas era nos gastos com saúde e educação juntas...

pvg80713 Escreveu:o Artista, sugere que alteremos o sentido de voto.

Eu sugeri muita coisa mas isso não foi bem uma sugestão, foi uma conclusão. Se as pessoas continuam a votar nos mesmos é porque acham que esses partidos são de confiança e não se podem queixar das negociatas ou das enúmeras promessas por cumprir...

Há mais hipóteses não testadas além dessas... e também hávotos brancos e nulos, o que me custa é ver tanta gente a votar nos mesmos!

VIXIUM Escreveu:Diminuir salários na função pública é um princípio político-ideológico com que não me identifico. Sobretudo para quem está activo e no topo da carreira. Eu diria, e peço desculpa pela expressão artista, mas desconheces esta realidade. Achas que um professor catedrático de engenharia ou economia, com vastíssimo cv profissional vai querer continuar se o salário baixar mais ainda? Há um mercado internacional!

Pois, para ti a alternativa é despedir 200 mil! :roll:

Tu disponibilizaste-te a seres o primeiro a sair, mas a mim parece-me que tens o lugar mais que seguro e por isso estás a marimbar-te para os 200 mil que gostarias que fossem para a rua!

Eu não sei é como é que alguns serviços, que já têm falta de gente, se vão manter com os cortes que sugeres?! :roll:

VIXIUM Escreveu:Achas que um cirurgião especializado vai querer continuar se, no topo da carreira, lhe cortarem ainda mais salário? Onde fica aqui o mérito? Onde ficam metidas as horas e horas, noites e noites de estudo para estes casos? Deixas de os ter - muitos estão a abandonar - não formas os mais novos, esvai-se a reputação, destroem-se equipas porque queres meter todos no sistema?

Pois eu proponho baixar-lhs um pouco o salário, o país está como está, os que não se sentirem bem podem ir para o estrangeiro, como sugeres... mas é engraçado que a mesma preocupação que tens para com esses não tens para com os 200 mil que queres mandar para a rua. Então e "onde fica o mérito desses"? "onde ficam as horas e horas, noites de estudo"?!

VIXIUM Escreveu:Quem está em lugares de topo na fp ganha miserávelmente para o trabalho e responsabilidade que tem.

É curioso que, um estudo sobre o assunto, concluiu exatamente que nos cargos de topo em Portugal se ganhava melhor que na média da UE, enqaunto que nos início de carreira se ganhava pior!
:roll:

VIXIUM Escreveu:compararmos com o privado então o melhor é esquecer. Devias cortar sim os salários dos indiferenciados, uma massa gigante que ganha muito mais que no privado. Mas não escapas ao despedimento. Não há como depois dos encargos assumidos. Não há dinheiro e por causa de uns quantos muito maus decisores teremos todos de pagar. Como é que alguém que olhe para o orçamento não percebe que é a única solução sustentável? Não há como escapar. Comparações percentuais com outros países podem fazer-se mas é bom que sejam feitas com dados comparáveis. Acaso temos economia para sustentar o número de fp com os encargos assumidos? Onde estão as receitas para sustentar dívida e juros de dívida? Eu não acordei e pensei numa solução e lancei uma boca para um fórum. Eu tomo isto muito a sério. Peço apenas o favor de pegares no orçamento e explicares como o equilibras. Sem comparações demagógicas e estatísticas relativas a países que nada têm a ver com a nossa realidade económica e financeira.

Pois, temos de todos de pagar... mas tu sugeres que uns paguem bem mais que outros!

VIXIUM Escreveu:Disse e repito: Paguem-me o que se paga no privado e nem mais um tostão e venho-me embora. Porque não só não sou imprescindível ( ninguém o é) como irei arranjar uma forma de trabalhar cá fora. Ou melhor, fora de Portugal.

Se pensas assim acho que devias apresentar a demissão na próxima segunda feira, és o primeiro, como referiste lá atrás, fica a faltar menos um para os 200 mil!

por Pata-Hari » 8/12/2012 19:33

e enquanto não há ajustes nas pensões, teremos isto, que não é certamente onde alguém acha que se deve cortar...

Hospital de Santa Maria sem dinheiro para remédios
O financiamento para este ano foi gasto em outubro e só há verbas garantidas para salários, água ou comida. Medicamentos e material clínico são 'fiados'.
Vera Lúcia Arreigoso (www.expresso.pt)
17:36 Sábado, 8 de dezembro de 2012
Última atualização há 48 minutos
56 5

3 comentários

Correia da Cunha é o presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte
Tiago Miranda
O Hospital de Santa Maria é um dos maiores do país e está sem dinheiro para comprar fármacos e material clínico. No dia em que a unidade celebra 58 anos, o administrador e diretor clínico revela que já só tem verbas garantidas para salários e contratados como os de água, eletricidade e hotelaria. Para tudo o resto é pedido 'fiado'.

Correia da Cunha, presidente do Centro Hospitalar Lisboa Norte (que integra Santa Maria e Pulido Valente), explica que tem sido necessário fazer "rateio de medicamentos em algumas áreas, para poder responder a todos os doentes".

A situação financeira periclitante é atribuída ao subfinanciamento dos hospitais públicos pelo Governo. O Ministério da Saúde deu 290 milhões de euros ao hospital para se governar durante todo o ano, mas a verba acabou em outubro, mesmo com vários cortes feitos pelos gestores nos custos da unidade.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/hospital-de-san ... z2EUEznLUw
Administrador Fórum

por tamlut » 8/12/2012 18:47

pvg80713 Escreveu:bboniek e artista
paz.

é uma hipotese.....

bboniek,tens razão que atirar ao ar 150k FP, é uma estupidez...

o que sugeres tu ?

edit 1:

eu só alterarei o meu sentido de voto, com propostas concretas.

As propostas concretas para alterar o sentido de voto são;
Verificar aqueles que governaram o País nos ultimos 20/25 anos, que é o período de estabilidade democrática pós 25 Abril.
Verificar como foram as suas formas de governar, foram úteis para o País ou para eles próprios.
Então se enteder-mos que governaram bem, devemos votar neles se achar-mos que governaram mal devemos tentar eleger quem nunca governou.

Serão incompetentes aqueles que nunca governaram?
Diziam que o LULA no Brasil também era incompetente e com pouca cultura e vejam aquilo que o Brasil é pós LULA.

Votar em quem já governou é, como contratar um empreiteiro para fazer uma casa, a casa cair e voltar a contratar o mesmo empreiteiro para fazer outra casa.

Propostas concretas ouvi muitas do José Socrate, Paulo Portas e do Pedro Passos Coelho, por isso não acredito mais em propostas concretas de politicos.

Querem é saltar para o poleiro para assaltarem o País.

PS. Já votei em quase todas as forças politicas, nas ultimas eleições votei CDS e mais uma vez fui enganado.

Registado: 20/5/2012 21:36

por Lion_Heart » 8/12/2012 18:33

tamlut Escreveu:Atenção que cortar nos FP é estar a cortar nos serviços que são prestados à população. Estamos a voltar ao que se via há muitos anos atrás, quantidades enormes de pessoas em filas para serem atendidas por funcionários publicos e não haver ninguém nos balcões para atenderem as pessoas e voltarem no dia seguinte e no outro e sem conseguirem ser atendidas.
E lá perderam uns dias de trabalho.

Lion_Heart Escreveu:Artista ,não é uma coisa para fazer num só ano, será digamos para 4 anos a 25k por ano.

desses 25k grande parte será reformas ou pre-reformas (sempre de acordo com a reforma em vigor e não com a chamada corrida as reformas, senão eu tb ia já a correr buscar a minha).

Os restantes 15k , seriam por extinção do posto de trabalho (grande parte nas autarquias e ministérios , mas também em empresas publicas e nas empresas locais ,boys , fundações, institutos e militares) e os restantes despedidos.

Quem rescinde por mutuo acordo não tem direito a fundo de desemprego.

o dinheiro para isso e fácil, ao eliminar essas empresas,autarquias, fundações,institutos,...
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por tamlut » 8/12/2012 18:14

pvg80713 Escreveu:
artista Escreveu:
Texano Bill Escreveu:... E mesmo assim há áreas, como as reformas e a racionalização de custos na saúde e educação, que mesmo com a péssima situação em que estamos eles têm muita dificuldade em sequer discutir o assunto.

Vou registar que mais uma vez quando alguém pensa em cortes o que lhe vem à cabeça é a saúde e a educação. É algo que já nos entranharam na cabeça, os políticos lançam a ideia a comunicação social vai atrás (não sei se ingenuamente) e ela entranha-se de forma generalizada...

A saúde e a educação juntas já representam menos de 20% do orçamento, no entanto todos acham que é aqui mais tem de se cortar! :shock: :shock:

Na Educação gastamos já menos de 5% do PIB, muito abaixo da média dos países da OCDE, no entanto, de acordo com o que vem num jornal de hoje (não me lembro qual) será uma das áreas mais afetadas nos cortes que serão anunciados em Fevereiro de 2013... se os cortes forem de mil milhões de euros (como se refere no jornal) estaremos a gastar em educação algo na casa dos 3% do PIB! NO entanto há muita gente que defende (inclusive aqui no forum) que o país gasta muito na educação! :shock: :shock:

sem pensar muito :

50% corte forças armadas.
reduzir 50% verbas para as autarquias.

150.000 FP, para a rua. a direito.

Atenção que cortar nos FP é estar a cortar nos serviços que são prestados à população. Estamos a voltar ao que se via há muitos anos atrás, quantidades enormes de pessoas em filas para serem atendidas por funcionários publicos e não haver ninguém nos blacões para atenderem as pessoas e voltarem no dia seguinte e no outro e sem conseguirem ser atendidas.
E lá perderam uns dias de trabalho.

por tamlut » 8/12/2012 18:12

eliminado
Editado pela última vez por tamlut em 8/12/2012 18:15, num total de 1 vez.

Re: ...

por pvg80713 » 8/12/2012 15:59

bboniek00 Escreveu: 1. PPPs: jaa ouviste falar ? Ou sao vacas sagradas das coqueluches da coligac,ao ?

2. SE o que estaa no #1 for feito, recalcular TODAS as pensoes/reformas jaa atribuiidas utilizando foormulas actualizadas, proibir o cuumulo de pensoes e anular as vitaliicias.

3. SE o que estaa no ponto#1 for feito, baixar escalonadamente TODOS os salaarios

4. ONERAR com um IMI extra TODAS a segundas e terceiras e etc casas, sejam de praia, de campo ou a casinha deixada pelo avoo

5. combater a Economia Informal com seriedade. Ee possiivel (ler Damas) recuperar alguns milhares de milhoes. Cruzem dados e deixem-se de pa.neleirices.

1.PPP todas renegociadas.
2.Tens que sempre pôr minimos nas reformas sem descontos.
portanto acho que a eficacia seria muito reduzida.
o problema não são uma pessoa que tem 170k de reforma, e provavelmente a ia continuar a receber, mas sim as centenas de milhares, quem sabe mais, de um milhão, que recebem menos de mil euros e fizeram descontos irrelevantes
3.no Publico, de acordo.
4. vai-me matar...por isso não posso dar opinião.
5.de acordo.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Pata-Hari » 8/12/2012 15:29

Texano, Se o PIB é grande e as pensões ajustadas aos descontos feitos, como é nos países nórdicos, as pensões serão uma parte menor vo PIB. Qual é a surpresa!? Nós somos pobres e pagamos pensões desmesuradas para o que foi efectivamente descontado e para o que produzimos. Eu confesso que não vejo nada que me faça rir nesse número. Só me faz chorar.

(isto para não falar no fenómeno da natalidade que nunca é falado mas que foi bem gerido nos países nórdicos e miseravelmente por cá. http://www.publico.pt/ciencia/noticia/n ... da-1576387)
Administrador Fórum

por Texano Bill » 8/12/2012 15:26

richardj Escreveu:reparem que 1% do PIB é uma diferença significativa ( no caso português equivale a + 1600 Milhões)

Afinal nós gastámos em pensões que os superprodutivos países nórdicos :lol: :lol:

Eu tenho mesmo que dizer isto, a mim parece-me indecente que num país a atravessar a pior crise económica dos últimos 70 anos, o Estado continue a pagar muitas reformas superiores a 1000€, ao mesmo tempo que temos desemprego a 17% e cortes nos salários. E esse valor muitas vezes calculado a partir do valor descontado nos melhores anos e não de toda a carreira contributiva.
Não me levem a mal, mas de certeza que o valor que os trabalhadores cedem do seu salário em TSU lhes faz muito mais falta (têm uma vida activa, têm despesas com os filhos, casa, etc) que aos reformados que já não têm estas despesas. Depois vemos notícias de idosos que andam a transferir fundos para os seus filhos de 40 anos conseguirem pagar as despesas. Acham isto normal?
Eu compreendo a posição de quem está reformado, mas manter isto assim equivale ao Estado estar a fomentar uma desigualdade.

Registado: 20/8/2011 12:52

por Pata-Hari » 8/12/2012 15:14

O ponto 2 é particularmente importante mas reúne muito pouco consenso e representa uma gigantesca perda em termos de votos a quem a implementar. Mas é crucial.

Discordo fortemente da medida sobre o IMI. As segundas casas alimentam toda uma industria de manutenção, de construção que é importante para o crescimento, além de que o património usado para as comprar já foi taxado (assumindo que não há fuga fiscal).
Administrador Fórum

...

por bboniek33 » 8/12/2012 14:58

pvg80713 Escreveu:bboniek e artista
paz.

é uma hipotese.....

o que sugeres tu ?

edit 1:

1. PPPs: jaa ouviste falar ? Ou sao vacas sagradas das coqueluches da coligac,ao ?

2. SE o que estaa no #1 for feito, recalcular TODAS as pensoes/reformas jaa atribuiidas utilizando foormulas actualizadas, proibir o cuumulo de pensoes e anular as vitaliicias.

3. SE o que estaa no ponto#1 for feito, baixar escalonadamente TODOS os salaarios

4. ONERAR com um IMI extra TODAS a segundas e terceiras e etc casas, sejam de praia, de campo ou a casinha deixada pelo avoo

5. combater a Economia Informal com seriedade. Ee possiivel (ler Damas) recuperar alguns milhares de milhoes. Cruzem dados e deixem-se de pa.neleirices.
Eles sabem muito bem como fazer mas NAO QUEREM. Existem meios teecnicos e outros devem ser implementados JAA.

NAO EE a despedir que se melhora o estado da Economia. Estuda o que existe disponiivel sobre a Economia paralela e outras intrujices generalizadas antes de propores por no olho da rua pessoas que vivem do trabalho, que desse rendimento fazem face aas despesas de habitacao, vestuaario, alimentac,ao, educac,ao, sauude. Para isso ja temos estes torcionaarios que, mesmo assim, surpreendem pela positiva ao aplicar cortes fortiissimos aos salaarios/vencimentos mais elevados.

Isto tem sido explicado atee aa exaustao por vaarios economistas, soo nao sabe quem nao acompanha, e quem nao acompanha faz melhor em estar calado em vez de propoor que o vizinho do lado se lixe.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

Re: Rebuscando.

por RandomWalk » 8/12/2012 14:46

bboniek00 Escreveu:
pvg80713 Escreveu:bboniek,
fizeste lembrar-me o Natal mais infeliz da minha vida... não era preciso muito para compreenderes isso.
a SCPNUNO e outros, só com essa frase percebeu de imediato... essa frase tem 7 anos, e o facto de a teres ido rebuscar, mostra um certo mal com a vida.

artista e bboniek,
ao menos e à semelhança da Fundações,pode-se avisar as FA e as Autarquias de cortes de 50%, mesmo sem despedimentos. Não há Pandur, e Pavilhões Gimnidespotivos quase sem uso.

custo de despedir FP , Artista ? devia ser igual ao que vai ser no privado. 12 dias por ano de trabalho com uma máximo de 12 salários. ou seja ... eram despedidos num dia... e continuavam a receber mais 12 meses... no fundo, não era preciso dinheiro nenhum.

estou preocupado com 600 no BCP ? estou...
mas isso não quer dizer que não ache que tinha que ser feito.

que é horrivel isto tudo.......é.
nunca sequer me aproximei da politica nem me vou aproximar..... por isto.

por isso é que a Troika decidir é confortável.

Quando a doenc,a perigosa nos assola ou a morte nos leva amigos ou familiares muito prooximos ficamos mais conscientes de noos e "do outro".

"...
essa frase tem 7 anos, e o facto de a teres ido rebuscar, mostra um certo mal com a vida.
..."

Nao te preocupes, estou bem na Vida e nao consigo ser ligeiro com os outros; atirar assim com um nuumero de 150K a DESPEDIR ee que demonstra o mal estar de quem o faz.

Estamos nesse domiinio (desemprego) a atravessar uma auteentica Calamidade. Quem a isso se referir de forma distante, superficial, dificilmente poderaa depois vir invocar a humanidade dos outros ou a falta de compreeensao.

Cuidado ao cuspir para o ar. Lembremo-nos quem eramos ha 7 anos e ficaremos cientes que nao podemos saber quem seremos daqui a outros 7. A ver bem... nem aamanha.

Percebes o ponto de vista ? Ao rebuscar encontramos sempre forc,as e fraquezas. E somos todos assim.

Tudo dito!
:clap:

Registado: 16/1/2008 20:09

por richardj » 8/12/2012 14:44

e ainda aqui:

relatório de contas da CGA do ano de 2011:

http://www.cga.pt/fs/file/Download/File ... 011cga.pdf

é que as prestações para as pensões são 8,1 mil milhões, mas os descontos são 3,3 mil milhões. O resto "transferências e subsídios obtidos"
Anexos
custos e proveiros.jpg
custos e proveiros.jpg (209.64 KiB) Visualizado 3990 vezes

por VIXIUM » 8/12/2012 14:43

Bom dia
Diminuir salários na função pública é um princípio político-ideológico com que não me identifico. Sobretudo para quem está activo e no topo da carreira. Eu diria, e peço desculpa pela expressão artista, mas desconheces esta realidade. Achas que um professor catedrático de engenharia ou economia, com vastíssimo cv profissional vai querer continuar se o salário baixar mais ainda? Há um mercado internacional! Achas que um cirurgião especializado vai querer continuar se, no topo da carreira, lhe cortarem ainda mais salário? Onde fica aqui o mérito? Onde ficam metidas as horas e horas, noites e noites de estudo para estes casos? Deixas de os ter - muitos estão a abandonar - não formas os mais novos, esvai-se a reputação, destroem-se equipas porque queres meter todos no sistema? Quem está em lugares de topo na fp ganha miserávelmente para o trabalho e responsabilidade que tem. Se compararmos com o privado então o melhor é esquecer. Devias cortar sim os salários dos indiferenciados, uma massa gigante que ganha muito mais que no privado. Mas não escapas ao despedimento. Não há como depois dos encargos assumidos. Não há dinheiro e por causa de uns quantos muito maus decisores teremos todos de pagar. Como é que alguém que olhe para o orçamento não percebe que é a única solução sustentável? Não há como escapar. Comparações percentuais com outros países podem fazer-se mas é bom que sejam feitas com dados comparáveis. Acaso temos economia para sustentar o número de fp com os encargos assumidos? Onde estão as receitas para sustentar dívida e juros de dívida? Eu não acordei e pensei numa solução e lancei uma boca para um fórum. Eu tomo isto muito a sério. Peço apenas o favor de pegares no orçamento e explicares como o equilibras. Sem comparações demagógicas e estatísticas relativas a países que nada têm a ver com a nossa realidade económica e financeira. Disse e repito: Paguem-me o que se paga no privado e nem mais um tostão e venho-me embora. Porque não só não sou imprescindível ( ninguém o é) como irei arranjar uma forma de trabalhar cá fora. Ou melhor, fora de Portugal. Obrigado. VIXIUM
Editado pela última vez por VIXIUM em 8/12/2012 14:53, num total de 2 vezes.

Registado: 21/10/2012 19:07

por richardj » 8/12/2012 14:37

20% a onde?

é mais 40%

ora olha aqui:

http://www.pordata.pt/Portugal/Despesas ... uncoes-719

aqui ainda falta os juros, que são aproximadamente 7000 Milhões.

Mas concordo que para o ano de 2012 a % será menor uma vez que ambos os orçamentos levaram cortes significativos.

Por outro lado, custos com transportes e e "segurança e ordem publica" estão muito pesados na minha opinião. Basta ver a evolução dos mesmo custos nos últimos 10 anos e comparar.

e ainda:

reparem que 1% do PIB é uma diferença significativa ( no caso português equivale a + 1600 Milhões)
Anexos
% PIB custos com pensões 2.png
% PIB custos com pensões 2.png (43.47 KiB) Visualizado 4002 vezes

por pvg80713 » 8/12/2012 14:34

bboniek e artista
paz.

é uma hipotese.....

o que sugeres tu ?

edit 1:

Editado pela última vez por pvg80713 em 8/12/2012 14:37, num total de 1 vez.

Registado: 19/4/2005 11:11

Rebuscando.

por bboniek33 » 8/12/2012 14:21

pvg80713 Escreveu:bboniek,
fizeste lembrar-me o Natal mais infeliz da minha vida... não era preciso muito para compreenderes isso.
a SCPNUNO e outros, só com essa frase percebeu de imediato... essa frase tem 7 anos, e o facto de a teres ido rebuscar, mostra um certo mal com a vida.

artista e bboniek,
ao menos e à semelhança da Fundações,pode-se avisar as FA e as Autarquias de cortes de 50%, mesmo sem despedimentos. Não há Pandur, e Pavilhões Gimnidespotivos quase sem uso.

custo de despedir FP , Artista ? devia ser igual ao que vai ser no privado. 12 dias por ano de trabalho com uma máximo de 12 salários. ou seja ... eram despedidos num dia... e continuavam a receber mais 12 meses... no fundo, não era preciso dinheiro nenhum.

estou preocupado com 600 no BCP ? estou...
mas isso não quer dizer que não ache que tinha que ser feito.

que é horrivel isto tudo.......é.
nunca sequer me aproximei da politica nem me vou aproximar..... por isto.

por isso é que a Troika decidir é confortável.

Quando a doenc,a perigosa nos assola ou a morte nos leva amigos ou familiares muito prooximos ficamos mais conscientes de noos e "do outro".

"...
essa frase tem 7 anos, e o facto de a teres ido rebuscar, mostra um certo mal com a vida.
..."

Nao te preocupes, estou bem na Vida e nao consigo ser ligeiro com os outros; atirar assim com um nuumero de 150K a DESPEDIR ee que demonstra o mal estar de quem o faz.

Estamos nesse domiinio (desemprego) a atravessar uma auteentica Calamidade. Quem a isso se referir de forma distante, superficial, dificilmente poderaa depois vir invocar a humanidade dos outros ou a falta de compreeensao.

Cuidado ao cuspir para o ar. Lembremo-nos quem eramos ha 7 anos e ficaremos cientes que nao podemos saber quem seremos daqui a outros 7. A ver bem... nem aamanha.

Percebes o ponto de vista ? Ao rebuscar encontramos sempre forc,as e fraquezas. E somos todos assim.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

AnteriorPróximo