Obrigações FCP
Outra vez esta conversa? Tu apé podes dizer que queres dar uma gorjeta de 50euros ao banco... essas comissões que falas só tu as pagas de certeza. Eu pago 0,2% na compra mais 0,2% na maturidade, isto é igual se tiveres 1k ou 10000k... a rentabilidade é a mesma. Depois pago 1% de cupão... não pago nada de manutenção de carteira e essas tretas. Qual é a diferença entre ter 1k e 100k??? Tenho na GB
Lose your opinion, not your money
Re: Compra de obrigações
Sr_SNiper Escreveu:jtavelar Escreveu:JPraia Escreveu:Exmos.
Antes de mais, boa tarde.
Gostaria apenas de colocar uma questão: darei a ordem de compra de 3000 euros de obrigações do FCP na próxima semana (pois é o montante máximo que tenho disponível para tal). Sendo assim, qual o mínimo de obrigações que conseguirei subscrever? 200 obrigações, 5 euros cada, correspondendo a 1000 euros? Ou sou sujeito a rateio, imaginemos que 10:1, ficando assim só com 300 euros em obrigações?
Desde já agradecido me despeço com cordialidade.
Com os melhores cumprimentos,
João Praia
Se os 100% de subscrição já tiver sido atingido em dias anteriores, então terás no máximo 200 obrigações. Caso tal aconteça, não vale a pena o investimento, porque as comissões bancárias comem-te a rentabilidade quase toda.
Só vais a rateio caso o dia em que entregares o boletim de subscrição, seja o dia em que se atinge os 100% do montante disponibilizado pelo fcp.
Ainda estou para perceber esta do não vale a pena o investimento porque as comissões comente a rentabilidade toda...Alguêm que me explique, porque se um gajo só paga em % do valor de compra +2,5EUR a comissão como é possível não compensar ter 1k em carteira?
Se entrares em linha de conta com a comissão de guarda de títulos, com a comissão de pagamentos de cupão e com a comissão de reembolso , não deve restar muito. Não esquecer que há valores minimos a pagar.
1k corresponde a a €82,5 de juros anuais. Descontando os 26,5% de imposto ficam 62€, pagas as comissões anuais é provavel que reste muito pouco.
Passa -se de uma rendibilidade teorica de 8,25% para algo inferior a 3%.
Tendo em conta o risco a que se está exposto, passa a ser um negócio ruinoso
Mais valia meter num depósito a prazo, ao menos é garantido.
- Registado: 21/5/2009 18:43
jtavelar Escreveu:JPraia Escreveu:Exmos.
Gostaria apenas de colocar uma questão: darei a ordem de compra de 3000 euros de obrigações do FCP na próxima semana (pois é o montante máximo que tenho disponível para tal). Sendo assim, qual o mínimo de obrigações que conseguirei subscrever? 200 obrigações, 5 euros cada, correspondendo a 1000 euros? Ou sou sujeito a rateio, imaginemos que 10:1, ficando assim só com 300 euros em obrigações?
João Praia
Se os 100% de subscrição já tiver sido atingido em dias anteriores, então terás no máximo 200 obrigações. Caso tal aconteça, não vale a pena o investimento, porque as comissões bancárias comem-te a rentabilidade quase toda.
Só vais a rateio caso o dia em que entregares o boletim de subscrição, seja o dia em que se atinge os 100% do montante disponibilizado pelo fcp.
Ainda estou para perceber esta do não vale a pena o investimento porque as comissões comente a rentabilidade toda...Alguêm que me explique, porque se um gajo só paga em % do valor de compra +2,5EUR a comissão como é possível não compensar ter 1k em carteira?
JPraia Escreveu:Exmos.
João Praia
- Registado: 5/4/2010 16:23
Compra de obrigações
Exmos.
João Praia
João Praia
- Registado: 29/3/2011 12:58
- Registado: 17/2/2004 1:38
mcarvalho Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Mas quantos milhões que foram subscritos são reais?
Pois com o rateio à vista, houve investidores que subscreveram mais do que podiam/queriam para conseguir a quantidade de obrigações que realmente queriam.
Exemplo:
Subscrição feita pelo investidor = 15.000 euros
Quantidade pretendida/liquidez do investidor = 5.000 euros
Rateio = ???? euros
o vermelho é só vermelho ou influencia o comentário?![]()
o Caldeirão não aceita ses....es... es . quer justificações.. onde , quando, como e porquê.. se assim não for .. são bocas que não interessam e estragam o ambiente
Não sabia que este fórum é destinado ao clubismo...
Eu pensava que este fórum era sobre:
O que é o Caldeirão? Escreveu:O que é o Caldeirão?
O Caldeirão de Bolsa é um fórum de debate sobre os mercados que nasceu há 5 anos e que tem crescido velozmente, quer ao nível dos seus membros, quer ao nível das participações nesse mesmo fórum.
Caracteriza-se por uma moderação muito activa, de forma a que se possa discutir os mercados de uma forma descontraída mas sempre civilizada. A dinâmica do Caldeirão é enorme com centenas de mensagens diárias. Análises mais simples, mais elaboradas, técnicas, fundamentais, todas elas têm lugar no Caldeirão.
O espírito de solidariedade e entreajuda entre os participantes tornam este espaço único e uma fonte de aprendizagem inesgotável.
Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal.
Fonte: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/faq2.php
Quanto ao facto:
mcarvalho Escreveu:o Caldeirão não aceita ses....es... es . quer justificações.. onde , quando, como e porquê.. se assim não for .. são bocas que não interessam e estragam o ambiente
1º - Não foi usado "ses".
2º - EU NÃO MANDO BOCAS, O ESTIMADO FÓRISTA DEVE ESTAR A ME CONFUNDIR COM OUTRA PESSOA!
3º - E o que "estraga o ambiente", é precisamente o tipo de reacção no seu post.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Concordo plenamente Storgoff.
Esta OPS seguiu o critério de rateio das recentes OPS de empresas do PSI20.
Eu também subscrevi SLB 2010-2013 e o rateio era tal e qual como descreveste.
Penso que este será o modelo de OPS que veremos no futuro, existindo grande vantagem em fazer a subscrição logo no 1º dia.
Esta OPS seguiu o critério de rateio das recentes OPS de empresas do PSI20.
Eu também subscrevi SLB 2010-2013 e o rateio era tal e qual como descreveste.
Penso que este será o modelo de OPS que veremos no futuro, existindo grande vantagem em fazer a subscrição logo no 1º dia.
jtavelar Escreveu:Storgoff Escreveu:O ponto ii) o que diz é que haverá rateio caso a procura seja superior à oferta e define como este será feito.
O problema ( limitação que tu referes) só se poe se houver mais do que 5.000.000/ 200 subscritores. Algo completamente fantasioso.
Se deres ordem superior a 200 obrigações ficas sujeito ao rateio e ai quem tiver ordens mais altas recebe mais.
Pelos vistos a subscrição já vai em 200%. Quem sabe se não ha por aqui muita ordem fantasma para assanhar as hostes?
De qualquer forma como a coisa vai o mais natural é ser preciso pedir 3 ou 4 vezes mais do que aquilo que se pretende
Volto a referir:
Só é necessário pedir mais do que aquilo que se pretende, caso a nossa ordem seja efetuada no dia em que se atinja os 100% de subscrição. Concordas?
Caso a nossa ordem seja efetuada após o dia em que se atinje os 100% de subscrição, só ficaremos com 200 obrigações ou menos caso existam mais de 25.000 subscritores. Concordas?
O que não se consegue aferir é qual o dia em que será atingido os 100% (podem sempre existir cancelamentos). Esse dia irá definir todo o rateio.
Jtavelar,
peço desculpa por ter insistido na minha gafe.
O que afirmaste está totalmente correcto.
Eu estava tão focado na forma como tinha sido feito o rateio em anteriores OPS que nem me passou pela cabeça que os critérios tivessem sido alterados.
Não estava mesmo nada à espera disto.
Devia ter lido com maior atenção o prospecto.
Eu que queria fazer o rollover das obrigações do FCP em carteira e que vencem agora, já vi que fui ao ar.
Veremos se em mercado secundario dará para comprar uma posição semelhante a preços próximos do PAR.
Em Dezembro de 2009 subscrevi obrigações do FCP e depois em 2010 obrigações do SLB.
Em ambos os casos o sindicato bancário foi essencialmente o mesmo assim como os critérios de atribuição das obrigações subscritas. Critérios esses que, pelo que fui informado na altura, tinham sido os mesmos das anteriores OPS de obrigações do FCP.
Os critérios eram estes:
i) Atribuição de 20 obrigações a cada ordem de subscrição. No caso do número de obrigações disponíveis
ser insuficiente para garantir esta atribuição, serão sorteadas as ordens a ser satisfeitas;
ii) Atribuição de um número de obrigações proporcional à quantidade solicitada na respectiva ordem de
subscrição, e não satisfeita pela aplicação do critério anterior, em lotes de 1 obrigação, com
arredondamento por defeito;
iii) Atribuição sucessiva de mais 1 obrigação às ordens de subscrição que, após a aplicação dos critérios
anteriores, mais próximo ficaram da atribuição de um lote adicional de obrigações. No caso do número de
obrigações disponíveis ser insuficiente para garantir esta atribuição, serão sorteadas as ordens a serem
satisfeitas.
Com estes critérios as ordens eram tratadas todas da mesma forma.
Não havia qualquer hierarquia temporal.
Assim sendo o ideal era dar a ordem no ultimo dia de subscrição.
Aí já se tinha uma noção do factor de rateio, ajustando se a ordem em conformidade.
È claro que nestas condições os mais mal informados e que não entravam no jogo de ultima hora acabavam por receber algo muito aquém do que pretendiam.
Na OPS que esta agora em curso, foram alterados os critérios de atribuição das obrigações, tratando as ordens de forma diferente, consoante tenham sido dadas antes de se atingir os 100% da subscrição ou não.
As que foram dadas no dia depois de se atingir os 100% só recebem na melhor das hipóteses 200 Obrigações, não indo sequer a rateio.
As que foram dadas no dia em que se atingiu os 100% vão obrigatoriamente a rateio.
As que foram dadas nos dias anteriores serão tratadas numa logica FIFO, no entanto, dependendo do nº de ordens de subscrição até ao final e de acordo com a alinea i) podem ou não ser completamente satisfeitas.
Apesar do que já foi noticiado, o dia em que se atingiu os 100% de subscrição só poderá ser determinado quando se concluir o processo de subscrição.
Basta por ex. pensar em anulações de ordens ou a sua alteração. Tudo factores que condicionam o instante em que se atinge os 100 % de subscrição.
Por exemplo, a alteração da ordem é um risco enorme para quem pretende mais do que 200 obrigações já que se dá a anulação da antiguidade da anterior passando a contar a data de alteração para efeitos de rateio.
- Registado: 21/5/2009 18:43
Rick Lusitano Escreveu:Mas quantos milhões que foram subscritos são reais?
Pois com o rateio à vista, houve investidores que subscreveram mais do que podiam/queriam para conseguir a quantidade de obrigações que realmente queriam.
Exemplo:
Rateio = ???? euros
o vermelho é só vermelho ou influencia o comentário?

o Caldeirão não aceita ses....es... es . quer justificações.. onde , quando, como e porquê.. se assim não for .. são bocas que não interessam e estragam o ambiente

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Mas quantos milhões que foram subscritos são reais?
Exemplo:
Rateio = ???? euros
Exemplo:
Rateio = ???? euros
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Procura já triplica a oferta
Procura já triplica a oferta.
Na ultima emissao de 10M a procura foi dez vezes superior à oferta (100M); Esta emissão já atingiu esse valor.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ica-oferta
Na ultima emissao de 10M a procura foi dez vezes superior à oferta (100M); Esta emissão já atingiu esse valor.
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... ica-oferta
Banco Best Escreveu:Para verificação da taxa de rentabilidade liquida, após impostos, comissões e outros encargos, apresentamos a seguinte tabela de cenários:
Se investir … | Taxa interna de rentabilidade (TIR) líquida é de:
100 EUR | Taxa Negativa
500 EUR | Taxa Negativa
1.000 EUR | 2,43%
2.000 EUR | 4,10%
5.000 EUR | 5,11%
10.000 EUR | 5,45%
20.000 EUR | 5,62%
50.000 EUR | 5,72%
100.000 EUR | 5,75%
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Sr_SNiper Escreveu:A partir de agora a malta pode subscrever 1k ou 500.000k que vai só receber 1k, quem subscreveu no primeiro dia é que em princípio vai receber quase a totalidade da subscrição, partindo do principio que no primeiro dia foi subscrito menos de 25.000.000k
Fizeste o pedido na GB?
E o preçário é o mesmo que as OT's?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
ig25191 Escreveu:Ai está a confirmação do aumento (se é que alguém ainda tinha dúvidas).
http://economico.sapo.pt/noticias/fc-po ... 57528.html
grande procuraEmpréstimo sobe para 30 milhões
Publicado há 19 mins
PARTILHAR ARTIGO
0. 0..OPÇÕES DE TEXTO .IMPRIMIR ENVIAR Seja o primeiro
a comentar
este artigo.
Comentar 0 0 0A SAD dos dragões aumentou de 25 para 30 milhões de euros o montante do empréstimo obrigacionista face à grande procura do mesmo
A SAD do FC Porto decidiu aumentar o montante do empréstimo obrigacionista em curso de 25 para 30 milhões de euros, informou hoje a sociedade que gere o futebol dos "dragões".
Segundo nota na página oficial dos portistas na Internet, "a decisão, que poderia ser tomada até 11 de dezembro, justifica-se com a elevada procura, sendo que até 29 de novembro, quarto dia do período de subscrição, foi recolhido um somatório de 16.157.548 obrigações", correspondente a um montante total de 80.787.740 euros.
Na terça-feira, Angelino Ferreira, administrador da SAD portista, já havia anunciado o sucesso da operação, que motivou os "dragões" para o aumento do valor do seu quinto empréstimo obrigacionista, que pagará juros de 8,25% na amortização do mesmo, em maio de 2015.
A subscrição das obrigações pode ser feita até às 15 horas de dia 18 de dezembro, podendo as respetivas ordens de subscrição ser revogadas ou alteradas pelos subscritores até às 15 horas do dia 13.
O apuramento dos resultados da oferta, a efetuar pela Euronext Lisboa, está marcado para 19 de dezembro.
- Registado: 29/11/2007 2:05
Ai está a confirmação do aumento (se é que alguém ainda tinha dúvidas).
- Registado: 29/11/2007 3:54
Sr_SNiper Escreveu:jtavelar Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:jtavelar Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:fernmato Escreveu:Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.
Só se for a tua.
Eu pago 0,2% do que comprar se comprar 1k pago 2euros, se comprar 10k pago 20EUR. é igual o montante que comprar pois não tenho comissões fixas nem mínimos.
+ 7,5€ de comissões da GB, certo? Por esse motivo abri conta no BPI Online para obrigações da Euronext Lisboa, porque pago apenas 9,5€ de comisões, qualquer que seja o valor nominal.
Para mim é mais 2,5EUR por ordem executada e comissão de manutenção de zero euros
Será que é por não ser sócio da DECO?
Vê lá isso bem, porque a mim em obrigações Euronext cobram-me sempre:
- Comissões:0,2% no valor de compra + 5€
- Comissões de Liquidação: 2,5€
Se tiveres tempo, por favor verifica no teu último negócio se te cobraram + 5€ na rubrica de comissões.
Cobram-me 2,5EUR + 0,2%. Deve ser por ser sócio da DECO
Esses 5€ adicionais são muito importantes quando estamos a lidar com montantes muito baixos.
jtavelar Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:jtavelar Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:fernmato Escreveu:Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.
Só se for a tua.
Eu pago 0,2% do que comprar se comprar 1k pago 2euros, se comprar 10k pago 20EUR. é igual o montante que comprar pois não tenho comissões fixas nem mínimos.
+ 7,5€ de comissões da GB, certo? Por esse motivo abri conta no BPI Online para obrigações da Euronext Lisboa, porque pago apenas 9,5€ de comisões, qualquer que seja o valor nominal.
Para mim é mais 2,5EUR por ordem executada e comissão de manutenção de zero euros
Se tiveres tempo, por favor verifica no teu último negócio se te cobraram + 5€ na rubrica de comissões.
Cobram-me 2,5EUR + 0,2%. Deve ser por ser sócio da DECO
Sr_SNiper Escreveu:jtavelar Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:fernmato Escreveu:Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.
Só se for a tua.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, darkreflection, Jonas74, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, slbnnbobadela, zulu404 e 332 visitantes