Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Juros a 10 anos em mínimos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 4/12/2012 13:58

Agora parece ser consensual:

Com a troika os juros são mais baixos, principalmente os dos fundos europeus, antes do resgate, durante o resgate e depois dele, quando formos aos mercados.

Não me parece assim tão relevante o saber de quando, o como ou quanto vamos angariar no mercado. O importante é que o financiamento seja ao mais baixo custo e se vier via troika, para mim está bem.

É importante as taxas continuarem a baixar pelo impacto no financiamento dos agentes privados(habitação, empresas). Será por aqui que a economia dará a volta depois de queimar e destruir as atividades absoletas e sem procura nos próximos anos.

O crescimento aparecerá com o financiamento de novas atividades, originadas pela inovação e capacidade empreendedora e exportadora dos agentes.

Não há crescimento por gosto ou vontade ou decreto. A injeção de capital na economia para fazer crescimento, aconteceu nos passados dez anos e como se viu não resultou.

Registado: 26/8/2007 20:40

por mais_um » 4/12/2012 11:24

oscar c. Escreveu:Adiámos a data de maturidade dos títulos. É pouco? Talvez, mas para quem tinha maturidades muito concentradas e com elevados montantes, adiar algumas dá para respirar...

Estás equivocado, em 2013 só existia cerca de 9 mil milhões de € para amortizar, até 2021 já era o ano com menor montante para amortizar, assim aliviaste em 2013 e concentraste ainda mais divida em 2015 criando ali uma verdadeira montanha:

http://expresso.sapo.pt/users/1565/1565 ... 2-2b67.jpg

Além do custo financeiro associado que não é desprezível, substituir OT a um ano com YTM de 3,1%, por OT a 3 anos com YTM de 5,12 não me parece bom negocio:

Resultados da oferta de troca de Obrigações do Tesouro do dia 3 de outubro de 2012
No dia 3 de outubro de 2012, pelas 10:30 horas, o IGCP, E.P.E. realizou uma oferta de troca nas seguintes Obrigações do Tesouro:
• IGCP, E.P.E. aceitou EUR 3 757 milhões da OT 5,45 setembro 2013 a 3.10% (YTM)
• IGCP, E.P.E. entregou EUR 3 757 milhões da OT 3,35 outubro 2015 a 5.12% (YTM)
IGCP, 3 de outubro de 2012
http://www.igcp.pt/gca/index.php?id=1231

oscar c. Escreveu:E agora pergunto eu: porque vai o Estado Português ao mercado se as taxas da troika são menores?

Por questões politicas, se não formos aos “mercados” em 2013 significa que o programa falhou, é mau para o governo e é mau para a “troika”, assim tudo será feito para irmos aos “mercados” em 2013, mesmo que seja de uma forma artificial como está a ser feito. No fim quem vai pagar o “sucesso” é o contribuinte…. Mas é um “sucesso”? É!

E aposto que vamos substituir as OT 2013 por BT, já que com o montante em causa não deve ser difícil. E tens o teu “sucesso”!

oscar c. Escreveu:Respondo com outra pergunta: qual o indicador macro-económico que faz com que as taxas estejam no seu nível mais baixo desde há 18 meses?
Eu respondo: não há! São os mercados que incorporam uma menor percepção do risco por parte da nossa dívida.

Quais mercados? Cada um é livre de enfiar o barrete que quer…..

Porém, a concentração em mãos nacionais – explicada pelas Finanças pelo facto de os detentores da obrigação serem sobretudo nacionais (incluindo o Fundo de Estabilização da Segurança Social) – dificulta a interpretação do resultado como um “enorme sucesso”. O resultado diz pouco sobre a confiança daqueles de que Portugal precisa para regressar ao mercado de obrigações: os investidores estrangeiros.

http://www.ionline.pt/dinheiro/investid ... oca-divida

Claro que agora é legitimo, mas quando no tempo do Sócrates faziam o mesmo era uma vergonha…..

oscar c. Escreveu:Mas se as taxas estão baixas há que aproveitar. E optou-se pela troca.

Já ouviste falar em manipulação do mercado?

http://www.rtp.pt/noticias/?article=558 ... l=49&tm=6&

Vai ver o volume das transacções e compara com o que existia antes da crise e vê a diferença.

http://www.igcp.pt/fotos/editor2/2012/E ... T_e_BT.xls

Se antes da execução orçamental de 2012 existia fundamentais que davam alguma esperança na recuperação das nossas finanças publicas e economia, depois da execução orçamental de 2012 e das perspectivas para 2013 não vejo fundamentais que suportem uma ida aos mercados nos próximos anos (e não sou só eu, como podes ver na noticia que deixo abaixo… ).

Os investidores internacionais "ainda não regressaram" a Portugal, afirma Jorg Asmussen, alemão membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE).
Em entrevista ao Jornal de Negócios, Asmussen considera que Portugal já deu "um passo importante" no caminho do regresso aos mercados, com a emissão de obrigações a três anos.
No entanto, "isso não chega", disse ao Negócios, porque a maior parte dessa emissão foi comprada por investidores portugueses. Ou seja, "os investidores internacionais ainda não regressaram ao país".
Por este motivo, Asmussen considera que Portugal ainda não está pronto para ser incluído no programa de aquisição de obrigações do BCE.
http://economico.sapo.pt/noticias/inves ... 57696.html

Para terminar, para que não fique duvidas, eu gostava que estivesses certo e eu errado. :wink:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por oscar c. » 4/12/2012 1:22

mais_um Escreveu:
oscar c. Escreveu:
A troca das OT 2013 foi artificial porquê?

Porque foi anunciada praticamente de véspera (a troca estava já combinada previamente), porque mais de 75% foi tomada por institucionais portugueses, porque o Estado ficou a pagar mais de juro do que o empréstimo da Troika, agora pergunto, o que ganhamos com a operação?

Adiámos a data de maturidade dos títulos. É pouco? Talvez, mas para quem tinha maturidades muito concentradas e com elevados montantes, adiar algumas dá para respirar...
E agora pergunto eu: porque vai o Estado Português ao mercado se as taxas da troika são menores?

oscar c. Escreveu:Alguém acredita que se o Estado Português tivesse querido fazer essa operação em janeiro deste ano, por exemplo, tinha tido alguma hipótese? Com juros sem tendência de descida e risco de bancarrota elevado algum dos bancos nacionais aceitaria a troca? Nem pensar!

Aliás, foram esses mesmos níveis de risco no fim da era sócrates que colocaram nessa altura os banqueiros a dizer a uma só voz que não comprariam mais dívida soberana e que obrigou o governo a pedir ajuda.

mais_um Escreveu:
As piores taxas de juro no mercado secundário foram atingidas em Janeiro/Fevereiro deste ano, já o Sócrates não estava no governo há cerca de 8/9 meses. Agora diz-me qual foi o indicador macro -económico que melhorou desde Março de 2011 (quando o Pec4 foi chumbado e o Sócrates foi obrigado a pedir ajuda) e a actualidade?

Respondo com outra pergunta: qual o indicador macro-económico que faz com que as taxas estejam no seu nível mais baixo desde há 18 meses?
Eu respondo: não há! São os mercados que incorporam uma menor percepção do risco por parte da nossa dívida.
Mas se as taxas estão baixas há que aproveitar. E optou-se pela troca.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por Sr_SNiper » 4/12/2012 1:05

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
Alguém dos nossos actuais lideres partidários? Não.

E voltar aos mercados não resolve o problema das nossas finanças. Nem o facto de voltar signifca que estes estejam resolvidos.

Mas é um importante sinal de confiança externo... acho que não faz sentido fazer de conta que não é importante! Aliás, podemos não ter resolvido os problemas das nossas finanças, mas certamente que se não conseguirmos voltar aos mercados isso será um sinal claro de que estaremos bem mais longe de o conseguir resolver!

Voltar aos mercado de uma forma artificial como fizemos na troca das OT 2013? Isso é sinal de confiança? Tens os indicadores economicos num estado miserável e vai continuar a piorar. Prefiro continuar com a troika e pagar juros entre os 3,5% a 4% do que ir aos mercados e pagar 6% e dizer que é um sinal de confiança.

Se conseguires ir aos mercados não será certamente a essas taxas de juro...

Porque não ? As OT´s de 2016 têm um cupão de 6,4%...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por mais_um » 4/12/2012 0:24

oscar c. Escreveu:
A troca das OT 2013 foi artificial porquê?

Porque foi anunciada praticamente de véspera (a troca estava já combinada previamente), porque mais de 75% foi tomada por institucionais portugueses, porque o Estado ficou a pagar mais de juro do que o empréstimo da Troika, agora pergunto, o que ganhamos com a operação?

oscar c. Escreveu:Alguém acredita que se o Estado Português tivesse querido fazer essa operação em janeiro deste ano, por exemplo, tinha tido alguma hipótese? Com juros sem tendência de descida e risco de bancarrota elevado algum dos bancos nacionais aceitaria a troca? Nem pensar!

Aliás, foram esses mesmos níveis de risco no fim da era sócrates que colocaram nessa altura os banqueiros a dizer a uma só voz que não comprariam mais dívida soberana e que obrigou o governo a pedir ajuda.

As piores taxas de juro no mercado secundário foram atingidas em Janeiro/Fevereiro deste ano, já o Sócrates não estava no governo há cerca de 8/9 meses. Agora diz-me qual foi o indicador macro -económico que melhorou desde Março de 2011 (quando o Pec4 foi chumbado e o Sócrates foi obrigado a pedir ajuda) e a actualidade?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por oscar c. » 3/12/2012 23:41

mais_um Escreveu:
Voltar aos mercado de uma forma artificial como fizemos na troca das OT 2013? Isso é sinal de confiança? Tens os indicadores economicos num estado miserável e vai continuar a piorar. Prefiro continuar com a troika e pagar juros entre os 3,5% a 4% do que ir aos mercados e pagar 6% e dizer que é um sinal de confiança.

A troca das OT 2013 foi artificial porquê? Alguém acredita que se o Estado Português tivesse querido fazer essa operação em janeiro deste ano, por exemplo, tinha tido alguma hipótese? Com juros sem tendência de descida e risco de bancarrota elevado algum dos bancos nacionais aceitaria a troca? Nem pensar!

Karl Popper

por artista_ » 3/12/2012 23:28

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:

E voltar aos mercados não resolve o problema das nossas finanças. Nem o facto de voltar signifca que estes estejam resolvidos.

Mas é um importante sinal de confiança externo... acho que não faz sentido fazer de conta que não é importante! Aliás, podemos não ter resolvido os problemas das nossas finanças, mas certamente que se não conseguirmos voltar aos mercados isso será um sinal claro de que estaremos bem mais longe de o conseguir resolver!

Se conseguires ir aos mercados não será certamente a essas taxas de juro...

Achas que Portugal estará melhor se as taxa de juro do mercado secundário estiverem a 4/5% ou se estiverem a 30/40% como as da Grécia? (acho que até estão a mais, foi apenas exemplo)

Já agora, obviamente que não estou aqui a defender ninguém, muito menos o rumo que este governo está a seguir, apenas estou a dizer que conseguirmos voltar aos mercados será um sinal mais positivo do que não o conseguirmos fazer... se depois conseguimos aproveitar esse facto ou não isso é outra conversa!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 3/12/2012 23:21

sendo que a troika ainda pode conseguir impor alguma disciplina, contenção e vergonha à classe política, coisa que não temos há muito.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 3/12/2012 23:19

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:

por artista_ » 3/12/2012 23:13

mais_um Escreveu:

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pvg80713 » 3/12/2012 18:40

mais_um Escreveu:Alguém dos nossos actuais lideres partidários? Não.

totalmente de acordo !

agora........o que propões?

eu? é ir andando mal como vamos, com estes tipos e a Troika etc......mal, é certo. mas eu não vejo alternativas. e se conseguirmos ir aos mercados antes de tempo......melhor!

Registado: 19/4/2005 11:11

por Celsius-reloaded » 3/12/2012 17:04

Krupper Escreveu:
Celsius Escreveu:Excelente noticia.

Seria interessante comparar a evolução das taxas nos casos Gregos e Espanhol.

Para quê?

Se a yields da Grécia tb estiverem a baixar é sinal que o abaixamento actual das PT nada tem a ver com a melhoria das perspectivas do mercado, isto pq quanto à Grécia as perspectivas mantêm-se actualmente como no passado mais ou menos recente péssimas.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Krupper » 3/12/2012 16:39

Celsius Escreveu:Excelente noticia.

Para quê?

Registado: 30/9/2010 13:54

por Celsius-reloaded » 3/12/2012 16:26

Excelente noticia.

The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por mais_um » 3/12/2012 16:19

pvg80713 Escreveu:
mais_um Escreveu:
Mais que taxas, precisamos de politicas que nos dêem esperança e eu não estou conseguir vê-las.

totalmente de acordo !

agora........vês alguém capaz de te dar isto?

voltamos à realidade.

Estamos dependentes da Troika e se conseguirmos voltar aos mercados, nem que seja um mês antes do final de 2013, óptimo !

E sim sniper , eu só falo a sério.

por mais_um » 3/12/2012 16:13

Ulisses Pereira Escreveu:mais_um, enquanto dependeres financeiramente da troika, as nossas políticas são as da troika.

As politicas não são da troika, os objectivos sim.

E já li o MoU mais do que uma vez à procura de "politicas" atribuidas à Troika e não as consigo encontrar.

E eu não estou contra os objectivos, aliás nas dezenas de comentários que tenho escrito não encontras criticas, nem à Troika nem à Merkel e mesmo em relação actual governo, só após o descalabro da execução orçamental e do anuncio da TSU é que encontras criticas da minha parte.

por pvg80713 » 3/12/2012 15:39

mais_um Escreveu:
Mais que taxas, precisamos de politicas que nos dêem esperança e eu não estou conseguir vê-las.

totalmente de acordo !

agora........vês alguém capaz de te dar isto?

voltamos à realidade.

Estamos dependentes da Troika e se conseguirmos voltar aos mercados, nem que seja um mês antes do final de 2013, óptimo !

E sim sniper , eu só falo a sério.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Ulisses Pereira » 3/12/2012 15:22

mais_um, enquanto dependeres financeiramente da troika, as nossas políticas são as da troika.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por mais_um » 3/12/2012 14:24

Ulisses Pereira Escreveu:Lion, ninguém disse o contrário. O que é claro é que caminham na direcção que o país precisa. E já não estamos muito longe de taxas que nos dêem esperança.

Um abraço,
Ulisses

por mais_um » 3/12/2012 14:21

Alguns dados que as pessoas teimam a ignorar ou esquecer:

A taxa de juro mais alta que pagamos numa emissão de OT foi 6,8% em Dezembro de 2010.

A taxa media das nossas emissões de OT pré-crise (em 2006) andavam entre 3% e 4,5%.

A taxa de juro da Troika (média das 3 entidades) anda entre os 3,5% a 4%.

Com as perpectivas (oficiais) de evolução da nossa economia nos proximos anos não conseguimos pagar os juros da "enorme" divida publica que temos e por isso a divida vai continuar a aumentar.

Considerando o falhanço das estimativas oficiais nos ultimos anos e com o Estado a esmifrar a malta até ao tutano, a realidade vai ser bem pior com a consequência de a divida publica disparar como aconteceu na Grécia. Isto só não acontece se a UE mudar a estrategia e alterar os pressupostos iniciais ou se a nossa economia começar a crescer a bom ritmo de uma forma sustentada daqui a dois anos, agora digam qual será a mais provavel.

por Quimporta » 3/12/2012 13:54

Já agora o gráfico.
O ritmo da descida está muito próximo do ritmo da subida.
A manter-se assim, dentro de 6 meses Portugal estará de novo dentro da zona considerada "aceitável" antes da entrada da troika (< 5%)
Anexos
10 bond pt.png
10 bond pt.png (29.21 KiB) Visualizado 2067 vezes
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por Ulisses Pereira » 3/12/2012 13:47

Lion, ninguém disse o contrário. O que é claro é que caminham na direcção que o país precisa. E já não estamos muito longe de taxas que nos dêem esperança.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Lion_Heart » 3/12/2012 13:33

Continuam a ser taxas impossíveis de pagar.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por oscar c. » 3/12/2012 13:32

Ulisses Pereira Escreveu:Este é um gráfico que me entusiasma. Mas quando Portugal conseguir voltar aos mercados se aliviar logo as medidas de austeridade, rapidamente os mercados se vão embora de novo.

Um abraço,
Ulisses

Sim, esse é o problema: a disciplina orçamental ser mandada às malvas logo após se sentirem alguns efeitos da retoma e/ou da confiança dos mercados.

Karl Popper

por Ulisses Pereira » 3/12/2012 12:58

Este é um gráfico que me entusiasma. Mas quando Portugal conseguir voltar aos mercados se aliviar logo as medidas de austeridade, rapidamente os mercados se vão embora de novo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Google Adsense [Bot], Kooc, latbal, LMMV, nbms2012, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 393 visitantes