Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Obrigações FCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Sr_SNiper » 30/11/2012 11:44

jtavelar Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
fernmato Escreveu:Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.

Só se for a tua.
Eu pago 0,2% do que comprar se comprar 1k pago 2euros, se comprar 10k pago 20EUR. é igual o montante que comprar pois não tenho comissões fixas nem mínimos.

+ 7,5€ de comissões da GB, certo? Por esse motivo abri conta no BPI Online para obrigações da Euronext Lisboa, porque pago apenas 9,5€ de comisões, qualquer que seja o valor nominal.

Para mim é mais 2,5EUR por ordem executada e comissão de manutenção de zero euros
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por jtavelar » 30/11/2012 11:35

Sr_SNiper Escreveu:
fernmato Escreveu:Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.

Só se for a tua.
Eu pago 0,2% do que comprar se comprar 1k pago 2euros, se comprar 10k pago 20EUR. é igual o montante que comprar pois não tenho comissões fixas nem mínimos.

+ 7,5€ de comissões da GB, certo? Por esse motivo abri conta no BPI Online para obrigações da Euronext Lisboa, porque pago apenas 9,5€ de comisões, qualquer que seja o valor nominal.

Registado: 5/4/2010 16:23

por Sr_SNiper » 29/11/2012 23:51

Só se for a tua.

por matos_1 » 29/11/2012 23:48

Com o rateio, esta emissão deixa de ser atractiva. A rendibilidade vai tudo para comissões.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por jtavelar » 29/11/2012 19:05

Storgoff Escreveu:O ponto ii) o que diz é que haverá rateio caso a procura seja superior à oferta e define como este será feito.

O problema ( limitação que tu referes) só se poe se houver mais do que 5.000.000/ 200 subscritores. Algo completamente fantasioso.

Se deres ordem superior a 200 obrigações ficas sujeito ao rateio e ai quem tiver ordens mais altas recebe mais.

Pelos vistos a subscrição já vai em 200%. Quem sabe se não ha por aqui muita ordem fantasma para assanhar as hostes?

De qualquer forma como a coisa vai o mais natural é ser preciso pedir 3 ou 4 vezes mais do que aquilo que se pretende

Volto a referir:

Só é necessário pedir mais do que aquilo que se pretende, caso a nossa ordem seja efetuada no dia em que se atinja os 100% de subscrição. Concordas?

Caso a nossa ordem seja efetuada após o dia em que se atinje os 100% de subscrição, só ficaremos com 200 obrigações ou menos caso existam mais de 25.000 subscritores. Concordas?

O que não se consegue aferir é qual o dia em que será atingido os 100% (podem sempre existir cancelamentos). Esse dia irá definir todo o rateio.

por Storgoff » 29/11/2012 18:46

jtavelar Escreveu:
Se o total de Obrigações solicitadas for superior ao número máximo de Obrigações disponíveis,
proceder-se-á a rateio das mesmas, de acordo com a aplicação sucessiva, enquanto existirem Obrigações por atribuir, dos seguintes critérios:

(i) atribuição de 200 Obrigações a cada ordem de subscrição (ou do número de Obrigações solicitadas, no caso de este ser inferior a 200).
No caso de o número de Obrigações disponíveis ser insuficiente para garantir esta atribuição serão satisfeitas as ordens que primeiro tiverem dado entrada no sistema de centralização de ordens da Euronext (estando, para este efeito, em igualdade de circunstâncias todas as ordens que entrarem num mesmo dia útil). Relativamente às ordens de subscrição que entrarem em sistema no dia útil em que for atingido e ultrapassado o Montante Máximo da Emissão, serão sorteadas as ordens a serem satisfeitas;

(ii) atribuição das restantes Obrigações solicitadas em cada ordem de subscrição de acordo com a respetiva data em que deram entrada no sistema de centralização de ordens da Euronext, sendo dada preferência às que primeiro tenham entrado (estando, para este efeito, em igualdade de circunstâncias todas as ordens que entrarem num mesmo dia útil). Relativamente às ordens de subscrição que entrarem em sistema no dia útil em que for atingido e ultrapassado o Montante Máximo da Emissão, será atribuído um número de Obrigações adicional proporcional à quantidade solicitada na respetiva ordem de subscrição, e não satisfeita pela aplicação do critério anterior, em lotes 25 de 1 obrigação, com arredondamento por efeito

Desculpa estar a teimar, mas lê com atenção o ii) e valida que tenho razão

O ponto ii) o que diz é que haverá rateio caso a procura seja superior à oferta e define como este será feito.

O problema ( limitação que tu referes) só se poe se houver mais do que 5.000.000/ 200 subscritores. Algo completamente fantasioso.

Se deres ordem superior a 200 obrigações ficas sujeito ao rateio e ai quem tiver ordens mais altas recebe mais.

Pelos vistos a subscrição já vai em 200%. Quem sabe se não ha por aqui muita ordem fantasma para assanhar as hostes?

De qualquer forma como a coisa vai o mais natural é ser preciso pedir 3 ou 4 vezes mais do que aquilo que se pretende

Registado: 21/5/2009 18:43

por jtavelar » 29/11/2012 18:23

Se o total de Obrigações solicitadas for superior ao número máximo de Obrigações disponíveis,
proceder-se-á a rateio das mesmas, de acordo com a aplicação sucessiva, enquanto existirem Obrigações por atribuir, dos seguintes critérios:

(i) atribuição de 200 Obrigações a cada ordem de subscrição (ou do número de Obrigações solicitadas, no caso de este ser inferior a 200).
No caso de o número de Obrigações disponíveis ser insuficiente para garantir esta atribuição serão satisfeitas as ordens que primeiro tiverem dado entrada no sistema de centralização de ordens da Euronext (estando, para este efeito, em igualdade de circunstâncias todas as ordens que entrarem num mesmo dia útil). Relativamente às ordens de subscrição que entrarem em sistema no dia útil em que for atingido e ultrapassado o Montante Máximo da Emissão, serão sorteadas as ordens a serem satisfeitas;

(ii) atribuição das restantes Obrigações solicitadas em cada ordem de subscrição de acordo com a respetiva data em que deram entrada no sistema de centralização de ordens da Euronext, sendo dada preferência às que primeiro tenham entrado (estando, para este efeito, em igualdade de circunstâncias todas as ordens que entrarem num mesmo dia útil). Relativamente às ordens de subscrição que entrarem em sistema no dia útil em que for atingido e ultrapassado o Montante Máximo da Emissão, será atribuído um número de Obrigações adicional proporcional à quantidade solicitada na respetiva ordem de subscrição, e não satisfeita pela aplicação do critério anterior, em lotes 25 de 1 obrigação, com arredondamento por efeito

Desculpa estar a teimar, mas lê com atenção o ii) e valida que tenho razão

por Storgoff » 29/11/2012 18:14

jtavelar Escreveu:
Storgoff Escreveu:
jtavelar Escreveu:
Drecksack Escreveu:Ainda dá para efectuar subscrições ?

Em caso afirmativo,o Banco Popular e BEST estão entre os Bancos que se pode efectuar a operação ?

Ainda podes subscrever, mas só terás direito a subscrever 1.000,00€ caso o fcp não aumente o valor total de subscrição

Quem disse isso???

Não há qualquer limite.
Os mil euros é o minimo garantido ( 200 obrigações)

As que te calham tem a ver com o rateio já que normalmente a subscrição ultrapassa em muito a oferta.

Eu subscrevi as que vencem agora e na altura dei ordem de cerca de 2,5 vezes aquilo que pretendia.
Na altura a procura foi à volta de 270%.

Não se esqueçam que IF´s ,que tem acesso privilegiado às ordens acumuladas, podem dar ordens com muita precisão na ultima hora antes do fecho do período de subscrição

Já leste o prospecto?

A minha interpretação é que após o dia de atingimento dos 100% da subscrição, os subscritores terão apenas direito a 200 obrigações (subscrição minima)

O prospecto é copy paste das anteriores subscrições.
E como leste, dei-te o meu exemplo concreto.

por jtavelar » 29/11/2012 18:11

Storgoff Escreveu:
jtavelar Escreveu:

Em caso afirmativo,o Banco Popular e BEST estão entre os Bancos que se pode efectuar a operação ?

Ainda podes subscrever, mas só terás direito a subscrever 1.000,00€ caso o fcp não aumente o valor total de subscrição

Quem disse isso???

Não há qualquer limite.

As que te calham tem a ver com o rateio já que normalmente a subscrição ultrapassa em muito a oferta.

Eu subscrevi as que vencem agora e na altura dei ordem de cerca de 2,5 vezes aquilo que pretendia.

Não se esqueçam que IF´s ,que tem acesso privilegiado às ordens acumuladas, podem dar ordens com muita precisão na ultima hora antes do fecho do período de subscrição

Já leste o prospecto?

A minha interpretação é que após o dia de atingimento dos 100% da subscrição, os subscritores terão apenas direito a 200 obrigações (subscrição minima)

por Storgoff » 29/11/2012 17:53

jtavelar Escreveu:

Quem disse isso???

Não há qualquer limite.

por jtavelar » 29/11/2012 17:19

Hoje fiquei com mais liquidez.

Já tinha realizado uma ordem de subscrição no dia 26.

Se eu quiser aumentar o valor da minha subscrição, perco a prioridade de ter dado a 1ª ordem no dia 26?

por jtavelar » 28/11/2012 23:27

Drecksack Escreveu:Onde posso obter mais detalhes ?
Qual a data final de subscrição, o montante máximo que posso ter direito e os Bancos que aderiram ?

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd25963.pdf

por MatildeSerrano » 28/11/2012 20:37

Onde posso obter mais detalhes ?
Qual a data final de subscrição, o montante máximo que posso ter direito e os Bancos que aderiram ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por jtavelar » 28/11/2012 20:26

por TRSM86 » 28/11/2012 20:26

Lion_Heart Escreveu:Lol, a ganancia é mesmo perigosa.

Sera que depois do bpn e bpp vamos ter um fcp?

LOL - bindo isso de ti só me apetece ganir :lol: :lol: :lol: :lol:

Ó tempo volta pra trás ....
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por MatildeSerrano » 28/11/2012 20:24

Ainda dá para efectuar subscrições ?

Registado: 30/6/2008 20:42

por Nunooo » 28/11/2012 20:16

:)

Lion, ganancia era quere-las todas; eu só queria a parte que subscrevi 8-)

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Sr_SNiper » 28/11/2012 20:15

Sabes melhor que eu que os mercados resumem-se a duas palavras: ganancia vs medo.

por Lion_Heart » 28/11/2012 20:06

Lol, a ganancia é mesmo perigosa.

" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por jtavelar » 28/11/2012 20:02

Nunooo Escreveu:
jtavelar Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
ig25191 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Nunooo Escreveu: Neste momento já tens que colocar o dobro do que queres para o conseguires, pois já vais a rateio.

Estava em crer que é mais ou menos como as outras subscrições de obrigações. Há um mínimo (1000 euros) e depois é first come and first served. Se assim for nesta altura qualquer que seja o montante pedido só dá 1000 euros!!

Não me lembro de ler nada sobre o valor mínimo a atribuir no prospecto.
Alguém pode confirmar?

Está, é só ler até ao fim. Eu já fiz a minha subscrição no dia 26. Vamos ver com quantas fico...
Uma carteira especulativa precisa de ter obrigações de clubes de futebol em falência técnica.

:twisted: :twisted: :lol: :lol:

Se fizeste dia 26 (1ª dia) deves ficar com todas!

.

Só consegue ficar com todas, caso os 100% de subscrição não tenha sido atingido no dia 26

Exacto JAvelar. Penso que no primeiro dia nao atingiu os 100%.

.

Isso era muito bom (também subscrevi no dia 26).

Mas mesmo assim podemos ter que ir a rateio, caso nos dias subsequentes existam muitos subscritores, uma vez que estão assegurados 1.000,00€ por subscritor.

por Nunooo » 28/11/2012 19:58

jtavelar Escreveu:
Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
ig25191 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Nunooo Escreveu: Neste momento já tens que colocar o dobro do que queres para o conseguires, pois já vais a rateio.

Estava em crer que é mais ou menos como as outras subscrições de obrigações. Há um mínimo (1000 euros) e depois é first come and first served. Se assim for nesta altura qualquer que seja o montante pedido só dá 1000 euros!!

Alguém pode confirmar?

Está, é só ler até ao fim. Eu já fiz a minha subscrição no dia 26. Vamos ver com quantas fico...
Uma carteira especulativa precisa de ter obrigações de clubes de futebol em falência técnica.

.

Só consegue ficar com todas, caso os 100% de subscrição não tenha sido atingido no dia 26

Exacto JAvelar. Penso que no primeiro dia nao atingiu os 100%.

.

Registado: 1/4/2009 0:25

por Ulrich » 28/11/2012 19:58

Sr_SNiper Escreveu:Não sei se costumas acompanhar a minha carteira de obrigações no tópico das obrigações. Esta aquisição, em princípio não é para levar até à maturidade

Mesmo assim, continuo a dizer que aquela frase é genial porque resume uma série de conceitos acerca do funcionamento deste tipo de produtos.
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

por jtavelar » 28/11/2012 19:55

Nunooo Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
ig25191 Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:

Alguém pode confirmar?

.

por Sr_SNiper » 28/11/2012 19:55

Ulrich Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:

Esta frase é uma lição gratuita acerca do funcionamento dos mercados
:clap:

:mrgreen:

Não sei se costumas acompanhar a minha carteira de obrigações no tópico das obrigações. Esta aquisição, em princípio não é para levar até à maturidade

por Ulrich » 28/11/2012 19:51

Sr_SNiper Escreveu:

Esta frase é uma lição gratuita acerca do funcionamento dos mercados
:clap:

:mrgreen:
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 947105jpsn, aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, Musus, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, zulu404 e 310 visitantes