Finanças & Fundos de Investimento
VirtuaGod Escreveu:Amiais Escreveu:Nesta minha aventura dos fundos (por enquanto estou na pesquisa) ja' reparei no morningstar que alguns fundos estao altamente relacionados com um determinado indice e estao a ter performances inferiores as do indice - nesses casos ja' pensei que seria melhor comprar um ETF que replique o indice do que aquele fundo.
Sim, principalmente em termos de fundos accionistas é muito complicado encontrar um fundo que crie alpha (aumento de retorno face ao indíce). Desde que nos mantenhamos em ETF's de casa de gestão reconhecidas não vejo grandes problemas.
Recomendo uma saltada a: http://lu.ishares.com/en/rc/ para quem quiser ir dando uma espreitadela a ETFs em Euros (atenção em todos os do site são em euros mas acho que a maioria são, ao escolher um ETF logo em key facts vejam o Base Currency)
O único problema dos ishares (Blackrock) é que são caríssimos! Têm um ER sempre muito alto..sobretudo para ações. Quem me dera que houvesse uma Vanguard/Charles Schwab na Europa. Ou que alguma destas duas fizesse hedged para EUR dos seus ETF.
Amiais Escreveu:Nesta minha aventura dos fundos (por enquanto estou na pesquisa) ja' reparei no morningstar que alguns fundos estao altamente relacionados com um determinado indice e estao a ter performances inferiores as do indice - nesses casos ja' pensei que seria melhor comprar um ETF que replique o indice do que aquele fundo.
Sim, principalmente em termos de fundos accionistas é muito complicado encontrar um fundo que crie alpha (aumento de retorno face ao indíce). Desde que nos mantenhamos em ETF's de casa de gestão reconhecidas não vejo grandes problemas.
Recomendo uma saltada a: http://lu.ishares.com/en/rc/ para quem quiser ir dando uma espreitadela a ETFs em Euros (atenção em todos os do site são em euros mas acho que a maioria são, ao escolher um ETF logo em key facts vejam o Base Currency)

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
VirtuaGod Escreveu:Amiais Escreveu:
Mas os ETFs em Euros nao tem muito menos volume que os mesmos em USD (transacionados nas bolsas americanas).
Terão com certeza. Mas têm mais que o volume necessário para nós. Digo eu... a menos que tenhas um biliãozito escondido debaixo do colchão![]()
![]()
Era bom, mas qd digo Volume, estava a falar numa prespectiva de optimizacao entre o preco da procura/oferta. Tenho receio de ETF 'obscuros' que depois sera' dificil vender, ou cujo o futuro possa estar em risco num (muito) longo-prazo pq tem pouca transacao.
Nesta minha aventura dos fundos (por enquanto estou na pesquisa) ja' reparei no morningstar que alguns fundos estao altamente relacionados com um determinado indice e estao a ter performances inferiores as do indice - nesses casos ja' pensei que seria melhor comprar um ETF que replique o indice do que aquele fundo.
PS: tenho estado a escrever sem acentos ...
Eu também gostaria de ver a temática dos ETF hedged em EUR desenvolvida por aqui. É arriscado ter um ETF em dólares (ex. o PIMCO BOND) sem fazer cobertura, pois uma variação cambial no EUR/USD pode comer a rentabilidade toda, e à medida que a crise seja ultrapassada a tendência vai, provavelmente, ser o euro apreciar face ao dólar.
Amiais Escreveu:
Mas os ETFs em Euros nao tem muito menos volume que os mesmos em USD (transacionados nas bolsas americanas).
Terão com certeza. Mas têm mais que o volume necessário para nós. Digo eu... a menos que tenhas um biliãozito escondido debaixo do colchão

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Pessoalmente não gosto muito de fundos/ETFs de commodities excepto metais. Sofrem muito contango e têm por várias razões performances miseráveis. Não é algo que eu olhe, nem para diversificação.
O db x-trackers II iBoxx Global Inflation-Linked Total Return Idx Hdgd ETF 1C (EUR) está na primeira página, por isso tem o meu selo de aprovado e é uma alternativa ao Pimco Real Return. Deverás comparar os dois.
O S&P 500 hedge é o que é. Faz o seu trabalho
Pessoalmente acho uma excelente forma de ter S&P sem risco câmbial!!
O db x-trackers II iBoxx Global Inflation-Linked Total Return Idx Hdgd ETF 1C (EUR) está na primeira página, por isso tem o meu selo de aprovado e é uma alternativa ao Pimco Real Return. Deverás comparar os dois.
O S&P 500 hedge é o que é. Faz o seu trabalho

Figueiraa1 Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Quanto aos etf's, porque não colocas em dolares
Os ETFs em dólares já está bastante desenvolvido, agora queria era expandir os ETFs em euros!!
Claro, o tópico do LTCM desenvolve essa area.
Que achas destes?
db x-trackers DB Commodity Booster DJ-UBSCI EUR ETF 2C
[WKN: DBX0CZ / ISIN: LU0429790743]
db x-trackers II iBoxx Global Inflat.-linked Tot.Ret. Hedged
[WKN: DBX0AL / ISIN: LU0290357929]
iShares S&P 500 Monthly EUR Hedged (IE) (EUR)
VirtuaGod Escreveu:Figueiraa1 Escreveu:Quanto aos etf's, porque não colocas em dolares
Os ETFs em dólares já está bastante desenvolvido, agora queria era expandir os ETFs em euros!!
Claro, o tópico do LTCM desenvolve essa area.
Que achas destes?
db x-trackers DB Commodity Booster DJ-UBSCI EUR ETF 2C
[WKN: DBX0CZ / ISIN: LU0429790743]
db x-trackers II iBoxx Global Inflat.-linked Tot.Ret. Hedged
[WKN: DBX0AL / ISIN: LU0290357929]
iShares S&P 500 Monthly EUR Hedged (IE) (EUR)
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Figueiraa1 Escreveu:Quanto aos etf's, porque não colocas em dolares
Thx... buga pró Carmignac pessoal!!
Começamos a ter muito por onde diversificar. Vou fazer excel e depois devo fazer um post o "O Estado da Nação"
Vou ter que alterar algumas atribuições porque alguns fundos que estão em menções honrosas são demasiado bons comparados a outros. Devo fazer algo tipo um "TOP diversificação" onde com certeza o Carmignac e o Invesco estarão (não têm correlação com mais nenhum fundo e isso é 5 estrelas!!)
Começar a "limpar" excesso de fundos na primeira página tb, melhorar ali os ETF's em euros que por enquanto é mais decoração que outra coisa e andar um pouco com o "Cantinho da educação". Vamos a ver se até ao final do ano faço isto lol

Começamos a ter muito por onde diversificar. Vou fazer excel e depois devo fazer um post o "O Estado da Nação"

VirtuaGod Escreveu:Drecksack Escreveu:Ok. Parece-me bem.
Dá para entrar só com 10.000 € ou terão que ser montantes superiores ?
Pois, a questão é que antigamente só através de um seguro especial do BEST é que dava, um unit link. Mas pelo que disseram acima já dá sem ser pelo seguro. 10 mil dá na boaTelefona para lá para ver se podes subscrever sem o seguro e avisa aqui o pessoal!!
FYI:
Pode aceder ao Fundo sem ser através do seguro Escolha Livre.
De qualquer forma não tem acesso ao Fundo através do nosso site, pelo que a forma de poder acompanhar o mesmo será através do site da Carmignac.
Para o subscrever terá de assinar pedido de subscrição e a ordem terá de ser dada por mim.
O montante mínimo de subscrição é de 500€ e não tem qualquer comissão de subscrição ou resgate.
Disponível para qualquer esclarecimento adicional.
Com os melhores cumprimentos / best regards,
- Registado: 30/6/2008 20:42
Mas o peso da posição na carteira do fundo nem chega a 5%

Artigo do "negócios" sobre a Franklin Templeton que "(...) detém cerca de oito mil milhões de euros da dívida pública irlandesa, controlando 10% do total da dívida do país (...)".
Gestora norte-americana é dona de 10% da dívida da Irlanda
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=592099
Gestora norte-americana é dona de 10% da dívida da Irlanda
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=592099
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Tem lá outro curso ECON 252: Financial Markets (2011) leccionado pelo Shiller, acho que vou começar por aí!!
Já uma vez andei a espreitar estes cursos mas passou-me completamente! Acho que agora vou aproveitar até porque com o natal vou ter um tempinho livre
Quando andava a espreitar já vi Lecture 6 - Guest Speaker: David Swensen mas foi na versão de 2008. Curioso para ver esta versão de 2011. Acho que esta aula vai mesmo ser obrigatória aqui no tópico.

Já uma vez andei a espreitar estes cursos mas passou-me completamente! Acho que agora vou aproveitar até porque com o natal vou ter um tempinho livre

Quando andava a espreitar já vi Lecture 6 - Guest Speaker: David Swensen mas foi na versão de 2008. Curioso para ver esta versão de 2011. Acho que esta aula vai mesmo ser obrigatória aqui no tópico.
VirtuaGod Escreveu:joaopedroinvestidor Escreveu:Para quem estiver interessado em receber o melhor do conhecimento acerca dos mercados financeiros, pode frequentar as aulas abertas da Universidade de Yale no curso "ECON 251: Financial Theory" http://oyc.yale.edu/economics/econ-251#sessions
Brilhante.... já vou pôr na primeiro página. 1º post no "Cantinho da Educação"
Excelente material, já vi a 1a aula e gostei do modo cativante como o prof. dá as aulas. E tem subtitles em inglês para quem não captar tudo oralmente

joaopedroinvestidor Escreveu:Para quem estiver interessado em receber o melhor do conhecimento acerca dos mercados financeiros, pode frequentar as aulas abertas da Universidade de Yale no curso "ECON 251: Financial Theory" http://oyc.yale.edu/economics/econ-251#sessions
Brilhante.... já vou pôr na primeiro página. 1º post no "Cantinho da Educação"
ex-Bender Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Ainda estou a ver como o QR do ex-bender funciona mas por enquanto estou mais que contente...
P.S. Obviamente já testei a dica e saquei TODO o histórico do PIMCO DI
Queres ajuda ?
Quase de certeza que vou precisar mas eu depois chateio-te no tópico do QR!

Para quem estiver interessado em receber o melhor do conhecimento acerca dos mercados financeiros, pode frequentar as aulas abertas da Universidade de Yale no curso "ECON 251: Financial Theory" http://oyc.yale.edu/economics/econ-251#sessions
Sessions
Lecture 1 Why Finance?
Lecture 2 Utilities, Endowments, and Equilibrium
Lecture 3 Computing Equilibrium
Lecture 4 Efficiency, Assets, and Time
Lecture 5 Present Value Prices and the Real Rate of Interest
Lecture 6 Irving Fisher's Impatience Theory of Interest
Lecture 7 Shakespeare's Merchant of Venice and Collateral, Present Value and the Vocabulary of Finance
Lecture 8 How a Long-Lived Institution Figures an Annual Budget; Yield
Lecture 9 Yield Curve Arbitrage
Lecture 10 Dynamic Present Value
Lecture 11 Social Security
Lecture 12 Overlapping Generations Models of the Economy
Lecture 13 Demography and Asset Pricing: Will the Stock Market Decline when the Baby Boomers Retire?
Lecture 14 Quantifying Uncertainty and Risk
Lecture 15 Uncertainty and the Rational Expectations Hypothesis: Applications to Predicting Stock Prices, Default Probabilities, and Hyperbolic Discounting
Lecture 16 Backward Induction and Optimal Stopping Times
Lecture 17 Callable Bonds and the Mortgage Prepayment Option
Lecture 18 Modeling Mortgage Prepayments and Valuing Mortgages
Lecture 19 History of the Mortgage Market: A Personal Narrative
Lecture 20 Dynamic Hedging
Lecture 21 Dynamic Hedging and Average Life
Lecture 22 Risk Aversion and the Capital Asset Pricing Theorem
Lecture 23 The Mutual Fund Theorem and Covariance Pricing Theorems
Lecture 24 Risk, Return, and Social Security
Lecture 25 The Leverage Cycle and the Subprime Mortgage Crisis
Lecture 26 The Leverage Cycle and Crashes
Este curso não é fácil mas vem dar uma resposta às dúvidas dos pequenos investidores no sentido de obter o melhor retorno com a ajuda do conhecimento dos Professores que ganharam os prémios nobeis.
Pedro
Sessions
Lecture 1 Why Finance?
Lecture 2 Utilities, Endowments, and Equilibrium
Lecture 3 Computing Equilibrium
Lecture 4 Efficiency, Assets, and Time
Lecture 5 Present Value Prices and the Real Rate of Interest
Lecture 6 Irving Fisher's Impatience Theory of Interest
Lecture 7 Shakespeare's Merchant of Venice and Collateral, Present Value and the Vocabulary of Finance
Lecture 8 How a Long-Lived Institution Figures an Annual Budget; Yield
Lecture 9 Yield Curve Arbitrage
Lecture 10 Dynamic Present Value
Lecture 11 Social Security
Lecture 12 Overlapping Generations Models of the Economy
Lecture 13 Demography and Asset Pricing: Will the Stock Market Decline when the Baby Boomers Retire?
Lecture 14 Quantifying Uncertainty and Risk
Lecture 15 Uncertainty and the Rational Expectations Hypothesis: Applications to Predicting Stock Prices, Default Probabilities, and Hyperbolic Discounting
Lecture 16 Backward Induction and Optimal Stopping Times
Lecture 17 Callable Bonds and the Mortgage Prepayment Option
Lecture 18 Modeling Mortgage Prepayments and Valuing Mortgages
Lecture 19 History of the Mortgage Market: A Personal Narrative
Lecture 20 Dynamic Hedging
Lecture 21 Dynamic Hedging and Average Life
Lecture 22 Risk Aversion and the Capital Asset Pricing Theorem
Lecture 23 The Mutual Fund Theorem and Covariance Pricing Theorems
Lecture 24 Risk, Return, and Social Security
Lecture 25 The Leverage Cycle and the Subprime Mortgage Crisis
Lecture 26 The Leverage Cycle and Crashes
Este curso não é fácil mas vem dar uma resposta às dúvidas dos pequenos investidores no sentido de obter o melhor retorno com a ajuda do conhecimento dos Professores que ganharam os prémios nobeis.
Pedro
Rick Lusitano Escreveu:VirtuaGod Escreveu:joaopedroinvestidor o grande, passo a citar:
"Os links são dados pelo Banco Best. Ao seleccionar um qualquer fundo carrego no simbolo "histórico das cotações" no canto superior direito, surge outra janela e no simbolo "XExcel" faço um copy shorcut do link. Numa janela de email aberto faço um "paste" e o link aparece visivel.
No link https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... F0GBR052ZL¤cyId=USD&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=24&outputType=CSV pode-se alterar o tempo histórico alterarando o"24" para outro número. "
Isto para mim foi a descoberta do ano no que diz respeito a fundos, o invesco tb foi boa descoberta mas esta está brilhante. Fazes ideia de como o excel vai ficar lindo com toda a informação disponível dos diversos fundos? A simplicidade que vai ser fazer backtest? Vai ser LINDO... vai-me dar trabalho para burro mas vai mesmo perfeito!!
Ainda estou a ver como o QR do ex-bender funciona mas por enquanto estou mais que contente...
Já experimentei alterar para 24; 48; 72; até 240 meses de cotações diárias (20 anos de "UBS (Lux) Bond Fund - AUD P-acc") num ficheiro Excel (CSV) retirado do Best.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

VirtuaGod Escreveu:joaopedroinvestidor o grande, passo a citar:
"Os links são dados pelo Banco Best. Ao seleccionar um qualquer fundo carrego no simbolo "histórico das cotações" no canto superior direito, surge outra janela e no simbolo "XExcel" faço um copy shorcut do link. Numa janela de email aberto faço um "paste" e o link aparece visivel.
No link https://lt.morningstar.com/api/rest.svc ... F0GBR052ZL¤cyId=USD&idtype=Morningstar&frequency=daily&timePeriod=24&outputType=CSV pode-se alterar o tempo histórico alterarando o"24" para outro número. "
Isto para mim foi a descoberta do ano no que diz respeito a fundos, o invesco tb foi boa descoberta mas esta está brilhante. Fazes ideia de como o excel vai ficar lindo com toda a informação disponível dos diversos fundos? A simplicidade que vai ser fazer backtest? Vai ser LINDO... vai-me dar trabalho para burro mas vai mesmo perfeito!!
Ainda estou a ver como o QR do ex-bender funciona mas por enquanto estou mais que contente...
Já experimentei alterar para 24; 48; 72; até 240 meses de cotações diárias (20 anos de "UBS (Lux) Bond Fund - AUD P-acc") num ficheiro Excel (CSV) retirado do Best.

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

O dica acima tem tudo Rick... TUDO
Vai ficar altamente, poderemos testar 2008 com vários fundos e com cotações diárias :-)

VirtuaGod Escreveu:Rick Lusitano Escreveu: É chato ser 1 dia de cada vez!
É chato?? Tás com eufemismos. Sacar 2000 mil dias um de cada vez era um bocado de malucos LOL Podes depois incluir isso tu no excel e partilhar com a gente![]()
![]()
2000 mil dias x n de fundos = XXXXXXXXXX

Queres todas as cotações diárias desde a criação dos fundos, estás a fazer "Os 12 trabalhos de Hércules"?

Pensei que quiseres valores por ano ou trimestre...
Porque não usar "apenas" a última cotação diária de cada ano/semestre ou trimestre. Ou se quiseres te "castigar" mais um pouco, usar a última cotação diária de cada mês desde do inicio de cada fundo. Mesmo assim, são algumas centenas.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Dragon56, fosgass2020, goncaladas, Google [Bot], latbal, lito, m-m, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, PIKAS, Tosta mista, trilhos2006 e 228 visitantes