Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Anos de aprendizagem

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Tridion » 26/11/2012 23:04

Gostei muito artigo, porque estou nesta fase de aprendizagem. De queimar horas a olhar para gráficos, ler e reler comentários do caldeirão, de ler e reler os livros. De analisar os meu trades, onde acertei onde errai. De analisar o meu sistema de trading, porque deixei de fazer isto e comecei a fazer aquilo. Digamos que estou na fase dos porquês! :lol:

Vivo no dilema entre querer ser um trader de sucesso mas poder descobrir que não tenho o que é necessário para o ser! :cry:

Registado: 13/5/2010 17:53

por BearManBull » 26/11/2012 22:11

Boas dicas actualmente estou a registar em excel todos os movimentos com screenshots e motivos de entrada e saída.

Alguns pareceres de pontos de entrada.

:arrow: Sempre que há quebras de linhas de têndencia ou reacção ás mesmas, quanto maior for o período de sustentação da mesma melhor mas normalmente funciona em qualquer timeframe.

:arrow: Fecho de gaps sempre que ocorrem no sentido inverso da tendencia dominante

:arrow: Crossing de MM de referencia, estando também estas no sentido da tendencia primária

:arrow: Reacção a suportes ou resistencias de relevantes, novamente quanto maior o timeframe melhor

:arrow: Noticias especulativas mas é preciso cuidado que normalmente provocam um movimento artificial no momentum do título

:arrow: Candles de inversão de tendencia claro que estas só são confirmadas uma ou duas sessões depois

:arrow: Indicadores apenas como complemento e sempre respeitando a tendencia primária, ex: RSI em overbought num título bull normalmente é bom sinal de entrada mas é preciso confirmação

Registado: 15/2/2011 11:59

por nook » 26/11/2012 19:08

Para aprender não há nada como começar a ler:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206
"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por Ulisses Pereira » 26/11/2012 19:00

Em termos de atletas de alta competição, esse é o número.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por arnie » 26/11/2012 17:50

Em qualquer actividade, são preciso milhares de horas para se formarem bons profissionais

Segundo Malcolm Gladwell no seu ultimo livro "Outliers", são necessárias 10.000 horas.

http://www.gladwell.com/outliers/outliers_excerpt1.html
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Re: Anos de aprendizagem

por Billy Ray Valentine » 26/11/2012 17:41

Gostei do artigo, toca num dos meus pontos fracos que é por vezes subestimar a importância de ter um "livro de bordo", revê-lo diariamente e efectuar uma aprendizagem evolutiva.

Muito se fala da "10.000 hours rule" em qualquer profissão/actividade, no entanto algumas pessoas fazem o mesmo trabalho durante anos e conseguem ser mediocres enquanto outros conseguem alcançar o sucesso num menor espaço de tempo.

Na minha opinião o sucesso tem mais a ver com o tipo de personalidade, atitude e capacidade mental para chegar um nível superior dentro de cada actividade, sendo que o factor psicológico e de aptidão desempenham um papel fulcral.

No âmbito do trading tudo isto ainda se torna mais evidente porque a gestão de emoções, disciplina, capacidade analitica, e de decisão necessária para ser consistente ao longo dos anos é tremendamente exigente e díficil.

Considero que 10.000-15.000 horas poderão ser adequados desde que esse tempo esteja a ser usado na direcção correcta, por vezes a incapacidade do trader em perceber isso e auto-avaliar o seu percurso, rectificar, ou até rejeitar uma base de aprendizagem incorrecta que lhe consumiu tempo é uma tarefa que reveste de grande complexidade mas que deveria ser simples.

Anos de mercado per si não traduzem sucesso mas a capacidade de se adaptar e reinventar ao longo desses anos. E isso não é para todos.
Imagem

"..Ter dinheiro parado é como deixar o sexo para a velhice.." - Warren Buffett

Registado: 6/10/2008 18:57

por ToshB » 26/11/2012 15:10

O processo de desconstrução mental da anatomia de um "trade" é decisivo para nos percebermos a nós próprios como investidores e para chegarmos à conclusão do que estamos a fazer bem e mal. Isto exige muitas horas de trabalho. Trabalho de laboratório, trabalho aborrecido, trabalho de sapa, bem longe daquele "glamour" e espectacularidade que atraem tantos investidores para os mercados. Mas é sobretudo de fato de macaco que se faz o crescimento dos "traders".

Bem verdade... Antes de fazerem trades a sério deviam fazer backtest, tanto para testar o sistema como para aprender de situações reais. E depois fazer um teste estatístico para saber se aqueles resultados são estatisticamente significativos com 99% de certeza.
First rule of central banking: When the ship starts to sink, central bankers must bail like hell.

Registado: 1/8/2009 18:09

Anos de aprendizagem

por Zecatreca_1001 » 26/11/2012 14:50

Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo "Anos de aprendizagem":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=592183

Ulisses

Um texto muitíssimo bom.

Quando falas que devemos apontar o porquê de algumas das nossas entradas, quero apenas dizer, que muitas vezes volto atrás nos tópicos para ler o que realmente me levou a fazer uma determinada entrada no mercado. Basicamente é como se o fórum fosse um "diário" onde escrevemos e podemos consultar a qualquer hora.
O grande problema é que estamos sujeitos a criticas MUITO boas mas também muitas criticas, vá lá... aborrecidas.
Confesso que estas últimas já me saturam e acredito que possam influenciar indirectamente o meu trading. :(

Por acaso, já dei por mim a ler o que escrevia aqui no CB á uns anos (poucos!), e agora digo: que asneirada.
Quer dizer, ainda faço asneiras mas talvez sejam mais controladas. Mesmo com uma grande parte da minha vida dedicada aos mercados, ás vezes parece que não percebo nada "disto".

Abraço

Registado: 29/11/2007 10:54

por bogos » 26/11/2012 14:39

djovarius Escreveu:
Boas,

Parabéns Ulisses, há muito que não se via um artigo tão útil e interessante.

Leva-nos a refletir, como tu próprio já o deves ter feito várias vezes, se a experiência acumulada é suficiente para andar por aqui.

Temos de nos atualizar permanentemente, porque se há coisas nos mercados que nunca mudam, outras há que sempre nos podem surpreender.

Que dizer, por exemplo, de um método de "trading" que apresentou resultados satisfatórios durante uns tempos, e que após um certo tempo deixou de os apresentar?Há que estudar e compreender o que de errado se passa e encontrar novas soluções.

É importante debater este assunto no Caldeirão, neste tópico, sem insultos, bocas, vaidades pessoais, etc...

Abraço

dj

Ponto muito importante, aliás demasiado importante para não se falar nele com verdadeira consiência.
Como gosto de fazer sistemas de trading do indice SPX deparo-me com resultados positivos, mas muitas vezes e e pelo caminho com enorme dor.

Uma média, é uma média. Um estocástico um estocástico, um RSI um RSI, mas ao longo dos anos tem resultados por vezes dispares.

A importância da volatilidade e a generalização dos mercados ao comum "povo" é algo ainda pouco explorado, mas que altera em muito as antigas bitolas de movimento dos sistemas.

Noto que nos mercados electrónicos as máquinas imperam, e dentro do seu reinado ainda se matam para tentar alcançar o "trading god".

Cumprimentos

Registado: 29/12/2005 16:34

Muito bom.

por rg7803 » 26/11/2012 14:36

Gostei muito, Ulisses. Devias por esse artigo no portal de entrada do CdB.
“Buy high, sell higher...”.

Registado: 1/5/2008 23:09

por djovarius » 26/11/2012 14:23

Boas,

Parabéns Ulisses, há muito que não se via um artigo tão útil e interessante.

Leva-nos a refletir, como tu próprio já o deves ter feito várias vezes, se a experiência acumulada é suficiente para andar por aqui.

Temos de nos atualizar permanentemente, porque se há coisas nos mercados que nunca mudam, outras há que sempre nos podem surpreender.

Que dizer, por exemplo, de um método de "trading" que apresentou resultados satisfatórios durante uns tempos, e que após um certo tempo deixou de os apresentar?
Há que estudar e compreender o que de errado se passa e encontrar novas soluções.

É importante debater este assunto no Caldeirão, neste tópico, sem insultos, bocas, vaidades pessoais, etc...

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por MKlop » 26/11/2012 14:09

Viva,

gostei deste pequeno artigo. Muito provavelmente quase todos os investidores já cometeram os erros descritos, profissionais inclusivé.

Tenho a impressão que os traders com sucesso - os que conseguem ganhos sucessivos e constantes - são aqueles que aprenderam com os seus erros e persistiram em encontrar o seu próprio caminho.
É claro que aqueles que têm um bom mentor têm maiores probabilidades de conseguirem singrar, mas também penaram numa ou noutra altura.

O que descreveste quanto às horas passadas a analisar gráficos e negócios fez-me lembrar de um amigo meu que é amador mas vive da bolsa.

É das pessoas que mais admiro - mas não ambiciono ser como ele.

Ele vive para a família e a Bolsa, e nos últimos 10 anos deverá ter passado apenas parcos dias sem analisar gráficos, sistemas dele e de outros, ideias de outros traders, o que negociou e o que não negociou, etc.....10 anos! Até de férias, festas de aniversário (etc) ele gasta tempo a analisar os mercados.

Ele tem sucesso - mesmo com perdas pelo caminho - e ganha muito bem, mas vive "atormentado" pela Bolsa...como um viciado :shock:

É o preço a pagar, julgo.

Eu vou apanhando umas dicas dele e gasto umas horas (demasiadas segundo a minha "maria"). Faço tudo o que referes no artigo, mas com muita conta, peso e medida. Mas também não sou profissional disto.

Registado: 25/2/2010 9:49

por camaleo » 26/11/2012 13:29

Adorei o artigo :clap:

Realço um facto com o qual me identifico...

O pouco que sei devo essencialmente a uma ferramenta que é o diário de trades...

Sem ele grande parte da aprendizagem teria sido por e simplesmente perdida...

Apesar de parecer algo dispensável...

é o melhor livro que se poderá comprar...

Obrigado Ulisses por mais um excelente artigo :clap:

Registado: 25/3/2010 21:12

Re: Anos de aprendizagem

por EuroVerde » 26/11/2012 13:25

Ulisses Pereira Escreveu: Não basta apenas dizer que se quer ganhar dinheiro nos mercados. Não basta apenas dizer que se quer aprender. Não basta apenas dizer que se vai trabalhar para isso. Há que deixar as palavras, arregaçar as mangas e estudar, aprender e analisar. E daqui a uns anos, quem sabe, estará em condições de ser um investidor de sucesso. Ou maldizer o autor desta crónica.

Mas a questão que muitos poderão levantar é: Mas como?
Como estudar, aprender e analisar? Existem muitas formas.

Registado: 29/11/2007 11:19

Anos de aprendizagem

por Ulisses Pereira » 26/11/2012 13:09

Foi hoje publicado o meu novo artigo "Anos de aprendizagem":

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=592183
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 303 visitantes