Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comissões levadas pelas casas de câmbio

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ruicarlov » 26/11/2012 15:07

Obrigado.
Isso esclareceu-me algumas dúvidas.
Ia para comprar reais cá, mas assim sendo penso duas vezes.
Por outro lado, preciso de reais mal chegue pelo menos para o taxi. Os câmbios nos aeoroportos costumam ser manhosos, logo se calhar vale mais a pena cambiar alguma coisa cá.
E por lá, suponho que haja casas e "casas". Pergunto-me se não será uma ideia ver a cotação do real na net e comparar com o preço de compra nas casas para ter uma idea de quanto se perde com o spread?

O levantamento com débito custa-me 2,8€ + 2,7%
É questão de ver se os spreads superam isso ou não

[EDIT] Reparei agora que no preçário da CGD há uma comissão fixa de 2,3€ por compra de nota estrangeira em máquinas automáticas de câmbio? Alguém já viu/utilizou alguma? Parece-me uma boa alternativa, se por exemplo quisermos trocar 250€.

Em contrapartida, fui ao site da unicâmbio e vi que o preço EURBRL que utilizam é 2,5025.
Pelo yahoo vi que o EURBRL abriu hoje a 2,7007.
Isto quer dizer que há uma comissão implícita de 7,34%?
Fogo....
Suponho que não haja grandes diferenças com outras casas de câmbio. Assim sendo, percebo porquê não se deve comprar nas casas de cá.

Registado: 18/7/2011 11:04

por djovarius » 26/11/2012 14:17

Boa tarde e boa semana a todos,

Esse era um dos grandes problemas que vivi nos meus tempos de país irmão.
Agora ainda é pior porque a cotação do EUR/BRL já não é favoravel. Eu fui daqueles que lá estive nos tempos de 4:1 - um euro comprava quase 4 reais; nessa altura eu trabalhava com EUR antes ainda de ter visto uma só nota ou moeda :oops:

O melhor é ter alguns euros ou dólares em "cash" para trocar no cambista, mas lá, nunca por cá.
Mas o essencial das transações deve ser com cartão de DÉBITO nas ATM, devendo-se usar o menos possível devido aos custos administrativos.
Compras em lojas podem ser feitas sem custos (depende do Banco e do cartão) com cartão de débito se o sistema o aceitar.
Também se pode e deve usar o cartão de crédito neste último caso, também sem custos, MAS... há um perigo:
É que estão a ferver no Brasil as clonagens de cartões, roubo do número, etc... e não se pense que por ser uma loja credível, está tudo bem.
Muitas vezes a loja é credível, mas um empregado não o é. Basta termos azar e em poucas horas lá temos transações inesperadas na nossa conta.
Deve-se avisar o nosso Banco emissor dos cartões (cá) da viagem, assegurar que temos seguro contra uso indevido e avisar para onde vamos, pois isso pode trazer maior segurança em caso de emergência.

É cartãozinho sempre, sempre à nossa vista, repito, preferencialmente em lugares credíveis. E estar atento à conta, via Internet.

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Lion_Heart » 26/11/2012 13:20

Supostamente não te levam comissões (só nos bancos). Nas casas de cambio a comissão esta incluída no spread entre a compra e a venda.

Quanto ao real não sei,para dollars vale a pena as casas de cambio. Para levantar la pode compensar se levantar tudo de uma vez ou duas no max. (pagas sempre varias comissões po cada levantamento)
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

Comissões levadas pelas casas de câmbio

por ruicarlov » 26/11/2012 12:40

Vou para a semana para o Brasil 8-) e surgiu-me esta dúvida, relativamente à melhor maneira de arranjar reais.

Alguém sabe em média quanto % perdemos em média quando trocamos dinheiro numa casa de câmbios. É claro que tudo depende do spread de cada casa. Mas alguém tem alguma ideia do mínimo de que se deve esperar.
É que sinceramente não sei se é mais vantajoso isso ou levantar reais com cartão de débito a partir de uma ATM no Brasil.

Registado: 18/7/2011 11:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], josehenry400, niceboy, PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 498 visitantes