A causa das coisas
x-corretor do UBS condenado a sete anos de prisão
21/11/2012
O ex-corretor do UBS, Kweki Adoboli, condenado ontem, em Londres, por dois crimes de fraude deverá cumprir sete anos de prisão. Adoboli foi absolvido das queixas por falsificação de documentos.
Perry Stokes, inspector-chefe que conduziu a investigação afirmou que Kweki Adoboli era "um jovem que queria tudo e não estava disposto a esperar" e que agia "completamente fora do controlo, expondo o UBS a enorme riscos financeiros diariamente". O inspector classificou este caso como a maior fraude cometida no Reino Unido.
O juiz considerou que o ex-corretor parecia "profundamente inconsciente" das suas falhas e que deveria ter a noção de que estava a ser desonesto. Nas palavras dirigidas ao arguido, Brian Keith declarou que o mesmo foi “arrogante o suficiente para pensar que as regras do banco para corretores não se aplicavam” a ele.
Kweki Adoboli disse estar "devastado", mas esclareceu que o que o deixa "mais triste é que as perdas não foram resultado de desonestidade ou comportamento fraudulento", mas sim produto da política do banco que pedia aos corretores para “fazer demasiado com muito poucos recursos num mercado que era muito volátil".
A instituição bancária lesada já comunicou estar satisfeita com o facto do processo penal ter chegado a uma conclusão e agradeceu às autoridades e à polícia britânica o profissionalismo com que conduziram o caso.
21/11/2012
O ex-corretor do UBS, Kweki Adoboli, condenado ontem, em Londres, por dois crimes de fraude deverá cumprir sete anos de prisão. Adoboli foi absolvido das queixas por falsificação de documentos.
Perry Stokes, inspector-chefe que conduziu a investigação afirmou que Kweki Adoboli era "um jovem que queria tudo e não estava disposto a esperar" e que agia "completamente fora do controlo, expondo o UBS a enorme riscos financeiros diariamente". O inspector classificou este caso como a maior fraude cometida no Reino Unido.
O juiz considerou que o ex-corretor parecia "profundamente inconsciente" das suas falhas e que deveria ter a noção de que estava a ser desonesto. Nas palavras dirigidas ao arguido, Brian Keith declarou que o mesmo foi “arrogante o suficiente para pensar que as regras do banco para corretores não se aplicavam” a ele.
Kweki Adoboli disse estar "devastado", mas esclareceu que o que o deixa "mais triste é que as perdas não foram resultado de desonestidade ou comportamento fraudulento", mas sim produto da política do banco que pedia aos corretores para “fazer demasiado com muito poucos recursos num mercado que era muito volátil".
A instituição bancária lesada já comunicou estar satisfeita com o facto do processo penal ter chegado a uma conclusão e agradeceu às autoridades e à polícia britânica o profissionalismo com que conduziram o caso.
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Aveloz Escreveu:A bolsa nacional fechou com um ganho superior a 2%, numa tarde em que as bolsas europeias e americanas ganharam um novo alento. A expectativa de que a ajuda à Grécia seja resolvida amanhã levou o índice grego a subir mais de 5%.
E como confirmação, eu hoje entrei na Sonae SGPS após ter estado alguns meses fora da bolsa, e a minha decisão não está minimamente relacionada com a Grécia!

Como eu, muitos devem ter feito o mesmo..
Nem a propósito; vejam o que diz o jornal de Negocios sobre a subida de hoje:
A bolsa nacional fechou com um ganho superior a 2%, numa tarde em que as bolsas europeias e americanas ganharam um novo alento. A expectativa de que a ajuda à Grécia seja resolvida amanhã levou o índice grego a subir mais de 5%.
A bolsa nacional fechou com um ganho superior a 2%, numa tarde em que as bolsas europeias e americanas ganharam um novo alento. A expectativa de que a ajuda à Grécia seja resolvida amanhã levou o índice grego a subir mais de 5%.
Editado pela última vez por aveloz em 19/11/2012 20:00, num total de 1 vez.
- Registado: 27/9/2010 17:20
Excelente artigo Ulisses.
Penso que a consequência mais grave deste tipo de notícia será alguns investidores mais incautos tirarem daí ilações erradas e acharem que conseguem prever as tendências!
É cada vez mais frequente assistirmos a noticias dessas onde estabelecem praticamente um nexo causal entre a flutuação de uma acção/índice e os acontecimentos macroeconómicos do dia. Seja o preço do crude, instabilidade política numa parte remota do globo, etc etc.
Penso que a consequência mais grave deste tipo de notícia será alguns investidores mais incautos tirarem daí ilações erradas e acharem que conseguem prever as tendências!
É cada vez mais frequente assistirmos a noticias dessas onde estabelecem praticamente um nexo causal entre a flutuação de uma acção/índice e os acontecimentos macroeconómicos do dia. Seja o preço do crude, instabilidade política numa parte remota do globo, etc etc.
- Registado: 21/9/2012 18:42
O PORQUE DAS COISAS - ARTIGO DE ULISSES PEREIRA
EU BEM SEI QUE O ULISSES TEM RAZÃO QUANTO À INTERPRETAÇÃO DADA PELOS ANALISTAS, CORRETORES, JORNALISTAS E DEMAIS EXPLICADORES DE "BANCADA" SOBRE O COMPORTAMENTO DIÁRIO DA BOLSA. TEM RAZÃO TAMBÉM SOBRE A QUESTÃO MAIS IMPORTANTE DE QUEM SE INTERESSA PELA BOLSA E A INVERSÃO DOS RESULTADOS: OS ANALISTAS PFROCURAM JUSTIFICAÇÕES, " MUITAS DELAS ESFARRAPADAS" PARA O COMPORTAMENTO DA BOLSA, E OS INVESTIDORES PROCURAM OBTER MAIS VALIAS. É VERDADE QUE A TAREFA DE UNS E OUTROS NÃO É FÁCIL E QUE O RISCO É INCOMENSURAVELMENTE DIFERENTE DE UNS EM RELAÇÃO AOS OUTROS: UNS GANHAM PARA ESCREVDER OU DIZDER ALGUMA COISA; OUTROS GANHAM OU PERDEM CONFORME A SUA POSIÇÃO CURTA OU LONGA E SE A BOLSA DESCE OU SOBE.
MAS MEU CARO ULISSES PEREIRA, CORRENDO O RISCO DE ME DIZEREM QUE ESTE É O DISCURSO QUE EU FAÇO COM O SEU DISCURSO, QUERIA DIZER-LHE QUE ESSE CONJUNTO DE COMENTADORES, JORNALISTAS, CORRETORES, ETC., QUE ENCONTRAM CORRELAÇÕES FÁCEIS, BEM PODERIAM IR MAIS LONGE, SEM SEREM ANALISTAS TÉCNICOS OU FUNDAMENTAIS, MAS AS DUAS COISAS. PODIAM ESTAR ATENTOS À MANIPULAM, FÁCIL DE DETETAR, QUANDO SÃO LANÇADAS ORDENS DE BOLSA DE MUITOS MILHARES DE ACÇÕES, SEJA DE COMPRA OU DE VENDA, PARA NO MOMENTO DEGUINTE SEREM RETIRADAS E VOLTAREM AO MERCADO, NUM CORROPIO SEGUIDO. NÃO HÁ NINGUEM QUE VEJA ISTO, NEM A CMVM OU PRINCIPALMENTE A CMVM.
O QUE SE EXIGE É UMA ANÁLISE CONSTRUTIVA E NÃO O CONTRARIO, JÁ QUE NÃO TEMOS AUTOREGULAÇÃO NEM "POLÍCIA DE MERCADO, QUE SE VEJA ...
MAS MEU CARO ULISSES PEREIRA, CORRENDO O RISCO DE ME DIZEREM QUE ESTE É O DISCURSO QUE EU FAÇO COM O SEU DISCURSO, QUERIA DIZER-LHE QUE ESSE CONJUNTO DE COMENTADORES, JORNALISTAS, CORRETORES, ETC., QUE ENCONTRAM CORRELAÇÕES FÁCEIS, BEM PODERIAM IR MAIS LONGE, SEM SEREM ANALISTAS TÉCNICOS OU FUNDAMENTAIS, MAS AS DUAS COISAS. PODIAM ESTAR ATENTOS À MANIPULAM, FÁCIL DE DETETAR, QUANDO SÃO LANÇADAS ORDENS DE BOLSA DE MUITOS MILHARES DE ACÇÕES, SEJA DE COMPRA OU DE VENDA, PARA NO MOMENTO DEGUINTE SEREM RETIRADAS E VOLTAREM AO MERCADO, NUM CORROPIO SEGUIDO. NÃO HÁ NINGUEM QUE VEJA ISTO, NEM A CMVM OU PRINCIPALMENTE A CMVM.
O QUE SE EXIGE É UMA ANÁLISE CONSTRUTIVA E NÃO O CONTRARIO, JÁ QUE NÃO TEMOS AUTOREGULAÇÃO NEM "POLÍCIA DE MERCADO, QUE SE VEJA ...
- Registado: 22/7/2010 13:03
Já há mais de 2000 anos os filósofos clássicos tinham identificado uma falácia lógica -- post hoc, ergo propter hoc.
Quer dizer -- depois de, portanto por causa de.
E é esse o "raciocínio" típico da maior parte dos jornalistas e comentadores sobre os mercados... há que dizer qualquer coisa e essa cai sempre bem. Se é verdade ou não, isso já não interessa.
Quer dizer -- depois de, portanto por causa de.
E é esse o "raciocínio" típico da maior parte dos jornalistas e comentadores sobre os mercados... há que dizer qualquer coisa e essa cai sempre bem. Se é verdade ou não, isso já não interessa.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
É por essas e por outras que cada vez mais aprecio olhar para uma boa tabela de preços e esquecer tudo o resto. Depois é tentar com uns cálculos
arranjar a melhor formula para tentar ganhar dinheiro de determinado indice. E isto tudo independentemente da vontade de alguns desejo ou expectativas de outros.
Eu não procuro uma justificação num preço, quero é saber através do seu comportamento o que ele me pode dar de positivo.
Por vezes isolar o preço da informação ajuda e muito. É que muito ruido à sua volta....mata.
Cumprimentos
arranjar a melhor formula para tentar ganhar dinheiro de determinado indice. E isto tudo independentemente da vontade de alguns desejo ou expectativas de outros.
Eu não procuro uma justificação num preço, quero é saber através do seu comportamento o que ele me pode dar de positivo.
Por vezes isolar o preço da informação ajuda e muito. É que muito ruido à sua volta....mata.
Cumprimentos
Sim. Muitas vezes os mídia referem-se ao petróleo como justificação para dado movimento nas bolsas em ambos os sentidos.
Mas a verdade é que por vezes o petroleo sobe porque está atrasado largamente à recuperação economica (e aí acompanhará o movimento das bolsas), e outras vezes sobe para o limiar de impossibilitar que exista uma recuperação economica franca (caso de 2008).
E quando desce, desce sempre porque a recessão ou uma crise pontual se materializa e faz com que exista a tal venda em massa de piores prespectivas economicas.
A OPEP tem também muita influência a médio prazo para dirigir o preço.
Mas a verdade é que por vezes o petroleo sobe porque está atrasado largamente à recuperação economica (e aí acompanhará o movimento das bolsas), e outras vezes sobe para o limiar de impossibilitar que exista uma recuperação economica franca (caso de 2008).
E quando desce, desce sempre porque a recessão ou uma crise pontual se materializa e faz com que exista a tal venda em massa de piores prespectivas economicas.
A OPEP tem também muita influência a médio prazo para dirigir o preço.
A causa das coisas
Ulisses Pereira Escreveu:Foi hoje publicado o meu novo artigo "A causa das coisas": http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=591011
Um abraço,
Ulisses
Gostei do artigo Ulisses.
Estava a ler e passou-me logo pela cabeça um episodio que aconteceu comigo. Recentemente deparei-me a tentar encontrar explicações para o facto do vix não subir, com os mercados constantemente a descerem.
Tive de convencer a minha mente de que:
"Aconteceu porque ...tinha de acontecer."

Abraço
Re: A causa das coisas
Ulisses Pereira Escreveu:Com a devida vénia ao Miguel Esteves Cardoso, escolhi o título de um dos seus livros - que marcou uma geração - para escrever este artigo que visa desconstruir tudo aquilo que diariamente é dito sobre os movimentos dos mercados.
Lembrei-me logo de "O Amor é F...." para aqueles que se apaixonam pelos papeis!

“When it is obvious that the goals cannot be reached, don't adjust the goals, adjust the action steps.”
― Confucius
― Confucius
A causa das coisas
Foi hoje publicado o meu novo artigo "A causa das coisas": http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=591011
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, castrojjf, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Minsk, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 247 visitantes