Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade
Catroga, o dos pelames...
MiamiBlueHeart Escreveu:~Catroga: "Eu pedia a Merkel um programa como teve a RDA"
Eduardo Catroga não percebe porque é que Passos Coelho "ainda não fez uma renegociação global do memorando com a troika".
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/catroga-eu-pedi ... z2Cc0ggSyy
Olha, mais um português que não compreende o Governo!!!!
Quanto mais tempo vai precisar o Governo para acordar para a realidade???
E eu nao percebo nem o Coelho nem o Catroga.

- Registado: 22/4/2003 23:12
~Catroga: "Eu pedia a Merkel um programa como teve a RDA"
Eduardo Catroga não percebe porque é que Passos Coelho "ainda não fez uma renegociação global do memorando com a troika".
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/catroga-eu-pedi ... z2Cc0ggSyy
Olha, mais um português que não compreende o Governo!!!!
Quanto mais tempo vai precisar o Governo para acordar para a realidade???
- Registado: 17/10/2010 19:32
Pata-Hari Escreveu:Tem estado a passar na sicnoticias uma entrevista a um dos acompanhantes da merkel na visita a portugal, representante dos industriais alemães. É curioso ver como as coisas são vistas na perspectiva da motivação à criação de empresas e como a criação de emprego é vista como a consequência natural disso mesmo. Seria engraçado se alguém encontrasse o link, não é uma entrevista muito longa mas é engraçada pelo modo diferente como o crescimento é abordado.
ele foi entrevistado no programa, Sociedade das Nações, da sic noticas
Tem estado a passar na sicnoticias uma entrevista a um dos acompanhantes da merkel na visita a portugal, representante dos industriais alemães. É curioso ver como as coisas são vistas na perspectiva da motivação à criação de empresas e como a criação de emprego é vista como a consequência natural disso mesmo. Seria engraçado se alguém encontrasse o link, não é uma entrevista muito longa mas é engraçada pelo modo diferente como o crescimento é abordado.
Garfield Escreveu:ionline.pt Escreveu:A maioria parlamentar PSD/CDS-PP quer aumentar a tributação em sede de IRS do subsídio de refeição que exceda o limite legal, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2013 apresentada na sexta-feira no Parlamento.
A lei ainda em vigor estabelece que é considerado rendimento de trabalho dependente - ou seja sujeito a IRS - "o subsídio de refeição na parte em que exceder em 20% o limite legal estabelecido ou em 60 % sempre que o respetivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição".
Este limite, que já representava uma redução em 2012 face ao que acontecia em 2011, irá agora ser mais reduzido.
A proposta da maioria parlamentar, que deverá ter aprovação garantida, retira a tributação que exceda os 20% do limite legal e passa a sujeitar a IRS todo o valor do subsídio de refeição que seja pago e seja superior ao limite legal, 4,27 euros/dia.
"O subsídio de refeição na parte em que exceder o limite legal estabelecido ou em que o exceda em 60% sempre que o respectivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição", diz a proposta de alteração introduzida esta noite e assinada pelos líderes parlamentares do PSD e CDS-PP.
Porque não tributar também os trocos que se dão aos arrumadores de carros? Assim talvez seja possível incluir mais algum luxo nos produtos constantes do caderno de encargos para refeições da Assembleia da República... já agora, os deputados não pagam as refeições na Assembleia?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
ionline.pt Escreveu:A maioria parlamentar PSD/CDS-PP quer aumentar a tributação em sede de IRS do subsídio de refeição que exceda o limite legal, segundo uma proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2013 apresentada na sexta-feira no Parlamento.
A lei ainda em vigor estabelece que é considerado rendimento de trabalho dependente - ou seja sujeito a IRS - "o subsídio de refeição na parte em que exceder em 20% o limite legal estabelecido ou em 60 % sempre que o respetivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição".
Este limite, que já representava uma redução em 2012 face ao que acontecia em 2011, irá agora ser mais reduzido.
A proposta da maioria parlamentar, que deverá ter aprovação garantida, retira a tributação que exceda os 20% do limite legal e passa a sujeitar a IRS todo o valor do subsídio de refeição que seja pago e seja superior ao limite legal, 4,27 euros/dia.
"O subsídio de refeição na parte em que exceder o limite legal estabelecido ou em que o exceda em 60% sempre que o respectivo subsídio seja atribuído através de vales de refeição", diz a proposta de alteração introduzida esta noite e assinada pelos líderes parlamentares do PSD e CDS-PP.
Farmacêuticas vão poder exportar para o Peru
As empresas farmacêuticas portuguesas vão poder passar a exportar para o Peru na sequência de uma decisão do governo de Lima, revela o ministério português dos Negócios Estrangeiros. O presidente do Peru, Ollanta Humala, chega a Portugal dia 19 de Novembro para uma visita de dois dias a convite do presidente português.
Portugal passou a estar incluído na lista de países que o Peru considera que praticam “alta vigilância sanitária” no fabrico de produtos farmacêuticos com a publicação de uma resolução do seu Ministério da Saúde publicada dia 9 de Novembro, revela o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.
De acordo com o comunicado emitido pelo gabinete de Paulo Portas, a decisão do Peru “vai permitir que um conjunto de empresas nacionais possa exportar, sem entraves, produtos farmacêuticos para aquele país, abrindo assim novas oportunidades de crescimento e de emprego num sector essencial da economia portuguesa.”.
Só os países que são incluídos nessa lista de “alta vigilância sanitária” podem exportar livremente para o Peru produtos farmacêuticos. Ainda de acordo com informações do MNE português “Portugal não estava incluído”, contrariamente ao que acontecia com “outros países da União Europeia, como Alemanha, França, Dinamarca ou Bélgica, e de outras zonas do mundo como EUA, Austrália, Japão e Canadá”.
As empresas dos países que não estão incluídos nessa lista são obrigadas a respeitar “um processo moroso e complexo, envolvendo um conjunto de registos prévios à comercialização dos seus medicamentos no mercado.”
“A inclusão de Portugal foi conseguida após longos meses de esforços diplomáticos e políticos, cujo resultado é revelador do bom relacionamento bilateral entre os dois países, e precedeu a visita oficial a Portugal do Presidente peruano, que começa a esta segunda-feira”, pode ainda ler-se no comunicado divulgado pelo ministério liderado por Paulo Portas.
O Peru deverá registar este ano um crescimento do PIB de 6% e de 5,8% em 2013, de acordo com as previsões do FMI divulgadas em Outubro, assumindo-se como o país mais dinâmico da América do Sul. A economia cresceu 8,8% em 2010 e 6,9% em 2011.
O presidente do Peru, Ollanta Humala, chega a Portugal segunda-feira, 19 de Novembro, depois de ter visitado França, onde esteve entre 14 e 16 de Novembro, de onde seguiu para Espanha para participar na 22ª Cimeira Ibero-Americana em Cadiz. Em Portugal ficará dois dias, iniciando a sua deslocação com um encontro e almoço com o Presidente da República.
in Jornal de Negocios
As empresas farmacêuticas portuguesas vão poder passar a exportar para o Peru na sequência de uma decisão do governo de Lima, revela o ministério português dos Negócios Estrangeiros. O presidente do Peru, Ollanta Humala, chega a Portugal dia 19 de Novembro para uma visita de dois dias a convite do presidente português.
Portugal passou a estar incluído na lista de países que o Peru considera que praticam “alta vigilância sanitária” no fabrico de produtos farmacêuticos com a publicação de uma resolução do seu Ministério da Saúde publicada dia 9 de Novembro, revela o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) português.
De acordo com o comunicado emitido pelo gabinete de Paulo Portas, a decisão do Peru “vai permitir que um conjunto de empresas nacionais possa exportar, sem entraves, produtos farmacêuticos para aquele país, abrindo assim novas oportunidades de crescimento e de emprego num sector essencial da economia portuguesa.”.
Só os países que são incluídos nessa lista de “alta vigilância sanitária” podem exportar livremente para o Peru produtos farmacêuticos. Ainda de acordo com informações do MNE português “Portugal não estava incluído”, contrariamente ao que acontecia com “outros países da União Europeia, como Alemanha, França, Dinamarca ou Bélgica, e de outras zonas do mundo como EUA, Austrália, Japão e Canadá”.
As empresas dos países que não estão incluídos nessa lista são obrigadas a respeitar “um processo moroso e complexo, envolvendo um conjunto de registos prévios à comercialização dos seus medicamentos no mercado.”
“A inclusão de Portugal foi conseguida após longos meses de esforços diplomáticos e políticos, cujo resultado é revelador do bom relacionamento bilateral entre os dois países, e precedeu a visita oficial a Portugal do Presidente peruano, que começa a esta segunda-feira”, pode ainda ler-se no comunicado divulgado pelo ministério liderado por Paulo Portas.
O Peru deverá registar este ano um crescimento do PIB de 6% e de 5,8% em 2013, de acordo com as previsões do FMI divulgadas em Outubro, assumindo-se como o país mais dinâmico da América do Sul. A economia cresceu 8,8% em 2010 e 6,9% em 2011.
O presidente do Peru, Ollanta Humala, chega a Portugal segunda-feira, 19 de Novembro, depois de ter visitado França, onde esteve entre 14 e 16 de Novembro, de onde seguiu para Espanha para participar na 22ª Cimeira Ibero-Americana em Cadiz. Em Portugal ficará dois dias, iniciando a sua deslocação com um encontro e almoço com o Presidente da República.
in Jornal de Negocios
JMHP Escreveu:Refiro-me concretamente aqueles que passam a vida a protestar sem fazerem nada para mudar as suas vidas que a realidade impõe, como se fosse possível, acreditar por milagre a austeridade desaparecesse.
Vês assim tanta gente a protestar que está a gastar mais do que pode ou tem?! Eu sinceramente não vejo! Aliás, de acordo com o primeiro ministro, até há muita gente que atualmente podia consumir e, inexplicavelmente, não consome!

JMHP Escreveu:Quando refiro o Estado, estou a referir os políticos, instituições, empresas, todos agentes e naturalmente dos cidadãos que dependem dele.
Em primeiro lugar parece-me que a expressão "depender do estado" é um bocado pejorativa para quem trabalha para o estado, a não ser que não te estejas a referir a estes?! Mas se não te estás a referir a estes estás a referir-te a quem?
Do estado depende muita gente, desde logo os pensionistas, os desempregados que estão a receber algum tipo de subsídio, mas também os que usam serviços públicos, de saúde, educação etc!
Ou seja, acho que estás a misturar uma série de coisas que dificilmente podem ser misturadas...
Se te estás a referir aos trabalhadores, eles não são diferentes dos outros, são iguais, só que têm sido mais penalizados que uma boa parte dos privados! Atenção que eu não disse que não concordava com isso, infelizmente acho que é inevitável, mas esperar que as pessoas aceitem bem a perca brutal de regalias sem protestar é uma utopia... aliás, por alguma razão neste verão aumentou significativamente o tom e a dimensão dos protestos. Até aí uma boa parte da população não tinha sido quase atingida pelas medidas de austeridade! Agora foram todos, mesmo que alguns continuem a ser mais que outros, todos foram atingidos fortemente... são todos iguais, têm todos razão, o que não quer dizer que as suas razões possam ser atendíveis, nem que eu concorde com todos os argumentos que apresentam!
EDIT: Como já escrevi aqui algumas vezes, para mim, dependem do estado aqueles que têm um rendimento do estado e não fazem nada para o merecer, usaram apenas a cartão de um partido qualquer ou uma cunha para o conseguir... quanto aos outros, não dependem do estado, trabalham para o estado!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
JMHP Escreveu:O que tu e muitos estão interessados é no dinheiro dos contribuintes dos outros países europeus sobretudo do norte da Europa.
Escreves e criticas muito, mas como tu existem muitos que nunca explicam de onde e como vem o dinheiro, para como no passado (e no presente) os palhaços e incompetentes dos nossos políticos declarem por decreto crescimento e desenvolvimento.
Assim como por artes mágicas o emprego e prosperidade aparece para todos, a pobreza desaparece e põem-se pedra na austeridade.
JMHP,
Num ponto estamos de acordo, tu não concordas com a minha visão do problema e eu não concordo com a tua.
Eu particularmente, fico admirado como é limitada e redutora a tua visão do problema. Mas pronto, estamos em desacordo, pacifico.
Eu SEI que Portugal precisa de austeridade, eu SEI que muitos erros foram cometidos, eu SEI que temos que alterar a nossa realidade.
A questão, é como lá chegamos e eu sou da opinião que a actual estratégia seguida, da austeridade e nada mais, só nos enterra mais e digo isso desde alturas do OE2012. Por isso, é evidente que tem que haver espaço para algo mais que austeridade. Tem que haver catalisadores para haver investimento privado e comunitário para a economia não entrar na espiral recessiva.
Mas depois temos os problemas estruturarias da UE, que pelos vistos, ninguém quer saber e não são da responsabilidade de ninguém.
Pelos vistos, ninguém se preocupa da evolução da UE nos últimos anos em que:
- Crescimento? Cada vez é menor em toda UE. A Alemanha vai crescer em 2013 0,9%, por outras palavras, o motor da Europa vai crescer 0,9!!!! (sempre a descer nos últimos 3 anos);
- Desemprego? A aumentar paulatinamente em toda a Europa, com especial enfoque nas camadas jovens. Vamos a algum lado com taxas de desemprego jovens, em países já com problemas de natalidade á muitos anos, na cada dos 30%??!!
- Industria? Cada vez com maiores problemas. A industria alemã, por exemplo, anda bem preocupada com o preço da energia. O megawatt hora de gás natural é de 16 euros nos EUA, e na Alemanha é de 48 euros, e a tendência é para aumentar significativamente até 2020.. Logo, a indústria está cada vez em pior situação.. porque a situação é idêntico em toda a EU.
E ninguém se questiona porque é que a situação está a evoluir nestes termos?? O que se pode fazer para alterar este curso de acontecimentos.. E estes elementos estão a arrastar todos os países.
Por isso, o problema é muito mais grave que apresentas. E num espaço comum , enquanto as pessoas não perceberem que o mal dos outros é o seu mal e que isso mexe ou irá mexer na sua vida , nada feito. Mas pronto, é o tipico, cada um olha para o seu umbigo.
É preciso dinheiro, mas sobretudo uma ESTRATÉGIA que conjunta, que passe da simplicidade da austeridade, para permitir que a Europa mantenha o nível que tem.
Editado pela última vez por MiamiBlue em 17/11/2012 19:20, num total de 1 vez.
JMHP Escreveu:
O estado e ainda uma parte significativa dos portugueses é que estão a revelar dificuldades e resistência de adaptação à nossa realidade e quanto o mais tarde ou lento o fizerem pior.
Boas!
Podes especificar quais são as dificuldades e resistência de adaptação à nossa realidade que parte significativa dos portugueses estão a revelar?
Obrigado.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Dom_Quixote Escreveu:mapaman Escreveu:Dia 27 de Novembro isto vai para o charco,com ou sem ajudinha da Merkel e dos amigos alemães.
Para além da votação do OE há mais alguma coisa de relevante nessa data?
É a votação do orçamento sim e o dia que marca o inicio da pobreza para muitos.Demasiados.
JMHP,
Se reparares de vez em quando até meto umas coisas giras,diz lá que nao.
Quanto ao caracter premonitório das minhas observações convivo bem com elas,digamos que sou um jovem do Restelo.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
artista Escreveu:JMHP Escreveu:O estado e ainda uma parte significativa dos portugueses é que estão a revelar dificuldades e resistência de adaptação à nossa realidade e quanto o mais tarde ou lento o fizerem pior.
Referes-te concretamente a quê?! Se te estás a referir aos políticos até concordo... mas parece-me que estás a falar de algo mais, que não percebo bem o que é?!
Refiro-me concretamente aqueles que passam a vida a protestar sem fazerem nada para mudar as suas vidas que a realidade impõe, como se fosse possível, acreditar por milagre a austeridade desaparecesse.
Quando refiro o Estado, estou a referir os políticos, instituições, empresas, todos agentes e naturalmente dos cidadãos que dependem dele.
mapaman Escreveu:JMHP Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Assentada a poeira e o ruído em excesso que foi criado com a visita da Sr.ª Merkel, é altura de perguntar qual foi a mais-valia que a visita trouxe para ambas as partes, mas especialmente para Portugal.
Estando Portugal num momento crítico da sua História e sendo a potência Alemanha que dita a atual lei europeia, para que serviu a visita?
Infelizmente, na minha opinião, do que veio a público, foi uma série de banalidades e inutilidades.
Dois líderes que representam bem a falta de capacidade que está a levar a Europa para ser um rodapé na vida política mundial e económica.
Já nem falo da falta de estratégia para lidar com os graves problemas estruturais que a Europa está a sofrer e que toda a classe dirigente política com responsabilidades faz questão de esquecer mas que lhes vai cair em cima, mais cedo do que esperam - basta analisar os dados das previsões de crescimento que foram sendo previstos no último ano e para ver como o desemprego progrediu nos meses. As previsões estão a degradar-se constantemente e a Alemanha não existe num mundo á parte.
Contudo, Portugal podia e devia na visita preparar caminho para o seu futuro próximo. Mas o que saiu dali, que é preciso CONFIANÇA!!!! Uma confiança que o nosso PM e o Governo tem maltratado constantemente desde que assumiu o poder com falhas constantes nas previsões económicas, com alteração da política definida inicialmente e com alterações profundas a cada trimestre. CONFIANÇA parece que é algo que pode existir por se falar nela..
Na visita, nem se aproveitou para alavancar algum consenso politico, não se falou de alternativas, nem na necessidade de preparar planos B, investimento insignificante, etc..
No resumo, ficamos a saber que para PPC o programa está a ser um SUCESSO.
O Sucesso é tal que o OE2012 já vai na 2/3 revisão, não se acerta um objectivo orçamental e para 2013, já sabemos que o OE vai falhar se for aplicado conforme foi aprovado na generalidade.
Portugal caiu neste estado pela incompetência de muitos mas de especial de José Sócrates e do PS, mas face à situação, mas PPC e PSD/CDS podem vir a ser ainda bem pior.. E este é o drama de Portugal..
O que tu e muitos estão interessados é no dinheiro dos contribuintes dos outros países europeus sobretudo do norte da Europa.
Escreves e criticas muito, mas como tu existem muitos que nunca explicam de onde e como vem o dinheiro, para como no passado (e no presente) os palhaços e incompetentes dos nossos políticos declarem por decreto crescimento e desenvolvimento.
Assim como por artes mágicas o emprego e prosperidade aparece para todos, a pobreza desaparece e põem-se pedra na austeridade.
Como gosta muito da personagem,relembro que esta pérola têm apenas 3 meses e onde já vai.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
A questão é que o disco da politica Portuguesa têm 2 lados iguais de forma que a musica é a mesma,só a côr é que é diferente.Existe muita gente competente no PSD da mesma forma que dentro do PS tambem se arranja quem possa contribuir para o futuro coletivo.
Ficam imagens exclusivas do ultimo Conselho de Ministros onde se pode perceber que o treino recebido na cantinela do regime está perfeitamente afinada.
Dia 27 de Novembro isto vai para o charco,com ou sem ajudinha da Merkel e dos amigos alemães.
Tu ainda não deste conta que a tua participação neste fórum e os teus argumentos são como a "musica dos políticos".
Já fizeste conta ao numero de vezes que já anunciaste aqui o fim de alguma coisa..... Andas sempre a contar o tempo e apontar datas. Um dia até acertas!

eu só estava a referir que tem existido vontade politica a nível europeu para que os países do sul recuperem um pouco a balança comercial.
também acho que os políticos só se aperceberam que a maioria das empresas são PMEs lideradas por pequenos empresários à muito pouco tempo. Antes o empresário/empreendedor era um bicho feio explorador, agora já tem linha de credito e tudo, e tem convite para eventos nas embaixadas etc.
também acho que os políticos só se aperceberam que a maioria das empresas são PMEs lideradas por pequenos empresários à muito pouco tempo. Antes o empresário/empreendedor era um bicho feio explorador, agora já tem linha de credito e tudo, e tem convite para eventos nas embaixadas etc.
JMHP Escreveu:O estado e ainda uma parte significativa dos portugueses é que estão a revelar dificuldades e resistência de adaptação à nossa realidade e quanto o mais tarde ou lento o fizerem pior.
Referes-te concretamente a quê?! Se te estás a referir aos políticos até concordo... mas parece-me que estás a falar de algo mais, que não percebo bem o que é?!
JMHP Escreveu:MiamiBlueHeart Escreveu:Assentada a poeira e o ruído em excesso que foi criado com a visita da Sr.ª Merkel, é altura de perguntar qual foi a mais-valia que a visita trouxe para ambas as partes, mas especialmente para Portugal.
Estando Portugal num momento crítico da sua História e sendo a potência Alemanha que dita a atual lei europeia, para que serviu a visita?
Infelizmente, na minha opinião, do que veio a público, foi uma série de banalidades e inutilidades.
Dois líderes que representam bem a falta de capacidade que está a levar a Europa para ser um rodapé na vida política mundial e económica.
Já nem falo da falta de estratégia para lidar com os graves problemas estruturais que a Europa está a sofrer e que toda a classe dirigente política com responsabilidades faz questão de esquecer mas que lhes vai cair em cima, mais cedo do que esperam - basta analisar os dados das previsões de crescimento que foram sendo previstos no último ano e para ver como o desemprego progrediu nos meses. As previsões estão a degradar-se constantemente e a Alemanha não existe num mundo á parte.
Contudo, Portugal podia e devia na visita preparar caminho para o seu futuro próximo. Mas o que saiu dali, que é preciso CONFIANÇA!!!! Uma confiança que o nosso PM e o Governo tem maltratado constantemente desde que assumiu o poder com falhas constantes nas previsões económicas, com alteração da política definida inicialmente e com alterações profundas a cada trimestre. CONFIANÇA parece que é algo que pode existir por se falar nela..
Na visita, nem se aproveitou para alavancar algum consenso politico, não se falou de alternativas, nem na necessidade de preparar planos B, investimento insignificante, etc..
O Sucesso é tal que o OE2012 já vai na 2/3 revisão, não se acerta um objectivo orçamental e para 2013, já sabemos que o OE vai falhar se for aplicado conforme foi aprovado na generalidade.
Portugal caiu neste estado pela incompetência de muitos mas de especial de José Sócrates e do PS, mas face à situação, mas PPC e PSD/CDS podem vir a ser ainda bem pior.. E este é o drama de Portugal..
O que tu e muitos estão interessados é no dinheiro dos contribuintes dos outros países europeus sobretudo do norte da Europa.
Como gosta muito da personagem,relembro que esta pérola têm apenas 3 meses e onde já vai.
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=49
A questão é que o disco da politica Portuguesa têm 2 lados iguais de forma que a musica é a mesma,só a côr é que é diferente.Existe muita gente competente no PSD da mesma forma que dentro do PS tambem se arranja quem possa contribuir para o futuro coletivo.
Ficam imagens exclusivas do ultimo Conselho de Ministros onde se pode perceber que o treino recebido na cantinela do regime está perfeitamente afinada.
Dia 27 de Novembro isto vai para o charco,com ou sem ajudinha da Merkel e dos amigos alemães.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
richardj Escreveu:desde que a troika caiu cá, e também na grecia, que a Alemanha é o pais para onde portugal e grecia mais cresceram em exportações(ou um dos mais). Achas perfeitamente normal isso? Não houve mãozinha politica?
Enquanto balança comercial europeia tem vindo a cair à muitos anos, a balança alemã só começou a cair mais nos últimos dois anos. Não estão a ajudar?
Só porque não se vé ou não se sente, não quer dizer que não estejamos a ser ajudados.
Independentemente da "ajuda" politica e estratégica entre os países nas relações comerciais, o maior responsável pelo aumento explosivo das exportações portuguesas foi o estoiro do mercado interno e a crise instalada no país. Isso teve um efeito imediato nas empresas que as impulsionou na procura de oportunidades e novos clientes externos.
Hoje em dia as grandes feiras internacionais por todo o mundo estão cheias de empresários e empresas portuguesas que procuram vender e dar a conhecer os seus produtos e capacidade de serviços.
É o sector privado que está todo a mobilizar-se rapidamente para o mercado externo e a conquistar novos mercados assim como a internacionalizar-se.
Existem muitas micro e PME's portuguesas a exportar os seus produtos e ajustar-se à realidade do país que a austeridade impõe naturalmente.
O estado e ainda uma parte significativa dos portugueses é que estão a revelar dificuldades e resistência de adaptação à nossa realidade e quanto o mais tarde ou lento o fizerem pior.
Um exemplo:
Bruxelas atribui prémio de internacionalização aos Douro Boys
O projecto que une cinco produtores da região duriense ganhou o Prémio Europeu de Promoção Empresarial da Comissão Europeia, batendo cinco outros projectos. No total, 400 projectos entraram na corrida em várias categorias
O projecto Douro Boys, que reúne cinco produtores da região - Quinta do Vallado, Niepoort, Quinta do Crasto, Quinta do Vale Dona Maria, Quinta do Vale Meão – na promoção conjunta das suas marcas no exterior, mantendo cada grupo a sua independência e autonomia empresarial, ganhou esta quinta-feira o Prémio Europeu de Promoção Empresarial da Comissão Europeia, na categoria “Apoio à internacionalização das empresas”.
Em comunicado, Bruxelas justifica o galardão:“com o propósito de trocarem informações e de se apoiarem mutuamente na prossecução da melhoria constante da qualidade dos vinhos que produzem, cinco pequenos produtores de vinho da região do Douro cooperaram para desenvolver uma marca e levar os vinhos do Douro a todo o mundo”. Um esforço, conclui a organização do prémio, que “deu origem a um aumento de 134 % nas exportações de vinho dos produtores” em causa.
Com a vitória, a iniciativa Douro Boys deixou para trás outros cinco concorrentes na mesma categoria de apoio à internacionalização: a Explort da Bélgica, “The hungarian dental tourism project” da Hungria, “Competitiveness Hub’” da Lituânia, a Câmara de Comércio de Malta, e a Regionfemme, da Câmara de Comércio e Indústria da Eslováquia.
O melhor de cada país
O Prémio Europeu de Promoção Empresarial foi criado em 2006 e visa reconhecer “formas inovadoras e bem sucedidas de promoção do empreendedorismo em toda a UE, bem como no território dos membros associados do Programa-Quadro para a Competitividade e a Inovação (PCI)”, explicam os serviços de Bruxelas.
Na edição de 2012, o Prémio desdobrava-se em cinco categorias: “promoção do espírito empreendedor” (em que Portugal apresentou candidatura com o prémio nacional de Indústrias Criativas), “investimento em competências”, “melhoria do ambiente de negócio”, “apoio à internacionalização das empresas”, e “finalmente empreendedorismo responsável e inclusivo”.
Bruxelas adianta que este ano, apesar do “ambiente económico desafiante” houve mais adesão à competição do que em 2011: “mais de 400 projectos competiram” em 2012. E sublinha: “os 57 vencedores nacionais representam as melhores iniciativas” de cada país para “promover empresas, inspirar empreendedores e promover políticas de empreendedorismo nos seus países” de origem.
A Comissão contabiliza em 2.000 projectos candidatos aos prémios “que, em conjunto, contribuíram para apoiar a criação de mais de 10 000 novas empresas” desde a origem do galardão, em 2006.
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=590843
desde que a troika caiu cá, e também na grecia, que a Alemanha é o pais para onde portugal e grecia mais cresceram em exportações(ou um dos mais). Achas perfeitamente normal isso? Não houve mãozinha politica?
Enquanto balança comercial europeia tem vindo a cair à muitos anos, a balança alemã só começou a cair mais nos últimos dois anos. Não estão a ajudar?
Só porque não se vé ou não se sente, não quer dizer que não estejamos a ser ajudados.
richardj Escreveu:hum, olha, já viste a relação importação/exportação de portugal para a a alemanha antes e depois da troika cá ter aterrado? achas que as empresas simplesmente passaram a exportar mais porque? achas que o ministério dos Negocios Estrangeiros não tem nada haver com o assunto? Embaixadas? Vontade politica?
A relação importações/exportações???
Se estamos a analisar as importações, com o país mais pobre a queda de importações foi brutal - e por um lado ainda bem, porque Audis, BMW, e submarinos não é efectivamente o que precisamos.
Mas o problema do lado Alemão, é que a queda que se verificou a nível global - porque pensas que a Alemanha a previsão de crescimento para 2013 é a,9%!!! - Se a situação piora mais um pouco, vamos ver como os Alemães vão reagir a esse facto.
Exportações, não sei os números para a Alemanha, mas para a Europa, em virtude da crise que se alastra, as exportações não têm crescido para esta parte do globo. E isto também e preocupante, menos para os políticos europeus.
Quanto às exportações, que aumentem IMENSO, mas só 30% do PIB português é exportações. Por isso, os problemas são muito mais vastos a curto prazo e a Alemanha é a lider politica europeia.
P.S. Mas gostei a Merkel a distanciar-se do plano de ajustamento- parece que ninguém da Troika é que manda e impõem metas.
MiamiBlueHeart Escreveu:Assentada a poeira e o ruído em excesso que foi criado com a visita da Sr.ª Merkel, é altura de perguntar qual foi a mais-valia que a visita trouxe para ambas as partes, mas especialmente para Portugal.
Editado pela última vez por JMHP em 17/11/2012 13:29, num total de 1 vez.
hum, olha, já viste a relação importação/exportação de portugal para a a alemanha antes e depois da troika cá ter aterrado? achas que as empresas simplesmente passaram a exportar mais porque? achas que o ministério dos Negocios Estrangeiros não tem nada haver com o assunto? Embaixadas? Vontade politica?
Assentada a poeira e o ruído em excesso que foi criado com a visita da Sr.ª Merkel, é altura de perguntar qual foi a mais-valia que a visita trouxe para ambas as partes, mas especialmente para Portugal.
Citação :
O Executivo de Passos Coelho dizia que apenas 233 pessoas recrutadas pelo Governo PSD-CDS tinham recebido subsídio de férias. Afinal, foram 1454 as excepções à austeridade.
Segundo o Diário de Notícias, o PS recebeu finalmente os dados pedidos ao Governo sobre o número de excepções no corte do subsídio de férias. Enquanto a generalidade dos trabalhadores da função pública está sujeita àquela medida de austeridade, há afinal 1454 pessoas nomeadas para gabinetes ministeriais e institutos públicos que ainda receberam aquele subsídio em 2012.
É um número várias vezes superior ao que foi inicialmente admitido pelo Governo em Setembro - 233 - e que equivale a um terço do total de nomeações políticas feitas pelo Executivo de Pedro Passos Coelho.
SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=63042
O Executivo de Passos Coelho dizia que apenas 233 pessoas recrutadas pelo Governo PSD-CDS tinham recebido subsídio de férias. Afinal, foram 1454 as excepções à austeridade.
Segundo o Diário de Notícias, o PS recebeu finalmente os dados pedidos ao Governo sobre o número de excepções no corte do subsídio de férias. Enquanto a generalidade dos trabalhadores da função pública está sujeita àquela medida de austeridade, há afinal 1454 pessoas nomeadas para gabinetes ministeriais e institutos públicos que ainda receberam aquele subsídio em 2012.
É um número várias vezes superior ao que foi inicialmente admitido pelo Governo em Setembro - 233 - e que equivale a um terço do total de nomeações políticas feitas pelo Executivo de Pedro Passos Coelho.
SOL
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=63042
- Registado: 29/11/2007 13:17
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google [Bot], Goya777, IX Hispana, m-m, macau5m, Manchini888, MR32, niceboy, PAULOJOAO, peterteam2, rg7803, Shimazaki_2, Silvaz77 e 357 visitantes