Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A. Borges chairman de organismo de regulação de hedge funds

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por capbr » 19/11/2012 17:56

Muffin Escreveu:Em relação ao título deste tópico, só posso esperar que o regulador de H.Funds faça mais por este "mercado" que, por exemplo, o Sr. Constâncio (pessoa merecedora concerteza dos mesmos elogios que a Pata tece sobre o A.B.) fez como regulador no B. Portugal (e fê-lo tão bem, que foi promovido para o BCE).

Cuanto ao Sr. Borges ser nomeado para este posto parece-me de louvar e espero que tenha o sucesso que os mercados necessitam em tão importante órgão de regulação.

Independentemente do que pense sobre ele, parece-me que é neste tipo de cargos (essencialmente técnicos) em que as suas capacidades são melhor aproveitadas.

Tudo gente de grandes sucessos nacionais e internacionais!!!
Com curriculum fantasticos e adoraveis, grandes tecnicos e gestores!!!

Um participou de forma activa na abertura do buraco social e financeiro que vivemos, regulaçao bancaria.... BPN....!! O outro participa agora de forma activa no empurrao que nos faltava para ficarmos no buraco!!!

Nao tenho duvidas que ha muito que grande parte da banca e alta finança, abdicaram do valor real e tecnico dos gestores com capacidade de liderança, por outros interesses, como lobbys, interesses politicos, influencias.....

Prova disso mesmo é o comportamento profissional e social degradante da maioria dos banqueiros e grandes gestores por esta europa fora!! Fazem tudo e mais alguma coisa, manipulam mercados, branqueam capitais.... mas esta tudo bem, ainda vao para casa com uma boa indemenizaçao!!! Acho que nem é preciso dar exemplos!!!

O problema é que esta brincadeira toda deixou de ser apenas um prejuizo e problema para os accionistas, e neste momento é tambem um problema e prejuizo do contribuinte!! Pois é bom nao esquecer que o BPN foi pago por todos nos, e as ajudas actuais tambem seram pagas por todos nos!!!

existem obviamente bons gestores portugueses, nao tenho duvidas disso, mas esses dificilmente chegam ao topo da piramide!!!

No topo da piramide chegam apenas as influencias!!

Mas deixo por exemplo um nome de alguem que considero um bom gestor, Paulo Macedo actual Min Saude, ja provou que sabe o que faz, consegue mudar para melhor, apresenta resultados, negoceia ate chegar a um acordo, bom senso, fala publicamente quando necessario e o essencial, e mobiliza as pessoas com quem trabalha!! Um Lider na minha opiniao!!!

Nao percebo sequer como os accionistas do BCP nao percebem, que tem um Lider nos seus quadros e continuam a dar tiros nos pes!!

O caso do constancio é vergonhoso!!! Como é que alguem chega onde chegou com o trabalho que fez no banco de portugal!!!?? è uma prova clara que as influencias valem mais que qualquer coisa!!

Mas acredito que dentro de pouco tempo, todo estes poderes politicos, financeiros e de interesses acabaram por cair, ate porque a Europa nao aguenta a actual situaçao durante muito mais tempo.

As vezes pergunto me se os actuais lideres politicos e financeiro europeus, nao tem vergonha de se sentirem os melhores do mundo, mas os resultados apresentados nos ultimos 5 a 10 anos serem ridiculos e desastrosos!!!

Mas ja que estamos numa de curriculum deixo apenas um exercicio interessante de analise

Analisem o Curriculum do Lula da Silva ( escolaridade ...... )

e Analisem os Curriculum do Durao Barroso, Socrates e Passos Coelho ( escolaridade...... )

Agora comparemos os resultados obtidos nos ultimos 10 anos!!!???

Ca estarei para ver a queda do Borges, o Madoff tambem tinha um curriculum Fantastico!!!!

Nao basta ser bom tecnicamente, o bom senso tem de ser de excelencia!!!

Registado: 29/11/2007 2:25

Os meus cumprimentos.

por bboniek33 » 19/11/2012 15:46

Pata-Hari Escreveu:BBonkie, a qualidade da tua argumentação e raciocínio retirou-me todos argumentos. Considero mais que provado e descrito o teu ponto de vista, com toda a profundidade que te é possível. Nada a acrescentar ou a argumentar ao teu comentário, falou por si.

(BBoniek nao BBonkie ! ) :evil:

Fecho de contas: considero Digna a atitude dos que saem em defesa dos que sao atacados, desculpa laa o tom aparentemente laudatoorio, mas ee nesse contexto que entendi a tua intervenc,ao. Devo reconhecer que o julgamento que fac,o do homem tem alguma estreiteza e, em caso algum, ponho em causa a sua capacidade teecnica que soo se pode ter apurado, pena sendo que o trac,o de fino trato que foi o seu apanaagio nao se tenha mantido colado ao indiviiduo.

A doenc,a, frequentemente, torna as pessoas aacidas, retira-lhes a finura... a isso todos estamos sujeitos.

Cumprimentos respeitosos para ti.

:-#
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Pantone » 19/11/2012 12:27

Em relação ao título deste tópico, só posso esperar que o regulador de H.Funds faça mais por este "mercado" que, por exemplo, o Sr. Constâncio (pessoa merecedora concerteza dos mesmos elogios que a Pata tece sobre o A.B.) fez como regulador no B. Portugal (e fê-lo tão bem, que foi promovido para o BCE).

Cuanto ao Sr. Borges ser nomeado para este posto parece-me de louvar e espero que tenha o sucesso que os mercados necessitam em tão importante órgão de regulação.

Independentemente do que pense sobre ele, parece-me que é neste tipo de cargos (essencialmente técnicos) em que as suas capacidades são melhor aproveitadas.

Registado: 4/1/2004 22:32

por Eldred » 19/11/2012 11:24

Sargotronss Escreveu:Mesmo sem ter estado activamente na vida política, pode-se deduzir da pequena amostra de comentários que para a política não tem jeito!

De resto algum mérito deve ter para ter passado pelos cargos que passou! À alguns anos quando ficou mais conhecido da esfera publica parecia que tinha chegado D. Sebastião ao PSD!

Já faz muitos anos li que uma empresa de engenharia iniciou uma campanha de publicidade para um produto, e das reuniões com a agência de publicidade pareceu ser interessante fazer o anúncio com os engenheiros que realamente tinham estado na concepção e desenvolvimento do produto. O problema é que quando foram fazer os testes nenhum dos engenheiros se enquadrava no estereotipo que as pessoas tem de um engenheiro e lá tiveram de recorrer a actores.
O caso do António Borges parece ser um caso desses. Nunca o ouvi dizer nada de propriamente original, o que diz parece vir tudo de umas cábulas que os estudantes são capazes de fazer quando vão para um exame de economia clássica, mas o homem tem uma pose tão séria, cheia de segurança e superioridade fria que faz parecer as banalidades que diz como sendo o resultado de uma reflexão analítica profunda.
Isso num país como Portugal cansado da retorica emotiva e retorcida, aparecer alguem que friamente resume toda a acção economica a simples cabulas estudantis confere-lhe aura de D. Sebastiao.

Registado: 19/2/2012 18:38

por Pata-Hari » 19/11/2012 9:15

BBonkie, a qualidade da tua argumentação e raciocínio retirou-me todos argumentos. Considero mais que provado e descrito o teu ponto de vista, com toda a profundidade que te é possível. Nada a acrescentar ou a argumentar ao teu comentário, falou por si.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por A330-300 » 19/11/2012 7:14

O comportamento humano no seu melhor:

Quando alguém sobressai, há normalmente dois tipos de comportamento.A idolatria e a inveja.

A idolatria vem da necessidade que as pessoas tem de ter alguém que considerem uma boa referência.Assim sendo é natural que extrapolem a dizer que além de boa profissionalmente ,tem um ótimo caráter , é bom marido , pai ,vai à igreja todos os dias,e leva o cão a passear.
É um comportamento natural e sadio, apesar de pessoalmente não acreditar em ídolos. Acredito em pessoas que são muito boas naquilo que fazem.Tão boas que sobresssaíram na sua área.Em outras coisas podem ser boas ou más.Mas não ao ponto de as fazerem sobressair.

Quanto à inveja:
Põe abaixo logo abaixo a pessoa em questão.Denigre, diz que não é bom profissional, que é um bluff,tem mau caráter,etc.
É uma doença que pelos vistos é bastante contagiosa,pode ser considerada epidémica e no caso de Portugal devia ter atenção especial da OMS.

Dito isto , passo ao meu comentário:

1.É lamentável que em um país pequeno e medíocre como o nosso, esta notícia não seja um motivo de orgulho, mas de inveja.

2.Aqueles que deram emprego ao homem devem ser todos uns totós ,ao contrário dos espertos daqui do caldeirão.

3.Quem já assistiu ao programa Hard Talk , sabe que o entrevistador tem uma postura de ataque durante toda a entrevista.É simplesmente o perfil do programa.Esteve a tentar trazer o Ab para o seu ponto de vista , mas em nenhum momento foi agressivo ou deselegante.
È natural que o Ab não estivesse muito à vontade e isso nota-se na sua postura corporal- a princípio nem se encostava atrás - mas isso é natural por estar em um ambiente estranho e de alta exposição.

4. Achava natural que neste tópico o debate naturalmente fosse para os Hedge Funds, mas vejo sem surpresas que a discussão parou no dabate sobre a pessoa.Desta forma chego à conclusão que os que aqui o criticam não sabem patavinas de hedge funds e realmente o homem foi ser valorizado onde existe alguém que lhe dê valor.
Teve que ir para fora,claro, onde há gente que perdeu tempo a avaliar e reconhecer as suas qualidades profissionais ao invés de simplesmente e levianamente o excluir só porque vem de um país de parolos.

5.
Não coloco em causa as suas capacidades para ganhar dinheiro como funcionário, seja pelo trabalho desempenhado, seja pela rede de contactos, agora pergunto o que que ele fez na vida em beneficio de Portugal? Quantas vidas ele salvou? Que descobertas brilhantes ele fez em beneficio da Humanidade?

Mas o homem por acaso foi reconhecido por ser um bom gestor ou por ser um bom bombeiro e ou cientista?

Mesmo tendo sido reconhecido por ser "só" um bom executivo , já fez muito mais pelo país do que os aqui presentes que falam mal dele ou o menosprezam. Ao estar na posição em que está, graças ao seu esforço e valor, divulga positivamente o nome de Portugal.Além disso ,é muito possível que tenha tembém dinheiro aqui na Terrinha.Mais dinheiro que nós todos juntos.Por conseguinte está a pagar mais impostos e a contribuir mais para o país do que os cães que ladram enquanto a caravana passa.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

Sra. Administradora!

por L.S.S » 19/11/2012 3:04

Pata-Hari Escreveu: juro que não entendo ataques cegos a gente que é certamente melhor que nós em todas as categorias que possam ser avaliadas....

Boa noite Ilustre Administradora do http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt!

Gostava de saber a quem se esta a referir quando diz (...) é certamente melhor que nós em todas as categorias que possam ser avaliadas.... (...)?

Obrigado

Cumprimentos

TDT
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

A curiosidade matou a (P/G)ata... lol

por bboniek33 » 18/11/2012 23:29

Pata-Hari Escreveu:Sem ter visto a entrevista, relembro que ele não estava em representação de nenhum hedge fund, pelo contrário, era responsável por um organismo que se propõe regulamentar o sector - algo que não foi feito ou foi feito em pequeníssima escala. Se o entrevistador é arrogante e ignorante, é outra coisa. Arrogância é característica que não cabe a AB embora tivesse tudo para a poder ter. Além de que nunca geriu nenhum HF, logo, nem tem que defender as cores dessa camisola como se algo de pessoal se tratasse. Green, a que te referes quando falas em infligir aos outros o que ele fez...?

Bboniek, deixaste-me curiosa. Tu, que deves ser certamente representativo da educação, sofisticação e sapiência financeira, explica-nos lá que curriculum, característica humana ou capacidade técnica ou é que é necessárias para não se ser parolo. É que eu raramente conheci alguém mais integro e com melhor curriculum em Portugal (sobretudo na sua geração) bem como mais educado. Aliás, nem me estou a lembrar de mais nenhuns nomes, assim à primeira. Ou para não ser parolo deveria ter permanecido no estrangeiro por modo a não aturar este tipo de pequenez tão tuga? juro que não entendo ataques cegos a gente que é certamente melhor que nós em todas as categorias que possam ser avaliadas....

Passando, agora, por cima, e depressa, das elogiosas refereencias aa minha pessoa, eu, criatura de igualmente elevada curiosidade, conhec,o mais de Borges do que de Cristo de quem muito se fala e tanto se escreveu. Contudo defronto algueem que sabe mai que eu (aqui fac,o jaa uma humilde veenia) pois jaa vi que sabes tudo sobre Borges (enquanto eu soo sei uma parte, haja recato) e a tao elevada considerac,ao que o seu curriiculo profissional soo superada pela grandeza quase divina do seu caraacter e integridade.

Seraa como dizes. Isto quando se laa vai por crenc,as fica cada um com a sua.

Pois da integridade de Borges tenho eu seerias duuvidas e nao passo a explicar.

Quando escreves:
"...
É que eu raramente conheci alguém mais integro e com melhor curriculum em Portugal (sobretudo na sua geração)
..."

sinto que insultar Borges ee, por reflexo, insultar a tua convicc,ao e essa nunca seraa a minha intenc,ao, nao catequiso nem converto pessoas de pensamento prooprio e com o livre-arbiitrio que tanto admiro na tua pessoa (seerio).

Quanto aa palavra que utilizei (parolo), extrai-se da seguinte refereencia:

"...
parolo |ô|
(derivação regressiva de parolar)
adv. s. m.
1. [Depreciativo] Que ou quem tem modos considerados rústicos ou simplórios. = ALARVE, PACÓVIO, PATEGO
2. [Depreciativo] Que ou quem revela mau gosto (ex.: têm a mania que são finos mas no fundo são uns parolos; que piada tão parola). = FOLEIRO, PIROSO
cantar um parolo a alguém: corrigi-lo, admoestá-lo severamente, dizer-lhe o bom e o bonito.

Sinónimo Geral: SALOIO
Plural: parolos |ô|.

..."
in http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx?pal=parolo

fiquei agora na duuvida se teria sido mais adequado qualquer dos outros termos (pacoovio, pateego, saloio, foleiro, piroso) porque a Borges julgo se poder dizer, principalmente sendo algueem a quem atribuis tao refinada educac,ao, o tom alarve dos ruusticos, deselegantes e arrogantes, estes sim, adjectivos menos dados a discussao semaantica mas assentando em Borges como uma luva na versao que retenho da sua pessoa. Um aparte quase final: tambeem sou refractaario a ataques cegos, jaa agora tambeem a defesas cegas.

E nunca te prendas com a minha construc,ao mental para desmontares as minhas afirmac,oes: estarei sempre pronto a discutir as ideias que quiseres sem ter que me sentir superior ou dar-te essa classificac,ao com o mesmo sarcasmo com que o fizeste. Aliaas isso diverte-me, sabes bem eu sou um paandego, e fiquei a rebolar quando me elogiavas a sapieencia financeira... eu, que sou um ignorante ! :lol:

Tem calma, Pata. Olha que nos estao a ouvir !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Pata-Hari » 18/11/2012 20:04

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Mais_um, lá porque a comunicação social não soube recolher informação, isso transforma alguém em "fake"? por acaso eu até conheço o cv com algum detalhe e sei exactamente o que fez na GS. Acho o artigo uma admissão pública do disparate jornalístico.

Pergunto-te: achas que a Goldman te contratava a mim ou a ti (ou ao bbonkie, muito melhor candidato porque não é parolo) assim, sem mais, e sem funções...? foi aleatório, houve um anuncio num jornal e aleatóriamente escolheram um tipo qualquer, tipo eu ou tu....

Houve alguém bem posicionado na área da banca, que conhece a grande maioria dos cargos de topo dessa área que me disse que ele foi para o Goldman porque garantia acesso a uma série de "coisas" em Portugal! Conhece-o bem e o que disse dele não foi propriamente simpático, em abono da verdade, o que disse de todos de que falou não foi nada agradável, deixou-me ainda mais preocupado com este país ... se calhar nem devia ter escrito isto, até porque não conheço bem a pessoa em causa, não sei até que ponto a opinião é credível?

Ó artista, é natural que sim, que seja alguém que per si tem imenso valor em networking e como porta de acesso a muita gente e a todos os lugares em Portugal, isso é de um valor incrível. É respeitado e gostado pela maior parte dos empresários deste país, e não tenhas dúvidas que a simples menção do nome dele abre portas em todos os lugares e com toda a gente com quem alguma vez se cruzou. E não tenhas dúvidas que essa capacidade e esse valor de imagem é preciosíssimo e tem um valor de mercado criado graças à pessoa que é. Não é defeito, é qualidade. Sendo que isso é uma das suas mais valias mas não foi por isso que foi para a Goldman.

Mais_um, é verdade. Há muitos, muitos anos que o é. De muitas empresas privadas. E isso tira-lhe a capacidade de ser consultor na área de privatizações? ou até lhe dará capacidade acrescida? não consigo concordar contigo. E relembro-te, se é que sabias, que ele saiu da Goldman para ir para um posto bem mais importante no FMI. È uma escolha de carreira, sendo que as origens dele não são a banca e que o tempo que passou na Goldman foi bem curto.
Administrador Fórum

por mais_um » 18/11/2012 19:47

Pata-Hari Escreveu:A que falta de princípios éticos te referes?

O facto de ele ser consultor para o Governo nas privatizações e simultaneamente ser administrador de empresas privadas.

À mulher de César não basta ser séria, também tem que parecer.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MPC_finance » 18/11/2012 19:45

O calcanhar de Aquiles do António Borges foi a sua ligação ao PSD.
Este é o príncipio, o que está na base dos ataques pessoais que tem sido alvo.

Claro está, que nestas andanças de "trabalho", o Armando Vara por exemplo, consegue reunir características de soberba qualidade, atirando qualquer António Borges para a sarjeta.

Assim vamos nós! :roll:

Registado: 23/12/2011 1:41

por mais_um » 18/11/2012 19:43

pvg80713 Escreveu:
O António Borges, podia ir para onde quisesse. Até para nosso ministro das finanças.
Ou se quisesse para sitios bem melhores.

Eu diria mais, ele até podia ter sido 1º ministro deste país? E?

Aparentemente nem para a GS ele foi considerado bom ao ponto de lhe darem o estatuto que deram a este:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=590747

Podem considera-lo um Deus, também há quem adore o Sócrates... Por isso não me espanta.

Não coloco em causa as suas capacidades para ganhar dinheiro como funcionário, seja pelo trabalho desempenhado, seja pela rede de contactos, agora pergunto o que que ele fez na vida em beneficio de Portugal? Quantas vidas ele salvou? Que descobertas brilhantes ele fez em beneficio da Humanidade?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por tava3 » 18/11/2012 19:13

Não sei, daqui não dá para ver. :|
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por pvg80713 » 18/11/2012 19:00

artista Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Mais_um, lá porque a comunicação social não soube recolher informação, isso transforma alguém em "fake"? por acaso eu até conheço o cv com algum detalhe e sei exactamente o que fez na GS. Acho o artigo uma admissão pública do disparate jornalístico.

Pergunto-te: achas que a Goldman te contratava a mim ou a ti (ou ao bbonkie, muito melhor candidato porque não é parolo) assim, sem mais, e sem funções...? foi aleatório, houve um anuncio num jornal e aleatóriamente escolheram um tipo qualquer, tipo eu ou tu....

Houve alguém bem posicionado na área da banca, que conhece a grande maioria dos cargos de topo dessa área que me disse que ele foi para o Goldman porque garantia acesso a uma série de "coisas" em Portugal! Conhece-o bem e o que disse dele não foi propriamente simpático, em abono da verdade, o que disse de todos de que falou não foi nada agradável, deixou-me ainda mais preocupado com este país ... se calhar nem devia ter escrito isto, até porque não conheço bem a pessoa em causa, não sei até que ponto a opinião é credível?

Artista, estamos a falar de um caixa de um balcão na margem sul ?

O António Borges, podia ir para onde quisesse. Até para nosso ministro das finanças.
Ou se quisesse para sitios bem melhores.

Registado: 19/4/2005 11:11

por artista_ » 18/11/2012 18:26

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pata-Hari » 18/11/2012 18:13

A que falta de princípios éticos te referes? é que eu também não conheço muita gente mais honesta ou integra e atribuo a falta de interesse político na pessoa dele, 100% a esse facto.

Tavaaver, é comigo, isso..? pareces ter chegado aqui há meia hora, não é assim que este espaço funciona.
Administrador Fórum

por tava3 » 18/11/2012 16:59

Agradecia que não fossem retirados os meus post's, só porque sim, se não gosta passe à frente. :evil:

Eu só disse ao mais_um que não se pode dizer mal do borges porque é um deus...para alguns, é alguma mentira???
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por mais_um » 18/11/2012 16:48

Pata-Hari Escreveu:

Não foi isso que escreveste e que eu comentei..... :roll: :roll:

Para evitar perdermos tempo a trocar argumentos sobre coisas diferentes, fique claro que ele até pode ser um excelente profissional na área dele mas dai a dizeres que ele é melhor em tudo o que pode ser comparável com qualquer outra pessoa vai uma distancia muito grande.

O primeiro reparo que lhe faço é a falta de princípios éticos, comprovado nos cargos que ele assumiu em simultâneo nos últimos tempos, o segundo reparo são os comentários que ele tem proferido que denotam uma falta de bom senso e conhecimento da realidade, parece-me que é mais um teórico iluminado tipo Gaspar: eu é que sei, os outros são burros!
Mas o barco continua a afundar com tanto conhecimento e sapiência!

Para mim, as únicas pessoas que merecem ser idolatradas são aquelas que sacrificam o seu bem estar em beneficio de terceiros, sem fins lucrativos.

E o AB está muito longe disso, como atestam os 25 mil € que recebe à nossa conta todos os meses.

por sargotrons » 18/11/2012 15:55

Mesmo sem ter estado activamente na vida política, pode-se deduzir da pequena amostra de comentários que para a política não tem jeito!

De resto algum mérito deve ter para ter passado pelos cargos que passou! À alguns anos quando ficou mais conhecido da esfera publica parecia que tinha chegado D. Sebastião ao PSD!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Pata-Hari » 18/11/2012 15:39

Mais_um, lá porque a comunicação social não soube recolher informação, isso transforma alguém em "fake"? por acaso eu até conheço o cv com algum detalhe e sei exactamente o que fez na GS. Acho o artigo uma admissão pública do disparate jornalístico.

Administrador Fórum

por pdcarrico » 18/11/2012 14:28

Atomez Escreveu:
É óbvio que o entrevistador não sabe do que fala...

A coisa mais natural para um hedge fund é abrir posições longas (investir) numa coisa qualquer e ao mesmo tempo abrir posições short como "seguro" para o caso de o resultado correr ao contrário do previsto.

O termo "hedge" quer dizer isso mesmo -- ter uma proteção ou uma barreira de segurança para o caso de a coisa correr mal.

Por acaso não fiquei com essa opinião. Quer dizer, achei o entrevistador agressivo (e até deselegante), mas bem ciente do que diz.

E a questão da transparência pareceu-me muito mal defendida pelo António Borges. Aliás não há mal em nenhum em shortar um activo mas defender que não se precisa manter a posição activa visível para outros participantes é uma coisa de bradar aos céus.

Para ele, pelos vistos basta, para haver transparência, que apenas os próprios clientes saibam das posições do hedge fund. Os outros participantes não precisam, o que nem mesmo as regras de algumas bolsas de derivados aceitam - a partir de determinado volume, as posições de investidores e especuladores da CBOT são de reporte obrigatório.

Sobre a terminologia - curioso que num ensaio que Soros escreveu, ele se refere que o termo hedge fund é um termo que foi ficando mas que é diferente da natureza do fundo nos tempos de hoje. Ele mesmo sugere que se deveriam chamar performance funds.
Pedro Carriço

Registado: 29/11/2007 11:42

por mais_um » 18/11/2012 13:44

Pata-Hari Escreveu: juro que não entendo ataques cegos a gente que é certamente melhor que nós em todas as categorias que possam ser avaliadas....

Fala por ti, não fales pelos outros... :P

Ao analisar o curriculum dele fico com muitas duvidas sobre as qualidades dele.

Quem é António Borges? e os "ignorantes" que lhe responderam

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/quem-e-antonio- ... z2CZrYRSDc

Trabalho de António Borges no Goldman Sachs é um mistério, diz jornalista
O jornalista do "Le Monde" Marc Roche estabelece um paralelo entre as políticas de austeridade na Europa e a presença de "veteranos" do Goldman Sachs na política europeia.
17:03 Sábado, 2 de junho de 2012

Marc Roche, jornalista do "Le Monde" e autor do livro "O Banco - Como o Goldman Sachs dirige o mundo", disse à Lusa que o português António Borges é um "mistério", tal como outros antigos "veteranos" da instituição.

O autor do livro publicado em Portugal esta semana disse que a doutrina financeira anglo-saxónica liderada pelo banco norte-americano Goldman Sachs está atualmente colocada nos bastidores do poder na Europa o que põe em causa a regulação em nome do lucro, e estabelece um paralelo entre as políticas de austeridade na Europa e a presença de "veteranos" do Goldman Sachs na política europeia.

"Em novembro de 2011, o Fundo Monetário Internacional anunciou a demissão do diretor do seu departamento europeu, o português António Borges, por 'razões pessoais'. António Borges, 63 anos, passou apenas um ano em Washington, em funções que o levaram a supervisionar alguns dos maiores empréstimos da história da instituição: à Grécia e à Irlanda, ambos membros da zona euro. Este economista, presidente no momento do seu recrutamento de uma organização de ética no setor dos fundos especulativos, tinha sido selecionado pelo FMI pelo seu conhecimento dos mercados financeiros", escreve Roche na primeira página do livro.
Grupo de "iluminados"

"Oficiosamente, António Borges, que, no seio do Banco de Portugal na década de 1990, foi um dos arquitetos da criação da moeda única, acabou por ser dispensado do FMI. De facto, esta partida poderia estar ligada ao facto de ele ter sido também durante oito anos (2000-2008) um dos dirigentes do Goldman Sachs International, filial europeia do banco americano", refere o autor.

"Com efeito, o papel do banco americano na maquilhagem das contas gregas em 2002-2003 poderia não ser estranho àquilo que aparece como uma destituição", continua Roche, que refere que a nacionalidade portuguesa do "interessado" jogou contra ele no momento em que a troika, composta pelo FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, dava ajuda em troca de medidas de rigor "draconianas".

Para Marc Roche a "filosofia" Goldman Sachs está presente na política europeia através de um grupo de "iluminados" que são "simultaneamente um grupo de pressão, uma associação de colheita de informações, uma rede de ajuda mútua" eficaz, competente e treinada na instituição norte-americana, apesar de se saber muito pouco sobre o que andaram a fazer no Goldman Sachs os "tecnocratas" que atualmente são protagonistas na Europa.
Bastidores das influências políticas

"O que é que eu encontrei sobre esta gente? Muito pouco a não ser que o Goldman Sachs quer esta gente nos bastidores das influências políticas. O que é que eu descobri sobre o senhor Borges? Pouco. Sei que ele esteve no Goldman Sachs mas não sei o que é que ele fez ou em que secção trabalhou. Tal como os outros: Draghi ou Monti", explicou.

"De vez em quando perguntamos 'o que diabo andou a fazer no Goldman Sachs?' mas eles não respondem. A não ser Dragi que disse ter lidado com situações corporativas e que nunca mexeu em assuntos relacionados com dívida soberana dos países. Mas tal como os outros, o senhor Borges é um mistério para mim", disse Roche, autor do livro sobre a influência do Goldman Sachs na Europa.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/trabalho-de-ant ... z2CZsOQZPj

por _x_ » 18/11/2012 13:22

Luxor isso e uma heresia, não escrevas isso :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por 654235 » 18/11/2012 12:36

Aquela conversa sobre informação paga e cara, fez-me logo pensar em teorias da conspiração.
Quantas vezes ja vi o mercado fazer inversões em pontos cruciais, do ponto vista técnico e nesse preciso momento sai uma noticia x.
Coincidência ? talvez para os cepticos
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por Pata-Hari » 18/11/2012 12:15

Sem ter visto a entrevista, relembro que ele não estava em representação de nenhum hedge fund, pelo contrário, era responsável por um organismo que se propõe regulamentar o sector - algo que não foi feito ou foi feito em pequeníssima escala. Se o entrevistador é arrogante e ignorante, é outra coisa. Arrogância é característica que não cabe a AB embora tivesse tudo para a poder ter. Além de que nunca geriu nenhum HF, logo, nem tem que defender as cores dessa camisola como se algo de pessoal se tratasse. Green, a que te referes quando falas em infligir aos outros o que ele fez...?

Bboniek, deixaste-me curiosa. Tu, que deves ser certamente representativo da educação, sofisticação e sapiência financeira, explica-nos lá que curriculum, característica humana ou capacidade técnica ou é que é necessárias para não se ser parolo. É que eu raramente conheci alguém mais integro e com melhor curriculum em Portugal (sobretudo na sua geração) bem como mais educado. Aliás, nem me estou a lembrar de mais nenhuns nomes, assim à primeira. Ou para não ser parolo deveria ter permanecido no estrangeiro por modo a não aturar este tipo de pequenez tão tuga? juro que não entendo ataques cegos a gente que é certamente melhor que nós em todas as categorias que possam ser avaliadas....
Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, Kooc, latbal, LMMV, nbms2012, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 426 visitantes