Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Não deixa de ser bom investimento.... Mas.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pcamposm » 15/11/2012 13:03

Depende do tipo de trader que te consideras. Se queres algo para uns dias se por uns minutos.

O importante antes de fazeres qualquer trade é saberes...

1º A que preço vais entrar.
2º A que preço vais sair.

e o mais importante:
3º Aonde vais por o teu STOP.

Depois de saberes estas coisas... aí sim, fazes o teu trade ou investimento... tens de ter um plano.
Abraço,
Paulo

-Trade what you see. Not what you foresee.

- PSI-20 No Facebook -
http://www.facebook.com/groups/447042472015315/
Bolsa - Stock Market - Acções - Investimento

Registado: 13/11/2012 20:15

por FHSMONTEIRO » 15/11/2012 12:56

pcamposm Escreveu:
CTR2004 Escreveu:
pcamposm Escreveu:
CTR2004 Escreveu:pcamposm bem vindo ao fórum!

O meu perfil anda ali pelo scalp trade vs. swing trade...

Alguma ferramenta em especial que recomende para grafixos de 5 min em tempo real?

Obrigado
Bons negócios!

O conjunto de CCI, RSI e Estocástico Lento. Tens é de ajustar as definições a cada cada título.

Tenho andado por aí...embora com alguns breaks na plataforma, e neste tipo de trade pode ser fatal...

Que plataforma usas ?

Cumprimentos!

Fatal? ... Se queres um Scalp ou um Swing é por um periodo curto. Obviamente existem vários métodos... a pessoa questionou o que eu uso... este é o que eu uso mais.

Eu uso Gobulling.

Fatal no sentido, que devido a alguns breaks da plataforma, ser impedido de dar as ordens nos momentos chave que pretendo...

Vou investigar então essa Plataforma nomeadamente a versão demonstração.

Obrigado

Registado: 29/11/2007 2:47

por pcamposm » 15/11/2012 12:51

CTR2004 Escreveu:
pcamposm Escreveu:

Alguma ferramenta em especial que recomende para grafixos de 5 min em tempo real?

Obrigado
Bons negócios!

O conjunto de CCI, RSI e Estocástico Lento. Tens é de ajustar as definições a cada cada título.

Tenho andado por aí...embora com alguns breaks na plataforma, e neste tipo de trade pode ser fatal...

Que plataforma usas ?

Cumprimentos!

Fatal? ... Se queres um Scalp ou um Swing é por um periodo curto. Obviamente existem vários métodos... a pessoa questionou o que eu uso... este é o que eu uso mais.

Eu uso Gobulling.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por FHSMONTEIRO » 15/11/2012 12:20

pcamposm Escreveu:

Obrigado
Bons negócios!

Que plataforma usas ?

Cumprimentos!

por pcamposm » 15/11/2012 11:35

Dou LIKE no comentário acima.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por artista_ » 15/11/2012 11:24

pcamposm Escreveu:Eu considero-me analista técnico... não me interessa resultados...não me interessa se o dono da empresa foi preso ...isso para mim é "Noise"... Daqui por uns anos que interessa Jardim Gonçalves?

O que eu olho é Price Action no actual momento.
Considero que de ponto de vista técnico, o BCP não está assim tão mau quanto isso podendo dar bons lucros no curto prazo, sendo a posição SHORT ou LONG. Acho é que está a haver aqui um desencontro de pontos de vista no que toca a tipo de análise.

Sim, mas com isto eu concordo, na integra, apenas não concordo com a afirmação que fizeste inicialmente, que citei no meu comentário anterior, e parece-me que ela não é coerente com a explicação anterior, porque falaste de novos negócios, quando antes tinhas sugerido "baixar médias" e manter, nem sequer tinhas falado em stop-loss... mas não tem mal nenhum, ter pontos de vista diferentes é coisa que está sempre a acontecer aqui no fórum! E estou permanentemente em desacordo com várias opiniões de participantes, o que quer dizer que eles também estão em desacordo comigo! :)

Uma coisa é discordar de uma opinião, outra é discordar de algo concreto. Se eu puder provar que alguém está errado apresento os dados que provam que esse alguém está errado. Mas na maioria dos casos o que tenho é uma opinião diferente, defendo as minhas ideias, às vezes com muita convicção, mas respeito quem tem opinião diferente. Em algumas situações consigo que mudem de opinião, assim como me conseguem fazer mudar de opinião, outras não, não tem mal nenhum isso! :)
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pcamposm » 15/11/2012 11:01

Eu considero-me analista técnico... não me interessa resultados...não me interessa se o dono da empresa foi preso ...isso para mim é "Noise"... Daqui por uns anos que interessa Jardim Gonçalves?

O que eu olho é Price Action no actual momento.
Considero que de ponto de vista técnico, o BCP não está assim tão mau quanto isso podendo dar bons lucros no curto prazo, sendo a posição SHORT ou LONG. Acho é que está a haver aqui um desencontro de pontos de vista no que toca a tipo de análise.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por intraric » 15/11/2012 11:00

pcamposm Escreveu:

Obrigado
Bons negócios!

Epá, estou completamente de acordo com este forista.

Obrigado pela análise!

Os pressupostos são claros, compra na tendência de subida e sempre com stop-loss.

A diluição do valor médio é um "dano" colateral, até porque nem deveria existir com a utilização prévia de stops.

Encarar como um novo negócio.
If past history was all there was to the game, the richest people would be librarians.
Warren Buffett

Registado: 21/9/2011 17:20

por artista_ » 15/11/2012 10:59

pcamposm Escreveu:Eu creio que não estão a entender. Esse reforço para melhora de média, deve ser feita após a inversão do título.... Pensem no negócio como se fosse um novo negócio. (Por trás, estão a melhorar a média). É tão bom esse reforço para melhorar a média como um investimento em qualquer outro título. Eu não estou a dizer para melhorar a média durante a tendência de queda.... É na Inversão.

No caso do BCP.... a 0 o Banco nunca vai chegar... mais depressa é comprado. A Reforçar será entre os valores que eu deixei na minha análise. E se correr mal, têm o STOP-LOSS no lugar certo para saírem desse negócio em específico....e aguardam um momento para uma nova entrada. Se correr bem, melhoraram a vossa média e o título seguiu o rumo que achavam que ia seguir. Quando o título subir algumas décimas... mudam o STOP para o vosso preço de compra, se voltar a cair, não perdem nada.

Ora pensem lá um pouco.

Sim, mas tal como o Ulisses já referiu, esse negócio é um completamente diferente e não se enquadra no que disseste inicialmente e que motivou a minha questão:

Se quiserem a minha opinião pessoal, o BCP é de manter, reforçar (para melhorar médias) e aguentar pois é um título que vale bastante mais do que está cotado neste momento.

Aliás tu próprio agora admites que é um novo negócio e que até pode ser noutro título! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por FHSMONTEIRO » 15/11/2012 10:58

pcamposm Escreveu:

Obrigado
Bons negócios!

Que plataforma usas ?

Cumprimentos!

por Heisenberg » 15/11/2012 10:51

Até faz algum sentido, mas eu não percebo nada disto. Os pressupostos do 2º negócio estarão correctos, e de caminho pode servir para remendar um erro feito num negócio anterior (ausência de stops). Em todo o caso, esse remendo pode ser feito em qualquer outro negócio (seguindo a lógica do "Pensem no negócio como se fosse um novo negócio"), certo? Ou seja, a questão é mais psicológica do que outra coisa: ver dois negócios como um só em que um resultado negativo e outro positivo se lêem como um único resultado positivo. Mas quem chegou até aqui já não precisará deste efeito psicológico, digo eu. Mais vale vender a posição perdedora enquanto a tendência ainda é de queda e voltar a comprar quando inverter, não? O tal "preço médio" acabará por ser ainda menor...

Pegando na questão do tópico único, tenho lido com muito interesse as participações do pcamposm, e tenho aprendido bastante. Concordo que era mais útil ver todas as análises num tópico único. Porque são análises muito interessantes para se perderem no meio de outros tópicos, e também porque me interessa lê-las sejam quais forem os títulos abordados, mesmo que seja a acção mais obscura.
EDIT: Em todo o caso há sempre factores contra, porque também é interessante a troca de argumentos dentro de outros tópicos.

Registado: 2/9/2011 12:01

por pcamposm » 15/11/2012 10:48

Obrigado
Bons negócios!

Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por FHSMONTEIRO » 15/11/2012 10:40

pcamposm bem vindo ao fórum!

Obrigado
Bons negócios!

por pcamposm » 15/11/2012 10:32

Eu creio que não estão a entender. Esse reforço para melhora de média, deve ser feita após a inversão do título.... Pensem no negócio como se fosse um novo negócio. (Por trás, estão a melhorar a média). É tão bom esse reforço para melhorar a média como um investimento em qualquer outro título. Eu não estou a dizer para melhorar a média durante a tendência de queda.... É na Inversão.

No caso do BCP.... a 0 o Banco nunca vai chegar... mais depressa é comprado. A Reforçar será entre os valores que eu deixei na minha análise. E se correr mal, têm o STOP-LOSS no lugar certo para saírem desse negócio em específico....e aguardam um momento para uma nova entrada. Se correr bem, melhoraram a vossa média e o título seguiu o rumo que achavam que ia seguir. Quando o título subir algumas décimas... mudam o STOP para o vosso preço de compra, se voltar a cair, não perdem nada.

Ora pensem lá um pouco.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por alexandre7ias » 15/11/2012 10:15

Bruxelas autoriza compra de créditos à banca portuguesa

Vítor Gaspar (Foto: D.R.)
Em causa estão créditos de 3000 milhões de euros de entidades públicas.

Bruxelas já deu o seu parecer ao Governo sobre como comprar 3.000 milhões de euros de créditos de entidades públicas aos bancos com a receita da transferência dos fundos de pensões sem que esta compra configure uma ajuda estatal.

Em declarações à Lusa, fonte oficial da Direção-Geral da Concorrência da Comissão Europeia já havia dito que havia discussões para encontrar uma forma de esta compra se efetivar sem que Bruxelas considerasse um apoio direto do Estado aos bancos. Agora, a mesma fonte adiantou que as orientações já foram dadas e que está nas mãos de Portugal tomar uma decisão.

"A Comissão deu orientações a Portugal em como fazer com que a medida cumpra as regras dos apoios estatais. Portugal está agora a considerar as suas opções", afirmou à Agência Lusa fonte oficial da Direção-Geral da Concorrência. A compra de 3.000 milhões de euros em créditos de entidades da Administração Pública (dentro do perímetro para efeitos de défice e dívida), utilizando uma das partes dos quase seis mil milhões de euros de receita do Estado com a transferência de fundos de pensões de vários bancos para a Segurança Social foi acordada com os bancos para que o negócio avançasse. A 'troika' também deu, no início do ano, luz verde para que o Governo pudesse usar esta receita para comprar créditos, como usou outros 1.500 milhões de euros para regularizar dívidas em atraso no setor da saúde, no entanto o esquema para montar a operação de forma a que passasse no crivo de Bruxelas tem dado problemas ao Executivo. Dentro do Governo foi ainda assumido alguns meses depois da decisão que a conclusão da operação era algo de complexo e que estava a enfrentar várias dificuldades em especial do lado de Bruxelas, devido às regras relativas aos apoios estatais. A operação poderá também enfrentar outra dificuldade, que se prende com o cabimento orçamental. Segundo uma análise recente da Unidade Técnica de Apoio Orçamental, o Governo só terá inscrita verba para realizar esta operação este ano. Os 3.000 milhões de euros para a compra de créditos não estarão previstos nas contas da proposta de lei de Orçamento do Estado para 2013, podendo obrigar assim a que o Governo conclua forçosamente a operação até ao final deste ano ou que retifique a ainda proposta de lei do Orçamento do Estado para 2013. Recorde-se que os chefes de missão do Fundo Monetário Internacional já haviam expressado a sua "preferência" em que o dinheiro proveniente dos fundos de pensões - para cobrir as responsabilidades com pensões - ficasse de reserva, sem ser utilizado.Dinheiro Vivo | Lusa
.

Depois o povo paga!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re: BCP - Não deixa de ser bom investimento.... Mas.....

por Sr_SNiper » 15/11/2012 3:14

pcamposm Escreveu:2º Recomendo Manter e Reforçar para baixar médias para as pessoas que têm o título com médias mais altas.... Com certeza será mais facil o título chegar a 0,10€ do que a 0,50€ ... 0 cêntimos elas nunca vão valer.

Se andas nisto desde 2002 e ainda não faliste, alguma coisa e certamente mais do que eu deves saber.
Eu nunca baixei o preço médio, contudo já o aumentei várias vezes.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por artista_ » 15/11/2012 2:52

Tinha lido a tua resposta ao meu comentário mas não tinha tido oportunidade de responder! Na altura ia-te dizer que concordava com tudo menos com o 2º ponto, mas hoje vi que já debateram o assunto... a minha visão é idêntica à do Ulisses!

abraços

por pcamposm » 14/11/2012 3:00

@Ulisses

Exactamente, daí eu ter dito que quem entrou a .50 e a 1€ deveria ter usado um Stop-Loss, se aguentou até agora, não usou o Stop-loss devidamente.

Até posso dar um exemplo em como funciona. Aconteceu hoje.

Eu identifiquei no fim do mês passado um Pendão, pelo menos na minha análise no diário do BES. Fiz o Trade Long no dia exacto do Breakout, que tb previ antecipadamente, entrando Long algumas décimas a partir do Breakout e o BES foi aos .80 ... o tempo passou e o título voltou a fazer o Re-test da anterior resistência que como deves imaginar no Pendão, é uma Linha de Tendência Descendente. Ou seja, o meu preço de entrada LONG era mais alto do que o valor do re-test do novo suporte. Como o meu Stop estava um pouco acima do meio do Pendão, eu não tinha sido "Stoppado" logo no gráfico de 5 minutos, aguardei o momento exacto e reforcei a aposta LONG anterior, assim melhorando a minha média. Mas o meu Stop manteve-se. Ou seja, no reforço eu só iria perder 3 décimas quando na original estava a perder 9 décimas. Fiquei com o dobro dos títulos e uma média melhor. Hoje subiu e vendi metade devido aos resultados. Isto é uma prova de que com Stops calculados e medindo o risco dos trades, pode-se Reforçar a perder para melhorar médias. Agora depende é de uma série de factores e não só o facto de reforçar simplesmente para melhorar média.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por Ulisses Pereira » 14/11/2012 2:46

pcampo, completamente de acordo. Mas então não faz sentido que tenhas ainda em carteira títulos adquiridos tão mais acima como referiste.

Esse é um investidor algo confundido, misturando estratégias ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AmigosdaBolsa » 14/11/2012 2:43

pcamposm Escreveu:@AmigodaBolsa

É tudo uma questão de números.... Quando tiver tempo, Sente, faça contas, e veja se não justifica em "alguns casos" - Não deve servir como regra geral.

Apenas com o objectivo de baixar a média, não me convence. Umas contas antes de me deitar. Investi 5000€ no BCP a 0.5€. Deixei que viesse a estes valores sem ter vendido (que raio de estratégia foi esta?!?, mas vamos continuar) Tenho agora a oportunidade de comprar a 0,07€ e tenho mais 5000€. No meu entender só faz sentido comprar BCP a 0,07€ (preço médio 0,122€) se a minha análise demonstrar que o Título vai valorizar mais que outro qualquer. Se verificar que outro activo vai valorizar mais o lógico até é vender a minha posição do BCP (700€) juntar os 5000€ e investir no outro activo.

Registado: 25/10/2010 9:57

por pcamposm » 14/11/2012 2:42

@Ulisses
Mas o Stop-Loss tu tens que ter a partir do momento que metes a tua entrada... ou não é? Podes estar a querer melhorar uma média ou fazer uma nova entrada... ou seja lá o que for, mas tens que ter um ponto (um preço) em que a razão pela qual escolheste entrar naquele título naquele momento seja invalidada. Pelo menos é o meu entender ou como faço os meus trades.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por Ulisses Pereira » 14/11/2012 2:33

pcamposm, se colocas um stop loss, não tem nada a ver com baixar o preço médio. Estás a falar de uma tentativa de entrada, independentemente de teres ou não já acções.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por pcamposm » 14/11/2012 2:26

@AmigodaBolsa

É tudo uma questão de números.... Quando tiver tempo, Sente, faça contas, e veja se não justifica em "alguns casos" - Não deve servir como regra geral.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por AmigosdaBolsa » 14/11/2012 2:21

Ulisses Pereira Escreveu:Esse teu 2º ponto podia ter sido defendido a 3 euros, 2 euros, 1 euro ou até 50 cêntimos com os resultados catastróficos que essa estratégia de reforço de uma posição perdedora teria.

Um abraço,
Ulisses

Sem falar que pode sempre ocorrer um "Reverse stock split" e depois continuar a cair. Não vale 0, mas quase.

Sem falar que tens sempre perda de oportunidade, comprar apenas para baixar a média, quando podias rentabiliza-lo com outro investimento... :shock:

Registado: 25/10/2010 9:57

por pcamposm » 14/11/2012 2:21

Ulisses Pereira Escreveu:Esse teu 2º ponto podia ter sido defendido a 3 euros, 2 euros, 1 euro ou até 50 cêntimos com os resultados catastróficos que essa estratégia de reforço de uma posição perdedora teria.

Um abraço,
Ulisses

Claro Ulisses, mas depende da forma que utilizas o teu STOP e tb da análise do título individual. Eu sei que regra geral, não se faz... mas tens que analisar o risco na operação neste título, neste exacto momento. Eu dou um exemplo, Imagina que eu até tenho uma média de .50€ no BCP. Se eu comprar amanhã para baixar a minha média com um Stop-Loss de 2%-3% ... Eu sei que não perco mais do que 2-3% ... é o meu limite e procuro nova entrada. Obviamente que deve ser feito após a inversão do título, não em tendência de queda...usei o exemplo de amanhã só para perceber.

E depois tens que ver quem é o investidor ... se é a empresa que investe capitais de clientes e tem respostas a dar ou se é o investidor individual que se calhar comprou 5 ou 10 mil no BCP a 0,50€. São situações muito diferentes, Com responsabilidades diferentes. Claro que só tem 1 maneira de fazer, é bem, mas sabes tão bem como eu que um pouco de ginástica ás vezes é preciso.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Burbano, Casconho, Denário, goncaladas, Google [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 600 visitantes