Greve 14 Novembro
J9 Escreveu:Koreano Escreveu:Pulka Escreveu:Hoje, na minha empresa, patrão inclusive, todos fizeram greve. Porquê? Porque esta política é um dos maiores entraves ao desenvolvimento económico. É cada vez mais difícil trabalhar e ser produtivo neste país.
Hoje na minha empresa, trabalhadores filiados no PCP inclusive, ninguém fez greve. Porquê? Porque fazer a greve iria piorar a situação económica da empresa e agravar as expectativas legítimas, desses trabalhadores, em poder voltar a ver possível um aumento real dos seus rendimentos.
É cada vez mais dífícil trabalhar e ser produtivo neste país. Porque é que aqueles que ainda o podem fazer decidem não o fazer? Porquê abdicar de produzir para fazer valer o seu ponto de vista?
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
por enquanto ainda podes produzir, mas não vai passar muito tempo até não teres para onde vender. É isto que é preciso parar. Não é depois de estar tudo morto que vais fazer alguma coisa.
- Registado: 29/11/2007 12:17
pocoyo Escreveu:Dependo do teu patrão. Se estiveres contente com o teu patrão, não faz sentido fazer greve, sabendo que o estás a prejudicar e te estás a prejudicar.
Na minha empresa ninguem fez greve.
Este é um dos problemas deste país. Falta de solidariedade.
Eu não me manifesto por mim. Manifesto-me pelos meus pais, filhos, familiares, amigos e por uma sociedade melhor!
Koreano Escreveu:Pulka Escreveu:Hoje, na minha empresa, patrão inclusive, todos fizeram greve. Porquê? Porque esta política é um dos maiores entraves ao desenvolvimento económico. É cada vez mais difícil trabalhar e ser produtivo neste país.
Hoje na minha empresa, trabalhadores filiados no PCP inclusive, ninguém fez greve. Porquê? Porque fazer a greve iria piorar a situação económica da empresa e agravar as expectativas legítimas, desses trabalhadores, em poder voltar a ver possível um aumento real dos seus rendimentos.
É cada vez mais dífícil trabalhar e ser produtivo neste país. Porque é que aqueles que ainda o podem fazer decidem não o fazer? Porquê abdicar de produzir para fazer valer o seu ponto de vista?

AmigosdaBolsa Escreveu:É muito fácil culpar os outros. Os primeiros culpados foram as pessoas. "dizem-te que podes ficar a dever o fiambre e o queijo. Não vais querer?" Se não tiver capacidade para pagar, não. Chama-se responsabilidade. Os primeiros culpados é quem contrai o crédito.
Já alguma vez leste alguma coisa sobre psicologia, estudos sociológicos, etc? Já ouviste falar na pirâmide das necessidades?
Acredita que os grandes grupos económicos gastam muito dinheiro a estudar isto.
Um gato com fome cai duas vezes na mesma ratoeira? Se calhar cai
Bem, sou estivador, funcionário da Mota- Engil, e estou em greve e vou deixar aqui uma estatística curiosa.
Porto de leixoes - greves desde 1993 foram 0 ou muito perto disso, novos trabalhadores nos quadros desde então=0
Porto de Lisboa - inúmeras greves desde 1993, trabalhadores novos nos quadros desde então, mais de 200.
Portugal é dos países europeus com menos greves nos ultimos 100 anos e curiosamente também é dos países com menos condições para os trabalhadores nos mais vários níveis.
Mas por outro lado o mesmo não se passa com gestores e altos quadros das empresas.
Isto tudo aconteceu porque nas luta entra trabalhadores e empregadores, os trabalhadores saem sempre a perder porque não lutamos, e como não lutamos, somos derrotados, simples.
Porto de leixoes - greves desde 1993 foram 0 ou muito perto disso, novos trabalhadores nos quadros desde então=0
Porto de Lisboa - inúmeras greves desde 1993, trabalhadores novos nos quadros desde então, mais de 200.
Portugal é dos países europeus com menos greves nos ultimos 100 anos e curiosamente também é dos países com menos condições para os trabalhadores nos mais vários níveis.
Mas por outro lado o mesmo não se passa com gestores e altos quadros das empresas.
Isto tudo aconteceu porque nas luta entra trabalhadores e empregadores, os trabalhadores saem sempre a perder porque não lutamos, e como não lutamos, somos derrotados, simples.
- Registado: 10/8/2011 16:44
Pulka Escreveu:Hoje, na minha empresa, patrão inclusive, todos fizeram greve. Porquê? Porque esta política é um dos maiores entraves ao desenvolvimento económico. É cada vez mais difícil trabalhar e ser produtivo neste país.
O problema deste país está nas pessoas.Um amigo meu diz que 90% das pessoas são estúpidas.Quando ouvi aquilo pela primeira vez fiquei uma semana a pensar no assunto. Seria mesmo 90% , seria mais , seria menos? Mas chego à conclusão que o número que ele referiu está muito próximo da realidade.
Passo a explicar:
Os que condenam a greve são aqueles que quando nasceram já tinham a papinha toda feita. Não precisaram lutar por nada.Tinham fins de semana , leis laborais,feriados , subsídio de Natal , etc.
A única coisa que fazem é reclamar nos cafés os adquiridos que estão a perder.Queixam-se do subsídio de Natal e de férias que já foram. Queixam-se da perda dos feriados, etc.
Mas ninguém se lembra que esses direitos adquiridos pelos quais muitos acham que não vale a pena fazer uma greve de um dia foram conseguidos com greves de meses , lutas nas ruas , gente ferida e morta.Ah pois é...
Concordo que os sindicatos não se souberam atualizar, mas muito porque as pessoas também não se envolvem com os sindicatos .Preferem deixar tudo nas costas dos dirigentes e claro, estes acabam por fazer o que querem e ou julgam melhor.
Outro problema é que os que fazem greve já o fazem para remediar o mal.Deveriam ter feito antes, preventivamente.E depois quando fazem uma greve, ainda fazem pelos motivos errados.Protestam contra a Merkel , contra a Troika , contra a austeridade , mas não protestam contra as regalias dos governantes , não protestam a exigir as reformas estruturais , justiça,cadeia para os que deixaram o país e os seus cidadãos na penúria, etc.
E para completar e comprovar o que digo , há poucos dias leio que o PS está à frente do PSD nas intenções de voto. O povo é burrrrroooo !!!
Sei que é uma opção pessoal não fazer greve e entendo os motivos de quem não a faz , mas repudio veementemente aqueles que criticam quem a faz.
Repudiar uma greve com a argumentação de que é preciso trabalhar e que o país precisa é de trabalho é uma forma de travestir a sua covardia e a sua falta de culhões para tomar uma atitude.Sim , porque é preciso tê-los para dizer ao patrão que não vai trabalhar porque vai para a greve.
Se acham que eu penso que a greve vai mudar a situação? Não e sim. Um dia de greve não vai mudar nada, mas incomoda quem está no governo.Além disso , ainda que de uma forma meio atrapalhada é positivo que as pessoas se estejam a mobilizar para exigir , nem que seja o fim da Troika,imaginem , esses nossos amigos que nos emprestaram dinheiro e estão-nos a obrigar a fazer pelo menos algumas reformas.É importante que as pessoas voltem a mobilizar-se , voltem a entender que são elas que mandam nos país, e não os governantes que apenas são figuras mandatadas por nós para fazer aquilo que desejamos.
Venham mais greves ou manifestações , mas venha também bom senso para saber o que exigir.
A330
Passo a explicar:
Os que condenam a greve são aqueles que quando nasceram já tinham a papinha toda feita. Não precisaram lutar por nada.Tinham fins de semana , leis laborais,feriados , subsídio de Natal , etc.
A única coisa que fazem é reclamar nos cafés os adquiridos que estão a perder.Queixam-se do subsídio de Natal e de férias que já foram. Queixam-se da perda dos feriados, etc.
Mas ninguém se lembra que esses direitos adquiridos pelos quais muitos acham que não vale a pena fazer uma greve de um dia foram conseguidos com greves de meses , lutas nas ruas , gente ferida e morta.Ah pois é...
Concordo que os sindicatos não se souberam atualizar, mas muito porque as pessoas também não se envolvem com os sindicatos .Preferem deixar tudo nas costas dos dirigentes e claro, estes acabam por fazer o que querem e ou julgam melhor.
Outro problema é que os que fazem greve já o fazem para remediar o mal.Deveriam ter feito antes, preventivamente.E depois quando fazem uma greve, ainda fazem pelos motivos errados.Protestam contra a Merkel , contra a Troika , contra a austeridade , mas não protestam contra as regalias dos governantes , não protestam a exigir as reformas estruturais , justiça,cadeia para os que deixaram o país e os seus cidadãos na penúria, etc.
E para completar e comprovar o que digo , há poucos dias leio que o PS está à frente do PSD nas intenções de voto. O povo é burrrrroooo !!!
Sei que é uma opção pessoal não fazer greve e entendo os motivos de quem não a faz , mas repudio veementemente aqueles que criticam quem a faz.
Repudiar uma greve com a argumentação de que é preciso trabalhar e que o país precisa é de trabalho é uma forma de travestir a sua covardia e a sua falta de culhões para tomar uma atitude.Sim , porque é preciso tê-los para dizer ao patrão que não vai trabalhar porque vai para a greve.
Se acham que eu penso que a greve vai mudar a situação? Não e sim. Um dia de greve não vai mudar nada, mas incomoda quem está no governo.Além disso , ainda que de uma forma meio atrapalhada é positivo que as pessoas se estejam a mobilizar para exigir , nem que seja o fim da Troika,imaginem , esses nossos amigos que nos emprestaram dinheiro e estão-nos a obrigar a fazer pelo menos algumas reformas.É importante que as pessoas voltem a mobilizar-se , voltem a entender que são elas que mandam nos país, e não os governantes que apenas são figuras mandatadas por nós para fazer aquilo que desejamos.
Venham mais greves ou manifestações , mas venha também bom senso para saber o que exigir.
A330
- Registado: 30/1/2005 12:51
mapaman Escreveu:A esmagadora maioria das pessoas nunca viveu acima das suas possibilidades pelo simples facto de que muitas nunca tiveram capacidade financeira para isso
Não???
Não tenho dados objectivos sobre isto, mas a percepção que tenho é que grande parte dos empréstimos para casa/cortinados/mobília, férias, carros, electrodomésticos... e mais o que se possam lembrar foram feitos sem pensar...
Aliás das imagens mentais que retenho dos telejornais são as entrevistas a pessoas que se queixam de não conseguir os empréstimos e na imagem aparece sempre o sofá divani & divani, a bela televisão led de não sei quantas polegadas, a mobília xpto e os belíssimos cortinados...
Pulka Escreveu:Uma coisa é crédito ao investimento. Acho que deviamos ser mãos largas nisto. Outra coisa é crédito ao consumo.
Faz sentido uma pessoa que tem um salário de 800€ ter um plafond de cartão de crédito de 1500€ ou 2000€? Faz sentido uma pessoa poder pedir um empréstimo imobiliário de 120 000€ quando a casa vale 100 000€?
De quem é a culpa aqui? Da pessoa?
Se tiveres à tua frente um pão, uma fatia de fiambre e uma fatia de queijo. Só tens dinheiro para o pão mas dizem-te que podes ficar a dever o fiambre e o queijo. Não vais querer?
O problema está na desregulação do sistema bancário
É muito fácil culpar os outros. Os primeiros culpados foram as pessoas. "dizem-te que podes ficar a dever o fiambre e o queijo. Não vais querer?" Se não tiver capacidade para pagar, não. Chama-se responsabilidade. Os primeiros culpados é quem contrai o crédito.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Pulka Escreveu:ticojuno666 Escreveu:Desejo a todos os grevistas e seus sindicalistas uma disenteria por E.Coli neste lindo dia de sol.
Faz greve quem nunca nada fez por este lindo pais, apenas passam a vida a criticar e a bota abaixo. Vivem a custa da mama do estado e ainda mordem a quem lhes da de comer.
Bonito...não sei quem és, nem o que fazes, nem o que já fizeste. Mas digo-te o que já fiz.
Já trabalhei para a função pública; já fui empresário; já fui trabalhador por conta de outrém; já fui voluntário; já fundei associações.
Como te atreves a dizer isso?
Já trabalhei 17 horas por dia durante 7 anos da minha vida.
Hoje, na minha empresa, patrão inclusive, todos fizeram greve. Porquê? Porque esta política é um dos maiores entraves ao desenvolvimento económico. É cada vez mais difícil trabalhar e ser produtivo neste país.
Qual a actividade da tua empresa?
mapaman Escreveu:A esmagadora maioria das pessoas nunca viveu acima das suas possibilidades pelo simples facto de que muitas nunca tiveram capacidade financeira para isso
Isso deixou de ser verdade a partir do momento em que o acesso ao crédito passou a ser fácil e barato.
- Registado: 5/11/2002 12:21
ticojuno666 Escreveu:Desejo a todos os grevistas e seus sindicalistas uma disenteria por E.Coli neste lindo dia de sol.
Faz greve quem nunca nada fez por este lindo pais, apenas passam a vida a criticar e a bota abaixo. Vivem a custa da mama do estado e ainda mordem a quem lhes da de comer.
Bonito...não sei quem és, nem o que fazes, nem o que já fizeste. Mas digo-te o que já fiz.
Já trabalhei para a função pública; já fui empresário; já fui trabalhador por conta de outrém; já fui voluntário; já fundei associações.
Como te atreves a dizer isso?
Já trabalhei 17 horas por dia durante 7 anos da minha vida.
Hoje, na minha empresa, patrão inclusive, todos fizeram greve. Porquê? Porque esta política é um dos maiores entraves ao desenvolvimento económico. É cada vez mais difícil trabalhar e ser produtivo neste país.
Pulka Escreveu:pocoyo Escreveu:Claro que Portugal pode sair do euro e aplicar essas medidas de que falas. Tenho é duvidas que se viva, no curto médio prazo, melhor do que se vive agora.
Concordo contigo. Mas a verdadeira questão é: achas que com o que estamos a fazer não vamos sair do Euro? Ou o euro não vai acabar? Então porquê prolongar por mais um ou dois anos e depois acabar por fazer aquilo que toda a gente sabe que vai acontecer?
Porque precisamos de equilibar duas coisas antes de sair do euro.
A balança comercial e o defice. Quando tiveres estas duas coisas controladas podes dar o calote sem sofreres muito.

Desejo a todos os grevistas e seus sindicalistas uma disenteria por E.Coli neste lindo dia de sol.
Fico estupidefacto com algumas personagens que sao entrevistadas na TV. E verdade ou mentira que este governo foi democraticamente eleito a pouco mais de um ano??? Corrigam me se estiver errado....
Fico estupidefacto com algumas personagens que sao entrevistadas na TV. E verdade ou mentira que este governo foi democraticamente eleito a pouco mais de um ano??? Corrigam me se estiver errado....
O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu
- Registado: 5/10/2011 10:55
pocoyo Escreveu:Claro que Portugal pode sair do euro e aplicar essas medidas de que falas. Tenho é duvidas que se viva, no curto médio prazo, melhor do que se vive agora.
Concordo contigo. Mas a verdadeira questão é: achas que com o que estamos a fazer não vamos sair do Euro? Ou o euro não vai acabar? Então porquê prolongar por mais um ou dois anos e depois acabar por fazer aquilo que toda a gente sabe que vai acontecer?
Existem muitas formas de miséria e uma delas é a que se mostra sob a forma de resignação ao "tem de ser" "não existe alternativa" e outras frases feitas que são atiradas diariamente para cima de todos.
Quem já esteve num país muçulmano sabe bem o que são as mesquitas a chamar os crentes para oração.Não me consigo lembrar de outro exemplo que reflita o que se está a passar neste País.
A esmagadora maioria das pessoas nunca viveu acima das suas possibilidades pelo simples facto de que muitas nunca tiveram capacidade financeira para isso,outras podem sempre gastar o que lhes apetece porque nunca lhes falta e depois existiu sim,uma parte menor,que comprou o que não podia pagar,ou melhor ajustou os gastos aos rendimentos.
Quem viveu acima foi o poder politico a todos os níveis,vejam o Alberto João como paradigma dos gastos,por sinal do lado PSD e Sócrates e sus muchachos pelo lado PS.Pelo meio ficam as autarquias e as suas magnificas empresas municipais,rotundas e tudo o resto.
O que se passa é que o mesmo poder politico que enterrou isto quer pôr todos a pagar aquilo que alguns gastaram.Bela democracia esta em que pelos vistos neste forum se aceita isto de bom grado mas não o seu inverso.
O meu sindicato é independente das centrais e como não existiu acordo entre as duas estamos fora,agora, cada vez existem mais razões para enfrentar este Governo de interesses e não de valores e por mim sei que dentro de pouco tempo vou ter de ouvir/ler palavras pouco simpáticas na comunicação social sobre a minha profissão mas se não sabem ficam sabendo que:
Só se perdem as guerras que não se fazem.
Cumps a todos de alguem que votou PSD.
Quem já esteve num país muçulmano sabe bem o que são as mesquitas a chamar os crentes para oração.Não me consigo lembrar de outro exemplo que reflita o que se está a passar neste País.
A esmagadora maioria das pessoas nunca viveu acima das suas possibilidades pelo simples facto de que muitas nunca tiveram capacidade financeira para isso,outras podem sempre gastar o que lhes apetece porque nunca lhes falta e depois existiu sim,uma parte menor,que comprou o que não podia pagar,ou melhor ajustou os gastos aos rendimentos.
Quem viveu acima foi o poder politico a todos os níveis,vejam o Alberto João como paradigma dos gastos,por sinal do lado PSD e Sócrates e sus muchachos pelo lado PS.Pelo meio ficam as autarquias e as suas magnificas empresas municipais,rotundas e tudo o resto.
O que se passa é que o mesmo poder politico que enterrou isto quer pôr todos a pagar aquilo que alguns gastaram.Bela democracia esta em que pelos vistos neste forum se aceita isto de bom grado mas não o seu inverso.
O meu sindicato é independente das centrais e como não existiu acordo entre as duas estamos fora,agora, cada vez existem mais razões para enfrentar este Governo de interesses e não de valores e por mim sei que dentro de pouco tempo vou ter de ouvir/ler palavras pouco simpáticas na comunicação social sobre a minha profissão mas se não sabem ficam sabendo que:
Só se perdem as guerras que não se fazem.
Cumps a todos de alguem que votou PSD.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Uma coisa é crédito ao investimento. Acho que deviamos ser mãos largas nisto. Outra coisa é crédito ao consumo.
Faz sentido uma pessoa que tem um salário de 800€ ter um plafond de cartão de crédito de 1500€ ou 2000€? Faz sentido uma pessoa poder pedir um empréstimo imobiliário de 120 000€ quando a casa vale 100 000€?
Se tiveres à tua frente um pão, uma fatia de fiambre e uma fatia de queijo. Só tens dinheiro para o pão mas dizem-te que podes ficar a dever o fiambre e o queijo. Não vais querer?
Pulka Escreveu:pocoyo Escreveu:O que achas que deve ser feito para alterar a situação do país?
Não tenho nenhuma fórmula mágica, mas parece-me um bocado elementar que algumas coisas têm de ser feitas e algumas já estão a ser feitas.
Acho que não podemos fazer muito sem primeiro se alterar as coisas a nível Europeu. Acho essencial a Europa arranjar uma forma de taxar os produtos vindos de países com mão-de-obra barata. Penalizar a fuga de capitais. Acabar com os paraísos fiscais. Reformar a pouca vergonha que é a nossa justiça. Deixar de receber dinheiro da Europa para não produzir. Apostar nos nossos licenciados que são tão bons como lá fora.
Achas que nós não temos responsabilidade por aquilo que estamos a passar?
Quais coisas é que estão mal a nivel europeu?
A europa não vai taxar esses produtos porque a europa (pelo menos a Alemanha)quer vender produtos para esses mercados.
Claro que Portugal pode sair do euro e aplicar essas medidas de que falas. Tenho é duvidas que se viva, no curto médio prazo, melhor do que se vive agora.
J9 Escreveu:Chama-se liberdade de expressão... não podes gostar dela só na parte que te interessa!
apenas disse que já não respondia

"vivemos acima das nossas possibilidades"
Bom...isto dá para muita discussão. Muita gente viveu, sim. Mas a verdadeira questão é: como?
Se eu não tenho dinheiro, como compro algo? Crédito? Então, mas sempre aprendi que se emprestas dinheiro a alguém que sabes que não tem forma de pagar, és parvo!
Os bancos são parvos? Não, são gananciosos.
Outra coisa é quando uma pessoa perde o emprego. Nesse caso devia haver mecanismos para permitir uma suspensão, ou redução dos empréstimos. É bom para todos, credor e devedor.
Agora, o problema imediato é a dívida pública. E isso, meu caro, os contribuintes não têm culpa, lamento.
Nesta situação particular, não sou a favor da greve. Considero que uma grande manifestação, realizada ao fds,é muito mais efectiva.
Contudo, compreendo quem faz e considero que está no seu pleno direito.
Por outro lado, considero que uma greve permite extravasar frustrações e descontentamento de um modo devidamente organizado e que de outra forma poderia ser demonstrado de uma forma muito mais violenta.
Obviamente que existem sectores de profissionais que abusam deste direito, principalmente do setor dos transportes, mas na sua maioria considero normal a opção pela greve face ao que está a suceder ao nosso país.
Contudo, compreendo quem faz e considero que está no seu pleno direito.
Por outro lado, considero que uma greve permite extravasar frustrações e descontentamento de um modo devidamente organizado e que de outra forma poderia ser demonstrado de uma forma muito mais violenta.
Obviamente que existem sectores de profissionais que abusam deste direito, principalmente do setor dos transportes, mas na sua maioria considero normal a opção pela greve face ao que está a suceder ao nosso país.
- Registado: 17/10/2010 19:32
pocoyo Escreveu:O que achas que deve ser feito para alterar a situação do país?
Não tenho nenhuma fórmula mágica, mas parece-me um bocado elementar que algumas coisas têm de ser feitas e algumas já estão a ser feitas.
Acho que não podemos fazer muito sem primeiro se alterar as coisas a nível Europeu. Acho essencial a Europa arranjar uma forma de taxar os produtos vindos de países com mão-de-obra barata. Penalizar a fuga de capitais. Acabar com os paraísos fiscais. Reformar a pouca vergonha que é a nossa justiça. Deixar de receber dinheiro da Europa para não produzir. Apostar nos nossos licenciados que são tão bons como lá fora.
Pulka Escreveu:Koreano Escreveu:Estaremos a falar daquele grupo de cidadãos que, na "plenitude dos seus direitos" e "sentido democrático" decidem, para além de fazerem greve, impedir activamente de trabalhar os seus colegas (já nem digo compatriotas) que não desejam fazer greve?
Olha...estou um bocado farto de tentar argumentar contra duas frases que oiço todos os dias agora:
"Vivemos acima das nossas possibilidades" e "impedir activamente de trabalhar os seus colegas que não desejam fazer greve?"
Já não tenho pachorra...lamento
Chama-se liberdade de expressão... não podes gostar dela só na parte que te interessa!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], latbal, nickforum, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Xãd e 303 visitantes