Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Não deixa de ser bom investimento.... Mas.....

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 14/11/2012 2:05

Esse teu 2º ponto podia ter sido defendido a 3 euros, 2 euros, 1 euro ou até 50 cêntimos com os resultados catastróficos que essa estratégia de reforço de uma posição perdedora teria.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: BCP - Não deixa de ser bom investimento.... Mas.....

por pcamposm » 14/11/2012 2:01

artista Escreveu:
pcamposm Escreveu:Deixo aqui a minha análise do BCP. Primeiramente gostaria de deixar claro, que como "Swing Trader" que sou, analiso os títulos consoante o movimento que estão a ter neste preciso momento e não dou muita importância à Análise Fundamental da empresa. Eu não me importo de estar constantemente a entrar e a sair de um título quando os movimentos que está a fazer traduzem-se num lucro percentual que merece ser aproveitado. Se quiserem a minha opinião pessoal, o BCP é de manter, reforçar (para melhorar médias) e aguentar pois é um título que vale bastante mais do que está cotado neste momento...quando vai lá chegar? Ninguém sabe. Para os que dizem que compraram a 1€ e a 0,50€ e esse tipo de coisa, só tenho uma coisa a dizer... Stop-Loss... neste momento não se encontrariam em tal situação. O Stop-Loss é a vossa apólice de seguro. Bom, de qualquer maneira, vamos à minha análise do título e para mim, tem validade até que os movimentos do título sugiram a sua alteração, até que as condições mudem.

Boas pcamposm, não te parece algo paradoxal este parágrafo, no que diz respeito a análise fundamental?

Primeiro referes que não dás grande importância à análise fundamental, o que faz todo o sentido, tendo em conta o teu posicionamento no mercado.

Depois dizes que o BCP "vale bastante mais do que está cotado neste momento" e aconselhas a manter, reforçar até para baixar médias!

Depois dizes que os que entraram a preços muito superiores que devia ter usado stop-loss! Então e agora não devem usar? Esse teu raciocínio não podia ter sido feito a 50 cêntimos? Não sei o que pensavas do BCP nessa altura mas sei que esse foi o raciocínio e a estratégia que muitos usaram! Ou nessa altura ainda achavas que estava caro e agora já não achas?

Já agora, vejo que és novo por aqui, boa sorte... cuidado que há por aqui uns gajos muito chatos! :lol: :wink:

EDIT: Gostei da análise técnica ao títulos! :wink:

Amigo Artista, até que enfim umas questões com sentido... não sou novo por aqui... o meu primeiro registo remonta a 2002 no entanto deixei de frequentar estas bandas devido ao tamanho de "Burridades" que aqui lia. Tenho todo o gosto em esclarecer as suas questões.

1º A minha opinião pessoal é completamente à parte do meu perfil de investidor. Eu posso achar que um título vale muito mais do que está cotado, no entanto estou SHORT.... Filosofia - Trade what you see.

2º Recomendo Manter e Reforçar para baixar médias para as pessoas que têm o título com médias mais altas.... Com certeza será mais facil o título chegar a 0,10€ do que a 0,50€ ... 0 cêntimos elas nunca vão valer.

3º Os que entrarem agora devem sim usar Stop-loss, inclusive nas novas posições que possam vir a ter. Até no gráfico que postei coloquei a zona de entrada e a zona de Stop-Loss com base no que estou a ver neste momento.

4º Eu não estou a ver se um título está caro ou se está barato...nem sequer quero saber dos resultados a não ser a data para defender qq posição que possa vir a ter. Vê lá que eu hoje até vendi metade da minha posição no BES a 0,798 para amanhã e manhã ou depois comprar mais barato.... A mim o que me interessa é o que o título está a fazer neste momento. O que interessa uma empresa valer 1€ se o mercado só lhe quer atribuir 0,50€?

Ainda em relação ao STOP-LOSS deve ser sempre usado ... é uma apólice de Seguro.

Penso ter respondido a tudo e caso não tenha, foi por lapso... mas se tiver mais alguma dúvida da análise que fiz, por favor diga.
Abraço,
Paulo

-Trade what you see. Not what you foresee.

- PSI-20 No Facebook -
http://www.facebook.com/groups/447042472015315/
Bolsa - Stock Market - Acções - Investimento

Registado: 13/11/2012 20:15

por kknd » 14/11/2012 0:50

pcamposm Escreveu:Na altura não se podia, agora não sei.

Alguém pode confirmar esta questão, com mais precisão?

Registado: 14/8/2009 12:27

por artista_ » 14/11/2012 0:43

pcamposm Escreveu:Deixo aqui a minha análise do BCP. Primeiramente gostaria de deixar claro, que como "Swing Trader" que sou, analiso os títulos consoante o movimento que estão a ter neste preciso momento e não dou muita importância à Análise Fundamental da empresa. Eu não me importo de estar constantemente a entrar e a sair de um título quando os movimentos que está a fazer traduzem-se num lucro percentual que merece ser aproveitado. Se quiserem a minha opinião pessoal, o BCP é de manter, reforçar (para melhorar médias) e aguentar pois é um título que vale bastante mais do que está cotado neste momento...quando vai lá chegar? Ninguém sabe. Para os que dizem que compraram a 1€ e a 0,50€ e esse tipo de coisa, só tenho uma coisa a dizer... Stop-Loss... neste momento não se encontrariam em tal situação. O Stop-Loss é a vossa apólice de seguro. Bom, de qualquer maneira, vamos à minha análise do título e para mim, tem validade até que os movimentos do título sugiram a sua alteração, até que as condições mudem.

Boas pcamposm, não te parece algo paradoxal este parágrafo, no que diz respeito a análise fundamental?

Primeiro referes que não dás grande importância à análise fundamental, o que faz todo o sentido, tendo em conta o teu posicionamento no mercado.

Depois dizes que o BCP "vale bastante mais do que está cotado neste momento" e aconselhas a manter, reforçar até para baixar médias!

Depois dizes que os que entraram a preços muito superiores que devia ter usado stop-loss! Então e agora não devem usar? Esse teu raciocínio não podia ter sido feito a 50 cêntimos? Não sei o que pensavas do BCP nessa altura mas sei que esse foi o raciocínio e a estratégia que muitos usaram! Ou nessa altura ainda achavas que estava caro e agora já não achas?

Já agora, vejo que és novo por aqui, boa sorte... cuidado que há por aqui uns gajos muito chatos! :lol: :wink:

EDIT: Gostei da análise técnica ao títulos! :wink:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por pcamposm » 14/11/2012 0:32

Na altura não se podia, agora não sei. Como NÃO gostou da análise que eu fiz, pensei que tivesse um conhecimento mais aprofundado da questão.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por kknd » 14/11/2012 0:16

pcamposm Escreveu:
O BCP desde o aumento de capital, disparou... pq? Talvez pq as posições curtas, "short", foram desactivadas para o título.

Não se podem abrir posições curtas no BCP?

Registado: 14/8/2009 12:27

por pcamposm » 14/11/2012 0:10

MarcoAntonio Escreveu:
pcamposm Escreveu:Marco, como moderador, o que lhe parece mais sensato e mais de acordo com a realidade de funcionamento da página?

Não tenho opinião, francamente. Depende um pouco da regularidade com que pretendes postar e do interesse que o tópico reunir, coisas que a priori não posso saber e seja como for tem sempre uma boa dose de subjectividade. Francamente e como disse atrás não é algo assim tão importante, coloca os tópicos/posts como preferires e te sentires melhor.

O mais relevante era mesmo a minha primeira intervenção: fazer notar que desde os tópicos tenham conteúdo e particularmente quando dizem respeito directamente aos mercados não há obrigatoriedade de utilizar tópicos pré-existentes.

Ok obrigado pela observação.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por MarcoAntonio » 14/11/2012 0:07

pcamposm Escreveu:Marco, como moderador, o que lhe parece mais sensato e mais de acordo com a realidade de funcionamento da página?

Não tenho opinião, francamente. Depende um pouco da regularidade com que pretendes postar e do interesse que o tópico reunir, coisas que a priori não posso saber e seja como for tem sempre uma boa dose de subjectividade. Francamente e como disse atrás não é algo assim tão importante, coloca os tópicos/posts como preferires e te sentires melhor.

O mais relevante era mesmo a minha primeira intervenção: fazer notar que desde os tópicos tenham conteúdo e particularmente quando dizem respeito directamente aos mercados não há obrigatoriedade de utilizar tópicos pré-existentes.

pcamposm Escreveu:@Marco

Já percebi a sua resposta... mas o que me parece confuso ... é que imagina... Eu hoje publico aqui BCP...depois durante o dia, a malta comenta e gera 10 comentários.... depois publico SON... e 15 pessoas comentam, depois passado 1 semana, volto a publicar BCP... e sucessivamente. Como os posts são publicadas numa ordem seguida ... Dificilmente sei aonde começa a BCP e a SON sem andar página a página... percebe? É que como sabes .... as análises são praticamente diárias em alguns casos.

Estás a sobre estimar o movimento dos tópicos, eles não geram assim tanto volume de posts. Envio-te alguns exemplos práticos do que estamos a falar.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 14/11/2012 0:10, num total de 1 vez.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por pcamposm » 14/11/2012 0:07

@Marco

Já percebi a sua resposta... mas o que me parece confuso ... é que imagina... Eu hoje publico aqui BCP...depois durante o dia, a malta comenta e gera 10 comentários.... depois publico SON... e 15 pessoas comentam, depois passado 1 semana, volto a publicar BCP... e sucessivamente. Como os posts são publicadas numa ordem seguida ... Dificilmente sei aonde começa a BCP e a SON sem andar página a página... percebe? É que como sabes .... as análises são praticamente diárias em alguns casos.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por pcamposm » 14/11/2012 0:03

Marco, como moderador, o que lhe parece mais sensato e mais de acordo com a realidade de funcionamento da página?
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por MarcoAntonio » 14/11/2012 0:00

pcamposm Escreveu:Então mas eu tenho que ter um Tópico Principal no Forum Geral. E depois teria que ter vários sub-tópicos dentro do principal.... um para cada título. Certo?

Eu não sei ao certo a que é que estás a chamar tópico e sub-tópico.

Tu abriste um tópico e colocaste um primeiro post sobre o BCP. De seguida poderias ter colocado um segundo post no mesmo tópico sobre outro título e por aí adiante...

Se é isso que achas que fica "confuso", o que te posso dizer é que não fica nada confuso, cada post é dedicado a um título e as pessoas rapidamente assimilam o que o tópico é sobre diversos títulos mas de um mesmo autor, de cada vez é actualizado com uma análise de um dado título (podes por no início do tópico o título a que diz respeito). Se estiveres céptico quanto a isso (sobre não ficar de facto confuso) posso indicar-te links de vários tópicos assim e que até tiveram bastante sucesso ao longo da história do forum para verificares que realmente não funcionam mal nem geram qualquer problema de especial.

:wink:

De qq das formas eu não te estou a tentar convencer de nada nem isto é particularmente relevante: se quiseres utilizar tópicos pré-existentes tudo bem; se quiseres abrir um tópico teu onde colocas todas as tuas análises (alternadamente de diferentes activos) também tudo bem.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por pcamposm » 13/11/2012 23:59

pcamposm Escreveu:O único problema que estou a ver é que vai ficar uma salsada enorme com os gráficos dos títulos e os comentários todos misturados sem um seguimento organizado. Ou há forma de ultrapassar isso?

@nuuuno
Estas percentagens que eu "atiro" foram obtidos através de backtests feitos num conjunto vasto de títulos num certo periodo temporal (anos). Obviamente não determinam acções futuras, mas representam um bom princípio para colocação de stops num "Retracement".
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por pcamposm » 13/11/2012 23:51

Então mas eu tenho que ter um Tópico Principal no Forum Geral. E depois teria que ter vários sub-tópicos dentro do principal.... um para cada título. Certo?
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por MarcoAntonio » 13/11/2012 23:49

pcamposm Escreveu:O único problema que estou a ver é que vai ficar uma salsada enorme com os gráficos dos títulos e os comentários todos misturados sem um seguimento organizado. Ou há forma de ultrapassar isso?

Não sei se estou a perceber a tua questão. Tu podes colocar um post com cada análise e em cada post, tratar de um dado título. Não fica confusão nenhuma de especial e já muitos participantes ao longo da história do caldeirão fizeram isso (incluindo eu e o ulisses, por exemplo). Alguns desses tópicos até tiveram muito sucesso...
Imagem

Administrador Fórum

por nuuuuno » 13/11/2012 23:48

NADA contra a analise, mas levanta-me muitas duvidas relativamente ao acerto dessa estatística.
Qual a validade dessas percentagens que "atiras" ?? :roll:
Editado pela última vez por nuuuuno em 13/11/2012 23:49, num total de 1 vez.

Registado: 10/11/2011 10:05

por pcamposm » 13/11/2012 23:42

O único problema que estou a ver é que vai ficar uma salsada enorme com os gráficos dos títulos e os comentários todos misturados sem um seguimento organizado. Ou há forma de ultrapassar isso?
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por pcamposm » 13/11/2012 23:40

MarcoAntonio Escreveu:
pcamposm Escreveu:Amigo Sniper, por acaso fiz isto por engano até pq pretendia responder no Post do BCP. No entanto, não me parece uma solução viável, até pq já viste se todos resolvem fazer o mesmo?

Só para referir que se quiseres ter um tópico para (reunir) as tuas análises, não há nenhum problema nisso.

E o mesmo se aplica aos restantes participantes, como é óbvio. Desde que os tópicos tenham conteúdo e especialmente se estão relacionados com os mercados, não há qualquer problema em abrir novos tópicos.

Obrigado Marco.
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por MarcoAntonio » 13/11/2012 23:17

pcamposm Escreveu:Amigo Sniper, por acaso fiz isto por engano até pq pretendia responder no Post do BCP. No entanto, não me parece uma solução viável, até pq já viste se todos resolvem fazer o mesmo?

Só para referir que se quiseres ter um tópico para (reunir) as tuas análises, não há nenhum problema nisso.

E o mesmo se aplica aos restantes participantes, como é óbvio. Desde que os tópicos tenham conteúdo e especialmente se estão relacionados com os mercados, não há qualquer problema em abrir novos tópicos.
Imagem

Administrador Fórum

por Sr_SNiper » 13/11/2012 23:12

Já via as tuas análises e as tuas explicações sobre as bolsa no face, quem não viu,já depois de ler este post já tem uma ideia, e parece-me que tens muito a dizer aqui :)
Além disso gosto muito de uma boa justificação e era mais fácil para mim acompanhar as tuas análises se soubesse onde paravam :)
A maioria dos foristas não abre um t'opico só para eles porque são fraquinhos e não têm justificações para as subidas e descidas do mercado

" BCP desde o aumento de capital, disparou... pq? Talvez pq as posições curtas, "short", foram desactivadas para o título. Ora se ninguém pode adoptar posições curtas, só longas... o título sobe pois existe mais quantidade de compradores. Ora isto justifica o movimento de 6 de Setembro a 19 de Outubro. 19 de Outubro"
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por pcamposm » 13/11/2012 23:07

Amigo Sniper, por acaso fiz isto por engano até pq pretendia responder no Post do BCP. No entanto, não me parece uma solução viável, até pq já viste se todos resolvem fazer o mesmo?
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

por Sr_SNiper » 13/11/2012 22:57

Era isto que queria dizer, devias concentrar as tuas análises nim tópico, há muito gente que faz isso.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

BCP - Não deixa de ser bom investimento.... Mas.....

por pcamposm » 13/11/2012 22:53

Deixo aqui a minha análise do BCP. Primeiramente gostaria de deixar claro, que como "Swing Trader" que sou, analiso os títulos consoante o movimento que estão a ter neste preciso momento e não dou muita importância à Análise Fundamental da empresa. Eu não me importo de estar constantemente a entrar e a sair de um título quando os movimentos que está a fazer traduzem-se num lucro percentual que merece ser aproveitado. Se quiserem a minha opinião pessoal, o BCP é de manter, reforçar (para melhorar médias) e aguentar pois é um título que vale bastante mais do que está cotado neste momento...quando vai lá chegar? Ninguém sabe. Para os que dizem que compraram a 1€ e a 0,50€ e esse tipo de coisa, só tenho uma coisa a dizer... Stop-Loss... neste momento não se encontrariam em tal situação. O Stop-Loss é a vossa apólice de seguro. Bom, de qualquer maneira, vamos à minha análise do título e para mim, tem validade até que os movimentos do título sugiram a sua alteração, até que as condições mudem.

O BCP desde o aumento de capital, disparou... pq? Talvez pq as posições curtas, "short", foram desactivadas para o título. Ora se ninguém pode adoptar posições curtas, só longas... o título sobe pois existe mais quantidade de compradores. Ora isto justifica o movimento de 6 de Setembro a 19 de Outubro. 19 de Outubro, data esta em que se formou um Doji que revela indecisão e talvez "cansaço" dos compradores. A vela seguinte confirma um "Evening Doji Star" que é um padrão típico de análise de velas e mostra uma inversão da tendência 71% das vezes que aparece. Movimento que se confirmou nos dias seguintes. Ora, com um novo short term high (desde Setembro)e com tendência Ascendente, estamos à procura de um Higher Low para confirmar a continuação da Tendência Ascendente. Colocamos a ferramenta Fibonacci no último ponto High e no último ponto Low para obter os níveis de possível inversão (resistências e suportes possíveis).

Os -Níveis de Fibonacci- vou falar aqui tudo que vão precisar saber.
-Os títulos encontram suporte definitivo acima dos 50%, 33% das vezes.
-Os títulos encontram suporte definitivo acima dos 67%, 66% das vezes, é melhor que mediano.
-Os títulos encontram suporte definitivo acima de 81%; 90% das vezes.

Traduzido em miúdos, 1/3 dos títulos fazem o "retracement" antes dos 50%; 2/3 fazem o "retracement" antes dos 67%; e quase todos (90%) fazem o "retracement" antes dos 81%.

O que é importante, é que 2/3 dos títulos (66%) fazem o "retracement" antes dos 67% por isso convém olhar para o que está a acontecer com o valor do título nas zonas normais de "retracement" e especialmente quando o valor do título está entre os 50% e os 67% do "retracement"; pois será o momento ideal para entrar no posição LONG de forma a maximizar os lucros e diminuir o risco. O Stop-Loss ideal será em qualquer lugar confortável para cada um, abaixo dos 67%, isto porque irá fazer com que "NÃO" seja stoppado 2/3 das vezes e quanto mais perto do STOP entrar LONG, menos perde caso o trade corra mal.

Voltando agora ao BCP e ás Fibs que se encontram no gráfico(; O título quebrou o suporte dos 38,2% e aproxima-se dos 50% provavelmente para o testar, altura essa em que se deve analisar o comportamento do valor do título nesse suporte. Deixei marcado no gráfico a melhor zona para entrar LONG no BCP, o STOP abaixo dos 67%. Nesta zona, será melhor começar a analisar as velas e procurar as que podem sinalizar uma inversão, isto para obter o melhor retorno no capital.

Esta análise é pessoal e válida (pelo menos para mim) enquanto não houver algo no título que faça com que eu mude de ideias. Agora, perguntam-me o que me poderá fazer mudar de ideias... deixo 3 exemplos.
1º - O valor do título desce abaixo do Ponto 0 dos níveis de Fibonacci. Neste caso, encontra-se em 0,056€.
2º - O valor do título sobe acima de Ponto 100 dos níveis de Fibonacci. Neste caso, encontra-se em 0,085€.
3º - As MA cruzam-se e confirmam um nova tendência descendente.

NOTA: Convém lembrar que a diferença percentual entre a Fib 50% e Fib 61.80% é de 5,6%. Isto para dizer que entradas ao primeiro toque nas Fibs... podem ficar caras. Será preferível aguardar sempre confirmações e analisar velas que possam sinalizar inversões tipo as que sinalizaram a inversão a 19 de Outubro, Evening Doji Star.

Qualquer dúvida disponham!.
Anexos
Screen Shot 2012-11-13 at 21.50.55.png
Screen Shot 2012-11-13 at 21.50.55.png (114.26 KiB) Visualizado 2326 vezes
Abraço,
Paulo

- PSI-20 No Facebook -

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre_MF, Google [Bot], latbal, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 385 visitantes