Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Schwager Flags

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Crómio » 19/7/2011 0:30

Há uma regra de ouro para determinar se o padrão que se está a formar é um padrão ou não, e acaba por ser muito simples e todos a utilizam sem se aperceberem, é muito simples:

- Começa-se por identificar um padrão, neste caso um Bandeira à la Schwager.

- À medida que se vai desenvolvento o padrão, se é rectângulo, qual a amplitude se está mais para cima ou para baixo... volatilidade... vamos corrigindo os take profits e stop losses.

- Na fase final da formação do padrão (chamada a confirmação) determinamos se o resultado foi o previsto:

- Foi o previsto ---> Confirma-se que era o padrão
- Não foi o previsto ----> Confirma-se que não era o padrão.

Um padrão é sempre um padrão quando resulta. Quando não resulta ou não é um padrão ou é um padrão que não resulta.

:mrgreen:
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por yabadoo » 18/7/2011 0:36

AutoMech Escreveu:Mas esse ilustra bem o continuation pattern. A minha dúvida é no da Mota em que temos ali uma coisa antes que faz com que o mastro não seja propriamente um mastro. Aliás, mais parece um duplo fundo.

Pela minha parte não vejo coisa nenhuma que faça com que o mastro não seja mastro. O mastro é idealmente uma subida a pique. Depois da bandeira, se o padrão for bem sucedido há outra subida a pique da mesma dimensão da primeira, conforme foi discutido em posts anteriores.
È um padrão de continuação porque a segunda subida é na mesma direcção da primeira (o mastro). Nota que este padrão pode ocorrer por exemplo dentro dum trading range e continuar a ser válido, pelo menos segundo o Schwager
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

por rsacramento » 17/7/2011 23:17

outro exemplo, este em subida (neste caso é a arrancada do fundo do bear market!)
Anexos
carrefour.png
carrefour.png (7.03 KiB) Visualizado 1134 vezes

Registado: 29/11/2007 12:50

por Automech » 17/7/2011 21:49

Mas esse ilustra bem o continuation pattern. A minha dúvida é no da Mota em que temos ali uma coisa antes que faz com que o mastro não seja propriamente um mastro. Aliás, mais parece um duplo fundo.
Anexos
mota1.png
mota1.png (30.54 KiB) Visualizado 1170 vezes
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rsacramento » 17/7/2011 20:00

um exemplo em queda
Anexos
exxon.png
exxon.png (5.67 KiB) Visualizado 1203 vezes

por yabadoo » 17/7/2011 19:49

AutoMech Escreveu:Mas não ligas ao facto do mastro, no caso da Mota, apesar de ser uma subida forte, estar apenas a percorrer as mesmas cotações de há 1 mês atrás ?

Eu não ligo muito a este padrão mas do que me lembro o mastro devia ser uma subida forte (como referes), mas mais "desafogado", ou seja, a fazer máximos de médio prazo.

Aliás, daí ser um 'continuation pattern'. Ali na Mota não há propriamente uma continuação porque a subida anterior ainda não é uma tendência clara de subida.

O que li é que parece é que o padrão aparece com mais frequencia na parte final de uma tendencia primária ascendente.
Mas isso é devido à entrada em quantidade do público nessas fases e portanto o preço acelerar.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Re: Schwager Flags

por yabadoo » 17/7/2011 19:32

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu: E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?

para mim a coisa é assim: subida muito forte (mastro), pausa (bandeira), nova subida muito forte

ora a jmt está a consolidar..

É isso mesmo :

"In a rising market, this type of pattern usually separates two halves of an almost vertical rise".

(Martin Pring).

por Automech » 17/7/2011 18:59

Mas não ligas ao facto do mastro, no caso da Mota, apesar de ser uma subida forte, estar apenas a percorrer as mesmas cotações de há 1 mês atrás ?

Eu não ligo muito a este padrão mas do que me lembro o mastro devia ser uma subida forte (como referes), mas mais "desafogado", ou seja, a fazer máximos de médio prazo.

Aliás, daí ser um 'continuation pattern'. Ali na Mota não há propriamente uma continuação porque a subida anterior ainda não é uma tendência clara de subida.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por rsacramento » 17/7/2011 18:44

yabadoo Escreveu: E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?

para mim a coisa é assim: subida muito forte (mastro), pausa (bandeira), nova subida muito forte

ora a jmt está a consolidar..

por yabadoo » 17/7/2011 18:21

rsacramento Escreveu:
yabadoo Escreveu: Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)

no calor da coisa parece-te o padrão, embora quando visto a posteriori é um fiasco total: dois exemplos -> mota e jmt

No caso da Mota, tinhas 'a' resistencia mesmo por cima...
E na JMT, porque achas que a projecção não vai ser cumprida ?

por yabadoo » 17/7/2011 17:27

rsacramento Escreveu:creio que já te respondi uma outra vez.. a diferença está na amplitude e na duração

Já agora acrescento que uma boa bandeira é precedida de um movimento rápido de subida ou descida (desenhando assim o mastro), o que não sucede necessáriamnete num rectangulo.
E depois há a história dos volumes dentro e fora do padrão que não é identico ao de um rectangulo.

por rsacramento » 17/7/2011 17:26

yabadoo Escreveu: Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)

no calor da coisa parece-te o padrão, embora quando visto a posteriori é um fiasco total: dois exemplos -> mota e jmt
Anexos
mota.png
mota.png (8.84 KiB) Visualizado 1341 vezes
jmt.png
jmt.png (6.09 KiB) Visualizado 1338 vezes

por yabadoo » 17/7/2011 17:12

rsacramento Escreveu:sim, de acordo com o magee a bandeira pode descer, estar horizontal ou mesmo subir ligeiramente

Pois, mas ele mostra exemplos em que o paralelograma inclina mais que ligeiramente.

rsacramento Escreveu:negociar padrões deste género é um pouco frustrante já que a taxa de sucesso é muito "piquena" :wink:

Queres dizer que o breakout tende a não ser na direcção esperada ? Não tenho muito essa ideia mas mesmo sendo assim não invalida que se possam negociar, desde que tenham um bom ratio ganho/risco (e provavelmente é por isso que ele entra quando o padrão ainda está em formação)

por Elias » 17/7/2011 17:12

rsacramento Escreveu:creio que já te respondi uma outra vez.. a diferença está na amplitude e na duração

É possível que sim... não me queres recordar os valores de referência?

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 17/7/2011 17:10

creio que já te respondi uma outra vez.. a diferença está na amplitude e na duração

por Elias » 17/7/2011 17:02

Uma bandeira horizontal seria um rectângulo, ou há diferenças entre os padrões?

Registado: 5/11/2002 12:21

por rsacramento » 17/7/2011 16:51

yabadoo Escreveu:No livro sobre análise técnica do Jack D. Schwager (o autor dos Market Wizards) é referido que o paralelograma que limita a flag pode inclinar indiferentemente para cima ou para baixo. Na biblia do Magee da-me ideia que a flag tem de apontar na direcção oposta à tendencia, ou quanto muito estar horizontal.
Mais ainda, este autor costuma entrar quando a flag ainda está em formação ao contrário da mais tradicional entrada no breakout.
Alguém costuma negociar estas flaga 'à Schwager' ? E o que acham das ideias ?

sim, de acordo com o magee a bandeira pode descer, estar horizontal ou mesmo subir ligeiramente

negociar padrões deste género é um pouco frustrante já que a taxa de sucesso é muito "piquena" :wink:

Schwager Flags

por yabadoo » 17/7/2011 16:41

No livro sobre análise técnica do Jack D. Schwager (o autor dos Market Wizards) é referido que o paralelograma que limita a flag pode inclinar indiferentemente para cima ou para baixo. Na biblia do Magee da-me ideia que a flag tem de apontar na direcção oposta à tendencia, ou quanto muito estar horizontal.
Mais ainda, este autor costuma entrar quando a flag ainda está em formação ao contrário da mais tradicional entrada no breakout.
Alguém costuma negociar estas flaga 'à Schwager' ? E o que acham das ideias ?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Google [Bot], niceboy e 84 visitantes