Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Um trader de pijama

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 10/10/2010 9:28

Fenicio, auditados ou não, o que interessa é mesmo a tua conta bancária. Os meus parabéns pelos resultados que considero fantásticos! nota que passaste períodos muito complidados e raros são os investidores que conseguiram poupar o seu capital nestes anos (sobretudo porque na última crise todas as classes de activos sofreram e uma das grandes dificuldade é sempre a de estar quieto e de não se estar investido).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Fenicio » 10/10/2010 1:36

Paul deAlex Escreveu:Fenicio,

Obrigado pelas respostas. Deixa-me dar-te os parabéns, pois acho que uma rentabilidade anual de 15% é muito bom, principalmente num horizonte que não é tão pequeno quanto isso: 10 anos.

Se capitalizares, significa multiplicar o capital por 4.

Um abraço

Calma! :) Eu disse que este é o meu objectivo! :) Ainda falta-me um bocado para lá chegar, muito por conta das "caneladas" dadas no início.

Mas refiro novamente que não são valores auditados!!
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

por Paulo_Alex » 10/10/2010 1:07

Fenicio,

Obrigado pelas respostas. Deixa-me dar-te os parabéns, pois acho que uma rentabilidade anual de 15% é muito bom, principalmente num horizonte que não é tão pequeno quanto isso: 10 anos.

Se capitalizares, significa multiplicar o capital por 4.

Um abraço

Registado: 23/5/2006 11:26

The Naked trader

por Seaman » 9/10/2010 22:09

Bem,

de pijama sempre está melhor que o Trader Robbie :mrgreen:
Anexos
Naked Trader.png
Naked Trader.png (132.32 KiB) Visualizado 1463 vezes

Registado: 4/4/2009 0:57

por Zecatreca_1001 » 9/10/2010 17:12

Pata-Hari Escreveu:Eu só tenho um comentário a fazer, tanta conversa acerca do post e do artigo mas ainda não vi a foto! onde está o trader de pijama??

Eu gostava de ver quais os bonecos que predominam mais no pijama:
Se ursinhos ou tourinhos :P

Registado: 29/11/2007 10:54

por Pata-Hari » 9/10/2010 16:45

Eu só tenho um comentário a fazer, tanta conversa acerca do post e do artigo mas ainda não vi a foto! onde está o trader de pijama??
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por LTCM » 9/10/2010 15:09

Fenicio Escreveu:
Infelizmente não te posso adiantar mais detalhes acerca desse assunto pois, como o próprio Ulisses referiu, tudo o que não é auditado vale o que vale! :)

E mesmo o que é auditado: Enron, WorldCom, "Bernie" Madoff ...
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Fenicio » 9/10/2010 14:34

rsacramento Escreveu:fenício: tens de ter muito cuidado com o que dizes - olha que se a scpnuno anda por aí tás com ela à perna

isto não se diz:
Fenicio Escreveu: O meu horizonte temporal é curto e, regra geral, raramente mantenho uma posição aberta por mais do que 4 ou 5 meses (a minha média dos últimos 5 anos é de 9 semanas e meia).

:mrgreen:

LOL :D

Mas ao contrário do filme, não foram sempre 9 semanas e meia de amor! :D Algumas foram de verdadeiro tormento!! :D
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

por rsacramento » 9/10/2010 14:27

fenício: tens de ter muito cuidado com o que dizes - olha que se a scpnuno anda por aí tás com ela à perna

isto não se diz:
Fenicio Escreveu: O meu horizonte temporal é curto e, regra geral, raramente mantenho uma posição aberta por mais do que 4 ou 5 meses (a minha média dos últimos 5 anos é de 9 semanas e meia).

:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 12:50

por Fenicio » 9/10/2010 14:16

Paul deAlex Escreveu:Fenicio,

Reparei no teu post num acompannhamento extremo do mercado com um nokia n97 e um ipad utilizado até nas refeições.

Pergunto-te se achas essencial esse acometimento tão profundo para ter sucesso.

Já agora, se quiseres responder, também te perguntava o seguinte:
- plataforma(s) que negoceias;
- instrumentos que negoceias;
- horizonte temporal que utilizas (curto prazo? day trading?)
- Que rendibilidade anual estabeleces como objectivo na tua conta de trading? 5%, 10%, 100%?

Olá Paul,

Antes de tudo é preciso contextualizar as coisas. Por definição, e como eu referi no meu post, eu sou um verdadeiro fanático por gadgets e produtos electrónicos em geral.

Tenho cá em casa produtos electrónicos comprados há mais de 15 anos e que ainda estão impecáveis. Tenho mesmo um computador MSX comprado no Brasil em 1986 (ou 1987, já não me recordo bem) e que ainda funciona na perfeição (manuais incluídos).

Portanto, como adoro estar cercado por novas tecnológicas, acabei por unir o útil (a bolsa) ao agradável (os meus gadgets), o que resultou na utilização deles nas minhas negociações em bolsa.

Quando estou fora do escritório o N97 serve para acusar a recepção de novos e-mails (o iPad ainda não é multitask e não acusa a chegada de novos mails), com o iPad estou sempre sintonizado com as notícias e posso, se necessário, aceder via TeamViewer ao meu PC.

Quanto às tuas outras perguntas, eu costumo negociar de tudo um pouco (à excepção do Forex e de outros produtos que exigem um capital e/ou uma alavancagem elevada), desde acções "normais", passando por CFDs, ETFs, obrigações, fundos e, vez por outro, alguns warrants (mas apenas em situações muito especiais).

E não faço day trading! Já fiz mas não vou voltar a fazer. O meu horizonte temporal é curto e, regra geral, raramente mantenho uma posição aberta por mais do que 4 ou 5 meses (a minha média dos últimos 5 anos é de 9 semanas e meia).

Isso da rendibilidade anual há muito o que se diga. :) Nos últimos 7 / 8 anos, período no qual tenho encarado a bolsa como mais do que um mero passatempo, já registei uma perda anual! Como é óbvio, na altura para mim foi um choque mas hoje, se isto voltar a acontecer, será encarado com muito mais naturalidade já que a bolsa é assim mesmo!

Tenho por objectivo daqui há 2 / 3 anos conseguir fechar estes últimos 10 anos com uma rendibilidade anual a rondar os 12% / 15%. Pode parecer pouco para os "master gurus" que andam por aqui, mas estou a contabilizar também os primeiros anos de trading a sério que, no meu caso, foram de aprendizado (a tal rendibilidade anual negativa verificou-se justamente nesta fase inicial do meu trabalho como trader).

Infelizmente não te posso adiantar mais detalhes acerca desse assunto pois, como o próprio Ulisses referiu, tudo o que não é auditado vale o que vale! :)

por Paulo_Alex » 9/10/2010 12:36

Fenicio,

Reparei no teu post num acompannhamento extremo do mercado com um nokia n97 e um ipad utilizado até nas refeições.

Pergunto-te se achas essencial esse acometimento tão profundo para ter sucesso.

Já agora, se quiseres responder, também te perguntava o seguinte:
- plataforma(s) que negoceias;
- instrumentos que negoceias;
- horizonte temporal que utilizas (curto prazo? day trading?)
- Que rendibilidade anual estabeleces como objectivo na tua conta de trading? 5%, 10%, 100%?

Registado: 23/5/2006 11:26

por Cali » 8/10/2010 17:05

olá, malta. Tenho andado arredado dos mercados, no ultimo ano e meio, apenas com umas brincadeiras esporádicas. Estou a ver se regresso agora, que, tal como o Ulisses diz, um trader fora do mercado perde os seus 'skills', e começo a sentir e a temer isso mesmo.
Assim, e para me ir reintegrando no ambiente bolsista, hoje passei por cá para ler umas coisas, e dei com este tópico. Lembro-me do original, escrito há uns quantos anos. Pensei até que fosse o retomar do velho tópico, mas afinal é uma nova versão.

Suponho que o Ulisses ainda é rapaz solteiro, não? Isto de jantar depois das 21.00h e deitar ás 4 da manhã todos os dias não deve ser coisa compativel com um casamento equilibrado, e ainda menos com filhos. :wink:

Mas o motivo essencial que me trouxe á escrita, aqui neste tópico, teve que ver com essa coisa estranha de "ouvir musica em aparelhagens, e tocar discos de vinil". Na realidade, para se ouvir musica, ou melhor, para se ESCUTAR musica é mesmo preciso uma aparelhagem, e um disco de vinil, se bem tratado, ainda faz maravilhas no gira-discos certo.

Recentemente, escrevi uma coisa lá no 'meu' fórum a proposito de aparelhagens, e do 'good-old fashioned' vinil e dos gira-discos, que gostaria de partilhar com todos o que por aqui partilham a minha paixão por musica, e que, mais do que ouvir, a escutam. E ... perdoem-me o atrevimento, mas as paixões são para partilhar (com excepção das que envolvem mulheres :roll: )

http://www.bolsanobolso.com/showthread.php?t=32674
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por varus » 8/10/2010 14:35

Se tens como estratégia estar curto, entendo perfeitamente a escolha pelos cfd .

Eu , que não gosto de estar curto, só esporadicamente em etf .

Registado: 21/3/2009 15:45

por Ulisses Pereira » 8/10/2010 14:19

Esse é um dado que não posso fornecer. Estamos a falar de gestão personalizada de carteiras e legalmente não posso fornecer esses dados.

Quanto à minha rentabilidade pessoal, é algo que nunca falei nem vou falar, a não ser na esfera dos meus amigos. Tudo o que não é auditado para mim vale o que vale.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Indiscrição???

por dfviegas » 8/10/2010 14:16

Ulisses, não sei se estou a abusar mas podes
dizer-nos qual a tua rentabilidades utilizando análise técnica nos ultimos 10 anos.
Tanto como particular como pela Dif.

Se for abuso peço desde já as minhas desculpas.

Registado: 29/11/2007 2:53

por Ulisses Pereira » 8/10/2010 14:14

Não. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por fatimafaria » 8/10/2010 13:47

Ulisses, devido ao facto de trabalhares em casa, ainda nunca ouviste aquele comentário:

Aquele não faz nada. Nunca o vejo ir trabalhar.

Registado: 2/5/2010 8:58

por Ulisses Pereira » 8/10/2010 12:30

varus, as vantagens de poderes alavancar e poderes entrar curto. Negociares sem poderes estar curto é algo que vai completamente contra a minha estratégia.

Bakano, negociei Forex durante um curto período de tempo há bastantes anos atrás, quando aind afazia apenas "trading" para mim. Os resultados foram "flat" e até é bem interessante, o problema foi que não conseguia negociar um mercado que funcione enquanto eu estou a dormir. Apesar de deixar as ordens no sistema, estava constantemente a acordar para observar as cotações, sempre a dormir intranquilo porque o mercado se movia enquanto eu estava a dormir.

Além disso, cada vez mais acredito que os investidores devem escolher os seus mercados e não tentar negociar tudo. Daí que a minha escolha passe pelo mercado americano.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por varus » 8/10/2010 9:47

Ulisses :

Se utilizas bastante CFD, vês alguma vantagem , em relação ás acções.
Eu pessoalmente não gosto de utilizar cfd , porque é difícil o calculo , devido aos juros, e existem sempre os spreads .
Só negoceio em acções, é mais prático , e não existe tentações para estar alavancado .

Registado: 21/3/2009 15:45

Nunca considerou negociar forex?

por Bakano » 8/10/2010 8:45

Bom dia. Já agora gostaria de colocar uma questão ao Ulisses. Se calhar já falou sobre isso, mas eu nunca me apercebi disso.

Nunca admitiu negociar forex? Acha que não é um mercado que se encaixe na sua análise técnica?

Quais os motivos porque não negoceia neste mercado?

Bons trades

Registado: 29/11/2007 2:11

por Ulisses Pereira » 7/10/2010 18:42

rsacramento, essas questões burocráticas são tradas pelo back office da DIF. Mas as comissões só são calculadas semestralmente.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por rsacramento » 7/10/2010 18:21

Ulisses Pereira Escreveu:rsacramento, com as plataformas hoje em dia isso fica registado, é fácil depois lidar com isso.

Do que não trato é da parte burocrática das aberturas de contas e todas essas questões que me ultrapassam.

Um abraço,
Ulisses

pois mas quem vai ver quanto se ganhou/perdeu naquela trade, e depois calcula as comissões, regista e comunica ao cliente e tudo o resto?

Registado: 29/11/2007 12:50

por Valete » 6/10/2010 22:11

Ulisses Pereira Escreveu:Na esmagadora maioria das vezes, CFD`s sobre acções e, ocasionalmente, futuros sobre os índices.

Um abraço,
Ulisses

Pela forma como interpretas os gráficos nas análises que aqui colocas - muito mais viradas para um prazo mais longo (big picture) do que para o imediato/curto prazo - não imaginava que fizesses tão amiude uso dos CFD's, que não me parecem - em virtude dos juros a que estão sujeitos - o instrumento mais adequado para o tipo de negociação que julgo praticares.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Ulisses Pereira » 6/10/2010 16:11

Na esmagadora maioria das vezes, CFD`s sobre acções e, ocasionalmente, futuros sobre os índices.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 6/10/2010 15:52

tonirai Escreveu:
zecatreca Escreveu:NOTA: tudo o que disse é verdade e sem qualquer tipo de exagero!
Bem... o focus das fotos está com problemas... mas como só tiro 1 foto por semestre, não me está a irritar :P

Por acaso, devia de andar com um telemovel com maquina fotografica. :?

Em caso de acidente rodoviario(e não so), dá sempre jeito para fazer prova do que aconteceu.
Mas enquanto o meu "velhinho" funcminar, ja com as teclas gastas e partido nos cantos,com a tampa a saltar fora de vez em quando e riscado no visor, é deixar andar. Quando acabar, faço-lhe um enterro digno de telemovel. :mrgreen:
Tenho orgulho no meu "velhinho"! :oops:

Ja os portateis não duram assim tanto tempo:1-1,5ano. Quando tento meter para a garantia, costumam fazer um manguito aqui ao zeca. Va-se lá saber porquê?!! 8-)

Já agora Ulisses:
Transacionas apenas acçoes americanas ou indices?
Abraço

Registado: 29/11/2007 10:54

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Nuno V, PacoNasssa, Phil2014 e 182 visitantes