Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Galp - Tópico Geral

por Bubka » 26/10/2021 7:25

segundo os próprios na conference call de hoje, disseram que é esperado que no decorrer do próximo ano recebam o valor desta perda com as vendas aos clientes mas veremos como isso funcionará.
São questões bastantes complexas que se tornam difíceis de compreender :? :?


Obrigado pela explicação Sem Imaginação!
Admito que não tinha ouvido a conf call.. :(

No final isto vai ser um novo déficit tarifário.. ok... Got it.. :(((
 
Mensagens: 30
Registado: 14/5/2014 11:59

Re: Galp - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 26/10/2021 0:55

Bom, parece-me plausível e bastante mais credível que um cenário de especulação.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38470
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Galp - Tópico Geral

por Semimaginação » 26/10/2021 0:45

Boa noite,

A situação de derivados refere-se ao negócio de gás natural em que a GALP fez hedge para evitar flutuações na sua margem.
O neg´´ócio da GALP em gás natural exige a compra a outros fornecedores e daí a necessidade de ter uma estratégia de hedging.
Como as normas IFRS obrigam a empresa a reportar mark-to-market os valores dos contratos de derivados houve um perda brutal devido à subida enorme dos valores de gás natural.
Porém, segundo os próprios na conference call de hoje, disseram que é esperado que no decorrer do próximo ano recebam o valor desta perda com as vendas aos clientes mas veremos como isso funcionará.
São questões bastantes complexas que se tornam difíceis de compreender :? :?
 
Mensagens: 1
Registado: 26/10/2021 0:38

Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 26/10/2021 0:35

Bubka Escreveu:Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??

Mais do que ser especulativo ou operacional, o que me choca pessoalmente é a GALP registar 375M euros em prejuízos associados a derivados + 175 M euros associado ao descomissionamento de Matosinhos, num total de 545M de special itens que justificam, de forma absolutamente estupefacta um prejuízo de 334M euros no trimestre.

A Galp já vendeu o negócio de gás em Portugal aos japoneses da marubeni. Como se justifica, este prejuízo. É que a Galp não é um banco, que especula com a carteira propria. A Galp é uma produtora de petróleo que apenas devia fazer cobertura de operações do seu produto Core...
Enfim.. fico triste com esta gestão e como é que não existem sistema de controlo de risco para o portfolio de hedges em aberto da carteira da Galp..

Uma tristeza de gestão e falta de controlo operacional...

Se eu estiver a ver mal o cenário, por favor façam o favor de partilhar as vossas ideias..

Obrigado.


Vendeu tudo? E vendeu da comercializadora ou da parte da rede de distribuição do gás natural? São coisas distintas penso eu
 
Mensagens: 2840
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 26/10/2021 0:32

:mrgreen:
CarlosAP Escreveu:porque se fossem derivados de cobertura ( ou seja cumpiem os critérios definidos para serem considerados de cobertura efectiva), de acordo com a ifrs 9, seriam reportados em outro rendimento integral/ capital próprio. se a Galp os reporta nos resultados do exercício é porque não cumprem os critérios e são considerados especulativos (de acordo com as normas de contabilidade). já expliquei isto acima.


Se os derivados foram fechados como pre-cobertura de activos ou passivos futuros, contabilisticamente, são especulativos?
 
Mensagens: 2840
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 26/10/2021 0:21

Bubka Escreveu:Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??

Mais do que ser especulativo ou operacional, o que me choca pessoalmente é a GALP registar 375M euros em prejuízos associados a derivados + 175 M euros associado ao descomissionamento de Matosinhos, num total de 545M de special itens que justificam, de forma absolutamente estupefacta um prejuízo de 334M euros no trimestre.

A Galp já vendeu o negócio de gás em Portugal aos japoneses da marubeni. Como se justifica, este prejuízo. É que a Galp não é um banco, que especula com a carteira propria. A Galp é uma produtora de petróleo que apenas devia fazer cobertura de operações do seu produto Core...
Enfim.. fico triste com esta gestão e como é que não existem sistema de controlo de risco para o portfolio de hedges em aberto da carteira da Galp..

Uma tristeza de gestão e falta de controlo operacional...

Se eu estiver a ver mal o cenário, por favor façam o favor de partilhar as vossas ideias..

Obrigado.



nem mais.
isso é o que eu tenho estado aqui a dizer...mas não está fácil de me fazer entender.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Bubka » 26/10/2021 0:16

Como se justifica, um resultado de derivados tão elevado??

Mais do que ser especulativo ou operacional, o que me choca pessoalmente é a GALP registar 375M euros em prejuízos associados a derivados + 175 M euros associado ao descomissionamento de Matosinhos, num total de 545M de special itens que justificam, de forma absolutamente estupefacta um prejuízo de 334M euros no trimestre.

A Galp já vendeu o negócio de gás em Portugal aos japoneses da marubeni. Como se justifica, este prejuízo. É que a Galp não é um banco, que especula com a carteira propria. A Galp é uma produtora de petróleo que apenas devia fazer cobertura de operações do seu produto Core...
Enfim.. fico triste com esta gestão e como é que não existem sistema de controlo de risco para o portfolio de hedges em aberto da carteira da Galp..

Uma tristeza de gestão e falta de controlo operacional...

Se eu estiver a ver mal o cenário, por favor façam o favor de partilhar as vossas ideias..

Obrigado.
 
Mensagens: 30
Registado: 14/5/2014 11:59

Re: Galp - Tópico Geral

por pepe7 » 26/10/2021 0:13

pepe7 Escreveu:
E agora?
Quebrou triângulo em baixa com target abaixo da zona de suporte pelos 9,58?
Ou estará a Galp a efectuar um retracção normal face ao último movimento ascendente, que poderá ir ou não até à zona de suporte, para depois voltar novamente às subidas?
Penso que será importante aguentar a zona de suporte acima citada.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=68520&start=7650#p1692041

Gráfico atualizado.
Agora, será melhor aguardar pelo movimento da Galp nos próximos dias.
Anexos
Galp.PNG
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 23:50

umdoistrês Escreveu:Como abriste a posição no dia 6 de agosto a 9,61€ se a cotação máxima nesse dia foi de 8,486 €. Aliás, durante todo o mês de Agosto andou por volta dos 8,50 €. Ah!, já sei. Foi 6 de Agosto do ano passado. Mas também não serve porque nesse dia a cotação máxima foi 9,392 €. Ou é outra situação que não estou a ver?


ja respondi acima.. foi 8 de junho e não 6 de agosto. quando escrevi fui ver a minha carteira mas aquilo lá tem a data em formato americano mm/dd/aaaa. só depois percebi que me tinha enganado
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por umdoistrês » 25/10/2021 23:38

Como abriste a posição no dia 6 de agosto a 9,61€ se a cotação máxima nesse dia foi de 8,486 €. Aliás, durante todo o mês de Agosto andou por volta dos 8,50 €. Ah!, já sei. Foi 6 de Agosto do ano passado. Mas também não serve porque nesse dia a cotação máxima foi 9,392 €. Ou é outra situação que não estou a ver?
 
Mensagens: 3
Registado: 25/10/2021 23:32

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 23:32

porque se fossem derivados de cobertura ( ou seja cumpiem os critérios definidos para serem considerados de cobertura efectiva), de acordo com a ifrs 9, seriam reportados em outro rendimento integral/ capital próprio. se a Galp os reporta nos resultados do exercício é porque não cumprem os critérios e são considerados especulativos (de acordo com as normas de contabilidade). já expliquei isto acima.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 25/10/2021 23:22

CarlosAP Escreveu:1º não estou a fazer confusão nenhuma. Os 550 milhões de eventos extraordinários são maioritariamente referentes a perdas em derivados especulativos e não pelo efeito de stock. Está lá dito no relatório trimestral e foi-me confirmado por alguém com conhecimento de causa.

2º não estou short. Estou longo desde 6 de agosto com preço de entrada a 9,61, pelo que também não me agrada nada esta argolada. tinha esperança de bons resultados este trimestre mas infelizmente foi o que se viu. ainda assim não vou vender.. para já.

só tenho mais isto a dizer.. "maior cego é a aquele que não quer ver". Passe bem.


Carlos, a empresa diz que os derivados são para cobrir margem de venda (ou compra ou ambas, não recordo). Porque dizes que são especulativos? Coberturas de gás natural numa empresa que o comercializa não me parece muito especulativo
 
Mensagens: 2840
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 23:21

Correcção.. estou longo desde 8 de Junho e não 6 de Agosto.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 23:13

1º não estou a fazer confusão nenhuma. Os 550 milhões de eventos extraordinários são maioritariamente referentes a perdas em derivados especulativos e não pelo efeito de stock. Está lá dito no relatório trimestral e foi-me confirmado por alguém com conhecimento de causa.

2º não estou short. Estou longo desde 6 de agosto com preço de entrada a 9,61, pelo que também não me agrada nada esta argolada. tinha esperança de bons resultados este trimestre mas infelizmente foi o que se viu. ainda assim não vou vender.. para já.

só tenho mais isto a dizer.. "maior cego é a aquele que não quer ver". Passe bem.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Goya777 » 25/10/2021 23:08

Àlvaro Escreveu:estás a fazer uma enorme confusão entre resultados recorrentes e não recorrentes e a ignorar a consequente valorização dos stocks. Provavelmente entraste curto e isso faz toda a diferença. daí o nervosismo. Eu estou calmo, se vier ao suporte compro, pois claro que é um saldo, descontado o diviendo intercalar ficará ao preço que está no suporte maior de onde arrancou para 10-30. Portanto, nada de stress. :wink:


Alvaro não percebo o comentário aos stocks..o que tem a ver com os derivados?

Para além disso o homem já disse que está longo.
 
Mensagens: 2840
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/10/2021 22:56

estás a fazer uma enorme confusão entre resultados recorrentes e não recorrentes e a ignorar a consequente valorização dos stocks. Provavelmente entraste curto e isso faz toda a diferença. daí o nervosismo. Eu estou calmo, se vier ao suporte compro, pois claro que é um saldo, descontado o diviendo intercalar ficará ao preço que está no suporte maior de onde arrancou para 10-30. Portanto, nada de stress. :wink:
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 21:19

Àlvaro Escreveu:PC05, isso não faz o menor sentido, teria sido referido abundantemente em vários fóruns, um leitura atravessada de coisa nenhuma. Estou focado no aspeto técnio e embora a ação seja das preferidas pelas casas de investimento acredito que se pode aproximar de 9.20 e que aí estará um excelente ponto de reentrada. :wink:
Se queres ler algo sério sobre as contas da Galp então lê aqui: https://expresso.pt/economia/2021-10-25 ... o-d27b3d76


isso é para rir?

isto é falso.. o resultado líquido ifrs foi negativo em 343 milhões.

"Considerando apenas o terceiro trimestre o EBITDA da Galp subiu 51%, para 607 milhões de euros (também com a exploração e produção de petróleo como motor) e o resultado líquido foi de 161 milhões de euros, comparando com o prejuízo de 23 milhões no terceiro trimestre de 2020."
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 21:16

Àlvaro Escreveu:PC05, isso não faz o menor sentido, teria sido referido abundantemente em vários fóruns, um leitura atravessada de coisa nenhuma. Estou focado no aspeto técnio e embora a ação seja das preferidas pelas casas de investimento acredito que se pode aproximar de 9.20 e que aí estará um excelente ponto de reentrada. :wink:


não é leitura atravessada.. é uma questão técnica de contabilidade que me foi confirmada por alguém com conhecimento profundo do relato financeiro da Galp. agora claro que isso fica lá perdido no meio do jargão técnico que a empresa usa nas apresentações de resultados.. mas se quiser mais informação aguarde lá para abril de 2022 quando saírem as contas consolidadas e auditadas da Galp. terá obrigatóriamente informação mais detalhada sobre o assunto conforme requerido por lei.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/10/2021 21:10

PC05, isso não faz o menor sentido, teria sido referido abundantemente em vários fóruns, um leitura atravessada de coisa nenhuma. Estou focado no aspeto técnio e embora a ação seja das preferidas pelas casas de investimento acredito que se pode aproximar de 9.20 e que aí estará um excelente ponto de reentrada. :wink:
Se queres ler algo sério sobre as contas da Galp então lê aqui: https://expresso.pt/economia/2021-10-25 ... o-d27b3d76
 
Mensagens: 9750
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 21:07

a galp até pode dizer que são operações de cobertura.. mas se se verificar que o hedge não é efectivo então o tratamento contabilístico a aplicar é registar os efeitos como se fosse um derivado especulativo em resultados do exercício. e foi isso que eles fizeram.. logo a minha asserção é self evident. não é uma questão de interpretação.. é uma matéria técnica não discutível
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 25/10/2021 21:05

CarlosAP Escreveu:a evidência é que se fossem derivados de cobertura a Galp teria que os reportar em outro rendimento integral. como os reportou em resultados do exercício é porque são derivados não de cobertura i.e. especulativos.


Isso não é evidencia nenhuma ... é apenas uma interpretação tua.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 21:03

a evidência é que se fossem derivados de cobertura a Galp teria que os reportar em outro rendimento integral. como os reportou em resultados do exercício é porque são derivados não de cobertura i.e. especulativos.
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 25/10/2021 20:58

CarlosAP Escreveu:
Caro colega forista.. a alteração que cita refere-se apenas ao facto da Galp informar que desde o 1T21 passa a divulgar os efeitos decorrentes de ganhos/perdas em operações com derivados não de cobertura como eventos especiais/não recorrentes. Ou seja, deixa de os incluir no resultado RCA (em resultados IFRS nada muda).
Isso nada tem a ver com alterações no regime de reconhecimento e contabilização de derivados de cobertura vs derivados de não cobertura (i.e. especulativos).



Então podes postar aqui uma evidência de que a galp está a mentir, ou seja, que se tratam de derivados especulativos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: Galp - Tópico Geral

por CarlosAP » 25/10/2021 20:51

PC05 Escreveu:
CarlosAP Escreveu:a Galp pode dizer o que quiser.

O que eu sei é que se fossem derivados de cobertura o efeito não era reconhecido em resultados do exercício mas sim em outro rendimento integral / capital próprio (assim diz a IFRS 9).

O resto é palha para burros.


Trata-se de uma alteração recente:

A partir do 1T21, as oscilações mark-to-market relacionadas com coberturas de derivados
para cobrir posições de clientes que não têm tradução direta em resultados operacionais,
são consideradas como eventos especiais.


Caro colega forista.. a alteração que cita refere-se apenas ao facto da Galp informar que desde o 1T21 passa a divulgar os efeitos decorrentes de ganhos/perdas em operações com derivados não de cobertura como eventos especiais/não recorrentes. Ou seja, deixa de os incluir no resultado RCA (em resultados IFRS nada muda).
Isso nada tem a ver com alterações no regime de reconhecimento e contabilização de derivados de cobertura vs derivados de não cobertura (i.e. especulativos).
 
Mensagens: 22
Registado: 31/10/2013 10:19

Re: Galp - Tópico Geral

por PC05 » 25/10/2021 20:45

CarlosAP Escreveu:a Galp pode dizer o que quiser.

O que eu sei é que se fossem derivados de cobertura o efeito não era reconhecido em resultados do exercício mas sim em outro rendimento integral / capital próprio (assim diz a IFRS 9).

O resto é palha para burros.


Trata-se de uma alteração recente:

A partir do 1T21, as oscilações mark-to-market relacionadas com coberturas de derivados
para cobrir posições de clientes que não têm tradução direta em resultados operacionais,
são consideradas como eventos especiais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 1miguelcaracol, Alfa Trader, Bing [Bot], Dijuse19191919292, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lito, malakas, mquinaz, MR32, Nuno V, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, slbnnbobadela, Táxista e 407 visitantes